segunda-feira, 20 de junho de 2022

CORREÇÃO COMENTADA DE GEOGRAFIA UNICERRADO 2022 (MEDICINA)

 


Questão 21

Analise a charge, de Alekséi Iorsh.

O fenômeno representado nessa charge é contraditório ao processo de globalização. Esse fenômeno caracteriza-se, sobretudo,

a) pelo recrudescimento das crises humanitárias, que direciona os fluxos demográficos aos países com interesse em ampliar as emissões de gases do efeito estufa.

b) pelo aprofundamento da divisão internacional do trabalho, que define as barreiras comerciais prioritárias em cada bloco geoeconômico.

c) pela exacerbação do sentimento nacionalista, que considera o multiculturalismo como um prejuízo ao desenvolvimento econômico dos países.

d) pela porosidade das fronteiras territoriais, que estabelece limitações nas políticas governamentais relativas à circulação da mão de obra.

e) pela plena circulação de bens, de capitais e de populações, que constitui um princípio essencial à acumulação do capital.

Resposta: C

Comentário

Os processos migratórios têm se intensificado nas últimas décadas em decorrência de uma combinação de múltiplos fatores, dos quais se destacam a modernização dos meios de transportes e a ampliação dos conflitos internos em várias partes do mundo. Esse último fator se encontra diretamente associado ao crescente movimento de pessoas na condição de refugiados, os quais abandonam de modo forçado seus locais se origem, em busca de condições socioeconômicas que lhes garantam em primeiro lugar a manutenção da vida e posteriormente a melhoria das condições de vivência, sejam elas relacionadas ao acesso a emprego e renda ou mesmo educação ou saúde. Nações do Oriente Médio e da África se destacam como principais polos contemporâneos de êxodo populacional, ao passo que regiões como a União Europeia se apresentam como importantes polos de atração dessas pessoas que se deslocam forçadamente pelo mundo.

Correção

a) Incorreto, pois embora de fato haja no período contemporâneo o recrudescimento das questões humanitárias, decorrente principalmente das guerras civis e conflitos regionais espalhados pelo mundo, não há nenhuma relação entre o direcionamento dos fluxos migratórios e os percentuais de emissões de Gases de Efeito Estufa – GEES pelas nações no presente.

b) Incorreto, pois os fluxos migratórios se relacionam diretamente com questões étnicas, sociais, políticas e humanitárias, e não com questões relativas ao papel econômico e comercial desempenhado pelas nações nos fluxos e intercâmbios mercadológicos e na implementação de barreiras protecionistas observados no comércio global atualmente.

c) Correto, pois em nações mais desenvolvidas, que representam os maiores destinos dos fluxos migratórios contemporâneos, (principalmente aqueles relativos aos refugiados) observa-se o fortalecimento dos discursos de cunho nacionalista e das ações fundamentadas em princípios xenofóbicos, levando parcelas significativas das populações naturais de muitos países europeus a colocar sobre os ombros dos estrangeiros, em especial aqueles provenientes de nações mais pobres, o peso das crises econômicas do bloco e a elevação dos índices de desemprego observadas hoje na União Europeia.  

d) Incorreto, pois as fronteiras nacionais, principalmente aquelas relativas às grandes potências hegemônicas, tem se tornado cada vez menos permeáveis para os fluxos migratórios provenientes de nações de menor desenvolvimento, em decorrência da combinação entre o crescimento da xenofobia de populações nativas e políticas governamentais que visam controlar o aporte ilegal de estrangeiros, seja por preocupações referentes à segurança ou à sobrecarga dos serviços sociais públicos.

e) Incorreto, pois o fenômeno apresentado pela imagem corresponde à questão relativa ao fluxo de migrantes em direção à União Europeia, principalmente aqueles que se deslocam na condição de refugiados a partir de zonas conflituosas, com destaque para as guerras que ocorrem no Norte da África e no Oriente Médio. Esse processo deixa claro a inexistência de uma plena circulação de populações entre as nações, principalmente aquelas não participantes dos blocos econômicos regionais.

Questão 22

Analise o gráfico.

Quantidade de transações financeiras via Pix, por região geográfica do Brasil, entre 2021 e 2022 (em %)

A análise desse gráfico e conhecimentos sobre a dinâmica regional brasileira refletem uma situação desigual,

a) em virtude das menores transações serem atreladas às principais atividades extrativistas das regiões Nordeste e Centro-Oeste no setor urbano-industrial.

b) em consequência dos mecanismos de controle dos bancos instalados nas regiões Norte e Sul do país.

c) uma vez que as maiores transações ocorrem na região com elevada concentração populacional e maior extensão territorial do país.

d) na medida em que a quantidade de transações se assemelha aos fluxos migratórios inter-regionais que ocorrem anualmente no país.

e) visto que as menores transações acontecem nas regiões onde predominam as atividades econômicas vinculadas ao setor primário.

Resposta: E

Comentário

As operações digitais realizadas pela ferramenta Pix entraram em funcionamento no Brasil a partir do final do ano de 2020, tendo hoje se tornado um importante meio de transferência de valores e pagamentos no comércio popular do país, criando comodidade e rapidez nas transações financeiras, em especial aquelas de menor valor. Na recuperação da crise econômica resultante da pandemia do Covid-19 o comércio popular se mostra vital para a retomada do movimento econômico da nação, principalmente nas grandes e médias cidades, onde o setor terciário atua como grande fomentador das transações financeiras gerais.

Correção

a) Incorreto, pois as menores transações apresentadas pelo gráfico se registram nas regiões Norte e Centro-Oeste, áreas com predomínio de atividades primárias, relacionadas ao extrativismo e à agropecuária, respectivamente. É incorreto ainda pois o Nordeste apresenta o segundo maior percentual de transações entre as regiões brasileiras.

b) Incorreto, pois o sistema bancário brasileiro atua de modo unificado e integrado, não havendo diferenças na atuação desse sistema entre as regiões do país. As discrepâncias observadas no gráfico refletem na realidade as diferenças no nível de desenvolvimento econômico e na distribuição populacional do país.

c) Incorreto, pois embora os maiores percentuais se apresentem nas regiões de maior concentração populacional do país (Sudeste e Nordeste, respectivamente), as regiões de maiores extensões territoriais do país são na verdade o Norte e o Centro-Oeste, respectivamente.

d) Incorreto, pois não é possível estabelecer, a partir dos dados do gráfico apresentado, uma correlação direta entre os fluxos migratórios anuais do país e as transações financeiras realizadas pela ferramenta Pix. Caso fosse possível realizar essa relação a tendência seria que o Sudeste apresentasse maiores percentuais (maior atração migratória) e o Nordeste apresentasse menores percentuais (maior repulsão migratória).

e) Correto, pois os menores percentuais de transações através da ferramenta Pix são observados nas regiões Norte e Centro-Oeste, regiões nacionais onde as atividades econômicas se relacionam diretamente aos setores extrativistas e agropecuários, principalmente a partir da Revolução Verde na década de 1960, que promoveu a ocupação agrícola do Centro-Oeste e posteriormente a década de 1990, que iniciou a expansão das fronteiras agrícolas na direção da Amazônia.

Questão 23

As rochas que formam os cânions de Capitólio (MG) surgiram há cerca de 1,2 bilhão de anos. O arenito que estava submerso nessa região sofreu uma série de alterações químicas ao longo do tempo e, entre 600 milhões e 680 milhões de anos atrás, passou por um evento de alteração conhecido como “Deformação Brasiliana”, que o transformou em quartzito, a rocha naturalmente fraturada que forma o cânion atualmente.

As rochas citadas nesse excerto são classificadas, respectivamente, como

a) cristalina e sedimentar.

b) cristalina e metamórfica.

c) metamórfica e cristalina.

d) sedimentar e metamórfica.

e) sedimentar e cristalina.

Resposta: D

Comentário e Correção

Em janeiro de 2022 um grave acidente aconteceu na região turística de Capitólio, no estado de Minas Gerais, quando um grande bloco de rochas se despendeu de um dos vários paredões que formam os famosos cânions da localidade, atingindo uma embarcação de turistas que se encontrava próxima à borda do paredão, durante um período chuvoso, o que potencializa os riscos de deslizamentos e desmoronamentos nesse tipo de encosta.

As estruturas turísticas da região foram formadas a partir da erosão e posterior preenchimento dos vales erodidos pelas águas do lago de Furnas, construído no Rio Grande, na fronteira entre Minas Gerais e São Paulo. Nessa região tem-se o predomínio de formações de rochas sedimentares, oriundas de processos longos de deposição de sedimentos provenientes de áreas mais elevadas no entorno, tendo posteriormente parte dessas rochas sedimentares sofrido ao longo do tempo o processo de metamorfismo (elevação das pressões e temperaturas), originando a partir delas rochas metamórficas, como o quartzito. Assim, o item que responde à questão corretamente é a alternativa D, posto que a base rochosa do local é sedimentar, mas coexistem ali rochas metamórficas.

Questão 24

Alter do Chão, uma região localizada em Santarém, no Pará, está diferente. E isso não é bom. Nos últimos meses, as águas cristalinas e a areia branquinha das praias começaram a apresentar uma coloração barrenta causada por mercúrio e deposição de rejeitos.

De acordo com esse excerto, a causa e a consequência do fenômeno observado em Alter do Chão (PA) são, respectivamente,

a) o desmatamento irregular e a eutrofização do rio.

b) o garimpo ilegal e a contaminação do recurso hídrico.

c) a salinização e a poluição química do recurso hídrico.

d) o manejo florestal e a urbanização das várzeas do rio.

e) o garimpo artesanal e o lançamento de efluente no rio.

Resposta: B

Comentário

O processo de degradação e devastação da Amazônia tem se ampliado de maneira substancial ao longo das três primeiras décadas do século XXI, com destaque para a expansão de atividades primárias, relacionadas principalmente à agropecuária e ao extrativismo mineral, as quais se valem da ineficiência das políticas ambientais e de controle e ordenamento dessa ocupação, e promovem intenso grau de alteração das condições naturais desse importante bioma brasileiro.

No presente a mineração ilegal e a extração criminosa de madeira configuram como principais frentes da degradação amazônica, e os impactos decorrentes dessas atividades implicam grandes perdas à biodiversidade e grandes prejuízos e riscos para as populações que residem na região Norte do Brasil, principal mente aos povos tradicionais da floresta.

Correção

a) Incorreto, pois embora o desmatamento irregular seja um grande problema socioambiental da região amazônica no presente, o processo de eutrofização ocorre principalmente em decorrência da construção de grandes lagos hidrelétricos na região, como o Lago de Balbina, ou pelo lançamento de grandes cargas de esgoto doméstico nos rios; porém, o problema relatado no excerto não se relaciona diretamente a processos urbanos ou hidrelétricos.

b) Correto, pois om garimpo ilegal de ouro observado na Amazônia atualmente promove grandes perdas ambientais através do desmatamento e da consequente erosão do solo, ampliando ao lançamento de sedimentos nos rios, promovendo seu assoreamento e maior turbidez nas suas águas. Outro problema desse garimpo ilegal é o uso indiscriminado de mercúrio, um elemento químico que promove grave contaminação das águas que drenam esse importante bioma brasileiro.

c) Incorreto, pois a salinização corresponde a um processo que ocorre em solos onde a evaporação supera o aporte natural de água através das precipitações, promovendo o acúmulo de partículas de minerais (sais) na superfície desse solo, o que pode condicionar alterações em seu PH e consequentemente torná-lo ácido. Nas águas esse processo pode ocorrer em locais onde ocorre a entrada de águas marinhas em áreas continentais, através dos rios que desaguam nessas regiões; porém, esse processo não corresponde ao tema que o excerto da questão faz menção.

d) Incorreto, pois o manejo florestal se associa ao uso racional dos recursos ambientais de uma determinada localidade, em prol de promover uma ocupação sustentável do ambiente e a minimização dos possíveis impactos ambientais decorrentes das ações antrópicas em um dado espaço. O item encontra-se incorreto ainda pela menção ao processo de urbanização das várzeas dos rios, pois embora as cidades da Amazônia de fato se encontrem associadas aos cursos hídricos que drenam a região, a pouca densidade urbana torna esse processo insuficiente para gerar o dano apresentado pelo excerto.

e) Incorreto, pois embora o garimpo ilegal, que geralmente é realizado de modo artesanal na região amazônica, seja a principal causa do impacto ambiental mencionado no excerto, o lançamento de efluentes nos rios configura-se também como causa do impacto mencionado, e não como consequência dele, como é cobrado pela questão.

Questão 25

O sistema em questão é um elemento importante para a confecção de um mapa. Diferentemente de outras formas de retratar um espaço, na cartografia, ele planifica dados, criando um campo de representação no qual as formas e os graus de distorção têm lugar segundo regras conhecidas e precisas. Esse sistema altera certa realidade tendo em vista a opção ideológica do cartógrafo e a finalidade/objetivo do mapa e centraliza certo ponto e torna periféricos outros; essa atitude faz com que o conhecimento seja evidenciado de forma centralizadora.

Do ponto de vista cartográfico, esse excerto faz menção ao sistema de

a) projeção.

b) fusos horários.

c) semiologia gráfica.

d) orientação.

e) proporção.

Resposta: A

Comentário

A ciência cartográfica busca a realização da representação das características presentes na realidade de uma determinada porção da crosta terrestre em um plano bidimensional, em escala reduzida, tornando mais prática e eficiente a análise e a interpretação dos aspectos presentes na realidade pelo usuário. Para esse fim existem várias ferramentas que podem ser empregadas tanto na elaboração quanto na utilização dos mapas, sempre tendo em vista o melhor aproveitamento do documento cartográfico abordado. Em geral essas ferramentas são chamadas de Convenções Cartográficas, das quais se destacam o Título do Mapa, a Orientação, a Escala Cartográfica, a Legenda e as Cores dos Dados, dentre outras.

Correção

a) Correto, pois através da projeção cartográfica ocorre a transferência das informações contidas no globo terrestre (3D) para o papel (2D), onde ocorrem as deformações e distorções, associadas à perda de uma dimensão ao longo do processo. Essa projeção, mais do que a maneira como se dará a confecção do mapa, cria também o ponto de vista ideológico do cartógrafo acerca da realidade, posto que o espaço que será representado no papel dependerá da percepção do mesmo sobre o espaço em si.

b) Incorreto, pois os fusos horários correspondem a faixas longitudinais de 15º, as quais se posicionam perpendicularmente ao Sol a cada hora, obedecendo o movimento de rotação da Terra em torno de seu próprio eixo no sentido anti-horário. Os fusos não se relacionam ao tema abordado pelo excerto da questão.

c) Incorreto, pois a simiologia gráfica corresponde não ao processo de confecção dos mapas, como é destacado no excerto, mas sim às convenções cartográficas e simbologias empregadas para a utilização e compreensão das informações contidas em um documento cartográfico já elaborado.

d) Incorreto, pois a orientação em um mapa não expressa o ponto de vista ou ideologia de seu autor, mas sim um referencial geográfico em relação aos pontos cardeais e colaterais, representados através da Rosa dos Ventos, que tem por intuito posicionar corretamente o indivíduo em relação ao espaço terrestre.

e) Incorreto, pois a proporção ou Escala Cartográfica corresponde à relação estabelecida entre as dimensões reais de uma área e aquelas que são apresentadas no mapa elaborado pelo cartógrafo. A função dessa escala é criar uma proporcionalidade entre aquilo que o usuário mede no papel e o que ele encontrará no espaço geográfico real, e não um ponto de vista ideológico do autor do referido mapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário