segunda-feira, 30 de agosto de 2021

CORREÇÃO COMENTADA DE GEOGRAFIA SEGUNDA FASE - UFU 2021/2 (MEDICINA)

 


PRIMEIRA QUESTÃO

Considerada a "fábrica do mundo", desde o início da década de 1980, a China tem sido a economia que mais cresce no mundo, com uma taxa média superior a 10% ao ano. Em 1980, seu PIB era de 202 bilhões de dólares, atualmente ultrapassa US$ 12 trilhões. Nos últimos anos, ampliaram-se as relações internacionais da China com o resto do mundo, estreitando laços econômicos e políticos com diversos países. Em 1996, a China patrocinou a formação da Organização para a Cooperação de Shangai (OCX), ou Pacto de Shangai.

A partir do texto,

a) discorra sobre dois fatores que têm contribuído para o crescimento econômico chinês.

b) explique os objetivos do Pacto Shangai.

c) apresente três Estados-membros da Organização para a Cooperação de Shangai.

Comentário

A China busca atualmente a posição de economia hegemônica do mundo, status pertencente aos Estados Unidos desde a Segunda Guerra Mundial (embora em termos políticos a nação americana tenha dividido a hegemonia com a União Soviética durante a Guerra Fria). A grande guinada do país asiático na direção do Capitalismo e da busca pela posição de potência global se iniciou após a morte de Mao Tse Tung em 1976, e a consequente mudança no comando do Partido Comunista Chinês - PCCh, com a ascensão de Deng Xiao Ping ao poder. Naquele contexto teve início a abertura seletiva e controlada do país aos investimentos externos, sempre comandada criteriosamente pelo PCCh, que estabeleceu em províncias litorâneas as áreas abertas às multinacionais estrangeiras, região essa que foi batizada de Zonas Econômicas Especiais – ZEEs.

Nessas ZEEs as indústrias estrangeiras são atraídas pela oferta de fatores locacionais que promovem a redução de seus custos produtivos, com destaque para a mão de obra barata e os incentivos fiscais. Para a China esse movimento é de suma importância pois promove a chegada de capitais financeiros investidos em seu território, além de permitir o acesso do país à tecnologia utilizada por essas cadeias produtivas, a qual será assimilada e empregada pela China em suas próprias indústrias. Consiste, portanto, em uma troca de interesses, de benefício mútuo entre a nação asiática e as cadeias produtivas multinacionais.

O rápido crescimento econômico experimentado pela nação suscitou a necessidade do estreitamento dos laços políticos, econômicos e comerciais com o restante do mundo, e a superação definitiva do isolamento geopolítico experimentado nos anos de comando de Mao Tse Tung. Para essa maior integração o governo chinês tem buscado a diplomacia com outras nações emergentes, como Brasil, Rússia, Índia e África do Sul; bem como se aproximado economicamente do continente africano, interessado no acesso às commodities disponíveis principalmente nas nações subsaarianas; assim como se aproximado comercialmente de seus vizinhos próximos no Sul e Sudeste da Ásia. A proposição da chamada Nova Rota da Seda é a materialização factual dessa nova China, que busca estreitar relações com o restante do mundo e criar uma rede de interligação direta com seus maiores fornecedores de recursos e os grandes consumidores de seus produtos, de modo muito parecido ao que foi feito com grande sucesso pelos Estados Unidos após a II Guerra.

Direcionamento de resposta para o item A

Nesse item o candidato deveria se atentar que o crescimento econômico recente da China se associa à adoção de um modelo híbrido de administração, conhecido como Socialismo de Mercado, no qual a economia assume um caráter próximo daquilo que se tem no sistema capitalista, ao passo que a política mantém um modelo autoritário e centralizador, próximo daquilo que se tem no sistema socialista. Esse Socialismo de Mercado abre para o candidato a ideia do segundo aspecto que ele deveria se atentar na sua resposta, que é a criação das Zonas Econômicas Especiais – ZEEs, que correspondem às zonas litorâneas do país, abertas para o investimento direto das multinacionais estrangeiras.

Aliás, a abertura econômica ao capital externo seria um terceiro ponto importante a se mencionar na resposta, pois esse mecanismo trouxe ao país os capitais financeiros que esse não dispunha, bem como a tecnologia produtiva, que ainda não era desenvolvida na nação. E por fim, poderia mencionar o fato da conversão do modelo de industrialização nacional, anteriormente planificado para aquele conhecido como Plataformas de Exportações, que eleva substancialmente a produção nacional, a geração de emprego e a expansão do PIB, através de uma expressiva poupança interna, decorrente do fato de que o consumo interno é muito pequeno.

Direcionamento de resposta para o item B

Nesse item o candidato deveria mencionar que a criação do Pacto de Shangai ou Cooperação de Shangai se insere no contexto de final do século XX, após o término da Guerra Fria, quando os organismos e organizações formadas/controladas por nações socialistas se desfizeram e aquelas formadas/controladas por nações capitalistas (entenda-se Estados Unidos) se sobressaíram, e passaram a ter maior influência no mundo. Nesse contexto houve o desmonte do Pacto de Varsóvia (controlado pela URSS) e o fortalecimento da OTAN (controlada pelos EUA), o que deu impulso ao poder geopolítico global das nações ocidentais.

O candidato deveria mencionar que o Pacto de Shangai surge como uma tentativa de fortalecer o “Mundo Oriental” frente ao aumento do poder do “Mundo Ocidental”, principalmente marcar a retomada das relações diplomáticas mais diretas entre China e Rússia, rompidas desde 1964. Assim, o objetivo desse pacto assinado foi de criar um sistema de defesa conjunta, principalmente para o combate à interferência externa na região, bem como conter movimentos e grupos separatistas, principalmente nas ex-repúblicas soviéticas e no interior da China, onde minorias pleiteiam independência de territórios comandados por seus respectivos governos nacionais.

O candidato poderia ainda mencionar que essa aproximação entre essas nações permite a ampliação dos intercâmbios comerciais e dos acordos econômicos entre elas, o que facilitaria os fluxos de mercadorias entre suas fronteiras, aumentando as trocas de mercadorias e favorecendo ao crescimento das economias nacionais. Porém, cabe mencionar que essa é uma característica secundária do agrupamento, posto que o foco primordial é a questão ligada à soberania regional dos Estados ali estabelecidos.

Direcionamento de resposta para o item C

Nesse item o candidato deveria apenas escolher três das oito nações que compõem de modo efetivo esse agrupamento regional, mencionando a importância de sua participação no pacto. As três principais seriam China (maior economia entre essas nações), Rússia (grande potência militar regional) e Índia (importante contingente populacional); além de Cazaquistão, Paquistão, Quirguistão, Uzbequistão e Tajiquistão.

Além desses oito membros efetivos, existem outras nações que são consideradas parceiras do grupo, sendo elas Afeganistão, Bielorrússia, Irã, Mongólia, Armênia, Azerbaijão, Camboja, Sri Lanka, Nepal e Turquia

 

SEGUNDA QUESTÃO

Perfil do Solo

Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br. Acesso em: 11 fev 2021. (Adaptado)

A figura acima representa um perfil de solo "maduro" (bem desenvolvido), composto por todos os horizontes.

Sobre o tema,

a) apresente os fatores responsáveis pela formação dos solos.

b) caracterize o horizonte A e o horizonte B do perfil de solo, apresentado na figura.

Comentário

Os solos correspondem à camada mais fina e superficial da crosta terrestre, sobre a qual se assenta a quase totalidade das atividades produtivas humanas, o que faz dessa mínima fração da massa terrestre uma das porções mais importantes para o estabelecimento, desenvolvimento e manutenção da vida animal e vegetal, bem como para a acumulação de capitais pelas sociedades capitalistas modernas. Trata-se de um recurso produzido constantemente e de maneira natural pela própria dinâmica externa da Terra, em um processo chamado de pedogênese, no qual a rocha vai sendo degradada pela ação das forças exógenas, principalmente os elementos climáticos, originando sedimentos que se agregarão à água, ao ar e à matéria orgânica, para enfim poder ser chamado de solo.

Por depender da ação de elementos naturais, que atuam lentamente no tempo geológico (escala dos milhares e milhões de anos) e estar suscetível à degradação promovida pela ação antrópica, que acontece no tempo cronológico (escada dos anos ou décadas), pode-se afirmar que a formação do solo acontece de maneira muito mais lenta que a sua degradação, devendo o mesmo ser considerado um recurso natural não renovável.

O processo de pedogênese depende diretamente de uma combinação de aspectos ambientais de cada localidade onde a rocha é submetida ao intemperismo, combinação essa chamada de condições edáficas, sendo os elementos do clima o principal deles, pois a variação de temperatura promove o intemperismo físico da rocha, através da dilatação e contração da mesma, ao passo que a água das chuvas promove o intemperismo químico da rocha, através da dissolução de parcelas mais frágeis, como os calcários, presentes na sua composição. Em ambos os casos a rocha é destruída e convertida em parcelas menores, que originam os minerais, os quais correspondem em média a 46% da composição geral dos solos.

Desse modo, a tendência é de que o solo se desenvolva de maneira “mais rápida” em regiões onde os elementos climáticos atuem de maneira mais intensa, como na zona intertropical da Terra, onde a rocha está mais submetida às ações do intemperismo. Na medida em que o solo se desenvolve ele pode ser dividido em camadas, chamadas de horizontes, diferenciadas segundo a composição e estrutura pedológica de cada localidade, podendo esses horizontes ser diferenciados de acordo com os seus elementos componentes, a tonalidade observada neles e a granulometria das partículas ali presentes, sendo nomeados como horizontes O, A, E ou Bt, B, C e D ou R, no sentido da superfície para o subsolo.

Direcionamento de resposta para o item A

Nesse item o candidato deveria mencionar os elementos que determinam o modo como se dará a formação dos solos, bem como as características que esse solo apresentará, tais como sua composição e fertilidade, por exemplo. De modo geral as condições edáficas (conjunto de aspectos naturais de uma localidade) são as responsáveis diretas pelo processo de pedogênese e seus desdobramentos. O candidato deveria citar:

- Rocha matriz: determina a composição química e mineralógica que o solo apresentará.

- Clima: determina o tipo e a intensidade do processo de intemperismo da rocha matriz, bem como a velocidade com que o solo será formado.

- Declividade do relevo: determina a intensidade dos processos erosivos e deposicionais, criando solos mais rasos em áreas inclinadas e mais profundos em áreas aplainadas.

- Vegetação: determina a intensidade dos processos erosivos e a quantidade de matéria orgânica que será incorporada na composição geral do solo local.

- Micro-organismos: Determinam a intensidade dos processos de decomposição dos restos animais e vegetais, e consequentemente a quantidade de matéria orgânica ali disponível.

- Tempo: define o grau de atuação dos outros fatores responsáveis pela pedogênese, posto que esses atuem ao longo dos milhões de anos do Tempo Geológico.

Direcionamento de resposta para o item B

Nesse item o candidato deveria apontar as principais características presentes nas camadas do solo mencionadas na imagem. Para isso seria necessário partir do pressuposto de que na medida em que se aumenta a profundidade do solo, menores se tornam as partículas de materiais orgânicos, que são lixiviados a partir do horizonte O; e maiores serão as partículas de materiais minerais, que são provenientes da intemperização da rocha matriz no horizonte C.

Assim, o candidato teria que mostrar que no horizonte A predominam macropartículas de matéria orgânica decomposta em O e transportadas pela água infiltrante, através da lixiviação; e também micropartículas de minerais produzidos a partir do intemperismo da rocha matriz. Esse horizonte é importante para a manutenção e o desenvolvimento dos vegetais, posto que além de permitir a fixação das raízes, fornece os nutrientes necessários para esses organismos.

Na sequência o candidato teria que mostrar que no horizonte B predominam as micropartículas de matéria orgânica que é lixiviada de O e atravessa o horizonte A, além de macropartículas de elementos minerais provenientes da rocha matriz que está sendo intemperizada nas camadas inferiores. Nesse horizonte concentram ainda partículas minerais muito finas, como argilas e óxidos, que são lixiviadas do horizonte A pela água que infiltra no solo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário