sábado, 16 de junho de 2018

CORREÇÃO COMENTADA DE GEOGRAFIA - SEGUNDA FASE UNESP - 2018




Questão 05

Considere a imagem e o excerto.



Após décadas de perplexidade e frustração, o mundo ainda está tentando descobrir o segredo do sucesso dessa região. Países de todo o mundo estão fazendo o melhor que podem para copiar sua magia. Na China, por exemplo, empresas de vários ramos da indústria aumentaram seus investimentos em setores considerados cruciais para o sucesso observado em aproximadamente 64% ao ano, durante os últimos cinco anos.

(Barry Jaruzelski. www2.uol.com.br. Adaptado.)

a) O excerto e a imagem dialogam ao retratarem uma importante região. Identifique que região é essa e cite uma de suas características.

A região apresentada no mapa e mencionada no excerto trata-se do Vale do Silício, localizado no estado da Califórnia na Costa Oeste dos Estados Unidos. Esta região é atualmente o maior tecnopólo do mundo, onde se concentra a maior parte das indústrias de alta tecnologia da potência americana, e onde se produz as mercadorias de maior valor agregado do país.

Dentre as características observadas em um tecnopólo pode-se destacar a presença de indústrias de ponta, a existência de grandes centros de pesquisas e a localização de universidades de grande renome, capazes de formar a mão de obra altamente especializada que tais organizações produtivas demandam

b) Cite dois setores considerados cruciais, nos quais se deveria investir, para tentar copiar a “magia” dessa região.

Caso um país queira estabelecer um tecnopólo em seu território, este deve pautar seus investimentos produtivos e sociais nos setores que oferecem aqueles atributos que são demandados por este tipo de organização produtiva. Dentre os setores que devem ser prioritários de investimentos destacam-se a criação de universidades que ofertem educação de qualidade capaz de especializar a mão de obra, investimentos maciços em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, fomento a novos arranjos produtivos (start ups) que incentivem a criatividade laboral, criação de redes eficientes de transportes e telecomunicações que conectem de modo preciso essa região ao restante do mundo e incentivos fiscais para que novas empresas sejam estabelecidas ali.

Questão 06

O governo anuncia planos antidesmatamento para a Amazônia, mas a derrubada de árvores só aumenta. Uma explicação é a falta de foco no que mais influencia o problema: a grilagem de terras, que se confirmou fator primordial do desmatamento, abrindo novas fronteiras antes mesmo da chegada de atividades econômicas. Para combater esse problema, uma ação concreta e ao alcance do governo seria reverter os estímulos à grilagem gerados pela perspectiva de valorização da terra que atrai fluxos invasores.

(Roberto Simeraldi. http://panoramaecologia.blogspot.com.br. 27.08.2007. Adaptado.)

a) O que é grilagem de terras? Explique a origem dessa expressão no contexto da propriedade de terras.

A grilagem corresponde a uma ação criminosa, praticada por pessoas que falsificam documentos oficiais, os quais lhes dão a propriedade de terras, principalmente aquelas devolutas (pertencentes ao Estado, mas ainda não utilizadas). A expressão em si se refere ao método utilizado para se fazer a falsificação dos documentos, colocando-os em gavetas com grilos, para que os excrementos dos insetos tornem os papéis amarelados e com aspecto de documentos muito antigos.

b) Apresente duas ações que valorizam as terras na Amazônia e atraem fluxos invasores.

Dentre as ações que potencializam o processo de ocupação da Amazônia e aumentam os problemas fundiários observados nessa região, podem ser destacados a grande disponibilidade de terras ainda não utilizadas economicamente, a falta de fiscalização e controle por parte dos órgãos estatais a respeito do desrespeito às legislações vigentes, o modelo agrícola baseado nas grandes propriedades cuja produção monocultora se destina ao abastecimento dos mercados externos, a abertura de vias de transportes que reduzem o isolamento histórico da região, dentre outros.

Questão 07

Analise a imagem.



a) Identifique os processos descritos em 1 e 2.

Os eventos nomeados como 1 e 2 estão associados ao processo de formação das rochas sedimentares, a partir de rochas pré-existentes na superfície terrestre. Estes eventos são o intemperismo (destruição de rochas por ação de elementos climáticos) e erosão (transportes dos restos formados a partir da degradação/destruição das rochas intemperizadas), respectivamente.

b) Identifique o tipo de rocha formado pelos processos ilustrados na imagem. Cite um exemplo desse tipo de rocha.

As rochas resultantes desse processo são as rochas sedimentares, que se formam caso o processo termine no número 5, das quais pode-se exemplificar o arenito e o calcário; porém se o processo termina no número 6, quando há o processo de metamorfismo (aumento de pressão e temperatura) as rochas formadas serão metamórficas, das quais pode-se exemplificar o gnaisse, a ardósia e o mármore.

Questão 08

Leia o trecho da entrevista a seguir:

Agora, os Estados Unidos integram, ao lado de Síria e Nicarágua, o grupo de países que não aderem ao Acordo. Qual o impacto? Com relação às emissões, Síria e Nicarágua não têm muita importância, são países pequenos. Os EUA estavam à frente do processo de regulamentação do Acordo e agora estão como os últimos da fila, no grupo dos que negam uma pauta considerada por quase todos os líderes do planeta. É um retrocesso.

(Ana Luiza Basílio. www.cartaeducacao.com.br, 02.06.2017. Adaptado.)

a) Identifique o Acordo abordado pelo excerto e seu principal objetivo.

O acordo que a questão menciona é o resultado da convenção mundial para o clima, conhecido internacionalmente como Acordo de Paris, que emergiu de um encontro realizado na capital francesa, onde se discutiu as metas propostas inicialmente pelo Protocolo de Quioto, em 1997, onde o mundo propôs metas de redução nas emissões dos gases do efeito estufa, relacionados ao aquecimento global. Assim como aquele acordo firmado na cidade japonesa no final da década de 1990, o Acordo de Paris objetivava a redução da poluição atmosférica.

b) Cite dois exemplos de como os países podem alcançar as metas propostas por esse Acordo.

Como as propostas versam a respeito das emissões antropogênicas de gases que absorvem calor na atmosfera, as medidas a serem adotadas pelas nações precisam se relacionar à redução dessas emissões ou ainda na redução do volume desses gases que já existe na atmosfera.

Portanto, pode-se mencionar a substituição das fontes fósseis de energia por fontes renováveis, a revisão das matrizes energéticas das nações visando à ampliação de recursos menos poluentes, a melhoria na eficiência da limitação da produção de poluentes pelos automóveis (uso de catalizadores nos escapamentos) ou pelas indústrias (uso de filtros nas chaminés), ampliação do uso de transportes coletivos em detrimento do transporte individual (o que reduziria a quantidade de veículos circulando e queimando combustíveis fósseis), ampliação das áreas de reflorestamento para se aumentar o sequestro de carbono pela fotossíntese, dentre outras ações.

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