terça-feira, 13 de junho de 2023

CORREÇÃO COMENTADA DE GEOGRAFIA UNEMAT - 2023

 

 

Questão 22

Nicolau Steno concluiu, em 1669, que as rochas se superpunham em ordem cronológica (Lei da Superposição). Em 1815, William Smith descobriu que os fósseis são um instrumento confiável para datar rochas. Georges Cuvier (1769-1832) mostrou que cada mudança de sequência de fauna representava uma idade específica e estabeleceu o conceito de que as espécies se extinguem. Com base nos fósseis e na extinção, os geólogos puderam, então, definir as unidades geológicas e colocá-las, pela Lei da Superposição, em ordem cronológica. A Escala de Tempo Geológico é subdividida em quatro intervalos denominados Eras, subdivididas em intervalos menores denominados Períodos.

Assinale a alternativa que representa os períodos da Era Cenozoica.

a) Paleogeno, Paleoceno e Cenozoica.

b) Paleogeno, Neogeno e Quaternário.

c) Cambriano, Carbonífero e Proterozóico.

d) Holoceno, Paleogeno e Mesozoica.

e) Paleoceno, Oligoceno e Ordoviciano.

Resposta: B

Comentário

O processo evolutivo das formas e estruturas da Terra se dá de modo lento e constante ao longo dos milhões (ou mesmo bilhões) de anos desde formação da crosta terrestre, datada pela ciência há cerca de 4,5 bilhões de anos. Assim sendo, torna-se impossível mensurar os fatos nesse intervalo de tempo tão extenso, conhecido como Tempo Geológico, sendo necessária sua divisão em intervalos “menores” para que os eventos sejam mais bem compreendidos e distribuídos ao longo da história evolutiva do planeta. O Tempo Geológico pode ser dividido em intervalos de tempo maiores conhecidos como Éons, os quais se fracionam em Eras Geológicas, que se subdividem em Períodos Geológicos, que por fim se dividem em Épocas Geológicas.

Correção

a) Incorreto, pois embora os períodos Paleogeno e Neogeno (subdivisões do Terciário) de fato façam parte da Era Cenozoica, não existe um período homônimo dentro dessa Era Geológica.

b) Correto, pois tradicionalmente a Era Cenozoica era dividida em duas metades, sendo a primeira delas conhecida como Terciário e a segunda chamada de Quaternário. Hoje admite-se uma nova subdivisão, onde o Terciário pode ser fracionado em partes menores, sendo chamadas de Paleogeno, e Neogeno.

c) Incorreto, pois o Cambriano e o Carbonífero são períodos da Era Paleozoica, e não da Era Cenozoica; enquanto o Proterozoico corresponde a um Eon, e não um período dentro de uma Era Geológica.

d) Incorreto, pois embora o Holoceno e o Paleogeno se insiram na Era Cenozoica, sendo partes do Quaternário e do Terciário, respectivamente, a Era Mesozoica não corresponde a um período dentro da Era Cenozoica, mas sim a uma outra Era Geológica que a antecede.

e) Incorreto, pois embora o Oligoceno e o Paleoceno se insiram no Terciário e, portanto, na Era Cenozoica, o Ordoviciano corresponde a um período inserido na Era Paleozoica e não na Era Cenozoica.

Questão 23

O diastrofismo se manifesta por movimentos que deslocam ou deformam as rochas formadoras da crosta terrestre. Esses movimentos podem ser verticais ou horizontais, causados por forças originadas no interior da Terra, que agem lenta ou prolongadamente na crosta.

Analise as assertivas a seguir.

I - Os movimentos verticais que provocam abaixamento ou soerguimento da crosta terrestre também podem ser denominados de epirogênicos. Realizam-se lentamente e tem como consequência a isostasia.

II - Os movimentos orogênicos, causam variações lentas no nível do mar, também chamadas de eustasia ou movimentos eustáticos.

III - Os movimentos orogênicos são responsáveis pela orogênese ou formação de montanhas. São movimentos intensos e de pequena duração no tempo geológico.

IV - Como resultado dos movimentos epirogênicos formam-se os dobramentos e os falhamentos.

V - Os movimentos epirogênicos acorrem em áreas geologicamente mais estáveis.

Em relação aos movimentos expostos no texto base, assinale a alternativa correta.

a) I, III e V.

b) I, IV e III.

c) I, II e III.

d) II, III e IV.

e) II, IV e V.

Resposta: A

Comentário

A dinâmica que rege a crosta terrestre ao longo de seu processo evolutivo, nos últimos 4.5 bilhões de anos, encontra-se intimamente ligada à ação conjunta de agentes internos da Terra, conhecidos como forças endógenas, e dos agentes externos, conhecidos como forças exógenas. As forças endógenas são representadas pelo tectonismo (movimentação das placas), o vulcanismo (liberação de energia e materiais das camadas internas do planeta) e os abalos sísmicos (liberação da energia gerada pelo atrito entre as placas tectônicas). Por outro lado, as forças exógenas se relacionam aos elementos climáticos, como a chuva, o vento, a variação de temperaturas etc., que atuam no desgaste e modelagem das formas anteriormente criadas pela ação das forças endógenas. Em relação aos movimentos da crosta, resultantes das forças endógenas se destacam a Epirogênese, sendo uma movimentação antiga, vertical, que ocorre no meio da placa tectônica e decorre da pressão do manto sob a crosta, e a Orogênese, sendo uma movimentação recente, horizontal, que ocorre na borda das placas tectônicas e decorre das correntes convectivas do magma na Astenosfera.

Correção

I - Correto, pois a Epirogênese corresponde a movimentações verticais, motivadas pela pressão do interior da Terra (manto) sob a crosta terrestre, que promovem a deformação da camada superficial do planeta, empurrando-a verticalmente para cima. Em sentido oposto (verticalmente para baixo) atua a isostasia, que estabelece um equilíbrio entre a porção soerguida pela epirogênese e a que foi rebaixada (afundada) pela gravidade.

II - Incorreto, pois os movimentos orogênicos causam movimentações nas porções rochosas que compõem a crosta terrestre, mas não nos níveis oceânicos. O que tem grande influência na variação dos níveis oceânicos é o campo gravitacional e a atração da Lua sobre as massas líquidas da Terra, bem como os chamados movimentos eustáticos, que se relacionam ao aumento ou diminuição da quantidade de águas nos oceanos, associados ao derretimento das calotas polares em períodos de aquecimento do planeta ou de congelamento dos oceanos, em períodos de glaciação.

III - Correto, pois os movimentos orogenéticos se relacionam ao deslocamento das placas tectônicas sobre o manto terrestre, arrastadas pelo movimento circular das correntes convectivas da Astenosfera terrestre, tendo como consequência a formação das montanhas, dos abalos sísmicos e das atividades vulcânicas, que são manifestações superficiais de curta duração (na escala do Tempo Geológico) de esforços de longa duração (na escala do Tempo Geológico) nas camadas profundas da Terra.

IV - Incorreto, pois apesar dos dobramentos poderem ser divididos entre antigos e modernos, sendo causados por movimentos epirogenéticos e orogenéticos, respectivamente, o falhamento (ou rifteamento) decorre da atuação das correntes convectivas da astenosfera, e consequentemente da orogênese, e não da epirogênese.

V - Correto, pois os movimentos de epirogênese ocorrem nas porções centrais das placas tectônicas, consideradas as áreas mais estáveis e assísmicas das calotas litosféricas, diferentemente das margens dessas porções da crosta, onde ocorre intensa movimentação e geração de energia sísmica no presente, em decorrência da orogênese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário