terça-feira, 26 de outubro de 2021

CORREÇÃO COMENTADA DE GEOGRAFIA UNIUBE 2022/1 (MEDICINA)

 


QUESTÃO 21

Em maio de 2021, soldados espanhóis foram mobilizados na praia de El Tarajal, em Ceuta (enclave espanhol no norte da África), junto à fronteira com o Marrocos, para tentar conter a chegada de 8000 pessoas à cidade autônoma. De uma ponta a outra do trecho de praia que margeia o portão que dá acesso ao posto de fronteira, repousam pessoas exaustas, quase todas de origem subsaariana.

A migração populacional noticiada nesse texto é consequência

a) da inserção de políticas de acolhimento internacional aos migrantes irregulares.

b) da erradicação da discriminação contra o imigrante nos países da Europa Ocidental.

c) do aumento da legalização de imigrantes que tem ocorrido em alguns países da Europa.

d) das condições naturais adversas que inibem a produção de alimentos.

e) do deslocamento compulsório de pessoas destituídas de seus direitos civis em função de conflitos.

Resposta: E

Comentário

O continente europeu atravessa hoje uma grave crise migratória que se intensificou a partir de 2014, na qual milhares de pessoas tentam entrar ilegalmente nas nações da União Europeia, em busca de melhores condições de vida e principalmente garantias de sobrevivência, posto que se deslocam (em sua maioria) de maneira forçada, fugindo de conflitos civis e perseguições de vários tipos. Esses fluxos se originam principalmente nos continentes asiático e africano, sendo que no primeiro se destacam os refugiados provenientes da guerra civil da Síria e da expansão do extremismo islâmico por parte do grupo Daesh (antigo Estado Islâmico); enquanto que no segundo se destacam tanto os refugiados da África Subsaariana, que fogem dos conflitos civis e guerras étnicas históricas da região, bem como os refugiados do Norte Africano, que fogem da expansão do extremismo islâmico representado por grupos terroristas como o Boko Haram, que atua na Nigéria.

Correção

a) Incorreto, pois em várias nações europeias, como aa Itália e a Grécia, são crescentes os movimentos políticos de resistência à aceitação dos refugiados do continente africano, impedindo muitas vezes suas precárias embarcações ilegais de atracar nos portos desses países.

b) Incorreto, pois em nações como França e Alemanha são crescentes as ações de grupos conservadores xenofóbicos, ligados principalmente aos partidos de extrema direita, que tentam justificar as crises econômicas e os quadros de desemprego nacionais à chegada dos refugiados, fortalecendo assim um discurso de ódio contra os estrangeiros.

c) Incorreto, pois muitos governos protelam a concessão dos documentos de legalização para os refugiados, temendo que esse processo ampliasse sobremaneira os fluxos migratórios ilegais e impactasse negativamente sobre as já fragilizadas economias das nações do bloco europeu.

d) Incorreto, pois embora em muitas nações africanas e do Oriente Médio as condições ambientais não sejam as ideais para as práticas agrícolas, esse não é o problema mais determinante para os fluxos migratórios contemporâneos, que se originam a partir de situações de violência que colocam em risco iminente a vida das populações dessas duas regiões.

e) Correto, pois a grande maioria desses fluxos ocorrem de maneira forçada (compulsória), nos quais as populações fogem de guerras civis travadas em seus países de origem, de perseguições religiosas realizadas por grupos extremistas ou ainda da perda dos direitos civis essenciais em decorrência de regimes ditatoriais que se encontram no poder em suas nações.

QUESTÃO 22

Examine os mapas.

Em relação à expansão do cultivo da soja e seus reflexos no território brasileiro afirma-se que: 

a) a inserção da soja no Centro-Oeste foi favorecida pelo investimento em tecnologias no campo que permitiram superar os déficits naturais e atender a demanda externa. 

b) a inserção da soja no extremo Norte do Brasil foi facilitada pelas condições naturais, contribuindo para atender a demanda regional.

c) a expansão da soja para o Centro-Sul aumentou a concentração fundiária, contribuindo para ampliação de leis que viabilizam a distribuição de terras. 

d) a expansão da soja para a região Norte do país foi favorecida por incentivos fiscais do governo federal para facilitar o escoamento da produção pelo Oceano Pacifico.

e) o aumento das áreas agrícolas na região Sul facilitou a implementação de modernos sistemas de transporte que priorizam a demanda interna.

Resposta: A

Comentário

O processo de expansão das lavouras de soja no Brasil foi iniciado a partir da Revolução Verde, nas décadas de 1960 e 1970, quando um conjunto de técnicas e insumos provenientes principalmente dos Estados Unidos chegaram ao país, impactando diretamente na organização e no desenvolvimento dos sistemas produtivos do campo, originando o chamado agronegócio. Nesse processo as sementes híbridas permitiram o cultivo da soja nas regiões tropicais do país (antes ela era cultivada predominante apenas no clima subtropical da região Sul), assim como a utilização do calcário na correção dos latossolos ácidos do Cerrado que também possibilitou a introdução desse tipo de cultivo na região Centro-Oeste. Hoje, com o melhoramento genético e com a redução da disponibilidade de terras no Cerrado a soja tem se expandido na direção da região Norte, sendo produzida em grande escala nas porções marginais Sul e Leste da Floresta Amazônica.

Correção

a) Correto, pois até a década de 1960 a soja era cultivada quase que exclusivamente no Sul do Brasil. Porém com as modernas tecnologias trazidas pela Revolução Verde foram introduzidos novos insumos como as sementes híbridas, os pesticidas e os fertilizantes, bem como houve o emprego da calagem como técnica para a correção da acidez do solo do Centro-Oeste, o qual limitava a produtividade agrícola em decorrência do excesso natural de alumínio.

b) Incorreto, pois a sojicultura é praticada hoje principalmente nas bordas Sul e Leste da região Norte, e não em sua porção extrema; bem como a produção realizada nessa área não seja destinada aos mercados regionais, mas sim para a exportação.

c) Incorreto, embora após a Revolução Verde as lavouras de soja tenham de fato expandido para a porção Centro-Sul do país e tenham verdadeiramente ampliado a concentração fundiária nessa região, isso não viabilizou a distribuição das terras, mas sim restringiu ainda mais o seu acesso pelos pequenos produtores.

d) Incorreto, embora a soja tenha expandido para as bordas da região Norte do Brasil e de certo modo o Estado tenha criado incentivos fiscais, principalmente no que se refere aos juros de financiamentos e facilidades de crédito aos grandes produtores, o escoamento da produção continua sendo através de portos brasileiros, todos localizados no Oceano Atlântico.

e) Incorreto, pois além da expansão da sojicultura na região Sul ter sido pequena, quando comparada à das outras regiões, o transporte da produção continua dependente do modal rodoviário, como era antes da Revolução Verde; bem como a prioridade desse produto é abastecer aos mercados externos, e não ao mercado brasileiro.

QUESTÃO 23

Analise o gráfico

Com base na análise do gráfico, o intemperismo 

a) físico é mais pronunciado nas regiões áridas, afetando apenas os minerais primários e formando solos mais profundos.

b) químico é mais intenso nos trópicos, afetando todos os minerais alteráveis e formando solos mais profundos.

c) químico tem menor intensidade em desertos, afetando todos os minerais alteráveis e formando solos pouco profundos. 

d) químico é mais intenso em regiões polares, afetando todos os minerais alteráveis e formando solos mais profundos.

e) físico tem menor intensidade nas regiões temperadas afetando apenas minerais primários e formando solos pouco profundos.

Resposta: B

Comentário

Os processos de modelagem do relevo terrestre e de formação dos solos encontram-se diretamente associados à dinâmica externa da Terra, regida pela ação das chamadas forças exógenas, geralmente relacionadas aos elementos climáticos, com destaque para a umidade e a variação de temperatura. Da atuação desses elementos advém o intemperismo, que fragiliza as rochas e causa a sua degradação (meteorização). Esse intemperismo se classifica segundo o agente responsável pela degradação da rocha, podendo ser físico (quando a rocha é quebrada mecanicamente pela variação de temperatura ou pelo congelamento da água interna), químico (quando os compostos mais frágeis da rocha são dissolvidos pela ação da água da chuva) ou biológico (quando a degradação se relaciona à ação de animais ou das raízes das plantas).

Correção

a) Incorreto, pois embora nas regiões áridas a variação diuturna de temperatura provoque de fato um elevado intemperismo físico, esse processo origina apenas solos pedregosos e muito rasos, chamados de litossolos.

b) Correto, pois nas regiões de baixas latitudes, como aquelas localizadas nas faixas tropicais ocorrem os climas mais úmidos da Terra, que favorecem ao processo de dissolução das rochas através do intemperismo químico, originando solos de elevada profundidade, chamados de latossolos.

c)Incorreto, pois embora nos desertos os climas áridos e semiáridos sejam mais secos e restrinjam a possibilidade de ocorrência do intemperismo químico, essa restrição faz com que não haja a afetação de todos os minerais das rochas, o que acontece apenas nas áreas mais úmidas da Terra.

d) Incorreto, pois nas regiões polares há pouca água líquida que possa atuar na dissolução das rochas e provocar o intemperismo químico. Nessa zona ocorre predominantemente o intemperismo físico, decorrente do congelamento e expansão volumétrica da água dentro das rochas, quebrando-as fisicamente.

e) Incorreto, pois nas regiões temperadas (ou subtropicais) tem-se climas com chuvas abundantes e regularmente distribuídas ao longo dos meses, o que favorece à ocorrência do intemperismo químico, bem como uma grande amplitude térmica ao longo do ano, o que favorece à ocorrência do intemperismo físico, ocasionando  assim a formação de solos profundos nessas áreas.

QUESTÃO 24

Com período seco ainda pela frente, pelo menos oito cidades nas regiões Sul e Sudeste estão limitando a oferta de água à população para lidar com a baixa dos reservatórios. As medidas emergenciais são adotadas enquanto muitos reservatórios nas regiões Sul e Sudeste registram menores índices em várias décadas.

Uma ação capaz de amenizar o problema hídrico retratado é a

a) construção de canais artificiais.

b) privatização dos recursos hídricos.

c) manutenção de poços artesianos.

d) democratização do acesso à água.

d) proteção dos mananciais de rios.

Resposta: E

Comentário

Durante séculos o Brasil viveu um quadro de elevada vantagem hídrica em relação ao restante do mundo, principalmente em decorrência de sua extensão territorial e de sua posição latitudinal, que condiciona à predominância de climas mais chuvosos, repondo constantemente os estoques naturais de água. Mas nos últimos anos a combinação entre o aumento do consumo e da degradação das águas no país e as mudanças climáticas globais que alteraram a dinâmica natural da atmosfera, a escassez hídrica passou a fazer parte das preocupações da população e dos administradores públicos. Em muitas das grandes cidades do país os racionamentos já se configuram como práticas estratégicas para minimizar os impactos das estiagens cada vez mais prolongadas e da redução consequente na oferta de água aos consumidores residenciais e industriais.

Correção

a) Incorreto, pois a construção de canais artificiais ou a canalização dos cursos de água não pode ser considerada uma medida que amenize problemas hídricos, mas sim como uma ação que os amplia, principalmente nos processos de inundação durante os períodos mais chuvosos.

b) Incorreto, pois caso houvesse uma privatização dos recursos hídricos isso ampliaria ainda mais os custos da água para os consumidores, impactando principalmente sobre as populações de mais baixa renda, que passariam a sofrer também de uma escassez hídrica econômica, além daquela ambiental já em curso.

c) Incorreto, pois a perfuração de poços artesianos poderia afetar as reservas subterrâneas dos aquíferos e lençóis freáticos, cuja retirada excessiva das águas poderia comprometer as nascentes dos cursos hídricos, que dependem dessa água presente abaixo da superfície para a manutenção de seu fluxo ao longo do ano.

d) Incorreto, pois a democratização do acesso à água já se configura como uma ação de cunho social, prevista pela própria Constituição Federal. Porém, o ato de democratizar o acesso a esse recurso não se relaciona ao controle ou minimização do atual quadro de escassez já instalado, mas sim de justiça social.

e) Correto, pois a proteção dos mananciais (locais de onde se retiram as águas para o consumo) se configura como importante medida para garantir o acesso a esse recurso, bem como conservar a sua qualidade. Nos grandes centros urbanos, caso houvesse uma política verdadeira de proteção dos mananciais, os rios seriam menos poluídos e haveria menos necessidade de trazer águas de fontes externas para suprir às suas populações, o que diminuiria o risco de desabastecimento em situações de estiagens prolongadas, as quais tem se tornado cada vez mais comuns na atualidade.

QUESTÃO 25

Analise a representação cartográfica.

Da interpretação da representação cartográfica que destaca a população economicamente ativa das mulheres, pode-se evidenciar que

a) as mulheres já ocupam a maior quantidade como população economicamente ativa do país. 

b) a desigualdade de gênero no Brasil não é relevante na comparação da população economicamente ativa.

c) o quantitativo da capacidade feminina para o mercado de trabalho concentra-se nas regiões Sudeste e sul.

d) a superioridade do quantitativo masculino é reflexo das recentes políticas de inserção ao mercado de trabalho. 

e) a distribuição da mão de obra feminina mostra-se igualitária entre as regiões do Brasil.

Resposta: C

Comentário

A distribuição da População Economicamente Ativa - PEA segundo o gênero no Brasil segue (embora a passos mais lentos) a lógica do que já se observa há décadas na maioria das nações mais desenvolvidas, onde tem-se a elevação da participação feminina no mercado de trabalho, reduzindo de modo gradativo as disparidades numéricas em relação ao quantitativo masculino nesse grupo social.  Porém, apesar da emancipação feminina e da redução do caráter patriarcal da sociedade brasileira, em termos qualitativos os resultados não apresentam o mesmo crescimento, e as discrepâncias salariais entre homens e mulheres, bem como os percentuais de ocupação nos cargos de chefia, apresentam ainda os resquícios de uma tradicional sociedade pouco igualitária.

Correção

a) Incorreto, pois apesar do crescimento observado nas últimas décadas no Brasil, a População Economicamente Ativa masculina ainda se mostra numericamente superior à População Economicamente Ativa feminina.

b) Incorreto, pois em termos quantitativos a diferença numérica entre as populações economicamente ativas masculina e feminina foi significativamente reduzida nas últimas décadas, mas em termos qualitativos os níveis salariais de homens e mulheres ainda se mostram discrepantes em favor do gênero masculino.

c) Correto, pois como se pode observar na anamorfose apresentada pela questão, a maior proporção de mulheres que compõem a População Economicamente Ativa se concentra nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, em seguida nos estados da região Sul. Embora em alguns estados do Nordeste se observe um valor relativamente grande, como é o caso de Bahia, Ceará e Pernambuco, esse traço não se mostra homogêneo nos demais estados dessa região.

d) Incorreto, pois a superioridade numérica do gênero masculino na População Economicamente Ativa do Brasil não é reflexo de fatores recentes na sociedade, mas sim da reprodução histórica de um modelo social baseado no sistema patriarcal e na desigualdade de gênero, que apenas nas últimas décadas apresenta uma relativa mudança.

e) Incorreto, pois a anamorfose apresentada pela questão mostra que as regiões Sul e Sudeste apresentam mais elevado proporcional de mulheres na composição da População Economicamente Ativa daqueles estados, enquanto nos estados das regiões Centro-Oeste e Norte são observados valores proporcionais bem menos expressivos para esse quadro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário