quarta-feira, 16 de novembro de 2022

CORREÇÃO COMENTADA DE GEOGRAFIA UNICAMP 2023

Questão 21

No ano de 2020, iniciou-se um conflito interno na Etiópia, com complexas implicações humanitárias, econômicas e geopolíticas, adicionando novas tensões à frágil estabilidade política na região do Chifre da África.

As causas do atual conflito na Etiópia resultam

a) da instabilidade das instituições estatais gerada pelo processo de colonização europeia no século XVIII.

b) do conflito bélico com a Eritreia em razão da disputa pela saída para o Mar Mediterrâneo.

c) da tentativa de secessão da região do Tigré em função dos conflitos étnico-religiosos e políticos.

d) da participação de interesses estrangeiros na gestão dos recursos naturais etíopes, a exemplo do petróleo.

Resposta: C

Comentário

O continente africano passa por constantes e violentos conflitos, em especial a partir da segunda metade do século XX, quando eclodiram na região intensas guerras civis dentro das nações recém independentes no contexto de encerramento da Segunda Guerra Mundial. Porém, para a compreensão dos conflitos observados após a descolonização do continente, através da Conferência de Bandung em 1955, faz-se necessário revisitar as raízes desse quadro, que foram ali estabelecidas com a partilha dos territórios de modo arbitrário pelas potências europeias, quando da realização da Conferência de Berlim em 1878, com isso povos nativos foram obrigados a viver em um mesmo território, sob o comando de uma metrópole colonizadora, que se valeu do incentivo às rivalidades étnicas para garantir e materializar o domínio e a exploração colonial.

Correção

a) Incorreto, pois as instituições estatais da maioria das nações africanas, apesar de verdadeiramente instáveis e frágeis, foram criadas após a realização da Conferência de Bandung em 1955, quando da descolonização do continente.

b) Incorreto, pois apesar das históricas rivalidades entre Eritreia e Etiópia, no presente os dois Estados se aliaram contra os rebeldes separatistas que atuam no Norte etíope, na região do Tigré. Para o governo da Eritreia uma independência dessa parcela da Etiópia poderia fortalecer movimentos separatistas em seu próprio território.

c) Correto, pois em 2020 eclode um grande conflito na porção Norte da Etiópia, onde a etnia Tigré busca de modo conflituoso a sua independência política, que se soma aos vários conflitos civis observados na instável região conhecida como Chifre da África. Esse conflito possui nuances de cunho étnico, por conta das características culturais próprias das populações nativas dessa porção territorial, religiosos, posto que entre a população de maioria sunita existam grupos extremistas islâmicos, e políticos, uma vez que se busca a emancipação política por vias do separatismo, que possa culminar na futura independência da região.

d) Incorreto, pois a frágil economia da Etiópia se sustenta em atividades ligadas à agricultura de baixa produtividade, marcadamente familiar de subsistência, bem como em atividades pastoris, com a criação de animais voltados igualmente para o consumo próprio na nação.

Questão 22

Tem se tornado lugar comum dizer que o gigantesco volume de dados extraídos de nossa vida cotidiana está armazenado “na nuvem”. É quase como dizer: estão por toda a parte e em lugar nenhum. Flutuam. Se damos, contudo, um passo para além das metáforas, nos depararemos com a robusta infraestrutura do capitalismo digital, que está ancorada em territórios concretos e se inscreve numa geografia do poder. É assim que, segundo a UNCTAD (2021), de um total de 4.714 data centers existentes no mundo, quase 80% estão em países desenvolvidos, principalmente nos EUA e países da Europa ocidental.

Sobre os data centers e sua distribuição, é correto afirmar que

a) são infraestruturas concentradas no Norte Global que, por serem públicas, controladas pelo Estado, têm seu impacto minimizado em questões geopolíticas que perpassam essa parte do mundo.

b) o processo de desenvolvimento geograficamente desigual pouco atua na distribuição da infraestrutura digital e na coleta, armazenagem e tratamento de dados entre as regiões do mundo.

c) sua rarefação no Sul-Global indica que a coleta, a armazenagem e o tratamento dos dados levanta grave problema relativo à soberania dos Estados nacionais dessa parte do mundo.

d) à medida em que se ampliam a coleta e o tratamento massivo de dados das sociedades, países de todos os continentes estão adotando robustas políticas de infraestrutura digital.

Resposta: C

Comentário

A sociedade inaugurada a partir da terceira Revolução Industrial, ocorrida após a Segunda Guerra Mundial, é marcada pelos fluxos imateriais e pelo peso decisivo desempenhado pelo Meio Técnico-Científico-Informacional, amparado principalmente pela internet. Atualmente o armazenamento e a gestão de dados de bilhões de usuário ao redor do mundo representa um poder geopolítico de grande valor, estando concentrado nas grandes potências mundiais, que se valem de seu domínio tecnológico e econômico para a manutenção de sua influência e hegemonia em nível global.

Correção

a) Incorreto, pois de fato as infraestruturas ligadas ao setor informacional se concentram nas nações mais desenvolvidas do Norte Global do mundo, porém, esses serviços são hoje concentrados e dominados pela iniciativa privada dessas nações, e não pelos Estados Nacionais.

b) Incorreto, pois a distribuição geográfica da infraestrutura dos data centers no mundo contemporâneo deriva diretamente do desigual desenvolvimento das nações, o que produz a situação de concentração desses nas nações de maior poder econômico.

c) Correto, pois a quase totalidade dos data centers encontra-se localizado nas nações mais desenvolvidas do Norte-Global, reproduzindo o domínio que essas nações exerce sobre a política e economia das nações do Sul-Global, o que dificulta sobremaneira a real independência e soberania dos Estados Nacionais dessas nações, que se mostram cada vez mais submissas e inferiorizadas em relação às potências hegemônicas desenvolvidas.

d) Incorreto, pois apesar do crescente movimento de dados ao redor do mundo atualmente, os maiores investimentos nos setores relacionados ao sistema informacional são possíveis apenas naquelas nações de maior poder econômico, em decorrência dos elevados custos desses processos modernos.

Questão 23

Subsidência é um tipo de colapso em uma superfície, caracterizado por deformação quase vertical do terreno ou pela reacomodação dos materiais em subsuperfície. Os solos muito argilosos estão entre os materiais mais suscetíveis à subsidência. Na cidade de Maceió (AL), esse fenômeno tem afetado diversos bairros da cidade.

A partir do texto e da figura anterior, é correto afirmar que a

a) água se infiltra sem grandes dificuldades em solos muito argilosos, por isso o processo de expansão das argilas é permanente, tornando a área ideal para o desenvolvimento de cultivos permanentes.

b) subsidência em solos muito argilosos é um processo reversível, pois ocorre apenas nos períodos secos quando o solo se contrai na ausência de água. A reversão acontece nos períodos úmidos.

c) mecanização das lavouras e a construção de edificações podem ocorrer sem restrições em áreas em que ocorrem a contração e expansão das argilas decorrentes da variação da umidade do solo.

d) subsidência em solos muito argilosos é um processo irreversível, pois uma vez que a superfície é rebaixada, o processo reverso de soerguimento não acontece por conta da força gravitacional.

Resposta: Anulada pela Banca

Justificativa: A Banca considerou que o enunciado da questão trazia ambiguidade, posto que o texto retratava a subsidência na cidade de Maceió (AL), a qual não se relaciona a solos de elevada concentração argilosa, representados pela imagem. Assim, mesmo o item B estando correto, ele não foi considerado como resposta válida, posto que se relaciona à imagem trazida pela questão, mas não ao texto trazido por ela.

Comentário

O processo de subsidência geológica se relaciona a afundamentos observados nas porções superficiais da crosta, relacionados a equilíbrios naturais causados por eventos localizados na sub superfície do solo, como a extração massiva de petróleo, gás, água ou calcário, dissolução de materiais solúveis por ação das águas infiltrantes ou escavação de túneis subterrâneos. Após a criação de espaços vazios abaixo da superfície a gravidade e o peso das camadas acima desses vazios acaba por puxar para baixo as estruturas, criando rebaixamentos localizados nas áreas afetadas.

Correção

a) Incorreto, pois os solos argilosos apresentam em sua composição partículas muito finas (argilas e óxidos), que diminuem a porosidade e a permeabilidade das águas infiltrantes. Cabe mencionar ainda que as argilas são hidro expansivas, aumentando seu volume ao contato com a água, tornando os solos naturalmente menos permeáveis.

b) Correto, pois em terrenos argilosos a desidratação das estruturas durante períodos mais secos promove o fendilhamento e as rachaduras nas camadas sub superficiais, desestabilizando o solo que pode ceder e causar a subsidência. Porém durante o período chuvoso as argilas se reidratam e se expandem, fechando o fendilhamento e permitindo a possibilidade de a estrutura se regenerar e reverter a subsidência.

c) Incorreto, pois nas áreas onde naturalmente ocorre fenômenos de contração e dilatação das argilas pela variação do volume de águas infiltrantes o aumento do sobrepeso, seja através de construções ou processos de mecanização de atividades agrícolas deve ser criteriosamente controlado, a fim de minimizar a possibilidade de fendilhamento e subsidência.

d) Incorreto, pois em solos muito argilosos a desidratação e a hidratação periódica permite que haja a subsidência e sua reversão, respectivamente, ao longo do ano. Mesmo com a atuação permanente da gravidade nas áreas rebaixadas, a expansão das argilas pela água infiltrante pode ser capaz de empurrar essas estruturas para cima, desfazendo o rebaixamento.

Questão 24

A figura a seguir apresenta um cenário em que se distinguem dois compartimentos de relevo na paisagem.

No que se refere aos compartimentos de relevo na paisagem, é correto afirmar que o compartimento

a) A é uma planície formada por processos exógenos que ocasionam a acumulação de materiais de fontes diversas. As planícies podem sofrer a influência de falhamentos das rochas que servem de substrato ao processo deposicional.

b) B é um planalto formado por rochas ígneas extrusivas, e apresenta formas de relevo esculpidas pela atuação dos processos exógenos, a exemplo das chapadas, dos morros, das serras e das depressões.

c) A é uma planície formada por depósitos arenosos e argilosos de origem exclusivamente fluvial. A presença dos meandros abandonados indica que as formas de relevo desse compartimento não evoluem.

d) B é um planalto formado por rochas ígneas, metamórficas ou sedimentares. Sua principal característica está na atividade ativa dos processos tectônicos responsáveis pelo soerguimento das elevações e manutenção das formas.

Resposta: A

Comentário

A formação do relevo terrestre decorre da ação conjunta das forças endógenas (vulcanismo, tectonismo e abalos sísmicos), criadoras das macroformas, e das forças exógenas (elementos climáticos) modeladoras das formas anteriormente criadas, transformando-as em microformas. Na imagem são retratadas no “compartimento B” feições geomorfológicas de aspectos mais elevados (planaltos) e no “compartimento A” rebaixados (planícies), resultantes dos processos erosivos nas partes mais altas e deposicionais nas mais baixas.

Correção

a) Correto, pois as são planícies formadas em áreas mais rebaixadas do relevo, preenchidas por sedimentos e minerais trazidos das áreas mais elevadas do entorno, estabelecidas geralmente nas porções marginais aos cursos fluviais. Muitas vezes essas porções mais rebaixadas podem ser formadas por falhamentos e fraturamentos, além da ação erosiva das águas dos rios.

b) Incorreto, pois as estruturas de topo convexo, conhecidas como mamelonares ou meias laranjas ou ainda pães de açúcar, observadas no compartimento B, são planaltos cristalinos, também chamados de Serras ou Morros. As chapadas correspondem a planaltos sedimentares de formatos tabuliformes com topos muito aplainados. Já as depressões se formam nas áreas de contato entre um Escudo Cristalino e uma Bacia Sedimentar, onde os processos de erosão superam os de deposição.

c) Incorreto, pois as planícies fluviais são formadas pela deposição de sedimentos e solos erodidos por diversas fontes, como o escoamento superficial, os ventos, os deslocamentos de blocos de gelo, além do próprio rio. A presença de meandros (curvas) no canal do rio indica a lentidão das águas, porém o fato de ser uma planície deposicional demonstra que esse relevo continua em constante formação e evolução.

d) Incorreto, pois os planaltos formados por rochas sedimentares apresentam feições tabuliformes, com topos muito aplainados, conhecidos como chapadas, diferentes daqueles observados no compartimento B, de estrutura mamelonar. As estruturas formadas pelos processos tectônicos são na realidade os Dobramentos Modernos, e não os planaltos mostrados na imagem. Esses dobramentos apresentam formas em constante processo de soerguimento e evolução.

Questão 25

Alguns municípios do Sul do Brasil receberam, nos últimos 10 anos, importantes fluxos de imigrantes e refugiados, sobretudo de haitianos, congoleses, senegaleses e venezuelanos. A presença desses imigrantes e refugiados em regiões de elevada especialização produtiva tem sido motivada pela busca de trabalho; todavia, crescem registros de denúncias das precárias condições de vida e situações de xenofobia enfrentadas por essas populações nos municípios onde se instalam.

Assinale a alternativa que indique: (1) a região de especialização produtiva que mais tem absorvido essa força de trabalho imigrante; e (2) a atividade econômica envolvida:

a) (1) Oeste catarinense; (2) indústria frigorífica.

b) (1) Vale dos Sinos (RS); (2) indústria de laticínios.

c) (1) Oeste paranaense; (2) indústria de confecção.

d) (1) Vale do Itajaí (SC); (2) indústria carbonífera.

Resposta: A

Comentário

O Brasil recebeu grandes levas de migrantes haitianos após o ano de 2010, quando aquele país, considerado o mais pobre das américas, foi devastado por um grande terremoto, que além de destruir grande parte das já precárias infraestruturas nacionais, agravou o caos socioeconômico que marginaliza a grande maioria da sua população, relegando-a à extrema pobreza financeira. Naquele período o crescimento econômico do Brasil, principalmente a partir da aproximação dom as demais nações emergentes através da criação do BRIC (posteriormente rebatizado para BRICS, com a adesão da África do Sul), tornou o país um importante polo de atração de grupos haitianos em busca de melhores condições de emprego, renda e vida.

Correção

a) Correto, pois a região Sul do Brasil, com destaque para o Rio Grande do Sul, historicamente apresenta importância da atividade pecuária de corte, sendo áreas fora desse estado muitas vezes responsáveis pelo processamento dessa carne, destinada principalmente à exportação. A mão de obra haitiana, de baixa qualificação, é muitas vezes explorada em condições precárias, atendendo aos interesses econômicos de grandes empresas frigoríficas instaladas no Oeste Catarinense.

b) Incorreto, pois a economia da região do Vale dos Sinos no Rio Grande do Sul é sustentada pelo setor industrial, e não por atividades primárias, como a pecuária leiteira ou aquelas secundárias associadas a ela.

c) Incorreto, pois a economia do Oeste Paranaense é dominada por atividades relacionadas aos setores primário (agricultura e pecuária) e terciário (comércio e prestação de serviços), este último favorecido pela proximidade da fronteira com países vizinhos.

d) Incorreto, pois embora a economia do Vale do Itajaí seja de fato dependente da exploração das jazidas de carvão mineral do Cinturão Carbonífero, essa atividade apesenta predomínio de trabalho mecanizado, bem como a exigência de elevado grau de qualificação da mão de obra.

Questão 26

A tabela a seguir destaca, para o ano de 2019, os 11 municípios brasileiros que mais emitiram gases do efeito estufa causadores do aquecimento global, conforme o total emitido de CO2 em toneladas.

A partir da análise dos dados anteriores e de seu conhecimento, é correto afirmar que os municípios com

a) menor extensão territorial e alta densidade demográfica foram responsáveis pela maior emissão de CO2 decorrente da decomposição dos resíduos sólidos em aterros sanitários.

b) grande extensão territorial e baixa densidade demográfica foram responsáveis pela maior emissão de CO2, o que se correlaciona com o avanço da mineração e a construção de hidrelétricas.

c) menor extensão territorial e alta densidade demográfica foram responsáveis pela maior emissão de CO2 decorrente da instalação de novas indústrias de bens de capital.

d) grande extensão territorial e baixa densidade demográfica foram responsáveis pela maior emissão de CO2, o que se correlaciona com o avanço do desmatamento e incêndio florestal.

Resposta: D

Comentário

A preocupação mundial com as emissões dos chamados Gases do Efeito Estufa – GEEs tem sido pauta da maioria dos debates ambientais travados a partir da década de 1970, e a busca por meios capazes de reduzir essas emissões estão entre as maiores dificuldades diplomáticas da geopolítica contemporânea, posto que dependa do estabelecimento de um modelo produtivo que seja capaz de aliar os interesses econômicos capitalistas às demandas emergenciais de contenção dos impactos ambientais, como o Aquecimento Global, que colocam em dúvida até mesmo as possibilidades de manutenção da espécie humana no futuro. Países como o Brasil possuem boas condições de assumir um protagonismo na temática ambiental, primeiramente pela possibilidade de implantação de práticas econômicas sustentáveis no seu desenvolvimento em curso, e em segundo lugar pela riqueza da biodiversidade nacional, que pode atuar como mecanismos de anulação das emissões dos GEEs para a atmosfera.

Correção

a) Incorreto, pois os municípios de maiores taxas de emissões são Altamira (PA), São Félix do Xingu (PA), Porto Velho (RO) e Lábrea (AM), todos localizados na região Norte, onde as principais ações emissoras de CO2 se relacionam a atividades primárias, como a pecuária e as queimadas ligadas à expansão da fronteira agrícola.

b) Incorreto, pois apesar de muitos municípios amazônicos de grande extensão territorial apresentarem elevadas taxas de emissão de CO2, como Altamira (PA), São Félix do Xingu (PA) e Lábrea (AM) e esses de fato possuírem baixa densidade demográfica, nessas regiões as emissões se relacionam às práticas agropecuárias, e não mineradoras ou energéticas. Ainda, a construção de lagos hidrelétricos libera grandes volumes de metano e não de dióxido de carbono.

c) Incorreto, pois os municípios de maior densidade demográfica e de menor extensão territorial da tabela são representados por São Paulo e Rio de Janeiro, sendo que esses não representam no grupo mostrado os maiores emissores de CO2, posição essa ocupada por municípios da região amazônica.

d) Correto, pois os maiores município emissores de CO2 apresentados pela tabela são Altamira (PA), São Félix do Xingu (PA), Porto Velho (RO) e Lábrea (AM), ambos de grande extensão territorial e baixa densidade demográfica, nos quais a expansão da fronteira agrícola condicionam ações degradadoras relacionadas ao desmatamento e incêndios, que além da poluição atmosférica promovem a devastação da biodiversidade amazônica.

Questão 27

A Amazônia brasileira ganhou destaque nos últimos anos nos noticiários da mídia nacional e estrangeira, face ao avanço de graves problemas socioambientais. Nesse contexto, as unidades de conservação, como as Reservas Extrativistas (RESEX), introduzidas pela Lei 9.985 em 18/07/2000, cumprem um papel importante na preservação ambiental e na proteção social.

Sobre as RESEX no bioma amazônico, é correto afirmar que são áreas

a) coletivas, demarcadas para populações indígenas, podendo ser usadas economicamente por meio de pequenas atividades de extrativismo vegetal, mineral e animal. Crescem dentro das RESEX a exploração turística e as atividades garimpeiras.

b) públicas, destinadas ao usufruto das populações tradicionais ribeirinhas para moradia e atividades econômicas de baixo impacto ambiental. Aumentam no entorno das RESEX a exploração de madeira e o desmatamento para a implantação de atividades pecuárias.

c) coletivas, concedidas para uso misto das populações indígenas e quilombolas, que exploram comercialmente as riquezas existentes com atividades extrativistas e agropecuária. Aumentam no entorno das RESEX núcleos urbanos e atividades de exploração madeireira.

d) públicas, destinadas às populações tradicionais para residência e extrativismo sustentável; quando autorizado pelo Estado, grandes empresas podem explorar recursos naturais em larga escala. Crescem dentro das RESEX os impactos ambientais e a expulsão de população.

Resposta: B

Comentário

Nos últimos anos a região amazônica foi destaque constante no noticiário internacional, por questões relacionadas às preocupações externas decorrentes à degradação ambiental desse importante bioma brasileiro e à crescente pressão sobre os recursos locais, fruto da acelerada expansão da fronteira agrícola a partir dos anos 1990. Muitas mudanças foram realizadas na legislação vigente sobre a floresta, ao mesmo tempo que uma série de dispositivos legais relacionados à conservação ambiental foram sistematicamente desrespeitados no país. Áreas destinadas às populações indígenas ou mesmo aquelas destinadas à preservação plena dos recursos ambientais, sofreram grandes impactos pela chegada das atividades econômicas a essa região brasileira.

Correção

a) Incorreto, pois as RESEX são demarcadas pelo poder estatal sendo destinadas às populações residentes nas suas áreas, sejam elas indígenas ou não. Nessas áreas é permitida a exploração sustentável por essas populações, em prol de sua subsistência.

b) Correto, pois as RESEX correspondem a terras públicas, demarcadas e geridas pelo Estado, onde as populações habitantes, autóctones ou alóctones, usufruem legalmente de modo sustentável dos recursos. Nos últimos anos atividades ilegais, relacionadas à expansão da fronteira agrícola tem trazido muitos impactos ambientais, como a exploração de madeira e a criação de gado.

c) Incorreto, pois as RESEX não correspondem a terras coletivas, mas sim de áreas públicas de gestão estatal. É incorreto ainda afirmar que ali são realizadas atividades comerciais pelas populações residentes, quando as atividades se relacionam primordialmente ao extrativismo de subsistência. No entorno dessas regiões, interiorizadas na floresta não se formam núcleos urbanos, mas sim predominam atividades degradadoras primárias.

d) Incorreto, pois a legislação vigente acerca da RESEX não cria condições legais para que ali sejam estabelecidas atividades exploratórias de cunho mercadológico, como mineração e extração madeireira. As atividades que se realizam hoje no entorno, ou mesmo dentro, das RESEX ocorrem de modo irregular e colocam em risco a subsistência das populações legalmente ali alocadas.

Questão 28

De que se trata essa biopolítica, esse biopoder? A nova tecnologia do poder que se instala se dirige à multiplicidade dos homens, não na medida em que eles se resumem em corpos, mas na medida em que ela forma, ao contrário, uma massa global, afetada por processos de conjunto que são próprios da vida, que são processos como o nascimento, a morte, a produção, a doença etc. É com o nascimento da biopolítica que se lança mão da medição estatística desses fenômenos para fins de regulamentação e de intervenção. Um novo tipo de poder que consiste em fazer viver e em deixar morrer.

Como tecnologia de poder, a biopolítica se inscreve no corpo

a) do indivíduo como problema existencial.

b) da família como problema reprodutivo.

c) da escola como problema disciplinar.

d) da população como problema político.

Resposta: D

Comentário

A chamada Biopolítica se relaciona ao caráter administrativo que pode ser adotado pelos Estados Nacionais em prol da plena gestão dos aspectos sociais para o desenvolvimento econômico das nações. Parte-se do pressuposto de que a as políticas públicas não devem ser pensadas em relação a aspectos próprios dos indivíduos, mas sim das coletividades, produzindo uma generalização dos aspectos capaz de agrupar as individualidades em um conjunto chamado de população, para que o Estado tenha capacidade de gerir e administrar os aspectos e políticas públicas de modo mais eficiente, mesmo que para isso o governo se torne praticamente proprietário da vida das pessoas. Para a Biopolítica não são decisivos os anseios e necessidades do indivíduo, mas sim os anseios e interesses do Estado.

Correção

a) Incorreto, pois a Biopolítica para o indivíduo não se apresenta como um problema de cunho existencial, mas sim social, uma vez que os interesses desse indivíduo não são levados em consideração para a criação de políticas e mecanismos públicos, sendo isso um empecilho para que esse indivíduo possa exercer plenamente sua cidadania e inserção na vida social.

b) Incorreto, pois no corpo da família as medidas impostas pela Biopolítica não apresentam um caráter que impacta apenas no aspecto reprodutivo, mas sim em todos os aspectos da vida dos indivíduos que compõem esse grupo. Para as famílias essas medidas são vistas como um problema de gestão e administração, que não leva em consideração os anseios e interesses dessas pessoas.

c) Incorreto, pois no corpo da educação a Biopolítica não impacta como um problema de ordem disciplinar, mas sim como um ferramenta impositiva de pleno controle da sociedade pelo Estado, oferecendo ao governo a capacidade de administrar todos os aspectos relativos à vida social, política e econômica da população.

d) Correto, pois como as decisões advindas da Biopolítica são impostas pelo Estado para a população, sem que essa possa se manifestar previamente acerca de seus interesses e anseios, muito do que o Estado coloca como políticas necessárias são encaradas como um problema administrativo, incapaz de conduzir a população do pleno exercício de sua cidadania, mas sim ao pleno controle social por parte do Estado, tolhendo-lhe seu caráter individual e orgânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário