sexta-feira, 22 de outubro de 2021

CORREÇÃO COMENTADA DE GEOGRAFIA IMEPAC 2022/1 (MEDICINA)

 


QUESTÃO 39

Escassez de água no Cerrado põe em risco abastecimento de todo o país

Uma verdadeira caixa d'água no coração do Brasil. É assim que o cerrado é visto por especialistas ligados aos recursos hídricos do país. Considerado um berço das águas, o bioma da região central brasileira possui grande importância estratégica para o abastecimento e manutenção de uma rica biodiversidade.

O Cerrado é considerado a caixa d'água do Brasil, em razão do(a)

a) o maior aquífero totalmente brasileiro estar localizado sob a área de ocorrência desse domínio morfoclimático.

b) clima predominantemente equatorial marcado pela ocorrência de chuvas abundantes ao longo de todo ano.

c) estrutura geológica ser predominantemente cristalina, o que permite uma maior permeabilidade de água no solo dando origem a grandes aquíferos.

d) presença de diversas nascentes de importantes bacias hidrográficas brasileiras, abastecendo um total de oito bacias hidrográficas.

Resposta: D

Comentário

O bioma do Cerrado abrange a porção central do território brasileiro, onde os relevos predominantes são de planaltos sedimentares, regionalmente chamados de chapadas. Os solos são do tipo latossolo profundo, apresentando elevado grau de acidez, em decorrência do excesso de alumínio, sendo ainda laterizados por conta do excesso de ferro. A vegetação é do tipo savânica tropófila, adaptada à sazonalidade das chuvas do clima tropical típico da região. Economicamente a região é intensamente ocupada pelas atividades agroexportadoras, principalmente soja e cana, as quais trouxeram ampla devastação da cobertura vegetacional nativa, em especial após a ocorrência da Revolução Verde nas décadas de 1960 e 1970.

Correção

a) Incorreto, pois na região do Cerrado se localiza o Aquífero Guarani, o qual se estende por territórios de Argentina, Paraguai e Uruguai, além do Brasil, não sendo, portanto, um aquífero totalmente brasileiro, como é o caso do Aquífero Alter do Chão, que se localiza nos estados do Amazonas, Pará e Amapá.

b) Incorreto, pois o Cerrado se insere na zona do clima tropical semiúmido ou tropical típico, com duas estações bem definidas, sendo um verão quente e chuvoso e um inverno ameno e seco. Diferentemente do bioma da Amazônia, que se insere no clima equatorial úmido, marcado por calor e chuvas abundantes o ano todo.

c) Incorreto, pois a estrutura geológica da região recoberta pelo Cerrado é sedimentar, com destaque para as extensas chapadas. Esse tipo de estrutura rochosa apresenta elevada porosidade e permeabilidade, favorecendo ao fluxo e à acumulação subterrânea das águas no solo e subsolo, diferentemente das estruturas cristalinas, que tendem a ser impermeáveis.

d) Correto, pois no Cerrado se destacam as chamadas veredas, que representam porções mais elevadas do relevo onde se formam múltiplas nascentes de grandes rios que fluem do interior para as bordas do território nacional, com destaque para aqueles que formam as bacias do Amazonas, Tocantins-Araguaia, Paraná, Paraguai e São Francisco, além de outras bacias de menor expressão.

QUESTÃO 40

O envelhecimento populacional está prestes a se tornar numa das transformações sociais mais significativas do século XXI, com implicações transversais a todos os setores da sociedade - no mercado laboral e financeiro, na procura de bens e serviços como a habitação, nos transportes e na proteção social; e nas estruturas familiares e laços intergeracionais. Estima-se que o número de idosos, com 60 anos ou mais, duplique até 2050 e mais do que triplique até 2100, passando de 962 milhões em 2017 para 2,1 mil milhões em 2050 e 3,1 mil milhões em 2100.

Sobre a questão demográfica mundial tratada no texto apresentado, é correto afirmar que o(a)

a) continente africano terá o menor contingente de idosos, devido aos inúmeros conflitos étnicos, políticos e religiosos enfrentados em diversos países.

b) distribuição geográfica da população idosa será homogênea em função dos avanços nas áreas médicas em países mais pobres.

c) contingente de idosos continuará concentrado em países mais ricos, em função da melhor qualidade de vida oferecida a seus habitantes.

d) maior número de idosos estará concentrado em países subdesenvolvidos, o que corresponde a uma herança do crescimento vegetativo atual ser mais elevado.

Resposta: A

Comentário

O envelhecimento populacional encontra-se diretamente relacionado ao processo de desenvolvimento econômico das nações, que impacta sobre a qualidade de vida das populações e consequentemente em sua longevidade. Há um entendimento de que “onde se vive bem, se vive mais” e, portanto, aquelas nações que apresentam indicadores sociais mais benéficos aos seus habitantes, como um elevado Índice de Desenvolvimento Humano – IDH (que mede a qualidade de vida geral das pessoas) e um baixo Coeficiente de Gini (que mede a concentração de renda na sociedade) tendem a demonstrar um maior percentual de populações idosas em sua estrutura etária. Cabe mencionar que nem sempre um elevado Produto Interno Bruto – PIB significa um alta qualidade de vida para as populações, posto que haja um grande número de países emergentes que são verdadeiramente ricos onde o IDH ainda não se tornou alto, e consequentemente o envelhecimento da população ainda não tenha se materializado. Não se trata apenas de ter muito dinheiro, mas sim como o dinheiro é investido pelo Estado.

Correção

a) Correto, pois no continente africano há uma combinação de vários fatores que afetam negativamente o envelhecimento da população, como uma elevada taxa de mortalidade infantil por doenças que ainda não foram erradicadas pelos precários sistemas medico-sanitários dos países ou a fome epidêmica que impacta sobre as populações mais jovens; bem como as guerras civis que assolam a maior parte das nações, levando à morte grandes parcelas das populações jovens e adultas em conflitos étnicos; e ainda a falta de acesso a tratamentos médicos para doenças que afetam as próprias populações idosas, levando-as à morte prematuramente.

b) Incorreto, pois embora seja inegável o avanço dos sistemas e tratamentos médicos a nível global, esses benefícios não impactam de maneira homogênea sobre as nações do mundo, não fazendo parte do cotidiano daquelas mais pobres, onde as precárias condições médico-sanitárias ainda são responsáveis por elevadas taxas de mortalidade entre crianças e adultos.

c) Incorreto, pois nem sempre a riqueza de uma nação (elevado PIB) se converte automaticamente em qualidade de vida (elevado IDH). É o que se observa nas nações classificadas como emergentes, onde a grande quantidade de dinheiro disponível e circulante nas suas economias não produziu ainda uma elevação dos padrões socioeconômicos das suas populações. O envelhecimento se concentra nas nações desenvolvidas, e não naquelas simplesmente ricas.

d) Incorreto, pois embora haja nos países subdesenvolvidos uma elevada taxa de natalidade ao longo de seu processo histórico, a baixa qualidade de vida da população traz consigo altas taxas de mortalidade para as camadas mais jovens, reduzindo assim o quantitativo de pessoas que alcançarão as faixas etárias mais longevas.

QUESTÃO 41

INCA pede redução de veneno na mesa do brasileiro

Enquanto a OMS (Organização Mundial da Saúde) soa o alarme da relação agrotóxico-câncer, o Instituto Nacional do Câncer, INCA, divulgou uma nota lembrando que quatro dos pesticidas perigosos listados pela Organização são amplamente usados no Brasil, país que lidera o consumo de agrotóxicos no mundo inteiro, alertando também sobre o risco de contaminação dos alimentos. O instituto pede a redução do uso de agrotóxicos imediata no país.

A notícia alerta para o aumento do uso de agrotóxicos, amplamente utilizados na produção agrícola brasileira, uma vez que esses agrotóxicos estão diretamente associados à(ao)

a) esforço pela maior produtividade e manutenção das sementes crioulas.

b) busca pela melhoria genética das espécies que recebem aplicações constantes.

c) comprometimento das águas do nível freático e das águas fluviais.

d) utilização de queimadas a fim de limpar o solo para a aplicação dos fertilizantes.

Resposta: C

Comentário

O processo de modernização das atividades agrícolas do Brasil desencadeado a partir da Revolução Verde nas décadas de 1960 e 1970 trouxe consigo o fortalecimento da agricultura intensiva e consequentemente o aumento da utilização dos insumos agroindustriais, com destaque para os fertilizantes e principalmente os pesticidas. Sendo um dos principais produtores agrícolas do mundo o país viu o emprego desses recursos ser rapidamente potencializada e apresenta hoje números exacerbados da utilização desses defensivos agrícolas, o que pode impactar negativamente sobre as condições ambientais e principalmente sobre a saúde dos consumidores dos alimentos. Muitos produtos, que segundo estudos estariam relacionados ao desenvolvimento do câncer, são usados de maneira cotidiana na agricultura nacional, e nos últimos anos novos insumos do gênero foram liberados pelo governo, o que coloca o Brasil na contramão do restante do mundo, que busca um modelo de vida mais sustentável e um sistema de produção menos impactante sobre o meio ambiente.

Correção

a) Incorreto, pois as chamadas sementes crioulas correspondem àquelas que são produzidas de maneira natural, sem processos de manipulação genética ou transgenia. Esse tipo de semente era amplamente utilizado antes da Revolução Verde, e hoje é empregada basicamente na agricultura orgânica, e não na moderna agricultura comercial e intensiva.

b) Incorreto, pois a melhoria genética das espécies não é conseguida a partir da utilização dos pesticidas nas lavouras, mas sim através da biotecnologia e da transgenia, que ocorrem nos grandes laboratórios das multinacionais ligadas ao setor do agronegócio, localizados em sua maioria nas nações mais desenvolvidas do mundo.

c) Correto, pois a massiva utilização dos agrotóxicos e pesticidas pelas práticas agrícolas modernas produz severos danos ao ambiente natural, seja através da contaminação dos solos, da atmosfera ou principalmente dos recursos hídricos, em decorrência da infiltração desses compostos, atingindo as reservas subterrâneas dos aquíferos e lençóis freáticos ou pelo seu carreamento através do escoamento superficial, o que os deposita nos leitos dos mananciais, comprometendo assim a qualidade das águas superficiais.

d) Incorreto, pois a utilização de queimadas para a limpeza de áreas a serem incorporadas pelas zonas de cultivo não apresenta relação direta com a ampliação do uso dos agrotóxicos e pesticidas pela agricultura moderna, mas sim com a perda de biodiversidade e alterações no microclima local das áreas que são desflorestadas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário