domingo, 4 de dezembro de 2022

CORREÇÃO COMENTADA DE GEOGRAFIA FAMEMA 2022

Questão 21

Entre os meses de agosto e outubro de 2022, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou a coleta do Censo Demográfico com o objetivo de produzir informações atualizadas e precisas.

Uma das contribuições do Censo é

a) fornecer referências para as projeções da população empregada na agricultura familiar.

b) subsidiar políticas de imigração baseadas na não criminalização do migrante no território nacional.

c) acompanhar o crescimento, a distribuição e a evolução das características da população.

d) identificar áreas de risco consideradas impróprias para o uso e a ocupação do solo urbano.

e) selecionar locais para execução de programas de contenção do crescimento econômico.

Resposta: C

Comentário

Os Censos Demográficos cumprem um importante papel para o planejamento e a implementação de políticas sociais por parte dos Estados Nacionais, uma vez que trazem consigo informações atualizadas sobre questões referentes a temas culturais, populacionais, sociais, produtivos e econômicos. A partir dos dados trazidos pelos Censos os governos se mostram capazes de direcionar os capitais e as políticas para aqueles segmentos onde haja maior demanda ou carência dos mesmos.

Correção

a) Incorreto, pois os censos trazem consigo as informações referentes à população existente em um dado contexto histórico, e não sobre as perspectivas futuras acerca dela. Ainda, cabe mencionar que as informações referentes às questões do setor primário são coletadas pelo Censo Agropecuário e não pelo Censo Demográfico.

b) Incorreto, pois as informações constantes nos Censos Demográficos são referentes às populações já residentes em uma dada localidade, e não àquelas provenientes de fluxos imigratórios posteriores.

c) Correto, pois através do Censo Demográfico obtém-se informações referentes às taxas de natalidade, mortalidade, fecundidade, bem como dados acerca da densidade demográfica e a concentração regional das populações, permitindo ao Estado a melhor gestão do espaço e da sociedade como um todo, aumentando a eficiência e abrangência das políticas públicas dentro do território.

d) Incorreto, pois as informações acerca das áreas impróprias para a ocupação humana, como as vertentes inclinadas ou as várzeas rebaixadas, são definidas através do zoneamento e planejamento urbanos, não tendo relação direta como o Censo Demográfico.

e) Incorreto, pois as políticas e programas estatais devem ser voltadas para o incentivo e o incremento do crescimento econômico, e não para a contenção dele. O Estado deve se valer das informações censitárias em prol do progresso econômico e social da nação.

Questão 22

As tensões entre China e Taiwan foram amplificadas pela presença de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Estados Unidos, em agosto de 2022, à ilha.

Essas tensões remontam

a) à Guerra Fria.

b) à Guerra Civil Chinesa.

c) à Primavera Asiática.

d) à Revolução dos Guarda-chuvas.

e) à Revolução Cultural.

Resposta: B

Comentário

A ilha de Taiwan corresponde a um território insular pertencente à China, mas que goza de relativa autonomia política desde 1949, quando os nacionalistas do Kuomintang foram derrotados pelos socialistas do Partido Comunista Chinês, comandados por Mao Tse Tung e apoiados pela União Soviética. Naquele contexto os nacionalistas fugiram para a chamada Ilha de Formosa, onde fundaram a República da China Nacionalista, ou simplesmente Taiwan, que atravessou décadas de liberdade econômica que permitiu a esse território tornar-se um Tigre Asiático nos anos 1970.

Correção

a) Incorreto, pois no contexto da Guerra Fria (1947 - 1991) apesar das divergências ideológicas entre a China e Taiwan, houve relativa liberdade política e econômica para a ilha no Sudeste asiático, desde que essa liberdade não ameaçasse o controle indireto chinês na região.

b) Correto, pois a Guerra Civil Chinesa (1927 - 1949) colocou frente a frente os nacionalistas organizados no Kuomintang, comandados por Chiang Kai Shek, e os revolucionários organizados no Partido Comunista Chinês, comandados por Mao Tse Tung. Após a vitória dos revolucionários em 1949 os nacionalistas fogem e fundam na ilha de formosa Taiwan, que apesar de relativa autonomia política, jamais deixou de pertencer formalmente à China.

c) Incorreto, pois a chamada Primavera Asiática corresponde ao golpe de Estado ocorrido em Mianmar em 2021, quando grupos ligados às forças armadas do país detiveram o presidente e as lideranças políticas do governo, tendo assumido o poder e ampliado a perseguição à minoria étnica Rohingya, considerada hoje uma população apátrida.

d) Incorreto, pois a Revolução dos Guarda-chuvas se relaciona à resistência popular em Hong Kong, contra a ampliação da interferência política chinesa na área, desrespeitando os acordos firmados com a Inglaterra em 1997, quando da devolução do território ao país asiático.

e) Incorreto, pois a Revolução Cultural corresponde às transformações políticas implementadas na China continental por Mao Tse Tung a fim de garantir manutenção plena do Socialismo e eliminar qualquer traço relativo ao Capitalismo no país, porém não teve impacto direto sobre Taiwan, que gozava de relativa autonomia política.

Questão 23

Analise a imagem.

A imagem evidencia um tipo de contato entre placas tectônicas

a) convergentes, com formação de zona de subducção.

b) divergentes, com ocorrência de descensão magmática.

c) conservativas, com surgimento de dorsal oceânica.

d) divergentes, com formação de ilhas vulcânicas.

e) convergentes, com soerguimento da astenosfera.

Resposta: A

Comentário

A crosta terrestre encontra-se em constante movimentação em decorrência da ação de forças endógenas que atuam nas camadas internas da Terra. As chamadas correntes convectivas, que ocorrem na camada superior do manto terrestre, na subcamada conhecida como Astenosfera, geram a movimentação das placas tectônicas, que se deslocam e interagem entre si nas zonas de borda, podendo o contato entre elas ser convergente, divergente ou tangencial. Dessa movimentação decorrem os eventos geológicos, dos quais se destacam os abalos sísmicos, o vulcanismo e os dobramentos modernos.

Correção

a) Correto, pois nas zonas de convergência ocorre o choque das placas tectônicas. Sendo essas placas diferentes, uma oceânica composta por silício e magnésio e outra continental composta por silício e alumínio, a placa oceânica mais densa mergulha sob a continental menos densa, criando uma zona de subducção, onde se formam abalos sísmicos, vulcanismos e dobramentos modernos.

b) Incorreto, pois nas zonas de divergência de placas ocorre o afastamento delas, abrindo-se um espaço vazio por onde o magma será extravasado para a superfície. No presente ocorre divergência apenas entre duas placas oceânicas, onde se originam as dorsais meso-oceânicas e os arcos de ilhas.

c) Incorreto, pois nas fronteiras conservativas tem-se o movimento paralelo entre as placas, onde a borda de uma tangencia lateralmente a borda da outra, ocasionando a liberação de grandes quantidades de energia, originando intensos abalos sísmicos localizados.

d) Incorreto, pois apesar de o movimento divergente das placas ocasionar de fato a formação de dorsais meso-oceânicas e consequentemente arcos de ilhas, a imagem apresentada pela questão mostra duas placas em convergência e não em divergência entre si.

e) Incorreto, pois no movimento convergente o que sofre o soerguimento é a própria crosta terrestre dividida em placas tectônicas, e não a Astenosfera, que corresponde à camada de transição entre o manto superior e a crosta, estando assim abaixo da zona que se soergue após o choque.

Questão 24

A energia hidrelétrica pode ser considerada uma fonte de energia limpa, uma vez que sua obtenção não envolve queima de combustíveis fósseis e, consequente, poluição atmosférica. No entanto, impactos ambientais negativos envolvendo a construção das barragens podem ser apontados, por exemplo:

a) a dessalinização.

b) o assoreamento.

c) o desmatamento.

d) o terraceamento.

e) a lixiviação.

Resposta: C

Comentário

A energia hidrelétrica é utilizada desde o final do século XIX, através da Segunda Revolução Industrial, apresentando-se hoje como alternativa energética aos combustíveis fósseis, com vantagens de cunho econômico (menor dependência financeira do mercado global que rege o setor petrolífero) e ambiental (menos poluente e impactante ao meio, e principalmente contribuindo menos ao Aquecimento Global). Porém, apesar da menor liberação de poluentes e contaminantes atmosféricos a energia hidrelétrica traz consigo outros impactos ambientais, como a submersão de vegetações nativas, a perda de solos agricultáveis e o deslocamento de povos ribeirinhos.

Correção

a) Incorreto, pois a dessalinização corresponde a uma atividade antrópica que visa tornar potável a água salgada dos mares e oceanos ou aquelas salobras dos lençóis freáticos, principalmente de regiões áridas e semiáridas.

b) Incorreto, pois o processo de assoreamento decorre da erosão dos solos que carrega sedimentos e partículas lançando-as nos leitos fluviais, localizados nas partes mais baixas do relevo, preenchendo os rios com essas partículas, tornando-os cada vez mais rasos.

c) Correto, pois o desmatamento antecede a criação dos lagos hidrelétricos, retirando a vegetação marginal do canal fluvial, que será submerso pelo represamento das águas. Outro problema ambiental decorrente da construção dos lagos seria a liberação do metano, quando restos vegetais submersos entram em decomposição, liberando esse gás estufa para a atmosfera. Pode-se ainda mencionar como impacto a eutrofização das águas, pela proliferação de decompositores por conta da elevada oferta de matéria orgânica no ambiente aquático.

d) Incorreto, pois o processo de terraceamento consiste na escavação de degraus nas encostas inclinadas de regiões montanhosas, tendo como intuito a redução da velocidade das águas do escoamento superficial e consequentemente os processos erosivos nessas áreas.

e) Incorreto, pois a lixiviação consiste na lavagem vertical dos nutrientes do solo a partir da infiltração das águas das chuvas. Esse processo promove o empobrecimento natural dos solos, e ocorre com maior frequência nas áreas de relevos mais aplainados.

Questão 25

Um filme teve sessão de lançamento no dia 17 de abril de 2022, às 18h00, em Tóquio (GMT+9). Considerando que houve transmissão simultânea desse filme em diversos países, os fãs brasileiros puderam acompanhar seu lançamento na cidade de São Paulo (GMT-3) às:

a) 6h00 do dia 18 de abril.

b) 18h00 do dia 16 de abril.

c) 8h00 do dia 17 de abril.

d) 6h00 do dia 17 de abril.

e) 10h00 do dia 16 de abril.

Resposta: D

Comentário

Os fusos horários são definidos a partir do movimento de rotação da Terra em torno do seu próprio eixo, no sentido anti-horário, com duração de aproximadamente 24 horas para um ciclo completo. Assim, a cada momento uma faixa diferente da superfície terrestre se posiciona perpendicularmente à incidência solar, estabelecendo-se assim as faixas dos fusos calculadas a partir da circunferência da Terra (360º) dividida pelo tempo que ela gasta em um ciclo rotacional completo (24 horas), chegando-se ao valor de 15º/h. Desse modo, e tomando-se como referência o Meridiano de Greenwich (0º), existem 12 fusos adiantados para Leste e outros 12 atrasados para Oeste.

Resolução

Quando em Tóquio (135º Leste) os relógios marcarem 18:00 do dia 17 de abril, nesse mesmo momento na cidade de São Paulo (45º Oeste) serão exatamente 12 horas a menos, pois a diferença longitudinal entre as cidades é de 180º (135º +45º). Como cada fuso de 15º equivale a 1 hora, 12 fusos equivalem a 12 horas atrasadas, pois a posição da cidade brasileira está a Oeste da cidade asiática.

Logo, na capital paulista os relógios marcarão 06:00 do dia 17 de abril.  

Questão 30

Em todo o planeta, observam-se as mesmas paisagens urbanas. Por toda parte, estabelecem-se as mesmas franquias comerciais, homogeneizando os modelos dos shoppings centers, dos loteamentos, cadeias de hotéis, rodoviárias, bairros residenciais, balneários, aeroportos: de leste a oeste, de norte a sul, tem-se a sensação de que aqui é como em qualquer outro lugar.

O excerto descreve um fenômeno da história contemporânea, caracterizado

a) pela difusão da noção de responsabilidade social e fiscal no mundo globalizado.

b) pelo nivelamento das condições sociais e de vida em escala transnacional.

c) pelo efeito dos processos econômicos e tecnológicos transnacionais.

d) pela emergência de uma governança global e democrática nas economias capitalistas.

e) pela abolição da concepção de relações de exploração econômica e social entre as nações.

Resposta: C

Comentário

O atual estágio do processo de globalização é marcado pela expansão das atividades e relações econômicas entre os espaços e os povos, cada vez mais interligados e conectados através dos modernos meios de transportes e telecomunicações, que marcaram a implementação do chamado Meio Técnico-Científico-Informacional após a Segunda Guerra mundial. Ao mesmo tempo em que o Capitalismo se alastra pelo mundo os hábitos culturais das sociedades tendem a um elevado grau de homogeneização, estabelecendo as bases para uma cultura de massa, que atenda aos interesses financeiros do mercado e a satisfação plena dos indivíduos inseridos no consumismo.

Correção

a) Incorreto, pois no mundo globalizado percebe-se cada vez menos a responsabilidade social dos indivíduos, que a submetem em nome dos interesses e anseios de cunho econômico e financeiro, que marcam a sociedade capitalista contemporânea.

b) Incorreto, pois uma das principais facetas do sistema capitalista contemporâneo é o aprofundamento das desigualdades e dos desníveis que separam os modelos de vida observados nas sociedades mais desenvolvidas e naquelas de menor desenvolvimento.

c) Correto, pois os processos econômicos e o desenvolvimento tecnológico, acentuados a partir da segunda metade do século XX, trouxeram a ampliação das transações e dos deslocamentos materiais e imateriais, que influenciaram diretamente nas características sociais e econômicas das nações, permitindo uma relativa e aparente homogeneidade dos espaços e dos modelos das relações sociais entre os povos e entre eles e o espaço que habitam, criando padrões de comportamento e de transformações da natureza, linearizando as localidades contemporâneas.

d) Incorreto, pois apesar da aproximação marcadamente ampla entre os povos e os espaços as autonomias governamentais são mantidas e permanecem fortes principalmente naqueles assuntos de caráter interno. Apesar do crescente poder econômico das nações dominantes ainda não se configura no mundo uma real governança global.

e) Incorreto, pois o incremento das relações sociais no período contemporâneo observa-se a maximização das relações de dominação e exploração das nações mais desenvolvidas sobre aquelas de menor desenvolvimento econômico, reproduzindo a histórica relação desigual entre elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário