sábado, 11 de junho de 2022

CORREÇÃO COMENTADA DE GEOGRAFIA UNILAGOS 2022 (MEDICINA)

Questão 25

Leia o texto a seguir.

Forças russas atacaram alvos em toda a Ucrânia, após o presidente Vladimir Putin prometer “desmilitarizar” o país e substituir seus líderes. A “invasão em grande escala” passou a ser considerada a pior crise de segurança na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Logo depois, Volodymyr Zelensky decretou lei marcial no país. No mesmo dia, também assinou decreto no qual declarou que o país estava em estado de mobilização geral depois do início da invasão militar da Rússia.

Sobre a guerra entre Ucrânia e Rússia, assinale a alternativa correta.

a) A reincorporação da Crimeia ao território ucraniano foi o estopim para o início da guerra, pois era território dos Russos desde o fim da URSS.

b) A Rússia quer continuar com um grande domínio sobre a Ucrânia, pois depende das importações de gás desse país para se abastecer.

c) A Ucrânia possui uma clara divisão: o oeste é pró-Rússia, tanto étnica como economicamente, enquanto o leste é pró-Ocidente e mais vinculado à Europa.

d) A União Europeia possui posição neutra na guerra, já que depende da importação do petróleo e derivados vindos da Ucrânia e da Rússia.

e) O principal ponto por trás da deflagração da guerra por parte da Rússia foi a possível adesão da Ucrânia e da Geórgia à OTAN.

Resposta: E

Comentário

A invasão da Ucrânia, iniciada pelas forças armadas russas em fevereiro de 2022 marca um importante momento na geopolítica mundial do século XXI, e configura-se como a maior agressão militar a uma nação europeia desde o encerramento da Segunda Guerra Mundial em 1945. Por trás das ações militares da Rússia se encontram questões geopolíticas amplas, e que se associam diretamente ao processo de globalização, onde nações tendem a buscar uma maior aproximação econômica, através da criação de blocos e um maior relacionamento geopolítico através da associação a organismos e organizações supranacionais, em prol da maior integração e mais coesa interdependência entre os Estados nacionais. No caso da Ucrânia observa-se as duas coisas ao mesmo tempo, posto que por um lado o país busca a maior interação econômica com as nações que compõem a União Europeia, ao mesmo tempo em que se aproxima da Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN, com objetivo de diminuir a influência direta russa sobre sua política e economia.

Correção

a) Incorreto, pois o território da Crimeia era pertencente à Ucrânia até sua reincorporação pela Rússia em 2014, posto que foi doada ao governo ucraniano, ainda em 1954, pelo então líder soviético Nikita Khrushchov, em nome da aliança entre os dois países durante a Guerra Fria.

b) Incorreto, pois a Rússia é hoje um dos maiores exportadores globais de gás natural, sendo autossuficiente desse recurso e fornecendo grande excedente para a União Europeia e a China.

c) Incorreto, pois a divisão dentro da Ucrânia acontece de maneira contrária, sendo a porção Leste, conhecida com Donbass ocupada por grupos de origem russa, e consequentemente favoráveis à incorporação territorial; ao passo que a porção Oeste do país apresenta relações políticas e econômicas mais próximas dos vizinhos da União Europeia.

d) Incorreto, pois a maior parte das importações de petróleo e gás da União Europeia provém da Rússia e não da Ucrânia, e mesmo apesar dessa dependência muitos países do bloco europeu enviam apoio financeiro e militar para as tropas ucranianas. Porém, as nações europeias evitam impor grandes sanções econômicas às importações energéticas da Rússia, pois isso afetaria diretamente sua economia.

e) Correto, pois a expansão da aliança militar liderada pelos Estados Unidos para o Leste Europeu desde o fim da Guerra Fria é vista com grande desconfiança pelo governo russo, que teme que a presença de bases militares da OTAN próximas às suas fronteiras represente uma ameaça à sua soberania nacional e sua influência geopolítica naquela região, desde o período posterior à Revolução Russa de 1917. Após a adesão das Repúblicas Bálticas (Letônia, Estônia e Lituânia) à organização ocidental, o governo russo teme que outros antigos aliados tomem a mesma direção, como se observa hoje nos casos da Ucrânia e da Geórgia.

Questão 26

Leia o texto a seguir.

O número de mortos na tragédia do dia 15 de fevereiro em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, chegou a 233, segundo boletim divulgado pela Prefeitura no dia 04 de março de 2022. Ainda segundo a Prefeitura, 1.118 pessoas seguem em abrigos da cidade, 839 delas em escolas estaduais e federais, e 119 em outras instituições.

Com base nos conhecimentos sobre movimentos de massa e as características físico-naturais da região serrana do Rio de Janeiro, considere as afirmativas a seguir.

I. O clima subtropical da região serrana do Rio de Janeiro, que possui como principal característica a passagem de frentes frias, explica as elevadas precipitações que ocorrem no verão.

II. Os movimentos de massa ocorridos em Petrópolis são eventos isolados, uma vez que o município conta com plano de ocupação das encostas que minimiza os impactos ambientais e socioeconômicos.

III. O relevo da região serrana do Rio de Janeiro, formado por encostas com solos rasos, declividades acentuadas, associado às elevadas precipitações, favorece os movimentos de massa.

IV. A ocupação humana das encostas (muitas vezes irregulares) provoca alterações no ciclo hidrológico, principalmente nos processos de interceptação e infiltração da água da chuva.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Resposta: C

Comentário

A dinâmica climática do território brasileiro encontra-se diretamente associada à localização latitudinal do país, nas proximidades da zona equatorial, que garante o predomínio de climas de elevadas médias térmicas e altos índices pluviométricos ao longo do ano. A combinação entre essas condições climáticas e a ocupação urbana mal planejada cria um cenário propício à ocorrência de grandes tragédias no país, onde as populações de mais baixa renda são historicamente afetadas por desastres ambientais todos os anos.

As populações que ocupam irregularmente as áreas de várzea nas margens dos rios urbanos estão sujeitas à ocorrência sazonal de alagamentos e inundações durante os períodos mais chuvosos do ano, quando esses cursos hídricos transbordam, submergindo suas casas. Já as populações que ocupam irregularmente áreas de vertentes dos morros, com inclinações superiores a 30º se expõem ao risco iminente dos deslizamentos e escorregamentos de massa durante os períodos de precipitações mais concentradas, o que é intensificado por conta do desmatamento dessas áreas e a impermeabilização dos solos locais.

Correção

Item I: incorreto, pois o clima subtropical no Brasil se estabelece nos estados da região Sul do país, com chuvas abundantes e regulares ao longo do ano e elevada amplitude térmica. No Rio de Janeiro observa-se o clima tropical úmido na faixa litorânea, com chuvas concentradas no inverno.

Item II: incorreto, pois o Rio de Janeiro, assim como todo o restante do Brasil apresenta um processo de ocupação urbana espontânea, ausente de planejamento, ou quando ele existe não é respeitado pelos próprios órgãos públicos urbanos. Assim sendo, a tragédia de Petrópolis não pode ser considerada uma fatalidade isolada na dinâmica urbana nacional.

Item III: correto, pois a região serrana do rio de Janeiro se insere no domínio morfoclimático dos Mares de Morro, recoberto pela vegetação da Mata Atlântica, onde predominam os planaltos cristalinos mamelonares, de elevada inclinação nas suas vertentes, que favorece os movimentos de massa nas encostas. A atuação de climas tropicais nessa região do Brasil, com chuvas concentradas em apenas uma estação do ano, potencializa os riscos de deslizamentos e desmoronamentos na região.

Item IV: correto, pois o processo de ocupação desordenada de áreas declivosas, como na região serrana do Rio de Janeiro ocorre juntamente com o desmatamento e a impermeabilização dessas áreas, o que impede a infiltração das águas no solo e aumenta a intensidade do escoamento superficial, alterando a dinâmica natural das águas e potencializando os processos erosivos e os movimentos do solo nas encostas.

Questão 27

A figura a seguir ilustra os efeitos da urbanização sobre o ciclo hidrológico.

Com base nos conhecimentos sobre urbanização e seus efeitos sobre o ciclo hidrológico, assinale a alternativa correta.

a) Após uma impermeabilização entre 75 e 100% da superfície, o escoamento superficial aumenta e passa a corresponder a 55% do total precipitado.

b) Após uma impermeabilização entre 35 e 50% da superfície, o escoamento superficial aumenta e passa a corresponder a 45% do total precipitado.

c) Após uma impermeabilização entre 75 e 100% da superfície, a infiltração subsuperficial e a percolação profunda representam 42% do total precipitado.

d) Após uma impermeabilização entre 10 e 20% da superfície, o escoamento superficial aumenta 25% quando comparado a cobertura natural do solo.

e) Após uma impermeabilização entre 10 e 20% da superfície, a infiltração subsuperficial e a percolação profunda representam 50% do total precipitado.

Resposta: A

Comentário

O processo de urbanização, juntamente das atividades agrícolas, correspondem às intervenções humanas que apresentam o maior potencial de alteração negativa sobre o ambiente ocupado, promovendo grandes mudanças nos ciclos naturais dos elementos do meio, ocasionando impactos que muitas vezes se convertem em graves problemas para a própria população que ali reside. A urbanização se dá historicamente a partir da substituição da cobertura vegetal nativa por superfícies construídas, como o asfalto e o concreto, o que torna o solo mais impermeável e impede o livre fluxo de água infiltrante e amplia o escoamento superficial dela, alterando tanto a dinâmica externa quando subterrânea das águas.

Correção

a) Correto, pois ao longo do processo de ocupação e substituição da cobertura natural do solo por área construída nota-se a ampliação do escoamento superficial, que estava em 10% quando a ocupação antrópica era inexistente, chegando a 55% quando a proporção de uso e ocupação atingiu entre 75% e 100%.

b) Incorreto, pois segundo o infográfico apresentado pela questão, quando a ocupação do solo atinge o intervalo entre 35% e 50% o escoamento superficial atinge 30% de toda a água precipitada, e não 45%.

c) Incorreto, pois no intervalo de 75% a 100% da ocupação e impermeabilização do solo a combinação entre a infiltração subsuperficial (10%) e a percolação profunda (5%) atinge um total de 15%, e não 42%.

d) Incorreto, pois ao ocorrer a ocupação e impermeabilização entre 10% e 20% o escoamento superficial chega a 20% do total de água precipitada. Um valor que se mostra, em números absolutos, 10% acima do escoamento inicial (antes da ocupação e impermeabilização), quando esse valor era de 10% do total precipitado.

e) Incorreto, pois após a ocupação e impermeabilização do solo entre 10% e 20% os valores da infiltração subsuperficial (21%) e da percolação profunda (21%) representam 42% de todo o volume precipitado, e não 50% dele.

Questão 28

A fronteira entre a Rússia e a Ucrânia estende-se por 1600 km limitando o nordeste e o leste da Ucrânia e o sudoeste da Rússia. Tal distância em um mapa é representada por 8 cm.

Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a escala do mapa.

a) 1:8.000

b) 1:200.000

c) 1:2.000.000

d) 1:20.000.000

e) 1:120.000.000

Resposta: D

Comentário

A escala cartográfica (E) é empregada para se estabelecer uma relação de proporcionalidade entre as distâncias lineares apresentadas por um mapa (d) e as distâncias lineares existentes na realidade do local mapeado (D). Na prática a escala apresenta quantas vezes a realidade precisou ser reduzida para que ela coubesse no papel onde o mapa foi confeccionado; estando ela associada às dimensões do espaço contido no mapa e o grau de detalhamento em que as informações serão nele apresentadas. Para fins de cálculos, a escala é definida através a equação [E=d/D].

Resolução

Questão 29

O mapa a seguir ilustra os casos acumulados de Covid-19 no Brasil até 12 de agosto de 2020. A difusão espacial da Covid-19 seguiu a hierarquia da rede urbana e o nível de centralidade de cada cidade. A divisão territorial do trabalho se estende nesse sistema de cidades, constituído como resultado da organização e da formação da rede de transportes. Além disso, destaca-se uma distribuição espacial baseada no transporte aéreo, substancialmente complementado pela rede rodoviária, elucidando importantes estágios, como se vê a seguir.

Com base na descrição apresentada e no mapa, e considerando que a difusão espacial da Covid-19 no Brasil teve estágios de avanço no território, relacione a coluna da esquerda com a da direita.

(I) Estágio 1

(A) O contágio no espaço intraurbano e interurbano, especialmente pelos sistemas de transporte público e alguns equipamentos urbanos de maior utilização e circulação, com seu espalhamento por meio do automóvel individual.

(II) Estágio 2

 

(B) Das cidades-polos regionais para sua hinterlândia, como Chapecó e Concórdia, no oeste catarinense, e Londrina e Maringá, no norte paranaense.

(III) Estágio 3

 

(C) Pelas ligações inter-regionais, com destaque para aquelas entre as capitais e seu interior mais dinâmico (as cidades-polos). Como exemplo, pode-se citar, no Amazonas, a conexão de Manaus com Tefé, Tabatinga e Parintins.

(IV) Estágio 4

 

(D) O contágio pelas interações sociais locais/regionais e por meio de relações externas/internacionais (por exemplo, voos da Europa para Guarulhos, em São Paulo, e para o Galeão, no Rio de Janeiro, e sua influência na rede urbana da hinterlândia aeroportuária).

(V) Estágio 5

 

(E) A disseminação por redes de múltiplos circuitos e contaminação de retorno, gerando novas ondas de infecção no Brasil, como nas regiões metropolitanas de Fortaleza (CE), São Luís (MA), Belém (PA), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

 

Assinale a alternativa que contém a associação correta.

a) I-A, II-C, III-B, IV-E, V-D.

b) I-B, II-C, III-A, IV-E, V-D.

c) I-C, II-B, III-E, IV-D, V-A.

d) I-D, II-A, III-C, IV-B, V-E.

e) I-D, II-E, III-C, IV-A, V-B.

Resposta: D

Comentário

A pandemia do Coronavírus, que se alastra pelo mundo a partir de dezembro de 2019, apresenta estágios diferentes de contaminação e dispersão pelo espaço geográfico. No caso do território brasileiro foi clara a distinção entre os momentos em que a doença atingiu a todas as regiões nacionais, tendo inicialmente chegado através de viajantes internacionais e posteriormente espalhado entre as cidades e estados obedecendo o nível de interação e integração entre diferentes esferas urbanas. Inicialmente restrita aos grandes centros urbanos e a seus entornos imediatos, rapidamente a doença atinge todos os níveis hierárquicos da realidade urbana brasileira.

Correção

(A) Corresponde ao Estágio 2 (II) de expansão da doença no território nacional, pois ao deixarem o aeroporto e se direcionarem às suas residências, seja através do transporte público coletivo ou pelo transporte individual privado, os infectados entraram em contato com outras pessoas, as quais se contaminaram pelo vírus.

(B) Corresponde ao Estágio 4 (IV) de expansão da doença no território nacional quando as pessoas contaminadas, que se localizavam nas capitais estaduais e seus entornos imediatos, começam a migrar na direção das cidades médias no interior dos estados, levando consigo o vírus que já se multiplicava nos centros urbanos de maior desenvolvimento.

(C) Corresponde ao Estágio 3 (III) de expansão da doença no território nacional, quando as pessoas contaminadas pelos viajantes internacionais que desembarcaram nos grandes aeroportos das capitais começaram a se movimentar entre os polos regionais (capitais estaduais) e nas cidades localizadas em seu entorno relacional direto.

(D) Corresponde ao Estágio 1 (I) de expansão da doença no território nacional, quando os primeiros infectados chegaram ao país e trouxeram consigo, através de voos internacionais, o vírus que começaria a se disseminar pelo espaço brasileiro.

(E) Corresponde ao Estágio 5 (V) de expansão da doença no território nacional, quando a doença alcançava até mesmo os pequenos centros urbanos locais, nos interiores menos conectados à dinâmica econômica do país. Nesse período, passada a primeira onda de contaminação das capitais estaduais (III), inicia-se um novo estágio de infecção e reinfecção dos indivíduos.

Questão 30

O geógrafo brasileiro Aziz Ab’Saber classificou o Brasil nos chamados “Domínios morfoclimáticos” que se referem a diferentes paisagens com grande extensão territorial e que possuem como característica principal a homogeneidade de aspectos naturais como clima, hidrografia, vegetação, relevo e solo.

Com base nos conhecimentos sobre os domínios morfoclimáticos, assinale a alternativa correta.

a) O domínio dos Mares de Morros, além de possuir uma grande variedade de vegetação xerófila, possui solos férteis e profundos, resultado do intenso intemperismo físico.

b) O domínio das Araucárias encontra-se ainda muito preservado na Região Sul, especialmente na chamada Campanha Gaúcha, em que está consorciado com atividade da pecuária.

c) O domínio da Mata dos Cocais, que separa o domínio amazônico do domínio do Pantanal, é o que atualmente está sob maior risco de extinção em função do desmatamento para atividades ligadas à agropecuária.

d) O domínio do Pantanal Mato-grossense associa-se à extensa planície drenada pelo rio Paraná, possui clima subtropical com chuvas bem distribuídas ao longo do ano e vegetação que apresenta espécies de baixo e médio porte, caducifólias.

e) O domínio das Pradarias, que ocorre apenas no Rio Grande do Sul, possui clima subtropical com temperaturas amenas e frias, dispondo de uma vegetação formada por gramíneas e relevo de coxilhas.

Resposta: E

Comentário

A classificação dos domínios morfoclimáticos do Brasil realizada por Aziz Nacib Ab’Saber, agrupou as grandes formações vegetais do país segundo a combinação dos diferentes aspectos naturais e das condições edáficas de cada região nacional. Assim, o país foi dividido em grandes domínios vegetacionais, com destaque para o Amazônico , composto por vegetações latifoliadas de grande porte que recobre a região Norte; o Cerrado, composto por vegetações savânicas de médio porte, recobrindo a porção central do país; a Caatinga, composta por vegetação xerófila e que recobre o interior do Nordeste; os Mares de Morro (Mata Atlântica), composta por vegetações latifoliadas e que recobre os planaltos cristalinos da costa atlântica; a Mata de Araucária, composta por florestas coníferas aciculifoliadas, recobrindo regiões serranas do Sul e do Sudeste, e os Pampas, formados por vegetações herbáceas de pequeno porte, recobrindo o extremo Sul brasileiro.

Além desses grandes domínios existem nessa classificação as faixas de transição entre os biomas, destacando-se o Pantanal, uma formação complexa que recobre a planície do Rio Paraguai na fronteira entre os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do sul; a Mata dos Cocais, composta por palmeiras e babaçus, localizada na transição entre os biomas da Caatinga e da Amazônia, e os Mangues, que marcam a transição entre os ambientes terrestres da costa e o Oceano Atlântico no litoral brasileiro.

Correção

a) Incorreto, pois no domínio dos Mares de Morro predominam as formações vegetais de grande porte, do tipo latifoliada, recobrindo as escarpas dos planaltos cristalinos desde o Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte. As formações xerófilas caracterizam o domínio da Caatinga no interior nordestino.

b) Incorreto, pois o domínio da Mata de Araucária, encontra-se muito devastado, principalmente pela utilização da madeira como matéria prima no passado colonial e pela utilização dessas vegetações para a produção de papel e celulose no presente. É errado ainda mencionar que a Campanha Gaúcha faz parte da Mata de Araucária, quando na verdade ela corresponde ao domínio dos Pampas.

c) incorreto, pois o complexo da Mata dos Cocais localiza-se no limite entre as regiões Norte e Nordeste do país, na divisa entre a Floresta Amazônica e a Caatinga. Essa formação apresenta importante papel para a economia de subsistência das populações da região Meio-Norte, que geram sua renda a partir da extração de produtos das carnaúbas e babaçus, espécies predominantes nessa formação.

d) Incorreto, pois o Pantanal recobre a região de planície formada na área inundável do Rio Paraguai, onde o clima se classifica como Tropical Semiúmido, no qual as chuvas são concentradas nos meses quentes do verão, enquanto os invernos amenos são marcados pela estação seca.

e) Correto, pois o domínio das Pradarias, também conhecido como Pampas ou Campanha Gaúcha, recobre o extremo Sul do Rio Grande do Sul, em uma área de planaltos sedimentares de topos muito planos, onde o relevo linear é interrompido apenas por pequenas ondulações, regionalmente chamadas coxilhas. A vegetação é composta apenas por formações de pequeno porte, de espécies herbáceas e arbustivas, ao passo que o clima é do tipo Subtropical Úmido, com quatro estações bem definidas, no qual as chuvas se apresentam regularmente distribuídas ao longo do ano e a amplitude térmica se mostra muito elevada.

Questão 31

Leia o fragmento a seguir.

“...é um conjunto heterogêneo de formas naturais e artificiais; é formada por frações de ambas, seja quanto ao tamanho, volume, cor, utilidade, ou por qualquer outro critério”.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a qual conceito geográfico o fragmento se refere.

a) Espaço geográfico

b) Lugar

c) Paisagem

d) Região

e) Território

Resposta: C

Comentário

O entendimento e a compreensão dos vários aspectos que compõem a Ciência Geográfica dependem da abordagem que se realiza acerca dos fragmentos do espaço e das interações que se estabelecem neles pelos indivíduos que o habitam. Para fins metodológicos realiza-se a fragmentação da realidade em porções de menor dimensão e dotadas de diferentes significados e funcionalidades, as quais recebem o nome de Categorias de Análise Geográfica, sendo elas o Lugar, a Paisagem, o Território, a Região e o Espaço Geográfico.

Correção

a) Incorreto, pois o Espaço Geográfico nasce a partir da apropriação e transformação imposta pelo homem sobre o meio habitado, criando ali símbolos e significâncias que favorecem e facilitam sua utilização. No texto não fica clara essa ideia de apropriação e adequação do espaço aos interesses do indivíduo.

b) Incorreto, pois o Lugar é caracterizado pelo sentimento de pertencimento e identidade do indivíduo sobre uma parcela do espaço, criando com ele um vínculo de afetividade e pertencimento, que não foi explicitado pelo fragmento trazido pela questão.

c) Correto, pois a Paisagem é definida a partir da discrição detalhada dos aspectos que compõem uma determinada realidade da superfície terrestre, apresentando aquelas características que são sensíveis e perceptíveis por algum ou todos os nossos sentidos. O excerto apresentado traz a ideia da complexidade de feições que definem o conjunto de singularidades de um determinado fragmento do espaço.

d) Incorreto, pois a Região é caracterizada por um conjunto de aspectos similares de uma fração do espaço, que lhe confere um caráter de homogeneidade e permite a generalização de suas feições. No trecho apresentado pela questão não fica clara essa ideia de que os aspectos mencionados são utilizados para estabelecer um agrupamento de áreas em um só conjunto dotado de traços similares.

e) Incorreto, pois o Território é concebido como sendo uma fração do espaço onde se desenvolvem as relações e disputas de poder entre grupos, que buscam alcançar o seu domínio, geralmente em prol de benefícios econômicos que ali podem alcançar. No fragmento trazido pela questão não são explicitadas essas disputas de poder e nem esses conflitos de interesses.

Questão 32

O Brasil, com seus mais de 8 milhões de Km2, possui dimensão continental, o que lhe confere grande diversidade em termos de características físico-naturais e socioeconômicas. Sobre a posição geográfica do Brasil, assinale a alternativa correta.

a) O ponto mais ao Norte do território brasileiro é a Serra da Contamana no estado de Roraima.

b) O Brasil é o único país do mundo cortado pela linha do Equador e por um dos trópicos (de Capricórnio).

c) O Brasil possui 3 fusos horários, variando de duas a quatro horas a menos em relação ao meridiano principal (Greenwich).

d) Em torno de 60% do território brasileiro localiza-se no hemisfério Sul. O restante localiza-se no hemisfério norte.

e) Em relação à posição longitudinal, o Brasil está posicionado totalmente a leste do Meridiano de Greenwich, sendo, portanto, um país oriental.

Resposta: B

Comentário

O Brasil possui um território de dimensões continentais, apresentando grandes distâncias no sentido latitudinal, que lhe confere a grande variabilidade climática, estendendo-se através das zonas equatorial, tropical e subtropical, no sentido Norte-Sul; bem como uma grande extensão longitudinal, no sentido Leste-Oeste, o que lhe confere a necessidade de estabelecimento de diferentes faixas de fusos horários, para que sua superfície seja plenamente coberta.

Essa vastidão traz consigo a disponibilidade de muitas e vastas reservas de recursos naturais, como os minérios e as águas superficiais e subterrâneas, bem como grandes potencialidades econômicas, ligadas ao extrativismo vegetal e principalmente à agropecuária, atividades que historicamente sustentam a economia nacional e marcam importante posição da nação na Divisão Internacional do trabalho - DIT.

Correção

a) Incorreto, pois a Serra da Contamana, localizada no estado do Acre na fronteira com o território boliviano, caracteriza-se como o ponto mais ocidental do Brasil, de onde em linha reta, ao se atingir a Ponta do Seixas, na Paraíba, tem-se a maior distância Leste-Oeste do país.

b) Correto, pois em decorrência de sua grande extensão latitudinal o Brasil é cortado pela Linha do Equador em sua região Norte e pelo Trópico de Capricórnio no limite entre as regiões Sul e Sudeste.

c) incorreto, pois o Território brasileiro é dividido em quatro faixas de fusos horários distintos, todos atrasados em relação ao horário do Meridiano de Greenwich (0º), sendo eles os fusos de 30ºO (Ilhas Oceânicas), 45ºO (Brasília), 60ºO (Amazônia) e 75ºO (Acre). Em relação ao horário oficial de Greenwich (Londres) são eles atrasados em 2, 3, 4 e 5 horas, respectivamente.

d) Incorreto, pois apenas uma pequena faixa do território brasileiro, menor que 10%, se localiza no Hemisfério Norte da Terra, representada por áreas nos Estados de Roraima, Amazonas, Amapá e Pará. A maior parcela, cerca de 90%, encontra-se posicionada ao Sul da Linha do Equador.

e) Incorreto, pois em termos longitudinais o Brasil se localiza entre os 30ºO e 80ºO, estando, pois, no Hemisfério ocidental em relação ao Meridiano de Greenwich (0º), que divide a Terra em duas metades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário