domingo, 5 de junho de 2022

CORREÇÃO COMENTADA DE GEOGRAFIA IMEPAC 2022/2 (MEDICINA)

 

Questão 36

No final dos anos 1960 e início dos anos 1970, os Estados Unidos e a União Soviética buscaram um relaxamento das tensões da Guerra Fria, chegando à détente. A política de détente atingiu seu ponto alto em 1975, quando os Estados Unidos, a União Soviética, o Canadá e todas as nações europeias (exceto Albânia e Andorra) assinaram os Acordos de Helsinque. Essas nações concordaram que as fronteiras políticas existentes na Europa não poderiam ser alteradas pela força e garantiram os direitos humanos e as liberdades políticas de seus cidadãos. 

Entre os vários episódios característicos da Guerra Fria, a détente significou 

a) o final das hostilidades abertas entre EUA e URSS, o que causava insegurança tanto na América do Norte quanto na Europa.

b) a aceitação de intermediários, a exemplo do Canadá e da Finlândia, na construção de acordos que limitassem as tensões entre leste e oeste.

c) a existência de acordos entre leste e oeste, reduzindo a tensão entre os dois lados e levando mais tranquilidade aos parceiros americanos e europeus.

d) o estabelecimento de um clima de cooperação entre EUA e URSS que favoreceu a conquista mútua do espaço, livre das tensões na terra.

Resposta: C

Comentário

A geopolítica mundial durante o período da Guerra Fria, que se estendeu de 1947 a 1991, foi marcada pela constante tensão militar entre os Estados Unidos e a União Soviética; porém, o medo de um holocausto nuclear entre as duas potências hegemônicas nunca se confirmou, muito em decorrência do temor bilateral dos impactos que uma guerra desse tipo poderia trazer para o mundo e a humanidade. Sucessivos acordos e tratados foram assinados pela diplomacia das duas nações dominantes do período, com destaque para os chamados Acordos de Détente, que tinham o objetivo principal de evitar um enfrentamento direto entre as duas potências, a fim de que a frágil paz fosse mantida e os riscos de um conflito de mútua destruição jamais se iniciasse.

Correção

a) Incorreto, pois apesar da assinatura de múltiplos acordos e tratados entre as duas potências hegemônicas, esses não levaram ao término dos atritos diplomáticos públicos entre EUA e URSS, apesar de terem minimizado o temor de eclosão de um holocausto nuclear.

b) Incorreto, pois a hegemonia de EUA e URSS os colocavam em condições geopolíticas muito superiores às demais nações, o que as impedia de participar de modo decisivo das discussões e debates acerca dos rumos geopolíticos do mundo.

c) Correto, pois os acordos da chamada détente tinham o intuito de firmar tratados e estabelecer limites claros para a atuação geopolítica de cada uma das potências, para que não houvesse choque direto entre os interesses de Estados Unidos e União Soviética, a fim de diminuir a possibilidade de enfrentamento militar entre ambos os lados, que por fim levaria a um conflito global de grandes proporções, capaz de destruir completamente o mundo.

d) Incorreto, pois apesar desses acordos da détente reduzirem as tensões diplomáticas entre os lados opostos na disputa geopolítica, nunca houve de fato uma cooperação direta entre os sistemas antagônicos no contexto da bipolaridade estabelecida.

QUESTÃO 39 

As ilhas de Santorini, na Grécia, são um desejo de viagem de diversas pessoas ao redor do globo em razão da sua paisagem peculiar e do seu verão quente. Os turistas de países gelados fazem a festa com o sol forte e temperaturas elevadas. Mas quem vive por lá precisa inventar estratégias para lidar com o calor. Esqueça o ar-condicionado – ele não existia há 4 mil anos, quando a cidade foi fundada. Os moradores da região adotaram uma solução mais simples: pintar as casas tradicionais de branco. 

O motivo dessa simples medida, adotada por antigas civilizações que viveram na região, decorre do fato de as cores brancas 

a) aumentarem o albedo e, com isso, propiciarem temperaturas mais amenas.

b) intensificarem a irradiação solar e, com isso, propiciarem um maior conforto térmico.

c) diminuírem a reflexão solar e, com isso, a sensação de calor. 

d) facilitarem a evaporação e, por conseguinte, aumentarem a umidade do ar.

Resposta: A                                                       

Comentário

Ao longo do tempo as sociedades humanas desenvolveram conhecimentos e técnicas capazes de criar alterações e modificações no meio habitado, a fim de adaptar as estruturas e a própria vivência social em relação aos aspectos ligados ao ambiente. Enfrentar situações ligadas às chuvas, ventos, calor (...) se tornaram essenciais na busca não só do conforto, mas também, e principalmente, do aproveitamento das potencialidades de cada localidade específica. Grandes problemas que hoje parecem insolúveis podem possuir medidas muito antigas que se mostram eficazes na mitigação ou mesmo na solução de eventualidades que possam afetar negativamente a vida social e o progresso econômico.

Correção

a) Correto, pois o albedo se refere à capacidade de as superfícies e objetos refletirem radiação incidente, como a energia solar. Desse modo, superfícies com elevado albedo tem a capacidade de absorver menos energia (calor) e refleti-la de modo mais eficiente de volta ao espaço. Já superfícies de baixo albedo apresentam como característica a elevada absorção e a baixa reflexão dessa radiação de volta ao espaço. Sabe-se que cores mais claras (branco) apresentam maiores albedos, sendo capazes de gerar um conforto térmico maior, amenizando o calor local, o que explica a pintura das residências nas ilhas Santorini.

b) Incorreto, pois a irradiação solar se encontra relacionada à perda de calor por objetos que já absorveram anteriormente a radiação e se aqueceram. Assim, a irradiação acaba por aquecer o ar, ampliando na verdade as médias térmicas locais.

c) Incorreto, pois as cores brancas das casas das ilhas Santorini ampliam seu albedo, e consequentemente aumentam seu poder de reflexão da radiação, o que se mostra capaz de propiciar uma menor sensação térmica na localidade.

d) Incorreto, pois a evaporação promove o aumento da concentração do vapor de água na atmosfera, e sendo esse um gás do efeito estufa (GEE) promove a maior retenção de calor no ar, ampliando a temperatura e a sensação térmica locais.

Questão 40

Parece inacreditável, mas são fortes os indícios de que o Rio Amazonas já correu em direção ao Oceano Pacífico. A evidência biológica de que peixes do Pacífico subiram o Amazonas acabou sendo reforçada por descobertas paleontológicas no Peru e na Colômbia. Foram encontrados nos dois países fósseis de arraias anteriores ao momento em que o rio começou a desaguar no Atlântico. Com isso, especula-se que, no Médio Cretáceo, o Amazonas corria em direção ao Pacífico. 

A mudança no sentido da correnteza das águas do Rio Amazonas, abordada no texto, pode ser atribuída à(ao) 

a) fragmentação da Laurásia durante a Era Paleozoica.

b) formação do supercontinente, a Pangeia, durante a Era Pré-Cambriana.

c) constituição da Cordilheira dos Andes durante o período terciário da Era Cenozoica. 

d) surgimento do Oceano Atlântico em decorrência da fragmentação da Gondwana.

Resposta: C

Comentário

Ao longo das eras geológicas as feições da crosta terrestre, em especial o relevo, passaram por longos e contínuos processos de modelagem, em decorrência da ação combinada das forças endógenas e exógenas da Terra. Nesse contexto destaca-se a movimentação das placas tectônicas, principalmente a partir do período Mesozoico, quando ocorreu a fragmentação do grande continente primitivo conhecido como Pangeia. No caso específico da América do Sul dois fenômenos ligados à dinâmica dessas placas se destacam, sendo um localizado ao fundo do Oceano Atlântico na divisa com a África, onde duas placas se separam e originam a Dorsal Meso-Atlântica; e o outro localizado na costa oeste do continente, onde duas placas diferentes se chocam e originam através da subducção a Cordilheira dos Andes.

Correção

a) Incorreto, pois a fragmentação da Laurásia, que correspondia à porção norte da Pangeia, ocorre no Mesozoico, e origina os continentes do Hemisfério Norte presente, não tendo relação direta com a dinâmica tectônica da América do Sul.

b) Incorreto, pois a dinâmica mencionada no texto se relaciona à fragmentação da Pangeia ao longo do Mesozoico, e não à formação desse grande continente primitivo, o qual se formou ainda durante o resfriamento da crosta terrestre no Pré Cambriano.

c) Correto, pois o soerguimento da borda oeste da placa Sul-Americana, após o choque coma placa de Nazca ao longo do período Cenozoico, deu origem à Cordilheira dos Andes, que promove a mudança altimétrica do continente e consequentemente altera o fluxo natural das águas, que passam a desaguar predominantemente no Oceano Atlântico, cuja costa se torna mais baixa do que a costa do Pacífico.

d) Incorreto, pois apesar de a formação do Oceano Atlântico ter de fato se dado em decorrência da fragmentação da Gondwana, esse processo não foi capaz de alterar a altimetria do continente sul-americano, e por conseguinte não promoveu a alteração que impactasse na direção do fluxo das águas do rio Amazonas.

Questão 41

O Aquífero Guarani é considerado um dos maiores reservatórios de água potável do mundo, com um volume aproximado de 40 mil quilômetros cúbicos armazenados, em média, a 250 metros de profundidade. A exploração e utilização do Sistema Aquífero Guarani (SAG) segue sem uma legislação transnacional que regulamenta o acesso às águas subterrâneas compartilhadas por Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) adverte para as consequências desastrosas em caso de contaminação das águas profundas. Os locais mais sensíveis à contaminação são os chamados pontos de afloramento nos quais os reservatórios subterrâneos são reabastecidos pelas águas das chuvas. 

Uma medida viável que poderia ser tomada pelo poder público, no sentido de amenizar o problema, seria 

a) proibir o desenvolvimento da atividade agroindustrial nas áreas sobre o aquífero.

b) suspender a permissão de utilização das águas do aquífero.

c) construir novas fontes de captação de água para ajudar na recarga do aquífero.

d) intensificar a fiscalização da atividade agrícola e agroindustrial nas regiões de recarga. 

Resposta: D

Comentário

O Brasil apresenta uma grande vantagem ambiental em relação à maioria dos países do mundo, referente à disponibilidade de recursos hídricos, tanto aqueles superficiais representados pelas muitas e grandes bacias hidrográficas que drenam o país, quanto aqueles subterrâneos, que se distribuem entre os lençóis freáticos e os grandes aquíferos que existem no país, dos quais se destacam o Aquífero Guarani (que se estende pela porção Centro-Sul brasileira e para territórios de Argentina, Paraguai e Uruguai) e o Sistema Aquífero Grande Amazonia – SAGA (antigamente chamado de Aquífero Alter do Chão), que se estende pelos estados do Amazonas, Pará e Amapá.

Correção

a) Incorreto, pois grande parte da agricultura moderna de exportação do Brasil se localiza na porção Centro-Sul do país, região localizada sobre o Aquífero Guarani. Assim, o impedimento da agricultura nessa zona não se mostraria viável para a economia nacional.

b) Incorreto, pois o problema da contaminação das águas subterrâneas se relaciona ao mau uso, e não a toda forma de utilização desse recurso. Assim, suspender a utilização dessas águas culminaria no desabastecimento de importantes atividades que delas dependem. As medidas viáveis seriam aquelas voltadas diretamente para as atividades e usos mais degradantes.

c) Incorreto, pois a recarga do aquífero não se dá a partir de fontes de captação criadas pelo homem, mas sim dos afloramentos localizados principalmente nas suas áreas marginais. Além disso, o problema mencionado no texto não é a baixa taxa de recarga natural, mas sim os elementos contaminantes que adentram às reservas nos locais de seu reabastecimento natural.

d) Correto, pois as atividades econômicas mais impactantes sobre as águas subterrâneas são aquelas relacionadas à agricultura intensiva, através do uso massivo de fertilizantes e pesticidas que contém compostos químicos altamente contaminantes quando infiltram nas áreas de recarga natural dessas reservas, bem como aquelas associadas às atividades industriais, onde muitos efluentes (resíduos) químicos são eliminados deliberadamente, principalmente aqueles solúveis em água, que ao serem infiltrados nas áreas de recarga ampliam o risco de contaminação. Assim, a fiscalização e o estabelecimento de legislações eficientes podem sim reduzir sobremaneira a contaminação dos grandes aquíferos do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário