segunda-feira, 13 de junho de 2022

CORREÇÃO COMENTADA DE GEOGRAFIA UNIUBE 2022/2 (MEDICINA)

Questão 21

Analise o mapa.

Com base na análise do mapa e na realidade das redes mundiais ligadas à globalização, o fluxo ilustrado refere-se

a) à comercialização de pesticidas agrícolas.

b) à destinação de resíduos radioativos.

c) ao descarte de equipamentos eletrônicos.

d) aos investimentos em operações militares.

e) à venda de materiais para produção de smartphones.

Resposta: C

Comentário

O estágio contemporâneo da globalização é marcado por um intenso fluxo de mercadorias, pessoas, capitais e informações ao redor do mundo, tendo como principal intuito a ampliação da lucratividade e da acumulação de riquezas pelas nações, principalmente as potências hegemônicas, que exercem controle sobre as redes por onde ocorrem os deslocamentos e os meios que administram essa circulação.

Nesse contexto se estabelece a Divisão Internacional do Trabalho – DIT, que define o papel de cada nação no processo produtivo global, e que permite a criação de uma rede de interdependência econômica e comercial entre as nações desenvolvidas, que desempenham a função de produtoras de tecnologias e mercadorias de elevado valor agregado, e as nações em desenvolvimento, que desempenham a função de fornecedoras de commodities, mão de obra e mercados consumidores para os produtos das nações desenvolvidas.

Correção

a) Incorreto, pois a comercialização de pesticidas teria como principais destinos os países da América Latina e da África, onde ocorre grande parte da produção agrícola voltada para a exportação e abastecimento dos mercados globais de commodities. Não haveria, nesse caso, tanto destaque para nações do sul e sudeste asiático, como há no mapa apresentado.

b) Incorreto, pois a questão relativa aos resíduos radioativos é condicionada por uma legislação global e por múltiplos mecanismos de segurança, principalmente pelo temor do uso desse material por grupos terroristas, como na produção de armas químicas. Assim sendo, não haveria tamanho destaque para nações do Oriente Médio, como destino desses produtos, como há no mapa.

c) Correto, pois nas grandes potências (Estados Unidos, União Europeia e Japão) ocorre mais rápida substituição tecnológica e consequentemente obsolescência desses equipamentos, o que condiciona sua transferência em direção às nações menos desenvolvidas, onde eles ainda não sejam considerados uma tecnologia ultrapassada. O descarte desses materiais pelas nações mais desenvolvidas é visto muitas vezes como uma oportunidade de modernização para aquelas nações de menor desenvolvimento técnico e econômico.

d) Incorreto, pois os investimentos em operações militares deveriam ser predominantes em países do Oriente Médio e do continente africano, onde os conflitos se dão de maneira mais marcante e intensa atualmente. Não haveria um número tão marcante de nações recebendo esses investimentos no sul da Ásia e na América Latina no presente, dada a relativa estabilidade geopolítica dessas regiões.

e) Incorreto, pois a produção de smartphones e equipamentos de elevada tecnologia relacionados ao setor informacional, encontra-se hoje dominada pelas grandes potências, que muitas vezes recebem as peças e componentes de nações menos desenvolvidas. Para o mapa representar esse tipo de fluxo o sentido do movimento deveria estar invertido, sendo os destinos apontados como fontes e as fontes apontadas como destinos.

Questão 22

Evolução das exportações brasileiras por fator agregado, 1964-2014 (participação, %)

Produtos básicos são aqueles que guardam suas características próximas ao estado em que são encontrados na natureza, ou seja, com um baixo grau de elaboração; e produtos semimanufaturados são aqueles que ainda não estão em sua forma definitiva de uso, pois deverão passar por outro processo produtivo para se transformarem em produtos manufaturados (por exemplo, açúcar em bruto para açúcar refinado, óleo de soja em bruto para óleo de soja refinado).

Levando em conta o excerto e a evolução das exportações brasileiras no período considerado, as legendas A, B e C do gráfico representam, respectivamente, produtos

a) semimanufaturados, básicos e manufaturados.

b) manufaturados, básicos e semimanufaturados.

c) semimanufaturados, manufaturados e básicos.

d) básicos manufaturados e semimanufaturados.

e) básicos, semimanufaturados e manufaturados.

Resposta: E

Comentário

A participação do Brasil na Divisão Internacional do Trabalho (DIT) ao longo do tempo passou por sucessivas alterações, decorrentes tanto da modernização dos processos produtivos nacionais quanto de transformações nos mercados consumidores globais, demandando diferentes modalidades de mercadorias. Inicialmente o país exportava exclusivamente os bens primários (Básicos) relacionados aos produtos agrícolas e minerais. Posteriormente o processo de industrialização da nação promoveu a ampliação da produção de mercadorias industriais (Manufaturados), destinadas principalmente para nações de menor desenvolvimento da América Latina e para países detentores das indústrias multinacionais localizadas no território brasileiro.

Correção

No gráfico apresentado pela questão são indicadas três variáveis relativas ao processo de exportação do Brasil entre os anos de 1964 e 2014, referentes aos percentuais dos produtos classificados como Básicos (primários/commodities), Semimanufaturados (bens intermediários, como matérias primas elaboradas) e Manufaturados (produtos industriais), demonstrando suas variações ao longo do intervalo do gráfico.

Nota-se que o segmento A apresentou decréscimo constante desde 1964 até 1995, demonstrando a redução de seu papel na pauta de exportações nacionais, tendo voltado a crescer a partir de 1995. Já o segmento B se mostra com relativa estabilidade ao longo de todo o período, tendo sofrido apenas pequenas oscilações para mais ou para menos ao longo dos anos, permanecendo sempre na mesma margem inferior a 20% em todo o tempo. O segmento C apresentou constante evolução desde 1964 até 1993, tendo dominado a pauta de exportações em 1979, posição mantida até 2009, quando foi superado pelo segmento A.

Nessa dinâmica apresentada pelo gráfico é possível afirmar que o segmento A representa os produtos Básicos, que dominaram a balança comercial brasileira até a concretização da industrialização nacional, em meados da década de 1970, quando a chegada de multinacionais ao país promoveu a ampliação da exportação dos produtos Manufaturados (segmento B), tendo esses se tornado dominantes na balança comercial brasileira. Porém, a partir da segunda década dos anos 2000 houve o processo de reprimarização da economia nacional, decorrente principalmente da aproximação entre o Brasil e a China (criação dos BRICS), quando o setor das commodities (produtos Básicos) volta a dominar a pauta de exportações do país, superando a participação dos produtos manufaturados.

Nota-se que ao longo do processo houve pouca mudança na participação dos Semimanufaturados, por conta desse tipo de mercadoria ser utilizada em grande parte pelas próprias indústrias localizadas no país, sejam elas nacionais ou multinacionais. Assim sendo, a sequência correta para os segmentos A, B e C será Básicos, Semimanufaturados e Manufaturados, conforme é apresentado na alternativa E da questão.

Questão 23

Analise o climograma de determinada localidade, com as médias de temperatura e precipitação esperadas para cada um dos meses do ano.

Em um dia específico do ano, tal localidade teve uma precipitação de 91mm, que correspondeu a aproximadamente 70% do volume de chuva esperado para o respectivo mês.

Analisando os dados e o climograma, o tipo de clima representado e o mês em que a precipitação em destaque ocorreu são

a) tropical de altitude e agosto.

b) subtropical e janeiro.

c) mediterrâneo e setembro.

d) tropical litorâneo e julho.

e) equatorial e março.

Resposta: D

Comentário

A análise das características de um determinado clima precisa levar em consideração as informações referentes aos dados de precipitação (umidade, apresentada em mm) e temperatura (apresentada em ºC) ao longo dos meses do ano. O modo mais eficiente de se realizar essa análise é através do climograma, que corresponde a um gráfico no qual as barras verticais indicam o volume de precipitações para cada um dos 12 meses do ano e a linha horizontal indica a oscilação das temperaturas ao decorrer desse período. A amplitude térmica é indicada pela curvatura dessa linha, sendo a parte côncava indicativa do inverno e a convexa indicativa do verão.

Nos grandes grupos climáticos se destacam os climas Equatorial (com apenas uma estação bem definida) onde as barras de precipitações apresentam-se sempre elevadas e a linha de temperatura se mostra estável e sem curvaturas intensas; o Tropical (com duas estações bem definidas) onde há claramente um período do ano onde as barras de precipitação se mostram mais elevadas e outro sem tanta umidade, e a linha de temperatura apresenta média oscilação na demarcação dos invernos e verões; e o Subtropical/Temperado (com quatro estações bem definidas) onde as colunas de precipitação se mostram uniformes o ano todo, com chuvas bem distribuídas, e a linha de temperatura apresenta grande curvatura, demarcando verões muito quentes e invernos muito frios.

Correção

OBS: O comando da questão menciona que a precipitação de 91mm observada em um determinado dia correspondeu a 70% do volume esperado para aquele mês. Assim sendo, essa precipitação obrigatoriamente terá ocorrido no mês de julho, quando o volume esperado total foi de 130mm.

a) Incorreto, pois no clima Tropical de Altitude, que abrange as regiões serranas do Sudeste do Brasil, são observadas duas estações bem definidas, sendo os verões amenos e chuvosos e os invernos frios e secos. Nesse caso as colunas de precipitação deveriam estar maiores no início e no final do ano, ao passo que a linha de temperatura deveria estar posicionada mais abaixo no gráfico, em decorrência do fator altitude. Ainda, o mês em que 91mm de precipitação representa 70% do total é julho e não agosto.

b) Incorreto, pois no clima Subtropical, que abrange a porção Sul do Brasil, são observadas as quatro estações do ano bem definidas, com as precipitações bem distribuídas ao longo dos meses e as temperaturas apresentando grande oscilação, com verões muito quentes e invernos muito frios. Nesse caso as colunas de precipitação deveriam estar medianas e uniformes, ao passo que a linha de temperatura deveria estar alta no começo e no final do ano, ao passo que no meio do ano ela deveria estar muito baixa. Ainda, o mês em que 91mm de precipitação representa 70% do total é julho e não janeiro.

c) incorreto, pois no clima Mediterrâneo, que abrange principalmente a costa Sul da Europa e Norte da África, encontra-se inserido na zona de médias latitudes na faixa temperada (subtropical), onde a oscilação de temperaturas se mostra maior que aquela mencionada no climograma da questão. Pode-se ainda afirmar que nesse tipo climático as precipitações se apresentam menos intensas que aquelas da imagem da questão. Ainda, o mês em que 91mm de precipitação representa 70% do total é julho e não setembro.

d) Correto, pois no clima Tropical Litorâneo, que abrange a região costeira do Sudeste e Nordeste do Brasil, apresenta duas estações bem definidas, com chuvas mais concentradas nos meses de inverno (meio do ano), quando a atuação da Massa Polar Atlântica - MPA atinge a região e promove a condensação do vapor de água proveniente da evaporação do Oceano Atlântico. Por conta do efeito da maritimidade a oscilação de temperatura ao longo do ano nesse clima é reduzida, o que indica uma curva pouco acentuada na linha horizontal do climograma. Ainda, o mês em que 91mm de precipitação representa 70% do total é de fato julho, onde o total precipitado atingiu 130mm.

e) Incorreto, pois no clima Equatorial, que abrange a região Norte do Brasil, é observada uma única estação do ano bem definida, sendo ela quente e chuvosa ao longo de todos os meses, apresentando as colunas de umidade sempre elevadas e constantes, ao passo que a linha de temperatura se apresentaria alta (acima de 25ºC) e uniforme, uma vez que a incidência solar nessa porção latitudinal é constante ao longo do ano. Ainda, o mês em que 91mm de precipitação representa 70% do total é julho e não março.

Questão 24

Analise a imagem de uma bacia hidrográfica hipotética.

O elemento representado pelo número 1 corresponde ao

a) afluente principal.

b) divisor de águas.

c) perímetro das nascentes.

d) limite da área de várzea.

e) estuário do rio.

Resposta: B

Comentário

Entende-se por bacia hidrográfica o agrupamento de canais hídricos que drenam uma dada região geográfica, delimitada por relevos mais elevados circundantes, que condicionam o fluxo das águas para uma porção centralizada em forma de vale, onde corre o maior rio que recebe água dos menores. Nessa bacia hidrográfica tem-se os canais menores que são chamados de tributários ou afluentes e um canal de maior volume e vazão, conhecido como rio principal, que geralmente empresta o nome à bacia.

Correção

a) Incorreto, pois os rios afluentes ou tributários correspondem aos que não desaguam diretamente em um lago interior ou oceano, mas sim em outro rio de maior porte. Tais afluentes são classificados de acordo com sua relação com o rio principal em primários (aqueles menores abastecidos diretamente por suas nascentes) secundários/terciários/quaternários [...] na medida em que são abastecidos pelos primários e vão desaguando uns nos outros até chegarem enfim ao rio principal.

b) Correto, pois as áreas de relevos mais elevados que circundam uma bacia hidrográfica e a separa das bacias adjacentes são conhecidas como divisores de águas ou interflúvios Estão representados na imagem pela linha pontilhada que corta a região de maior altitude, onde encontra-se assinalado o número 1 no desenho.

c) incorreto, pois os perímetros das nascentes, também conhecidas como mananciais ou veredas, correspondem aos locais de onde provém os rios afluentes dentro de uma bacia hidrográfica, situados geralmente próximas às áreas de interflúvios ou divisores de águas, e não na linha pontilhada propriamente, como aponta o número 1 na imagem.

d) Incorreto, pois os limites da área de várzea se estabelecem nas porções mais rebaixadas da bacia hidrográfica, principalmente no fundo do vale onde corre o rio principal, o qual recebe as águas dos afluentes. No caso do desenho apresentado pela questão as áreas de várzeas são demarcadas em verde mais escuro.

e) Incorreto, pois o estuário de uma bacia hidrográfica corresponde à porção localizada na sua foz, sendo que essa foz ou desembocadura pode ser classificada em estuário, quando o rio lança os sedimentos transportados diretamente no leito do oceano, ou em delta, quando ocorre o acúmulo desses materiais no fim do curso do rio, exatamente como é apresentado pela imagem trazida pela questão.

Questão 25

Sensoriamento Remoto é uma tecnologia que envolve a aquisição de informações sobre objetos ou fenômenos mediante a análise de dados obtidos por sensores a distância. Para isso, é comum o uso de equipamentos instalados em satélites que registram a energia eletromagnética recebida dos elementos observados, a qual posteriormente é apresentada na forma de uma imagem. Nesse caso, uma vantagem dessa tecnologia é a possibilidade de revisitas ao local imageado, permitindo a produção de novas imagens.

Levando em consideração aspectos, produtos e características do sensoriamento remoto, o uso dessa tecnologia permite avaliar com maior precisão

a) evolução do desmatamento em uma área florestal.

b) o volume subterrâneo de reservas minerais.

c) a quantidade de cardumes em áreas pesqueiras.

d) a mudança de PH em um manancial com poluição química.

e) os dados de latitude e longitude de veículos em movimentos.

Resposta: A

Comentário

O Sensoriamento Remoto corresponde às tecnologias mais avançadas que são aplicadas ao processo cartográfico, com o intuito de produzir mapas ou analisar de modo mais preciso e eficiente as informações e dados referentes aos aspectos e elementos presentes na superfície terrestre.

Esse tipo de tecnologia pode ser dividido em três formas distintas de obtenção de dados, sem a necessidade de contato físico com o objeto em questão, sendo elas a Aerofotogrametria, que consiste na captura de fotografias a partir de câmeras acopladas a aeronaves que sobrevoam determinada localidade; o Imageamento por Satélite, que consiste na produção de imagens a partir de sensores acoplados em satélites, capazes de captar a energia irradiada ou refletida por corpos na superfície terrestre; e o Sistema de Posicionamento Global (GPS), que permite o monitoramento em tempo real de objetos e locais na superfície terrestre a partir de triangulações de informações obtidas através dos satélites.

Correção

a) Correto, pois a partir do cruzamento de informações contidas em documentos produzidos por imagens de satélite é possível realizar um acompanhamento comparativo do índice de desflorestamento da vegetação nativa em áreas de desmatamento, posto que o próprio texto da questão menciona que nesse processo cartográfico é possível “revisitar” a mesma localidade infinitas vezes, a partir de um satélite que permanece constantemente orbitando a Terra e coletando dados de maneira ininterrupta.

b) Incorreto, pois as imagens de satélite e outras ferramentas do Sensoriamento Remoto apresentam maior precisão para a análise e o entendimento acerca de fenômenos e aspectos superficiais da crosta terrestre, posto que se associa principalmente à captação e interpretação de energia refletida ou irradiada para o espaço.

c) incorreto, pois o acompanhamento dinâmico dos fenômenos da subsuperfície da Terra, como os cardumes em oceanos ou as reservas de águas subterrâneas apresentam como inconveniente o fato de não se tratar de fenômenos ou aspectos estáticos, presentes diretamente na superfície da crosta.

d) Incorreto, pois análises e monitoramentos de dados pontuais como o PH das águas e o grau de poluição e contaminação química desse recurso demandam um acompanhamento empírico no local onde se desenvolve a problemática, posto que o tempo de processamento dos dados do Sensoriamento Remoto poderia interferir na precisão e atualização das informações sobre o tema.

e) Incorreto, pois por mais que o GPS, que corresponde a uma das modalidades do Sensoriamento Remoto, permita o monitoramento da posição em tempo real de objetos móveis na superfície terrestre, como os veículos, o comando e o texto da questão enfatizam o uso dessa tecnologia para a produção de documentos cartográficos (mapas e imagens) e não o simples acompanhamento de deslocamentos pelo espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário