segunda-feira, 27 de junho de 2022

CORREÇÃO COMENTADA DE GEOGRAFIA UNIRV 2022 (MEDICINA)

 

Questão 07

A ocupação dos imensos vazios do Oeste brasileiro foi uma das prioridades do presidente Getúlio Vargas, desde a Revolução de 1930. Goiânia, uma das primeiras cidades inteiramente planejadas do Brasil, foi fundada como elemento desse processo. Durante o regime do Estado Novo (1937-1945), Getúlio convocou os brasileiros a realizarem uma “marcha para o oeste”.

Acerca das consequências da chamada “marcha para o oeste” e sua relação com o desenvolvimento agropecuário do estado de Goiás, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas. 

a) (      ) A "marcha para o oeste” integrava a política criada por Getúlio Vargas com o objetivo de impedir a desconcentração de terras no estado.

b) (      ) Iniciada no município goiano de Dourados, a reforma agrária pretendida por Vargas não surtiu o efeito desejado, já que a produção ali desenvolvida revelou-se insignificante.

c) (       ) A "marcha para o oeste”, embora tenha contribuído para o povoamento de Goiás, não teve o mesmo efeito quanto à integração do estado com o restante do país, já que a economia goiana continuou tão desligada dos centros econômicos mais importantes quanto nos séculos anteriores.

d) (      ) A criação da Colônia Agrícola Nacional de Goiás, no município de Ceres, onde foram distribuídos lotes de 30 hectares, representou um projeto pioneiro de colonização oficial no Centro-Oeste do país. 

Resposta: F - F - F - V

Comentário

O processo de ocupação da região Centro-Oeste do Brasil se deu de modo mais marcante ao longo do século XX, com destaque para a segunda metade daquele século, em decorrência das políticas estatais implementadas pelo então presidente Juscelino Kubitschek em seu Plano de Metas. Porém as raízes desse processo de ocupação do interior encontram-se na Era Vargas, quando o Estado brasileiro iniciou um movimento em direção ao Oeste brasileiro, influenciado pelo similar processo ocorrido anteriormente nos Estados Unidos. O plano de Getúlio Vargas era iniciar uma colonização interiorana através do estabelecimento de áreas urbanas, como a cidade de Goiânia, com o intuito de atrair grandes massas de migrantes em direção ao interior ainda pouco habitado, bem como políticas de incentivo à ocupação agrícola das vastas extensões de solos que ainda não haviam sido inseridas à fronteira agrícola nacional.

Correção

a) Falso, pois a chamada “Marcha para o Oeste” iniciada a partir das políticas territoriais do governo de Getúlio Vargas tinha por intuito promover a ocupação de áreas no interior do país; porém, cabe destacar que as terras no Brasil se mostram historicamente concentradas, não sendo função do Estado manter essa concentração, mas sim desfazê-la.

b) Falso, pois as políticas de ocupação territorial da Era Vargas se iniciaram pela construção da capital do estado de Goiás, tendo sido Goiânia o início das ações da “Marcha para o Oeste”, e não Dourados, que se localiza no estado do Mato Grosso do Sul.

c) Falso, pois apesar de o estabelecimento de um moderno e planejado espaço urbanizado na capital goiana, em termos econômicos o estado de Goiás não se integrou imediatamente ao restante do espaço produtivo brasileiro, muito em decorrência da ineficiência das vias de transportes, que se tornariam verdadeiramente eficientes a partir do rodoviarismo do governo JK.

d) Verdadeiro, pois o estabelecimento da Colônia Agrícola Nacional de Goiás – CANG em Ceres marcou o início efetivo das políticas de expansão das atividades do setor primário em direção ao Centro-Oeste brasileiro em 1941, iniciando um processo de reforma agrária e distribuição de lotes para pequenos e médios agricultores que se dispusessem a ocupar aquelas terras agricultáveis. Esse processo ocorreu inicialmente no estado de Goiás e posteriormente nas outras duas unidades da federação daquela região nacional.

Questão 08

A tensão entre Rússia e Ucrânia passa por diversos momentos da constituição dessas duas nações situadas no extremo Leste da Europa. A Ucrânia, que foi dominada pelo Império Russo no passado, foi parcialmente invadida pela Rússia no século atual. A tomada da Península da Crimeia pela Rússia em 2014 acirrou ainda mais os ânimos entre os dois países. Nesse contexto, desde 2013, Rússia, Estados Unidos e a União Europeia têm transformado a Ucrânia em um “hot spot” de conflitos. De um lado, a Rússia busca manter uma hegemonia regional e a dependência da UE sob o gás de seu país. De outro, a EU tem buscado aumentar a sua zona de influência sobre a Ucrânia, reduzindo sua dependência da Rússia.

Sobre os conflitos na Ucrânia, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas. 

a) (      ) Conforme o Memorando de Budapeste, de 1994, os EUA, o Reino Unido e a Rússia comprometeram-se a garantir a independência e as atuais fronteiras da Ucrânia. Em troca, a Ucrânia concordou em assinar o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, desmantelando seu arsenal nuclear herdado da União Soviética.

b) (      ) A Rússia anexou a Crimeia, que fazia parte da Ucrânia, após referendo popular realizado em 16/03/14 com cerca de 95% da população votando pela anexação à Rússia e a consequente separação da Ucrânia. União Europeia e EUA manifestaram-se contrários ao referendo e não reconhecem sua legalidade

c) (       ) A tensão entre a Rússia e a Ucrânia tem como foco principal a aproximação dos ucranianos com as nações ditas ocidentais. O interesse da Ucrânia em participar de organizações como a União Europeia e a Otan suscitou na Rússia o temor de uma maior aproximação daquela nação com países considerados rivais pelo regime Russo.

d) (      ) A Ucrânia situa-se numa posição estratégica na fronteira entre a Europa e a Rússia, entre o Ocidente e a Ásia, estabelecendo laços econômicos com a Rússia e a EU. Assim, sabendo que a Rússia possui grande controle sobre a política energética ucraniana, a União Europeia tem buscado desestabilizar tal influência do governo de Moscou em território ucraniano. 

Resposta: V – V – V - V

Comentário

O conflito em curso entre a Rússia e a Ucrânia configura-se como a maior guerra no território europeu desde o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945. Embora a grande invasão russa dos territórios do país vizinho tenha se materializado apenas em fevereiro de 2022, já em 2014 iniciou-se a disputa territorial eu culminaria na atual agressão à soberania do governo ucraniano. Naquela ocasião a Rússia, através de um referendo não reconhecido pela maioria das nações e organizações internacionais, anexou o território da Crimeia, cedido durante a Guerra Fria ao seu então aliado socialista. A Rússia declara que a partir daquele momento a Crimeia faria parte do território russo novamente. Tal como o conflito de 2022, esse conflito de 2014 teve como plano de fundo a aproximação do governo da Ucrânia à União Europeia e a organizações políticas de nações ocidentais, o que se choca ao interesse de manutenção da influência russa na região da antiga União Soviética.

Correção

a) Verdadeiro, pois o Memorando de Budapeste marca o processo de adesão de Ucrânia, Bielorrússia e Cazaquistão ao Tratado de Não Proliferação Nuclear -TNP. Esse acordo assinado em 1994 ofereceu garantias a essas nações de defesa de sua soberania após elas desistirem de seus programas e arsenais atômicos, tendo as três nações devolvido essas armas para a Federação Russa após sua assinatura.

b) Verdadeiro, pois em 2014 a Rússia assumiu o controle político da península da Criméia após a derrubada do ex-presidente da Ucrânia Viktor Yanukovych, que era favorável à interferência russa no país e contrário à entrada do país na União Europeia. Porém, o referendo realizado pela Rússia para a anexação teve a participação apenas da população da própria Criméia, que é de origem russa. Estados Unidos, União Europeia e organizações internacionais, como a ONU, defendem que esse referendo deveria ter consultado a população inteira da Ucrânia, e não apenas uma parte dela.

c) Verdadeiro, pois nos últimos anos o governo ucraniano tem se mostrado cada vez mais interessado em integrar à União Europeia e à Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN, planos que se chocam respectivamente com os interesses econômicos e militares da Rússia no Leste Europeu.  O governo Russo teme a perda da influência que exerce sobre o setor energético da Europa Ocidental e principalmente que bases militares da OTAN, comandada pelos Estados Unidos, sejam instaladas próximas às suas fronteiras.

d) Verdadeiro, pois a Rússia é a grande fornecedora de gás natural para a União Europeia, e a Ucrânia possui também vastas reservas em regiões próximas a seus territórios, como no Mar Negro que atualmente é controlado pelos russos. O bloco europeu vê na aproximação com a Ucrânia a possibilidade de se tornar menos dependente do fornecimento desse hidrocarboneto pelo governo russo, que usa esse recurso como moeda de troca e principalmente instrumento de manipulação dos países europeus.


Questão 07

Observe a figura abaixo: 

A sociedade de consumo é um termo bastante utilizado para representar os avanços de produção do sistema capitalista, que se intensificaram ao longo do século XX notadamente nos Estados Unidos e que, posteriormente, espalharam-se - e ainda vêm se espalhando – pelo mundo.

Sobre a temática da sociedade de consumo, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas. 

a) (      ) A sociedade de consumo é um termo bastante utilizado para representar os avanços de produção do sistema capitalista, que se iniciou no século XXI notadamente nos Estados Unidos e que, posteriormente, espalharam-se - e ainda vem se espalhando – pelo mundo. Nesse sentido, o desenvolvimento econômico e social é pautado pelo aumento do consumo, que resulta em lucro ao comércio e às grandes empresas, gerando mais empregos, aumentando a renda, o que acarreta ainda mais consumo.

b) (      ) Um dos aspectos mais criticados no que se refere à sociedade de consumo é a obsolescência programada – ou obsolescência planejada, que consiste na produção de mercadorias previamente elaboradas para serem rapidamente recicladas, fazendo com que o consumidor fique vinculado àquele fornecedor. Assim, aumenta-se o consumo, mas também aumenta a demanda por recursos naturais e maximiza a produção de lixo, elevando ainda mais a problemática ambiental decorrente desse processo.

c) (       ) Atualmente, não vivemos mais na predominância do sistema fordista de produção, cuja premissa principal era a produção em massa (embora muitas fábricas ainda o utilizem). O Toyotismo, desenvolvido e ampliado a partir do final do século XX, articula o equilíbrio entre a demanda e a produção, produzindo em grande quantidade apenas quando a procura por um produto é elevada. No entanto, ainda procura manter o consumo e, consequentemente, a demanda no máximo patamar possível a fim de que mais lucros sejam gerados nas várias áreas da economia.

d) (      ) Entende-se por sociedade de consumo a era contemporânea do capitalismo em que o crescimento econômico e a geração de lucro e riqueza encontram-se predominantemente pautados no crescimento da atividade comercial e, consequentemente, do consumo. Para manter esse desenvolvimento, incentiva-se o consumo de várias maneiras, mas há uma tendência de redução dos meios publicitários.

Resposta: F – F – V - F

Comentário

O atual modo de vida das sociedades capitalistas ocidentais encontra-se fortemente pautado pelo consumismo constante e a necessidade da propriedade de bens materiais como mecanismo de afirmação social, o que se enquadra perfeitamente ao próprio processo de globalização, que pressupõe um fluxo crescente de mercadorias e informações entre as pessoas e entre os lugares, norteando não só as relações de vivência diária, como também todo o modelo produtivo moderno, dependente da máxima produtividade e causador dos mais amplos níveis de utilização e degradação dos recursos naturais.

Correção

a) Falso, pois a sociedade de consumo, tal qual conhecemos na atualidade, origina-se a partir do término da Segunda Guerra Mundial em 1945, a qual se relaciona à ascensão dos Estados Unidos ao patamar de potência hegemônica. Porém, apesar de haver inegavelmente a elevação dos níveis de consumo e produção de mercadorias, não necessariamente houve a elevação da oferta de emprego e do acesso à renda por parte dos trabalhadores.

b) Falso, pois embora a obsolescência programada seja de fato uma das características mais marcantes do atual modelo capitalista e da sociedade de consumo, ele se relaciona à necessidade constante de troca e modernização das mercadorias e seu consequente descarte pelos indivíduos, e não a sua reciclarem e reaproveitamento por parte da sociedade.

c) Verdadeiro, pois o modelo fordista de produção vigorou no intervalo entre o final do século XIX e a crise de 1929, quando a superprodução causada por esse modelo gerador grandes estoques, que acabou por reduzir o valor das mercadorias e consequentemente dos lucros das indústrias. O Toyotismo foi implementado após a Segunda Guerra Mundial, tendo como ênfase principal a atenção às mudanças nos mercados, se voltando para suprir as demandas dos consumidores e não mais inundar tais mercados de mercadorias padronizadas.

d) Falso, pois apesar de a sociedade consumista de fato incentivar a elevação dos níveis de produção, comercialização e consumo de mercadorias, as atividades publicitárias e as estratégias de marketing desempenham papel fundamental para que esse objetivo seja alcançado pelo capitalismo moderno. Assim sendo, os meios publicitários tendem a ser cada vez mais expandidos e fortalecidos pelos mecanismos de obtenção de lucro.

Questão 08

Sobre a interação dos elementos do clima com os fatores da atmosfera geográfica, analise as alternativas a seguir e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas. 

a) (      ) A latitude é um importante fator climático, todavia, regiões situadas em latitudes altas recebem maior intensidade de raios solares.

b) (      ) O relevo é outro fator que diversifica as condições climáticas em decorrência de altitudes, formas e orientação de vertentes.

c) (       ) A vegetação possui um papel importante enquanto regulador de umidade e temperatura.

d) (      ) Correntes marítimas frias e secas exercem importância fundamental na formação de desertos.

Resposta: F – V – V - V

Comentário

A dinâmica climática da Terra é regida pela interação entre os elementos atmosféricos e as condições edáficas de cada localidade. Essa dinâmica é observada através dos chamados Elementos Climáticos (características do clima), como por exemplo Umidade, Temperatura, Pressão Atmosférica e Ventos. Esses elementos são definidos a partir da ação de forças naturais conhecidas como Fatores Climáticos, dos quais se destacam Latitude, Altitude, Massas de Ar, Correntes Marítimas, Maritimidade e Continentalidade, responsáveis pela delimitação das áreas climáticas e das condições atmosféricas diversas observadas na superfície da Terra.

Correção

a) Falso, pois a latitude corresponde à distância angular de uma dada localidade em relação à Linha do Equador, variando de 0º a 90º em direção às calotas polares. Latitudes mais baixas recebem raios solares mais diretos e latitudes mais altas recebem raios solares mais oblíquos (inclinados).

b) Verdadeiro, pois o relevo atua sobre as condições climáticas através da elevação da altitude, o que condiciona à redução da pressão atmosférica e da concentração dos gases da atmosfera, implicando automaticamente na redução das temperaturas. Relevos montanhosos podem ainda atuar na variação da incidência da radiação solar e na movimentação da umidade e consequentemente da ocorrência das precipitações.

c) Verdadeiro, pois a vegetação atua decisivamente na regulação das condições de umidade através da evapotranspiração, que libera grandes volumes de vapor de água para a atmosfera, bem como na alteração do albedo superficial, o que por sua vez reflete diretamente nas condições de temperaturas nas localidades.

d) Verdadeiro, pois as correntes marinhas frias, provenientes das calotas polares, possuem baixa capacidade de evaporação e consequentemente de formação de nuvens e chuvas nas localidades próximas ao litoral. Essas porções têm tendencia a sofrer processos de desertização, conforme se observa no Deserto do Kalahari na África, por onde passa a Corrente de Benguela, e no Deserto do Atacama no Chile, por onde passa a Corrente de Humboldt.


Questão 07

Um dos fenômenos mais marcantes do presente é o nascimento e a difusão da cultura da internet, em cujo contexto, ampla parcela da população mundial incorpora, como prática quotidiana, a tecnologia da informação, a comunicação virtual e as relações em rede, por meio das quais milhões de pessoas falam, compram, compartilham dados e se reúnem para tratar dos mais variados assuntos.

Sobre a geografia desse sistema reticular, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas. 

a) (      ) Uma vez constituída, a rede aproxima as distâncias e suprime a geografia, não mais necessitando de bases territoriais para seu funcionamento.

b) (      ) A despeito da especulação sobre as fragilidades do sistema, não há como empresas públicas ou privadas interceptarem a massa de dados e informações dos usuários da internet para fins previamente não autorizados.

c) (       ) A fluidez da comunicação pela internet, mesmo se apoiando na comunicação física da rede, não respeita a centralidade econômica e política no mundo, sendo mais intensa exatamente em áreas onde a pobreza é marcante.

d) (      ) É feita de redes e nós que processam fluxos de informação gerais e controlados desde determinados lugares. 

Resposta: F – F – F - V

Comentário

A sociedade contemporânea vive no contexto histórico conhecido como Era da Informação, onde o acesso direto e constante ao conhecimento e às informações acerca da realidade permitem a plena socialização e interação entre os indivíduos e entre esses e os espaços que habitam. Hoje grandes decisões são tomadas com base em análise de algoritmos e dados referentes ao compartilhamento de informações entre os usuários dos meios informacionais, assim como se multiplicam no mundo também as ações criminosas de grupos organizados que atuam sob a vantagem do quase anonimato que o mundo virtual possa lhes oferecer.

Correção

a) Falso, pois apesar de a expansão das redes informacionais permitirem o encurtamento das distâncias relacionais entre povos e lugares, a Ciência Geográfica encontra-se privilegiada e valorizada, posto que o entendimento do espaço e sua dinâmica se torna vital para o sucesso do Capitalismo Informacional.

b) Falso, pois no presente os cibercrimes se tornam cada vez mais recorrentes, e as fraudes eletrônicas movimentam milhões em dinheiro desviado a partir do roubo de dados bancários ou da interceptação de informações que circulam pelas redes, onde se proliferam grupos hackers especializados em aproveitar as brechas desse sistema.

c) Falso, pois a intensidade dos fluxos informacionais é diretamente proporcional ao grau de desenvolvimento tecnológico das nações, o que por sua vez é definido pelo desenvolvimento socioeconômico desses espaços. Assim sendo, as informações tendem a circular mais intensamente naquelas nações mais desenvolvidas do mundo, as quais centralizam e controlam a maioria dos fluxos globais.  

d) Verdadeiro, pois as redes correspondem às vias por onde circulam as informações e as mercadorias informacionais, sendo que essas redes se espalham pelo mundo e possuem conexões (nós) que definem o processamento a intensidade em que se dá esse fluxo. Esses nós são representados pelas grandes corporações e empresas relacionadas ao setor informacional, geralmente sediadas em nações de grande desenvolvimento econômico, como os Estados Unidos, a União Europeia e o Japão.

Questão 08

A industrialização do Brasil ocorreu tardiamente em relação a vários países europeus e aos Estados Unidos da América. Quanto à industrialização da sociedade brasileira, avalie as afirmações e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas. 

a) (      ) A formação da classe operária brasileira contou com contribuições de imigrantes europeus e de brasileiros natos.

b) (      ) O processo de industrialização fez a agricultura brasileira entrar em decadência, o que gerou o deslocamento de capitais do setor agrícola para o industrial.

c) (       ) Quando se fala em industrialização do Brasil, é bom ressaltar que tal processo não ocorreu em nível nacional, uma vez que a primeira região a se desenvolver industrialmente foi a Região Sudeste.

d) (      ) No processo de industrialização do Brasil, foi vetada a participação de empresas estrangeiras, especialmente no setor produtor de bens duráveis. A indústria brasileira contou com recursos abundantes do setor financeiro privado nacional, o qual se caracterizou por financiamentos de longo prazo.

Resposta: V – F – V - F

Comentário

O processo de industrialização do Brasil teve seu início efetivo a partir dos anos de 1930, quando a crise de 1929 levou à falência o Ciclo do Café e dificultou sobremaneira a importação de produtos industrializados para o país. Naquele contexto Getúlio Vargas inicia a industrialização através do modelo da Substituição de Importações, investindo maciçamente na criação de grandes indústrias estratégicas, principalmente do setor de base. Posteriormente, a Era JK inicia com a abertura da economia para as primeiras indústrias multinacionais do setor automobilístico, que permitiram a modernização produtiva do país. Na sequência os governos militares ampliam a abertura da economia e permitem a chegada de mais multinacionais, ligadas a vários outros setores, além do automobilístico. Por fim, a partir da década de 1990 inicia-se no país a implementação da doutrina neoliberal, que traz consigo o enfraquecimento do Estado e a maximização da abertura da economia nacional, que se torna ainda mais dependente dos investimentos externos, sejam eles diretos ou indiretos.

Correção

a) Verdadeiro, pois na formação inicial da classe operária brasileira no início dos anos de 1930 houve a junção da mão de obra proveniente dos imigrantes europeus, que chegaram ao país a partir de 1850 para o trabalho nas lavouras de café, e da mão de obra nativa do Brasil, sendo que ambas haviam perdido os postos de trabalho pela quebra da economia cafeeira em 1929.

b) Falso, pois a decadência que assolou a economia cafeeira após a quebra da Bolsa de Nova Iorque não levou ao completo colapso da economia agrícola do país, posto que apesar da industrialização nas décadas posteriores as atividades primárias ligadas ao campo ainda respondem hoje por uma parcela significativa da composição do PIB nacional. A agricultura deixou de ser a única atividade econômica do país, mas continuou sendo uma das mais importantes entre todas.

c) Verdadeiro, pois assim como a economia agrícola que existiu no Brasil até 1929 era amplamente concentrada na região Sudeste, onde se localizava a maior parte da produção cafeeira, a indústria que nasce a partir dos capitais dessa atividade em declínio surge igualmente concentrada no Sudeste, e ainda hoje, décadas após o início da industrialização, nota-se claramente uma discrepância muito grande na distribuição espacial das atividades industriais na nação.

d) Falso, pois embora no início do processo de industrialização durante o período da Era Vargas fosse vetada a presença de indústrias multinacionais no país, em períodos posteriores, a partir da Era JK, houve a abertura e a constante ampliação dessa abertura para que empresas estrangeiras se instalassem e participassem ativamente do processo de industrialização do Brasil, ao longo da segunda metade do século XX.


Questão 07

Podemos constatar, nas regiões polarizadas pelas grandes cidades, maiores fluxos de pessoas, serviços, bens e capitais, centros tecnológicos e de pesquisas mais avançados, e maiores recursos financeiros concentrados basicamente nas grandes metrópoles. Esse processo de concentração nas grandes metrópoles acentua, por sua vez, a hierarquia urbana.

Sobre o crescimento urbano no Brasil, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas. 

a) (      ) No Brasil, a única região que contém metrópoles nacionais é o Sudeste.

b) (      ) O crescimento urbano só foi possível graças ao crescimento do campo.

c) (       ) A hierarquia urbana só ocorre na região Nordeste com o predomínio das capitais regionais.

d) (      ) São Paulo e Rio de Janeiro, além de cidades globais, também funcionam como metrópoles nacionais, devido a sua influência sobre todo o território do Brasil.

Resposta: F – F – F - V

Comentário

O desenvolvimento dos espaços urbanos nas nações obedece à lógica de reprodução do capital e por consequência dos processos produtivos das sociedades capitalistas modernas. As cidades são consideradas, desde o advento da industrialização das nações, o grande epicentro da modernidade e da inovação tecnológica, o que por sua vez define o modo como vão se estabelecer as relações de poder entre esses espaços urbanos, demarcando o grau de influência exercida e sofrida por centros urbanos que se encontram em níveis distintos de desenvolvimento socioeconômico. A esse relacionamento e dimensão da esfera de influência dá-se o nome de Hierarquia Urbana.

Correção

a) Falso, pois a maioria das grandes capitais brasileiras das cinco regiões políticas da nação configuram-se como metrópoles nacionais, exercendo influência sobre as cidades menores inseridas nos seus estados ou mesmo em estados vizinhos, dentro da mesma região.

b) Falso, pois embora o crescimento agrícola de fato promova o êxodo rural e por conseguinte o crescimento urbano nas nações, o processo mais decisivo para o desenvolvimento das cidades é a atividade industrial, uma vez que esse processo demanda e promove a criação de infraestruturas e a ampliação do espaço urbano construído.

c) Falso, pois a hierarquia urbana pode ser dividida e classificada em diferentes graus e intensidades do relacionamento entre as cidades, podendo haver hierarquias regionais, nacionais e mesmo globais. No Brasil existe, além das hierarquias estaduais comandadas pelas capitais estaduais, uma hierarquia nacional comandada pelas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

d) Verdadeiro, pois essas duas capitais do Sudeste concentram grande parte do poder econômico da nação, configurando-se como grandes metrópoles nacionais, bem como realizam a integração do país a outras nações, através dos sistemas informacionais ali estabelecidos, garantindo-lhes um caráter de metrópoles globais, do tipo beta (aquelas que não se encontram ainda no mesmo patamar de capitais e grandes cidades das potências mundiais contemporâneas).

Questão 08

No Estado de Goiás, o processo de industrialização tornou-se mais evidente a partir da década de 1970. Na década de 1980, grandes conglomerados industriais se estabeleceram em Goiás, consolidando o processo de industrialização intensificado na década de 1990, favorecido pelos esforços estatais em atrair indústrias por meio de investimentos em infraestrutura, incentivos fiscais e abertura de linhas de crédito.

Acerca da industrialização de Goiás, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas. 

a) (      ) O PRODUZIR tem investido especialmente nas mesorregiões norte e nordeste, buscando potencializar os benefícios trazidos pela construção da rodovia Belém-Brasília para essas regiões, o que revela a tendência de melhoria da distribuição da indústria no território goiano.

b) (      ) O LOGPRODUZIR foi o único subprograma do PRODUZIR a não apresentar resultados positivos. O isolamento do estado e a precária rede de transportes e comunicação apresentaram-se como os principais obstáculos para o referido subprograma.

c) (       ) Os estímulos dos governos estaduais voltaram-se para o desenvolvimento da agroindústria, por meio, por exemplo, do amplo investimento em rodovias municipais para escoamento da produção; por isso, atualmente, o parque industrial de Goiás é pouco diversificado

d) (      ) A despeito dos bons resultados dos programas estaduais de estímulo à industrialização (FOMENTAR e PRODUZIR), os índices de industrialização do estado não apresentaram alterações significativas. 

Resposta: F – F – F - F

Comentário

O processo de desenvolvimento econômico do estado de Goiás ocorreu o longo de três contextos distintos, porém complementares. De início houve uma ocupação através do processo de urbanização, com destaque para a criação das cidades de Goiânia e Brasília; tendo posteriormente ocorrido um segundo estágio de ocupação relacionado dessa vez à expansão das fronteiras agrícolas através da Revolução Verde; o qual foi acompanhado pelo desenvolvimento da atividade industrial, em grande parte associada diretamente ao setor agropecuário, como estratégia para fomentar o crescimento econômico do setor agroexportador brasileiro.

Correção

a) Falso, pois a maior parte dos investimentos realizados pelo Programa de Desenvolvimento Industrial de Goiás – PRODUZIR é focado nas porções Centro e Sul do estado, onde a atividade industrial se mostra mais desenvolvida, ao passo que as porções Norte e Nordeste possuem economias mais centradas nas atividades agropecuárias no presente.

b) Falso, pois o programa PRODUZIR é fragmentado em vários subprogramas atrelados aos investimentos e fomentos à atividade industrial, como o LOGPRODUZIR, que centra as ações no estabelecimento e incentivo ao setor logístico para integrar o estado ao restante do país. Esse e outros subprogramas do PRODUZIR trouxeram ao estado resultados positivos no processo de industrialização, tendo estabelecido em Goiás um sistema de transportes e telecomunicações eficiente que permite a conexão e a interligação dessa unidade da federação aos outros estados nacionais, superando o isolamento que ali existia até meados do século XX.

c) Falso, pois embora inicialmente muito do investimento e das ações governamentais do estado goiano tenham se voltado para as atividades do setor primário, o desenvolvimento agropecuário demandou o desenvolvimento industrial da região, seja para suprir às demandas dos mercados consumidores urbanos em expansão ou para suprir às demandas da própria atividade primária, o que promoveu um grande desenvolvimento urbano e consequente diversificação da atividade industrial em Goiás.

d) Falso, pois os investimentos e a criação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da atividade industrial em Goiás, seja através dos incentivos do estado pelo programa PRODUZIR ou das ações governamentais do programa FOMENTAR permitiram o alcance de substanciais avanços econômicos para a região, tendo o estado superado a antiga dependência exclusiva das atividades produtivas ligadas aos setores agropecuário e rural.

segunda-feira, 20 de junho de 2022

CORREÇÃO COMENTADA DE GEOGRAFIA UNICERRADO 2022 (MEDICINA)

 


Questão 21

Analise a charge, de Alekséi Iorsh.

O fenômeno representado nessa charge é contraditório ao processo de globalização. Esse fenômeno caracteriza-se, sobretudo,

a) pelo recrudescimento das crises humanitárias, que direciona os fluxos demográficos aos países com interesse em ampliar as emissões de gases do efeito estufa.

b) pelo aprofundamento da divisão internacional do trabalho, que define as barreiras comerciais prioritárias em cada bloco geoeconômico.

c) pela exacerbação do sentimento nacionalista, que considera o multiculturalismo como um prejuízo ao desenvolvimento econômico dos países.

d) pela porosidade das fronteiras territoriais, que estabelece limitações nas políticas governamentais relativas à circulação da mão de obra.

e) pela plena circulação de bens, de capitais e de populações, que constitui um princípio essencial à acumulação do capital.

Resposta: C

Comentário

Os processos migratórios têm se intensificado nas últimas décadas em decorrência de uma combinação de múltiplos fatores, dos quais se destacam a modernização dos meios de transportes e a ampliação dos conflitos internos em várias partes do mundo. Esse último fator se encontra diretamente associado ao crescente movimento de pessoas na condição de refugiados, os quais abandonam de modo forçado seus locais se origem, em busca de condições socioeconômicas que lhes garantam em primeiro lugar a manutenção da vida e posteriormente a melhoria das condições de vivência, sejam elas relacionadas ao acesso a emprego e renda ou mesmo educação ou saúde. Nações do Oriente Médio e da África se destacam como principais polos contemporâneos de êxodo populacional, ao passo que regiões como a União Europeia se apresentam como importantes polos de atração dessas pessoas que se deslocam forçadamente pelo mundo.

Correção

a) Incorreto, pois embora de fato haja no período contemporâneo o recrudescimento das questões humanitárias, decorrente principalmente das guerras civis e conflitos regionais espalhados pelo mundo, não há nenhuma relação entre o direcionamento dos fluxos migratórios e os percentuais de emissões de Gases de Efeito Estufa – GEES pelas nações no presente.

b) Incorreto, pois os fluxos migratórios se relacionam diretamente com questões étnicas, sociais, políticas e humanitárias, e não com questões relativas ao papel econômico e comercial desempenhado pelas nações nos fluxos e intercâmbios mercadológicos e na implementação de barreiras protecionistas observados no comércio global atualmente.

c) Correto, pois em nações mais desenvolvidas, que representam os maiores destinos dos fluxos migratórios contemporâneos, (principalmente aqueles relativos aos refugiados) observa-se o fortalecimento dos discursos de cunho nacionalista e das ações fundamentadas em princípios xenofóbicos, levando parcelas significativas das populações naturais de muitos países europeus a colocar sobre os ombros dos estrangeiros, em especial aqueles provenientes de nações mais pobres, o peso das crises econômicas do bloco e a elevação dos índices de desemprego observadas hoje na União Europeia.  

d) Incorreto, pois as fronteiras nacionais, principalmente aquelas relativas às grandes potências hegemônicas, tem se tornado cada vez menos permeáveis para os fluxos migratórios provenientes de nações de menor desenvolvimento, em decorrência da combinação entre o crescimento da xenofobia de populações nativas e políticas governamentais que visam controlar o aporte ilegal de estrangeiros, seja por preocupações referentes à segurança ou à sobrecarga dos serviços sociais públicos.

e) Incorreto, pois o fenômeno apresentado pela imagem corresponde à questão relativa ao fluxo de migrantes em direção à União Europeia, principalmente aqueles que se deslocam na condição de refugiados a partir de zonas conflituosas, com destaque para as guerras que ocorrem no Norte da África e no Oriente Médio. Esse processo deixa claro a inexistência de uma plena circulação de populações entre as nações, principalmente aquelas não participantes dos blocos econômicos regionais.

Questão 22

Analise o gráfico.

Quantidade de transações financeiras via Pix, por região geográfica do Brasil, entre 2021 e 2022 (em %)

A análise desse gráfico e conhecimentos sobre a dinâmica regional brasileira refletem uma situação desigual,

a) em virtude das menores transações serem atreladas às principais atividades extrativistas das regiões Nordeste e Centro-Oeste no setor urbano-industrial.

b) em consequência dos mecanismos de controle dos bancos instalados nas regiões Norte e Sul do país.

c) uma vez que as maiores transações ocorrem na região com elevada concentração populacional e maior extensão territorial do país.

d) na medida em que a quantidade de transações se assemelha aos fluxos migratórios inter-regionais que ocorrem anualmente no país.

e) visto que as menores transações acontecem nas regiões onde predominam as atividades econômicas vinculadas ao setor primário.

Resposta: E

Comentário

As operações digitais realizadas pela ferramenta Pix entraram em funcionamento no Brasil a partir do final do ano de 2020, tendo hoje se tornado um importante meio de transferência de valores e pagamentos no comércio popular do país, criando comodidade e rapidez nas transações financeiras, em especial aquelas de menor valor. Na recuperação da crise econômica resultante da pandemia do Covid-19 o comércio popular se mostra vital para a retomada do movimento econômico da nação, principalmente nas grandes e médias cidades, onde o setor terciário atua como grande fomentador das transações financeiras gerais.

Correção

a) Incorreto, pois as menores transações apresentadas pelo gráfico se registram nas regiões Norte e Centro-Oeste, áreas com predomínio de atividades primárias, relacionadas ao extrativismo e à agropecuária, respectivamente. É incorreto ainda pois o Nordeste apresenta o segundo maior percentual de transações entre as regiões brasileiras.

b) Incorreto, pois o sistema bancário brasileiro atua de modo unificado e integrado, não havendo diferenças na atuação desse sistema entre as regiões do país. As discrepâncias observadas no gráfico refletem na realidade as diferenças no nível de desenvolvimento econômico e na distribuição populacional do país.

c) Incorreto, pois embora os maiores percentuais se apresentem nas regiões de maior concentração populacional do país (Sudeste e Nordeste, respectivamente), as regiões de maiores extensões territoriais do país são na verdade o Norte e o Centro-Oeste, respectivamente.

d) Incorreto, pois não é possível estabelecer, a partir dos dados do gráfico apresentado, uma correlação direta entre os fluxos migratórios anuais do país e as transações financeiras realizadas pela ferramenta Pix. Caso fosse possível realizar essa relação a tendência seria que o Sudeste apresentasse maiores percentuais (maior atração migratória) e o Nordeste apresentasse menores percentuais (maior repulsão migratória).

e) Correto, pois os menores percentuais de transações através da ferramenta Pix são observados nas regiões Norte e Centro-Oeste, regiões nacionais onde as atividades econômicas se relacionam diretamente aos setores extrativistas e agropecuários, principalmente a partir da Revolução Verde na década de 1960, que promoveu a ocupação agrícola do Centro-Oeste e posteriormente a década de 1990, que iniciou a expansão das fronteiras agrícolas na direção da Amazônia.

Questão 23

As rochas que formam os cânions de Capitólio (MG) surgiram há cerca de 1,2 bilhão de anos. O arenito que estava submerso nessa região sofreu uma série de alterações químicas ao longo do tempo e, entre 600 milhões e 680 milhões de anos atrás, passou por um evento de alteração conhecido como “Deformação Brasiliana”, que o transformou em quartzito, a rocha naturalmente fraturada que forma o cânion atualmente.

As rochas citadas nesse excerto são classificadas, respectivamente, como

a) cristalina e sedimentar.

b) cristalina e metamórfica.

c) metamórfica e cristalina.

d) sedimentar e metamórfica.

e) sedimentar e cristalina.

Resposta: D

Comentário e Correção

Em janeiro de 2022 um grave acidente aconteceu na região turística de Capitólio, no estado de Minas Gerais, quando um grande bloco de rochas se despendeu de um dos vários paredões que formam os famosos cânions da localidade, atingindo uma embarcação de turistas que se encontrava próxima à borda do paredão, durante um período chuvoso, o que potencializa os riscos de deslizamentos e desmoronamentos nesse tipo de encosta.

As estruturas turísticas da região foram formadas a partir da erosão e posterior preenchimento dos vales erodidos pelas águas do lago de Furnas, construído no Rio Grande, na fronteira entre Minas Gerais e São Paulo. Nessa região tem-se o predomínio de formações de rochas sedimentares, oriundas de processos longos de deposição de sedimentos provenientes de áreas mais elevadas no entorno, tendo posteriormente parte dessas rochas sedimentares sofrido ao longo do tempo o processo de metamorfismo (elevação das pressões e temperaturas), originando a partir delas rochas metamórficas, como o quartzito. Assim, o item que responde à questão corretamente é a alternativa D, posto que a base rochosa do local é sedimentar, mas coexistem ali rochas metamórficas.

Questão 24

Alter do Chão, uma região localizada em Santarém, no Pará, está diferente. E isso não é bom. Nos últimos meses, as águas cristalinas e a areia branquinha das praias começaram a apresentar uma coloração barrenta causada por mercúrio e deposição de rejeitos.

De acordo com esse excerto, a causa e a consequência do fenômeno observado em Alter do Chão (PA) são, respectivamente,

a) o desmatamento irregular e a eutrofização do rio.

b) o garimpo ilegal e a contaminação do recurso hídrico.

c) a salinização e a poluição química do recurso hídrico.

d) o manejo florestal e a urbanização das várzeas do rio.

e) o garimpo artesanal e o lançamento de efluente no rio.

Resposta: B

Comentário

O processo de degradação e devastação da Amazônia tem se ampliado de maneira substancial ao longo das três primeiras décadas do século XXI, com destaque para a expansão de atividades primárias, relacionadas principalmente à agropecuária e ao extrativismo mineral, as quais se valem da ineficiência das políticas ambientais e de controle e ordenamento dessa ocupação, e promovem intenso grau de alteração das condições naturais desse importante bioma brasileiro.

No presente a mineração ilegal e a extração criminosa de madeira configuram como principais frentes da degradação amazônica, e os impactos decorrentes dessas atividades implicam grandes perdas à biodiversidade e grandes prejuízos e riscos para as populações que residem na região Norte do Brasil, principal mente aos povos tradicionais da floresta.

Correção

a) Incorreto, pois embora o desmatamento irregular seja um grande problema socioambiental da região amazônica no presente, o processo de eutrofização ocorre principalmente em decorrência da construção de grandes lagos hidrelétricos na região, como o Lago de Balbina, ou pelo lançamento de grandes cargas de esgoto doméstico nos rios; porém, o problema relatado no excerto não se relaciona diretamente a processos urbanos ou hidrelétricos.

b) Correto, pois om garimpo ilegal de ouro observado na Amazônia atualmente promove grandes perdas ambientais através do desmatamento e da consequente erosão do solo, ampliando ao lançamento de sedimentos nos rios, promovendo seu assoreamento e maior turbidez nas suas águas. Outro problema desse garimpo ilegal é o uso indiscriminado de mercúrio, um elemento químico que promove grave contaminação das águas que drenam esse importante bioma brasileiro.

c) Incorreto, pois a salinização corresponde a um processo que ocorre em solos onde a evaporação supera o aporte natural de água através das precipitações, promovendo o acúmulo de partículas de minerais (sais) na superfície desse solo, o que pode condicionar alterações em seu PH e consequentemente torná-lo ácido. Nas águas esse processo pode ocorrer em locais onde ocorre a entrada de águas marinhas em áreas continentais, através dos rios que desaguam nessas regiões; porém, esse processo não corresponde ao tema que o excerto da questão faz menção.

d) Incorreto, pois o manejo florestal se associa ao uso racional dos recursos ambientais de uma determinada localidade, em prol de promover uma ocupação sustentável do ambiente e a minimização dos possíveis impactos ambientais decorrentes das ações antrópicas em um dado espaço. O item encontra-se incorreto ainda pela menção ao processo de urbanização das várzeas dos rios, pois embora as cidades da Amazônia de fato se encontrem associadas aos cursos hídricos que drenam a região, a pouca densidade urbana torna esse processo insuficiente para gerar o dano apresentado pelo excerto.

e) Incorreto, pois embora o garimpo ilegal, que geralmente é realizado de modo artesanal na região amazônica, seja a principal causa do impacto ambiental mencionado no excerto, o lançamento de efluentes nos rios configura-se também como causa do impacto mencionado, e não como consequência dele, como é cobrado pela questão.

Questão 25

O sistema em questão é um elemento importante para a confecção de um mapa. Diferentemente de outras formas de retratar um espaço, na cartografia, ele planifica dados, criando um campo de representação no qual as formas e os graus de distorção têm lugar segundo regras conhecidas e precisas. Esse sistema altera certa realidade tendo em vista a opção ideológica do cartógrafo e a finalidade/objetivo do mapa e centraliza certo ponto e torna periféricos outros; essa atitude faz com que o conhecimento seja evidenciado de forma centralizadora.

Do ponto de vista cartográfico, esse excerto faz menção ao sistema de

a) projeção.

b) fusos horários.

c) semiologia gráfica.

d) orientação.

e) proporção.

Resposta: A

Comentário

A ciência cartográfica busca a realização da representação das características presentes na realidade de uma determinada porção da crosta terrestre em um plano bidimensional, em escala reduzida, tornando mais prática e eficiente a análise e a interpretação dos aspectos presentes na realidade pelo usuário. Para esse fim existem várias ferramentas que podem ser empregadas tanto na elaboração quanto na utilização dos mapas, sempre tendo em vista o melhor aproveitamento do documento cartográfico abordado. Em geral essas ferramentas são chamadas de Convenções Cartográficas, das quais se destacam o Título do Mapa, a Orientação, a Escala Cartográfica, a Legenda e as Cores dos Dados, dentre outras.

Correção

a) Correto, pois através da projeção cartográfica ocorre a transferência das informações contidas no globo terrestre (3D) para o papel (2D), onde ocorrem as deformações e distorções, associadas à perda de uma dimensão ao longo do processo. Essa projeção, mais do que a maneira como se dará a confecção do mapa, cria também o ponto de vista ideológico do cartógrafo acerca da realidade, posto que o espaço que será representado no papel dependerá da percepção do mesmo sobre o espaço em si.

b) Incorreto, pois os fusos horários correspondem a faixas longitudinais de 15º, as quais se posicionam perpendicularmente ao Sol a cada hora, obedecendo o movimento de rotação da Terra em torno de seu próprio eixo no sentido anti-horário. Os fusos não se relacionam ao tema abordado pelo excerto da questão.

c) Incorreto, pois a simiologia gráfica corresponde não ao processo de confecção dos mapas, como é destacado no excerto, mas sim às convenções cartográficas e simbologias empregadas para a utilização e compreensão das informações contidas em um documento cartográfico já elaborado.

d) Incorreto, pois a orientação em um mapa não expressa o ponto de vista ou ideologia de seu autor, mas sim um referencial geográfico em relação aos pontos cardeais e colaterais, representados através da Rosa dos Ventos, que tem por intuito posicionar corretamente o indivíduo em relação ao espaço terrestre.

e) Incorreto, pois a proporção ou Escala Cartográfica corresponde à relação estabelecida entre as dimensões reais de uma área e aquelas que são apresentadas no mapa elaborado pelo cartógrafo. A função dessa escala é criar uma proporcionalidade entre aquilo que o usuário mede no papel e o que ele encontrará no espaço geográfico real, e não um ponto de vista ideológico do autor do referido mapa.