Questão13 (Prova de Biologia)
Um
estudo monitorou o impacto das medidas de isolamento social na qualidade do ar
em áreas urbanas da cidade de São Paulo (Marginal Tietê, Marginal Pinheiros e
Centro). O monitoramento diário da composição do ar entre 24 de março e 20 de
abril de 2020 detectou uma redução das concentrações de monóxido de carbono
(CO), monóxido de nitrogênio (NO) e dióxido de nitrogênio (NO2) de
aproximadamente 53%, 66% e 44%, respectivamente, em comparação com os valores
médios registrados no mês de abril nos anos de 2015 a 2019.
(Adaptado
de L. Y. K. Nakada e R. C. Urban Science of the Total Environment, Amsterdam,
v. 730, 130087, ago. 2020.)
a)
Explique a relação entre a produção de CO e a utilização de veículos
automotores movidos a combustível de origem fóssil. Descreva um benefício
ambiental do Programa Nacional do Álcool (Proálcool) para o Brasil.
Comentário:
Os veículos movidos a combustíveis de
origem fóssil realizam a queima incompleta
desses hidrocarbonetos, liberando subprodutos poluentes para a atmosfera,
agravando o processo de retenção de calor e consequentemente a ocorrência do
efeito estufa. Compostos como o CO, NO e o NO2, mencionados no
enunciado, fazem parte dos chamados Gases do Efeito Estufa – GEEs, que
contribuem significativamente para o aquecimento global contemporâneo.
Muito embora motivado por questões
econômicas, referentes aos choques do petróleo na década de 1970, o Proálcool
produz resultados positivos em termos ambientais, posto que incentive e
possibilita a substituição da gasolina derivada do petróleo pelo etanol
produzido a partir da cana de açúcar. Ao se realizar essa substituição ocorre a
redução das emissões de gases
poluentes, como o CO2, que é um dos principais GEEs, ao mesmo tempo
em que as lavouras canavieiras ampliam o sequestro de carbono atmosférico,
através da fotossíntese durante o desenvolvimento dos cultivos.
b)
A água da chuva é uma combinação da composição química das gotículas que formam
as nuvens e das substâncias que se incorporam as gotas de chuva durante a
precipitação. Explique como um dos poluentes citados no enunciado pode levar à
formação de precipitação ácida. Indique e explique um prejuízo da precipitação
ácida para o ecossistema aquático.
Comentário:
Vários compostos particulados lançados
para a atmosfera tem a capacidade de reagir entre si e também com outros gases
que já existem de maneira natural na atmosfera, como se observa no processo de formação
das chuvas ácidas a partir da reação de compostos de enxofre e nitrogênio com o
vapor de água presente na troposfera. No enunciado da questão é mencionado o NO2,
que tem essa capacidade reativa.
Da
reação entre o NO2 e o H2O(v) na atmosfera forma-se
o ácido nítrico (HNO3), que é um ácido forte e capaz de gerar
impactos ambientais e econômicos na superfície terrestre, principalmente
sobre os meios aquáticos, como oceanos, rios e lagos. Nesses ambientes a precipitação do HNO3
promove a redução do pH natural, quebrando o equilíbrio edáfico de vários habitats, prejudicando as formas de vida
ali presentes, principalmente aquelas mais sensíveis, como os fitoplânctons
que compõem a base de várias cadeias alimentares, afetando por consequência todos
os demais níveis tróficos.
Questão 17
Uma
das principais características dos sistemas econômicos em operação há meio
século no continente africano é sua exogenia. Eles não resultam nem de práticas
nem de produção interna da economia. Mesmo assim, configuram-se como sistemas
econômicos nos quais coexistem uma economia dita formal e uma economia popular
fundada numa sociocultura. Esta última assegura a subsistência à maioria das
populações africanas e contribui para o essencial do Produto Interno Bruto
(54%) na África Subsaariana.
(Adaptado
de Felwine Sarr, Afrotopia. São Paulo: n-1 edições. 2019. p. 63-84.)
Com
base no texto e em seus conhecimentos, responda às questões.
a)
O que é um sistema econômico exógeno? Diferencie Produto Interno Bruto (PIB) de
Produto Nacional Bruto (PNB).
Comentário:
Entende-se por sistema econômico
exógeno aquele que tem ampla relação
com aspectos externos a seu próprio território nacional, como é o caso das
nações que dependem dos investimentos financeiros estrangeiros, bem como do
aporte de tecnologias provenientes de outras economias mais desenvolvidas. Outra
importante feição da exogenia econômica se manifesta nas nações emergentes, que
dependem da exportação global de commodities,
cujos preços são determinados externamente em função da demanda dos mercados consumidores
mundiais.
Desse modo, embora sejam essas nações
emergentes grandes fornecedoras quantitativas de produtos primários, o valor
agregado desses bens é muito baixo e depende das oscilações comerciais regidas
pelos consumidores de seus produtos. Assim, grande parte do controle dessas
economias decorre de fatores externos e não das próprias políticas internamente
adotadas.
O
Produto Interno Bruto – PIB de uma determinada economia é definido como a
somatória de todas as riquezas produzidas e presentes em dum determinado
território, independente de sua origem ou propriedade. Por exemplo,
os lucros ganhos por uma multinacional estadunidense instalada no Brasil fazem
parte do PIB brasileiro, embora não pertençam de fato ao país.
Já o Produto Nacional Bruto – PNB de uma determinada economia é definido
como a soma de todas as riquezas que de fato pertençam a um determinado
território, independente do local onde elas foram geradas. Por exemplo,
os lucros ganhos por uma multinacional estadunidense instalada no Brasil embora
façam parte de PIB brasileiro, eles compõem o PNB estadunidense, pois de fato
pertencem à nação norte-americana.
b)
Explique a diferença entre economia formal e economia popular.
Comentário:
A
economia formal é aquela que transcorre dentro dos parâmetros legais
estabelecidos pela legislação da localidade, seja através das políticas
econômicas definidas pelo Estado, bem como as regras laborais válidas a espaço
em que se insere. Nessa economia formalizada encontra-se marcadamente a
População Economicamente Ativa – PEA, que trabalha dentro das regras
trabalhistas legais. Pode-se dizer
que a economia formal se insere no circuito econômico legalizado e regido pelo
Estado Nacional.
Por outro lado a economia popular é aquela que transcorre dentro dos parâmetros
informais, que atuam à margem das políticas econômicas definidas pelo Estado,
bem como desconsidera ou flexibiliza espontaneamente as regras laborais
vigentes. Nessa economia marginal se encontra marcadamente a População
Economicamente Inativa – PEI, que trabalha, parcial ou totalmente, fora das
regras trabalhistas legais. Pode-se
dizer que a economia popular se insere no circuito informal, por vezes negligenciado ou ignorado pelo Estado Nacional.
Questão 18
O
maior problema do Brasil não é a pobreza, mas a desigualdade e a injustiça a
ela associada. Daí decorre a importância da segregação na análise do espaço
urbano de nossas metrópoles, pois ela é a mais importante manifestação urbana
da desigualdade que impera em nossa sociedade. Assim, nenhum aspecto do espaço
urbano brasileiro poderá ser jamais explicado ou compreendido se não forem
consideradas as especificidades da segregação social e econômica que
caracteriza nossas metrópoles, cidades grandes e médias.
(Adaptado
de Flávio Villaça, "São Paulo: segregação urbana e desigualdade".
Revista Estudos Avançados, V. 25. n. 71. São Paulo, jan./abr. 2011.)
Com
base no texto e em seus conhecimentos,
a) explique o que é segregação urbana e como o
transporte urbano nas grandes cidades pode ser segregador.
Comentário:
A
segregação urbana consiste na observação de que uma parcela, geralmente
significativa, da população não tem acesso pleno às vantagens e benefícios
disponíveis na dinâmica citadina. Assim como toda forma de segregação
ela marginaliza as camadas mais pobres da população urbana, privando-a dos
espaços habitacionais mais planejados e adequados, bem como do acesso pleno aos
serviços urbanos e ao saneamento básico. O
principal retrato da segregação urbana é o processo de favelização das zonas periféricas
das cidades, onde se estabelecem as habitações dos indivíduos excluídos do/pelo
urbanismo.
Assim como o saneamento básico é
ofertado de maneira desigual nas centralidades e periferias, o transporte e a
mobilidade urbana também se manifestam de maneira segregacionista, posto que nas áreas centrais mais valorizadas se
concentram múltiplas possibilidades de deslocamentos, como faixas exclusivas
para ônibus, ciclovias, calçadas, sistemas integrados de transporte, enquanto nas
zonas periféricas as opções geralmente se restringem ao transporte público de
massa, que se mostra insuficiente para a demanda populacional, bem como
ineficiente em relação à grande distância a ser percorrida em direção às
centralidades. Essa problemática é agravada pela prioridade dada nas
grandes cidades ao transporte privado individual, em detrimento ao transporte
público coletivo, dificultando ainda mais a integração da população de baixa
renda ao espaço e às vantagens urbanas.
b)
diferencie os conceitos de centro e periferia, no espaço urbano, tendo em vista
a segregação.
Comentário:
Os conceitos de centro e periferia
urbanos não podem ser restritos a uma questão meramente de localização
geográfica, mas sim, e principalmente, de sua função e inserção no tecido
urbanizado. Desse modo, o chamado
centro urbano deve ser entendido como sendo a porção mais plenamente integrada
à dinâmica citadina, onde se dispõe de maior rede de saneamento básico,
serviços públicos, estabelecimentos comerciais, sendo ainda onde se concentra a
maior parte da população de maior renda, uma vez que ali se materializa
constantemente os processos de gentrificação e especulação imobiliária,
segregando a população de menor renda.
Por outro lado a chamada periferia
nem sempre é simplesmente a porção mais afastada da centralidade geográfica da
cidade, mas sim aquela mais marginalizada da dinâmica urbana. Na zona periférica se concentram os mais
graves problemas socioespaciais, como a falta de planejamento urbano, as
ocupações irregulares de áreas de risco (favelização), carência de serviços
públicos, saneamento básico e aparato comercial, bem como a maior parcela da
população de baixa renda, segregada dos espaços centrais
supervalorizados do sítio urbano.
Questão 19
Dados
da Nasa (EUA) e do Sistema Copernicus
(União Europeia) revelam que os incêndios de 2020 em Nova Gales do Sul
(Austrália), no Ártico Siberiano, na costa oeste dos Estados Unidos e no
Pantanal brasileiro foram os maiores dos últimos tempos.
(Adaptado
de "Incêndios florestais pelo mundo são os maiores em escala e em emissões
de CO2 em 18 anos".BBC News Brasil 2020. Disponível em
https://www.bbc.com/portuguese/geral-54202546. Acessado em 20/10/2020.)
Em
todas essas áreas, à medida que o fogo avança sobre as formas de relevo,
ocorrem três processos fundamentais que controlam a transferência de calor: a
condução, a radiação e a convecção. A ilustração abaixo mostra dois cenários da
propagação de incêndios na paisagem.
(Adaptado
de E. A. Keller, R. H. Blodgett, Riesgos naturales: procesos de la Tierra como
riesgos, desastres y catástrofes. Madrid: Pearson Prentice Hall, 2007. p. 320.)
A
partir do exposto e de seus conhecimentos sobre incêndios em áreas naturais,
responda às questões.
a)
Qual dos dois cenários é o mais condizente com as queimadas ocorridas no
Pantanal mato-grossense em 2020? Aponte uma característica climática que
favoreceu a propagação do fogo.
Comentário:
As formações vegetais do Pantanal
recobrem os relevos de terras baixas e aplainadas da planície homônima na faixa
que se estende (no Brasil) desde o Sul do estado de MT até o Norte de MS. Essa porção de terras baixas compõe a bacia
do rio Paraguai, sendo inundada durante as cheias de verão. Tal conformação de
relevo se mostra mais similar ao cenário mostrado no cenário A da questão.
Os
incêndios ali foram mais intensos no mês de setembro, em decorrência da seca
natural durante o inverno do clima Tropical Semiúmido nessa formação botânica, que promove a
formação de uma densa serapilheira, que atua como combustível natural para as
chamas, bem como o relevo planificado que não oferece obstáculo orográfico aos fluxos de ar (ventos), que varrem a
região espalhando rapidamente as chamas.
b)
Indique dois efeitos negativos da ocorrência de incêndios de grandes proporções
em 2020 que tenham sido similares nas diferentes áreas indicadas no texto.
Comentário:
Entre os vários impactos negativos
decorrentes de incêndios de grandes proporções, sejam eles em áreas planas (cenário
A) ou acidentadas (cenário B) se destacam a perda de biodiversidade local, que será consumida pelas chamas que
se espalham pelos ambientes, podendo até mesmo causar extinções de
espécies endêmicas, ocorre ainda a liberação
de grandes volumes de CO2 para a atmosfera, que combinada à
redução dos processos fotossintetizantes (sequestradores de carbono), agrava substancialmente a retenção de
calor pelo efeito estufa, contribuindo para o aquecimento global.
Pode-se ainda mencionar a perda de nutrientes orgânicos e de
organismos decompositores do solo, diminuindo sua fertilidade natural,
ou ainda em regiões de solos arenosos
pode ocorrer o impacto ambiental da vitrificação, a partir do derretimento da
sílica e a consequente impermeabilização superficial do mesmo. Embora,
em um curto prazo as cinzas sobre o solo se convertam em nutrientes vantajosos
e de rápida absorção pelos vegetais, em médio e longo prazo a falta da
reposição de material orgânico tornará essa localidade sujeita à infertilidade
plena.
Questão 20
Os
rios são fundamentais para a extração de recursos hídricos, tanto em climas
áridos quanto em úmidos. Além de serem fonte de um insumo importante para as
atividades econômicas, os rios, independentemente do tipo climático,
influenciam a modelagem da superfície do nosso planeta. A ilustração abaixo
mostra uma das funções dos rios na paisagem.
(Fonte:
J. F. Peterson, D. Sack; R. E. Glaber, Fundamentos de Geografia Física. São
Paulo: Cengage Learning, 2014, p. 341.)
A
partir do exposto e de seus conhecimentos sobre o comportamento dos rios na
paisagem, responda às questões.
a)
Considerando a figura acima, que representa o curso de um rio, diferencie
transporte de materiais por tração de transporte por suspensão.
Comentário:
Os rios representam um dos mais importantes
e atuantes mecanismos transportadores de sedimentos das áreas continentais em
direção aos leitos oceânicos, atuando de maneira lenta e permanente no
transporte de grandes quantidades de detritos ao longo dos seus cursos. Uma
série de fatores interfere nesse processo, tais como a vazão do rio, que
determina sua capacidade erosiva, o relevo da bacia, que determina a velocidade
e o poder de arrasto da água, as estruturas geológicas locais, que determinam a
resistência do substrato à desagregação, dentre outros.
Outro elemento importante nesse
mecanismo é a granulometria das partículas (tamanho dos detritos), o qual
determina se os sedimentos serão arrastados
pelo fundo do rio por tração direta das águas, caso sejam partículas maiores
e/ou mais pesadas; ou se esses sedimentos serão transportados em suspensão nas
águas, quando se tratam de partículas mais finas e/ou leves, que conseguem “flutuar”
em meio ao fluxo hídrico.
A deposição dos sedimentos também se
dará de modo diferente, posto que as
partículas maiores transportadas por tração tendem a se depositar ao longo do
canal do rio ou em suas margens, quando o curso for do tipo meandrante; ao
passo que as partículas menores, transportadas em suspensão, tendem a ser
levadas a distâncias maiores pelas águas, se acumulando principalmente na foz
desses canais formando inclusive estruturas deltaicas onde os relevos da
bacia sejam mais aplainados.
b)
Indique dois tipos de uso de recursos hídricos em que é necessário retirar a
água dos rios. Que atividade econômica no Brasil é responsável pelo maior
volume de captação de água?
Comentário:
A utilização econômica e social das
águas no Brasil está diretamente relacionada ao grau de desenvolvimento e
especialização produtiva de cada região do país. Dentre as principais atividades
que demandam a extração física desse recurso dos leitos fluviais se destacam a irrigação de lavouras, dessedentação
dos rebanhos, processos fabris que utilizam a água como insumo produtivo, abastecimento
doméstico das populações concentradas em áreas urbanas, limpeza de estruturas
relacionadas ao setor comercial, dentre outras. Em média a utilização
geral das águas no Brasil se dá em
torno de 70% pelas atividades agropecuárias (principalmente na irrigação das
lavouras comerciais), em torno de 22% pelas atividades industriais e outros
cerca de 8% pelo o abastecimento residencial/comercial.
Questão 21
Produção mundial de carros de passeio
(Fonte:
Organização Internacional de Fabricantes de Veículos Automotores.)
Em
duas décadas, a produção mundial anual de carros de passeio passou de um total
de 39.463.000 unidades para 67.149.196, um crescimento de 70%. O gráfico mostra
estabilidade de produção em determinados países. Em outros, há mudanças
significativas, a maior delas na China: em 1999 era o 14o maior
produtor mundial, em 2019 passou a produzir 156% a mais que o segundo colocado,
o Japão.
a)
Apresente um motivo socioeconômico para a queda da produção nos EUA e um motivo
socioeconômico para a expansão da produção chinesa e indiana.
Comentário:
Uma das principais razões para as condições
observadas no grupo de nações listadas no gráfico é o processo ainda em curso
de desconcentração industrial, no qual as empresas tendem a migrar em direção
às nações de menor desenvolvimento econômico em busca de menores custos
produtivos, representados pelos chamados fatores locacionais.
No caso da produção nos Estados Unidos a queda brusca
retratada no gráfico decorre, dentre outros aspectos aos elevados custos
internos do país, relativos aos salários da mão de obra altamente qualificada, aos
impostos estatais, à elevação dos custos prediais, circulatórios e energéticos.
Em contrapartida, China e Índia, na
condição de nações emergentes, apresentam fatores locacionais mais atrativos,
representados principalmente pelos baixos salários da mão de obra, pouca
atuação sindical, leis ambientais frágeis em relação à poluição, bem como meios
de comunicações eficientes (que favorecem a administração à distância dessas
filiais) e ainda um mercado consumidor gigantesco, embora ainda em início de expansão.
b)
Apesar da existência de produções nacionais, a indústria automobilística é
bastante transnacionalizada e dominada por grandes empresas montadoras.
Explique o que são "empresas transnacionais e por que as empresas
transnacionais automobilísticas são chamadas de "montadoras".
Comentário:
Por
empresas transnacionais entende-se aquelas cuja produção se dá além dos limites
territoriais de seu país de origem, através de um modelo em que várias nações
estrangeiras participam da produção de um determinado bem, executando uma ou
outra das várias etapas de fabricação globalizada dessa mercadoria. O conceito de indústria
transnacional pode também ser empregado para o entendimento, embora não seja um
completo sinônimo, da “fábrica global” contemporânea.
Como
essas empresas buscam os menores custos produtivos possíveis, muitas vezes a produção
se dá dispersa pelo espaço, cabendo a cada nação participante a realização da
etapa que ela consegue fazer de modo mais barato, e no final do processo todas
as peças/partes são reunidas em um determinado país que é responsável por “juntá-las”
realizando a montagem final do produto. Por isso são elas muitas vezes
chamadas de montadoras, principalmente aquelas que atuam no setor
automobilístico, que requer uma infinidade de peças diferentes, recebidas dos
mais diferentes lugares do mundo. Ou seja, muitas vezes elas apenas executam a
última etapa da produção e não todas as partes da mesma.
Questão 22
A
mensagem não fala do objeto, o objeto fala da mensagem. A marca de um produto
não marca o produto, marca o consumidor como membro do grupo de consumidores da
marca. A desigualdade social se consagra e se recria, assim, pela via simbólica.
A submissão do objeto ao signo é o elemento central do consumo, posto que os
signos são manipulados e têm uma coerência lógica que é nunca satisfazer
completamente a necessidade e deixar o desejo permanentemente aberto. Para as
"massas" são as grandes séries, os desenhos estandardizados e
anônimos, as formas desgastadas e não distintivas, para as "elites",
é a pequena série ou o "fora de série", o distintivo, a novidade, o
inalcançável, o exclusivo.
(Adaptado
de Luis Enrique Alonso, "Introdução em Jean Baudrillard, La sociedad de
consumo. Sus mitos, sus estructuras. Madrid: Siglo XXI, 2007. p. XLII-XLIV.)
Com
base no texto e em seus conhecimentos,
a)
explique a diferença entre "valor de uso" e "valor
simbólico" de um bem ou mercadoria;
Comentário:
Deve-se
admitir como “valor de uso” de uma determinada mercadoria a sua utilidade prática
e funcionalidade concreta. Ela representa a materialização da função para a
qual algo foi produzido. Podemos dizer que o “valor de uso” seria “aquilo para
que serve, na prática, um determinado bem”. Não há simbologias nesse conceito, apenas materialidades.
Por
outro lado, o “valor simbólico” seria uma importância atribuída a determinado
objeto, que transcende sua funcionalidade prática. O “valor simbólico” é
revestido de subjetividades e sentimentos pessoais acerca de determinado bem. Podemos dizer
que o “valor simbólico” seria “para o que as pessoas usam socialmente um determinado
bem”. Não há materialidade concreta
nesse conceito, apenas idealizações, abstrações e busca por status social.
b)
descreva o mecanismo presente nos meios de comunicações que manipula os signos
para torná-los objetos do desejo. Explique por que esse mecanismo de
manipulação dos signos não é restrito a uma classe social.
Comentário:
Após a Terceira Revolução Industrial,
no encerramento da Segunda Guerra Mundial, o sistema capitalista passa a ser
regido pelo Meio Técnico-Científico-Informacional, comandado principalmente pela
evolução dos meios de transportes e comunicações, promovendo forte incremento
na integração do processo de globalização em curso. A sociedade de consumo
passa a ser amplamente fortalecida nesse contexto. Na dinâmica dos meios de comunicação nenhum mecanismo se mostrou
mais eficiente que o marketing ou propaganda.
Como mencionado pelo texto, a necessidade de despertar no consumidor
a necessidade pelos bens desnecessários rege os mercados. O fetiche da
mercadoria é responsável por seduzir o mercado e conferir aos bens
comercializados um “valor simbólico”, muitas vezes maior que seu próprio “valor
de uso”. A necessidade de se inserir
em determinados e distintos grupos sociais desperta no indivíduo a busca
incessante pelos bens que esse grupo consome, e que se tornaram uma espécie de “etiqueta
social”, fortalecendo a ideia de que é necessário ter alguma coisa para
de fato conseguir ser alguém.
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