quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

CORREÇÃO COMENTADA DE GEOGRAFIA - FAMERP 2022

 

Questão 29

Observe as duas imagens para responder às questões 29 e 30.

A imagem 1 mostra os destroços da cidade japonesa de Hiroshima, em 1945. A explosão da bomba atômica

a) definiu a hegemonia militar dos Estados Unidos no Oceano Pacífico e a centralidade norte-americana no panorama unilateral do pós-guerra.

b) resultou da disputa entre Estados Unidos e União Soviética pelo domínio de zonas de influência durante a Segunda Guerra Mundial.

c) evitou o domínio da tecnologia nuclear pelo Japão e o predomínio político-militar japonês no continente asiático.

d) impediu a adesão do Japão à aliança estratégica dos países do Eixo no contexto da Segunda Guerra Mundial.

e) consolidou a vitória dos Estados Unidos no conflito contra o Japão e a posição norte-americana no cenário geoestratégico do pós-guerra.

Resposta: E

Comentário

O encerramento da Segunda Guerra Mundial se deu através da derrota dos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) para os países Aliados (Estados Unidos, União Soviética, França e Inglaterra, principalmente). Mais do que impedir o expansionismo do Nazismo alemão, a vitória dos Aliados serviu para transformar a Geopolítica mundial e estabelecer as bases para a disputa ideológica que se iniciaria entre o Capitalismo estadunidense e o Socialismo soviético. Em realidade, com a derrota alemã e a devastação das nações europeias (derrotadas ou vitoriosas), o único país que efetivamente preocupava às aspirações estadunidenses de se tornar uma potência capitalista hegemônica era o Japão, porém o lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagazaki serviram como dissuasão para qualquer nação que pretendesse fazer frente ao crescimento estadunidense no pós guerra.

Correção

a) Incorreto, pois após a Segunda Guerra Mundial os Estados Unidos não obtiveram a hegemonia militar, tendo dividido esse poderio com a URSS, bem como não houve a unilateralidade após 1945, mas sim a bipolaridade, que perduraria até 1991.

b) Incorreto, pois a disputa por zonas de influência entre Estados Unidos e União Soviética não se inscreve na Segunda Guerra Mundial, mas sim na Guerra Fria, posterior a ela. Durante a segunda guerra essas nações foram aliadas contra a Alemanha nazista.

c) Incorreto, pois ainda nos anos de 1950 o Japão passa a dominar a tecnologia nuclear, porém para fins civis através da produção de eletricidade, uma vez que o país possui severas limitações que dificultam o aproveitamento de várias outras fontes energéticas.

d) Incorreto, pois junto da Itália o Japão foi um dos principais aliados da Alemanha nazista, tendo feito parte de Eixo e lutado no lado oposto dos Estados Unidos durante esse conflito.

e) Correto, pois após a utilização inédita de armas nucleares pelos Estados Unidos contra o Japão rapidamente houve o encerramento dos grandes conflitos nas Ásia e na Europa, e a nação americana passa a figurar ao lado da União Soviética como potência geopolítica do pós guerra.

Questão 30

A imagem 2 mostra manifestantes em Berlim, em 2020, com máscaras de Donald Trump e Vladimir Putin. O manifesto

a) condena a assinatura de um acordo de colaboração militar pelos governos dos Estados Unidos e da Rússia.

b) destaca o papel mediador da Alemanha na assinatura de acordos militares que eliminam a produção de armas nucleares.

c) alerta para o possível reinício de uma corrida armamentista entre algumas das principais potências da atualidade.

d) relembra o emprego de armas nucleares pelos Estados Unidos e pela União Soviética na Segunda Guerra Mundial.

e) celebra o fim da concorrência tecnológica e armamentista entre Estados Unidos e Rússia.

Resposta: C

Comentário

Após a Segunda Guerra Mundial o mundo entra em um novo contexto geopolítico marcado pela disputa ideológica entre o Capitalismo estadunidense e o Socialismo soviético, que se materializa principalmente pela corrida armamentista entre as duas potências do período, culminando na criação de grandes arsenais nucleares, que poderiam levar a uma guerra sem precedentes no mundo. O temor dessa beligerância fez com que as nações assinassem na década de 1970 o Tratado de Não Proliferação Atômica – TNP, para minimizar os riscos de um holocausto nuclear; porém, Estados Unidos e União Soviética mantiveram grande parte do seu poderio, e mesmo após o encerramento da Guerra Fria (principalmente no presente) EUA e Rússia (herdeira do arsenal soviético) retomam sistematicamente as ameaças e recriam o temor global de uma nova corrida armamentista.

Correção

a) Incorreto, pois nos últimos anos tem sido observado um acirramento geopolítico entre os governos dos Estados Unidos e da Rússia, o que tem afetado severamente a diplomacia entre as duas nações e comprometido a assinatura de quaisquer acordos entre elas.

b) Incorreto, pois não existem acordos que eliminem a produção de armas nucleares, mas sim que restrinja esse processo. É incorreto ainda pelo fato de que quando acordos como o TNP foram assinados a Alemanha não possuía autonomia para atuar na mediação de tratados, posto que ela própria era administrada pelas nações vitoriosas da Segunda Guerra Mundial.

c) Correto, pois o acirramento contemporâneo entre os governos de Estados Unidos e Rússia aponta para um risco de beligerância nas disputas, principalmente por parte do Estado russo, que sistematicamente tem divulgado a realização de testes com armas (atômicas e convencionais), supostamente para fins de defesa, mas na prática para dissuadir e demonstrar poder ao mundo.

d) Incorreto, pois apenas os Estados Unidos utilizaram armas atômicas em ataques durante a Segunda Guerra Mundial (Hiroshima e Nagazaki), ao passo que a União Soviética investe maciçamente no seu desenvolvimento, porém jamais tenha utilizado esse tipo de recurso em qualquer conflito armado.

e) Incorreto, pois, embora de maneira velada, os governos dos Estados Unidos e da Rússia mantiveram após a Guerra Fria uma postura beligerante e de desenvolvimento armamentista, sendo que nos últimos anos a aproximação Sino-Russa ampliou ainda mais as divergências entre a nação americana e a europeia.

Questão 31

A localização geográfica é faceta importante da política externa. O mundo é composto de regiões, e o sistema internacional global as impacta de distintas maneiras. O entorno geográfico é sempre relevante. É a primeira circunstância da ação diplomática. É nele que se colocam os desafios das fronteiras que almejam relacionamentos amistosos, favoráveis à consecução de objetivos nacionais valiosos. A passagem de situações nacionais de localização numa região em oportunidades de cooperação ampliadoras é o mote de sua existência.

O excerto apresenta elementos característicos

a) dos conglomerados liberais.

b) das colônias de exploração.

c) dos órgãos reguladores internacionais.

d) das zonas francas.

e) dos blocos econômicos.

Resposta: E

Comentário

As questões ligadas às fronteiras nacionais sempre suscitaram grandes preocupações nos Estados, posto que essas áreas limítrofes historicamente estiveram associadas a conflitos e disputas entre governos vizinhos. Porém, principalmente após a Segunda Guerra Mundial, um novo olhar passou a ser laçado sobre essas porções territoriais, não mais apenas centrado na defesa da soberania e da autoridade de um país, mas sim focado nas possibilidades de integração e interligação entre as economias geograficamente aproximadas, o que permite ampliação dos fluxos e trocas transfronteiriças, culminando no aumento dos ganhos comerciais para ambas as partes envolvidas. Esse é o pensamento sobre os blocos econômicos, inaugurado a partir dos anos de 1950 pela Comunidade Europeia do Carvão e do Aço - CECA, que depois de ampliada e evoluída é conhecida hoje como União Europeia.

Correção

a) Incorreto, pois os conglomerados liberais dizem respeito a organizações industriais e fabris que são formados por um conjunto amplo de empresas de um mesmo setor ou de setores diferentes, podendo atuar dentro ou além de um território nacional, não possuindo relação direta com questões fronteiriças.

b) Incorreto, pois as colônias de exploração foram estabelecidas durante o expansionismo marítimo nos séculos XV e XVI, possuindo relação apenas com suas respectivas metrópoles (Pacto Colonial), não estabelecendo relacionamento político e econômico com áreas circunvizinhas.

c) Incorreto, pois os órgãos reguladores atuam externamente sobre as nações, como se observa com os comissariados da Organização das Nações Unidas – ONU, os quais não tem poder para interferir na diplomacia de uma nação com seus espaços adjacentes, posto que as questões fronteiriças ainda fazem parte da soberania nacional.

d) Incorreto, pois as zonas francas são estabelecidas dentro dos espaços nacionais, e não em zonas transfronteiriças. Nessas formas de administração do espaço são oferecidas vantagens locacionais, principalmente para as indústrias, a fim de atraí-las e promover o desenvolvimento de uma localidade que por algum motivo apresente estagnação.

e) Correto, pois a formação dos blocos econômicos ou oligopolização é definida pela aproximação diplomática entre nações fronteiriças, a fim de se estabelecer um relacionamento econômico e produtivo entre elas, intensificando os fluxos e as trocas comerciais, e consequentemente a lucratividade e a acumulação financeira nesses espaços conectados e interdependentes.

Questão 32

Empresários brasileiros estão atravessando a fronteira com o Paraguai e fugindo da pesada carga tributária nacional, levando com eles arrecadação e empregos. Segundo especialistas, eles saem do país em busca de preços mais baixos e condições favoráveis para produção proporcionadas por lei, regulamentada em 1997, que isenta de impostos as marcas que importarem maquinário e matéria-prima em território paraguaio e exportarem seus produtos. A economia com a produção no exterior pode chegar a 20%, se comparada ao que se gastaria em solo brasileiro.

A estratégia comercial adotada pelo Paraguai é inspirada

a) nas terras comunais, organizadas em áreas urbanas conurbadas dos integrantes do Reino Unido.

b) nos parques tecnológicos, estabelecidos nas áreas centrais de grandes metrópoles norte-americanas.

c) nas indústrias maquiladoras, localizadas na fronteira entre os Estados Unidos e o México.

d) nas uniões aduaneiras, encontradas nas áreas periféricas contíguas dos Tigres Asiáticos.

e) nos complexos produtivos comunitários, presentes nos países da extinta União Soviética.

Resposta: C

Comentário

A busca por menores custos produtivos configura-se no capitalismo moderno como uma das principais estratégias adotadas pelas cadeias produtivas contemporâneas. É uma equação bem simples: “Quando menos se gasta para produzir maior é o lucro da produção”. As questões relativas aos salários dos trabalhadores e principalmente à cobrança de impostos por parte dos Estados respondem pela maior parcela dos gastos produtivos, e locais onde esses recursos estejam disponíveis a um menor custo se tornam atrativos para as empresas, marcadamente após a década de 1970, quando a Terceira Revolução Industrial promoveu a melhoria dos meios de transportes e telecomunicações, facilitando a circulação das mercadorias e a dispersão das filiais de grandes empresas pelo mundo, em especial para aquelas nações de menor desenvolvimento econômico, no que ficou conhecido como desconcentração industrial, deseconomia de aglomeração ou desindustrialização.

Correção

a) Incorreto, pois as zonas conurbadas se associam apenas a uma estrutura urbana, independente das questões produtivas e tributárias. Trata-se principalmente de um aspecto social da urbanização e não de uma redução de custos fabris.

b) Incorreto, pois os parques tecnológicos nem sempre se estabelecem em locais onde a carga tributária seja a mais baixa; na maioria das vezes eles se alocam onde as infraestruturas sejam mais eficientes, principalmente aquelas relacionadas à logística, bem como a oferta de mão de obra altamente qualificada.

c) Correto, pois as chamadas indústrias maquiladoras correspondem a empresas estadunidenses que atravessam a fronteira do México e ali se instalam em busca de mão de obra barata e isenções fiscais. Apesar de a produção desses segmentos e dar em território mexicano, os produtos ali fabricados em sua maioria são remitidos de volta aos mercados consumidores estadunidenses.

d) Incorreto, pois as uniões aduaneiras não se relacionam aos processos fabris industriais, mas sim ao segundo estágio de integração dos blocos econômicos, onde os países parceiros criam uma Tarifa Externa Comum – TEC, para importarem produtos de outros países que não integram esse mercado regional.

e) Incorreto, pois nos processos produtivos comunais, observados na extinta União Soviética e na China durante a Guerra Fria (1947 – 1991) a busca não era para a redução dos custos e a ampliação da lucratividade, mas sim para suprir às necessidades básicas das populações sem diminuir o poder centralizador e controlador dos Estados autoritários típicos dos regimes socialistas.

Questão 33

Examine os mapas.

Considerando o uso e a ocupação do solo típicos das áreas representadas nos mapas,

a) as unidades de conservação, atreladas às bacias hidrográficas regionais, caracterizam a saída para a crise hídrica nas regiões meridionais do Brasil.

b) as propriedades privadas, com intensa transformação dos espaços naturais, territorializam o chamado arco do desmatamento.

c) as áreas de interesse ambiental, em suas diferentes classificações, sinalizam os recentes avanços do Brasil no cuidado com o meio ambiente.

d) as terras indígenas, espaços privados de interesse coletivo, sinalizam os eixos de desenvolvimento para atividades sustentáveis no Brasil.

e) as áreas de proteção ambiental, livres do desmatamento, impulsionam as atividades agropecuárias na região.

Resposta: B

Comentário

O atual processo de expansão da fronteira agrícola do Brasil tem promovido uma intensa e acelerada ocupação da região Norte, em especial na área de abrangência da Floresta Amazônica, tal qual fora observado a partir dos anos de 1970 no Cerrado do Centro-Oeste. Esse movimento em direção ao Norte ocorre a partir dos anos de 1990, e coloca em choque interesses econômicos ligados à produção agrícola do agronegócio, interesses sociais ligados à defesa de terras e povos tradicionais (principalmente indígenas) e interesses ambientais ligados à necessidade latente de se estabelecer um modelo sustentável de ocupação da Amazônia, que permita a obtenção de ganhos econômicos sem, contudo, levar à devastação plena daquele ecossistema.

Correção

a) Incorreto, pois a distância geográfica entre as bacias hidrográficas regionais do Norte do Brasil e as porções meridionais onde a crise hídrica se mostra mais intensa, em especial no Sudeste, inviabilizam a possibilidade de transposição dessas águas para o abastecimento daquelas áreas de escassez.

b) Correto, pois as propriedades privadas onde se encontram as maiores transformações e a mais intensa degradação ambiental localizam-se na chamada “Franja Amazônica” nas bordas Sul e Leste da floresta, onde se concentram os maiores índices de desflorestamento. Essa porção é conhecida hoje como Fronteira Agrícola ou Arco do Desmatamento.

c) Incorreto, pois as áreas de interesse ambiental, sejam elas de preservação ou conservação dos recursos, se caracterizam hoje como focos de resistência à degradação promovida pelo modelo agrícola centrado apenas nos interesses econômicos, principalmente após a Revolução Verde nas décadas de 1960 e 1970.

d) Incorreto, pois as terras indígenas não se classificam como espaços privados, mas sim como espaços públicos; e essas áreas não se associam aos eixos de desenvolvimento sustentável no país, uma vez que esse tipo de atividade produtiva se relaciona a ganhos econômicos e não a benefícios sociais.

e) Incorreto, pois o maior impulso das atividades agropecuárias na região amazônica se concentra no Arco do Desmatamento, que corresponde à porção mais degradada na atualidade naquele bioma; ao passo que as áreas de proteção ambiental trazem uma dinâmica totalmente diferente do agronegócio.

Questão 34

Observe as imagens.

No espaço urbano de grandes cidades brasileiras, as intervenções observadas nos rios revelam a

a) resistência dos limites naturais à expansão da mancha urbana, área passível de exploração econômica.

b) preservação dos espaços ocupados pelas planícies de inundação, áreas ocupadas pelos rios em momentos de cheia.

c) atenção dos aglomerados urbanos com a segurança hídrica, garantia de acesso à água por redes de distribuição.

d) alienação dos moradores em relação aos rios, percebidos apenas como escoadouro de águas.

e) ocupação planejada dos espaços originalmente dedicados aos meandros, trechos correspondentes à foz de um rio principal.

Resposta: D

Comentário

O processo de ocupação do espaço geográfico pelas sociedades humanas promove no seu decorrer uma intensa modificação dos aspectos naturais desses ambientes, trazendo como consequências importantes a degradação ambiental e a ampliação das chances de ocorrência de catástrofes naturais, o que coloca em risco a vida do próprio grupo humano que ali se estabelece. As alterações relacionadas aos canais fluviais são consideradas muito importantes, posto que além de afetar a qualidade das águas desses espaços, através da poluição e da contaminação, afeta ainda as populações que habitam as áreas de várzea desses rios, sujeitas a inundações e alagamentos durante os períodos mais chuvosos do ano.

Correção

a) Incorreto, pois os limites naturais dos ambientes são sistematicamente suprimidos em decorrência dos interesses econômicos durante os processos de ocupação e expansão da mancha urbana no presente.

b) Incorreto, pois nas imagens observa-se que a ocupação alcançou as áreas de várzea (planície de inundação dos cursos hídricos), as quais não foram preservadas, mas sim apropriadas e transformadas segundo interesses da sociedade.

c) Incorreto, pois apesar de as áreas urbanas estarem localizadas cada vez mais próximas dos cursos hídricos, isso não garante a qualidade e nem a disponibilidade de água acessível às populações residentes, que podem sofrer de quadros de escassez ligados à contaminação ou ineficiência das redes de distribuição.

d) Correto, pois conforme se intensifica o processo de ocupação dos espaços urbanos os elementos naturais vão adquirindo um caráter cada vez mais simbólico para a população, que desconhece seus processos e mecanismos de ajuste, tornando essa sociedade cada vez mais suscetível às oscilações e dinâmicas da natureza que a cerca.

e) Incorreto, pois como o processo de ocupação do espaço acabou por suprimir as margens imediatamente próximas dos cursos hídricos, não se pode falar que tenha havido um real planejamento, uma vez que esse cuidado poderia manter áreas de preservação natural nas planícies de inundação, reduzindo os riscos de desastres ambientais. É errado também inferir que os meandros (sinuosidades dos cursos) correspondam às áreas de foz (exutório do rio).

Questão 35

Nas migrações internas do Brasil, os retirantes correspondem a pessoas que se deslocam

a) no contexto das secas prolongadas na região Nordeste.

b) no período de entressafra na região Sudeste.

c) nos momentos de cheia dos rios da Bacia Amazônica.

d) na baixa temporada do turismo no Pantanal Mato-Grossense.

e) nos períodos de menor dinamismo industrial da região Sul.

Resposta: A

Comentário

No processo de migrações internas do Brasil os principais fluxos ao longo do século XX se relacionam à saída de nordestinos do interior de sua região de origem em direção ao Centro-Sul do país. A maior parte dessas migrações são condicionadas pela repulsão causada pelo quadro histórico de seca e a consequente pobreza que afeta essa porção nacional ao longo dos séculos, ao passo que as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste exercem grande atração sobre essas populações, relacionada ao dinamismo econômico e à intensa urbanização que se observa nessas porções do território. A industrialização do Sudeste e a construção da cidade de Brasília figuram como grandes mecanismos condicionantes ao fluxo de nordestinos em direção à zona de maior desenvolvimento do Brasil.

Correção

a) Correto, pois os retirantes correspondem aos indivíduos que por alguma condição ambiental são forçados a abandonar seus locais de origem. No caso brasileiro eles são representados por pessoas que saem do sertão semiárido nordestino em busca de melhores condições de renda e vida, seja nas porções litorâneas daquela região ou principalmente nos grandes centros urbanos do Sudeste.

b) Incorreto, pois no período de entressafra na região Sudeste o fluxo migratório observado se relaciona à migração de retorno de trabalhadores temporários, oriundos principalmente da região Nordeste, que voltam para seus estados de origem em busca de novas oportunidades de renda temporária.

c) Incorreto, pois na região amazônica o clima é Equatorial Úmido, com chuvas abundantes e regulares ao longo de todo o ano, e mesmo que haja eventos de transbordamento dos rios, as populações afetadas se movimentam dentro da própria região Norte, não se enquadrando no conceito de “retirante”, que tem um caráter muito mais inter-regional.

d) Incorreto, pois durante o período de baixa temporada no Pantanal o tipo de migração afetado é o turismo, um tipo de movimento migratório temporário e espontâneo, diferente do movimento forçado e muitas vezes permanente observado em relação aos retirantes do Sertão Nordestino.

e) Incorreto, pois os períodos de menor dinamismo industrial promovem a desconcentração industrial, o que não necessariamente leva ao deslocamento populacional, uma vez que as pessoas podem ser absorvidas por outras atividades na mesma região, como o setor terciário. Cabe mencionar que no Brasil esse processo é observado com mais intensidade na região Sudeste e não no Sul.

Questão 36

Analise a imagem.

Dentre as formações vegetais brasileiras, as características 1 e 2 apresentadas na imagem são encontradas, respectivamente,

a) na Floresta Amazônica e na Mata dos Pinhais.

b) na Floresta Amazônica e nas Pradarias.

c) na Mata Atlântica e na Caatinga.

d) na Mata Atlântica e nas Pradarias.

e) na Caatinga e no Cerrado.

Resposta: C

Comentário

A extensão territorial combinada com a posição latitudinal e a diversidade climática do território brasileiro conferem ao país a possibilidade de apresentar grandes recursos ligados à biodiversidade, principalmente no que tange aos aspectos florísticos. Desse modo o espaço nacional é dividido em seis grandes biomas e várias faixas de transição botânica (ecótonos), cada um adaptado às condições edáficas (principalmente clima, relevo e solo) de cada uma das cinco grandes regiões brasileiras. As formações vegetais se adaptam de variadas formas às condições ambientais do espaço a que se inserem, sendo possível a observação no país desde biomas exuberantes como as grandes florestas latifoliadas (Amazônia e Mata Atlântica), passando por formações tropófilas (Cerrado) até formações xerófilas (Caatinga).

Correção

a) Incorreto, pois apesar de a Floresta Amazônica ser de fato uma vegetação perenefoliada, a Mata dos Pinhais (Mata de Araucárias) não pode ser considerada caducifoliada, mas sim aciculifoliada.

b) Incorreto, pois apesar de a Floresta Amazônica ser de fato uma vegetação perenefoliada, as Pradarias (Pampas ou Campanha Gaúcha) correspondem a formações de pequeno porte, com estratos predominantemente herbáceos e arbustivos, e não arbóreos.

c) Correto, pois a Mata Atlântica e a Amazônia representam as duas florestas latifoliadas do Brasil, apresentando vegetações permanentemente cobertas por folhas (perenefoliadas) em decorrência da abundância de Chuvas; ao passo que na Caatinga os rigores da escassez hídrica do clima Tropical Semiárido condicionam sua vegetação a perder as folhas (caducifoliadas) durante as estiagens mais prolongadas do inverno, como mecanismo para minimizar o estresse hídrico através da evapotranspiração.

d) Incorreto, pois apesar de a Mata Atlântica de fato ser uma vegetação perenefoliada, as Pradarias (Pampas ou Campanha Gaúcha) correspondem a formações de pequeno porte, com estratos predominantemente herbáceos e arbustivos, e não arbóreos.

e) Incorreto, pois na Caatinga predominam as vegetações xerófilas e caducifoliadas, adaptadas à escassez hídrica do clima Tropical Semiárido; ao passo que no Cerrado predominam as formações do tipo savânicas, classificadas como tropófilas, adaptadas à sazonalidade das chuvas no clima Tropical Semiúmido.

Questão 37

Considerando a estrutura geológica continental, as formações típicas de regiões de instabilidade tectônica, constituídas no Período Terciário da Era Cenozoica, correspondem

a) às plataformas cratônicas.

b) às bacias sedimentares.

c) aos escudos cristalinos.

d) aos dobramentos antigos.

e) aos dobramentos modernos.

Resposta: E

Comentário

A estruturação do relevo que compõe a crosta terrestre deriva da ação combinada de dois conjuntos de forças, sendo elas classificadas como as Endógenas (aquelas que atuam de dentro para fora do planeta) com destaque para o tectonismo, o vulcanismo e os abalos sísmicos e as Exógenas (aquelas que atuam de fora para dentro na Terra) com destaque para os elementos climáticos e as ações antrópicas. No que tange às forças endógenas elas se associam diretamente à movimentação das placas tectônicas sobre o manto terrestre, sendo mais marcantes nas zonas de contato entre essas placas, áreas conhecidas por sua instabilidade geológica. As formações do relevo podem ser classificadas em dois grandes grupos, sendo as Macroformas representadas pelos Escudos Cristalinos, as Bacias Sedimentares e os Dobramentos Modernos; enquanto as Microformas são representadas por Planaltos, Planícies e Depressões.

Correção

a) Incorreto, pois as plataformas cratônicas representam os Escudos Cristalinos ou Maciços Antigos, estruturas muito pretéritas, originadas ainda durante o resfriamento e solidificação da crosta terrestre, no Pré Cambriano.

b) Incorreto, pois as Bacias Sedimentares ou Coberturas Fanerozóicas resultam do preenchimento por sedimentos erodidos das áreas de relevo mais rebaixado no interior das placas tectônicas, sendo originadas a partir do Mesozóico.

c) Incorreto, pois os Escudos Cristalinos ou Maciços Antigos representam estruturas muito pretéritas, originadas ainda durante o resfriamento e solidificação da crosta terrestre, no Pré Cambriano.

d) Incorreto, pois os Dobramentos Antigos foram formados no passado a partir de esforços epirogenéticos ocasionados pela pressão do manto sob a crosta. Essas estruturas se formam no interior das placas tectônicas e não nas suas áreas de borda.

e) Correto, pois os Dobramentos Modernos ou Cadeias Terciárias representam as estruturas geológicas mais recentes, formadas a partir do Cenozóico, tanto no Terciário quanto no Quaternário. Essas formas resultam do choque de placas tectônicas convergentes, estando associadas ao Tectonismo ou à Deriva Continental.

Questão 38

A educação ambiental é uma proposta que nasce em um momento histórico de alta complexidade. Faz parte de uma tentativa de responder aos sinais de falência de todo um modo de vida, o qual já não sustenta as promessas de felicidade, afluência, progresso e desenvolvimento. A modernidade ocidental, da qual somos filhos, apostou todas as suas fichas em uma razão científica objetificadora e no otimismo tecnológico correspondente. Do mesmo modo, fez-nos crer que o bem viver residia no imperativo da acumulação material baseada nos circuitos de trabalho, produção e consumo.

De acordo com o excerto, a educação ambiental caracteriza uma resposta

a) ao modo de produção capitalista, ineficiente na construção de paisagens naturais.

b) à sociedade de consumo, predatória em sua relação sociedade-natureza.

c) ao consumo consciente, agregador de valor aos produtos com baixa demanda nos mercados.

d) à obsolescência programada, estratégia adotada pelas empresas para estimular a sustentabilidade.

e) à desorganização social, ausente de leis reguladoras de uso e ocupação dos espaços.

Resposta: B

Comentário

Após a Segunda Guerra Mundial o mundo inicia uma série de debates acerca da relação entre o homem e o meio que ele habita, na busca do estabelecimento de um modelo de vida que seja capaz de conciliar o progresso econômico com a conservação ambiental. Nas décadas seguintes esse ideário passou a ser conhecido como Desenvolvimento Sustentável, e é até os dias atual o centro das discussões acerca dos impactos que o modelo de vida capitalista, centrado no consumo exacerbado dos recursos, gera sobre o meio ambiente, e principalmente de como as consequências desses impactos recaem sobre a própria espécie humana.

Correção

a) Incorreto, pois embora a educação ambiental de fato busque uma resposta ao modo de vida capitalista, não se pode associar esse sistema econômico à construção de paisagens naturais, mas sim à sua apropriação e degradação, em prol da acumulação financeira.

b) Correto, pois a principal base para a crítica realizada pela educação ambiental é o modelo consumista de vida implementado pelas sociedades capitalistas modernas, que transforma a relação entre homem e natureza em um mero processo de produção e acumulação de riquezas.

c) Incorreto, pois a educação ambiental não busca uma resposta ao consumo consciente, mas sim a implementação prática dele, em substituição ao modelo de produção centrado exclusivamente nos interesses mercadológicos de cada contexto histórico da humanidade

d) Incorreto, pois embora a educação ambiental defenda a superação da estratégia de mercado conhecida como obsolescência programada, não se pode afirmar que essa estratégia visa ao estímulo da sustentabilidade, posto que ela busca apenas à acumulação capitalista pela sociedade.

e) Incorreto, pois o intuito principal da educação ambiental não é resolver questões de organização social, mas sim de sustentabilidade ambiental e busca de um modelo de vida que seja capaz de conciliar as questões econômicas do sistema capitalista com a agenda de normalização das dinâmicas naturais da Terra, já muito afetadas pelas sociedades.

Questão 39

Na atmosfera, os gases apresentam particularidades em relação à energia radiativa. Ao interceptarem parte dessa energia, com comprimentos de onda específicos, esses gases contribuem para

a) o efeito estufa.

b) a La Niña.

c) a inversão térmica.

d) as ilhas de calor.

e) o El Niño.

Resposta: A

Comentário

A dinâmica atmosférica é responsável pela definição e determinação dos aspectos climáticos da Terra. Essa dinâmica é regida pela ação dos Fatores do Clima, que são os agentes que estabelecem as características climáticas de uma dada localidade, representados por latitude, altitude, correntes marinhas, massas de ar, maritimidade, continentalidade (...); e dos Elementos do Clima, que são as características específicas de cada clima em si, representados por umidade, temperatura, pressão atmosférica, ventos (...). Em determinados períodos essa dinâmica atravessa desajustes, provocados por anomalias climáticas, com destaque para o El Niño e a La Niña.

Correção

a) Correto, pois o Efeito Estufa representa o principal aspecto da atmosfera terrestre, responsável pela retenção e armazenamento do calor proveniente da radiação sola que incide na superfície do planeta. Enquanto a quantidade dos gases capazes de reter calor se encontra dentro da normalidade esse fenômeno recebe o nome de Efeito Estufa, porém quando a concentração desses gases se torna excessiva e a quantidade de calor aprisionado se torna maior que o ideal o fenômeno passa a ser chamado de Aquecimento Global.

b) Incorreto, pois a La Niña representa uma importante anomalia climática resultante do resfriamento anormal das águas do Oceano Pacífico, na costa da América do Sul próximo ao Peru. Essa anomalia provoca importante alteração do regime normal dos Ventos Alísios.

c) Incorreto, pois a inversão térmica representa um fenômeno pontual que ocorre nos finais de madrugada durante os meses de inverno, quando a temperatura do ar na baixa atmosfera se reduz, ficando mais frio que a camada de ar estacionário acima dele.

d) Incorreto, pois as Ilhas de Calor representam um fenômeno antrópico que ocorre nas áreas centrais dos grandes centros urbanos, onde as construções reduzem o calor específico da superfície, tornando-a mais quente que as áreas adjacentes, onde se observa maior cobertura vegetal.

e) Incorreto, pois o El Niño representa uma importante anomalia climática resultante do aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, na costa da América do Sul próximo ao Peru. Essa anomalia provoca importante alteração do regime normal dos Ventos Alísios.

Questão 40

Os processos florestais estão se tornando mais dinâmicos a cada dia, portanto, é necessário, de forma cada vez mais ágil e segura, obter informações determinantes para o correto, sustentável e devido manejo florestal. Com a técnica adequada, é possível ter informações concretas de áreas de grande extensão territorial, com características multiespectrais, com monitoramento frequente e a um custo infinitamente inferior aos processos presenciais. Ou seja, temos baixo custo, precisão, segurança e resultado, todos reunidos em um único processo.

A técnica que cumpre com as intenções encontradas no excerto é

a) a coordenada geográfica.

b) a simbologia gráfica.

c) o sensoriamento remoto.

d) o perfil topográfico.

e) a anamorfose.

Resposta: C

Comentário

A representação do espaço geográfico evolui junto do desenvolvimento técnico e tecnológico das sociedades ao longo do tempo, e os produtos cartográficos se tornam também cada vez mais eficientes e precisos, favorecendo o seu emprego para os mais diversos fins. Após a Segunda Guerra Mundial e o advento da Terceira Revolução Industrial houve grande avanço do setor informacional, e essa evolução foi repassada rapidamente para a ciência geográfica, tendo a cartografia tradicional se modernizado e se tornado o chamado Sensoriamento Remoto, que permite a obtenção de dados de uma localidade sem a necessidade de contato direto com a mesma, se valendo para isso de modernos sistemas, como a aerofotogrametria, o imageamento por satélite e o Sistema de Posicionamento Global – GPS.

Correção

a) Incorreto, pois o sistema de Coordenadas Geográficas se relaciona ao processo de orientação e localização no espaço terrestre, e não à elaboração de documentos cartográficos para o monitoramento de eventos e dinâmicas locais.

b) Incorreto, pois as simbologias gráficas ou Convenções Cartográficas são empregadas para facilitar o uso e o entendimento dos documentos cartográficos pré-elaborados, e não para a confecção de mapas detalhados a respeito de um determinado tema.

c) Correto, pois o Sensoriamento Remoto permite a obtenção de dados de áreas que anteriormente eram inacessíveis, porém com o emprego de modernas tecnologias como os aviões e satélites as informações dessas porções isoladas se tornam passíveis de captação sem a necessidade de presença física nesses ambientes.

d) Incorreto, pois o Perfil Topográfico corresponde a uma forma de representação do relevo terrestre, sendo elaborado a partir dos Mapas Topográficos, que por sua vez apresentam o modelado da crosta terrestre através das curvas de nível, dispostas de maneira concêntrica, ligando pontos de mesma altitude.

e) Incorreto, pois a técnica da anamorfose corresponde à elaboração de imagens representativas da realidade, que relacionam de modo proporcional um valor matemático à dimensão da área representada, não apresentando esse tipo de imagem fidelidade em relação às áreas, distâncias ou formas reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário