segunda-feira, 21 de novembro de 2022

CORREÇÃO COMENTADA DE GEOGRAFIA UNESP 2023

Questão 42

As transformações no tempo e no espaço são responsáveis também pela ressignificação de conceitos, de modo que a pobreza urbana de hoje não é a mesma que a de décadas atrás [...]. O imperativo das finanças permitiu a renovação dos padrões de consumo das camadas mais pobres das cidades, que experimentam, ao mesmo tempo, a precariedade em seu cotidiano. Dessa maneira, pobreza urbana é nova porque possui os conteúdos do atual período da história, e é velha porque ocorre em copresença da falta de serviços e infraestruturas básicas.

O excerto identifica

a) o impacto da modernização tecnológica das grandes cidades dos países subdesenvolvidos e destaca a implantação de políticas de aceleração do desenvolvimento nos anos 2000.

b) a expansão territorial das metrópoles dos países emergentes e questiona a importância do estudo do passado para compreender os problemas do presente.

c) a paralisia do setor financeiro privado diante do aumento da pobreza na década de 2010 e indica uma tendência de investimentos nas áreas nobres das grandes cidades.

d) o aumento de consumo de bens duráveis e semiduráveis pela população pobre urbana e celebra o sucesso da política desenvolvimentista dos anos 1950.

e) a contradição no perfil da pobreza nas cidades contemporâneas e define espaço como uma acumulação desigual de temporalidades.

Resposta: E

Comentário

O processo de desenvolvimento tecnológico observado no período posterior à Segunda Guerra Mundial desencadeou uma ampliação da produção e do consumo de mercadorias em escala global, mesmo entre aquelas camadas sociais de mais baixa renda, a qual passou a usufruir de uma gama maior de bens de consumo, sem com tudo ser beneficiada pela oferta de melhores recursos estruturais e ligados ao saneamento básicos na mesma escala.  Desse modo, cria-se uma falsa ideia de melhoria das condições socioeconômicas, mas na realidade origina-se um endividamento excessivo das famílias mais pobres, agravando ainda mais suas já precárias condições de vida.

Correção

a) Incorreto, pois apesar de o texto apresentar de fato o impacto dessa modernização, não é demonstrada a implantação de políticas que ampliem o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população, mas sim a ampliação das desigualdades sociais.

b) Incorreto, pois o excerto faz menção aos padrões de consumo de equipamentos tecnológicos pela população de baixa renda, e não o crescimento espacial das metrópoles. Ainda, mostra que é importante conhecer o passado da “velha” pobreza para compará-la à “nova” pobreza.

c) Incorreto, pois não mostra a paralisia do sistema financeiro, mas na realidade mostra o dinamismo da economia, permitindo elevação do consumo inclusive das populações de mais baixa renda.

d) Incorreto, pois embora mostre de fato a elevação do padrão de consumo da população mais pobre, o texto estabelece uma crítica social à manutenção dos quadros de pobreza e desigualdade no período, mostrando o fracasso das políticas desenvolvimentistas do contexto.

e) Correto, pois critica a coexistência entre a manutenção da pobreza nas questões sociais, pela falta de infraestruturas de saneamento e uma elevação notável do padrão de consumo de bens industriais por essa população, criando com isso uma nova ideia acerca do termo pobreza.

Questão 43

A necessária redução do tempo é melhor alcançada se os consumidores não puderem prestar atenção ou concentrar o desejo por muito tempo em qualquer objeto; isto é, se forem impacientes, impetuosos, indóceis e, acima de tudo, facilmente instigáveis e também se facilmente perderem o interesse. […] A relação tradicional entre necessidades e sua satisfação é revertida: a promessa e a esperança de satisfação precedem a necessidade que se promete satisfazer e serão sempre mais intensas e atraentes que as necessidades efetivas.

A argumentação apresentada no excerto sobre o tempo do consumo expressa ações características

a) da publicidade e do marketing, estratégias corporativas que influenciam a nossa organização social.

b) das instituições financeiras e das ONGs, agentes corporativos pautados pela socialização de capitais.

c) da ciência e da tecnologia, campos de estudo dedicados à erradicação das diferenças socioeconômicas.

d) dos Estados e das empresas transnacionais, organizações interessadas em acordos supranacionais pró- economia.

e) da didática e da neurociência, elementos empregados pelas empresas para criação de novos produtos.

Resposta: A

Comentário

A sociedade de consumo contemporânea é baseada na criação de necessidades e desejos nos consumidores, para que as mercadorias sejam rapidamente vendidas e convertidas em lucros acumuláveis pelos setores industriais e comerciais, alimentando o sistema capitalista. O maior instrumento disponível para a concretização desse pressuposto é a mídia, que através dos meios de comunicação alcança o maior número possível de potenciais consumidores no menor tempo possível. É imperativo à sociedade de consumo que o produto atinja o mercado antes que o consumidor perca o interesse pela mercadoria.

Correção

a) Correto, pois a função do marketing e da publicidade no atual estágio da sociedade capitalista é justamente despertar no consumidor a necessidade da mercadoria a ser consumida, bem como criar no tecido social grupos reunidos segundo o seu padrão de consumo e os bens utilizados.

b) Incorreto, pois a temática do excerto apresentado se refere à atividades mercadológicas e não de cunho social, como é o caso das ONGs, que atuam não em prol da socialização de capitais, mas sim no saneamento de demandas socioambientais das populações.

c) Incorreto, pois apesar de o texto demonstrar a importância crescente da ciência e da tecnologia na sociedade contemporânea, a função desses aspectos não é a erradicação das diferenças socioeconômicas, mas sim a ampliação da acumulação financeira das atividades produtivas.

d) Incorreto, pois na sociedade contemporânea o papel e a participação do Estado nas questões econômicas tem sido sistematicamente reduzido em detrimento da ampliação do poder político do capital privado, principalmente através das multinacionais.

e) Incorreto, pois a neurociência é utilizada atualmente para fins mercadológicos principalmente nas questões relacionadas ao estímulo ao consumismo pelas populações, através da cultura de massa, e não naquelas questões relacionadas aos processos meramente produtivos.

Questão 44

Leia o excerto e analise o mapa.

O sofrimento e a aniquilação de civis em guerras são temas pelos quais o cinema sempre se interessou. “Quo Vadis, Aida?”, concorrente da Bósnia-Herzegovina ao Oscar 2021 de filme internacional, trata disso, mas tem também ingredientes que o elevam acima do gênero — uma história real de genocídio. A ocupação da cidade de Srebrenica, localizada na Bósnia-Herzegovina, pelo exército sérvio em 1995, e o assassinato de mais de 8000 homens de um grupo minoritário, supostamente protegido por forças da Organização das Nações Unidas (ONU), compõem o quadro factual.

O filme citado aborda

a) as alterações na fronteira da Romênia, país com objetivos expansionistas.

b) a formação da Liga da Lombardia, região com movimentos separatistas.

c) a dissolução da Iugoslávia, país com grande diversidade étnica e religiosa.

c) a autonomia da Catalunha, região com grande desenvolvimento econômico.

e) a libertação curda, região com fortes represálias econômicas e políticas.

Resposta: C

Comentário

O contexto da Guerra Fria deu origem a várias organizações e agrupamentos internacionais ao redor do mundo, ora destinados à garantia da influência hegemônica das grandes potências mundiais, ora destinados a fortalecer econômica e politicamente nações de menor desenvolvimento, para que essas sejam capazes de resistir diante das pressões externas das nações exploradoras e dominantes. O caso da Iugoslávia se encaixa perfeitamente nesse contexto, posto que nações do Leste Europeu se agruparam, em um modelo similar ao observado na União Soviética, mas com o intuito de manter uma posição de não alinhamento geopolítico direto nem ao lado capitalista comandado pelos Estados Unidos ou ao lado socialista comandado pela URSS. Tal como observado na URSS, onde a Rússia possuía poder geopolítico sobre as demais nações, na Iugoslávia essa posição de destaque e controle era desempenhada pela Sérvia, sobre as demais nações, sendo elas Croácia, Montenegro, Macedônia, Bósnia-Herzegovina e Eslovênia.

Correção

a) Incorreto, pois as fronteiras da Romênia com as nações vizinhas (Bulgária, Sérvia, Hungria, Ucrânia e Moldávia) encontram-se solidificadas e estabelecidas desde a saída dessa nação do bloco socialista em 1989, não apresentando desde então grandes tensões fronteiriças com os Estados de seu entorno.

b) Incorreto, pois a região da Lombardia localiza-se no Norte da Itália e apresenta intensos debates acerca de um possível separatismo e independência, o que é rechaçado pelo governo italiano, que teme que esse processo desencadeie sucessivos conflitos e disputas em outras regiões do país.

c) Correto, pois no início da década de 1990 houve a dissolução do bloco socialista comandado pela Rússia, e quase ao mesmo tempo ocorreu a dissolução da Iugoslávia, comandada pela Sérvia até então. A coesão desse agrupamento se manteve possível apenas enquanto foi comandado por Jozip Bros Tito, que criou um governo responsável pelo respeito às diversidades culturais entre os povos das nações ali existentes. Após a morte de Tito chegou ao poder Slobodan Milosevic, que iniciou uma violenta limpeza étnica na região, massacrando muitos povos não sérvios que ali viviam.

d) Incorreto, pois a região da Catalunha, localizada no Nordeste da Espanha, busca ainda hoje sua independência e autonomia política, o que é sistematicamente rejeitado pelo governo espanhol, que vê a possibilidade de grandes perdas econômicas caso esse processo se confirme um dia.

e) Incorreto, pois o povo Curdo vive ainda hoje em uma região de intensos conflitos e disputas territoriais entre o Iraque, a Síria, o Irã e a Turquia, não tendo ainda sua nacionalidade reconhecida, o que não permite que possam ser considerados de fato libertos.

Questão 45

Analise o mapa.

Considerando a economia mundial, as áreas demarcadas no mapa pelo número

a) 4 correspondem à prática de agropecuária extensiva.

b) 5 correspondem à concentração de indústrias.

c) 2 correspondem às transações de capital especulativo.

d) 1 correspondem aos acordos de caráter protecionista.

e) 3 correspondem à prática de livre comércio.

Resposta: B

Comentário

Atualmente o mundo apresenta várias possibilidades distintas de regionalização a partir de múltiplas variáveis distintas, podendo ser econômicas, políticas, comerciais, militares, ambientais, dentre outras. De modo geral pode-se fazer uma regionalização em duas partes, sendo elas conhecidas como Sul Global e Norte Global, apresentando como aspectos determinantes o nível econômico e o grau de desenvolvimento, sendo mais elevados no Norte e mais baixos no Sul. Um dos grandes aspectos relacionados a essa regionalização é a atividade industrial, que até a Segunda Guerra Mundial se concentravam nas nações mais ricas do Norte Global, mas que se desconcentraram para o Sul Global, em busca de menores custos de produção, fazendo como que essas nações se industrializassem rapidamente, sem contudo alcançar melhorias significativas nas condições sociais de suas populações, a ponto de as nivelar às nações do Norte.

Correção

a) Incorreto, pois o número 4 representa no mapa as nações da América Anglo-Saxônica e da União Europeia, onde se concentram no presente as atividades de elevado grau tecnológico, como o setor informacional. As atividades ligadas a agropecuária extensiva concentram-se nas nações de menor desenvolvimento, como na África e na América Latina, onde o aporte tecnológico não impactou de modo pleno essas atividades.

b) Correto, pois o número 5 representa no mapa áreas distribuídas de maneira irregularmente pelo mundo, destacando as nações mais desenvolvidas do Norte Global, onde se concentram as indústrias de mais alta tecnologia, nos chamados tecnopolo, bem como áreas no sudeste asiático, com destaque para o litoral chinês, onde a partir do final da década de 1970 o país asiático criou as chamadas Zonas Econômicas Especiais – ZEEs, com o intuito de receber as indústrias multinacionais, atraídas pelos baixos impostos e a mão de obra barata e abundante.

c) Incorreto, pois o número 2 representa no mapa áreas localizadas principalmente nas nações do continente africano, onde concentram-se no presente graves problemas sociais, com destaque para a pobreza, a fome, as epidemias e as desigualdades socioeconômicas, bem como a ocorrência de intensos conflitos étnicos e guerras civis. Os fluxos de capitais especulativos se concentram hoje principalmente nas nações mais desenvolvidas como aquelas da América Anglo-Saxônica e da União Europeia.

d) Incorreto, pois o número 1 representa no mapa áreas na África e no Oriente Médio, porções mundiais onde se concentram conflitos e guerras civis, bem como a produção de petróleo, que atrai interesses econômicos das grandes potências, condicionando a ocorrência e ampliação das disputas internas em prol do domínio desse recurso energético. As medidas de caráter protecionista se concentram nas nações mais desenvolvidas como Estados Unidos e União Europeia, que as adotam como meio de defender seus produtores e garantir-lhes o acesso aos mercados consumidores internos.

e) Incorreto, pois o número 3 representa no mapa as nações em desenvolvimento, consideradas atualmente como economias emergentes, com destaque para Brasil, Rússia, índia, China e África do Sul, conhecidos como BRICS, os quais buscam o estabelecimento de acordos bilaterais que facilitem as trocas de mercadorias. Porém, esse grupo não pode ser considerado um bloco econômico formal, uma vez que em um bloco formal os acordos firmados tem cunho multilateral, em prol do estabelecimento de uma plena livre circulação de mercadorias, através de uma Zona de Livre Comércio.

Questão 46

Em 2009, em sua primeira Reunião de Cúpula, países emergentes que compartilhavam grandes perspectivas econômicas firmaram acordos de cooperação econômico-financeira.

Esses países correspondem

a) ao BRICS, grupo que articulou projetos em áreas de tecnologia, saúde e energia.

b) ao MERCOSUL, bloco econômico que integrou infraestruturas de transporte regionais.

c) ao G20, coletivo que estabeleceu metas para o fortalecimento de seus setores agrícola e extrativista.

d) ao G8, bloco econômico que modernizou setores de ciência, educação e inovação.

e) ao USCMA, grupo que descentralizou a produção para ganhar competitividade no mercado global.

Resposta: A

Comentário

A partir do início do século XXI houve uma ampliação da proximidade econômica entre as nações em desenvolvimento que apresentavam um nível econômico superior às demais nações com essa mesma classificação. Nesse contexto se aproximaram inicialmente Brasil, Rússia, Índia e China, originando um bloco informal conhecido como BRIC. Posteriormente a esse grupo se uniu também a África do Sul, passando o agrupamento a ser conhecido como BRICS. O objetivo desse agrupamento é a criação de acordos bilaterais que facilitem as trocas comerciais entre as nações associadas ao conjunto, a fim de reduzir sua dependência econômica em relação às grandes potências hegemônicas.

Correção

a) Correto, pois em 2009 o grupo de nações emergentes conhecido hoje como BRICS realizou sua primeira reunião para formalizar a aproximação política e comercial que já se desenhava desde o início do século XXI, estreitando laços econômicos, voltados principalmente para a redução das tarifas alfandegárias para os fluxos de mercadorias, energias e tecnologias, bem como laços sociais, voltados para áreas como a saúde.

b) Incorreto, pois o Mercosul foi fundando ainda em 1989, através do Tratado de Assunção, sendo composto por nações emergentes (Brasil e Argentina) e outras ainda não emergentes (Paraguai, Uruguai e Venezuela). Esse bloco é estabelecido através de acordos multilaterais, diferentemente dos BRICS, que apresentam apenas acordos bilaterais.

c) Incorreto, pois o G20 corresponde à aproximação política e econômica entre as 7 nações mais desenvolvidas do mundo, conhecidas como G7, outras nações também desenvolvidas, e nações emergentes. Essa organização foi criada para estreitar os laços políticos e comerciais entre esses dois grupos, no contexto inicial do século XXI.

d) Incorreto, pois o G8 corresponde ao agrupamento das 7 nações mais desenvolvidas do mundo mais a Rússia, que é convidada para as reuniões periodicamente por conta de seu poder geopolítico e seu potencial bélico nuclear. Esse grupo se reúne geralmente para debater questões militares e geopolíticas em escala global.

e) Incorreto, pois o USMCA (provavelmente houve aqui um erro de digitação da banca, ao digitar “USCMA”) corresponde a um bloco econômico criado por Estados Unidos, Canadá e México, idealizado como substituto ao NAFTA, que tinha sido extinto durante o período da política externa isolacionista da gestão Donald Trump.

Questão 47

Analise o mapa.

Áreas de atuação das Frentes de Proteção (FP)

É uma ação das Frentes de Proteção

a) a promoção de pesquisa científica.

b) o monitoramento das reservas extrativistas.

c) a vigilância das áreas de conservação ambiental.

d) a fiscalização da biopirataria florestal.

e) a fiscalização dos territórios de povos isolados.

Resposta: E

Comentário

As Frentes de Proteção Etnoambiental (FPEs) correspondem a estruturas e estabelecimentos criados em áreas onde se encontram povos isolados ou de recente contato na região da Amazônia Legal. Essas FPEs se destinam à localização desses grupos indígenas, bem como o monitoramento de suas posições e movimentos no espaço, tendo por intuito maior a sua vigilância e proteção, que é responsabilidade e obrigação legal do Estado Nacional. O pleno funcionamento dessas estruturas se mostram vitais para que esses povos tenham garantidas a sua sobrevivência e a preservação de seu espaço de vivência.

Correção

a) Incorreto, pois a função das FPEs é a preservação plena dos espaços ocupados por povos isolados, o que pressupõe a intocabilidade dos recursos, mesmo para fins científicos.

b) Incorreto, pois as reservas extrativistas correspondem a unidades de conservação, onde admite-se a exploração econômica dos recursos de modo racional, o que não é possível nas FPEs.

c) Incorreto, pois a vigilância realizada pelas FPEs se relaciona às áreas de preservação plena dos recursos, e não àquelas destinadas à conservação desses recursos, admitindo-se ali o aproveitamento econômico racional.

d) Incorreto, pois as práticas de biopirataria ocorrem em áreas onde há a exploração e o aproveitamento econômico dos recursos, o que não é o caso das FPEs. Ainda, a função dessa estrutura se circunscreve aos povos isolados da floresta e não às atividades ligadas à extração legal ou ilegal de recursos.

e) Correto, pois a fiscalização e a garantia de preservação ambiental e segurança institucional dos povos isolados ou de recente contato é a função primordial das FPEs, que no presente atuam principalmente na região Norte do Brasil, na chamada Amazônia Legal.

Questão 48

Ao longo do século XIX, os estímulos à ampla imigração para o Brasil apresentaram como marcos

a) a escalada de discursos nacionalistas e a ocupação de áreas de fronteira.

b) a política econômica desenvolvimentista e a formação de áreas de união aduaneira.

c) a superação da segregação racial e a melhora dos elementos que compõem o IDH.

d) a independência em relação a Portugal e a proibição do tráfico de escravizados.

e) a concessão de terras para projetos industriais e a incorporação de mão de obra fabril qualificada.

Resposta: D

Comentário

Os fluxos migratórios em direção ao Brasil podem ser divididos em três momentos distintos, conhecidos como fases imigratórias, sendo a primeira estabelecida no período entre 1808 e 1850, quando grandes fluxos de escravos africanos e membros da Côrte Portuguesa desembarcaram no país. Já a segunda se estende de 1850 a 1930, marcada como a mais importante de todas, quando grandes levas de trabalhadores assalariados europeus se direcionaram para o país, atraídos pela possibilidade de progresso econômico através do Ciclo do Café. E por fim, tem-se a terceira, iniciada em 1930 e em curso até os dias atuais, sendo aquela onde houve menor aporte de estrangeiro no país, tendo ocorrido inclusive a reversão do fluxo populacional, dando início ao processo de emigração de pessoas do Brasil para o exterior.

Correção

a) Incorreto, pois a escalada dos discursos nacionalistas no Brasil se deram a partir da Era Vargas em 1930; a ocupação de áreas de fronteira se intensificou a partir do período militar (1964 -1985).  

b) Incorreto, pois a política desenvolvimentista brasileira foi implementada durante os governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek (1930 - 1961); a busca pela formação de áreas de União Aduaneira inicia-se a partir da criação do Mercosul, em 1989.

c) Incorreto, pois atualmente a segregação racial continua sendo um problema latente na sociedade brasileira; a melhora, ainda que pequena, dos elementos que compõem o IDH se inicia no Brasil a partir do final dos anos de 1990.

d) Correto, pois após a independência política em relação à metrópole portuguesa em 1822 o Brasil ampliou os investimentos na produção agrícola, demandando mais mão de obra escrava; com a promulgação da Lei Eusébio de Queirós, em 1850, houve a proibição do tráfico negreiro, forçando o Brasil a investir maciçamente na vinda de mão de obra assalariada da Europa, para suprir à demanda das lavouras de café em expansão.

e) Incorreto, pois os processos industriais no Brasil tiveram início a partir da Era Vargas (1930), e não contaram com a doação de terras, mas sim com incentivos fiscais; a incorporação de mão de obra fabril se deu a partir desse mesmo contexto histórico, de início do século XX.

Questão 49

Examine a imagem.

Os sistemas meteorológicos da Alta da Bolívia e do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) são importantes para a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

A ZCAS tem como característica

a) a baixa umidade, resultado de movimentos verticais descendentes de ar frio no centro de um cavado.

b) a forte nebulosidade, resultado do encontro de massas de ar quentes e úmidas da Amazônia e do Atlântico Sul.

c) a formação de frente fria, resultado do avanço de uma massa de ar frio sob uma massa de ar quente.

d) a formação dos ciclones tropicais, resultado dos movimentos turbilhonares do ar ao redor de um centro de baixa pressão.

e) a formação dos anticiclones, resultado da interação entre os ventos alísios de nordeste e uma frente polar.

Resposta: B

A Zona de Convergência do Atlântico Sul - ZCAS corresponde a um corredor de intensa nebulosidade que corta o território brasileiro no sentido Noroeste - Sudeste a partir da Amazônia, até o litoral atlântico do país. Trata-se da chegada da umidade proveniente da floresta amazônica que causa as chuvas abundantes durante o verão nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do país. Sua formação decorre da ação conjunta de dois centros atmosféricos distintos, sendo a Alta da Bolívia, formada na divisa do Centro Oeste brasileiro e os países vizinhos sul-americanos, e o Vórtice Ciclonal de Altos Níveis formado na região Nordeste do país.

Correção

a) Incorreto, pois a ZCAS corresponde a uma faixa de elevada umidade que atravessa o território brasileiro a partir da Amazônia, através do deslocamento horizontal da nebulosidade. Por partir da região próxima à Linha do Equador, o ar da ZCAS é aquecido e não frio.

b) Correto, pois ao se deslocar da Amazônia o ar da ZCAS se apresenta muito úmido e propenso a formação de elevada nebulosidade na área de ocorrência, sendo fruto da combinação entre a Massa Equatorial Continental, proveniente da floresta equatorial, e a Massa Tropical Atlântica, que atinge o litoral Sudeste vinda do oceano, sendo ambas quentes e úmidas.

c) Incorreto, pois a formação de uma frente fria no Brasil obrigatoriamente se relaciona à chegada da Massa Polar Atlântica, proveniente da Antártida, durante os meses de inverno, atuando principalmente próximo às faixas litorâneas do país, enquanto a ZCAS atua mais ativamente na faixa central do território nacional.

d) Incorreto, pois a formação de ciclones tropicais é mais comum em regiões localizadas no Hemisfério Norte da Terra, sendo esses fenômenos mais típicos de regiões litorâneas onde se formam centros de baixa pressão atmosférica, atraindo o ar do entorno que se desloca em altas velocidades.

e) Incorreto, pois os anticiclones correspondem a centros de alta pressão atmosférica, de onde partem os ventos em direção a centros de baixa pressão conhecidos como ciclones. Não há relação entre a formação de anticiclones e os ventos alísios, que são ventos que sopram constantemente dos trópicos em direção à Linha do Equador.

Questão 50

Analise as imagens da instalação de geotêxteis, feitos com fibra de tronco de bananeira.

Considerando as imagens, observa-se que a instalação de geotêxteis tem como objetivo

a) a interrupção da ação de microrganismos, pois o material utilizado é biodegradável.

b) a recuperação de áreas degradadas, pois diminui os processos erosivos.

c) a correção da acidez do solo, pois mantém a vegetação perene.

d) a obstrução da laterização, pois promove intensa lixiviação.

e) a construção de terraços, pois permite aplainar superfícies inclinadas.

Resposta: B

Comentário

O controle e a correção de áreas submetidas a processos erosivos passa obrigatoriamente pela recomposição da cobertura natural do solo com vegetação e a minimização dos fluxos superficiais de águas, tendo por intuito a contenção do processo de perda de solo em curso. A aplicação dos chamados geotêxteis favorece a essa prática, posto que criam um benefício duplo nessas áreas, primeiramente estabelecendo um mecanismo capaz de servir de sustentação para as raízes das plantas ali inseridas e posteriormente reduzindo o impacto direto das águas das chuvas sobre a superfície do solo, impedindo o início de um novo processo erosivo. Futuramente esses materiais são degradados por organismos do solo e se convertem em nutriente orgânico para as plantas.

Correção

a) Incorreto, pois por ser criado a partir da fibra da bananeira o geotêxtil torna-se biodegradável e consequentemente passível da degradação a partir da ação de microrganismos decompositores, convertendo-o em matéria orgânica para o solo.

b) Correto, pois ao se criar uma estrutura sob a vegetação a ser inserida na área de encosta estabelece-se uma resistência extra para o solo, reduzindo o impacto das águas superficiais que escoam sobre o solo, diminuindo assim a possibilidade de reiniciar um processo erosivo nesse mesmo local.

c) Incorreto, pois a correção da acidez dos solos não se relaciona à recomposição das vegetações em áreas de encosta, mas sim da adição de materiais alcalinos, como o calcário, para que o PH seja elevado o mais próximo possível da neutralidade.

d) Incorreto, pois o processo de laterização consiste na elevação da concentração de óxido de ferro na superfície do solo, decorrente da evaporação das águas onde esse óxido encontrava-se dissolvido. O uso do geotêxtil não surte efeito direto sobre esse processo.

e) Incorreto, pois os terraços consistem em degraus escavados em relevos muito íngremes, como as encostas de montanhas, com o intuito de reduzir a intensidade do escoamento superficial das águas e consequentemente a ocorrência dos processos erosivos, por outra via e não pelo uso dos geotêxteis.

Questão 51

A produção de metano (CH4), chamado de “gás dos pântanos”, na Amazônia representou 8% de suas emissões globais. Cerca de três quartos desse gás liberado na região, que corta nove países e concentra 60% de sua área no Brasil, foram produzidos por um processo natural, em razão da decomposição de biomassa, essencialmente árvores e vegetação, em áreas parcial ou totalmente alagadas durante o ano.

Na Amazônia, o “gás dos pântanos” está associado, dentre outros fatores,

a) à incorporação da água de afluentes.

b) ao assoreamento dos rios.

c) aos reservatórios das usinas hidrelétricas.

d) ao processo de lixiviação.

e) à transposição de rios.

Resposta: C

Comentário

A liberação de metano para a atmosfera encontra-se diretamente associado a processos naturais e ações antrópicas contemporâneas, se destacando a decomposição de restos orgânicos e a digestão animal. A decomposição orgânica pode ocorrer em áreas onde há a submersão de restos vegetais, como nas planícies inundáveis ou nos lagos hidrelétricos construídos nos rios, bem como nos lixões e aterros sanitários urbanos. O processo de digestão dos grandes rebanhos bovinos ou mesmo o acúmulo de fezes nas granjas de criação de suínos são também grandes responsáveis pela emissão desse potente gás do efeito estufa para a atmosfera.

Correção

a) Incorreto, pois a incorporação das águas dos afluentes se relaciona os simples abastecimento dos grandes rios com as águas provenientes dos menores rios, não se relacionando à produção de metano.

b) Incorreto, pois o processo de assoreamento dos rios consiste no lançamento de solos e sedimentos no canal hídrico, reduzindo sua profundidade e consequentemente sua navegabilidade, porém, não apresenta nenhuma relação com a liberação de metano.

c) Correto, pois ao construir um reservatório de uma usina hidrelétrica ocorre a submersão de grandes quantidades de vegetação nativa, que ao entrar em processo de decomposição trará a proliferação das bactérias responsáveis pelo consumo do oxigênio dissolvido nas águas, o que causa a eutrofização e a liberação de elevadas somas de metano para a atmosfera.

d) Incorreto, pois o processo de lixiviação consiste na lavagem vertical dos nutrientes solúveis do solo através da ação das águas infiltrantes. Esse mecanismo causa o empobrecimento dos solos, porém não possui nenhuma ligação à liberação de metano para a atmosfera.

e) Incorreto, pois a transposição das águas dos rios consiste no desvio de parte de seu volume hídrico para outros canais ou mesmo para projetos de irrigação. Esse processo provoca a redução da vazão das águas à jusante, mas não apresenta nenhuma relação com a liberação de metano.

Questão 52

Analise os componentes que caracterizam o cálculo desenvolvido para avaliar a pressão exercida pela população humana sobre o meio ambiente.

Coerente com as preocupações sobre o desenvolvimento sustentável e atrelado à biocapacidade dos ecossistemas em produzir recursos e absorver resíduos, o cálculo pretende avaliar

a) a Agrobiodiversidade.

b) o Crédito de Carbono.

c) o Dano Ambiental.

e) o Ecodesenvolvimento.

e) a Pegada Ecológica

Resposta: E

Comentário

A mensuração do impacto causado pelas atividades antrópicas sobre os recursos naturais e sobre o meio habitado consiste em uma peça decisiva para o planejamento e gestão ambiental pelas sociedades contemporâneas, que buscam atingir um modelo de desenvolvimento que permita a manutenção dos ganhos econômicos das atividades produtivas e garanta a manutenção dos recursos naturais disponíveis para as próximas gerações, conforme propõe os pressupostos da sustentabilidade. Porém, para que esse nível de interação com o meio seja estabelecido faz-se necessário o levantamento da degradação em curso, por isso busca-se o cálculo da chamada “Pegada Antrópica” sobre a natureza.

Correção

a) Incorreto, pois entende-se por Agrobiodiversidade o simples levantamento da quantidade de espécies vegetais cultivadas pelas comunidades e grupos humanos para fins comerciais ou de subsistência.

b) Incorreto, pois o Crédito de Carbono consiste em um dispositivo criado após o Protocolo de Kyoto, tendo como intuito o incentivo econômico para que nações mais pobres buscassem a redução espontânea de suas emissões de CO2, e ao mesmo tempo “punir” as nações mais desenvolvidas que não alcançassem suas reduções obrigatória.

c) Incorreto, pois o Dano Ambiental não se relaciona ao levantamento do quão grande é o impacto potencial de uma dada atividade antrópica, mas sim apenas a mensuração das consequências dessa atividade sobre o meio a que se insere, depois de ter sido realizada.

d) Incorreto, pois o Ecodesenvolvimento consiste na análise das potencialidades e características ambientais de cada região, tendo em vista a busca pela atividade que melhor se adapte a esses aspectos, e seja capaz de promover as melhores produtividades e lucratividades.

e) Correto, pois a Pegada Ecológica consiste no cálculo do tamanho do impacto ao ambiente que as várias atividades produtivas humanas causam ou podem causar. A partir do conhecimento dessa pegada se torna possível a detecção daquelas atividades mais degradantes e daquelas menos degradantes, permitindo, em relação a elas, medidas de reformulação ou de incentivo, respectivamente.

Questão 53

Analise a imagem registrada na cidade de São Paulo.

Na imagem, a frase “aqui nasce o rio Saracura” expõe

a) a irrelevância dos recursos hídricos na regulação do clima urbano.

b) a indiferença dos habitantes à toponímia dos rios que marcaram a construção da cidade.

c) a dificuldade de se delimitar uma bacia hidrográfica perante o crescimento urbano.

d) o modelo de urbanização que segregou a população dos rios que a cercam.

e) o desconhecimento da população sobre as áreas de risco na cidade que habita.

Resposta: D

Comentário

O processo de urbanização observado nas cidades brasileiras trouxe consigo uma elevada pressão sobre os recursos naturais, principalmente nas localidades onde a transferência das populações do campo para os espaços urbanizados se deu de modo mais intenso. Áreas fundamentais para a manutenção dos recursos biológicos, como as nascentes e várzeas foram muitas vezes suprimidas pela expansão das manchas urbanas, o que coloca em risco a manutenção dos aspectos e dos ciclos naturais desses ambientes, dificultando muitas vezes a própria vida social das populações ali residentes.

Correção

a) Incorreto, pois a regulação do clima urbano depende imperiosamente das condições relativas aos recursos hídricos e à cobertura vegetal dessas localidades, os quais impactam diretamente sobre o ciclo hidrológico e as trocas de calor.

b) Incorreto, pois o conceito de toponímia se relaciona aos nomes dos locais e a relação entre esses nomes e o ambiente a que se inserem. Assim sendo, não há qualquer relação à toponímia (traço cultural) e o estabelecimento do espaço urbano (traço político e econômico).

c) Incorreto, pois a delimitação de uma bacia hidrográfica depende da conformação do relevo, sendo espacializada segundo as áreas mais elevadas (interflúvios) que rodeiam o rio principal e os afluentes que os abastecem, independente dessas áreas estarem ou não cobertas por manchas urbanas.

d) Correto, pois o modelo acelerado e desordenado de urbanização de países em desenvolvimento, como o Brasil, não leva em consideração muitos dos aspectos naturais do ambiente urbanizado, como no caso dos rios, os quais muitas vezes sofrem processos de canalização, retificação ou transposição, o que faz com que em muitos casos a própria população desconheça o curso de água que drena a região por ela mesma habitada.

e) Incorreto, pois a ocupação de áreas de elevado risco nos espaços urbanos, como as várzeas e as vertentes, se relaciona não ao desconhecimento dos riscos à habitação envolvidos, mas sim, e principalmente, pela ausência de políticas voltadas diretamente à disponibilização de áreas propícias à ocupação, ou mesmo o desrespeito à legislação já em vigor.

Questão 54

O MapBiomas é uma rede colaborativa de mapeamento, com dados de uso da terra, aberta ao público, e baseada nas tecnologias da Google Cloud e Google Earth Engine. Essa rede adota uma metodologia de trabalho diferenciada por bioma, baseada em técnicas de machine learning, o que permite sua automatização. O projeto produz e disponibiliza mapas de cobertura e uso da terra, incorporando camadas de informação relacionadas a cortes territoriais, tais como Unidades de Conservação (UCs), terras indígenas, assentamentos, bacias hidrográficas, entre outros. Também são disponibilizados alertas de desmatamento a partir de dados fornecidos pelos órgãos competentes.

A rede colaborativa citada reflete o emprego

a) da cartografia digital, que amplia as possibilidades de produção e de uso das informações geográficas.

b) do sistema de posicionamento global, que oferece dados dinâmicos sobre as transformações da cobertura vegetal.

c) do sensoriamento remoto, que propõe planos de manejo adaptados às realidades de cada porção territorial.

d) do sistema de informações geográficas, que permite equilibrar as ações motivadoras da relação sociedade-natureza.

e) da realidade aumentada, que explora uma rede de satélites para monitorar hotspots de interesse estratégico.

Resposta: A

Comentário

O surgimento de ferramentas cartográficas de uso e confecção compartilhada entre as populações se mostra uma importante ferramenta para o monitoramento constante de fenômenos e processos que ocorrem na interação entre o homem e o meio por ele habitado. Esse tipo de ferramenta permite a atualização quase que instantânea de aspectos referentes à degradação ou conservação desses recursos. Muito desse avanço se deu após a Segunda Guerra Mundial, com o advento da evolução dos meios digitais, que passaram a ser sistematicamente empregados na moderna cartografia, através do chamado Sensoriamento Remoto, materializado pela Aerofotogrametria, o Imageamento por Satélite e o GPS.

Correção

a) Correto, pois a Cartografia Digital se vale dos avanços trazidos pelo Meio Técnico-Científico-Informacional após a Segunda Guerra Mundial, quando o desenvolvimento da rede mundial de computadores – Internet possibilitou maior circulação e compartilhamento de dados entre as pessoas e a criação de sistemas globais de cooperação, como a confecção dos mapas abordada pelo excerto.

b) Incorreto, pois apesar de o GPS representar uma das feições da moderna cartografia, conhecida como Sensoriamento Remoto, ele se relaciona à localização e posicionamento no espaço, e não ao processo de confecção e elaboração dos mapas.

c) Incorreto, pois o Sensoriamento Remoto consiste na coleta de dados e informações relativas à superfície terrestre sem a necessidade de contato direto com o local ou o objeto, porém não se associa diretamente ao processo de mapeamento apresentado pelo excerto.

d) Incorreto, pois o Sistema de Informação Geográfica – SIG consiste no armazenamento de dados coletados acerca de aspectos e fenômenos da superfície terrestre, permitindo a elaboração de mapas e documentos cartográficos, mas não necessariamente motivadores da relação entre o indivíduo e o meio por ele habitado.

e) Incorreto, pois a ideia da Realidade Aumentada encontra-se associada à Inteligência Artificial – IA para a elaboração e análise de documentos cartográficos, mas não se associa diretamente à possibilidade de inserção de dados ou modificação dos mesmos pelos próprios usuários, como sugere o excerto.