sábado, 16 de junho de 2018

CORREÇÃO COMENTADA DE GEOGRAFIA - UERJ - 2018 (Primeiro Exame de Qualificação)



Questão 47



A história da Maré começa nos anos 40. No final dessa década, já havia palafitas – barracos de madeira sobre a lama e a água. Surgem as comunidades da Baixa do Sapateiro, Parque Maré e Morro do Timbau – este em terra firme. A construção da avenida Brasil, concluída em 1946, foi determinante para a ocupação da área, que prosseguiu pela década de 50. Nos anos 60, um novo fluxo de ocupação teve início, quando moradores da Praia do Pinto, Morro da Formiga, Favela do Esqueleto e desabrigados das margens do rio Faria-Timbó foram transferidos para moradias “provisórias” construídas na Maré. O início dos anos 80, quando a Maré das palafitas era símbolo da miséria nacional, marca a primeira grande intervenção do governo federal: o Projeto Rio, que previa o aterramento e a transferência dos moradores das palafitas para construções pré-fabricadas. Em 1988, foi criada a 30ª Região Administrativa (R.A.), abarcando a área da Maré. A primeira R.A. da cidade a se instalar numa favela marcou seu reconhecimento como um bairro.

Adaptado de museudamare.org.br. BAIXA DO SAPATEIRO, MARÉ, DÉCADAS DE 1950-1960 MARÉ, INÍCIO DO SÉCULO XXI museudamare.org.br buala.org

Composta hoje por 16 comunidades, a Maré é o maior complexo de favelas do Rio de Janeiro. Sua história, em parte, está relacionada com as transformações na cidade entre meados do século XX e o momento atual.

Considerando tais transformações, a análise das fotos e do texto permite concluir que a história da Maré é marcada pelo seguinte processo urbano:

a) estabilização das políticas públicas em regiões insalubres

b) integração das vias de transporte em logradouros periféricos

c) expansão de habitações populares em espaços desvalorizados

d) manutenção de obras de recuperação em ambientes degradados

Resposta: C

Comentário:

O processo de estabelecimento do Complexo da Maré encontra-se diretamente relacionado ao modelo adotado para a urbanização do território brasileiro a partir do início do século XX, principalmente para a região sudeste do país, a qual concentrava a maior parte da população e da vida econômica da nação naquele momento histórico.

No Rio de Janeiro, capital nacional até a construção de Brasília no final da década de 1950, houve grande atração das populações rurais em direção às áreas urbanas, fruto da combinação de duas forças distintas, porém complementares: a primeira é o surgimento do processo de industrialização durante o governo Getúlio Vargas, que trazia ao povo a ilusão da vida próspera e do sucesso econômico na área urbana para todos; e a segunda foi a quebra do modelo agroexportador, como resultado da crise de 1929, que criou grandes ondas de êxodo rural em direção aos grandes centros urbanos regionais.

Porém, um traço marcante deste processo tardio de urbanização foi a falta de planejamento das cidades para receber as populações provenientes do campo, uma vez que ele emerge de uma profunda crise econômica, o que limita grandemente o poder investidor do Estado, incapaz de ofertar condições mínimas e básicas para as populações egressas do campo. Assim, essa camada mais pobre acabou por ser excluída do processo urbano, empurrada para zonas cada vez mais periféricas e desprovidas dos serviços mais essenciais à sua vivência.

Questão 48

Avião levantou voo em 2018 e aterrou em 2017

Um avião das linhas aéreas do Havaí fez uma espécie de viagem ao passado, ao sair da Nova Zelândia quando já passava da meia-noite de 1º de janeiro e chegar ao Havaí quando ainda era manhã de 31 de dezembro. Tudo se explica com o sistema de fusos horários do globo.

Adaptado de sicnoticias.sapo.pt, 01/01/2018.

A “viagem ao passado” relatada na reportagem é explicada pelo percurso do avião, que fez necessariamente a seguinte trajetória:

a) do hemisfério sul para o hemisfério norte

b) do hemisfério norte para o hemisfério sul

c) do hemisfério oeste para o hemisfério leste

d) do hemisfério leste para o hemisfério oeste

Resposta: D

Comentário:

O fato mencionado pelo texto da questão se relaciona a sistema mundial de fusos horários, correspondentes a faixas longitudinais de 15º, medidas a partir do Meridiano de Greenwich (0º). No caso específico da questão, o referido avião cruzou o fuso que fica na antípoda do Meridiano de Greenwich, o qual se localiza na longitude de 180º, e é chamado de Linha Internacional da Data (LID). No caso relatado na questão, como o avião atravessou a LID e retornou um dia no calendário, portanto pode-se inferir que o sentido da viagem foi de leste para oeste.

Questão 51

O que compõe a Pegada?

A Pegada Ecológica de um país, de uma cidade ou de uma pessoa corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e de mar necessárias para gerar produtos, bens e serviços que sustentam determinados estilos de vida. Em outras palavras, é uma forma de traduzir, em hectares, a extensão de território que uma pessoa ou toda uma sociedade “utiliza”, em média, para se sustentar. O carbono é um dos componentes da Pegada Ecológica.

Adaptado de wwf.org.br.


Tendo em vista a posição da maioria da comunidade científica, a situação retratada nos quadrinhos contribui diretamente para o agravamento do seguinte problema ambiental:

a) erosão dos solos

b) aquecimento global

c) contaminação lacustre

d) assoreamento dos rios

Resposta: B

Comentário:

O referido quadrinho faz menção à queima de combustíveis fósseis pelos meios de transportes terrestres e a consequente liberação de poluentes para a atmosfera por conta deste processo. Sabe-se que a sociedade moderna é amplamente dependente dos meios de transportes, e que a queima de fontes não renováveis de energia (principalmente com a função de combustíveis veiculares) aumentou de maneira massiva durante o século XX, e automaticamente houve também a ampliação da concentração de poluentes na atmosfera.

O problema ambiental que vem sendo agravado por essa prática se refere ao aumento da quantidade dos chamados Gases do Efeito Estufa – GEEs, o que ocasiona o aumento da retenção do calor na atmosfera terrestre, e consequentemente as temperaturas médias do planeta. Esse aumento do calor agrava o efeito estufa e causa a ocorrência do chamado aquecimento global.

Questão 53



O processo de globalização das últimas décadas vem redefinindo os fluxos de bens entre os países. A partir do gráfico, a mudança dos locais de origem dos bens pode ser explicada pela seguinte característica do processo de globalização:

a) difusão espacial das fontes de matéria-prima

b) integração nacional dos centros de tecnologia

c) redistribuição territorial das atividades industriais

d) concentração regional dos mercados consumidores

Resposta: C

Comentário:

As mudanças observadas no gráfico da questão podem ser explicadas pelo reordenamento dos processos produtivos em escala global, diretamente relacionado com o processo de desconcentração industrial que ocorre nas nações mais desenvolvidas do mundo, através do qual as indústrias começam a sair das nações mais ricas, onde os custos produtivos se elevam constantemente e era nesse local onde se dava a maior parte da produção algumas décadas atrás.

Estas indústrias que se desconcentraram passara a se instalar nas nações mais pobres, onde os custos produtivos são mais baixos e as margens de lucro se tornam mais amplas, tornando estes locais mais atrativos às indústrias multinacionais. Isso explica porque atualmente a maior parte da produção de mercadorias hoje é oriunda destas nações, outrora não industriais.
 
Questão 55

Os modais de transporte possuem diferentes níveis de adequação aos tipos de carga. Considere a tabela abaixo:



De acordo com a lógica econômica capitalista, para o transporte dos produtos A e D, os modais mais adequados são, respectivamente:

a) aéreo e ferroviário

b) rodoviário e aéreo

c) ferroviário e marítimo

d) marítimo e rodoviário

Resposta: B

Comentário:

A partir da análise da tabela apresentada, onde se mostram quatro modais de transportes, com seus referidos custos e eficiência, assim como os custos relativos da movimentação de cargas por uma determinada distância, pode-se afirmar que o modal representado pela letra A é o transporte rodoviário, que apresenta elevado custo de utilização, porém se mostra eficiente para distâncias mais curtas e para produtos que demandam certa urgência. Já o modal B é relativo ao transporte ferroviário, adequado para produtos não urgentes e tem como vantagem os custos baixos a longas distâncias. Enquanto o modal C, que se mostra bastante interessante para distâncias muito extensas e por apresentar os custos mais baixos, se refere ao transporte hidroviário. Por fim, o modal referido pela letra D retrata o transporte aeroviário, que funciona bem para distâncias intercontinentais para transportes urgentes e rápidos, porém se custo é o mais elevado de todos.

Questão 57



O cartaz acima foi utilizado como instrumento de propaganda do Plano Marshall, principal iniciativa dos Estados Unidos para a reconstrução dos países aliados após a Segunda Guerra Mundial.

Considerando a imagem e seu contexto histórico, um objetivo do governo estadunidense ao implementar esse plano foi:

a) estatizar o setor industrial continental

b) estabelecer o mercado comum europeu

c) consolidar o bloco geopolítico ocidental

d) preservar o interesse colonial metropolitano

Resposta: C

Comentário:

O Plano Marshall correspondeu a uma importante estratégia adotada pelos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial, no contexto de início da bipolaridade que surgiria no período da Guerra Fria. Por tratar-se de um momento de disputas ideológicas entre duas potências hegemônicas. Estas potências, Estados Unidos e União Soviética, defendiam a implantação em caráter global do capitalismo e do socialismo, respectivamente.

Nesse período, a potência americana lança uma estratégia de combate ao regime socialista, que seria chamada de Doutrina Truman, que consistia em realizar acordos políticos e econômicos com nações parceiras ou candidatas a parceiras do bloco capitalista, através principalmente da realização de empréstimos financeiros, como se observou na Europa com o Plano Marshall ou na Ásia com o Plano Colombo.

Questão 59


Os 225,8 km de água enlameada que cruzam a Floresta Amazônica anunciam a tragédia adiante: megagarimpos ilegais encravados na Terra Indígena Munduruku e na Floresta Nacional do Crepori, no sudoeste do Pará. Mas, ao contrário do rio Doce, a destruição do remoto rio das Tropas acontece de forma oculta – menos para os índios. Cansados de esperar uma intervenção do Estado, guerreiros e lideranças da etnia, incluindo o cacique geral, Arnaldo Kaba, organizaram uma expedição para expulsar os garimpeiros não indígenas do local. Em seis lanchas, dezenas viajaram armados com flechas e espingardas de caça, incluindo mulheres, crianças e idosos.

Adaptado de Folha de São Paulo, 04/02/2018


A reportagem aborda conflitos que simbolizam as muitas diferenças culturais entre grupos na região amazônica, como indígenas e garimpeiros, em especial no que diz respeito à relação com o ecossistema.

O uso da terra e de seus recursos nas sociedades indígenas é baseado no seguinte princípio:

a) estabilidade climática

b) preservação ambiental

c) hierarquização produtiva

d) sustentabilidade comercial

Resposta: B

Comentário:

As sociedades indígenas que habitam regiões florestais do norte do Brasil têm entrado em conflitos frequentemente contra grupos que começam a ocupar essa região, atraídas pela expansão da fronteira econômica nacional. Esse choque de culturas distintas coloca também, frente a frente, pensamentos a respeito dos recursos naturais que são diametralmente opostos.

Por um lado se tem a visão desenvolvimentista do chamado “homem branco”, que visa a exploração máxima dos recursos naturais, tendo em vista apenas a lucratividade econômica de sua utilização, independente do impacto ambiental que essa prática possa causar, enquanto por outro lado tem-se a visão dos grupos indígenas, que pautam sua utilização dos recursos naturais na sua manutenção para as próximas gerações, consumindo-os de modo racional, não os levando à extinção completa. Dentre as alternativas apresentadas, a que mais se aproxima com esse modo de vida é a preservação ambiental, embora de modo mais correto, a utilização desses recursos pelos indígenas se aproxime do conceito da conservação ambiental.

Questão 60

Fronteiras reais

As fronteiras reais desrespeitam fronteiras cartográficas e geopolíticas e serpenteiam pelo mundo, dividindo povos e classes. Para cruzar uma fronteira real, não é preciso passaporte ou qualquer outra formalidade. Com um passo, você atravessa uma fronteira econômica, às vezes sem nem se dar conta. Num país como o Brasil, para usar um triste exemplo, pode-se sair de um mundo e entrar em outro ao dobrar uma esquina. Botswana aqui, Miami logo ali.

LUIS FERNANDO VERISSIMO O Globo, 10/09/2015.

Com base na reflexão do escritor, um exemplo de fronteira real dos dias atuais está presente em:

a)

b)

c)

d)


Resposta: D

Comentário:

Com base no texto apresentado na questão, uma fronteira real é delimitada principalmente por um quadro latente e visível de desigualdade socioeconômica em um determinado território. Portanto, as fronteiras reais mencionadas pelo autor não se relacionam a limites territoriais nacionais, fisicamente demarcados entre diferentes nações no mundo.

Antes, essas fronteiras emergem dos problemas internos de uma nação, como a concentração de renda, a exclusão social, a segregação espacial, a especulação imobiliária, a gentrificação (...). Portanto, na imagem mostrada no item D da questão, nota-se claramente um espaço de segregação social no Brasil, onde uma favela desprovida dos mais básicos recursos para a população faz “fronteira” com um condomínio de alto padrão e elevado valor de mercado, denunciando assim um quadro de péssima distribuição de renda no país.


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