sexta-feira, 9 de junho de 2023

CORREÇÃO COMENTADA DE GEOGRAFIA UNIUBE UBERABA - 2023

 

Questão 21

A Coreia do Sul atualmente é conhecida pela Hallyu, ou a "onda coreana", que se refere aos produtos culturais que vão desde os grupos de k-pop (o gênero musical coreano) até os famosos doramas (ou dramas coreanos) apoiados e financiados, em boa parte, pelo governo sul-coreano. A indústria cultural sul-coreana deixou de ter foco lucrativo para ter uma visão e estratégia política de diálogo com outros países.

A estratégia política da indústria cultural da Coreia do Sul, citada no excerto, tem como propósito geopolítico

a) promover a inserção sul-coreana nas relações internacionais sem usar poder militar e bélico.

b) rivalizar com a indústria norte-americana que vem apresentando dificuldades de desenvolvimento.

c) influenciar a cultura da Coreia do Norte visto que os dois países não possuem acordo de paz desde 1953.

d) evidenciar o potencial tecnológico e cultural sul-coreano para atrair indústrias de países desenvolvidos.

e) intimidar países vizinhos como a China e o Japão por meio de recursos econômicos e sociais.

Resposta: A

Comentário

O crescimento econômico das nações consideradas emergentes, como é o caso da Coreia do Sul, suscita a necessidade de um reordenamento geopolítico nas relações globais na medida em que antigos polos de poder diminuem seu caráter hegemônico, enquanto outras nações, outrora desconsideradas no cenário global, passam a buscar para si um certo protagonismo, seja de caráter regional ou até mesmo global. Durante a Guerra Fria os Estados Unidos usaram de modo muito eficiente estratégias não militares, como o cinema, a música e a literatura, para alcançar novas áreas de influência, tal qual o texto destaca a estratégia da Coreia do Sul no presente.

Correção

a) Correto, pois a intenção do governo sul-coreano com a adoção das estratégias de incentivo da industrial cultural do país é ampliar as relações externas da nação, principalmente com as sociedades ocidentais, o que pode futuramente culminar em maior penetração dos interesses econômicos do principal Tigre Asiático na economia global, bem como na maior aceitação de seus produtos pelos mercados consumidores externos.

b) Incorreto, pois a economia da Coreia do Sul ainda apresenta grande dependência em relação às indústrias estadunidenses, posto que a maior parte das plantas produtivas instaladas no país asiático é de multinacionais da potência americana, ali estabelecidas a partir da década de 1970.

c) Incorreto, pois apesar de não existir um acordo de paz entre as duas coreias, mas sim um armistício entre as duas nações, que foi assinado após a divisão dos dois territórios, as estratégias de expansão cultural da Coreia do Sul se voltam muito mais para o Ocidente do que para o continente asiático.

d) Incorreto, pois o processo de atração de indústrias estrangeiras, provenientes das nações mais desenvolvidas, se dá desde a década de 1970 e é motivada pela oferta de vantagens locacionais do Estado sul-coreano, com destaque para a mão de obra qualificada e barata, e os incentivos fiscais.

e) Incorreto, pois em relação ao Japão existe uma aproximação econômica da Coreia do Sul desde a década de 1970, o que trouxe as indústrias multinacionais japonesas para o país e deu início ao seu processo de industrialização. Em relação à China não há evidências acerca de qualquer acirramento regional por parte do governo sul-coreano.

Questão 22

Analise o gráfico.

A tendência observada no gráfico evidencia uma situação de

a) déficit de produtos de maior valor agregado, resultado da desindustrialização.

b) superávit de bens de capital, resultado do incremento das exportações.

c) déficit de produtos de baixo valor agregado, resultado da reprimarização da economia.

d) déficit de produtos de maior valor agregado, resultado da terceirização da economia.

e) superávit de bens de consumo, resultado da reindustrialização.

Resposta: A

Comentário

A balança comercial brasileira passa nas últimas décadas por um processo de transformação setorial, que define um novo papel do país na Divisão Internacional do Trabalho - DIT, reforçando gradativamente seu tradicional posto de fornecedor de commodities para o mercado externo. Essa mudança se intensifica principalmente a partir da aproximação comercial com a China, em decorrência do crescimento econômico das nações emergentes, e através da criação do grupo conhecido como BRICS, composto por Brasil, Rússia, Índia, China e mais recentemente a África do Sul. Nesse contexto o país reduz a participação das exportações de produtos industrializados na composição do seu Produto Interno Bruto - PIB, e volta a se destacar na exportação de gêneros agrícolas e recursos minerais.

Correção

a) Correto, pois o gráfico mostra curvas predominantemente abaixo do 0 para a o saldos dos produtos industrializados e máquinas industriais ao longo do período, o que configura um déficit desses produtos de maior valor agregado. Esse quadro se instaura em decorrência do processo de desindustrialização, que se dá pela redução do papel do setor secundário (indústria) na economia, e do aumento da participação do setor primário (agropecuária e mineração) na composição do PIB.

b) Incorreto, pois os valores negativos das curvas apresentadas pelo gráfico demonstram um déficit na participação dos bens de capital na composição dos ganhos econômicos do país no período retratado, ao invés de um superávit, onde as curvas estariam acima do 0.

c) Incorreto, pois os dados apresentados pelo gráfico se relacionam aos produtos de base industrial e tecnológica, que possuem alto valor agregado. Não são mencionados valores da participação de produtos de menor valor agregado, como as commodities por esse gráfico. Há de se destacar que de fato ocorre no país um processo de reprimarização ou desindustrialização no presente.

d) Incorreto, pois embora o gráfico demonstre a existência de um déficit dos produtos de maior valor agregado na base de ganhos econômicos do Brasil, esse processo decorre da desindustrialização ou reprimarização da economia, e não da terceirização, processo esse que se associa ao processo de desconcentração industrial.

e) Incorreto, pois no gráfico os valores negativos apresentados demonstram um déficit dos bens industriais, e não um superávit. Cabe mencionar ainda que no gráfico não são apresentados dados referentes aos bens de consumo, mas sim setores de bens de capital ou bens de produção. O item se mostra incorreto ainda pelo fato de que no Brasil ocorra hoje um processo de desindustrialização, e não de reindustrialização.

Questão 23

Examine as imagens 

A dinâmica das monções ilustrada nas imagens está relacionada

a) à evapotranspiração da flora.

b) às correntes de ar convectivas.

c) ao avanço das chuvas frontais.

d) ao movimento das marés.

e) à mudança na direção dos ventos.

Resposta: E

Comentário

A dinâmica atmosférica que rege o clima da porção Sul da Ásia, com destaque para a Índia e o Paquistão, é conhecida como Monções Tropicais, que se caracteriza pela elevada concentração das precipitações durante os meses de verão, quando ocorre a elevação das temperaturas regionais, enquanto nos meses de inverno ocorre o resfriamento acentuado do ar e se instaura uma intensa estiagem sobre essa porção continental, restringindo de modo severo a pluviosidade local. Esse mecanismo monçônico é estabelecido através da variação dos centros de pressão atmosférica entre o continente asiático e o Oceano Índico, definindo a variação da direção dos ventos entre as duas estações. Desse modo forma-se na terra resfriada um centro de alta pressão no inverno, expulsando os ventos e a umidade para o oceano, enquanto durante o verão a superfície continental aquecida  diminui a pressão atmosférica e atrai o ar úmido do oceano.

Correção

a) Incorreto, pois na parcela Sul da Ásia, apresentada pela imagem como zona de ocorrência frequente das monções as vegetações predominantes se relacionam a florestas temperadas e formações decíduas, que não apresentam um potencial de evapotranspiração que possibilite tamanha produção de umidade atmosférica, responsável por esse regime de chuvas intensas.

b) Incorreto, pois as correntes de ar convectivas se estabelecem de modo estacionário, apresentando a ascensão do ar mais quente e a descida do ar resfriado, levando para a alta troposfera grandes volumes de umidade, capazes de gerar chuvas intensas e localizadas. Porém, esse mecanismo não apresenta mudanças horizontais na direção dos fluxos de ar, como é mostrado nos mapas.

c) Incorreto, pois as chuvas frontais, também conhecidas como chuvas ciclonais, são recorrentes durante os meses de inverno, quando duas massas de ar com características térmicas distintas se chocam e trocam características entre si, levando à condensação do vapor de água e à ocorrência de intensas precipitações. Esse tipo de chuva ocorre durante os meses mais frios, e não no verão, como são as chuvas monçônicas da Ásia.

d) Incorreto, pois os movimentos das marés que ocorrem nas zonas costeiras do mundo são associados à interação do campo gravitacional da Terra e da Lua, sendo responsáveis pela elevação do nível oceânico (maré alta) ou rebaixamento dele (maré baixa). Porém, esse movimento não provoca alterações nas questões climáticas da terra, como se nota no regime de chuvas do Sul da Ásia.

e) Correto, pois durante os meses de inverno a continentalidade faz com que a massa de terras emersas da Ásia se resfrie mais rápido, criando ali um centro de alta pressão atmosférica que dispersa os ventos em direção ao Oceano Índico, deixando o Sul asiático mais seco nesse período. Já durante o verão a mesma continentalidade leva a massa de terras a se aquecer rapidamente, criando ali um centro de baixa pressão que atrai os ventos úmidos do Oceano Índico, que provocam chuvas torrenciais conhecidas como monções.

Questão 24

A bacia hidrográfica ou bacia de drenagem de um curso d'água é a área para onde, devido ao relevo e geografia, a água da chuva escorre em direção a um rio principal e seus afluentes. A água corre por riachos e rios menores para um mesmo rio principal.

O direcionamento das águas pela bacia hidrográfica depende

a) do tipo de vegetação.

b) da presença de aquífero.

c) do desnível do terreno.

d) da construção de terraceamento.

e) do grau de assoreamento.

Resposta: C

Comentário

Uma bacia hidrográfica corresponde à rede de drenagem de uma determinada localidade, composta por uma combinação de canais hierarquizados, sendo os menores chamados de afluentes ou tributários e o maior conhecido como rio principal, o qual geralmente empresta o nome à bacia. A delimitação dessa rede hidrográfica é feita pelos relevos mais elevados, conhecidos como divisores de águas ou interflúvios, que circundam a área mais rebaixada onde flui o rio principal, abastecido por seus respectivos afluentes. Nas porções mais elevadas do relevo se localizam as nascentes dos canais hídricos, ao passo que na parte mais baixa, onde o rio principal deposita suas águas ao término de seu fluxo, encontra-se a foz ou exutório da bacia.

Correção

a) Incorreto, pois o tipo de vegetação não interfere no direcionamento dos fluxos de água dentro de uma bacia, embora tenha papel importante dentro da dinâmica de uma região hidrográfica, principalmente pela produção de vapor de água a partir da evapotranspiração, e pela proteção dos canais em relação aos processos erosivos e de assoreamento

b) Incorreto, pois a presença de um aquífero subterrâneo pode influenciar na quantidade de águas que fluem em uma bacia, ao dar origem às nascentes em áreas de afloramento, porém não apresenta relação com o direcionamento dos cursos desde as nascentes até os exutórios.

c) Correto, pois o desnível ou inclinação do terreno produz as diferenças altimétricas entre as áreas de nascentes, sempre mais elevadas, e região da foz ou exutório, sempre mais baixas, definindo a direção que as águas dos rios irão fluir, por decorrência da ação da gravidade.

d) Incorreto, pois a construção de terraceamento ou degraus nas encostas montanhosas tem o intuito de reduzir a velocidade do escoamento superficial nessas áreas íngremes, a fim de diminuir a incidência dos processos erosivos, e ao mesmo tempo criar superfícies aplainadas que possibilitem ali os cultivos, não tendo essa técnica de conservação do solo qualquer relação com o direcionamento das águas ao longo dos cursos dos rios.

e) Incorreto, pois o processo de assoreamento consiste na acumulação de sedimentos nos leitos dos rios em decorrência de processos erosivos nas áreas marginais, e promove a redução da profundidade dos rios e amplia o risco de transbordamento durante os períodos de chuvas mais intensas, porém não exerce qualquer influência sobre o direcionamento das águas ao longo do seu curso.

Questão 25

Um jogo de futebol será realizado no dia 02.06.2023 às 18h00, em Doha, no Catar. Sabendo que o Catar está localizado no fuso horário UTC +3h, os moradores de Paris, na França (UTC +1h); do Arquipélago de Fernando de Noronha, no Brasil (UTC -2h); e de Los Angeles (UTC -8h), nos Estados Unidos que desejarem assistir ao jogo devem ligar seus televisores, respectivamente, às:

a) 18h00, 20h00 e 23h00.

b) 16h00, 13h00 e 07h00.

c) 15h00, 19h00 e 23h00.

d) 09h00, 12h00 e 17h00.

e) 16h00, 12h00 e 09h00.

Resposta: B

Comentário

Os fusos horários correspondem a faixas longitudinais de 15º contados a partir do Meridiano de Greenwich (0º) nas direções Leste e Oeste, até os limites de 180º para cada hemisfério, onde se estabelece a chamada Linha Internacional da Data (LID), que marca o início da mudança dos dias no calendário. Cada um dos fusos horários corresponde a 1 hora, devendo ela ser acrescida a cada 15º para o Leste ou reduzida a cada 15º para o Oeste.

Resolução

 

Como Paris, Fernando de Noronha e Los Angeles encontram-se a Oeste da cidade de Doha, no Catar (UTC +3), quando os relógios marcarem 18:00 no país árabe, os relógios nas outras localidades deverão apresentar horas atrasadas em relação a ela. Assim sendo, em Paris (UTC +1) serão 2 horas a menos, Fernando de Noronha (UTC -2) serão 5 horas a menos, e em Los Angeles (UTC -8) serão 11 horas a menos. Dessa forma, os relógios ali marcarão 16:00, 13:00 e 07:00, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário