QUESTÃO 46
O
período que demarca o término da Segunda Guerra Mundial foi definido por uma
série de acordos celebrados entre as potências vitoriosas que expressavam, na
verdade, a emergente divisão bipolar entre os regimes capitalista e socialista.
Entre os acordos NÃO se inclui:
a)
a criação da Organização das Nações Unidas, com o objetivo de assegurar a paz e
o desenvolvimento dos povos do mundo.
b)
divisão da Alemanha Em áreas de influência a serem tuteladas pela Inglaterra,
pela França e pelos Estados Unidos, responsáveis pela constituição da Alemanha
Ocidental (capitalista) e pela URSS, responsável pela Alemanha Oriental
(socialista).
c)
divisão do Vietnã pelo paralelo 38 em uma área de influência socialista ao
norte e área de influência capitalista ao sul.
d)
o reconhecimento da instituição do regime socialista na região do Leste
Europeu, que havia sido libertado da dominação nazista, graças à atuação da
URSS.
Resposta:
C
Comentário:
O término da Segunda Guerra Mundial
lançou as bases geopolíticas para o período da Guerra Fria, onde o mundo se
dividiu em termos ideológicos entre dois sistemas antagônicos, sendo um deles
capitalista (que passou a dominar o chamado mundo ocidental, comandado pelos
Estados Unidos) e o outro socialista (que dominou o chamado mundo oriental,
comandado pela então União Soviética).
Entre os acontecimentos que marcaram
esse contexto, há a transformação da antiga Liga das Nações em Organização das
Nações Unidas – ONU. A Alemanha, responsável por grande parte dos conflitos da
segunda guerra foi dividida entre os países aliados, que venceram a guerra,
para que fosse por eles governada. O antagonismo entre capitalismo e socialismo
levou a uma divisão física do território alemão, através da chamada Cortina de
Ferro. Esta Cortina de Ferro, aliás, marcou o “acordo” entre as duas potências
antagônicas para que o mundo fosse dividido em duas partes, cabendo à potência
americana o controle do mundo ocidental (a partir das américas) e à potência
europeia o controle do mundo oriental (a partir do Leste Europeu).
QUESTÃO 47
É
INCORRETO afirmar que, no Brasil,
uma fronteira:
a)
configura recorte espacial em que, a depender da forma de apropriação das
terras livres, das relações sociais e dos tipos e interesses dos agentes
sociais aí constituídos, ter-se-á a consolidação de projetos distintos.
b)
constitui uma região estratégica, seja para o capital, seja para o Estado,
ambos comumente empenhados em sua estruturação e integração ao espaço das redes
e conexões globais.
c)
corresponde àquelas porções do território nacional que, por ter consideráveis
extensões de terras devolutas, têm sua apropriação legalmente franqueada a
pioneiros, desde que comprovada sua nacionalidade brasileira.
d)
é aquele espaço ainda não estruturado e, por essa razão, gerador de realidades
novas e dotado de elevado potencial político, tendo em vista sua inerente
condição de potencialidade.
Resposta:
C
Comentário:
O termo “fronteira” na visão
geográfica representa muito mais do que simplesmente o limite político entre
dois territórios distintos. Para a Geografia, a visão de regiões de fronteira
tem um contexto mais relativo ao uso e ocupação do que limite de autonomia
propriamente dito.
No Brasil, a ideia de fronteira se
embasa em aspectos mais econômicos do que políticos, posto que uma região de
fronteira é entendida muito mais como uma área dotada de elevadas
potencialidades, porém ainda não completamente utilizada, sendo que esta
“fronteira” condiciona a expansão da economia e das relações sociais, como por
exemplo a Amazônia, que ainda não é plenamente ocupada pela agricultura, e
portanto é chamada de “fronteira agrícola”, ou ainda o sertão nordestino, onde
os indicadores socioeconômicos apresentam-se muito baixos, e por isso é
considerado uma “fronteira do desenvolvimento”.
QUESTÃO 49
A
sobreposição de dois planisférios – um que representa a divisão política
internacional e, um outro, que representa as redes de transportes – revela
traços importantes da organização do espaço geográfico.
A
partir dessa sobreposição, é CORRETO
afirmar que:
a)
as porções continentais de difícil acessibilidade e que configuram enclaves
espaciais são aquelas em que se localiza maior número de aeroportos e para as
quais se converge maior número de voos.
b)
as principais e mais extensas hidrovias do planeta estão localizadas em
territórios caracterizados pela acentuada aridez e semiaridez, que acabam por
condicionar o regime dos débitos fluviais.
c)
os espaços regionais de elevada densidade rodoferroviária estão presentes,
tanto em países do Norte, quanto do Sul, a exemplo da porção oriental
estadunidense e da região concentrada do Cone Sul.
d)
os territórios de economias subdesenvolvidas são entrecortados, sobretudo, por
densa rede ferroviária, ao passo que, nas economias desenvolvidas, os fluxos de
mercadorias e pessoas se apoiam em extensa rede rodoviária.
Resposta:
C
Comentário:
Os sistemas de transportes estão
diretamente associados ao processo de desenvolvimento econômico de cada nação,
sendo ao mesmo tempo um aspecto determinante, e uma consequência resultante
desse processo. Cada nação deve buscar estabelecer uma combinação de todos os modais
de transportes existentes, a fim de que se alcance uma integração que seja
capaz de trazer máxima eficiência e mínimo gasto. Essa combinação entre
eficiência e gasto encontra-se baseada em uma gama enorme de aspectos, como a
distância, o tipo de carga, volume transportado, valor da mercadoria, tipo de
relevo (....), porém, cada país terá sua própria política de transportes mais
viável.
No caso dos países mais
desenvolvidos, como os Estados Unidos e as potências europeias há uma grande
malha ferroviária, em grande parte herdada do início de seus processos de
desenvolvimento econômico nos séculos XVIII e XIX, assim como uma importante
malha rodoviária, fruto de seu crescimento econômico principalmente no século
XX; enquanto no caso do Brasil, a malha ferroviária se concentra na porção
centro-sul do país, na região integrada aos outros países membro do MERCOSUL,
fruto da herança do período agroexportador do café nos séculos XIX e XX, assim
como a malha rodoviária ali se concentra, por conta da histórica concentração
industrial e econômica a partir da década de 1930. Essa região “fronteiriça”
entre os países membros desse bloco econômico é chamada de Cone Sul.
QUESTÃO 51
A
incorporação crescente da região amazônica nos circuitos de exploração
econômica tem trazido resultados ambientais graves para este domínio
morfoclimáticos.
Assinale
a alternativa que apresenta somente CAUSAS
da degradação do Domínio Morfoclimático da Amazônia.
a)
a extração ilegal de madeira, as queimadas, a expansão da pecuária e das monoculturas,
a mineração e abertura de estradas e ferrovias.
b)
a poluição dos rios por mercúrio como decorrência do garimpo, o aumento das
perdas de solos por manejo inadequado, a caça e pesca ilegais.
c)
o desenvolvimento da agroindústria colonial açucareira, os garimpos de diamante
e ouro, a exploração dos babaçuais e carnaubais.
d)
o estímulo governamental à ocupação desse domínio por meio de projetos, como o
Prodecer e o Polocentro, o extrativismo vegetal predatório das drogas do
sertão.
Resposta:
A
Comentário:
O processo recente de ocupação da
região amazônica no Brasil traz para esse bioma grandes impactos ambientais e
degradações, diretamente relacionados ao modo como se dá essa ocupação e
principalmente o uso das potencialidades inerentes dessa porção do país.
Embora hoje a expansão da
agropecuária seja a principal vertente da ocupação da Amazônia, outras
atividades econômicas em períodos anteriores também foram responsáveis pela
degradação dessa região, tais como a extração ilegal de madeira, as queimadas
para a abertura de novas áreas para a agricultura e a pecuária de corte, a
expansão das monoculturas (principalmente da soja a partir do Centro-Oeste), a
mineração em escala local (como nos garimpos de ouro na Serra Pelada (PA)) ou
em escala regional (como a mineração de ferro e bauxita na Serra dos Carajás
(PA), na Serra do Navio (AP) e Oriximiná (PA)), a abertura de vias de ligação
dessa região com o restante do Brasil, como a construção da Rodovia
Transamazônica ou das ferrovias Norte-Sul ou a Estrada de Ferro Carajás.
QUESTÃO 55
O
impeachment de Fernando Collor de Melo levou à presidência Itamar Franco, que
cumpriu o restante do mandato presidencial até dezembro de 1994. Com uma imagem
pacata, tranquila, Itamar Franco atraiu progressivamente a empatia popular.
O
elemento de maior relevância no governo de Itamar foi a criação do:
a)
Plano Cruzado.
b)
Plano Verão.
c)
Plano Real.
d)
Plano Bresser.
Resposta:
C
Comentário:
Ao término da década de 1980,
conhecida como a “década perdida” para a economia brasileira, o país passa por
profundas reestruturações econômicas e políticas, relacionadas à recuperação do
crescimento do PIB nacional, estagnado por conta de um quadro de hiperinflação
e à retomada das instâncias democráticas, perdidas desde o golpe de Estado de
1964. Nesse contexto, a redemocratização do país leva ao poder Fernando Collor
de Melo, que sofre o processo de impeachment na primeira metade de seu governo,
sendo substituído pelo vice-presidente Itamar Franco, que herda junto com a
responsabilidade de afirmar a democracia do país, a necessidade de controlar a
inflação e tirar o país da profunda recessão econômica que se encontrava
mergulhado.
A equipe econômica de Itamar Franco,
liderada pelo então Ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, lança o
Plano Real em uma tentativa de reestabelecer os rumos da economia brasileira,
frear a hiperinflação de 2750% que assolava o país e atrair novamente os
investimentos estrangeiros para o Brasil. O Plano Real consistiu em uma
equiparação temporária do Real (nova moeda nacional) ao Dólar (moeda de
referência global) através de um indexador financeiro (URV), levando em
consideração o valor da inflação (2750%).
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