domingo, 31 de janeiro de 2021

CORREÇÃO COMENTADA DE GEOGRAFIA - UFMS 2021

 

Questão 46

“O _________________ é um procedimento administrativo pelo qual órgão ambiental competente autoriza localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso".

(Resolução CONAMA no 237/97)

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

a) Projeto de recuperação de áreas degradadas.

b) Licenciamento ambiental.

c) Projeto técnico ambiental.

d) Zoneamento ambiental.

e) Plano de manejo.

Resposta: B

Comentário:

Antes do estabelecimento de qualquer atividade econômica em um determinado local faz-se necessária a análise a respeito dos possíveis impactos que tal processo pode causar no ambiente, bem como a definição de medidas paliativas desses impactos ou mesmo reparadoras e compensadoras dos mesmos. É isso que determina, em tese, a legislação ambiental vigente no país.

Após essa análise inicial, e se confirmado que os impactos da atividade proposta não causem degradações irreversíveis ou perdas maciças de patrimônio ambiental, é concedida a permissão para o início da sua implantação, através do chamado Licenciamento Ambiental. Assim, todo e qualquer empreendimento potencialmente degradador necessita desse prévio licenciamento, bem como adequar-se às exigências durante a realização do respectivo processo produtivo, tendo como foco a minimização das degradações causadas ao meio.

Questão 47

As mudanças climáticas podem ter causas naturais e podem ser consequência das atividades humanas. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta corretamente mudanças climáticas decorrentes de causas naturais.

a) Queima de combustíveis fósseis, que emite na atmosfera gases de efeito estufa.

b) Contaminação do solo e dos recursos hídricos, o que altera o equilíbrio ambiental.

c) Emissão de gases poluentes na atmosfera por indústrias e automóveis.

d) Retirada da cobertura vegetal nativa.

e) Os fenômenos El Niño e La Niña.

Resposta: E

Comentário:

O mundo atual atravessa o agravamento da questão ambiental em escala planetária, e mesmo que na maioria das vezes o aquecimento global seja apontado como problema mais severo, não se pode considerá-lo como sendo a única ameaça ambiental a ser enfrentada com urgência pelas sociedades. Múltiplos problemas de diferentes escalas assolam a humanidade e colocam em risco a manutenção das condições de vida na Terra.

No conjunto desses problemas nasce a ideia da chamada mudança climática, a qual promove profundas alterações nas condições naturais dos ambientes, podendo ser originada por causas naturais ou mesmo antropogênicas. Invariavelmente as ações antrópicas potencializam alterações climáticas naturais, ao mesmo tempo em que criam outras novas, que não existiriam sem a intervenção humana.

Dentre as principais alterações antropogênicas relativas ao meio ambiente e ao clima, pode-se citar a queima de combustíveis fósseis, que aumenta a liberação dos Gases do Efeito Estufa - GEEs, que ampliam a retenção de calor na atmosfera; a contaminação dos solos e dos recursos hídricos, que afeta as coberturas vegetais, limitando as trocas gasosas e os ciclos biogeoquímicos na atmosfera; bem como o desmatamento, que implica na redução do sequestro de carbono e consequentemente desregula a concentração dos GEEs na atmosfera.

Porém, há grandes anomalias climáticas, como o El Niño e a La Niña, que decorrem de causas naturais e relativamente desconhecidas. O que se sabe acerca desses dois eventos é que ambos resultam de alterações nas temperaturas das águas no oceano Pacífico-Sul, próximo à costa peruana. No caso do El Niño tem-se o aquecimento anormal dessas águas, e da La Niña tem-se o resfriamento anômalo das mesmas. Em ambos os casos ocorrem mudanças nos regimes naturais dos ventos alísios de Sudeste.

Questão 48

 A figura a seguir apresenta pontos localizados em coordenadas diferentes e representados pelas letras A, B, C e D.

Com base na interpretação da figura, assinale a alternativa correta.

a) O ponto B localiza-se a 35° de longitude sul e 10° de latitude leste.

b) O ponto C localiza-se a 20° de latitude sul e 10° de longitude oeste.

c) O ponto A localiza-se a 15° de latitude sul e 5° de longitude leste.

d) O ponto D localiza-se a 35° de latitude sul e 5° de longitude leste.

e) O ponto B localiza-se a 35° de latitude norte e 10° de longitude leste.

Resposta: Sem resposta

Comentário:

Na imagem apresentada pela questão tem-se um conjunto de Coordenadas Geográficas nas quais são marcados os pontos nomeados de A, B, C e D, e ao lado desse plano de coordenadas tem-se uma Rosa dos Ventos, que é mostrada com os pontos cardeais invertidos. Assim, antes de determinar a localização dos pontos listados na figura, é necessário posicionar corretamente a Rosa dos Ventos, e para tal deve-se girar a imagem em 180º, conforme a figura a seguir.

Após posicionar a Rosa dos Ventos corretamente (imagem da direita) torna-se possível a determinação das coordenadas geográficas dos pontos listados. Desse modo tem-se que suas respectivas localizações geográficas são:

- Ponto A: 5º de latitude Sul e 15º de longitude Oeste

- Ponto B: 10º de latitude Sul e 35º de longitude Oeste

- Ponto C: 10º de latitude Norte e 20º de longitude Oeste

- Ponto D: 5º de latitude Norte e 35º de longitude Oeste

Portanto, não há entre as alternativas apresentadas na questão nenhuma que mostre a localização correta de qualquer um dos pontos demarcados na imagem trazida pela prova.

Questão 49

A preservação ambiental é um tema comumente difundido na sociedade mundial Partindo desta constatação, leia este relato:

"Residências, comércios e indústrias, no ano 2016, foram responsáveis pelo de incorreto de 7 milhões de toneladas de lixo, sendo 13% plásticos e apenas 15% foi reciclado”

(ONU Meio Ambiente, 2018).

A prática do regresso dos materiais já utilizados no processo produtivo, buscando seu reuso ou o descarte de maneira correta dos resíduos, denomina-se:

a) produção artesanal

b) produção alternativa

c) intervenção sanitária

d) imposição patrimonial

e) logística reversa

Resposta: E

Comentário:

A produção e o descarte inadequado dos resíduos e efluentes se mostra atualmente como um grave problema a ser enfrentado e resolvido pelas sociedades, principalmente nos espaços urbanos. A combinação entre o modo de produção capitalista, que oferece uma infinidade de produtos aos indivíduos visando ganhos comerciais, e a modo de vista consumista, que promove a constante busca pelo mais novo produto lançado, causa a massiva utilização dos recursos naturais, permanentemente acompanhada pela superprodução de lixo por esses consumidores.

A busca por um modelo socioeconômico pautado pela sustentabilidade deveria ser a prioridade máxima para gestores públicos e setores empresariais, posto que isso possibilitaria mais longa disponibilidade dos recursos naturais (commodities) e causaria menos impactos que colocam em risco a própria vida das populações. Ações como a coleta seletiva, o reuso e a reciclagem se mostram muito eficientes nessa temática, mas sozinhas não são plenamente capazes de solucionar de vez o problema.

Recentemente ações relacionadas à chamada Responsabilidade Compartilhada apresentam bons resultados, uma vez que coloca em associação a participação de setores ligados à produção, comércio e consumo das mercadorias, tendo por intuito a destinação correta do lixo produzido em escala crescente. Dentro da ideia de Reponsabilidade Compartilhada tem-se o conceito da Logística Reversa, que se relaciona ao comprometimento dos produtores em estabelecer meios eficientes e corretos para a destinação dos resíduos do consumo das suas mercadorias.

Assim, as sobras materiais de uma determinada mercadoria seriam remetidas aos seus fabricantes, para que esses realizassem seu reuso, reciclagem ou mesmo seu descarte da maneira mais ambientalmente sustentável, produzindo o mínimo impacto possível aos recursos naturais e às sociedades.

Questão 50

 A Cartografia é considerada a ciência que trata da criação da produção, da difusão, da das utilização e do estudo dos mapas. Os fusos horários, também denominados zonas horárias, te foram estabelecidos no ano de 1884, com o intuito de estabelecer diferentes horários, em função do movimento de rotação da Terra, sendo adotado mundialmente desde então. Partindo desta informação, o fuso referencial para a determinação das horas é:

a) Latitude.

b) Linha do Equador.

c) Meridiano de Greenwich.

d) Trópico de Câncer.

e) Trópico de Capricórnio.

Resposta: C

Comentário:

Os fusos horários foram definidos a partir de uma convenção cartográfica no final do século XIX, onde se estabeleceu a divisão da superfície terrestre em 24 faixas longitudinais de 15 graus, contadas a partir de um meridiano de referência, cujo valor longitudinal é de 0º, conhecido como Meridiano de Greenwich. A partir da rotação da Terra, no sentido anti-horário, cada uma dessas faixas estará voltada diretamente para o sol em uma das 24 horas do dia.

A partir do Meridiano de Greenwich tem-se 12 fusos horários a Leste, todos adiantados em hora a cada 15º, e outros 12 fusos horários a Oeste, os quais se atrasam em hora a cada 15º de longitude percorrida. No lado oposto ao Meridiano de Greenwich (portanto, na sua antípoda) encontra-se o meridiano de 180º, conhecido como Linha Internacional da Data – LID, que corta o oceano Pacífico e marca o local de onde se começa a contar as datas do calendário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário