terça-feira, 17 de dezembro de 2019

CORREÇÃO COMENTADA DE GEOGRAFIA - UEG 2020




Questão 30

Leia o texto a seguir. A Grande Depressão confirmou a crença de intelectuais, ativistas e cidadãos comuns de que havia alguma coisa fundamentalmente errada no mundo em que viviam. Quem sabia o que se podia fazer a respeito? Certamente poucos dos que ocupavam cargos de autoridade em seus países e com certeza não aqueles que tentavam traçar um curso com os instrumentos de navegação tradicionais do liberalismo secular ou da fé tradicional, e com cartas dos mares do século XIX, nas quais era claro que não se devia mais confiar.

HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 86.

O texto citado revela que as mais bem-sucedidas medidas econômicas utilizadas para combater os efeitos da Crise de 1929 advieram de novas posturas em relação às teorias econômicas vigentes, como aquelas colocadas em prática pelo presidente norte-americano Franklin Roosevelt. Essas medidas consistiram basicamente

a) na manutenção do padrão-ouro como base das transações internacionais e como antídoto para combater os efeitos da hiperinflação.

b) na adoção dos chamados Planos Quinquenais, de inspiração soviética, aumentando a presença do Estado em setores estratégicos da economia.

c) no aumento dos gastos públicos, por inspiração dos preceitos keynesianos, para estimular a criação de empregos e amparar socialmente os trabalhadores.

d) no apego a uma ortodoxia financeira liberal, procurando manter o equilíbrio do orçamento por meio de cortes de despesas públicas.

e) no estímulo e ocupação da fronteira agrícola do oeste para aumentar a produção de alimentos e consequentemente diminuir os efeitos da fome.

Resposta: C

Comentário:

A crise econômica causadora da quebra da Bolsa de Nova Iorque em 1929 foi decorrente da superprodução associada ao modelo fordista de produção, dominante na sociedade capitalista ocidental no período. A superprodução industrial da época levou ao aumento intenso da oferta de mercadorias, ocasionando a redução dos preços dos produtos, causando uma queda acentuada dos lucros, que desencadeia a crise, inicialmente na economia estadunidense e posteriormente espalhada pelo mundo.

Como resultado da crise houve grande onda de desemprego conjuntural nos Estados Unidos, o que reduziu anda mais o consumo e agravou ainda mais a recessão econômica. Portanto, a necessidade era de ampliação da renda da população, visando à retomada do poder de compra e o consumo das mercadorias estocadas. Assim, o Estado passa a intervir na economia, através do modelo keynesiano, o qual estabelece o chamado Estado do Bem Estar Social – EBES, com o intuito de retomar a geração de emprego e renda.

Questão 34

Nas semifinais da copa do mundo de futebol, realizadas no Brasil em 2014, a seleção brasileira jogou contra a Alemanha, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte – MG, em partida que teve início às 17 horas do dia 8 de julho de 2014. Considerando os fusos horários de Brasil (-3UTC) e Alemanha (+1UTC, desconsiderando o horário de verão), os brasileiros que estavam na Alemanha assistiram ao jogo a partir das

a) 15 horas

b) 13 horas

c) 21 horas

d) 19 horas

e) 23 horas

Resposta: C

Comentário:

Os fusos horários foram definidos a partir do século XIX, com base na divisão da superfície da terra em 24 faixas de 15º de longitude, uma para da hora do dia (período de uma rotação da Terra). Desse modo, tem-se a partir do meridiano de referência, chamado de Meridiano de Greenwich (0º) 12 fusos horários para leste, que representam 12 horas adiantadas, e outros 12 fusos horários para oeste, referentes a 12 horas atrasadas em relação ao horário em Greenwich.

O território brasileiro, por estar localizado a oeste do meridiano de referência, encontra-se nos fusos atrasados, e por ter uma grande extensão longitudinal possui não um, mas quatro fusos diferentes, sendo eles 30ºO, 45ºO, 60ºO e 75ºO. O fuso de 30ºO refere-se ao horário nas ilhas oceânicas brasileiras (Fernando de Noronha, Atol das Rocas (...)); enquanto o fuso de 45ºO corresponde ao fuso de Brasília (regiões Sul, Sudeste e nordeste, além dos estados de Goiás, Tocantins, Pará e Amapá); já o fuso de 60ºO é chamado de fuso da Amazônia (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Amazonas e Roraima); ao passo que o fuso de 75ºO corresponde ao fuso do Acre (borda oeste do Amazonas e o estado do Acre).

Os dados apresentados pela questão mencionam um jogo de futebol ocorrido na cidade de Belo Horizonte, localizada no fuso de Brasília (45ºO), às 17:00, e questiona qual seria o horário nesse mesmo instante na Alemanha, localizada no fuso de 15ºL. Desse modo, sabe-se que a diferença entre Belo Horizonte e Alemanha é de 4 fusos horários (45º + 15º = 60º / 15 = 4 fusos) e como o país europeu está a Leste do Brasil, os fusos devem ser adiantados. Portanto 17:00 (hora em Belo Horizonte) + 4:00 (diferença entre a capital mineira e a Alemanha) = 21:00 (horário no país europeu no mesmo instante).

Questão 35

A globalização corresponde a um conjunto de mudanças, em nível mundial, englobando as esferas econômica, financeira, comercial, social e cultural. Esse processo, quanto às suas origens e características:

a) pode ser datado do período em que os homens estabeleceram contato entre si, visto que desde então começaram a ocorrer trocas de informações, técnicas e culturas.

b) teve como marcos iniciais as grandes navegações e a expansão colonialista e abrange todo o globo, além de possuir ritmo de evolução análogo nas diversas regiões do planeta.

c) diz respeito à fase atual do capitalismo, caracterizada pela grande uniformização de padrões econômicos, sociais e culturais quando comparada às fases anteriores.

d) é originário da intensificação das relações entre países e povos europeus e asiáticos, embora estes mantenham sua independência cultural.

e) teve início na segunda metade do século XX com a expansão das empresas transnacionais à procura de novos mercados consumidores.

Resposta: A

Comentário:

O processo de globalização pressupõe que haja a integração entre indivíduos e lugares (distantes ou próximos), que possibilite a realização de intercâmbios econômicos, políticos e sociais entre esses. Essa ideia de integração se relaciona à aproximação relacional entre espaços e povos, a qual é possibilitada através dos meios de transportes e comunicações, que permitem a existência de uma interligação entre ambos. A combinação entre a integração e a interligação traz consigo a criação de relações de interdependência, em que ambos os lados se beneficiem mutuamente, embora não com a mesma intensidade.

Embora a discussão e o estudo efetivo acerca do processo de globalização advenham do período posterior à Segunda Guerra Mundial, a integração em si é muito mais antiga, e remonta aos primórdios das primeiras civilizações, quando os indivíduos deixaram o nomadismo e aderiram ao sedentarismo, passando a interagir entre si, realizando trocas, inicialmente em âmbito social e cultural e posteriormente na esfera das relações econômicas.

O que se convencionou a chamar de globalização na atualidade é na verdade a evolução e a maximização de um processo antigo, que passou por saltos evolutivos em marcantes eventos históricos, como as Grandes Navegações no século XV, o Neocolonialismo no século XVIII, a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria no século XX. Porém, embora o mundo todo seja de algum modo afetado e alcançado pelo processo de globalização, sua amplitude não é análoga nas diferentes partes da Terra, posto que se estabeleça de modo desigual, tal qual o desenvolvimento do modelo capitalista.

Questão 36

Observe o gráfico a seguir.


 Fonte: Censos Demográficos – IBGE

A elevada taxa de urbanização, com crescimento da população urbana, e a queda na população rural verificada entre os anos de 1950 e 1980 se deu, sobretudo, em virtude

a) da modernização da agricultura, que substituiu a mão de obra do trabalhador rural por máquinas agrícolas.

b) da política governamental de distribuição de moradias populares nas diferentes cidades para as famílias de baixa renda.

c) de incentivos governamentais para atrair a mão de obra do campo para a cidade a fim de assegurar o crescimento industrial.

d) do grande crescimento industrial, que atraiu os trabalhadores do campo em busca de trabalho e de melhores condições de vida.

e) do aumento na oferta de escolas e creches nas cidades para os filhos dos trabalhadores rurais que migraram para o espaço urbano.

Resposta: A

Comentário:

O processo de urbanização do estado de Goiás, apresentado pelo gráfico trazido na questão é similar ao processo geral observado no restante do território brasileiro, ao longo da segunda metade do século XX. O processo como um todo se relaciona à atração que as cidades exercem sobre as populações rurais com o advento da industrialização do país a partir da década de 1930, bem como a repulsão sofrida por essa população das zonas rurais a partir do desemprego estrutural, decorrente da modernização agrícola após a década de 1950.

O contexto abrangido pelo gráfico remete à segunda metade do século, portanto se associa diretamente com a urbanização decorrente da modernização do campo com a chamada Revolução Verde. No caso brasileiro a revolução agrícola afeta diretamente a dinâmica demográfica e econômica da região Centro-Oeste, principalmente os estados de Goiás e Mato Grosso, onde a expansão da fronteira agrícola e das lavouras de soja possibilitou a mecanização do campo e a substituição maciça da mão de obra humana por máquinas e implementos, elevando as taxas de êxodo rural e consequentemente de urbanização da região.

Questão 37

O Brexit (saída britânica, em tradução literal) vem sendo discutido desde 2016 quando, num plebiscito, cerca de 52% da população do Reino Unido decidiu pela sua separação da União Europeia (UE). As origens desse movimento separatista se devem

a) à quebra de contrato entre a União Europeia e o Reino Unido, o que gerou uma multa de cerca de 200 bilhões de reais a ser paga pelo Reino Unido.

b) ao fechamento das fronteiras entre a Irlanda do Norte (que compõe o Reino Unido) e a República da Irlanda (país independente que compõe a UE).

c) à percepção da população de que a permanência do Reino Unido na União Europeia trazia prejuízos à economia dos países, especialmente à da Inglaterra.

d) aos conflitos entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda em relação aos acordos comerciais, de imigração e de relações trabalhistas.

e) à dificuldade de cumprimento de acordos comerciais, de imigração, de relações trabalhistas entre o Reino Unido e a União Europeia.

Resposta: C

Comentário:

Atualmente a União Europeia, considerada um exemplo de sucesso nos processos de integração regional entre as nações, vive um impasse que pode ser determinante para o futuro do bloco, que é o processo de saída do Reino Unido do agrupamento econômico europeu, processo conhecido como BREXIT. Há por um lado o interesse de grande parte da população e das lideranças políticas da Inglaterra pela saída do bloco europeu, e por outro lado muita preocupação dos demais membros do bloco, uma vez que essa saída poderia dar início a um êxodo maciço de outros Estados membros da organização.

Uma das maiores motivações para o BREXIT é a preocupação da ala mais conservadora (da população e dos políticos) inglesa de que a crise econômica que assola a União Europeia desde 2014 passe a afetar também a economia do Reino Unido, que por enquanto não se encontra ainda em recessão, bem como a crise humanitária dos refugiados que chegam hoje à Europa force o Estado inglês a abrir as fronteiras para os imigrantes, o que elevaria substancialmente os gastos sociais do governo e poderia desencadear uma severa crise econômica, similar àquela já observada em Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha.

Questão 38

Leia a letra de música a seguir.

Chegou o fim de semana,
todos querem diversão
só alegria, nós estamos no verão [...].

Milhares de casas amontoadas,
Ruas de terra
Esse é o morro [...].

Aqui não vejo nenhum clube poliesportivo
Pra molecada frequentar,
Nenhum incentivo
O investimento no lazer é muito escasso
O centro comunitário é um fracasso [...].

BROWN, Mano. Fim de semana no parque. Intérprete: Racionais MC´s. CD RaioS do Brasil. Zimbabwe, 1993.

A letra da música faz referência a diversos problemas relacionados à vida nas periferias, especialmente das grandes cidades. Quanto a esses problemas, verifica-se que:

a) podem ser correlacionados à falta de regularização do solo urbano em áreas mais distantes do centro da cidade em decorrência das limitações impostas pelos planos diretores municipais.

b) têm suas origens relacionadas às desigualdades sociais, que levam as populações de baixa renda a ocupar áreas inadequadas, tais como encostas de morros e áreas de mananciais.

c) relacionam-se à falta de legislação e de estudos que indiquem as áreas passíveis de ocupação e os espaços que deverão ser preservados nas cidades.

d) são originários da inadequação de políticas habitacionais que promovem a regularização fundiária e reassentamento de populações em áreas de risco.

e) podem ser caracterizados como reflexos da elevada taxa de fertilidade das mulheres brasileiras, especialmente em áreas urbanas.

Resposta: B

Comentário:

A crítica apresentada pelo trecho da música trazido pela questão se relaciona com o processo de favelização no Brasil, decorrente diretamente da acelerada urbanização e da falta de planejamento das cidades do país, em especial as grandes metrópoles, onde a população de baixa renda, incapaz de adquirir áreas propícias para a habitação, muitas vezes supervalorizadas pela especulação imobiliária, são levadas a ocupar áreas de risco em terrenos de alta inclinação, sujeitas a deslizamentos de terras, bem como áreas de várzeas e mananciais, sujeitas a inundações e alagamentos.

O cotidiano desses espaços urbanos obedece à mesma lógica da sociedade capitalista como um todo, posto que as desigualdades socioeconômicas causem a ampliação das exclusões e segregações, levando as populações mais pobres a perderem o acesso às vantagens sociais que a vida nas cidades poderia trazer. Assim, criam-se bolsões de pobreza, onde a maior parte da população não possui acesso ao mínimo de saneamento básico, ou a meios que as possibilite uma vida digna nessas periferias, em contraste com as vantagens alcançadas por uma minoria da população que vive nessas cidades.

Questão 43

Segundo algumas concepções da sociologia do trabalho, a sociedade moderna é fundamentada por relações de produção capitalistas. Em cada período histórico as relações de trabalho no interior da sociedade apresentam diferentes características, fruto de modificações formais nas relações de produção capitalistas. Desta perspectiva, na contemporaneidade as relações de trabalho são pautadas por:

a) aumento dos salários, integração dos trabalhadores por meio do consumo, produção em larga escala.

b) ausência de direitos trabalhistas, ampliação da jornada de trabalho, trabalho infantil e feminino.

c) desregulamentação das leis trabalhistas, subcontratações, desemprego estrutural, produção por lotes.

d) coletivização dos meios de produção, trabalho autodeterminado, produção por demanda social.

e) instituição dos direitos trabalhistas, redução da jornada de trabalho, aumento da produtividade.

Resposta: C

Comentário:

O atual estágio do desenvolvimento econômico capitalista traz consigo a necessidade de reordenamento e reorganização das relações produtivas, principalmente no âmbito trabalhista. Nesse contexto, a flexibilização das regras laborais se faz necessária para que as políticas econômicas, principalmente aquelas associadas ao neoliberalismo obtenham êxito.

Por um lado, os defensores de tais medidas afirmem que elas são capazes de desonerar as contratações de funcionários, incentivando a maior geração de emprego pelas unidades produtivas, por outro lado aqueles que as criticam afirmam que elas reduzem os direitos e a segurança dos trabalhadores, deixando-os mais suscetíveis à exploração pelos contratantes.

Como o neoliberalismo tem se afirmado como modelo hegemônico na sociedade global no período pós Guerra Fria, na contemporaneidade as relações trabalhistas são pautadas na redução dos direitos dos trabalhadores através a desregulamentação das legislações laborais, estabelecimento de contratos temporários de trabalho ou mesmo subcontratações e a terceirização das etapas produtivas, como meios de combater o desemprego crescente nas sociedades modernas.

Questão 48

Em escala global, a presença de aquíferos é de suma importância na manutenção da biodiversidade planetária. Os aquíferos são formados por rochas permeáveis que atuam como reservatórios subterrâneos e transmissores de água. Esses reservatórios são preenchidos com águas de chuva que permeiam os espaços entre as rochas. Durante os períodos de estiagem, por exemplo, esses reservatórios contribuem para a manutenção de rios perenes, para o consumo humano e para a agropecuária. O Brasil abriga o aquífero mais importante do mundo, que está situado na região:

a) centro-oeste e sul do Brasil, de formação paleozóica, o Aquífero de Furnas, localizado nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e São Paulo, sendo pouco produtivo, com água de qualidade pouco satisfatória.

b) centro-leste da América do Sul, o Aquífero Guarani, com 70% localizado no Brasil (de Goiás ao Rio Grande do Sul) e os demais 30% no Paraguai, Uruguai e Argentina, sendo a qualidade da água afetada pela ação antrópica e pela poluição de diferentes tipos.

c) nordeste do Brasil, o Aquífero Cabeças, localizado na Bacia Sedimentar do Parnaíba, ao longo do estado do Piauí, sendo considerado o melhor potencial hidrogeológico, apesar da qualidade da água imprópria para uso doméstico e para irrigação.

d) nordeste do Brasil, na Província São Francisco, o Aquífero Urucuia-Areado, localizado nos estados da Bahia, Minas Gerais, Goiás, Piauí e Maranhão, sendo a água predominantemente bicarbonatada cálcica e pouco mineralizada.

e) norte do Brasil, o Aquífero Alter do Chão, localizado nos estados do Amazonas, Para e Amapá, sendo a disponibilidade da água comprometida pela exploração feita para abastecer as cidades de Santarém (Pará) e Manaus (Amazonas).

Resposta: B

Comentário:

No que tange à disponibilidade de recursos hídricos o Brasil é privilegiado em relação ao restante do mundo, tanto no que se refere às águas superficiais quanto às águas subterrâneas. No tocante aos recursos em superfície se destacam  as grandes bacias hidrográficas do país, ao passo que no tocante às reservas abaixo da superfície se destacam dois grandes aquíferos, sendo o Guarani, na região Centro-Sul e o Alter do Chão, na região Norte os maiores expoentes.

O aquífero de Alter do Chão é uma reserva de água totalmente brasileira, uma vez que sua área de abrangência se estende pelos estados do Amazonas, Pará e Amapá. Ao passo que o aquífero Guarani é uma reserva sul-americana, uma vez que se estende por regiões no Brasil (MT, GO, MS, MG, SP, PR, SC e RS), na Argentina, no Paraguai e no Uruguai.

Embora a extensão territorial e o volume de água do aquífero Guarani sejam muito elevados, o fato de se localizar na região mais densamente povoada e de agricultura mais modernizada no Brasil implica no risco de comprometimento de suas reservas em decorrência das contaminações antrópicas, tais como o lançamento de esgoto doméstico e industrial, que pode infiltrar no solo e atingir as camadas mais profundas de rochas sedimentares que abrigam a água, assim como o chorume resultante da decomposição dos resíduos nos lixões, ou ainda o lançamento de agrotóxicos e fertilizantes químicos pela agricultura moderna, ou mesmo os subprodutos das atividades sucroalcooleiras do sudeste, como é o caso do vinhoto/vinhaça, altamente contaminante para as águas do subsolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário