domingo, 27 de maio de 2018

CORREÇÃO COMENTADA DE GEOGRAFIA - UNIRV MEDICINA 2018




QUESTÃO 13

Pela sua diversidade social, econômica e ambiental, o Estado de Goiás é constituído de diversas regiões, assim se configurando, de maneiras diferentes, ao longo da história. 
Nesse sentido, se falamos em região é porque há, sob diferentes aspectos, diferenciação territorial. Com base nos seus conhecimentos sobre o tema, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) (      ) A regionalização do Estado se deu pelas mesorregiões e microrregiões que englobam vários municípios goianos e foram criadas para facilitar a implantação e o desenvolvimento de políticas públicas em Goiás.
b) (      ) Para regionalizar o Estado de Goiás, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) criou cinco mesorregiões e 18 microrregiões geográficas.
c) (      ) A Secretaria de Planejamento do Estado de Goiás (Seplan) regionalizou o estado em 10 áreas. Como exemplo, podem-se citar: região metropolitana, sul, noroeste e sudoeste goianos.
d) (      ) A regionalização de Goiás, ocorrida nos anos de 1970, proporcionou o aparecimento de políticas públicas que solucionaram problemas socioeconômicos, especialmente os das microrregiões do nordeste do estado.

Resposta: VVVF

Comentário:

Os processos de regionalização do espaço geográfico tem como principal finalidade a facilitação do entendimento das especificidades de cada região, assim como o direcionamento mais eficaz das políticas e investimentos públicos para cada uma dessas regiões, as quais podem ser classificadas como micro ou macrorregiões, a depender dos interesses do poder público.

Na regionalização do estado de Goiás, o território estadual foi fracionado em 5 áreas maiores, chamadas de macrorregiões, e essas foram por sua vez, subdivididas em 18 áreas menores, chamadas microrregiões. Desse modo tem-se as mesorregiões: Norte de Goiás (Chapada dos Veadeiros e Porangatu); Noroeste de Goiás (Aragarças, Rio Vermelho e São Miguel do Araguaia); Leste de Goiás (Entorno do Distrito Federal e Vão do Paranã); Centro de Goiás (Anápolis, Anicuns, Ceres, Goiânia e Iporá) e Sul Goiano (Catalão, Meia Ponte, Pires do Rio, Quirinópolis, Sudoeste de Goiás e Vale do Rio dos Bois).

Porém, o processo de regionalização de um estado tem por intuito direcionar as obrigações  e ações do poder público constituído, o que não garante a solução de todos os problemas sociais e das desigualdades  regionais observadas em uma determinada localidade.

QUESTÃO 14

A Terceira Revolução Industrial, chamada também de Revolução Informacional, começou em meados do século XX, momento em que a eletrônica aparece como verdadeira modernização da indústria, após a Segunda Guerra Mundial. Nesse contexto, essa nova revolução gerou mudanças profundas na configuração espacial do mundo, a qual geógrafos denominaram de meio técnico-científico-informacional. Sobre essas mudanças, são feitas quatro afirmações. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) (      ) O avanço do sistema de comunicações e de informática permitiu uma organização do espaço geográfico através de redes, que ampliam os fluxos possíveis, mesmo sem a fixação concreta das atividades produtivas em muitos pontos do espaço.
b) (      ) Apesar da ciência, da técnica e da produção estarem irregularmente distribuídas no espaço geográfico, as inovações tecnológicas estão disponíveis para todos, visto que elas transitam em fluxos que circulam por todo o mundo.
c) (    ) Embora a ampliação das relações internacionais, entre países da economia capitalista, tenha se iniciado há alguns séculos, essas mudanças alteraram o ritmo das interações espaciais, aumentando as trocas de mercadorias e a difusão de hábitos de consumo.
d) (     ) A organização do espaço, através de redes, permitiu uma distribuição multiterritorial das atividades produtivas, gerando maior equilíbrio entre nações ridas e pobres, na Divisão Internacional do Trabalho.

Resposta: VFVF

Comentário:

O processo de integração global das economias e dos espaços nacionais iniciou-se ainda no século XV com o advento das Grandes Navegações, foi a partir da Terceira Revolução Industrial (década de 1970) que as interações entre os lugares se tornou mais intensa e a circulação de mercadorias se intensificou entre as nações. Essa ampliação das interações e dos fluxos possibilitou um aumento dos ganhos econômicos no capitalismo, que por sua vez tornou o processo produtivo mais eficiente, trazendo condições para que as atividades produtivas se espalhassem pelo mundo, não mais necessitando fixar-se apenas no seu território de origem, como se observava anteriormente.

Por outro lado, mesmo com a ampliação dos ganhos capitalistas e com o incremento da produtividade industrial , as desigualdades na distribuição das riquezas e do desenvolvimento econômico, uma vez que apesar das inovações e as tecnologias circularem por todos os espaços, elas não são de fato acessíveis a todos os povos e nações do mesmo modo, o que acaba por reproduzir as desigualdades e os desníveis sociais do mundo contemporâneo.

QUESTÃO 15

O estudo dos climas compõe um importante capítulo da ciência, e seu conhecimento é de suma importância para a organização e o desenvolvimento das sociedades humanas. Os climas da Terra expressam, devido às suas diferenças, aspectos geográficos particulares. 

Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir, que contém aplicações práticas dos principais fatores climáticos, e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) (      ) A altitude compensa a latitude, principalmente em função da menor quantidade de moléculas de oxigênio para reter o calor – assim o ar rarefeito das altas montanhas é muito frio em qualquer latitude.
b) (      ) A continentalidade faz com que a amplitude térmica seja menor, devido ao fato de que o continente tende a aquecer-se e resfriar-se mais lentamente do que o mar. Por isso, o hemisfério norte, que tem mais terras do que água, possui temperaturas menos extremas do que o hemisfério sul.
c) (      ) A circulação atmosférica da Terra é definida pela atuação das massas de ar, cuja dinâmica é controlada pela atuação do El Niño e da La Niña, eventos que resultam, respectivamente, do menor e do maior fluxo de calor nas águas do Oceano Pacífico.
d) (      ) Correntes marítimas frias, ao passarem nas proximidades de litorais, contribuem para o surgimento de desertos, já que a massa de ar sobre elas é mais seca e dificulta a chegada de massas úmidas ao continente – como ocorre, por exemplo, na relação entre a Corrente de Humboldt e o deserto do Atacama.

Resposta: VFFV

Comentário:

As características climáticas de uma localidade, denominadas também de elementos do clima, são determinadas por agentes que atuam sobre cada localidade, os quais são chamados de fatores do clima. Estes fatores tem poder de determinar os aspectos sensíveis e visíveis do clima e se distribuem de modo diferenciado pela superfície terrestre. O principal desses fatores é a latitude, que atua na determinação das temperaturas e da inclinação da incidência dos raios solares na superfície da Terra.

Porém, a latitude é menos impactante que a altitude, posto que em locais mais altos as temperaturas são sempre baixas, por conta da rarefação dos gases atmosféricos, independente da proximidade em relação à linha do equador. As correntes marinhas também atuam fortemente sobre o clima, alterando as condições de temperatura e umidade, uma vez que correntes quentes (provenientes das proximidades do Equador) elevam a umidade do ar e provocam mais chuvas, ao passo que correntes frias (provenientes das zonas polares) reduzem a umidade do ar e a pluviosidade, criando condições para a formação de grandes desertos.

A maritimidade  e a continentalidade se relacionam ao calor específico das superfícies líquidas e sólidas da Terra, fazendo com que haja aquecimento e resfriamento mais lentos ou rápidos, respectivamente, assim como amplitudes térmicas menores ou maiores, respectivamente.

Porém, os padrões de atuação desses fatores do clima são impactados por anomalias climáticas, que alteram temporariamente as condições atmosféricas, criando condições que fogem da normalidade . Essas anomalias que alteram profundamente as condições recebem o nome de El Niño e La Niña, decorrendo do aquecimento ou resfriamento excessivo das águas do Oceano Pacífico sul, respectivamente.

QUESTÃO 16

O populismo surgiu na América Latina através de um processo que inaugurou uma nova 
configuração aos campos sociais e econômicos a serem experimentados, em diferentes níveis, nos países desta região. De acordo com alguns analistas políticos, o populismo ressurgiu na América Latina, nos anos 2000, com as eleições de Hugo Chávez, na Venezuela, Evo Morales, na Bolívia e de Lula no Brasil.

Com base no seu conhecimento sobre o tema populismo, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) (      ) É fundamental para a prática populista clássica resgatar a compreensão, no eleitor, de que a sociedade está dividida em classes sociais e, portanto, o conflito entre elas é inevitável.
b) (      ) Dois princípios fundamentais das práticas populistas são a ideia de supremacia da vontade do povo e a existência de uma relação direta entre este o líder.
c) (      ) A ascensão dos governos populares ao poder, em quase toda a América Latina nesta década, pouco contribuiu para a diminuição da corrupção política, espelho dos procedimentos adotados ou implantados por governos antidemocráticos e/ou oligárquicos do início dessas repúblicas.
d) (      ) Diferentemente das práticas nazistas e fascistas, o populismo encontra no povo um elemento real para a efetivação do combate contra os interesses defendidos pelas elites locais.

Resposta: FVVF

Comentário:

Os regimes populistas que se observaram na América Latina no início do século XX trouxeram à tona práticas políticas que eram consideradas ultrapassadas e superadas na região. Essas formas de governo rapidamente se espalharam pelos países e passaram a criar uma aproximação/integração política entre os países, ameaçando interesses históricos das grandes potências mundiais.

O populismo se ampara no convencimento, por parte da população, de que há uma confluência máxima de seus interesses e as ações do Estado, que aparentemente realizará todas as suas práticas tendo em vista os benefícios sociais gerados. Porém, na América Latina, esses governos populistas apenas reproduziram os problemas históricos de corrupção e políticas voltadas para a minoria da população que sempre esteve próxima dos grupos que estavam no poder, o que acabou por ampliar as desigualdades sociais e a concentração de renda no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário