sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

CORREÇÃO COMENTADA DE GEOGRAFIA SEGUNDA FASE UFU 2022

 

Questão 01

No ano de 2001, houve o maior atentado terrorista contra os Estados Unidos em seu próprio território, com muitas mortes e destruição. Desde aquele momento, o presidente dos Estados Unidos George W. Bush promoveu a “Guerra ao Terror” contra os países que poderiam ter relação com os atentados, como o Afeganistão e o Iraque. A guerra empreendida pelos Estados Unidos em território árabe-muçulmano perturbou o equilíbrio regional e motivou a criação de diversos grupos de resistência que usaram táticas de guerra e de terrorismo para enfrentar e expulsar as tropas estadunidenses. O fortalecimento do grupo terrorista Estado Islâmico é consequência desse processo bélico e trouxe consequências negativas para muitos países da região.

a) Cite e explique duas características do grupo Estado Islâmico.

b) Discorra sobre duas consequências geográficas da “Guerra ao Terror” que culminaram no avanço de grupos terroristas.

Comentário

Após uma década de relativa estabilidade geopolítica no mundo, desde o fim da Guerra Fria em 1991, os Estados Unidos foram compelidos a retomar sua política externa intervencionista e belicosa ao ser atacado pelo grupo extremista islâmico Al Qaeda, comandado por Osama Bin Laden, antigo aliado estadunidense durante a Guerra do Afeganistão, quando com apoio da potência capitalista ocidental o grupo rebelde Talibã (do qual Bin Laden fazia parte) conseguiu em 1989 expulsar os soviéticos, que haviam invadido o país árabe em 1979. Em 2001 o antigo aliado planejou e executou os ataques a três alvos estratégicos nos Estados Unidos, sendo eles o World Trade Center (símbolo máximo do econômico estadunidense), o Pentágono (símbolo máximo do poderio militar estadunidense) e a Casa Branca (símbolo máximo do poder político dos estadunidense). A resposta dada pela potência americana foi uma reação militar contra alvos asiáticos, principalmente no Oriente Médio, incialmente atacando o Afeganistão e posteriormente o Iraque, e ao mesmo tempo impondo pesadas sanções ao Irã e à Coreia do Norte, acusados de promover o terrorismo e ameaçar a paz e a estabilidade globais. Esse grupo de nações inimigas passou a ser conhecido a partir de então como “O Eixo do Mal”.

Direcionamento de resposta para o item A

Nesse item o candidato deveria focar sua resposta em afirmar que o grupo tradicionalmente conhecido como Estado Islâmico, que atualmente tem sido chamado de Daesh, corresponde a um movimento extremista islâmico sunita, que atua principalmente no Oriente Médio, com destaque para os territórios da Síria e do Iraque, onde busca o domínio de um território onde pretende criar um Califado (Estado), no qual será adotada a Lei Islâmica, conhecida como Sharia. Esse grupo extremista se estabeleceu no contexto posterior à Primavera Árabe de 2010, que criou grande instabilidade nos países árabes do Oriente Médio e do Norte da África, permitindo a proliferação de movimentos terroristas contrários à presença ocidental, principalmente os Estados Unidos, a partir da chamada Guerra ao Terror implementada a partir de 2001.

O candidato poderia também apresentar em sua resposta características presentes no modo de atuação desse grupo extremista, posto que ele realiza atentados terroristas contra alvos ocidentais, estejam eles dentro ou fora do Oriente Médio, bem como sabotagens de oleodutos e gasodutos, sequestros e execuções de pessoas ligadas a empresas e organizações estrangeiras, realizando ainda perseguições e massacres a minorias étnicas locais, que não se enquadrem à sua interpretação deturpada das escrituras sagradas do Islamismo. O Daesh atua ainda no combate a governos locais, como no caso da Síria, tentando tomar o poder dessas nações e ali implementar seu extremismo religioso.

Direcionamento de resposta para o item B

Nesse item o candidato deveria focar sua resposta em apresentar as duas consequências geográficas e fazer uma breve explanação a respeito de cada uma delas. Poderia ser citada a derrubada do presidente iraquiano Saddam Hussein, tido como inimigo pelos Estados Unidos e acusado de desenvolver e utilizar armas químicas contra minorias curdas no país. Após a queda do presidente instaurou-se um violento conflito interno no país, que motivou a presença militar estadunidense no Iraque por vários anos, a fim de garantir a estabilidade e ao mesmo tempo o acesso às reservas de petróleo locais. Outra consequência que poderia ser mencionada foi a invasão do Afeganistão sob o pretexto de caçar Osama Bin Laden e derrubar o governo Talibã, que governava o país árabe desde a expulsão dos soviéticos em 1989. Na realidade o grande interesse estadunidense era a instalação de gasodutos e oleodutos no território afegão, a fim de facilitar o escoamento dos recursos energéticos fósseis da região.

Outra consequência que poderia ser mencionada pelo candidato foi o aumento da instabilidade política na região, por conta das ações militares ocidentais, marcadamente comandadas pelos Estados Unidos, que desencadearam conflitos internos como as guerras civis ainda em curso na Síria e no Iêmen, fruto do enfraquecimento dos governos nacionais e o consequente fortalecimento de grupos extremistas e movimentos rebeldes nas nações, como pode-se observa no presente nos conflitos envolvendo a minoria curda, em luta com os governos da Síria e da Turquia em prol da criação de um Estado próprio.

Questão 02

Considere as figuras abaixo.

As figuras 1 a 5 indicam formas e modelos de projeções cartográficas.

A respeito das figuras,

a) cite os tipos de superfícies de projeção utilizadas nas figuras 1, 2 e 3.

b) discorra sobre as diferenças entre as projeções de número 4 e 5 em relação aos nomes (autores); às superfícies e às propriedades de projeção; às distorções; e ao contexto histórico de cada uma delas.

Comentário

A ciência cartográfica busca em grande parte criar condições para que seja possível a representação da superfície esférica da Terra em um plano bidimensional (papel), buscando minimizar ao máximo as deformações e distorções oriundas dessa representação com uma dimensão a menos, posto que o globo seja 3D e o papel 2D. Em geral a melhor maneira de representar a realidade terrestre é através dos globos, uma vez que esses imitam a curvatura e a esfericidade da Terra, trazendo uma visão muito próxima da realidade dos dados. Porém, apesar da eficiência e precisão, os globos terrestres são pouco práticos e cômodos para o uso, transporte e armazenamento, fato que traz uma importante vantagem para a representação através dos mapas, elaborados a partir das chamadas projeções cartográficas. Todos os mapas são dotados de aspectos que distorcem os dados referentes à realidade, podendo ser a essa distorção nas formas, nas áreas ou nas distâncias. Porém, os mesmos mapas que são distorcidos em alguma dessas variáveis serão também fiel em alguma delas, cabendo ao usuário escolher o tipo de mapa que melhor se adeque à sua necessidade.

Direcionamento de resposta para o item A

Nesse item o candidato deveria focar sua resposta em apenas apresentar os nomes das projeções 1, 2 e 3, posto que a questão pede apenas que elas sejam citadas. Assim sendo, deve constar na resposta que a projeção 1 é chamada de Azimutal ou Polar ou Plana; a projeção 2 é chamada de Cônica e a projeção número 3 é chamada de Cilíndrica.

Direcionamento de resposta para o item B

Nesse item o candidato deveria focar sua resposta incialmente na nomenclatura das projeções 4 e 5, sendo elas conhecidas como Projeção Cilíndrica Conforme de Mercator e Projeção Cilíndrica Equivalente de Peters, respectivamente. A projeção 4 foi elaborada no contexto histórico das Grandes Navegações, trazendo consigo a visão eurocêntrica do mundo daquele período, sendo uma projeção fiel apenas nas formas e contornos dos continentes, apresentando distorções nas áreas e nas distâncias relativas. Já a projeção 5 foi elaborada no contexto da Guerra Fria, buscando enfatizar as desigualdades sociais observadas nos países pobres do Terceiro Mundo, dando destaque para a África e a América Latina, colocando-as em porções mais centrais do mapa, sendo essa conhecida como projeção terceiro-mundista. Essa projeção é fiel apenas nas áreas continentais, sendo distorcida nas suas formas e distâncias.

Ambas as projeções, assim como todas as cilíndricas, são fieis à realidade apenas nas áreas de baixas latitudes próximas à Linha do Equador, onde o papel toca a superfície do globo, tendo deformações crescentes na medida em que se aproxima das duas calotas polares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário