quarta-feira, 8 de junho de 2022

CORREÇÃO COMENTADA DE GEOGRAFIA BARÃO DE MAUÁ 2022 (MEDICINA)

Questão 06

Observe:

Considerando a imagem e o desenvolvimento urbano, assinale a alternativa que melhor conceitua o processo ilustrado. 

a) Segregação socioespacial.

b) Conurbação.

c) Interiorização.

d) Desmetropolização.

e) Gentrificação. 

Resposta: B

Comentário

O processo de expansão urbana dos países se associa diretamente ao desenvolvimento econômico dessas nações, estando intimamente ligado à industrialização e consequentemente ao êxodo rural. Comumente o nascimento das atividades industriais alteram a dinâmica demográfica dos locais, trazendo consigo o crescimento substancial da população urbana em um curto período, embora as taxas de natalidade não sofram elevação massiva, mas sim os fluxos migratórios se intensificam. Atividades fabris demandam mais mão de obra e as populações rurais tendem a migra para os centros urbanos, que vivem uma explosão populacional, ao passo que a população rural decai proporcionalmente. Outro aspecto latente nesse processo é a expansão do espaço construído nas cidades, que ao longo do tempo pode ocasionar sua chegada aos limites do município e mesmo se fundir fisicamente à área urbana do município vizinho.

Correção

a) Incorreto, pois a segregação socioespacial, é representada pela exclusão de uma parcela da população urbana dos benefícios e vantagens oferecidas pela vida urbana. E esse processo é analisado segundo os indicadores sociais das cidades, e não a partir dos dados apresentados pela imagem, relativos apenas às áreas urbanizadas e a população absoluta dos municípios.

b) Correto, pois o processo de conurbação ocorre quando o espaço urbano construído de um determinado município se expande a ponto de encontrar-se fisicamente com os limites urbanos do município adjacente, formando uma única mancha urbanizada. Caso esse processo de conurbação envolva uma metrópole a formação recebe o nome de Região Metropolitana; ao passo que se envolver duas ou mais metrópoles a zona conurbada recebe o nome de Megalópole. Cabe ressaltar que apesar de formarem uma única área urbana, os municípios continuam gozando de autonomia política e administrativa entre si.

c) incorreto, pois o processo de interiorização se relaciona ao desenvolvimento da ocupação dos espaços de um determinado território, expandindo a área habitada a partir das grandes metrópoles em direção a localidades geralmente rurais. Porém, os dados apresentados pela imagem não permitem afirmar que os espaços urbanos mencionados se localizam e porções historicamente urbanizadas ou locais de recente ocupação e integração à dinâmica territorial.

d) Incorreto, pois o processo de desmetropolização também pode ser chamado de “interiorização” ocorre quando atividades produtivas, como a indústria, migram em direção a regiões interioranas do território, onde os custos produtivos e fatores locacionais se mostrem mais atrativos do que aqueles apresentados pelas grandes metrópoles.

e) Incorreto, pois o processo de gentrificação se associa à elevação dos valores dos terrenos e espaços construídos nas áreas urbanas, em decorrência de investimentos estruturais, principalmente provenientes da inciativa privada. Na gentrificação ocorre geralmente uma mudança de funções econômicas dos equipamentos urbanos, e não raramente a modernização dessas áreas e de seu entorno.

Questão 07

Pondere sobre um edifício construído na coordenada geográfica 15° 47' 56" S e 47° 51' 38" W, quando for 12 h do dia 21/06, solstício de inverno para o hemisfério sul, o sol projetará a sombra do edifício para: 

a) Oeste.

b) Norte. 

c) Leste.

d) Sul.

e) Nordeste. 

Resposta: D

Comentário

Ao longo do ano o sol descreve um movimento aparente no sentido Norte-Sul, em decorrência da combinação entre a translação e a inclinação do eixo de rotação da Terra. Esse processo se relaciona diretamente às estações do ano e consequentemente aos solstícios e equinócios, que marcam posições latitudinais específicas do sol ao longo dos meses. Sabe-se que nos dias de equinócio (21/03 e 23/09), que marcam o início de outono e primavera, o Sol se posiciona exatamente sobre a Linha do Equador, pela manhã na parte Leste e pela tarde na parte Oeste; e nos dias de solstício (21/06 e 21/12), que marcam o início do verão e do inverno, o Sol se posiciona em junho sobre o Trópico de Câncer e sobre o Trópico de Capricórnio em dezembro, sempre a Leste pela manhã e a Oeste pela tarde. Cabe mencionar que ao meio-dia (zênite) o sol se encontra sempre perpendicular a um local qualquer sobre a superfície terrestre.

Resolução

A resposta correta é, portanto, a alternativa “D”, pois ao meio-dia dessa data o Sol se posiciona sobre o Trópico de Câncer (23ºN), perpendicular ao prédio que se localiza no cruzamento entre as linhas pontilhadas em vermelho (que representam as coordenadas dadas pela questão), estando, pois, ao Norte do referido prédio. Como a incidência da radiação se dá na face Norte do prédio, a sua sombra será formada na face oposta do prédio, voltada assim para o Sul.

Questão 08

Leia o fragmento da reportagem referente à Copa do Mundo de Futebol de 2022.

“Nesta quarta foi divulgado o desenho da tabela com os horários previstos das partidas e as sedes, confirmando que o torcedor poderá assistir até duas partidas por dia nas primeiras fases da competição. O estádio mais perto do centro de Doha fica a 5 minutos de distância, enquanto o mais longe a uma hora de carro. Os torcedores poderão acompanhar quatro partidas todos os dias da primeira fase e até duas in loco no mesmo dia. Da estreia até as oitavas de final, as 16 equipes que passarem da primeira fase jogarão quatro vezes em apenas 13 dias. No horário de Brasília, os jogos da primeira fase acontecerão às 7h, 10h, 13h e 16h. Os jogos da fase mata-mata serão 12h e 16h. A final será ao meio-dia do dia 18 de dezembro no estádio Lusail, a 15 km do centro de Doha, com capacidade para mais de 86 mil pessoas.

Pelo fuso, *o Qatar está seis horas à frente do Brasil. [...] Uma preocupação com os horários é o calor do deserto Qatari, mas medidas já foram tomadas. O Mundial acontecerá no segundo semestre [...] – a abertura será dia 21 de novembro - o que diminui consideravelmente a temperatura. Os modernos estádios terão ar-condicionado no campo e nas arquibancadas."

*Horário oficial de Brasília (Fuso -3 GMT).

Considerando as informações da reportagem e seus conhecimentos geográficos, assinale a alternativa correta. 

a) Os jogos serão realizados a partir de novembro, pois o Qatar, localizado no hemisfério norte, estará iniciando sua primavera, período marcado por temperaturas mais amenas que o verão.

b) O Qatar é um país de dimensões continentais, localizado no Oriente Médio. Como há predomínio de clima árido, os jogos serão realizados apenas em Doha, cidade de clima mais úmido, por isso a facilidade de deslocamento de um estádio para o outro destacado na reportagem.

c) Considerando o horário da final destacado na reportagem e os fusos brasileiros, é possível afirmar que os moradores de Rio Branco-AC assistiriam a partida às 11h.

d) Alguns dos jogos de primeira fase ocorrerão às 7h (horário de Brasília), ou seja, 12h no Qatar.

e) Os jogos da fase mata-mata serão 12h e 16h (Horário de Brasília), ou seja, 11h e 15h em Cuiabá-MT. 

Resposta: E

Comentário

A movimento de rotação da Terra em torno do seu próprio eixo, com duração de aproximadamente 24 horas, estabelece a ordem e os limites dos fusos horários que cobrem a superfície terrestre. Os fusos são definidos ao se dividir a circunferência da Terra (360º) que deverá rotacionar em relação ao Sol pelo tempo que o planeta leva para essa movimentação (cerca de 24 horas). Assim, tem-se que cada 15º dessa circunferência (medidos pela longitude) ficam direcionados diretamente para o Sol a cada hora do dia, sendo que ao término desse dia cada uma das 24 faixas de 15º terá ficado voltada perpendicularmente à incidência solar por 1 hora.

O referencial geral para os fusos horários é o Meridiano de Greenwich (longitude 0º), a partir do qual são definidos 12 fusos na direção Leste e outros 12 fusos na direção Oeste, sendo eles adiantados ou atrasados em 1 hora a cada 15º, respectivamente. O Brasil, localizado a Oeste do Meridiano de Greenwich, possui 4 fusos horários distintos, todos atrasados em relação ao meridiano de referência, sendo eles 30ºO (Ilhas Oceânicas), 45ºO (Brasília), 60ºO (Amazônia) e 75ºO (Acre).

Resolução

Correção

a) Incorreto, pois embora o território do Catar se localize de fato no Hemisfério Norte, o mês de novembro naquela porção da Terra marca o período médio do outono, posto que ali se inicie em 21 de março a primavera, 21 de junho o verão, 23 de setembro o outono e 21 de dezembro o inverno.

b) Incorreto, pois o Catar possui um dos menores territórios dentro do Oriente Médio, fazendo fronteira apenas ao Sul com a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos. Além disso, os jogos serão realizados em outras 4 cidades do país, além da capital Doha. A distância entre as sedes se mostra tão pequena em decorrência da própria extensão territorial reduzida do país.

c) incorreto, pois o horário mencionado pela reportagem para o jogo da final é às 12:00 no fuso de Brasília, localizado a 45ºO, ao passo que o Acre se localiza no fuso de 75ºO (2 fusos ou 2 horas a Oeste de Brasília). Por estar a Oeste do referencial essas 2 horas serão atrasadas; assim, quando na capital brasileira forem 12:00, na capital do Acre os relógios marcarão 10:00.

d) Incorreto, pois o horário de Brasília corresponde ao fuso de 45ºO (3 horas atrasadas em relação ao Meridiano de Greenwich), ao passo que o Catar se localiza no fuso horário de 45ºL (3 horas adiantadas em relação a Greenwich), assim sendo, a diferença entre as duas localidades é de 6 fusos (6 horas), e estando o país asiático a Leste da capital brasileira, essas 6 horas serão adiantadas. Logo, quando em Brasília forem 7:00, no Catar serão 13:00.

e) Correto, pois Brasília se localiza no fuso de 45ºO, enquanto Cuiabá se localiza no fuso da Amazônia (60ºO), sendo, portanto, fusos vizinhos. Como a capital mato-grossense está 15º a Oeste da capital brasileira, as cidades são separadas por 1 fuso, que representa 1 hora de atraso. Assim, quando forem 12:00 e 16:00 em Brasília serão 11:00 e 15:00, respectivamente, em Cuiabá.

Questão 09

"Forças russas invadiram a Ucrânia por terra, mar e ar nesta quinta-feira (24/02/22), concretizando os temores do Ocidente com o maior ataque de um Estado contra outro na Europa desde a Il Guerra Mundial. O ataque aconteceu por três lados e explosões foram ouvidas em diversas cidades, incluindo na capital, Kiev, pouco antes do amanhecer. Misseis russos foram lançados contra cidades ucranianas e Kiev relatou tropas entrando em suas fronteiras nas regiões orientais de Chernihiv, Kharkiv e Luhansk, e chegando via mar nas cidades portuárias de Odessa e Mariupol, ao sul do país." 

Sobre o recente conflito no Leste Europeu, pode-se afirmar: 

I - Uma parcela expressiva da população do leste ucraniano mantém forte vínculo cultural e étnico com os russos e desejam manter laços com a Federação Russa; nesse sentido se destacam as províncias insurgentes Donetsk e Luhansk.

II - A península da Crimeia, já anexada pelos russos, é estratégica, pois apresenta saída direta para o mar mediterrâneo.

III - A guerra foi deflagrada assim que a União Europeia e a Otan assinaram um tratado de defesa mútua, que inclui a Ucrânia e desafia os interesses russos na região.

IV - A Ucrânia é uma área geoestratégica tanto para os russos como para a Otan.

Assinale a alternativa com as afirmações corretas: 

a) I e III. 

b) II e III.

c) I e IV. 

d) l e II.

e) III e IV. 

Resposta: C

Comentário

A invasão russa aos territórios ucranianos a partir de fevereiro de 2022 marca o início da maior guerra vista no continente europeu desde a Segunda Guerra Mundial, e coloca em choque as forças armadas de duas nações que possuem discrepância notável de poderios bélicos. Esperava-se uma vitória rápida e inevitável da Rússia, porém o apoio externo, principalmente dos Estados Unidos e de nações da União Europeia, tornou a resistência ucraniana surpreendentemente forte e leva o conflito a se arrastar por um período mais longo que o esperado incialmente. As raízes do conflito se encontram na aproximação entre o governo da Ucrânia e o bloco europeu, e consequentemente seu afastamento da esfera de influência direta russa, e principalmente do movimento ucraniano de buscar a adesão à OTAN, uma força militar comandada pelos Estados Unidos, que rivalizava com a União Soviética (hoje Rússia) durante a Guerra Fria.  

Correção

Item I: Correto, pois os laços políticos e econômicos estabelecidos entre a Rússia e a Ucrânia durante a Guerra Fria, quando ambas faziam parte da União Soviética, trouxeram um intenso intercâmbio cultural entre as duas nações, bem como um grande fluxo migratório entre os dois espaços nacional, levando muitos russos a se estabelecerem no país vizinho, Hoje em muitas regiões ucranianas, como na região do Donbass, populações descendem do povo russo e defendem a associação ao regime de Moscou, em detrimento de uma aproximação junto à União Europeia.

Item II: Incorreto, pois a anexação da Crimeia, realizada pela Rússia ainda em 2014, marca o início das ações militares russas no país vizinho, e teve objetivo duplo: primeiramente buscou-se realizar pressão geopolítica contra o governo ucraniano, que vislumbrava uma adesão à União Europeia, e também um interesse estratégico, posto que essa região representa uma área vital em relação do Mar Negro (e não o Mar Mediterrâneo), que além da importância como rota comercial, possui ainda vastas reservas de gás natural em seu leito.

Item III: Incorreto, pois não há um tratado de defesa mútua entre a OTAN e a União Europeia, mas sim a quase totalidade dos países do bloco europeu integram a aliança militar comandada pelos Estados Unidos, mas países como a Áustria, que faz parte do bloco desde 1995, ainda não faz parte da organização militar. É incorreto ainda mencionar que a Ucrânia faria parte de um acordo de defesa mútua, posto que o país do Leste Europeu se encontrava, antes da invasão, em um estágio inicial de negociação para uma futura adesão.

Item IV: Correto, pois o território ucraniano representa uma fronteira geopolítica vital para nações no Ocidente e no Oriente, em especial para a Rússia e aquelas que compõem a União Europeia, além da própria OTAN. Para os russos a importância da Ucrânia se relaciona ao fato de ser a última fronteira entre os territórios de influência da antiga União Soviética nos tempos da Guerra Fria, posto que muitas outras nações do antigo mundo socialista já foram absorvidas pelo bloco europeu. Para a União Europeia a Ucrânia se configura como peça-chave para interesses econômicos, posto que apresenta a possibilidade de acesso facilitado ao gás natural que sustenta a economia do bloco, bem como a disponibilidade de mão de obra barata para as nações mais desenvolvidas da Europa. Para a OTAN o território ucraniano representa a possibilidade de militarização da fronteira russa, o que por um lado aumentaria a segurança dos membros europeus da organização, e por outro colocaria as forças armadas ocidentais em posição privilegiada em relação à Rússia, país que desperta antiga desconfiança ocidental.

Questão 10

Assinale a alternativa que faz a correlação correta entre as paisagens e a localização no mapa de domínios morfoclimáticos. 

a) A-6; B-2; C-1. 

b) A-4; B-3; C-4.

c) A-5; B-2; C-3.

d) A-1; B-2; C-4.

e) A-4; B-1; C-5.

Resposta: C

Comentário

A grande extensão territorial do Brasil, aliada à sua localização geográfica predominantemente intertropical, garantem ao país uma vasta biodiversidade natural, apresentando em seu território uma grande riqueza de espécies na fauna e flora nativas. Desse modo o país é dividido em grandes biomas (Domínios Morfoclimáticos), entremeados por faixas de transição (Ecótonos) que mesclam características botânicas das formações vegetais adjacentes.

Nessa divisão territorial destacam-se a Amazônia (1), composta por vegetações latifoliadas de grande porte, adaptadas ao clima Equatorial Úmido; o Cerrado (3), composto por vegetações savânicas de médio porte, adaptadas ao clima Tropical Semiúmido; a Caatinga (2), composta por vegetações xeromórficas de médio porte, adaptadas ao clima Tropical Semiárido; a Mata Atlântica (4), composta por vegetações latifoliadas de grande porte, adaptadas aos climas Tropical Úmido e Tropical de Altitude; a Mata de Araucárias (5), composta por vegetações aciculifoliadas de grande porte, adaptadas aos climas Subtropical Úmido e Tropical de Altitude; e os Pampas (6), formados por vegetações herbáceas de pequeno porte, adaptadas ao clima Subtropical Úmido. Além desses grandes biomas se destacam ainda o Pantanal, grande ecótono vegetacional, adaptado ao clima Tropical Semiúmido, que recobre a planície do Rio Paraguai; e os Mangues, que recobrem as faixas litorâneas do país, com vegetações halófitas, adaptadas ao ambiente aquático altamente salino.

Correção

Paisagem A: com troncos longos retilíneos e copas presentes apenas na parte superior das árvores, sendo elas dotadas de folhas aciculifoliadas, a fim de evitar o acúmulo de neve durante o inverno, essa vegetação representa a formação das florestas de coníferas do Brasil, localizada nas regiões serranas dos estados do Sul, onde ocorre o clima Subtropical Úmido, e do Sudeste, onde ocorre o clima Tropical de Altitude. Esse bioma corresponde à Mata de Araucárias, e no mapa se localiza na área marcada com o número 5.

Paisagem B: com árvores de pequeno e médio porte espaçadas entre si, dotadas de poucas folhas e cobertas por espinhos, além da presença de espécies cactáceas, esse tipo de vegetação desenvolve evoluções adaptativas que lhe permitem sobreviver em condições climáticas desfavoráveis, onde predominam temperaturas elevadas e baixos índices pluviométricos, como se observa no clima Tropical Semiárido, que recobre o interior da região Nordeste, na área conhecida como Sertão Nordestino. Pode também ser identificada na porção Norte de Minas Gerais, no chamado Vale do Jequitinhonha, que quando associado ao Sertão Nordestino forma uma microrregião conhecida como Polígono das Secas. Esse bioma corresponde à Caatinga, e no mapa se localiza na área marcada com o número 2.

Paisagem C: Com árvores de pequeno e médio portes, espaçadas entre si, e entremeadas por vegetações arbustivas e herbáceas, essa formação apresenta galhos e troncos retorcidos e tortuosos, em decorrência da toxicidade do solo, excessivamente rico em alumínio, tornando-o ácido. Essa formação vegetacional apresenta um conjunto de adaptações evolutivas que lhe permitem condições de sobreviver apesar da sazonalidade das chuvas, que se concentram durante os meses mais quentes de verão no clima Tropical Semiúmido, das quais se destacam as raízes longas e profundas, as folhas pilosas e cerosas, os troncos recobertos por grossas cascas cortiçosas e as folhas caducifoliadas em várias espécies. Esse bioma corresponde ao Cerrado, e no mapa se localiza na área marcada com o número 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário