segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

CORREÇÃO COMENTADA DE GEOGRAFIA - FUVEST 2022 (SEGUNDA FASE)

 

Questão 01

Em 1975, as encostas de uma escarpa na Etiópia (África) foram severamente degradadas pelo pisoteio do gado. A recuperação dessas encostas degradadas pela erosão do solo pode ocorrer se a atividade humana respeitar os ciclos naturais e a resiliência de um ambiente, como mostram as imagens e o gráfico a seguir.

Com base no exemplo e em seus conhecimentos, responda:

a) O que é resiliência de um ambiente?

b) Segundo os dados apresentados, o que houve com a erosão do solo e qual foi a prática conservacionista utilizada? Explique o que é erosão do solo e exemplifique uma prática agrícola conservacionista diferente da demonstrada na imagem de 2006.

Comentário

As atividades econômicas antrópicas encontram-se diretamente associadas à ocorrência de impactos e alterações ambientais a partir dos processos de uso e ocupação da superfície terrestre. Embora a maioria de tais impactos aconteça de maneira natural, o homem e suas intervenções devem ser vistas como potencializadores e aceleradores de tais eventos naturais, que podem se tornar maiores do que a capacidade própria do ambiente se adaptar ou se regenerar às ações sobre ele exercidas. No caso dos processos erosivos sempre há um elemento próprio do ambiente associado ao transporte das partículas de solos, seja a chuva, o vento, as águas de rios, mares ou oceanos (...); porém, as ações antropogênicas, como o desmatamento, o cultivo mecanizado, a criação de rebanhos (...) acabam por facilitar a atuação de tais elementos, levando a perda de solos a patamares muito acima daqueles observados em ambientes naturalmente preservados.

No caso mencionado pela questão a intensidade da perda de solo e da degradação ambiental na Etiópia resulta da combinação entre a estrutura do relevo, com uma inclinação acentuada que acelera o escoamento superficial das águas da chuva, e a estrutura produtiva das populações que estabeleceram nessa área pastagens, onde o pisoteio constante dos rebanhos torna o solo mais compactado e impermeável, dificultando os processos de infiltração das águas das chuvas e ampliando os níveis do escoamento superficial (enxurrada), ampliando a retirada do solo das partes mais elevadas em direção às partes mais rebaixadas.

Direcionamento de resposta para o item A

a) O que é resiliência de um ambiente?

Nesse item o candidato deveria mencionar que o termo resiliência se relaciona à capacidade de adaptação e superação de uma determinada situação desfavorável ou fora da normalidade. Assim a resiliência ambiental diz respeito ao modo natural como o ambiente se adapta lentamente às modificações que são nele estabelecidas, na tentativa de manter a dinâmica natural dos elementos o mais próximo possível da normalidade. Em suma, ela seria a capacidade de regeneração do ambiente e a minimização dos impactos causados pelo homem ou mesmo pelos próprios elementos naturais.

Direcionamento de resposta para o item B

b) Segundo os dados apresentados, o que houve com a erosão do solo e qual foi a prática conservacionista utilizada? Explique o que é erosão do solo e exemplifique uma prática agrícola conservacionista diferente da demonstrada na imagem de 2006.

Nesse item o candidato deveria se atentar aos vários itens suscitados pela questão. Assim sendo, em primeiro lugar deveria mencionar que houve entre 1975 e 2006 uma severa redução da erosão que ocorria naquele ambiente, e em seguida apresentar a prática conservacionista que foi empregada nessa localidade, que diz respeito às curvas de nível e ao terraceamento, que consistem na criação de obstáculos em áreas de relevo mais inclinado, tendo o objetivo de reduzir a velocidade do escoamento superficial e consequentemente da retirada de solo pela enxurrada.

Na segunda parte da resposta o candidato deveria explicar que o processo erosivo consiste no transporte de partículas do solo retiradas de áreas de relevos mais elevados e depositadas em porções de relevos mais rebaixados. Esse processo ocorre com maior intensidade na medida em que se aumenta a exposição do solo (desmatamento/pastoreio) e/ou a inclinação do relevo local (ampliação da velocidade de escoamento e poder erosivo das águas superficiais.).

Na terceira parte da resposta o candidato deveria exemplificar uma prática conservacionista diferente das Curvas de Nível e Terraceamento, podendo mencionar o Plantio Direto, que consiste em plantar a lavoura atual sobre os restos ou serrapilheira da lavoura anterior, o que reduz o impacto direto das gotas de chuva no solo; ou mesmo exemplificar a Rotação de Culturas e o Afolhamento/Pousio, que consiste no constante revezamento dos cultivos de modo que o solo esteja sempre coberto e protegido da chuva por alguma lavoura, ou mesmo a manutenção de uma parcela da propriedade sem qualquer tipo de cultivo comercial por um ano, permitindo além de sua cobertura protetora a regeneração dos nutrientes retirados pelo cultivo do ano anterior, sendo esse último o conceito de Afolhamento/Pousio.

Questão 02

O Sistema Nacional de Meteorologia e demais órgãos responsáveis pelo monitoramento climático do país emitiram alerta de emergência hídrica associado à escassez de precipitação para a região hidrográfica da Bacia do Paraná, que abrange os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, para o período de junho a setembro/2021. A análise das chuvas de outubro/2019 a abril/2021 indica que houve predomínio de déficit de precipitação, principalmente a partir de fevereiro/2021.

Com base nas informações apresentadas no texto e em seus conhecimentos sobre os aspectos socioeconômicos dessa região brasileira, responda:

a) Conceitue crise hídrica.

b) Indique dois impactos econômicos negativos resultantes da redução das precipitações.

c) Explique duas medidas de mitigação dos efeitos da crise hídrica que podem ser adotadas pela população residente nessa região.

Comentário

O Brasil enfrenta desde o segundo semestre de 2021 a maior crise hídrica dos últimos 91 anos, segundo informações de órgãos de pesquisa e monitoramento climáticos. Essa escassez resulta da combinação de fatores naturais e antrópicos, e se inscreve no caráter global das grandes mudanças climáticas em curso. Como causas naturais pode-se citar o Aquecimento Global que altera toda a dinâmica climática mundial, bem como as ocorrências mais intensas de anomalias climáticas regionais, como o El Niño e principalmente a La Niña, que modificaram severamente a distribuição natural de chuvas nas regiões brasileiras. Como causas antrópicas podem ser mencionadas as queimadas de grande magnitude observadas na Amazônia a partir de 2019 e o desmatamento intenso que ocorre naquele bioma desde a década de 1990, ambos responsáveis pela redução da evapotranspiração da floresta e pela consequente formação de nuvens no país. Soma-se a essa combinação de causas o crescimento da produção agrícola nas últimas décadas, que ampliou a demanda de água para processos de irrigação e intensificou a contaminação dos mananciais por produtos químicos, bem como o aumento das populações urbanas, responsável direto pelo aumento do consumo e da degradação das águas nos espaços urbanizados.

Direcionamento de resposta para o item A

a) Conceitue crise hídrica.

Nesse item o candidato deveria se atentar que um quadro de crise hídrica se estabelece quando há discrepância entre a quantidade de água disponível e aquela necessária para a plena manutenção do abastecimento social (água destinada para as populações) e do abastecimento econômico (água destinada à agricultura, indústria e geração de energia). Geralmente essa crise deriva da redução drástica dos regimes de chuva em uma determinada localidade.

Direcionamento de resposta para o item B

b) Indique dois impactos econômicos negativos resultantes da redução das precipitações.

Nesse item o candidato deveria se atentar que a redução das precipitações afeta diretamente o volume de águas disponíveis nos cursos hídricos, e consequentemente reduz a capacidade de abastecimento das populações e atividades produtivas de uma localidade. Entre os principais impactos econômicos desse quadro pode-se mencionar riscos à produção agropecuária em decorrência da menor disponibilidade de água para a irrigação dos cultivos; elevação dos custos produtivos nas indústrias, pelo encarecimento da água utilizada nas cadeias de produção; e a elevação dos valores das tarifas de energia elétrica, em decorrência do custeio de opções energéticas de complementação à hidroeletricidade, como no caso das termelétricas no Brasil.

Direcionamento de resposta para o item C

c) Explique duas medidas de mitigação dos efeitos da crise hídrica que podem ser adotadas pela população residente nessa região.

Nesse item o candidato deveria mencionar que entre as principais medidas mitigadoras para a crise hídrica encontram-se a redução do consumo energético, a fim de que não seja necessária a adoção de racionamentos ou “apagões”; assim como a coleta da água das chuvas para usos cotidianos fora da dessedentação, como para a limpeza de estruturas ou irrigação de parques; ou ainda o incentivo à prática do reuso das águas nos processos industriais, para a limpeza das estruturas ou lavagem das máquinas e equipamentos. Caberia ainda citar o investimento em técnicas mais modernas de irrigação, como o gotejamento, uma vez que a agropecuária é uma grande responsável pelo consumo de água no presente. O candidato poderia ainda mencionar a adequação ou modernização dos sistemas de distribuição das águas urbanas, uma vez que as estruturas mais antigas apresentam muitos vazamentos, que contribuem para o desperdício desse recurso.

Questão 03

Observe os gráficos a seguir.

A partir dos dados apresentados,

a) apresente uma diferença entre a matriz energética do Brasil e da China.

b) aponte duas razões que dificultam ao Brasil assumir a liderança no ranking mundial de geração de energia elétrica por fontes renováveis.

c) explique duas razões para o aumento da produção de energia não renovável no Brasil entre 2011 e 2015.

Comentário

As possibilidades de produção energética de uma determinada localidade dependem de uma grande combinação de fatores, dentre os quais se destacam os aspectos ambientais (ligados aos elementos climáticos e à conformação do relevo, principalmente), sua demanda interna de energia (ligada ao tamanho da população, seu poder de consumo e principalmente seu grau de desenvolvimento industrial) e à sua capacidade econômica (que determina suas possibilidades de desenvolver e adquirir tecnologias relacionadas à geração de energia).

O Brasil tem uma vantagem importante relativa à sua extensão territorial e a sua localização latitudinal, pois apresentando uma vasta área é proporcionalmente mais provável a disponibilidade de recursos em seu espaço e variadas possibilidades energéticas. Estando localizado nas baixas latitudes intertropicais o país possui regime de chuvas intensas, elevada incidência solar anual e encontra-se na rota dos ventos alísios, o que favorece à geração de energia hidráulica, solar e eólica, respectivamente.

Direcionamento de resposta para o item A

a) apresente uma diferença entre a matriz energética do Brasil e da China.

Nesse item o candidato deveria se atentar que as matrizes do Brasil e da China se diferenciam principalmente em relação à participação das fontes renováveis e não renováveis. No Brasil a maior parte da energia produzida/consumida provém de fontes alternativas, com destaque para a hidráulica e as biomassas em geral, bem como há no país grande potencial para a ampliação da produção das energias eólica e solar, em decorrência de sua localização. Já na matriz chinesa o predomínio é das fontes não renováveis, com amplo destaque nos últimos anos para o carvão mineral, o mais poluente entre todos os combustíveis fósseis. A tendência energética chinesa é de manutenção da participação dos hidrocarbonetos, principalmente pelos recentes investimentos na prospecção e exploração de petróleo, tanto na própria Ásia quanto na África.

Direcionamento de resposta para o item B

b) aponte duas razões que dificultam ao Brasil assumir a liderança no ranking mundial de geração de energia elétrica por fontes renováveis.

Nesse item o candidato deveria se atentar ao fato de que apesar do grande potencial disponível no Brasil para a geração de energia renovável o país não consegue converter toda essa vantagem em produção real, em decorrência de uma série de fatores, sejam eles de ordem política ou de ordem econômica. Entre os fatores que acabam por emperrar o aproveitamento desse potencial pode-se destacar a predileção histórica pela energia renovável de fontes hidráulicas, o que leva o país a focar os investimentos em empreendimentos de grande porte e que demandam grande aporte de dinheiro (apesar da renovabilidade).

Poderia citar ainda as pressões e questionamentos por parte de movimentos ambientalistas acerca dos impactos decorrentes da implantação de usinas hidrelétricas em áreas da Amazônia, uma vez que a maior parte dos potenciais das outras regiões já se encontram próximos do esgotamento; ou ainda os elevados custos de desenvolvimento tecnológico para o aproveitamento de potenciais como o solar e o eólico. Assim sendo, apesar do predomínio do uso de fontes alternativas no Brasil, o país avança muito lentamente na ampliação desse predomínio.

Direcionamento de resposta para o item C

c) explique duas razões para o aumento da produção de energia não renovável no Brasil entre 2011 e 2015.

Nesse item o candidato deveria se atentar para o fato de que no período mencionado pela questão (2011 – 2015) o Brasil atravessava uma grave crise hídrica, que afetava a produção de energia nas usinas hidrelétricas e consequentemente o abastecimento da demanda interna, levando o governo ao acionamento das usinas termelétricas nacionais, movidas principalmente a carvão mineral e gás natural (fontes não renováveis). Somado a isso houve no mesmo período o direcionamento crescente dos investimentos energéticos para as atividades relacionadas às reservas do recém descoberto Pré-Sal, o que trouxe a ampliação da produção de petróleo e gás natural no país (fontes não renováveis).

Questão 04

Em agosto de 2021, ocorreu desestabilização do terreno com a exploração de sal-gema em Maceió, capital de Alagoas, atingindo cerca de 57 mil pessoas em cinco bairros da cidade. O incidente teve início com tremores de terra três anos antes, seguidos de afundamentos de terreno. O bairro do Pinheiro, um dos mais atingidos, teve suas casas condenadas pela Defesa Civil por risco de desabarem.

Considerando as informações fornecidas e seus conhecimentos, responda:

a) Que tipo de falha geológica é representada na figura?

b) Indique e explique uma causa de desestabilização do terreno devido à exploração de sal-gema no caso citado.

c) Indique e explique uma consequência negativa do problema ambiental citado para a dinâmica urbana de Maceió/AL.

Comentário

Entre as estruturas e formas geológicas da Terra merecem destaque as chamadas Falhas Geológicas, que correspondem a grandes rachaduras/trincas que se formam em locais de fendilhamento dos blocos rochosos. Nessas zonas a ação da gravidade e do princípio da isostasia permite a movimentação dos blocos fendilhados, promovendo a liberação de energia, através de tremores de terra e rebaixamentos ou soerguimentos durante o processo de acomodação dessas massas rochosas.

Dependendo da maneira como se dá o fendilhamento das rochas as falhas podem ser classificadas em Falha Reta, quando a trinca se forma de modo vertical em relação ao plano da superfície, promovendo o afundamento do bloco mais pesado; Falha Normal, quando a trinca se forma em ângulo inclinado em relação ao plano da superfície, promovendo o escorregamento de um bloco mais pesado para baixo do mais leve; Falha Inversa, similar à Falha Normal, porém o deslize do bloco mais pesado acaba soerguendo o bloco mais leve; e Falha Transformante, quando na linha da trinca (vertical ou inclinada) um bloco desliza paralela e horizontalmente em relação ao outro.

Direcionamento de resposta para o item A

a) Que tipo de falha geológica é representada na figura?

Nesse item o candidato deveria se atentar que segundo a linha de corte do fendilhamento a falha geológica apresentada pela imagem corresponde a uma Falha Normal.

Direcionamento de resposta para o item B

b) Indique e explique uma causa de desestabilização do terreno devido à exploração de sal-gema no caso citado.

Nesse item o candidato deveria se atentar que o Sal-Gema acumulado no subsolo forma uma camada horizontal (demarcada em vermelho) localizada abaixo de espessas camadas sedimentares acumuladas posteriormente, e a desestabilização dessa estrutura ocorre pois ao se extrair esse Sal-Gema cria-se um “espaço vazio” abaixo das camadas superiores, que ao serem puxadas para baixo pela força da gravidade promovem a liberação de pequenas quantidades de energia sísmica em ondas de choque, que ocasionam tremores de terra; já a movimentação vertical para baixo dessas áreas é responsável pelo abatimento/afundamento de trechos da superfície nesses locais.

Direcionamento de resposta para o item C

c) Indique e explique uma consequência negativa do problema ambiental citado para a dinâmica urbana de Maceió/AL.

Nesse item o candidato deveria se atentar que a ocorrência desses processos de desestabilização dos terrenos pode promover uma série de consequências para as populações residentes, bem como para a própria dinâmica urbana do local. Nesse caso pode-se citar a desvalorização de importantes áreas urbanas que são interditadas em decorrência do constante risco de instabilidade futura; bem como o risco de perdas históricas e culturais nessa importante capital do Nordeste brasileiro, em decorrência das interdições e demolições de prédios condenados; ainda podendo ocorrer o comprometimento de infraestruturas ligadas ao saneamento básico, como a distribuição de água e a coleta de esgoto, que passam a apresentar vazamentos em decorrência da movimentação das massas; ainda pode-se mencionar a elevação dos custos para o Estado, referentes às desapropriações e realocações das populações retiradas dos locais considerados de alto risco pela Defesa Civil.

Questão 05

Os mapas A e B representam as alterações climáticas observadas na América do Sul durante os meses do verão (dezembro, janeiro e fevereiro), e o mapa C, as áreas suscetíveis à desertificação no Brasil.

El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical, que pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento em nível mundial, alterando, assim, o regime das chuvas em regiões tropicais e de latitudes médias. La Niña representa um fenômeno oceânico-atmosférico com características opostas às do El Niño e se caracteriza por um esfriamento anormal nas águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical. A partir dos mapas e do texto, responda:

a) Qual dos mapas, A ou B, representa as alterações climáticas na América do Sul em anos de ocorrência de La Niña? Justifique a sua resposta.

b) Conceitue desertificação e descreva uma característica da vegetação predominante nas áreas suscetíveis à desertificação delimitadas no mapa C.

c) Cite uma alteração climática e uma consequência ambiental para a população nas áreas suscetíveis à desertificação em anos de El Niño.

Comentário

Além das mudanças climáticas de caráter amplo, como no caso do Aquecimento Global, o Brasil ainda é afetado por anomalias climáticas sazonais, com destaque para as interações anômalas entre o Oceano Pacífico e a atmosfera nas zonas intertropicais, relacionadas ao aquecimento excessivo e o resfriamento também excessivo dessas águas, conhecidos como El Niño e La Niña, respectivamente. Essas duas anomalias oceano-atmosfera impactam diretamente sobre a dinâmica natural dos ventos alísios, que regem grande parte da distribuição de umidade pelo mundo. Assim sendo, quando ocorre um El Niño os ventos alísios se tornam mais fracos e as chuvas se concentram nas porções ao Sul do Brasil, ao passo que durante a ocorrência de uma La Niña os alísios mais fortes ampliam a umidade na porção Nordeste do país.

Direcionamento de resposta para o item A

a) Qual dos mapas, A ou B, representa as alterações climáticas na América do Sul em anos de ocorrência de La Niña? Justifique a sua resposta.

Nesse item o candidato deveria se atentar que durante os períodos de ocorrência da La Niña ocorre o resfriamento das águas da porção Sul dos Oceano Pacífico, na costa peruana, o que permite uma queda da temperatura das porções localizadas no Centro-Sul do Brasil. Ao mesmo tempo ocorre um aumento da pressão atmosférica nessa faixa, tornando os ventos alísios mais fortes, a ponto de transportarem umidade para o interior semiárido do Nordeste, provocando chuvas mais concentradas nessa região. Esse conjunto de características é observado no mapa “B” da questão.

Direcionamento de resposta para o item B

b) Conceitue desertificação e descreva uma característica da vegetação predominante nas áreas suscetíveis à desertificação delimitadas no mapa C.

Nesse item o candidato deveria se atentar que diferentemente da desertização, que é um processo natural, a desertificação corresponde a um processo de origem antrópica, em que as ações implementadas pelo homem sobre o meio em que vive se tornam impactantes ao ponto de suprimir a capacidade dos solos manter e desenvolver a vida animal ou vegetal. Assim sendo, a desertificação se associa à perda do potencial biológico do solo de um local degradado, tendo como principais condicionantes o desmatamento, as queimadas, a implantação de monoculturas, o uso excessivo de produtos químicos, a irrigação inadequada, o pisoteio prolongado por rebanhos, dentre outras atividades econômicas que ali sejam desenvolvidas.

Direcionamento de resposta para o item C

c) Cite uma alteração climática e uma consequência ambiental para a população nas áreas suscetíveis à desertificação em anos de El Niño.

Nesse item o candidato deveria se atentar ao fato de que durante os anos de ocorrência do El Niño (situação mostrada no mapa “A” da questão), ocorre a intensificação da estiagem no interior da região Nordeste do Brasil, uma área caracterizada pela tendência natural à desertificação. Como alterações climáticas decorrentes dessa anomalia podem ser citadas a escassez mais intensa de chuvas, por conta da menor força dos ventos alísios; a redução das pressões atmosféricas locais, causada pela elevação das médias de temperatura, alterando o regime dos fluxos atmosféricos; e o aumento da sensação térmica, pelo menor fluxo de ar na região.

Como consequências ambientais podem ser citadas o rebaixamento dos lençóis freáticos pela mais intensa evaporação; a perda de biodiversidade (fauna e flora) em decorrência das mudanças nos habitats; a diminuição da vazão ou mesmo a secagem de rios que drenam as regiões de maior semiaridez; a perda de fertilidade e produtividade dos solos que sustentam a agricultura familiar; ou mesmo a maior predisposição natural do ambiente aos incêndios e queimadas, dentre outras.

Questão 06

O retorno dos Talibãs ao poder no Afeganistão após anos de intervenção estadunidense trouxe à tona discussões geopolíticas sobre as dinâmicas demográficas do país, bem como sobre os interesses de diversos países na região. O mapa a seguir indica características acerca da geografia do Afeganistão.

Sobre esse assunto,

a) cite um país que, assim como os EUA, encontrou dificuldades no processo de invasão do território afegão.

b) indique duas causas para o fracasso da invasão estadunidense no Afeganistão.

c) indique dois países e explique seus respectivos interesses geopolíticos na região.

Comentário

O Afeganistão corresponde a um pequeno país asiático, encrustado entre o Irã, o Paquistão, a China e vários territórios que durante a Guerra Fria fizeram parte da então União Soviética, como o Uzbequistão, o Tajiquistão e o Turcomenistão. No que tange à disponibilidade de recursos naturais o país é pouco atraente para os interesses externos, uma vez que não dispõe das mesmas vastas reservas de petróleo e gás natural observadas nas nações adjacentes. Porém, em termos estratégicos e geopolíticos o Afeganistão possui uma posição extremamente estratégica e cobiçada historicamente pelas potências ocidentais, inicialmente as nações europeias e posteriormente os Estados Unidos, pois encontra-se na rota de passagem de grandes e importantes gasodutos e oleodutos que saem de países do Oriente Médio em direção aos consumidores no Ocidente.

Mais recentemente foram descobertas importantes reservas minerais dos chamados Elementos Terras Raras – ETR, matéria prima supervalorizada pelas indústrias que atuam nos ramos das terceira e quarta revoluções industriais. Essa nova variável ampliou os interesses estadunidenses no domínio do país, ao mesmo tempo em que despertou a cobiça da China, outra importante potência geopolítica contemporânea; porém ao longo dos séculos  XIX, XX e nesse início de século XXI grandes nações do mundo tentaram dominar o pequeno país asiático, e todas fracassaram, seja pela dificuldade em se tomar um território montanhoso que é um labirinto de cavernas, ou pela resistência visceral de grupos e milícias internas, com destaque para o Talebã, que controla no presente o quadro político afegão.

Direcionamento de resposta para o item A

a) cite um país que, assim como os EUA, encontrou dificuldades no processo de invasão do território afegão.

Nesse item o candidato deveria se atentar que antes da tentativa de dominação pelos Estados Unidos, após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, a União Soviética tentou estabelecer seus domínios no Afeganistão, após invadir o país em 1979. Porém, naquele período os Estados Unidos apoiaram e armaram milícias e grupos paramilitares do país, como os Mujahidins e posteriormente o Talibã, que conseguiram expulsar dali os soviéticos em 1989.

O candidato poderia ainda mencionar a tentativa fracassada de dominar o Afeganistão implementada pelo Reino Unido na transição entre os séculos XIX e XX, quando a então potência europeia tentava expandir seus domínios no continente asiático e controlar essa importante rota comercial terrestre entre o Ocidente e o Oriente, porém após a Primeira Guerra Mundial os britânicos enfraquecidos economicamente acabaram por “aceitar” a independência do Afeganistão, depois de intensos conflitos e marcante resistência civil no país asiático.

Direcionamento de resposta para o item B

b) indique duas causas para o fracasso da invasão estadunidense no Afeganistão.

Nesse item o candidato deveria se atentar que as condições geográficas, étnicas, sociais e políticas do Afeganistão barraram qualquer possibilidade de pleno controle dos Estados Unidos sobre o país, apesar das duas décadas de ocupação, após os atentados de 2001. Entre os aspectos geográficos que dificultaram o domínio estadunidense se destacam as condições climáticas adversas, em decorrência da aridez que compromete a ocupação de áreas mais isoladas, bem como o relevo montanhoso que auxilia no esconderijo de focos de resistência, se tornando praticamente impossível o combate direto dos insurgentes, que se abrigam nas milhares de cavernas nessas áreas.

Com relação aos aspectos sociais que dificultaram a dominação pela potência ocidental poderia ser mencionada a diversidade étnica da população, que origina numerosos grupos dissonantes entre si, inviabilizando as possibilidades de formação de um governo de coalizão pró Estados Unidos, potencializando a formação de milícias e grupos tribais, que se valeram de ataques terroristas para enfraquecer as tropas ocupantes. No que se refere às questões políticas poderia ser destacada a influência do radicalismo islâmico, que nega a influência ocidental na administração do país; ou mesmo mencionar o apoio recebido do Irã e outros países árabes contrários à presença estadunidense nessa região.

Direcionamento de resposta para o item C

c) indique dois países e explique seus respectivos interesses geopolíticos na região.

Nesse item o candidato deveria se atentar que não apenas Estados Unidos e União Soviética (hoje Rússia) manifestam interesse no controle da região, mas também várias outras nações (potências ou não) veem com muita atenção essa pequena porção do continente asiático, em detrimento de diferentes possibilidades de ganhos e vantagens. Para os Estados Unidos o grande interesse seria a criação de um governo pró Ocidente, que além de facilitar a passagem dos gasodutos e oleodutos pelo Afeganistão permitiria acesso às reservas de Elementos Terras Raras - ETR ali presentes. O acesso a esses ETR também se configura como grande interesse da China, que tem buscado afirmar sua presença no Afeganistão, principalmente após o lançamento do grande projeto da Nova Rota da Seda, que invariavelmente precisa cortar o pequeno país asiático, tendo sido por exemplo uma das primeiras nações a reconhecer a autoridade do Talibã após o grupo tomar o poder afegão em 2021.

A Rússia, mesmo após a saída vexatória da URSS do país em 1989, não abandonou de vez as pretensões de dominar e controlar o Afeganistão, com interesses ligados à instalação e exploração de gasodutos e oleodutos e também pela possibilidade de acesso facilitado ao Oceano Índico. Dentro da própria região pode-se também destacar os interesses do Irã em ampliar a sua influência sobre o governo afegão, posto que o governo Xiita iraniano tem a intenção de expandir seu modelo de gestão baseado no radicalismo islâmico e no distanciamento dos países árabes em relação aos Estados Unidos e à influência ocidental.

Bem como o candidato poderia mencionar os interesses de Paquistão e Índia, posto que há uma relação muito próxima entre o governo paquistanês e o governo talibã do Afeganistão, que em troca do apoio militar do país vizinho oferece apoio a grupos insurgentes da Caxemira, que buscam a independência da região em relação à Índia, o que vai de encontro com os interesses do Paquistão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário