domingo, 27 de maio de 2018

CORREÇÃO COMENTADA DE GEOGRAFIA - IMEPAC MEDICINA 2018 (APLICAÇÃO ITUMBIARA)




QUESTÃO 47

“Após alguns meses, a pressão de produtores e intermediários que tiveram reduzidas suas possibilidades de lucro passou a influir no abastecimento da população. A carne, o leite e outros alimentos começaram a escassear. Em junho de 1986, em São Paulo, mais de 20% dos 4,5 mil açougues da cidade fecharam suas portas por falta de carne. Na indústria, a escassez de matéria prima e de preços afetou a produção.”

A situação apresentada pelo texto se refere ao início da redemocratização do Brasil, e pode ser explicada pela:

a) intervenção do governo na economia, ao estabelecer um rígido controle do mercado por meio do congelamento de preços e salários.
b) ação conjunta de governo e empresários produtores com vistas a eliminar a figura do intermediário, responsável pelo aumento dos preços.
c) ausência da população dos mercados consumidores, reflexo do agravamento da inflação que diminuía drasticamente seu poder de compra.
d) insatisfação dos empresários que viram sua lucratividade ser reduzida diante de uma crise econômica originada por um governo corrupto.

Resposta: A

Comentário:

O período de redemocratização do Brasil, iniciado na segunda metade da década de 1980, trouxe ao país a ampliação da crise econômica iniciada na década anterior, e junto dessa crise a recessão econômica e o aumento substancial dos quadros inflacionários da nação. Ao assumir a presidência, José Sarney dá início a uma série de tentativas frustradas de controlar a questão inflacionária e recuperar a economia falida do país.

Dentre as principais ações mal sucedidas do então presidente podem ser destacadas a adoção do “gatilho salarial”, atrelando o aumento do salário mínimo ao aumento da inflação nacional e o congelamento dos preços e dos salários no país. Ora, se a inflação é medida pela relação direta entre preços e salários, ao se congelar ambos o governo apenas limita seu crescimento, porém não a elimina, não tendo essa ação surtido o efeito esperado pela equipe econômica.

QUESTÃO 51

Analise a figura a seguir, que faz referência aos efeitos (1, 2 e 3) causados pela precipitação pluviométrica nas áreas urbanas.



Durante os eventos de precipitação intensa, os efeitos 1, 2 e 3, enumerados nessa figura, não resultam

a) no risco de aquisição de doenças infecciosas transmitidas pelo contato ou ingestão de água contaminada, a exemplo da leptospirose e de enfermidades diarreicas.
b) na formação de enxurradas, que transformam vias urbanas em canais de escoamento preferencial da água, que são capazes de pôr em risco vidas humanas e arrastar veículos.
c) no aumento do volume da água acumulada em sub-superfície, essencial ao abastecimento populacional de cidades dependentes de aquíferos subterrâneos.
d) no extravasamento de canais fluviais que drenam o tecido urbano para além de suas seções, inundando parcela da cidade edificada em planícies.

Resposta: C

Comentário:

A situação demonstrada na imagem, onde se tem um evento de intensa precipitação sobre uma área urbana, acarretando uma série de impactos nessa área e nas suas adjacências. A principal causa para que esse evento se torne impactante é a impermeabilização do solo, que reduz o fluxo vertical da água e aumenta o fluxo horizontal da mesma, ampliando portanto o escoamento superficial e a força das enxurradas, causando inundações nessas áreas ampliando os riscos de disseminação de doenças infectocontagiosas.

Por outro lado, o maior escoamento superficial representa uma redução drástica da infiltração, o que limita, ou por vezes impede, o reabastecimento das reservas subterrâneas de água, nos aquíferos e lençóis freáticos.

QUESTÃO 52

Analise o planisfério a seguir.

Contingente de imigrantes no Brasil de acordo com o seu país de origem (2007 / 2014)



No período considerado, migrou para o Brasil contingente de indivíduos oriundos de:

I. economias que ocupam diferenciada posição na ordem mundial vigente.
II. nacionalidades reconhecidamente formadoras de mão de obra qualificada.
III. nações hoje marcadas por conflitos bélicos e crises humanitárias.
IV. praticamente todos os continentes do globo, com exceção da Antártida.
V. territórios em que se praticam religiões diversas, inclusive o budismo e hinduísmo.

Estão corretos os itens

a) I, II, III, IV e V.
b) II e V, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) I, III e IV, apenas.

Resposta: A

Comentário:
Durante o período destacado no mapa trazido pode-se observar que chegaram ao Brasil imigrantes provenientes de todas as partes do mundo, sendo que de algumas áreas houve um fluxo mais intenso (círculos maiores) e de outras um menor aporte de pessoas (círculos menores). Nota-se que pessoas provenientes de nações que estão em diferentes níveis de desenvolvimento econômico se direcionaram para o país, sendo daquelas nações que ocupam posições inferiores na atual ordem mundial (como na América Latina), ou mesmo daquelas mais desenvolvidas, formadoras de mão de obra mais qualificada na atualidade (como os estados Unidos).

Além disso, percebe-se a chegada de imigrantes provenientes de regiões que atravessam intensos conflitos  bélicos (como no Oriente Médio) ou crises humanitárias (como a África). Há ainda fluxo de pessoas provenientes de países com religiões diversas, como o Budismo (China) ou o Hinduísmo (Índia). Portanto, pode-se afirmar que à exceção da Antártida, todos os continentes do mundo originaram levas de imigrantes para o Brasil no período retratado pelo mapa.

QUESTÃO 53

Leia a manchete.

População mundial deve atingir quase 10 bilhões em 2050

- Projeção da ONU indica que Terra abrigará mais de 11 bilhões de humanos no fim do século –

O crescimento projetado para a população mundial anunciado na manchete tende a ser alcançado caso

a) os distintos continentes do globo mantenham aumento populacional quantitativo igualitário, condição essa vigente desde o início do século XX.
b) a numerosa migração em direção às economias centrais seja mantida sob controle, com vistas a garantir a renovação dos estoques populacionais nos países periféricos.
c) a taxa de fecundação, que indica o número médio de filhos por mulher em dada população, seja mantida abaixo de 1,0 (um), nível necessário para a reposição de gerações.
d) o crescimento vegetativo, definido como a diferença entre a taxa de natalidade e de mortalidade, registre valor positivo, em favor do contingente de nascimentos.

Resposta: D

Comentário:

Apesar de a maioria dos países do mundo estar atualmente reduzindo suas taxas de natalidade, o saldo do crescimento vegetativo ainda continua positivo, por conta da redução das taxas de mortalidade. Portanto, embora em ritmo mais lento, a população do mundo continua a aumentar, nesse início de século XXI.

A projeção apresentada pela ONU, para o final desse século se mostra real e factual, uma vez que no mundo menos desenvolvido ainda se tem taxas de crescimento acima da taxa de reposição da população, o que atesta a possibilidade de aumento populacional, projetada pela organização. Porém, esse crescimento será alcançado se for mantida essa atual taxa de natalidade positiva e acima das taxas de mortalidade e do índice de reposição.

QUESTÃO 54

Leia o trecho a seguir.

“[...]gentrificação é consequência de mudanças, não apenas na qualidade, composição e distribuição da força de trabalho, mas principalmente, e primeiramente, na reorganização do espaço para produção, circulação e consumo de mercadorias. Isso coloca a compreensão do conceito como parte de um amplo e complexo processo de (re)estruturação urbana ligando o conceito também a processos específicos de (re)organização espacial [...]”

Assinale a alternativa em que a ilustração não faz referência ao processo de gentrificação.

a)

b)

c)

d) 


Resposta: B

Comentário:

O processo de gentrificação das áreas urbanas está diretamente relacionado com o aumento do preço médio dos lotes e habitações urbanas a partir da valorização da região por obras públicas ou privadas no entorno. Desse modo, pode-se afirmar que a gentrificação encontra-se diretamente relacionada ao processo de especulação imobiliária, também comum na atualidade.

Nas imagens mostradas na questão, apenas a letra “b” não faz menção a esse processo, uma vez que na letra “a” nota-se no gráfico a valorização dos preços das moradias a partir da sua modernização; já na letra “c” percebe-se a substituição de moradias mais simples por um grande projeto habitacional, que trará valorização para o espaço a que se insere; ao passo que na letra “d” observa-se a reforma e reestruturação de uma antiga área construída, o que acaba por agregar-lhe valor comercial e torna-la inacessível para as populações de mais baixa renda.

QUESTÃO 55

Analise o mapa a seguir, elaborado a partir de dados e informações de 2013.



De acordo com essa análise, assinale a alternativa que apresenta o título aplicável a esse mapa.

a) Geografia da produção mineral na Amazônia.
b) Geografia da produção de carne suína na Amazônia.
c) Geografia da produção de soja na Amazônia.
d) Geografia da produção leiteira na Amazônia.

Resposta: C

Comentário:

No mapa apresentado, a área em destaque representa o chamado “arco da devastação da Amazônia”, que é a região na borda desse bioma, mais assolada atualmente pelo processo de desmatamento e pela expansão das atividades econômicas do país.

Nessa região, se nota na atualidade a expansão da fronteira agrícola, proveniente do Cerrado (Centro-Oeste), onde a ocupação das terras já está quase completa e os agricultores começam a expandir suas atividades em direção às terras amazônicas. Hoje, nota-se claramente uma ampliação das áreas destinadas à produção de soja nessa direção, visando aumentar a produtividade e o abastecimento dos mercados internacionais, principalmente o chinês.





Nenhum comentário:

Postar um comentário