segunda-feira, 14 de novembro de 2022

CORREÇÃO COMENTADA DE GEOGRAFIA ENEM 2022

 

Questão 46

Uma característica regional que justifica o maior potencial anual médio para o aproveitamento da energia solar é a reduzida

a) declividade do relevo.

b) extensão longitudinal.

c) nebulosidade atmosférica.

d) irregularidade pluviométrica.

e) influência da continentalidade.

Resposta: C

Comentário

O Brasil possui elevados potenciais energéticos, com destaque para as fontes renováveis ou alternativas, que são capazes de gerar energia causando um baixo impacto ambiental. Historicamente o país investe maciçamente na geração hidrelétrica, tendo instalado grande parte de seu potencial disponível, em especial na porção Centro-Sul, e no presente tem crescido de modo rápido as opções solar e eólica, que se beneficiam da posição latitudinal do país, próximo à Linha do Equador, onde além da incidência solar tem-se a convergência dos ventos alísios.

Correção

a) Incorreto, pois a declividade do relevo atua decisivamente sobre a drenagem do solo e os processos erosivos, e não sobre a incidência solar.

b) Incorreto, pois a incidência solar é determinada pela angulação dos raios solares segundo a latitude, e não pela longitude terrestre.

c) Correto, pois a região Nordeste apresenta climas predominantemente secos, onde a baixa nebulosidade atmosférica mantém o céu limpo ao longo do dia, permitindo a plena incidência da radiação solar na superfície.

d) Incorreto, pois embora no Nordeste haja irregularidade na distribuição pluviométrica, esse aspecto não necessariamente amplia a possibilidade de incidência da radiação solar diária.

e) Incorreto, pois a continentalidade atua na retenção de calor na superfície terrestre, promovendo elevada amplitude térmica nos locais a ela expostos, e não altera a incidência da radiação solar.

Questão 52

Brasileiros levam mais tempo de casa para o trabalho

Pesquisa do IBGE aponta que a situação é mais grave no Sudeste: 13% das pessoas levam mais de uma hora para chegar ao trabalho. Nas regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio, o IBGE registrou os maiores percentuais de trabalhadores que levam mais de uma hora no trajeto até o emprego. Quem vê o Marcelo chegar ao trabalho nem imagina a maratona que ele enfrenta todos os dias antes das 5h. “Acordo 4h 30, saio de casa 5h, pego trem 5h 20, chego na Central umas 6h 50, pego ônibus e chego no trabalho mais ou menos 7h 10”, conta. Segundo especialista, são os mais pobres os que moram mais longe do emprego.

A pesquisa desenvolvida retrata a seguinte dinâmica populacional:

a) Fluxo de retorno.

b) Migração interna.

c) Mudança sazonal.

d) Movimento pendular.

e) Deslocamento forçado.

Resposta: D

Comentário

A mobilidade urbana configura-se hoje como um dos maiores problemas socioeconômicos das cidades brasileiras, limitando de modo importante a circulação das populações citadinas pelo espaço urbano, comprometendo a produção econômica e o bem-estar social. Criar meios mais eficientes para os deslocamentos diários se mostra uma exigência vital para que a cidade seja capaz de oferecer de modo pleno a esperada qualidade de vida a seus habitantes.

Correção

a) Incorreto, pois o fluxo de retorno se relaciona ao deslocamento das populações nordestinas radicadas no Sudeste para seus estados de origem, em decorrência principalmente da desconcentração industrial hoje em curso na porção Centro-Sul do Brasil.

b) Incorreto, pois as migrações internas podem ser subdivididas entre aquelas tidas como forçadas e espontâneas, ou entre aquelas tidas como temporárias e permanentes, sendo um conceito mais amplo que o simples deslocamento urbano.

c) Incorreto, pois a mudança sazonal corresponde aos deslocamentos de média duração, conhecida como Transumância, na qual não impacta diretamente as questões da mobilidade urbana, relacionada aos fluxos de cunho diário.

d) Correto, pois a Migração Pendular corresponde aos deslocamentos de curta duração, de apenas horas ou dias, tipicamente observados nos espaços urbanos, através dos trabalhadores que se deslocam de casa para o trabalho e do trabalho de volta para casa no mesmo dia.

e) Incorreto, pois a Migração Forçada corresponde aos deslocamentos impostos às populações por questões que colocam em risco a sua sobrevivência, como as guerras, as perseguições e catástrofes ambientais.

Questão 56

Em 2003, teve início o Programa de Aquisição de Alimentos e, com ele, várias mudanças na perspectiva dos mercados institucionais. Trata-se do primeiro programa de compras públicas com uma orientação exclusiva para a agricultura familiar, articulando-a explicitamente com a segurança alimentar e nutricional. O Programa é destinado à aquisição de produtos agropecuários produzidos por agricultores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), incluídas aqui as categorias: assentados da reforma agrária, trabalhadores rurais sem-terra, acampados, quilombolas, agroextrativistas, famílias atingidas por barragens e comunidades indígenas.

A ação governamental descrita constitui-se uma importante conquista para os pequenos produtores em virtude da:

a) Inovação tecnológica.

b) Reestruturação fundiária.

c) Comercialização garantida.

d) Eliminação no custo do frete.

e) Negociação na bolsa de valores.

Resposta: C

Comentário

Na dinâmica agrária brasileira nota-se claramente a segmentação dos produtores. Por um lado, há os grandes empresários do agronegócio, que produzem em larga escala através do uso intensivo de alta tecnologia, em especial após a Revolução Verde nas décadas de 1960 e 1970, cuja produção é destinada primordialmente ao mercado externo; e por outro lado observa-se o pequeno produtor ou camponês, que pratica uma agricultura familiar de baixo aporte tecnológico, cuja produção é destinada principalmente aos mercados internos. É inegável a discrepância econômica entre esses dois atores, e consequentemente inviável a possibilidade de concorrência econômica entre eles.

Correção

a) Incorreto, pois a inovação tecnológica na agricultura brasileira impacta principalmente sobre o agronegócio, também conhecido como agricultura comercial, ou empresarial ou patronal, não incidindo diretamente sobre a agricultura familiar.

b) Incorreto, pois o processo de reestruturação fundiária passa invariavelmente pela realização de uma reforma agrária efetiva no Brasil, o que se choca diametralmente com históricos interesses e modelos sociais baseados na relação direta entre a propriedade da terra e domínio do poder político.

c) Correto, pois a estratégia criada pelo Programa de Aquisição de Alimentos permite que o pequeno produtor familiar, incapaz de concorrer com o agronegócio, tenha a garantia mercadológica de vender a sua produção para o Estado, o que permite que esse produtor rural tenha condições de investir na ampliação de sua produtividade e planejar a médio e longo prazo sua produtividade.

d) Incorreto, pois o custo do frete pode até ser reduzido através da organização de cooperativas de pequenos produtores, mas o fato de a produção agrícola acontecer no campo e o consumo dessas mercadorias se dar principalmente nas cidades, torna impossível a inexistência desse importante custo operacional.

e) Incorreto, pois na bolsa de valores são negociadas as grandes quantidades de mercadorias, voltadas principalmente para os mercados globais, o que representa a atuação do agronegócio brasileiro, e não o pequeno produtor familiar, cuja produção se destina principalmente aos mercados internos imediatamente próximos.

Questão 59

Após sete anos da ocupação de um terreno abandonado em Santo André, no ABC paulista, os condomínios Novo Pinheirinho e Santos Dias foram inaugurados, com a presença de representantes dos governos federal, estadual e municipal. A ocupação começou em 2012 e, desde então, o movimento vinha reivindicando o direito de usufruir do espaço para a construção de casas: A Carta Magna, em seu art. 6º, garante a todos os brasileiros o direito à moradia.

O texto apresenta uma estratégia usada pelo movimento social para

a) fragilizar o poder público.

b) fomentar a economia solidária.

c) controlar a propriedade estatal.

d) garantir o preceito constitucional.

e) incentivar a especulação imobiliária.

Resposta: D

Comentário

Os espaços urbanos de nações de menor desenvolvimento econômico apresentam graves problemas socioeconômicos que afetam a qualidade de vida das populações locais, com destaque para a exclusão socioespacial, que impede o acesso à moradia digna por grandes somas de pessoas. Contribuem para esse processo a Especulação Imobiliária e a Gentrificação, das quais decorrem a Favelização e a Submoradia, que implicam na invasão e ocupação de áreas inapropriadas como várzeas e vertentes, principalmente pela população de baixa renda.

Correção

a) Incorreto, pois o objetivo dos movimentos sociais como o descrito no texto é exigir que o estado cumpra seu papel social de garantidor de qualidade de vida digna à população, e não o fragilizar.

b) Incorreto, pois o fomento da economia solidária se relaciona principalmente à criação de cooperativas de pequenos produtores e comerciantes, ao invés da simples legalização de uma ocupação urbana. O quadro mencionado pelo texto se relaciona mais à habitação do que à economia.

c) Incorreto, pois o fato de órgão do Estado estarem presentes na formalização das áreas ocupadas atesta que a criação dos bairros mencionados não se deu através da usurpação da propriedade estatal, mas sim pela ação do próprio poder administrativo, embora para tal tenha sido necessária a pressão de movimentos sociais.

d) Correto, pois o quadro descrito no texto mostra que a formalização dos bairros mencionados atendem aos preceitos da Constituição Brasileira em seu art. 6, bem como a disponibilização de um espaço digno para a vida das populações residentes atende às legislações públicas emanadas pelo Estatuto das Cidades e pelo Plano Diretor Municipal.

e) Incorreto, pois as ações dos movimentos sociais como aqueles descritos no texto se relacionam ao incentivo ao comprimento da função social da propriedade urbana, que visa combater práticas que prejudicam a habitação das populações residentes, como a Especulação Imobiliária e a Gentrificação.

Questão 60

Texto I

A Marinha identifica, na voz de Thomas Barnett, uma ampla região potencialmente insubmissa ou simplesmente irredutível às normas gerais de funcionamento promovidas pelos Estados Unidos e sancionadas pelo Fundo Monetário Internacional, pela Organização Mundial do Comércio e pelo Banco Mundial. E não necessariamente por sua consciência rebelde, mas sim, em muitos casos, pela insubstancialidade de suas instituições estatais.

Texto II

As preocupações do governo estadunidense expressas no texto e no mapa evidenciam uma estratégia para

a) compartilhamento de inovações tecnológicas.

b) promoção de independência financeira.

c) incremento de intercâmbios culturais.

d) ampliação de influência econômica.

e) preservação de recursos naturais.

Resposta: D

Comentário

Desde o encerramento da Segunda Guerra Mundial os Estados Unidos buscam alcançar e manter a hegemonia política e econômica nas relações globais, tendo para tal a estratégia de ampliar sua influência sobre governos de nações mais pobres, seja de modo direto, através do Estado Americano, ou indiretamente, através de instituições e organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas – ONU, o Fundo Monetário Internacional – FMI, o Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento – BIRD, a Organização Mundial do Comércio – OMC, entre outras. Porém, em nações onde os governos não possuem bases sólidas torna-se mais difícil a execução dessa influência, criando “brechas” na geopolítica estadunidense.

Correção

a) Incorreto, pois os Estados Unidos atuam globalmente através da imposição tecnológica e a imposição da concentração do domínio sobre a inovação, vendendo esses avanços às nações mais pobres, ao invés de compartilhá-los.

b) Incorreto, pois a estratégia estadunidense passa pela ampliação da dependência tecnológica das nações mais pobres ao poderio da potência americana. Para esse fim atuam organismos como o FMI e o BIRD, concedendo empréstimos e financiamentos.

c) Incorreto, pois através da cultura de massa os Estados Unidos impõem sua cultura de consumo e seus padrões de vida aos demais países, principalmente aqueles de menor desenvolvimento econômico, não havendo um intercâmbio cultural de dupla via entre os lados envolvidos.

d) Correto, pois o que os Estados Unidos buscam é o fortalecimento da hegemonia do sistema capitalista, através do estabelecimento de uma rede integrada de influência econômica sobre as nações mais pobres, com destaque para a atuação de organismos como FMI, BIRD e OMC, em prol da garantia da abertura dos mercados aos produtos estadunidenses e da disponibilização das commodities provenientes das nações mais pobres.

e) Incorreto, pois o modelo de vida centrado no desenvolvimentismo e no consumismo defendido pelos Estados Unidos choca-se diretamente com as questões ligadas à preservação ambiental, o que coloca as questões preservacionistas em um segundo plano na geopolítica global.

Questão 61

Colegas, na mente e no coração do povo, a Crimeia sempre foi uma porção inseparável da Rússia. Essa firme convicção se baseia na verdade e na justiça e foi passada de geração em geração, ao longo do tempo, sob quaisquer circunstâncias, apesar de todas as drásticas mudanças que nosso país atravessou durante todo o século XX.

Considerando a dinâmica geopolítica subjacente ao texto, a justificativa utilizada por Vladimir Putin, em 2014, para anexação dessa península apela para o argumento de que

a) as populações com idioma comum devem estar submetidas à mesma autoridade estatal.

b) o imperialismo soviético havia se acomodado às pretensões das potências vizinhas.

c) os organismos transnacionais são incapazes de solucionar disputas territoriais.

d) a integração regional supõe a livre circulação de pessoas e mercadorias.

e) a expulsão das forças navais ocidentais garantiria a soberania nacional.

Resposta: A

Comentário

Após o esfacelamento do bloco soviético em 1991 grandes mudanças geopolíticas ocorreram no Leste Europeu, principalmente pelo enfraquecimento gradual da influência russa sobre a região e ao fortalecimento da influência da União Europeia nessa porção do continente. Historicamente a Ucrânia era uma importante aliada da Rússia, tanto que em 1954 o então líder russo Nikita Kruschev cedeu aos ucranianos o território da Crimeia, em troca do apoio ao bloco socialista. A aliança entre as duas nações permitiu que a Rússia mantivesse seu poderio militar no Mar Negro, na base de Sebastopol, localizada na Crimeia. Porém, a recente aproximação da Ucrânia à União Europeia levou o governo russo a tomar de volta a Península da Crimeia em 2014, em um processo controverso de anexação, ainda não reconhecido pela maioria das nações e organizações mundiais.

Correção

a) Correto, pois quando a Crimeia foi cedida à Ucrânia em 1954 a população local, de origem russa, permaneceu vivendo no território que passava então a ser ucraniano, o que permitiu a manutenção de traços étnicos e culturais dessa população, aspecto usado como argumento político por Vladimir Putin para a anexação territorial em 2014.

b) Incorreto, pois apesar da decadência da União Soviética em 1991 o governo russo nunca abandonou seu projeto de manter-se como polo de influência geopolítica nessa parte da Europa, o que é aceito por certas nações, como a Bielorrússia e rechaçado por outras, como a Ucrânia.

c) Incorreto, pois organizações internacionais como a Organização das Nações Unidas – ONU e a Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN possuem capacidade de intervir e solucionar problemas e disputas territoriais; mas quando envolvem a Rússia essas tensões precisam ser vistas como potencialmente perigosas, por questões ligadas ao poderio nuclear da nação europeia.

d) Incorreto, pois a livre circulação de pessoas e mercadorias corresponde à formação de um Mercado Comum, terceira fase de integração de um bloco econômico. Porém a relação da Rússia como as nações vizinhas têm se dado hoje por meio da imposição política e não da aproximação econômica.

e) Incorreto, pois as forças militares que se encontravam na Crimeia já eram pertencentes à Rússia, que desde 1954 mantinha sua frota naval na Base de Sebastopol, após acordo assinado durante o processo no qual essa porção territorial fora cedida ao governo ucraniano.

Questão 62

Espera, resignado, o dia 13 daquele mês porque, em tal data, usança avoenga lhe faculta sondar o futuro, interrogando a providência. É a experiência tradicional de Santa Luzia. No dia 12 ao anoitecer expõe ao relento, em linha, seis pedrinhas de sal, que representam, em ordem sucessiva da esquerda para a direita, os seis meses vindouros, de janeiro a junho. Ao alvorecer de 13 observa-as: se estão intactas, pressagiam a seca; se a primeira apenas se deliu, transmudada em aljôfar límpido, é certa a chuva em janeiro; se a segunda, em fevereiro; se a maioria ou todas, é inevitável o inverno benfazejo. Esta experiência é belíssima.

No experimento descrito, a relação com a paisagem e com a religiosidade permite que o sertanejo seja

a) afeito à devoção ao aceitar destinos sacralizados.

b) acostumado à pobreza ao admitir acasos naturais.

c) habituado ao solo ao conhecer terrenos cultiváveis.

d) íntimo à Caatinga ao interpretar condições ambientais.

e) próximo à vegetação ao identificar espécies arbustivas.

Resposta: D

Comentário

Em porções interioranas e mais isoladas do Brasil, onde os avanços da globalização ainda não se fazem presentes no cotidiano das populações, os conhecimentos tradicionais, muitas vezes com relação direta a questões de cunho religioso, ainda norteiam a vida dos grupos populacionais. Aspectos como a previsão do tempo e a determinação dos melhores períodos para o cultivo das lavouras de subsistência apresentam um caráter cultural tradicionalista fortemente arraigado às tradições passadas ao longo de várias gerações.

Correção

a) Incorreto, pois embora a questão devocional esteja presente nesse aspecto, não há a aceitação passiva ao destino cristalizado, mas sim a busca pelas melhores possibilidades de cultivo e produção dos gêneros alimentares pela agricultura familiar.

b) Incorreto, pois o sertanejo não ceita passivamente os acasos naturais, como a seca ambiental que marca a região, mas antes, ele busca através de conhecimentos ancestrais de base religiosa, entender a dinâmica do clima e planejar a melhor maneira de alcançar a sua subsistência.

c) Incorreto, pois a temática apresentada pela questão relaciona-se à dinâmica climática e ao regime de chuvas, e não ao conhecimento relativo às questões pedológicas. Não se trata de definir as áreas de cultivo, mas sim à época melhor para se cultivar.

d) Correto, pois o texto mostra que há uma intimidade e um conhecimento cognitivo criado pelo sertanejo em relação ao espaço habitado, entendendo a dinâmica climática da Caatinga e a importância das chuvas escassas para que as atividades agrícolas sejam bem-sucedidas, ao se conhecer as condições ambienteis ao longo das gerações.

e) Incorreto, pois o texto da questão não faz menção aos aspectos botânicos do ambiente, mas sim a dinâmica climática que rege essa porção do território brasileiro, onde o entendimento da estação chuvosa é decisivo para o pequeno agricultor.

Questão 65

A intensificação da ocupação urbana demonstrada afeta de forma imediata o(a)

a) nível altimétrico.

b) ciclo hidrológico.

c) padrão climático.

d) tectônica de placas.

e) estrutura das rochas.

Resposta: B

Comentário

O processo de ocupação dos solos urbanos representa uma importante mudança na dinâmica ambiental, principalmente no que se refere às questões ligadas ao escoamento das águas, e as trocas de calor entre a atmosfera e a superfície terrestre. A gradual substituição das coberturas vegetais nativas por asfalto e concreto possibilita o aumento do escoamento superficial (enxurrada) e a redução da infiltração das águas no solo, bem como a redução do calor específico das superfícies, ampliando as amplitudes térmicas nessas áreas, ocasionando ilhas de calor e inversões térmicas.

Correção

a) Incorreto, pois o nível altimétrico das localidades sofre alterações em decorrência de processos naturais regulados pela dinâmica climática, como o intemperismo e a erosão, que atua no desgaste das áreas mais altas e preenchimento daquelas mais baixas.

b) Correto, pois o Ciclo Hidrológico depende da dinâmica das águas superficiais e subterrâneas, bem como daquelas presentes na forma gasosa na atmosfera terrestre. A ocupação urbana afeta diretamente os fluxos das águas na hidrosfera, ampliando o escoamento superficial, reduzindo a infiltração e diminuindo drasticamente a evapotranspiração, comprometendo a ciclagem natural desse recurso.

c) Incorreto, pois o padrão climático de uma localidade pode ser mudado apenas ao longo do tempo geológico, no decorrer de eras de milhares ou milhões de anos, sendo as mudanças observadas nas cidades relativas às condições do tempo, e não do clima.

d) Incorreto, pois a tectônica de placas é regida pela atuação das forças endógenas ou agentes internos da Terra, regulados pela temperatura interna do planeta, e não pelas forças exógenas, que regem o Ciclo Hidrológico.

e) Incorreto, pois a estrutura das rochas é regida pela atuação de processos naturais, sejam eles endógenos, como o tectonismo, o metamorfismo e o vulcanismo, ou exógenos, como o intemperismo e a erosão. A ocupação urbana não impacta diretamente na litologia do local.

Questão 67

Macrocefalia urbana pode ser entendida como a massiva concentração das atividades econômicas em algumas metrópoles que propicia o desencadeamento de processos descompassados: redirecionamento e convergência de fluxos migratórios, déficit no número de empregos, ocupação desordenada de determinadas regiões da cidade e estigmatização de estratos sociais, que comprometem substancialmente a segurança pública urbana.

O processo de concentração espacial apresentado foi estimulado por qual fator geográfico?

a) Limitação da área ocupada.

b) Êxodo da população do campo.

c) Ampliação do risco habitacional.

d) Deficiência do transporte alternativo.

e) Crescimento da taxa de fecundidade.

Resposta: B

Comentário

O processo de ocupação do espaço urbano nas nações de menor desenvolvimento se dá de modo pouco planejado e em ritmo acelerado, o que tende a potencializar problemas socioeconômicos e exclusões de vários tipos para as populações residentes. A Macrocefalia ocorre quando um espaço urbanizado se mostra incapaz de oferecer condições dignas de vida para as populações, ocasionando-lhe falta de moradia, emprego, saneamento básico, sistemas de transportes, sistemas educacionais, de saúde, dentre outros. Cabe ao Estado implantar políticas urbanas a fim de mitigar esses problemas e amenizar as desigualdades e exclusões observadas nessas áreas.

Correção

a) Incorreto, pois em grande parte a Macrocefalia se manifesta na ampliação desordenada das áreas ocupadas, principalmente para as áreas irregulares de elevado risco, como as várzeas e as vertentes, suscetíveis a inundações e deslizamentos, respectivamente.

b) Correto, pois o acelerado Êxodo Rural nas nações menos desenvolvidas promove um rápido crescimento da população urbana, motivado pela ocorrência simultânea da industrialização, que atrai as pessoas para as cidades, e a modernização do campo, que expulsa dali as populações residentes. Ao chegar às cidades essas pessoas não conseguem ter acesso a muitas das vantagens que a vida urbana pode oferecer.

c) Incorreto, pois a ampliação do risco habitacional ou déficit habitacional corresponde a uma consequência da Macrocefalia e não a uma das causas desse grave problema urbano. Esse risco habitacional é a causa do processo de Favelização e a consequência da Especulação Imobiliária e da Gentrificação.

d) Incorreto, pois a deficiência no transporte alternativo da população é a causa dos problemas ligados à ineficiência da mobilidade urbana e são consequência da Macrocefalia e não uma de suas causas. Como consequência desse problema de locomoção tem-se a ampliação do tempo de deslocamento urbano e ampliação de engarrafamentos e congestionamentos, por conta do uso massivo do transporte individual privado.

e) Incorreto, pois nas áreas urbanas ocorre comumente a tendência da redução da Taxa de Fecundidade, por conta de mudanças nos padrões de vida das sociedades, como a elevação dos custos para se manter os filhos, maior acesso à informação e aos métodos contraceptivos, inserção da mulher no mercado de trabalho, dentre outras.

Questão 71

Na construção da ferrovia Madeira-Mamoré, o que dizer dos doentes, eternos moribundos a vagar entre delírios febris, doses de quinino e corredores da morte? O Hospital da Candelária era santuário e túmulo, monumento ao progresso científico e preâmbulo da escuridão. Foi ali, com suas instalações moderníssimas, que médicos e sanitaristas dirigiram seu combate aos males tropicais. As maiores vítimas, contudo, permaneceriam na sombra à margem do palco, cobaias sem consolo, credores sem nome de uma sociedade que não lhes concedera tempo algum para ser decifrada.

No texto, há uma crítica ao modo de ocupação do espaço amazônico pautada na

a) discrepância entre engenharia ambiental e equilíbrio da fauna.

b) incoerência entre maquinaria estrangeira e controle da floresta.

c) incompatibilidade entre investimento estatal e proteção aos nativos.

d) competição entre farmacologia internacional e produtos da fitoterapia.

e) contradição entre desenvolvimento nacional e respeito aos trabalhadores.

Resposta: E

Comentário

A Ferrovia Madeira-Mamoré foi construída nos primeiros anos do século XX, entre 1907 e 1912, ligando áreas no estado de Rondônia. As obras foram realizadas em parceria dos capitais do Brasil e dos Estados Unidos, e tinha como intuito principal a colonização da zona de fronteira do país próximo à Bolívia, bem como induzir a efetiva ocupação e povoamento da região amazônica, estratégica para interesses econômicos e geopolíticos de governantes brasileiros e estadunidenses na época, como p comércio da borracha amazônica.

Correção

a) Incorreto, pois nas obras da estrada de ferro abordada pela questão não se lavava em consideração as questões ambientais ou de manutenção da fauna ou flora, mas sim apenas os interesses econômicos do sistema viário para o país.

b) Incorreto, pois apesar do uso de maquinários e tecnologia estadunidenses durante as obras de ferrovia, em nenhum momento foi marcante a preocupação dom a conservação dos recursos da floresta durante o projeto, apesar de que após a conclusão da ferrovia essa era uma das premissas consideradas.

c) Incorreto, pois grande parte dos investimentos realizados na construção da ferrovia foram de parcerias entre Estado e iniciativa privada, bem como a temática ligada à questão se relaciona aos impactos sanitários sobre os grupos de trabalhadores externos levados para a floresta, e não da população nativa da Amazônia.

d) Incorreto, pois nas obras da Ferrovia Madeira-Mamoré foi fundamental a atuação do médico sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz para a sanitização da região e para o controle das doenças tropicais que afetavam severamente os trabalhadores do canteiro de obras, não existindo competição com esse setor estrangeiro.

e) Correto, pois durante as obras de implantação da ferrovia o foco encontrava-se todo na ambição de criar uma via de circulação que integrasse a região amazônica e permitisse o escoamento da borracha ali produzida, bem como permitir a colonização dessa porção do território nacional, deixando totalmente secundarizada a preocupação com a saúde e o bem-estar dos trabalhadores envolvidos na obra, assolados pelas doenças tropicais da região.

Questão 72

Uma nova economia surgiu em escala global no último quartel do século XX. Chamo-a de informacional, global e em rede para identificar suas características fundamentais e diferenciadas e enfatizar sua interligação. É informacional porque depende basicamente de sua capacidade de gerar, processar e aplicar de forma eficiente a informação baseada em conhecimentos. É global porque seus componentes estão organizados em escala global, diretamente ou mediante uma rede de conexões entre agentes econômicos. É rede porque é feita em uma rede global de interação entre redes empresariais.

Qual mudança estrutural é resultado da forma de organização econômica descrita no texto?

a) Fabricação em série.

b) Ampliação de estoques.

c) Fragilização dos cartéis.

d) Padronização de mercadorias.

e) Desterritorialização da produção.

Resposta: E

Comentário

O advento da Terceira Revolução Industrial, após a Segunda Guerra Mundial, promoveu a implantação do Meio Técnico-Científico-Informacional a partir da evolução dos meios de transportes e telecomunicações, com destaque para os setores ligados à informática. Essa evolução trouxe consigo o encurtamento das distâncias relacionais entre os povos e as nações, permitindo a ampliação do processo de integração global, movido pela desconcentração industrial das grandes potências e a consequente industrialização das nações menos desenvolvidas, por meio da chegada das indústrias multinacionais, em busca de menores custos operacionais e produtivos.

Correção

a) Incorreto, pois a fabricação de mercadorias em série se relaciona ao modelo produtivo fordista, implementado a partir da Segunda Revolução Industrial, na transição dos séculos XIX e XX.

b) Incorreto, pois assim como a produção em série, a geração de grandes estoques (Just in Case) relaciona-se diretamente ao modelo fordista, implementado na Segunda Revolução Industrial e que entrou em crise após 1929.

c) Incorreto, pois no atual cenário da globalização o domínio econômico das grandes corporações tende a ampliar a possibilidade de surgimento de estruturas produtivas como os cartéis, os quais, apesar de ilegais, ainda existem em vários setores decisivos da produção.

d) Incorreto, pois a padronização das mercadorias, ou produção em série, corresponde a uma das características do modelo fordista, em prol da diminuição máxima dos custos de produção das mercadorias, tornando-as mais acessíveis aos consumidores.

e) Correto, pois a desterritorialização da produção fabril se relaciona ao processo de desconcentração industrial, em curso desde a Segunda Guerra Mundial, amplamente favorecido pelo avanço dos meios de transportes e telecomunicações promovido pelo Meio Técnico-Científico-Informacional.

Questão 73

Olhar o Brasil e não ver o sertão

É como negar o queijo com a faca na mão

Esse gigante em movimento

Movido a tijolo e cimento

Precisa de arroz com feijão

Que tenha comida na mesa

Que agradeça sempre a grandeza

De cada pedaço de pão

Agradeça a Clemente

Que leva a semente

Em seu embornal

Zezé e o penoso balé

De pisar no cacau

Maria que amanhece o dia

Lá no milharal

A letra da canção valoriza uma dimensão do espaço rural brasileiro em sua relação com a cidade ao ressaltar sua função de

a) fornecer a mão de obra qualificada.

b) incorporar a inovação tecnológica.

c) preservar a diversidade biológica.

d) promover a produção alimentar.

e) garantir a moradia básica.

Resposta: D

Comentário

As atividades agrícolas familiares tem um importante papel na produção de alimentos destinados aos mercados internos do Brasil, sendo praticada predominantemente em pequenas e médias propriedades e com baixo aporte tecnológico e pouca demanda de mão de obra, quando comparada à agricultura comercial ou patronal. Esse tipo de agricultura é predominante nas regiões de menor desenvolvimento econômico, onde os impactos produtivos da Revolução Verde ainda não se sobressaíram sobre as técnicas tradicionais de cultivo e produção no campo.

Correção

a) Incorreto, pois a mão de obra qualificada é ofertada principalmente nos centros urbanos, onde os investimentos em educação, pesquisa e desenvolvimento tendem a ser maiores.

b) Incorreto, pois a incorporação tecnológica na estrutura produtiva brasileira se materializa primeiro na indústria urbana e só depois nas atividades produtivas no campo, sendo elas mais inseridas nas práticas intensivas e menos nas familiares.

c) Incorreto, pois apesar das práticas agrícolas familiares serem potencialmente menos danosas ao meio ambiente, não se pode inferir que elas promovam a preservação ambiental, que consiste em manter os recursos naturais intocados.

d) Correto, pois a agricultura familiar brasileira, mencionada no trecho da canção, caracteriza-se pela produção de alimentos da base de consumo dos mercados internos do Brasil, diferentemente das práticas comerciais intensivas comerciais, destinadas à produção de commodities destinadas a abastecer aos mercados consumidores globais.

e) Incorreto, pois a função de garantir a moradia básica à população urbana recai sobre o leque de atribuições do poder político que faz a gestão desses espaços, cabendo não só a garantia do espaço à moradia, mas sim, e principalmente, oferecer condições dignas para que as pessoas habitem essas áreas.

Questão 76

Solos salinos ou alomórficos apresentam como característica comum uma concentração muito alta de sais solúveis e/ou de sódio trocável. Eles ocorrem nos locais mais baixos do relevo, em regiões áridas e semiáridas e próximas do mar. Em regiões semiáridas, por exemplo, o polígono das secas do Nordeste brasileiro, os locais menos elevados recebem água que se escoa dos declives adjacentes, durante as chuvas que caem em alguns meses do ano. Essa água traz soluções de sais minerais e evapora-se rapidamente antes de infiltrar-se totalmente, havendo então, cada vez que esse processo é repetido, um pequeno acúmulo de sais no horizonte superficial que, com o passar dos anos, provoca a salinização do solo. Nas últimas décadas, a expansão das atividades agrícolas na região tem ampliado esse processo.

As atividades agrícolas, desenvolvidas na região mencionada, intensificam o problema ambiental exposto ao

a) realizar florestamentos de pinus, desrespeitando a prática do pousio.

b) utilizar sistemas de irrigação, desprezando uma drenagem adequada.

c) instalar açudes nos grotões, retardando a velocidade da vazão fluvial.

d) desmatar áreas de preservação permanente, causando assoreamento.

e) aplicar fertilizantes de origem orgânica, modificando a química da terra.

Resposta: B

Comentário

Os processos de salinização e acidificação dos solos ocorrem de modo natural no ciclo de pedogênese e esculturação do relevo superficial, sendo diretamente relacionados à dissolução de sais e minerais presentes nas rochas e a subsequente evaporação das águas em locais onde se observa o déficit hídrico, como áreas áridas e semiáridas do Brasil. Porém, as ações antrópicas relacionadas principalmente ao desmatamento e à implementação de monoculturas tornam esses processos naturais muito amis intensos e consequentemente mais impactantes sobre o meio natural.

Correção

a) Incorreto, pois apesar do reflorestamento não apresentar aspectos totalmente vantajosos para o meio ambiente, auxilia na diminuição da incidência direta das chuvas e da radiação solar sobre os solos, atuando na redução e não na ampliação da salinização e acidificação.

b) Correto, pois ao se realizar processos de irrigação mal planejados em locais de déficit hídrico corre-se o risco de ampliar a dissolução de sais presentes nas rochas e nos solos, o que atrelado à elevada evaporação dessas áreas áridas e semiáridas, amplia a concentração de partículas e elementos salinos nas camadas superficiais dos solos, reduzindo suas fertilidade e produtividade.

c) Incorreto, pois a instalação de açudes, que são reservatórios de águas nas áreas mais rebaixadas do relevo, tem o intuito de reter as águas correntes e garantir o abastecimento das populações locais. Esse tipo de estrutura não impacta diretamente na excessiva salinização dos solos no Sertão Semiárido.

d) Incorreto, pois apesar de o desmatamento ser um dos fatores decisivos para os processos de salinização e acidificação dos solos, o assoreamento corresponde a um impacto onde ocorre o lançamento excessivo de solos e sedimentos nas calhas dos rios, não impactando diretamente na concentração de sais e minerais sobre esses solos.

e) Incorreto, pois os fertilizantes de origem orgânica, diferentemente daqueles de origem química artificial, não promovem importantes mudanças nas concentrações de sais e minerais solúveis nos solos, não possibilitando assim efetivas mudanças no grau de salinidade e acidez deles.

Questão 77

Texto 1

 

Texto lI

É como se os problemas fossem criados pela pandemia quando, em verdade, isso só demonstra o quanto eles sofrem uma tentativa de serem naturalizados. Eles estavam lá, empurrados para debaixo de vários tapetes. Diversos levantamentos realizados indicam que parcela significativa dos estudantes não têm acesso à internet em suas casas, não têm computadores; têm celulares, mas com pacotes baratos que não permitem assistir a todas as aulas. E, caso tenham celulares e dados, pergunta-se: É possível elaborar um texto no celular? É possível interagir na aula remota pelo celular?

A crítica contida no texto e na figura evidencia o seguinte aspecto da sociedade contemporânea:

a) exclusão social.

b) expansão digital.

c) manifestação cultural.

d) organização espacial.

e) valorização intelectual.

Resposta: A

Comentário

O quadro pandêmico que se instaurou no Brasil a partir do final de 2019 trouxe consigo profundas transformações e mudanças sociais que impactaram diretamente na vida cotidiana da população brasileira. Porém, muito mais do que trazer novas contradições sociais, a pandemia lançou luz sobre mazelas e discrepâncias latentes historicamente na sociedade nacional, principalmente aquelas que afetam severamente as populações de mais baixa renda, que há décadas se vê marginalizada da sociedade formal do país.

Correção

a) Correto, pois a exclusão social de uma parcela significativa da população do país a marginaliza em relação à dinâmica socioeconômica, que no caso da pandemia promoveu por exemplo um acesso diferenciado à informação digital e à internet, que num quadro pandêmico impacta diretamente sobre o acesso à educação e ao combate à pobreza e a miséria nacionais.

b) Incorreto, pois apesar a expansão digital observada no Brasil nas últimas décadas é latente a marginalização das camadas mais pobres da sociedade nacional, criando a ideia de que apesar de a internet estar disponível em quase toda parte, ela não está de fato acessível a todas as pessoas.

c) Incorreto, pois as informações contidas no texto apresentado pela questão não apontam para a manifestação cultural da população, mas sim para o contrário, que é a invisibilidade social de parcelas significativas dessa população, marginalizada pela exclusão digital.

d) Incorreto, pois é justamente a falta de organização espacial do território nacional, ausente de um efetivo planejamento urbano nas grandes cidades, que condiciona à falta de acesso à informação pelas populações relegadas a bolsões de pobreza nas áreas periféricas.

e) Incorreto, pois sem o devido acesso à informação e aos recursos educacionais, como a internet durante um período de pandemia e isolamento social, o que se promove é a exclusão intelectual de maior parte das pessoas e não a valorização e democratização desse aspecto vital.

Questão 78

Rochas Ígneas da Amazônia Legal

O mapa espacializa um recurso natural com alto potencial para ocorrência de:

a) Abalos sísmicos periódicos.

b) Jazidas de minerais metálicos.

c) Reservas de combustíveis fósseis.

d) Aquíferos sedimentares profundos.

e) Estruturas geológicas metamórficas.

Resposta: B

Comentário

A estrutura geológica do Brasil assenta-se sobre rochas muito antigas, datadas do período Pré Cambriano, quando se deu o resfriamento e a solidificação da crosta terrestre. Esse tipo de formação basal é marcante em áreas localizadas nas porções mais centrais das placas tectônicas, ao passo que naquelas parcelas mais marginais dessas placas ocorre a predominância de rochas formadas em períodos mais recentes da história geológica da Terra. Em termos estruturais há no Brasil 36% de superfície coberta por Escudos Cristalinos e 64% de cobertura de Bacias Sedimentares. Em termos litológicos as rochas ígneas e metamórficas se concentram nos escudos, enquanto as rochas sedimentares se concentram nas bacias.

Correção

a) Incorreto, pois os abalos sísmicos resultam do atrito entre as bordas de duas placas tectônicas que interagem entre si, sendo que no Brasil os abalos ocorrem em pequena frequência e resultam predominantemente de reflexos de abalos em outras áreas ou de rupturas em falhas geológicas.

b) Correto, pois o nas áreas demarcadas no mapa com cores mais escuras ocorre o predomínio de rochas ígneas, que se concentram nos Escudos Cristalinos, os quais apresentam as maiores jazidas de minerais metálicos da crosta, com destaque nessa região para as reservas da Serra dos Carajás (PA), Vale do Rio Trombetas ou Oriximiná (PA) e Serra do Navio (AP).

c) Incorreto, pois as reservas de combustíveis fósseis se concentram nas áreas de Bacias Sedimentares onde no passado houve a presença de vida aquática (originando hoje petróleo e gás natural) ou florestal (originando hoje o carvão mineral). No caso brasileiro as jazidas de petróleo e gás natural se concentram nas áreas oceânicas, ao passo que as reservas de carvão mineral se concentram na região Sul, no chamado Cinturão Carbonífero.

d) Incorreto, pois as reservas de águas profundas, conhecidas como aquíferos subterrâneos se formam em áreas de rochas sedimentares com elevada porosidade, enquanto no mapa apresentado pela questão as áreas destacadas se relacionam às rochas ígneas, que podem originar apenas aquíferos fraturados.

e) Incorreto, pois as estruturas rochosas metamórficas se formam predominantemente nas áreas onde é intensa a dinâmica das forças endógenas como a movimentação das placas tectônicas em suas porções marginais, o que não é o caso da região geográfica da Amazônia Legal.

Questão 79

Nascidas no Líbano, as duas irmãs não puderam ser registradas no país, porque lá é exigido que os nascidos sejam filhos de pais e mães libaneses. Seus pais, de nacionalidade síria, também não puderam registrá-las no país de origem. Na Síria, crianças só são registradas por pais oficialmente casados, o que não era o caso deles.

Em situações como a apresentada no texto, as pessoas ao nascerem já se encontram na condição sociopolítica

a) exiladas.

b) apátridas.

c) foragidas.

d) refugiadas.

e) clandestinas.

Resposta: B

Comentário

No período contemporâneo os deslocamentos de pessoas tem se tornado cada vez mais intensos, sejam eles considerados espontâneos ou forçados, o que cria uma das condições mais marcantes do cenário da sociedade atual que é o elevado número de pessoas vivendo fora de suas áreas de origem, sendo muitas vezes marginalizadas nas sociedades a que se inserem. Nesse aspecto nota-se um crescimento acentuado de pensamentos e ações de cunho xenofóbico, principalmente nas nações de maior desenvolvimento econômico.

Correção

a) Incorreto, pois o termo exilado representa aquele que por razões diversas, geralmente políticas, é obrigado a deixar sua pátria e viver longe dali. No caso das crianças mencionadas no texto elas sequer possuem uma pátria própria.

b) Correto, pois o termo apátrida corresponde à pessoa ou grupo que não possui um território pátrio definido e vivem hoje em um quadro de invisibilidade geopolítica, conforme se observa no caso das crianças mencionadas no texto, que tiveram sua nacionalidade negada pela pátria dos pais. Esse aspecto se observa hoje no caso dos Curdos no Oriente Médio ou os Rohingya em Myanmar. No passado esse mesmo quadro foi enfrentado pelos judeus, antes da criação do Estado de Israel.

c) Incorreto, pois o termo foragido refere-se a pessoas que se encontram à margem dos sistemas judiciais, associado principalmente a indivíduos que cometem crimes em determinadas localidades e dali se ausentam para não sofrerem as punições previstas para seus atos.

d) Incorreto, pois os refugiados, assim como aqueles exilados, representam pessoas que possuem uma pátria própria, mas que por motivos de força maior, em especial perseguições, foram obrigadas a abandonar suas áreas de nascimento e registro civil.

e) Incorreto, pois as pessoas clandestinas na maioria das vezes possuem uma nacionalidade própria reconhecida, diferentemente do que se menciona a respeito das crianças do texto, e que vivem ilegalmente nos destinos de seu processo migratório. O clandestino não necessariamente possui seu espaço pátrio não reconhecido ou concedido.

Questão 82

A dublagem é o novo campo a ser explorado pela inteligência artificial, e há empresas dedicadas a fazer com que as vozes originais de atores sejam transpostas para outros idiomas. A novidade reforça a tendência da automação de postos de trabalho nas mais diversas áreas. Tem potencial para facilitar a vida de estúdios e produtoras e, ao mesmo tempo, tornar mais escassas as oportunidades para dubladores e atores que trabalham com isso.

A consequência da mudança tecnológica apresentada no texto é a

a) proteção da economia nacional.

b) valorização da cultura tradicional.

c) diminuição da formação acadêmica.

d) estagnação da manifestação artística.

e) ampliação do desemprego estrutural.

Resposta: E

Comentário

Os processos de modernização tecnológica observados nas sociedades contemporâneas trazem uma dualidade importante, pois ao mesmo tempo em que promovem maior acesso a informação, conhecimentos e recursos para as populações, promove também a ampliação da substituição da mão de obra humana por trabalho mecanizado ou robotizado, o que traz consigo a redução dos postos de trabalho disponíveis no mundo atual, tanto nos setores primário (agricultura, extrativismo e mineração), secundário (indústria) e terciário (comércio e prestação de serviços).

Correção

a) Incorreto, pois a evolução tecnológica ligada ao Meio Técnico-Científico-Informacional promove a ampliação das relações globais entre povos e espaços, fortalecendo a globalização e a interação entre as economias, demandando mais abertura e menos protecionismo.

b) Incorreto, pois a evolução dos meios de transporte e telecomunicação das sociedades modernas amplia as trocas culturais, o que facilita a implementação de uma cultura de massa, sendo capaz de minar as culturas tradicionais, em detrimento do fortalecimento de culturas externas.

c) Incorreto, pois o avanço da tecnologia da informação, como por exemplo na questão ligada à Inteligência Artificial, traz consigo a crescente exigência de um grau mais elevado de qualificação da mão de obra, através de maior investimento em formação acadêmica da população.

d) Incorreto, pois as manifestações artísticas tendem a alcançar uma abrangência ainda maior com a implantação da Inteligência Artificial, posto que permitiria a dublagem de peças artísticas para um grupo muito maior de idiomas em um período mais curto de tempo, a um investimento financeiro proporcionalmente menor.

e) Correto, pois na substituição do homem por uma máquina ou dispositivo automatizado, como a Inteligência Artificial, ocorre a perda definitiva de um posto de trabalho, o que se convencionou a chamar de desemprego estrutural. Esse desemprego é diferente da perda temporária de postos de trabalho durante uma crise, conhecida como desemprego conjuntural.

Questão 83

Brasil e Argentina chegaram a um acordo para a redução em 10% da Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul. O consenso foi alcançado durante negociação entre o ministro das Relações Exteriores do Brasil e o seu equivalente argentino, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, no início do mês de outubro de 2021. A redução da TEC é um antigo desejo do Brasil, que pretende abrir mais sua economia e, com isso, ajudar a controlar a inflação. Já a Argentina temia que a medida pudesse afetar sua produção industrial. O acordo vai abranger uma ampla gama de produtos e ainda será apresentado ao Paraguai e Uruguai, para que seja formalizado. Brasil e Argentina fecham acordo para corte de 10% na tarifa do Mercosul.

A necessidade de negociação diplomática para viabilizar o acordo tarifário mencionado é explicada pela seguinte característica do Mercosul:

a) limitação da circulação financeira.

b) padronização da política monetária.

c) funcionamento da união aduaneira.

d) dependência da exportação agrícola.

e) equivalência da legislação trabalhista.

Resposta: C

Comentário

O processo de formação de um bloco econômico decorre da aproximação política e econômica entre nações vizinhas, que buscam a facilitação das trocas comerciais entre si, através da redução das barreiras tarifárias entre suas fronteiras. Inicialmente esses blocos nascem como um Zona de Livre Comércio, posteriormente evoluindo para uma União Aduaneira, seguindo para um Mercado Comum e culminando em um estágio integracional quase pleno, conhecido como União Econômica e Monetária.

Correção

a) Incorreto, pois o objetivo do Mercosul, bem como de qualquer outro bloco econômico, é a ampliação da livre circulação, inicialmente de mercadorias, mas posteriormente de pessoas, capitais, serviços e informações entre os Estados membros dessa associação.

b) Incorreto, pois a padronização de uma política monetária encontra-se associada à quarta fase de integração dos blocos econômicos, conhecida como União Econômica e Monetária, onde ocorre a criação de uma moeda única entre os países integrantes do acordo.

c) Correto, pois a segunda fase da integração, conhecida como União Aduaneira é marcada pelas reduções tarifárias para além das fronteiras do bloco em si, através da criação de uma Tarifa Externa Comum – TEC, que incidirá sobre as mercadorias importadas de fora do mercado regional.

d) Incorreto, pois a criação de uma Tarifa Externa Comum – TEC incide sobre a importação de mercadorias (industriais ou agrícolas) de fora do bloco, e não sobre a exportação de quaisquer mercadorias para fora desse mercado regional.

e) Incorreto, pois a equivalência de legislações, assim como a implantação e circulação de uma moeda única entre os Estados membros, encontra-se vinculada à última fase integracional de um bloco, conhecida como União Econômica e Monetária

Questão 85

As forças tectônicas dentro da litosfera, controladas pelo calor interno das profundezas, geram terremotos, erupções e soerguimento de montanhas. As forças meteorológicas dentro da atmosfera e da hidrosfera, controladas pelo calor do Sol, produzem tempestades, inundações, geleiras e outros agentes de erosão.

A interação dinâmica entre as forças naturais citadas favorece a ocupação do espaço geográfico, na medida em que provoca a formação de

a) solos vulcânicos.

b) dorsais oceânicas.

c) relevos escarpados.

d) superfícies lateríticas.

e) dobramentos modernos.

Resposta: A

Comentário

A dinâmica que rege a crosta terrestre nasce da combinação entre as forças endógenas e exógenas da Terra, resultando na formação das chamadas macroformas do relevo, sendo elas  Escudos Cristalinos, Bacias Sedimentares e Dobramentos Modernos, e das microformas do relevo, sendo elas Planaltos, Planícies e Depressões. Ao mesmo tempo ocorre a destruição das rochas através dos processos de intemperismo, sejam eles físicos, químicos ou biológicos, os quais darão origem aos sedimentos e minerais responsáveis pela formação dos solos.

Correção

a) Correto, pois a formação de solos, sejam eles vulcânicos ou não, decorre da atuação dos elementos climáticos sobre as rochas que compõem a litosfera terrestre, que após sofrerem intemperização se transformam em minerais, os quais quando combinados à água, ao ar e à matéria orgânica originam o substrato vital que recobre a crosta, conhecido simplesmente como solo.

b) Incorreto, pois as dorsais oceânicas são formadas a partir do movimento divergente de duas placas, onde ocorre intensa liberação de magma, que ao entrar em contato com as águas frias do fundo oceânico se solidificam e formam as rochas, não tendo associação direta com as forças exógenas.

c) Incorreto, pois embora os relevos escarpados de fato possam estar relacionados à atuação das forças exógenas ligadas ao clima, esse tipo de formação dificulta, ao invés de favorecer, a ocupação dessas áreas da superfície terrestre.

d) Incorreto, pois as superfícies lateríticas correspondem a um processo de degradação dos solos, onde ocorre uma elevação da concentração de ferro na superfície, formando uma carapaça sólida, rígida e impermeável no solo, dificultando a sua ocupação e a produção agrícola nessas áreas.

e) Incorreto, pois assim como as dorsais oceânicas os dobramentos modernos são formados a partir da movimentação das placas tectônicas, nesse caso convergentes, derivando, portanto, da ação exclusiva das forças endógenas da Terra, dificultando a ocupação dessas áreas, ao invés de facilitar.

Questão 87

Possível trajeto do voo MH370 da Malaysia Airlines antes da queda, em 2014

Considerando-se que a distância entre o local onde os destroços do avião foram avistados e a cidade de Perth é de 2 cm, a escala aproximada dessa representação cartográfica é:

a) 1:12.500.

b) 1:125.000.

c) 1:1.250.000.

d) 1:12.500.000.

e) 1:125.000.000.

Resposta: E

Comentário

A escala cartográfica representa a ferramenta geográfica que permite o pleno entendimento acerca dos documentos cartográficos (mapas), posto que permite o conhecimento da proporcionalidade entre as distâncias apresentadas no papel e as distâncias encontradas na realidade da área que foi mapeada. Em resumo a escala representa quantas vezes a realidade precisou ser reduzida para que ela coubesse no papel em que foi desenhada. Corresponde, portanto, a uma das mais importantes Convenções Cartográfica. Seu cálculo é realizado através da equação representada por E=d/D, onde [E] é a Escala, [d] é a distância no mapa e [D] é a distância na realidade.

Resolução

E = ?

d = 2cm

D = 2.500km ou 250.000.000

Logo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário