segunda-feira, 24 de novembro de 2025

 

.                        QUESTÃO 21                         .

Analise o desenho e leia o excerto, que tratam de um parâmetro urbanístico chamado "fachada ativa".

Por definição, “fachada ativa" corresponde à ocupação da fachada localizada no alinhamento de passeios públicos por uso não residencial com acesso aberto à população e abertura para o logradouro. Objetiva promover usos mais dinâmicos dos passeios públicos em interação com atividades instaladas nos térreos das edificações a fim de fortalecer a vida urbana nos espaços públicos.

Caracteriza uma consequência da implantação de fachadas ativas em áreas urbanas

a) o cumprimento da reforma fundiária.

â.INCORRETO-   O cumprimento da reforma fundiária no solo urbano encontra-se associado à democratização do acesso ao espaço pela população, e não à ampliação das formas de uso e ocupação já existentes, como apresentado pela imagem.

b) a ampliação do setor terciário da economia.

â.CORRETO-   A maior parte da ocupação da chamada “fachada ativa” está relacionada às atividades comerciais e a prestação de serviços, que compõem o setor terciário da economia. Essa ocupação amplia o espaço de abrangência dessas atividades e consequentemente maximiza seu lucro, por atingir um público mais extenso.

c) o enfraquecimento do processo de conurbação.

â.INCORRETO-   O processo de conurbação encontra se relacionado à expansão física dos espaços urbanizados, ao ponto que a área urbanizada de um município se “funde” com a área urbanizada do município vizinho, não tendo relação com as informações expressas no texto e na imagem apresentados.

d) a retração da especulação imobiliária.

â.INCORRETO-   Ampliação dos lucros das atividades comerciais a partir da ocupação das chamadas “fachadas ativas” leva à consequente valorização desses espaços, ampliando acentuadamente o processo de especulação imobiliária nas áreas urbanas.

e) a desconstrução do tecido urbano.

â.INCORRETO-   A mudança na funcionalidade das fachadas e calçadas nos espaços urbanos representa muito mais uma reconstrução do tecido urbano. que representa as funcionalidades e as conexões ali observadas, do que a desconstrução propriamente dita deste espaço.

 RESPOSTA -.B                                                                     

 COMENTÁRIO   Com o aproveitamento das áreas de calçadas e passeios públicos pelas atividades comerciais e aquelas ligadas à prestação de serviços, ocorre a ampliação de seu raio de abrangência e consequentemente de sua margem de lucros, possibilitando a ampliação e o peso dessas atividades na geração de riquezas de uma dada localidade. Além da ampliação dos lucros advindos ocorre também uma valorização do espaço ocupado, uma vez que o valor agregado do solo urbano é aumentado.

.                        QUESTÃO 22                         .

Você já deve ter ouvido algumas vezes a expressão "reforma da arquitetura financeira Internacional"- esse tema tem a ver com o sistema de funcionamento, dentre outros, do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional. E você sabe o que esse assunto tem a ver com a sua vida? Muita coisa, com impactos, por exemplo, no preço dos alimentos e da energia que todos nós consumimos diariamente. Tem a ver também com os empréstimos que países endividados tomam dessas instituições, sempre com exigências pesadas que acabam por comprometer uma economia já debilitada, provocando inflação, desemprego e até instabilidade politica

O evento que fundou as instituições citadas no excerto e o nome dado às exigências por elas impostas para a concessão de empréstimos são, respectivamente,

a) a Conferência de Bretton Woods e as políticas de austeridade fiscal.

â.CORRETO-   A Conferência de Bretton Woods, realizado em 1944, foi responsável pela criação do Fundo Monetário Internacional - FMI e do Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento - BIRD, responsáveis pela concessão de empréstimos estadunidenses para as outras nações. A disponibilização dos empréstimos era condicionada à obediência às políticas de ajuste econômico propostas pelos Estados Unidos, intituladas de políticas de austeridade.

b) o Tratado de Madri e as propostas de realocação de recursos financeiros estatais.

â.INCORRETO-   O Tratado de Madri, assinado no século XVIII, foi responsável pela delimitação dos territórios coloniais de Espanha e Portugal na América Latina, não tendo relação com o sistema financeiro contemporâneo mencionado no texto.

c) a Conferência de Estocolmo e as normativas sobre cotas de importação.

â.INCORRETO-   A Conferência de Estocolmo, ocorrida em 1972, corresponde há um encontro para discussão de temas ligados ao meio ambiente e à degradação ambiental, não tendo relações com o sistema econômico atual mencionado pelo texto, e nem com as normas relacionadas ao comércio entre as nações.

d) a Conferência de Berlim e os projetos de flexibilização de tarifas aduaneiras.

â.INCORRETO-   A Conferência de Berlim, realizada no século XIX, teve relação com o processo de partilha e exploração do território africano pelas potências europeias no neocolonialismo, não tendo relação com o sistema econômico atual, mencionado no texto, e nem com as políticas comerciais das uniões aduaneiras contemporâneas.

e) o Tratado de Versalhes e os programas de privatização de empresas públicas.

â.INCORRETO-   O Tratado de Versalhes, assinado em 1919, marcou o fim definitivo da I Guerra Mundial e trouxe consigo punições à Alemanha, considerada responsável pelos conflitos. Esse acordo é considerado uma das justificativas utilizadas pelo nazismo para suas posturas revanchistas que culminaram posteriormente na II Guerra Mundial. Porém, não tem relação com o sistema econômico atual mencionado pelo texto, e nem com o processo de privatização de empresas públicas, defendido pelo neoliberalismo.

 RESPOSTA -.A                                                                     

 COMENTÁRIO   Ao término da Segunda Guerra Mundial, na iminência do nascimento de uma nova ordem mundial, os Estados Unidos iniciam um conjunto de ações em prol do alcance de sua hegemonia global, em superação a antiga hegemonia das potências europeias. O nascimento de um capitalismo financeiro dependia da criação de organismos e organizações capazes de gerir essa nova economia, desse modo novos bancos e instituições, assim como estratégias foram criadas neste contexto.

.                        QUESTÃO 23                         .

Comunidade dos Estados Independentes (CEI)

A CEI, bloco político-econômico retratado no mapa, guarda relação com

a) a desintegração da Tchecoslováquia e o fim da Segunda Guerra Mundial.

â.INCORRETO-   A desintegração da Tchecoslováquia aconteceu na realidade  no início dos anos de 1990, quando o território original foi pacificamente dividido entre República Tcheca e Eslováquia, sendo inserido no contexto de encerramento da Guerra Fria, e não da Segunda Guerra Mundial.

b) a instauração do Império Otomano e o fim da Segunda Guerra Mundial.

â.INCORRETO-   A instauração do Império Otomano ocorreu na verdade no final do século XIII, expandindo-se por territórios da Ásia, da Europa e da África, até sua queda após a I Guerra Mundial. A fundação da CEI, apresentada no mapa, se insere no contexto de final da Guerra Fria e não de final da II Guerra Mundial.

c) a fragmentação da União Soviética e o fim da Guerra Fria.

â.CORRETO-   Ao término da Guerra Fria, em decorrência da profunda crise que assolou o bloco socialista, a União Soviética se dissolve dando origem a chamada Comunidade dos Estados Independentes - CEI, estabelecendo uma nova configuração para o Leste Europeu, que tenta a partir desse processo se reinserir na dinâmica geopolítica global que se inaugura sob a égide do capitalismo estadunidense.

d) a formação da Cooperação Econômica Asia-Pacifico e o fim da Guerra Fria.

â.INCORRETO-   A Cooperação Econômica Ásia-Pacífico - APEC, fundada em 1989, se insere de fato ao contexto de encerramento da Guerra Fria; porém, essa organização conta com a presença de países da Ásia, da Oceania e da América, e não do continente europeu como retrata o mapa apresentado.

e) a dissolução da Iugoslávia e o fim da Guerra Fria.

â.INCORRETO-   A dissolução da Iugoslávia se insere de fato no período de encerramento da guerra fria, porém as nações que compunham este agrupamento político eram Sérvia, Montenegro, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Macedônia (hoje Macedônia do Norte) e Eslovênia. As nações representadas no mapa compunham na realidade a extinta União Soviética.

 RESPOSTA -.C                                                                     

 COMENTÁRIO  O fim da Guerra Fria, no início dos anos de 1990, marca o início de uma nova ordem mundial baseada na multipolaridade, em substituição da ordem mundial baseada na bipolaridade do socialismo soviético e o capitalismo estadunidense. O antigo bloco socialista se dissolveu com um colapso sistêmico, mas muitas de suas nações permaneceram próximas, agora sob a égide capitalista, em um novo agrupamento chamado Comunidade dos Estados Independentes - CEI, com o intuito de promover o desenvolvimento de suas economias e sua integração aos novos circuitos geopolíticos globais.

.                        QUESTÃO 24                         .

No Brasil, vivemos um cenário de contradições diárias. Enquanto cientistas e estudiosos do clima emitem alertas cada vez mais dramáticos sobre a urgência de mudar o rumo, autoridades discursam sobre sustentabilidade, mas agem de forma errática. Muitas vezes, suas decisões colocam em risco o equilíbrio ambiental do país, em nome de uma ideia ultrapassada de desenvolvimento.

No contexto apresentado pelo excerto, o desenvolvimento citado expressa

a) uma relação sociedade-natureza equilibrada, que atende às demandas econômicas de grandes empresas.

â.INCORRETO-   O desenvolvimento citado no texto não representa uma relação equilibrada entre homem e natureza, justamente pelo fato de ser voltado para atender às demandas econômicas das grandes empresas capitalistas, enquanto deveria ser voltado para a conciliação entre economia e meio ambiente.

b) uma meta socioeconômica universal, que regula exploração da natureza para conferir justiça social.

â.INCORRETO-   O modelo de desenvolvimento apresentado pelo texto é pautado pelo desenvolvimento a todo custo, não levando em consideração a necessidade de conservação dos recursos ambientais. Nesse modelo o principal foco é a obtenção de lucro e não a justiça social.

c) um parâmetro da economia circular, que reinsere na cadeia produtiva resíduos industriais.

â.INCORRETO-   a economia circular corresponde a uma prática sustentável em que os rejeitos do consumo das mercadorias retornam às atividades produtoras, a fim de que sejam reciclados; porém, o modelo de desenvolvimento apresentado se pauta única e exclusivamente na obtenção de lucros e acumulação de riquezas.

d) uma visão utilitarista da natureza, que ignora os impactos sistêmicos provocados pela ação antrópica.

â.CORRETO-   O modelo de desenvolvimento apresentado pelo texto é de fato pautado em uma visão utilitarista da natureza, a qual é vista unicamente como provedora dos recursos necessários para a geração de lucros e a acumulação de riquezas pelos processos produtivos, desconsiderando os impactos ambientais decorrentes da má utilização destes recursos, e ignorando a necessidade de uma interação mais harmônica entre o homem e a natureza.

e) um modelo de uso consciente de recursos naturais, que associa a bioeconomia ao desenvolvimento ambiental.

â.INCORRETO-   O modelo de desenvolvimento exposto pelo texto é baseado única e exclusivamente na utilização dos recursos e na geração de riqueza a partir de seu uso, e não em uma bioeconomia sustentável em que se busque o desenvolvimento econômico a partir de uma relação harmônica com os recursos ambientais.

 RESPOSTA -.D                                                                    

 COMENTÁRIO   A busca pela sustentabilidade ambiental é uma das principais emergências das sociedades contemporâneas, principalmente em decorrência das mudanças climáticas em curso e das dificuldades impostas à humanidade pelas alterações ambientais promovidas pelas ações antrópicas. A busca de um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a conservação dos recursos ambientais se tornou vital para que as condições de sobrevivência e de geração de riqueza possam ser mantidas por um período mais longo de tempo.

.                        QUESTÃO 25                         .

Analise o climograma que apresenta as características anuais de precipitação e de temperatura de um dado clima.

Para a região em que atua o clima retratado, é conveniente a construção de

a) composteiras, para a germinação e o crescimento de cultivos.

â.INCORRETO-   As composteiras atuam na realidade como um processo de produção de fertilizantes naturais através da decomposição de restos orgânicos domésticos. Seu uso para germinação de sementes é mais indicado em ambientes muito frios, onde os cultivos tendem a ser em ambientes fechados.

b) biorreatores, para o controle da amplitude térmica.

â.INCORRETO-   Os biorreatores se associam à produção de biogás através da utilização do metano proveniente da decomposição de restos orgânicos, estando associados a diminuição dos gases do efeito estufa na atmosfera, e não necessariamente ao controle da amplitude térmica, que aliás já é baixa no climograma apresentado.

c) cisternas, para a coleta e o armazenamento de água de chuva.

â.CORRETO-   Com um período prolongado de estiagem se estendendo de junho a setembro no climograma apresentado, a possibilidade da população desta localidade enfrentar escassez hídrica nesses meses é muito grande, sendo a criação de cisternas que armazenam água da chuva abundante nos outros meses muito viável para reduzir as dificuldades na estação mais seca, amenizando o estresse hídrico de áreas sob o clima tropical mostrado no climograma.

d) curvas de nível, para a ampliação do escoamento da água de chuva.

â.INCORRETO-   As curvas de nível tem associação direta com os processos de conservação do solo, diminuindo a ocorrência de processos erosivos em relevos inclinados. Cabe mencionar que a criação das curvas de nível atua na redução do escoamento superficial e não na sua ampliação.

e) muros de arrimo, para a formação de barreiras contra a circulação atmosférica.

â.INCORRETO-   Os muros de arrimo são construídos com o objetivo de conter os processos de movimento de massa ou deslizamento de terras em encostas íngremes; porém, não tem relação ou impacto sobre a circulação de gases na atmosfera terrestre.

 RESPOSTA -.C                                                                     

 COMENTÁRIO   O climograma representa um gráfico referente às características climáticas de uma determinada localidade, onde são apresentados valores relativos às precipitações e temperaturas ao longo dos meses do ano. O climograma apresentado pela questão se insere no grupo dos climas tropicais, onde se observa duas estações bem definidas, sendo uma delas quente e úmida e a outra amena e seca. A irregularidade na distribuição das chuvas entre as duas estações pode levar as populações locais a enfrentar um quadro de escassez hídrica durante o inverno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário