segunda-feira, 22 de novembro de 2021

CORREÇÃO COMENTADA DE GEOGRAFIA - ENEM 2021

Questão 46

Movimento de translação da Terra

Considerando as informações apresentadas, o prédio do Congresso Nacional, em Brasília, no dia 21 de junho, às 12 horas, projetará sua sombra para a direção

a) norte.

b) sul.

c) leste.

d) oeste.

e) nordeste.

Resposta: B

Comentário

A Terra descreve simultaneamente três movimentos periódicos e cíclicos distintos, que se diferenciam segundo as direções, os sentidos, a duração e as consequências associadas. A Rotação é realizada em torno do próprio eixo terrestre, no sentido anti-horário e com duração de pouco menos de 24 horas, sendo responsável pela definição dos dias e noites, bem como o desvio dos ventos e correntes marinhas. A Translação é realizada em torno do Sol, no sentido anti-horário e com duração de pouco mais de 365 dias, sendo responsável (juntamente com a inclinação do eixo terrestre) pela definição das estações do ano e pelo movimento aparente do Sol. A Precessão é realizada lateralmente, em sentido Leste-Oeste e com duração de cerca de 21.000 anos, sendo responsável pelos períodos de glaciação e deglaciação da Terra, bem como a inversão do campo magnético do planeta.

Correção

a) Incorreto, pois como a cidade de Brasília se localiza ao Norte do Trópico de Capricórnio, a sombra do Congresso Nacional apontaria nessa direção apenas quando o Sol estivesse sobre o referido trópico, o que aconteceria às 12:00 do dia 21/12.

b) Correto, pois no dia 21/06 o Sol se encontra sobre o Trópico de Câncer, e ao meio dia estaria incidindo diretamente do Norte em direção ao Congresso Nacional, sendo a sua sombra projetada diretamente para o Sul nessa data e horário.

c) Incorreto, pois a sombra se formaria na direção Leste apenas durante o período da tarde, quando o Sol incidiria sobre o Congresso Nacional diretamente do Oeste. Para tal, o Sol deveria estar na mesma faixa latitudinal de Brasília, o que acontece entre os dias 23/09 e 21/12.

d) Incorreto, pois a sombra se formaria na direção Oeste apenas durante o período da manhã, quando o Sol incidiria sobre o Congresso Nacional diretamente do Leste. Para tal, o Sol deveria estar na mesma faixa latitudinal de Brasília, o que acontece entre os dias 23/09 e 21/12.

e) Incorreto, pois a sombra se formaria na direção Nordeste apenas durante o período da tarde, quando o Sol incidisse sobre o Congresso Nacional diretamente do Sudoeste. Para tal, o Sol deveria estar na faixa latitudinal do Trópico de Capricórnio, o que acontece na tarde do dia 21/12.

Questão 65

As grandes empresas seriam, certamente, representação de um exercício de poder, ante o grau de autonomia de ação de que dispõem. O que se pretende salientar é a ideia de enclave: plantas industriais que estabelecem relações escassas com o entorno, mas exercem grande influência na economia extralocal.

Que tipo de ação tomada por empresas reflete a forma de territorialização da produção industrial apresentada no texto?

a) Criação de vilas operárias.

b) Promoção de eventos comunitários.

c) Recuperação de áreas degradadas.

d) Incorporação de saberes tradicionais.

e) Importação de mão de obra qualificada.

Resposta: E

Comentário

O processo que rege a localização industrial e principalmente as razões para o posicionamento de uma planta produtiva em uma determinada localidade decorre de uma combinação de fatores favoráveis ao desemprenho dessa função e da máxima lucratividade desse empreendimento. Os fatores mais decisivos vão depender, obviamente, do grau de modernidade dessa empresa e do quão eficiente ela se mostra em trazer de áreas mais afastadas aquilo que não dispõe no local escolhido para a sua instalação. Muitas empresas podem ser alocadas em locais específicos e demandar recursos e serviços presentes ali em seu entorno imediato, circunscrevendo nesse espaço restrito sua influência; ao passo que outras indústrias, mais modernas, podem demandar serviços ou recursos de áreas externas, e isso trará a ampliação em mesma escala de sua esfera de influência. É o que se observa no presente em relação às grandes corporações multinacionais.

Correção

a) Incorreto, pois a criação das chamadas vilas operárias ocorre exatamente para que a empresa em questão estabeleça uma dependência de fatores restritos ao seu entorno imediato, bem como seu poder de influência estará manifesto apenas nesse local específico.

b) Incorreto, pois a promoção de eventos comunitários tende a valorizar aspectos e feições das próprias populações locais, que vivem no entorno imediato da atividade que se desenvolve, não apresentando assim um caráter “extralocal”.

c) Incorreto, pois as práticas de recuperação de áreas degradadas se relacionam principalmente a ações realizadas pela administração pública local. O processo de localização industrial moderno vai na direção oposta, uma vez que legislações ambientais frágeis estão entre os fatores procurados pelas plantas produtivas.

d) Incorreto, pois a incorporação de saberes tradicionais se relaciona a um processo de valorização das feições e aspectos locais, da área imediatamente ao entorno de onde se desenvolve a atividade produtiva. Nesse caso a indústria estaria recebendo influência do local, e não exercendo sua influência sobre ele.

e) Correto, pois ao estabelecer relações escassas com o espaço imediatamente próximo e buscar relacionamentos “extralocais” essas empresas tendem a trazer de fora aqueles recursos dos quais dependem e nem sempre estejam disponíveis em seu entorno. Como essas empresas geralmente buscam por locais de menor desenvolvimento econômico, e que apresentem menores custos produtivos, nem sempre a mão de obra local se enquadra nas exigências do processo produtivo, levando as cadeias produtivas a importar essa força de trabalho mais qualificada de localidades mais desenvolvidas.

Questão 66

Desde 2009, a área portuária carioca vem sofrendo grandes transformações realizadas no escopo da operação urbana consorciada conhecida como Porto Maravilha. Parte importante na tentativa de tornar o Rio de Janeiro um polo de serviços internacional, a “revitalização” urbana deveria deixar para trás uma paisagem geográfica que ainda recordava a cidade do início do século passado para abrir espaço, em seu lugar, à instalação de modernas torres comerciais, espaços de consumo e lazer inéditos e cerca de cem mil novos moradores, uma nova configuração socioespacial capaz de alçar a área portuária do Rio de Janeiro ao patamar dos waterfronts de Baltimore, Barcelona e Buenos Aires.

As intervenções urbanas descritas derivam de um processo socioespacial que busca a

a) intensificação da participação na competitividade global.

b) contenção da especulação no mercado imobiliário.

c) democratização da habitação popular.

d) valorização das funções tradicionais.

e) priorização da gestão participativa.

Resposta: A

Comentário

O atual estágio da globalização demanda de uma constante modernização e aprimoramento dos processos produtivos e principalmente dos mecanismos que possibilitam maior integração e interação entre povos e lugares. Nesse contexto o período pós Segunda Guerra Mundial, quando se observou a Terceira Revolução Industrial, trouxe consigo o encurtamento das distâncias comerciais através da modernização dos meios de transportes e telecomunicações, o que possibilitou a intensificação dos fluxos mercadológicos. A modernização do sistema portuário do Rio de Janeiro se enquadra nessa nova realidade, principalmente em um país que depende da exportação de commodities como o Brasil, que tem no transporte aquaviário uma das ferramentas mais decisivas, para que seus produtos atinjam os mercados globais a um preço menor, se mostrando mais competitivos.

Correção

a) Correto, pois com a melhoria estrutural do sistema portuário do Rio de Janeiro o escoamento da produção brasileira seria mais eficiente e os produtos seriam exportados em menor tempo, chegando mais rápido e mais baratos aos mercados consumidores externos, tornando-os assim mais competitivos na concorrência com os demais produtos do mercado.

b) Incorreto, pois a modernização do sistema portuário tende a ampliar as infraestruturas públicas do entorno dessa área, melhorando transportes, comunicações e saneamento básico em geral. Isso levaria à valorização dessas áreas, através do processo de especulação imobiliária.

c) Incorreto, pois a especulação imobiliária decorrente desse processo de modernização local elevará o valor dos imóveis do entorno, ao mesmo tempo em que os direciona primordialmente para o setor de serviços, associados ao complexo portuário, reduzindo o espaço destinado à moradia.

d) Incorreto, pois as funções tradicionais, relacionadas principalmente à moradia, tendem a ser suprimidas por formas de ocupação mais relacionadas às atividades econômicas, como o comércio e a prestação de serviços, que serão ampliados a partir da modernização do complexo portuário local.

e) Incorreto, pois a gestão participativa do espaço urbano tende a ser mais marcante em locais destinados à habitação e à moradia, onde as associações de moradores definem as ações a serem cobradas da gestão pública municipal. Em locais destinados às atividades econômicas, como é o caso de um complexo portuário, a gestão tende a ser empresarial e não participativa.

Questão 67

Constatou-se uma ínfima inserção da indústria brasileira nas novas tecnologias ancoradas na microeletrônica, capazes de acarretar elevação da produtividade nacional de forma sustentada. Os motores do crescimento nacional, há décadas, são os grupos relacionados a commodities agroindustriais e à indústria representativa do antigo padrão fordista de produção, esta última também limitada pela baixa potencialidade futura de desencadear inovações tecnológicas capazes de proporcionar elevação sustentada da produtividade.

Um efeito desse cenário para a sociedade brasileira tem sido o(a)

a) barateamento da cesta básica.

b) retorno à estatização econômica.

c) ampliação do poder de consumo.

d) subordinação aos fluxos globais.

e) incentivo à política de modernização.

Resposta: D

Comentário

Apesar do processo de industrialização implantado a partir dos anos de 1930 e intensificado nos anos posteriores, a economia brasileira ainda se mostra muito dependente das atividades primárias, relacionadas à agropecuária e ao extrativismo mineral, que atualmente se enquadram em um conjunto de mercadorias conhecidas como commodities. A exportação desse tipo de produto, de baixo valor agregado e regulado pelo mercado internacional, tende a tornar a economia brasileira cada vez mais suscetível às oscilações dos mercados globais, além de condicionar o país à dependência tecnológica em relação às grandes potências mundiais.

Correção

a) Incorreto, pois a priorização do mercado externo pelos produtos agrícolas tende a limitar a oferta interna de alimentos no Brasil, o que impacta diretamente sobre o preço final desses produtos ao consumidor, os quais tem um valor elevado da cesta básica, apesar de viver em uma das nações que mais exportam alimentos no mundo.

b) Incorreto, pois a “estatização da economia” foi observada com mais destaque durante a chamada Era Vargas, quando o governo investia maciçamente na atividade industrial. O modelo exportador de commodities, bem como todo o processo econômico do Brasil, é controlado hoje pela iniciativa privada, principalmente aquela de origem multinacional.

c) Incorreto, pois como as commodities possuem baixo valor agregado, isso reduz a acumulação econômica pelo Brasil, o que limita a quantidade de capitais disponíveis para investimentos em qualificação da mão de obra, que poderia elevar os níveis salariais e consequentemente o poder de compra dos mercados internos.

d) Correto, pois como a maior parte do PIB brasileiro advém da exportação de commodities agrícolas e minerais, nossos dividendos dependem diretamente das condições econômicas favoráveis nos grandes mercados globais, que definem a intensidade dos fluxos de nossa exportação e consequentemente do aporte de capitais e investimentos em nossa economia.

e) Incorreto, pois o incentivo à política de modernização se relaciona no presente principalmente ao processo produtivo industrial, o qual é colocado em segundo plano pelo Estado brasileiro, que foca suas políticas e ações ao setor primário, que responde pela maior parcela da composição do nosso PIB atualmente.

Questão 68

As atividades mineradoras têm criado conflitos com extrativistas, quilombolas, pequenos agricultores, ribeirinhos, pescadores artesanais e povos indígenas. Em geral, estes sujeitos têm encontrado grande dificuldade de reproduzir suas dinâmicas territoriais depois da instalação da atividade mineradora, nem sempre com reconhecimento do impacto ao seu território pelo Estado e pela empresa, ficando sem qualquer tipo de compensação econômica. Em outros casos, nem a compensação econômica tem sido capaz de evitar o esgarçamento das relações sociais destes grupos que sofrem com a reconstrução abrupta das suas identidades e de suas dinâmicas territoriais.

O texto apresenta uma relação entre atividade econômica e organização social marcada pelo(a)

a) escassez de incentivo cultural.

b) rompimento de vínculos locais.

c) carência de investimento financeiro.

d) estabelecimento de práticas agroecológicas.

e) enriquecimento das comunidades autóctones.

Resposta: B

Comentário

A produção econômica do Brasil contemporâneo se mostra fortemente dependente das atividades primárias ligadas à produção e à exportação de commodities, principalmente aquelas minerais, apesar do processo de industrialização do país nas últimas décadas. As atividades mineradoras encontram-se entre as práticas econômicas humanas mais impactantes no presente, tanto em aspectos ambientais em decorrência de desmatamento, erosão e contaminação de solos e águas, como em aspectos sociais, ao promover choques culturais entre as comunidades tradicionais, como quilombolas, indígenas e caiçaras que habitam áreas de grande interesse das empresas ou grupos mineradores, com destaque para a região amazônica na atualidade.

Correção

a) Incorreto, pois na maioria das localidades onde se observa a chegada das práticas mineradoras ocorrem também severas perdas culturais das comunidades tradicionais, que entram em conflito de interesse com as grandes empresas e grupos voltados a ocupar essas áreas e a explorar os recursos ali disponíveis.

b) Correto, pois os choques de interesses entre os grupos tradicionais que habitam os locais e as grandes empresas e grupos mineradores promovem, muitas vezes, a expulsão dessas populações das áreas de tradicional vivência, rompendo assim laços e vínculos culturais com o meio onde haviam se estabelecido há várias gerações.

c) Incorreto, pois como se trata de uma atividade muito importante para a composição do PIB nacional, a mineração no Brasil promove a constante e elevada realização de investimentos financeiros, em prol da maximização da produtividade e da sua lucratividade, com o intuito de abastecer aos mercados globais.

d) Incorreto, pois as práticas agroecológicas ou agroflorestais se relacionam ao modelo de Desenvolvimento Sustentável, onde se busca a produção econômica a partir da exploração dos recursos naturais gerando o mínimo impacto ambiental possível, e reduzindo os riscos de degradação dos recursos de uma dada localidade, diferentemente do que se observa hoje na mineração brasileira.

e) Incorreto, pois as comunidades autóctones ou comunidades locais serão muitas vezes removidas das localidades onde tradicionalmente vivem, e quem de fato obterá o maior enriquecimento financeiro serão as empresas mineradoras (muitas vezes multinacionais) e grupos empresariais nacionais, que explorarão os recursos disponíveis nessas áreas.

Questão 71

Foram esses cientistas Xavante que esclareceram os mistérios da germinação de cada uma das sementes. Eles tinham o conhecimento para quebrar a dormência. O fogo era fundamental para muitas; para outras, o caminho para despertar passava pelo sistema digestivo dos animais silvestres. “Essa planta nasce depois que fazemos a caçada com fogo, diziam eles, esta outra quando a anta caga a semente, aquela precisa ser comida pelo lobo”. Aliando os conhecimentos dos cientistas da aldeia e da cidade, essa área do Cerrado foi recuperada totalmente.

No texto, a relação socioespacial dos indígenas evidencia a importância do(a)

a) prática agrícola para a logística nacional.

b) cultivo de hortaliças para o consumo urbano.

c) saber tradicional para a conservação ambiental.

d) criação de gado para o aprimoramento genético.

e) reflorestamento comercial para a produção orgânica.

Resposta: C

Comentário

A expansão das atividades produtivas ligadas ao setor primário, com destaque para a agropecuária, promoveu grande impacto ambiental sobre os ecossistemas nativos do Brasil, principalmente ao longo do século XX, e muitas áreas encontram-se hoje em acentuado grau de devastação ou mesmo em risco iminente de extinção plena de espécies endêmicas. O grande problema nas tentativas de recuperação desses ambientes é o descompasso entre o tempo imediatista, definido pela necessidade de acumulação econômica e que dita o ritmo da devastação ambiental, e o tempo natural, definido pelos ciclos biológicos da própria natureza, que dita o ritmo da recuperação daquilo que foi degradado. Os povos tradicionais, principalmente os indígenas possuem uma relação muito próxima ao ambiente que ocupam, e tem um entendimento empírico do tempo natural desse ambiente, tendo uma grande capacidade de auxiliar nas políticas de recuperação das áreas degradadas, muitas vezes maior que o conhecimento acadêmico e científico das ditas “sociedades civilizadas”.

Correção

a) Incorreto, pois a experiência empírica dos povos indígenas, apresentada pelo texto, se relaciona diretamente a práticas de recuperação de áreas devastadas e de estabelecimento de um modelo de vivência pautado na sustentabilidade, e não na prática agrícola comercial, destinada às demandas internas do país.

b) Incorreto, pois a maioria das práticas produtivas implementadas pelos povos indígenas tradicionais se desenvolve para a subsistência dos grupos inseridos naquele ambiente, não havendo relação direta entre o conhecimento mencionado no texto e a busca de produção agrícola comercial.

c) Correto, pois a observação dos ciclos biológicos naturais, e dos processos de quebra de dormência e germinação das sementes corresponde a um saber empírico absorvido da vivência prática desses povos por várias gerações, e pode ser implantado com sucesso para minimizar os impactos decorrentes das práticas das sociedades modernas sobre o meio ambiente.

d) Incorreto, pois a criação de gado é considerada uma das raízes da degradação ambiental contemporânea, pois demanda muitas vezes o desmatamento das vegetações nativas para a abertura de novas áreas de pastagem para os rebanhos. O saber indígena apresentado no texto vai no sentido oposto, buscando amenizar esse processo de degradação.

e) Incorreto, pois o processo de recomposição da vegetação degradada se relaciona ao cultivo das próprias espécies endêmicas daquele ambiente, o que se conhece como revegetação. No caso do reflorestamento comercial são comumente utilizadas espécies exóticas, que apresentam modificações genéticas que aceleram seu desenvolvimento e permitem maior lucratividade.

Questão 72

Desde os primórdios da formação da crosta terrestre até os dias de hoje, as rochas formadas vêm sendo continuamente destruídas. Os produtos resultantes da destruição das rochas são transportados pela água, vento e gelo a toda superfície terrestre, acionados pelo calor e pela gravidade. Cessada a energia transportadora, são depositados nas regiões mais baixas da crosta, podendo formar pacotes rochosos.

As transformações na superfície terrestre, conforme descritas no texto, compõem o seguinte processo geomorfológico:

a) Ciclo sedimentar.

b) Instabilidade sísmica.

c) Intemperismo biológico.

d) Derramamento basáltico.

e) Compactação superficial.

Resposta: A

Comentário

O processo de transformação do relevo terrestre resulta da interação entre as chamadas forças endógenas, que atuam de dentro para fora do planeta e são representadas por tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos e as chamadas forças exógenas, que atuam externamente à crosta, relacionadas diretamente aos elementos climáticos e às ações antrópicas. As forças endógenas são responsáveis pela formação das macroformas da crosta, enquanto as forças exógenas atuam no seu processo de desgaste e modelagem, originando tanto novas macroformas quanto microformas desse modelado superficial. De modo geral as macroformas se dividem entre os Escudos Cristalinos, resultantes do antigo processo de resfriamento e solidificação da crosta; as Bacias Sedimentares, resultantes do processo de intemperismo e erosão dos escudos e a deposição de seus restos em áreas mais rebaixadas; e os Dobramentos Modernos, resultantes do soerguimento das bordas de placas tectônicas em zonas de convergência.

Correção

a) Correto, pois o ciclo sedimentar se relaciona diretamente ao processo de desgaste e destruição de estruturas mais antigas (Escudos Cristalinos), que são transformados em sedimentos e transportados pelos agentes erosivos. Ao se depositarem em locais mais baixos os sedimentos os preenchem e originam ali as Bacias Sedimentares.

b) Incorreto, pois a instabilidade sísmica se relaciona à atuação das forças endógenas da Terra, que atuam nas camadas mais profundas da estrutura geológica. Seus efeitos na superfície de relacionam à ocorrência de abalos sísmicos (terremotos e maremotos) e à formação dos Dobramentos Modernos.

c) Incorreto, pois embora o processo de intemperismo se relacione ao desgaste das superfícies rochosas, podendo ele ser físico, químico ou biológico, esse processo se associa mais diretamente à destruição de superfícies mais elevadas do que ao preenchimento de superfícies mais rebaixadas, como destaca o texto.

d) Incorreto, pois o derramamento basáltico corresponde a um processo de vulcanismo e, portanto, se relaciona à atuação das forças endógenas da Terra, e não às forças exógenas, as quais promovem o desgaste e a modelagem do relevo superficial do planeta.

e) Incorreto, pois a compactação superficial é um processo posterior à formação das Bacias Sedimentares, e decorre principalmente de ações antrópicas sobre o solo, como o pastoreio excessivo de rebanhos ou a mecanização da agricultura moderna, onde o trânsito das máquinas acaba por comprimir as camadas superiores do solo.

Questão 73

A participação social no planejamento e na gestão urbanos ganhou impulso a partir do Estatuto da Cidade (Lei n. 10.257/2001), que estabeleceu condições para elaboração de planos diretores participativos, instrumentos esses indutores da expansão urbana e do ordenamento territorial que, a princípio, devem buscar representar os interesses dos diversos segmentos da sociedade. No entanto, é notório o limite à representação dos interesses das camadas sociais menos favorecidas nesse processo. Este rumo deve ser corrigido e deve-se continuar buscando mecanismos de inclusão dos interesses de toda a sociedade.

Qual medida promove a participação social descrita no texto?

a) Redução dos impostos municipais.

b) Privatização dos espaços públicos.

c) Adensamento das áreas de comércio.

d) Valorização dos condomínios fechados.

e) Fortalecimento das associações de bairro.

Resposta: E

Comentário

A vida nas cidades nem sempre promove para as populações residentes a plenitude das condições e vantagens que se esperam da vida urbana. Grande parte dessa limitação do acesso aos chamados “benefícios urbanos” decorre da falta ou ineficiência do planejamento desses locais durante o processo de transferência das pessoas do campo para essas cidades. Porém, essa ineficiência pode ser amenizada ou corrigida a partir de ajustes realizados no espaço urbano habitado, e para isso a participação da população, que vive no dia a dia os problemas estruturais, se mostra fundamental para que se alcance enfim a plena vivência citadina. No Brasil a criação do Estatuto das Cidades, no início desse século, marca o maior passo na direção de uma cidade mais justa e mais acessível, porém muito do que se idealizou na teoria desse conjunto de leis ainda não se materializou na realidade prática da vida das populações.

Correção

a) Incorreto, pois a redução dos impostos urbanos ocorreria como resultado consequente de uma maior participação popular no processo de gestão do espaço urbano e não como um instrumento que promovesse tal participação.

b) Incorreto, pois a privatização dos espaços públicos pode potencialmente marginalizar economicamente ainda mais as camadas mais pobres e já excluídas das populações urbanas da plena vida das cidades, ao invés de fortalecer sua participação social na tomada de decisões.

c) Incorreto, pois o adensamento das áreas de comércio teria um efeito muito mais econômico e financeiro do que político e social, como se espera no ideário da gestão participativa do espaço e da vida urbana.

d) Incorreto, pois a valorização dos condomínios fechados promoveria benefícios apenas para as populações residentes nessas estruturas, que por sua vez decorrem em grande escala de processos de especulação imobiliária e gentrificação, e por isso se associam à segregação e não à participação social.

e) Correto, pois ao se valorizar as associações de morados dos bairros é possível ter um conhecimento mais preciso a respeito das reais demandas e necessidades das populações que ali residem, promovendo uma maior participação desse grupo na tomada de decisões que visam possibilitar o bem estar direto desse grupo popular.

Questão 76

A categoria de refugiado carrega em si as noções de transitoriedade, provisoriedade e temporalidade. Os refugiados situam-se entre o país de origem e o país de destino. Ao transitarem entre os dois universos, ocupam posição marginal, tanto em termos identitários - assentada na falta de pertencimento pleno enquanto membros da comunidade receptora e nos vínculos introjetados por códigos partilhados com a comunidade de origem - quanto em termos jurídicos, ao deixarem de exercitar, ao menos em caráter temporário, o status de cidadãos no país de origem e portar o status de refugiados no país receptor.

A condição de transitoriedade dos refugiados no Brasil, conforme abordada no texto, é provocada pela associação entre

a) ascensão social e burocracia estatal.

b) miscigenação étnica e limites fronteiriços.

c) desqualificação profissional e ação policial.

d) instabilidade financeira e crises econômicas.

e) desenraizamento cultural e insegurança legal.

Resposta: E

Comentário

Ao longo da história a maior parte dos fluxos migratórios se desenvolveu de modo espontâneo, com indivíduos que geralmente optavam em se mudar para outro território que julgavam mais atraentes e com maior potencial para oferecer-lhes melhores condições de vida, através de emprego, renda ou mesmo educação. Porém, no presente a maior parte desses fluxos ocorre de maneira forçada, quando os indivíduos são muitas vezes pressionados (ou até obrigados) a deixar seu local de origem como único modo de garantir as condições necessárias à própria sobrevivência. Os refugiados se inserem nesse fluxo contemporâneo, posto que na maioria das vezes entram ilegalmente em outros territórios nacionais, motivados pura e simplesmente por um instinto de sobrevivência; porém, nem sempre são bem recebidos ou mesmo aceitos nesses novos territórios.

Correção

a) Incorreto, pois um dos grandes problemas que afetam os grupos refugiados no presente é exatamente a dificuldade de inserção social no país em que adentram. A questão da burocracia estatal realmente configura-se como um entrave, principalmente na legalização desses indivíduos aqui no Brasil.

b) Incorreto, pois a questão da miscigenação não apresenta nenhuma relação à transitoriedade dos refugiados no espaço brasileiro, até porque essa já é uma das condições mais básicas da própria formação composição étnica da população nacional.

c) Incorreto, pois apesar de que a desqualificação profissional possa ser considerada um fator dificultador da plena inserção desses grupos refugiados no contexto social de um país, não se pode associar ações policiais a fatores responsáveis pela transitoriedade desses grupos no Brasil.

d) Incorreto, pois a instabilidade financeira e as crises econômicas quando ocorrem em um determinado espaço nacional, como no caso do Brasil, não impactam de modo seletivo sobre os grupos populacionais do país, nem diferenciando as consequências segundo a nacionalidade dos indivíduos.

e) Correto, pois há o desenraizamento cultural, posto que esses refugiados muitas vezes rompem seus laços étnicos históricos quando saem de seu país de origem, e passam a ter dificuldade de adaptar-se à cultura da população do espaço em que adentra. Há ainda a insegurança legal, principalmente pela burocratização excessiva para  a expedição de documentos que legalizem o indivíduo naquele país, e esses aspectos configuram-se como empecilho para que se atinja a plena integração e supere o caráter transitório no quadro demográfico naquela naçãoe.

Questão 79

A vida das pessoas se modifica com a mesma rapidez com que se reproduz a cidade. O lugar da festa, do encontro quase desaparecem; o número de brincadeiras infantis nas ruas diminui - as crianças quase não são vistas; os pedaços da cidade são vendidos, no mercado, como mercadorias; árvores são destruídas, praças transformadas em concreto. Por outro lado, os habitantes parecem perder na cidade suas próprias referências. A imagem de uma grande cidade hoje é tão mutante que se assemelha à de um grande guindaste, aliás, a presença maciça destes, das britadeiras, das betoneiras nos dão o limite do processo de transformação diária ao qual está submetida a cidade.

No contexto das grandes cidades brasileiras, a situação apresentada no texto vem ocorrendo como consequência da

a) manutenção dos modos de convívio social.

b) preservação da essência do espaço público.

c) ampliação das normas de controle ambiental.

d) flexibilização das regras de participação política.

e) alteração da organização da paisagem geográfica.

Resposta: E

Comentário

Enquanto expressão máxima dos processos produtivos contemporâneos o espaço urbano passa por constantes e contínuas metamorfoses, se adequando a cada contexto histórico da maneira mais eficiente e que seja capaz de promover a maior capacidade de geração de lucros e acumulação de riquezas. Assim sendo, a vida nas cidades modernas se descreve de maneira dinâmica e intensa, e cabe aos indivíduos se adequarem da maneira mais proveitosa possível e acompanhar o fluxo natural e incessante do cotidiano da sociedade contemporânea. Assim, os espaços, as formas, as funções, os hábitos, e todas as outras coisas vão ganhando novas significâncias e novos significados. O presente muitas vezes não é suficiente para compreender o passado e nem para planejar o futuro.

Correção

a) Incorreto, pois os modos de convívio social se mostram cada vez mais transitórios e mutáveis, e precisam se adequar constantemente para se encaixar na dinâmica que rege a vida nas cidades, que a cada dia traz novas necessidades e novas possibilidades para os grupos residentes.

b) Incorreto, pois na transitoriedade da vida contemporânea a essência do espaço público não pode mais ser considerada como sendo imutável e nem sequer “preservável”, uma vez que as diferentes ambições dos grupos sociais trazem consigo necessidades diárias de adequação do espaço e da forma como ele é utilizado.

c) Incorreto, pois na medida em que o espaço urbano se mostra mais integrado aos sistemas produtivos e passa a ter mais peso no processo de acumulação, as questões ambientais são cada vez mais marginalizadas e subjugadas, em detrimento dos crescentes interesses econômicos.

d) Incorreto, pois embora se observe verdadeiramente um processo de flexibilização da participação política das sociedades contemporâneas, não se pode estabelecer uma relação direta desse processo com a constante alteração dos significados e significâncias do espaço e das relações nas cidades.

e) Correto, pois no decorrer do desenvolvimento econômico e social contemporâneos a tendência é de que a organização da paisagem geográfica passe a ser alterada e pensada como uma ferramenta capaz de melhorar a eficiência dos espaços urbanos, tendo por intuito principal a melhor adequação ao contexto histórico vigente em cada período.

Questão 80

No semiárido brasileiro, o sertanejo desenvolveu uma acuidade detalhada para a observação dos fenômenos, ao longo dos tempos, presenciados na natureza, em especial para a previsão do tempo e do clima, utilizando como referência a posição dos astros, constelação e nuvens. Conforme os sertanejos, a estação vai ser chuvosa quando a primeira lua cheia de janeiro “sair vermelha, por detrás de uma barra de nuvens”, mas “se surgir prateada, é sinal de seca”.

O texto expõe a produção de um conhecimento que se constitui pela

a) técnica científica.

b) experiência perceptiva.

c) negação das tradições.

d) padronização das culturas.

e) uniformização das informações.

Resposta: B

Comentário

Populações tradicionais e que habitam localidades mais afastadas dos grandes centros urbanos e econômicos tendem a ter menos acesso às inovações científicas e aos desenvolvimentos técnicos das sociedades modernas, porém, esse empecilho não configura como um impedimento absoluto ao desenvolvimento das atividades produtivas e econômicas por parte dessas populações, muito embora possa limitá-lo. Os chamados saberes tradicionais, absorvidos de modo empírico ao longo de várias gerações podem, em muitos casos, amenizar a carência de dispositivos mais modernos ou de conhecimentos científicos meramente acadêmicos.

Correção

a) Incorreto, pois a técnica científica se relaciona mais diretamente às populações ou grupos sociais localizados em regiões mais desenvolvidas economicamente, onde os impactos das inovações tecnológicas tendem a chegar primeiro e a participar mais ativamente do cotidiano das pessoas.

b) Correto, pois a experiência perceptiva decorre diretamente da observação atenta e empírica dos eventos naturais do ambiente, como mencionado no texto em relação ao regime de chuvas na região semiárida, o que torna possível (dentro das possibilidades) até mesmo a previsão do tempo, sem modernos computadores ou satélites meteorológicos.

c) Incorreto, pois o que se afirma no texto é uma valorização da tradição e da cultura popular, que ao longo das gerações estabeleceu um principio próprio de percepção da dinâmica climática à qual o grupo populacional se insere.

d) Incorreto, pois por mais que a cultura científica, baseada em meios e processos acadêmicos tenda a promover uma uniformização do pensamento e dos conhecimentos, os saberes populares ainda resistem como traço muito marcante das especificidades de cada sociedade, principalmente nas regiões mais interioranas.

e) Incorreto, pois as informações tendem à uniformização naquelas sociedades onde o acesso às mesmas ocorrem de maneira mais homogênea e ampla. No caso de espaços dotados de grandes desníveis socioeconômicos, como no caso das regiões brasileiras, as informações são disponibilizadas de maneira extremamente desigual entre os distintos grupos sociais.

Questão 82

TEXTO I

Em 2016, foram gerados 44,7 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, um aumento de 8% na comparação com 2014. Especialistas previram um crescimento de mais 17%, para 52,2 milhões de toneladas, até 2021.

TEXTO II

Há ainda quem exporte deliberadamente lixo eletrônico para o Gana. É mais caro reciclar devidamente os resíduos no mundo industrializado, onde até existem os recursos e a tecnologia. Um negócio muito mais lucrativo é vender o lixo eletrônico a negociantes locais, que o importam alegando tratar-se de material usado. Os negociantes depois vendem o lixo aos jovens no mercado, ou noutro lado, que o desmantelam e extraem os fios de cobre. Estes são derretidos em lareiras ao ar livre, poluindo o ar e, muitas vezes, intoxicando diretamente os próprios jovens.

No contexto das discussões ambientais, as práticas descritas nos textos refletem um padrão de relações derivado do(a):

a) Exercício pleno da cidadania.

b) Divisão internacional do trabalho.

c) Gestão empresarial do Toyotismo.

d) Concepção sustentável da economia.

e) Protecionismo alfandegário dos Estados.

Resposta: B

Comentário

No modelo de vida implementado pelas sociedades contemporâneas o consumismo se mostra como uma das feições mais marcantes, e ele vem acompanhado da chamada obsolescência programada, que implica na redução planejada da vida útil das mercadorias, como estratégia de elevar a demanda e o consumo das mesmas no sistema comercial. Fazer o produto durar cada vez menos é sinônimo de lucratividade para quem o produz e comercializa. Porém, esse período de uso reduzido das mercadorias implica na produção cada vez maior de resíduos, tanto durante o processo produtivo quanto após o descarte precoce dos mesmos. Nasce nessa nova realidade o chamado lixo eletrônico, que é produzido em larga escala nas sociedades com maior padrão de consumo e descartado muitas vezes em nações mais pobres, que se expõem aos riscos de contaminação e degradação ambiental, decorrente de sua destinação inadequada.

Correção

a) Incorreto, pois o exercício da plena da cidadania se relaciona mais diretamente a questões de cunho político e social das populações, e não às questões de base econômica e comercial, como destacado no texto. O problema relatado não decorre de aspectos da cidadania, mas sim das desigualdades econômicas entre as nações.

b) Correto, pois a Divisão Internacional do Trabalho – DIT estabelece o papel destinado a cada nação no cenário de produção e relacionamento econômico entre as economias, em nível global, colocando as potências mundiais na condição de grandes consumidoras de bens tecnológicos e as nações mais pobres na condição de receptoras daquilo que não serve mais às populações dos países mais desenvolvidos.

c) Incorreto, pois a gestão empresarial do Toyotismo se insere de modo mais marcante durante os processos produtivos fabris, e não nos processos pós-produção e consumo, conforme se menciona no texto, que se relaciona ao descarte dos produtos após a sua utilização pelas sociedades modernas.

d) Incorreto, pois em concepções sociais consideradas sustentáveis haveria o descarte correto dos resíduos e rejeitos industriais, reduzindo-se o risco de contaminação e impacto sobre os sistemas naturais, através do incentivo a práticas associadas à reutilização e à reciclagem das mercadorias.

e) Incorreto, pois caso houvesse de fato a implementação de políticas protecionistas estatais na temática abordada pelo texto, haveria menor fluxo de lixo eletrônico das potências em direção às nações menos desenvolvidas, uma vez que possivelmente seria implantada uma taxação aduaneira sobre esse fluxo.

Questão 83

Preços justos e autorizações de uso da água devem garantir de forma adequada que a retirada de água, bem como o retorno de efluentes, mantenham operações eficientes e ambientalmente sustentáveis, de maneira que sejam adaptáveis às peculiaridades e necessidades da indústria e da irrigação em larga escala, bem como às atividades da agricultura em pequena escala e de subsistência.

Considerando o debate sobre segurança hídrica, a proposta apresentada no texto está pautada no(a)

a) distribuição equitativa do abastecimento.

b) monitoramento do fornecimento urbano.

c) racionamento da capacidade fluvial.

d) revitalização gradativa de solos.

e) geração de produtos recicláveis.

Resposta: A

Comentário

A temática relativa à captação, administração, distribuição e consumo dos recursos hídricos se mostra como uma das principais preocupações de gestores públicos e administradores de companhias privadas no presente, posto que a cada ano esse recurso, que fora tido como inesgotável, tem apresentado crises sistêmicas e impactado diretamente sobre aspectos econômicos, políticos e sociais no mundo contemporâneo. Crises de abastecimento cada vez mais recorrentes em decorrência das mudanças climáticas e exigências cada vez mais imperiosas em decorrência dos protocolos ambientais colocam a água no centro dos planejamentos econômicos das sociedades para o futuro, em curto e médio prazos.

Correção

a) Correto, pois a proposta de racionalizar o uso e a manutenção da qualidade das águas mencionada no texto se relaciona diretamente ao interesse em manter a disponibilidade desse recurso essencial para todos os grupos populacionais, permitindo que todos tenham acesso a esse bem. Cabe mencionar que o termo equitativo não pressupõe um acesso homogêneo à água, a ideia é permitir o acesso a todos, mesmo que não com a mesma intensidade.

b) Incorreto, pois o texto menciona que além do abastecimento urbano, uma política de segurança hídrica deve também monitorar o uso e garantir o acesso para pessoas e atividades circunscritas em áreas rurais e associadas às atividades agropecuárias.

c) Incorreto, pois a capacidade fluvial se relaciona ao volume de água disponível nos leitos dos rios, o que depende das condições naturais, como os regimes de chuvas e não de políticas e posturas relacionadas a gestores e organizações governamentais.

d) Incorreto, pois embora a revitalização gradativa dos solos seja uma temática importante no período contemporâneo e deva fazer parte dos planos e projetos dos gestores públicos e privados, não se encontra relacionada à temática referente à gestão das águas abordada pelo texto.

e) Incorreto, pois assim como as questões relativas aos solos, a temática referente aos efluentes e políticas de reciclagem se enquadram em outro grupo de discussões e práticas necessárias às sociedades contemporâneas, mas que não tem relação direta com políticas e ações de gestão dos recursos hídricos mencionadas pelo texto.

Questão 89

Atualmente, o Programa de Melhoramento “Uvas do Brasil” utiliza métodos clássicos de melhoramento, como seleção massal, seleção clonal e hibridações. Ações de ajuste de manejo de seleções avançadas vêm sendo desenvolvidas paralelamente ao Programa de Melhoramento, no sentido de viabilização desses materiais. Ao longo dos seus 40 anos, uma grande equipe técnica trabalhou para executar projetos de pesquisa para atender às necessidades e às demandas de diferentes atores da vitivinicultura nacional, incluindo produtores de uvas de mesa para exportação do semiárido nordestino, viticultores interessados em produzir sucos em regiões tropicais ou pequenos produtores familiares da região da Serra Gaúcha, interessados em melhorar a qualidade do vinho artesanal que produzem.

Para melhorar a produção agrícola nas regiões mencionadas, as técnicas referidas no texto buscaram adaptar o cultivo aos(às)

a) espécies nativas ameaçadas.

b) cadeias econômicas autônomas.

c) estruturas fundiárias tradicionais.

d) elementos ambientais singulares.

e) mercados consumidores internos.

Resposta: D

Comentário

A partir do período pós Segunda Guerra Mundial as práticas agrícolas entraram em um intenso processo de modernização, absorvendo de modo gradativo e crescente as inovações técnicas e tecnológicas que até então eram restritas às atividades industriais das zonas urbanas. A esse processo deu-se o nome de Revolução Verde, que teve seu início nos Estados Unidos na década de 1950 e chegou ao Brasil na transição entre as décadas de 1960 e 1970, impactando diretamente no campo nacional. Dentre os principais avanços promovidos se destacam a manipulação genética de plantas e animais, o controle de fertilidade dos solos através da adubação e da correção e a mecanização do trabalho, que ampliaram sobremaneira a capacidade produtiva dessa atividade.

Correção

a) Incorreto, pois a busca principal da implantação das técnicas mencionadas no texto é o desenvolvimento de espécies mais adaptadas a condições ambientais diversas, mantendo elevadas taxas de produtividade, tendo com isso motivações econômicas e não ambientais.

b) Incorreto, pois desde o advento da Revolução Verde todas as cadeias produtivas do campo atuam de modo integrado, mesmo que em escalas diferentes. O próprio processo de melhoramento genético denota a existência de uma interdependência entre processos científicos industriais e atividades produtivas agrícolas, em prol da lucratividade exponencial.

c) Incorreto, pois embora o melhoramento genético da uva mencionado no texto impacte em pequenos produtores familiares, esse processo também é direcionado para práticas modernas de cultivo, destinadas principalmente à comercialização nos mercados internos e externos.

d) Correto, pois a busca é o melhoramento genético da uva para que ela possa ter sua área de produção expandida para localidades em que tradicionalmente esse tipo de cultivo não tinha elevados índices de produtividade. A ideia é que o cultivo se adapte independente das condições ambientais locais, desde a semiaridez do interior nordestino até os climas mais fios da serra gaúcha.

e) Incorreto, pois assim como mercados internos e produtores familiares, os produtores comerciais em larga escala, cuja produção se destina ao abastecimento de mercados externos globais também serão beneficiados, provavelmente até em maior escala, pelas inovações produtivas desse programa.

domingo, 21 de novembro de 2021

CORREÇÃO COMENTADA DE GEOGRAFIA UNESP 2022 (ÁREAS EXATAS E HUMANIDADES)

Questão 42

A obtenção da liberdade não significou o fim da história na África, muito pelo contrário. A partir de então, as diferentes nações africanas tiveram de lidar com o desafio de construir estados nacionais que abarcavam povos, línguas e costumes diversos.

O “desafio” mencionado no excerto pode ser exemplificado

a) pela ausência de investimentos estrangeiros e pela ausência de espírito liberal e democrático no continente.

b) pelas constantes guerras civis e, mais recentemente, pela ação violenta de grupos armados, como o Boko Haram.

c) pela opção da maior parte dos países de adotar regimes socialistas e pela falta de ajuda econômica das superpotências.

d) pela interferência política das organizações não governamentais e pelas frequentes intervenções militares da ONU.

e) pelas violentas disputas étnicas e, mais recentemente, pela guinada muçulmana no sul do continente, liderada pelo Estado Islâmico.

Resposta: B

Comentário

Historicamente o continente africano vive conflitos e tensões internas, em decorrência do próprio processo de estabelecimento das fronteiras nacionais após o Congresso de Berlim, quando as potências europeias dividiram os territórios com base apenas em seus interesses econômicos e implementaram ali o Neocolonialismo. Mesmo após os processos de independência política, intensificados com o encerramento da Segunda Guerra Mundial, muitos povos, que outrora foram confinados em um mesmo país externamente delimitado, passaram a travar guerras civis intermináveis em busca de estabelecer seus domínios e exercer o posto de controle interno, que estava “vago” após a saída dos colonizadores europeus.

Correção

a) Incorreto, pois um grande problema contemporâneo do continente africano é exatamente o conjunto de interesses econômicos exploradores que orientam os investimentos externos ali, principalmente os capitais chineses que entram de modo crescente nos últimos anos; Pode-se ainda afirmar que em determinadas nações africanas a democracia já foi implantada com sucesso.

b) Correto, pois as guerras civis resultantes do período de descolonização e do choque étnico entre os grupos, principalmente na África Subsaariana, combinadas com o crescimento do extremismo islâmico nos países do chamado Mundo Árabe, no Norte africano, criam um cenário de constante tensão e instabilidade no continente.

c) Incorreto, pois ao longo da Guerra Fria não foi a maioria dos países africanos que se aliaram ao regime socialista defendido pela União Soviética, e principalmente pelo fato de que a maioria dos conflitos observados hoje no continente decorrem de questões étnicas e coloniais, e não de fatores ideológicos.

d) Incorreto, pois muitas vezes as organizações não governamentais atuam em questões sociais e humanitárias e não políticas; assim como as intervenções relacionadas à Organização das Nações Unidas – ONU se relacionam principalmente a missões de paz.

e) Incorreto, pois a expansão do extremismo islâmico no continente africano se concentra nas nações da porção Norte, as quais desde a Primavera Árabe (a partir de 2010) assistiram guerras civis após a deposição de regimes ditatoriais e a ampliação de grupos extremistas, como o Boko Haram, ligado ao Estado Islâmico (Daesh).

Questão 43

Observe dois cartazes de propaganda, lançados após o ano de 1947.

Os cartazes fazem referência ao contexto europeu de

a) reformulação agrária, que apresentou como objetivo a defesa da propriedade privada da terra.

b) reunificação de países, que apresentou como resultado a definição de novas fronteiras estatais.

c) recuperação econômica, que apresentou como resultado a diversificação da indústria de bens de consumo duráveis.

d) regulamentação do comércio, que apresentou como resultado a intensificação das trocas de produtos primários.

e) fortalecimento do capitalismo, que apresentou como objetivo a adoção do padrão dólar-ouro.

Resposta: C

Comentário

Após a Segunda Guerra o mundo passa por uma profunda reestruturação geopolítica, resultante do enfraquecimento de antigas potências hegemônicas europeias, derrotadas ou devastadas durante o conflito. Nesse novo contexto emerge a lógica da bipolaridade ideológica entre Estados Unidos e União Soviética, e a nação americana passa a buscar a hegemonia global, através de políticas e estratégias de fortalecimento do Capitalismo. Nesse processo implementa um grande pacote de investimentos na Europa Ocidental, chamado de Plano Marshall, visando à reconstrução daquelas nações e principalmente à criação de infraestruturas para a chegada das multinacionais estadunidenses. Além disso, o endividamento das nações europeias serviria ao projeto hegemônico da nova potência capitalista.

Correção

a) Incorreto, pois os investimentos estadunidenses na Europa Ocidental estavam relacionados diretamente ao setor industrial e não às questões agrárias daqueles países, bem como a propriedade privada da terra já era uma das bases do capitalismo histórico europeu.

b) Incorreto, pois o grande processo de reunificação da Europa foi observado na Alemanha, ao término da Guerra Fria, com a queda do Muro de Berlim e a supressão da Cortina de Ferro. No contexto das imagens estava ocorrendo a divisão dos territórios alemães.

c) Correto, pois os capitais do Plano Marshall visavam à reconstrução das infraestruturas devastadas pela Segunda Guerra Mundial e a criação de condições para a chegada de indústrias multinacionais dos Estados Unidos, que estavam em busca dos mercados consumidores da Europa Ocidental e do fortalecimento da hegemonia estadunidense.

d) Incorreto, pois os principais fluxos decorrentes da reestruturação no pós-Segunda Guerra Mundial se relacionam aos bens industrializados (secundários), produzidos pelas indústrias multinacionais que ali se instalaram após os investimentos estruturais do Plano Marshall.

e) Incorreto, pois apesar de os investimentos estadunidenses promoverem o fortalecimento do Capitalismo na Europa Ocidental, o padrão dólar-ouro foi adotado apenas pela economia dos Estados Unidos, após a Conferência de Bretton Woods em 1944.

Questão 44

Analise o gráfico.

Crescimento populacional mundial, 1700-2100

A análise do gráfico mostra que o período de

a) transição demográfica está em processo de encerramento.

b) crescimento migratório está em processo de decréscimo.

c) explosão demográfica está em processo de estabilização.

d) crescimento vegetativo está em processo de intensificação.

e) bônus demográfico está em processo de diminuição

Resposta: A

Comentário

O processo de transição demográfica (mudança no comportamento das taxas de natalidade e mortalidade) acompanha o processo de desenvolvimento das economias das nações ao longo do tempo, partindo-se de um período de baixo desenvolvimento econômico, típico de uma sociedade predominantemente agrária, onde as taxas de natalidade e mortalidade são elevadas, e culminando, ao seu encerramento, em um quadro em que tanto natalidade quanto mortalidade apresentam taxas muito reduzidas. No período intermediário a esses dois estágios tem-se o decréscimo da mortalidade antes da natalidade, o que leva a um elevado crescimento vegetativo, em um quadro conhecido como explosão demográfica.

Correção

a) Correto, pois observa-se a partir do início do século XXI um decréscimo acentuado na taxa de crescimento anual da população, o que sinaliza para a queda da natalidade e da fecundidade, como se tem nos períodos finais da transição demográfica, com a estabilização de um baixo crescimento vegetativo, associado à chamada Taxa de Reposição.

b) Incorreto, pois o gráfico traz informações sobre o crescimento populacional e o tamanho total da população mundial, mas não apresenta dados relativos ao Saldo Migratório (diferença entre a imigração e a emigração), não sendo possível inferir a respeito desse aspecto.

c) Incorreto, pois a explosão demográfica é apresentada pelo gráfico no intervalo entre 1900 e 1950. Portanto a sua estabilização se deu na segunda metade de século XX. No Presente o mundo entra (principalmente as nações mais desenvolvidas) em um outro momento, chamado de implosão demográfica, com a queda acentuada do crescimento, atingindo até mesmo o decréscimo populacional.

d) Incorreto, pois a intensificação do crescimento vegetativo coincide com o período de explosão demográfica, que de acordo com as informações apresentadas pelo gráfico ocorre na primeira metade do século XX e não no período contemporâneo.

e) Incorreto, pois o bônus demográfico corresponde ao período final e de estabilização da Transição Demográfica, quando a Taxa de natalidade se torna reduzida, e apenas ligeiramente superior à Taxa de Mortalidade, estabelecendo a chamada Taxa de Reposição.

Questão 45

Examine o mapa.

Considerando a iniciativa de doze países sul-americanos de promoção do desenvolvimento de infraestruturas de transporte, energia e comunicação, o destaque indicado com X na legenda do mapa corresponde a

a) corredores bioceânicos de interligações estratégicas.

b) eixos transfronteiriços de preservação ecológica.

c) linhas de transmissão de eletricidade interconectadas.

d) fluxos de expansão do mercado de divisas.

e) redes de influência de grandes centros urbanos.

Resposta: A

Comentário

Após a Guerra Fria o Capitalismo se torna o sistema hegemônico do mundo, e a capacidade econômica das nações (sua eficiência em gerar e acumular riquezas) passa a ser o fator determinante do poderio geopolítico, em superação ao poder bélico que vigorou durante o período de bipolaridade ideológica. Assim, a transição entre os séculos XX e XXI é marcada pela busca de aproximação e associação entre os mercados, em prol da ampliação dos fluxos e das relações comerciais, e nesse contexto as infraestruturas de transportes e telecomunicações se mostram decisivas, para o fortalecimento das interações entre os países, sejam através de acordos bilaterais ou de acordos multilaterais, esses últimos estabelecidos através dos blocos econômicos.

Correção

a) Correto, pois as setas em roxo apresentadas no mapa, e grafadas na legenda como “X” mostram grandes sistemas estruturais, principalmente relacionados aos transportes, que tem por intuito a realização de interligação entre zonas situadas no litoral do Oceano Atlântico a zonas localizadas no litoral do Oceano Pacífico, facilitando os fluxos e as trocas comerciais na região sul-americana.

b) Incorreto, pois nem todos os eixos demarcados no mapa se localizam em zonas transfronteiriças, bem como não há ainda entre as nações sul-americanas propostas efetivas de políticas comuns em prol da preservação ambiental. A maior parte desse debate preservacionista é realizado em esferas externas à própria América do Sul.

c) Incorreto, pois nas nações sul-americanas a maior parte da produção, distribuição e consumo elétrico se dá dentro dos próprios espaços nacionais. Assim sendo, essas linhas de transmissão raramente se estendem para além dos limites fronteiriços de cada nação.

d) Incorreto, pois os fluxos dos mercados de divisas se desenvolvem principalmente através do mercado financeiro global, que é operado e regido principalmente pelas nações desenvolvidas do Hemisfério Norte, sendo dependentes principalmente das chamadas infovias (internet) e não de vias estruturais relacionadas aos sistemas de transportes.

e) Incorreto, pois a rede de influência de grandes centros urbanos abrange quase que exclusivamente aos próprios espaços nacionais de cada país, sendo que as regiões sob a influência das grandes metrópoles geralmente se circunscrevem ao seu entorno imediatamente próximo, principalmente nas nações de menor desenvolvimento, como é o caso daquelas da América do Sul.

Questão 46

Na formação do território brasileiro, nos séculos XVII e XVIII, as atividades econômicas da pecuária e da mineração foram responsáveis pela

a) construção de feitorias no litoral.

b) conquista dos sertões.

c) grilagem de terras.

d) elaboração de políticas aduaneiras.

e) realocação espacial das agroindústrias.

Resposta: B

Comentário

O processo inicial de ocupação do território brasileiro, após a chegada dos colonizadores, se deu a partir do litoral, inicialmente através da exploração do Pau-Brasil na Mata Atlântica, posteriormente do Ciclo da Cana no litoral Nordeste. Porém, a formação efetiva do território nacional se deu após a interiorização mais acentuada desse processo de ocupação, em direção às regiões Norte e Centro-Oeste, além dos interiores do Sudeste e Nordeste. Nesse processo as atividades primárias, com destaque para a mineração e a pecuária foram decisivas para que houvesse a “conquista” das porções mais interioranas, e até então isoladas, do espaço brasileiro.

Correção

a) Incorreto, pois a construção das feitorias nas porções litorâneas do país se deu anda nos períodos iniciais do processo de ocupação colonial, com destaque para os engenhos de açúcar no Nordeste do país.

b) Correto, pois a conquista dos chamados “Sertões”, termo genérico empregado para designar toda porção de terras para além da faixa litorânea do país, foi possível a partir da interiorização da ocupação e da produção econômica do Brasil, seja através da exploração do ouro no Sudeste e posteriormente no Centro-Oeste, ou mesmo da pecuária no interior do Nordeste, com destaque para o vale do Rio São Francisco.

c) Incorreto, pois o processo de grilagem de terras, que consiste em uma ação criminosa de falsificação de títulos de propriedade das áreas rurais, é uma prática recorrente no contexto pós século XIX, e é muito observada hoje principalmente na expansão da fronteira agrícola na região amazônica.

d) Incorreto, pois as políticas aduaneiras se relacionam principalmente aos processos de exportação e importação de mercadorias por um determinado país. Embora a mineração realizada no período fosse voltada ao mercado externo, a produção pecuária se direcionava a suprir as próprias demandas internas do Brasil, não se fazendo necessária a criação de políticas aduaneiras.

e) Incorreto, pois as agroindústrias se estabelecem no Brasil apenas na segunda metade do século XX, com o advento da Revolução Verde, a qual promoveu intensa mecanização e modernização do campo, em prol da ampliação da produção de commodities, voltadas ao mercado externo.

Questão 47

Configura uma característica econômica do Agreste nordestino

a) o abrigo de empresas desenvolvedoras de softwares, sendo um exemplo a cidade de Recife, em Pernambuco.

b) a venda de excedentes das policulturas familiares em tradicionais feiras livres, sendo um exemplo a feira da cidade de Campina Grande, na Paraíba.

c) a variada oferta de vias de escoamento produtivo em portos, sendo um exemplo a estrutura da cidade de São Luís, no Maranhão.

d) a monocultura de arroz ao longo de vales fluviais, sendo um exemplo o vale da cidade de Teresina, no Piauí.

e) o investimento na recuperação dos centros históricos turísticos, sendo um exemplo a cidade de Maceió, em Alagoas.

Resposta: B

Comentário

A região Nordeste do Brasil apresenta internamente uma grande diversidade de paisagens e feições ambientais, que se refletem diretamente nas condições socioeconômicas dessa significativa parcela do território brasileiro. Essa diversidade permite sua divisão em quatro sub-regiões distintas, dotadas de suas próprias especificidades, sendo elas a Zona da Mata, que recobre o litoral mais rico e desenvolvido, cuja economia se sustenta pela indústria e atividades terciárias ligadas ao turismo; o Agreste, que marca a divisa entre o interior e o litoral, e tem a economia é baseada nas práticas agropecuárias, com destaque para a agricultura familiar; o Sertão, maior sub-região e a mais castigada pela semiaridez regional, onde a população passa por severas privações socioeconômicas e a economia é marcadamente de subsistência; e o Meio Norte, que marca a passagem do sertão semiárido para a Floresta Amazônica, com destaque para a Mata dos cocais, onde o extrativismo vegetal é a base econômica das populações.

Correção

a) Incorreto, pois empresas de alta tecnologia no Nordeste encontram-se concentradas no tecnopolo de Campina Grande, na Paraíba. Bem como a cidade de Recife se localiza no litoral nordestino, e, portanto, na Zona da Mata, e não no Agreste.

b) Correto, pois as práticas agropecuárias familiares, em pequenas e médias propriedades se destacam no Agreste, onde muitos produtores realizam suas atividades no campo e a comercialização nos centros urbanos em sistema cooperativo, através de feiras livres e mercados populares.

c) Incorreto, pois as principais infraestruturas de transportes e telecomunicações se concentram nas porções mais desenvolvidas da região, bem como a maior parte do sistema portuário, alocadas na Zona da Mata e não no Agreste. Ainda, o Estado do Maranhão se localiza na transição entre Nordeste e Norte, e, portanto, na sub-região Meio-Norte.

d) Incorreto, pois no Agreste se destacam as práticas agrícola ligadas à policultura familiar, e não a monocultura comercial. Ainda é incorreto associar o Agreste á capital do estado do Piauí, uma vez que Teresina se insere na sub-região Meio-Norte.

e) Incorreto, pois a maior parte das estruturas turísticas do Nordeste se localizam na porção litorânea, na Zona da Mata e não no Agreste; assim como grande parte do patrimônio histórico dessa região se concentra nas capitais litorâneas.

Questão 48

A união entre ciência e técnica que, a partir dos anos 70, havia transformado o território brasileiro revigora-se com os novos e portentosos recursos da informação, a partir do período da globalização e sob a égide do mercado. E o mercado, graças exatamente à ciência, à técnica e à informação, torna-se um mercado global. O território ganha novos conteúdos e impõe novos comportamentos, graças às enormes possibilidades da produção e, sobretudo, da circulação dos insumos, dos produtos, do dinheiro, das ideias e informações, das ordens e dos homens. É a irradiação do meio técnico-científico-informacional que se instala sobre o território […].

No território brasileiro, a irradiação apresentada ocorreu

a) restrita às sedes dos estados que dispunham de capital e influência política para receber as novidades do mercado externo.

b) estruturada em arquipélagos de modernidade alheios às heranças socioeconômicas regionais.

c) de modo homogêneo pelas regiões do país ao receber, constantemente, recursos federais para o desenvolvimento nacional.

d) estimulada pelo desejo de cooperação internacional para superar fragilidades de renda, educação e saúde nas esferas locais.

e) de maneira espacialmente contínua nas regiões Sudeste e Sul e de modo pontual nas demais regiões do país.

Resposta: E

Comentário

Os avanços produtivos observados no mundo após a Segunda Guerra, e resultantes da Terceira Revolução Industrial, encontram-se associados às evoluções nos meios de transportes e telecomunicações, que estabeleceram o chamado Meio Técnico-Científico-Informacional e permitiram a intensificação dos fluxos globais, tanto aqueles materiais quanto aqueles imateriais. Porém, o impacto desses avanços não se deu de modo homogêneo e uniforme nos espaços geográficos. Nas nações de menor desenvolvimento, como no caso do Brasil, as discrepâncias no acesso a esse novo meio se mostraram mais visíveis e latentes, principalmente pela combinação entre as especificidades regionais e ao histórico de desigualdade que rege a dinâmica interna do país.

Correção

a) Incorreto, pois apesar de haver uma maior facilidade de acesso às inovações técnicas e tecnológicas naqueles estados onde o desenvolvimento é mais marcante e a acumulação de riquezas é mais eficiente, não se pode dizer que os impactos foram restritos a esses estados, uma vez que outros estados de menor desenvolvimento também foram impactados, embora em menor grau.

b) Incorreto, pois embora de certo modo em um primeiro momento essa inovação tenha de fato criado “ilhas” de desenvolvimento em certas porções do território brasileiro, não se pode afirmar que as condições e heranças socioeconômicas não possuem relações com essa modernização, posto que é um dos principais agentes determinantes desta.

c) Incorreto, pois em um país com as dimensões territoriais e os desníveis socioeconômicos do Brasil, nenhuma evolução é capaz de impactar de modo homogêneo e uniforme em toda a nação. Antes, depende do grau de avanço técnico e financeiro de cada porção territorial, e se estabelece de modo heterogêneo e desigual, acentuando muitas vezes as assimetrias já observadas nessas áreas, que não tem acesso homogêneo nem sequer às políticas e aos investimentos estatais.

d) Incorreto, pois os avanços trazidos pelo Meio Técnico-Científico-Informacional são voltados principalmente para os interesses econômicos e financeiros, em prol da lucratividade e acumulação capitalistas, e não direcionados a ideais cooperativos e a motivações de cunho social, em prol da melhoria das condições de vida das populações onde são implantados.

e) Correto, pois nas regiões mais ricas e desenvolvidas do Brasil as inovações e os avanços tendem a impactar de modo mais rápido e eficiente, como é o caso do Sul e Sudeste (caracterizados pelo próprio Milton Santos como Região Concentrada); ao passo que as demais regiões do Brasil, ainda pouco integradas demoraram mais para receber tais inovações, e seus impactos foram menos marcantes do que aqueles observados na área mais desenvolvida economicamente.

Questão 49

A partir do momento em que determinado espaço (periférico ou central, mas tido como degradado e desvalorizado) passa a ser incorporado pelas estratégias do mercado imobiliário, em geral articuladas com as do Estado, temos como tendência uma imanente possibilidade de conflito.

Nas cidades brasileiras, uma manifestação do conflito destacado no excerto é

a) a formação de zonas econômicas especiais.

b) a realização do ajuste estrutural.

c) o incremento da segregação socioespacial.

d) o estímulo à inversão demográfica.

e) a ampliação da centralidade urbana.

Resposta: C

Comentário

O processo de urbanização de nações em desenvolvimento, como é caso do Brasil, é marcado por problemas que impactam diretamente sobre a vida das populações, em especial aquelas camadas de mais baixa renda. A segregação socioespacial é a principal materialização desse conjunto de problemas, quando esses grupos sociais são marginalizados tanto do espaço planejado da cidade como também da própria participação da vida social dessa localidade. Grande parte dessa exclusão espacial se encontra relacionada à supervalorização das áreas urbanas planejadas, através de práticas conhecidas como especulação imobiliária e gentrificação, que ocorrem quando uma porção do território urbano é supervalorizada a partir da oferta de infraestruturas públicas ou de empreendimentos privados, respectivamente.

Correção

a) Incorreto, pois o conceito de Zonas Econômicas Especiais se relaciona ao processo de desenvolvimento industrial da China, onde cidades litorâneas foram convertidas em enclaves capitalistas abertos aos investimentos externos através das multinacionais, que ali chegavam em busca de fatores locacionais, como a mão de obra barata e os impostos reduzidos, principalmente.

b) Incorreto, pois a realização de ajustes estruturais corresponde a adequações executadas, muitas vezes pelo poder público, com a intenção de amenizar discrepâncias que tenham surgido durante o processo de ocupação do espaço urbano. Seria assim uma medida para minimizar os problemas e não um conflito social recorrente nas áreas urbanas.

c) Correto, pois o processo de valorização do espaço urbano traz consigo a exclusão de crescentes parcelas das populações das cidades, economicamente incapazes de adquirir um espaço adequado para estabelecer sua moradia, sendo segregadas para áreas marginais, ocupando áreas irregulares localizadas principalmente nas encostas de vertentes e várzeas de rios.

d) Incorreto, pois o processo de inversão demográfica, ou decréscimo populacional, deriva da queda da natalidade, causada pela melhoria nas condições de vida das populações e de acesso à informação e aos métodos contraceptivos, não sendo, pois, uma decorrência dos conflitos sociais resultantes das desigualdades estabelecidas nos espaços urbanos.

e) Incorreto, pois as desigualdades e discrepâncias no processo de desenvolvimento urbano nas cidades tendem a criar novas centralidades que possam atender às demandas das populações marginalizadas, e que muitas vezes não dispõem de meios para acesso aos serviços urbanos concentrados nas porções centrais mais tradicionais; assim nascem novos centros comerciais e de serviços nas periferias, tornando-as menos dependentes das antigas centralidades.

Questão 50

Carlos Fioravanti: Se você pudesse entrar agora em um helicóptero e o piloto perguntasse “Vamos para onde?”, que lugares escolheria para revisitar ou conhecer?

Jurandyr L. S. Ross: Vou ser pragmático, estou precisando fazer um sobrevoo em um lugar em que nunca estive, e estou orientando um doutorado sobre essa região. É um lugar muito interessante porque, entre os relevos montanhosos, há superfícies baixas e planas, com um clima de transição do Cerrado para a Caatinga, solo fértil e uma intensa agricultura irrigada. Tenho muita curiosidade de conhecer esse lugar.

No mapa, o lugar descrito no excerto corresponde ao número

a) 1 — Chapada Diamantina.

b) 4 — Planalto da Borborema.

c) 2 — Chapada dos Parecis.

d) 5 — Serra dos Carajás.

e) 3 — Serra da Canastra.

Resposta: A

Comentário

O relevo brasileiro resulta da atuação de múltiplas forças exógenas, associadas à dinâmica climática do próprio país, situado predominantemente nas baixas latitudes intertropicais, onde ao longo do ano incidem altas temperaturas e elevados índices pluviométricos. A atuação desses elementos climáticos estabelece no país três importantes unidades do relevo, sendo, segundo o próprio Jurandyr Ross, os Planaltos (áreas de altitudes superiores a 500 metros, com topos aplainados e processos erosivos mais intensos que os deposicionais); as Planícies (áreas de altitudes inferiores a 100 metros, de superfícies muito planas e processos deposicionais mais intensos que os erosivos); e as Depressões (áreas de altitudes entre 100 e 500 metros, de superfícies acidentadas e processos erosivos mais intensos que os deposicionais).

Correção

a) Correto, pois a Chapada Diamantina (1) se localiza no estado da Bahia, na transição entre os biomas do Cerrado e da Caatinga. Essa região se insere na área de atual expansão da fronteira agrícola nacional, com destaque para as culturas irrigadas do vale do rio São Francisco.

b) Incorreto, pois o Planalto da Borborema (4) localiza-se no Agreste nordestino, na transição entre os biomas da Caatinga do Sertão e a Mata Atlântica da Zona da Mata. Nessa região úmida as práticas agrícolas não demandam intensa irrigação.

c) Incorreto, pois a Chapada dos Parecis (2) localiza-se nos limites entre os estados de Rondônia e Amazonas, marcando, portanto, a transição entre os biomas do Cerrado e da Floresta Amazônica. É uma área inserida na faixa de clima equatorial, sendo muito úmido e não dependente de irrigação agrícola.

d) Incorreto, pois a Serra dos Carajás (5) se insere completamente no bioma da Floresta Amazônica, no estado do Pará, possuindo clima Equatorial Úmido, que não depende de processos de irrigação. Cabe mencionar que na Serra dos Carajás a economia não se baseia em práticas agrícolas, mas sim na extração mineral, principalmente do minério de ferro.

Questão 51

A subsidência é um processo de rebaixamento do terreno, que ocorre de forma lenta, em que a ação antrópica pode ser uma de suas causas.

Caracteriza um exemplo de interferência da ação antrópica no processo de subsidência:

a) os desmoronamentos internos de rochas.

b) os movimentos orogenéticos.

c) o desmatamento das matas ciliares.

d) os movimentos de massa.

e) a superexploração de aquíferos.

Resposta: E

Comentário

A subsidência de áreas superficiais da crosta terrestre corresponde a um processo natural de evolução do relevo, mas que pode ser intensificado e acelerado por ações antrópicas. Esse movimento decorre de afundamentos de solos e estruturas rochosas em decorrência da ação da gravidade. Para que ocorra é preciso existir “espaços vazios” abaixo da superfície, que não permitem a sustentação do peso das camadas acima, ocorrendo fenômenos de desmoronamentos. As origens podem ser naturais, a partir da dissolução de rochas internas pela ação das águas das chuvas, ou antrópicas, a partir da drenagem de águas de lençóis freáticos e aquíferos subterrâneos ou a extração acentuada de recursos minerais, como o calcário.  

Correção

a) Incorreto, pois a subsidência se relaciona ao desmoronamento de rochas superficiais, promovendo o afundamento. No caso de desmoronamentos internos de rochas eles não se relacionam de ações antrópicas, mas sim de causas naturais.

b) Incorreto, pois os movimentos orogenéticos decorrem exclusivamente de forças endógenas naturais, que provocam movimentações das placas tectônicas e a formação de processos de elevação do relevo (cadeias orogênicas) nas bordas dessas placas, não tendo relação como a subsidência.

c) Incorreto, pois o desmatamento das matas ciliares, que margeiam os cursos hídricos promove a ocorrência do assoreamento dos rios e não a subsidência das superfícies de solos e rochas na crosta.

d) Incorreto, pois os movimentos de massa, ou deslizamentos de terras, decorrem do escoamento superficial (enxurradas) que descem por encostas íngremes arrastando horizontalmente o solo superficial, promovendo um processo erosivo intenso e localizado.

e) Correto, pois a superexploração ou bombeamento excessivo das águas subterrâneas de aquíferos ou lençóis cria espaços vazios abaixo da superfície, fazendo com que essas áreas não mais suportem o peso das camadas rochosas superiores, afundando por ação da força da gravidade.

 

Questão 52

Junto a um vasto grupo de pessoas que trabalharam ao seu lado desde o final da década de 1970, Chico Mendes idealizou o modelo que traduziu com perfeição a ideia de desenvolvimento sustentável bem antes desse conceito se popularizar. Uma invenção brasileira que não tem comparação com qualquer outra no mundo.

O modelo abordado no excerto corresponde à

a) reserva extrativista, que assegura a proteção florestal e das populações tradicionais.

b) estação ecológica, que permite a realização de pesquisas científicas básicas e aplicadas.

c) área endêmica, que abriga exemplares raros da biota regional.

d) área agroecológica, que permite a prática da permacultura e garante a justiça social.

e) reserva biológica, que preserva o equilíbrio natural sem a intervenção humana.

Resposta: A

Comentário

A ideia de desenvolvimento sustentável se relaciona diretamente ao uso racional dos recursos naturais de uma dada localidade, geralmente pela sua própria população. Em linhas gerais esse modelo decorre da consciência de que as próximas gerações têm o mesmo direito que a atual de utilizar os recursos que se encontram na superfície terrestre, por isso é necessário utilizá-los hoje com razoabilidade, para que os futuros grupos humanos também os tenham disponíveis. O projeto de exploração do látex, implementado na Floresta Amazônica pelo ambientalista e líder comunitário Chico Mendes sintetizou esse pensamento, ao promover uma integração mais harmoniosa entre os seringueiros e as árvores da floresta, de onde obtinham o seu sustento.

Correção

a) Correto, pois o pressuposto das Reservas Extrativistas é a utilização dos recursos disponíveis em um determinado ambiente natural, provocando o menor impacto ambiental possível e permitindo que as populações locais obtenham seu sustento e a subsistência, exatamente o que anos após o pioneirismo de Chico Mendes o mundo batizaria de Desenvolvimento Sustentável.

b) Incorreto, embora seja de fato o entendimento de uma Estação Ecológica a preservação dos elementos naturais de uma determinada localidade para fins de pesquisas científicas, esse modelo não se enquadra na proposta de integração homem x floresta idealizada por Chico Mendes na década de 1970.

c) Incorreto, embora de fato o conceito de Área Endêmica seja verdadeiramente uma localidade dotada de muita biodiversidade exclusiva e que demande preservação, esse não é o modelo de desenvolvimento abordado pelo texto.

d) Incorreto, pois o sistema de Agroecologia ou Agroflorestal se relaciona à integração de atividades agrícolas em consórcio com as florestas nativas, que devem ser mantidas no ambiente. No caso do modelo abordado pelo texto não se integrava floresta e agricultura, mas sim floresta e extrativismo.

e) Incorreto, pois a ideia da Reserva Biológica se relaciona à criação dos chamados santuários ecológicos, que são áreas integralmente preservadas em sua fauna e flora, onde as sociedades não podem desempenhar nenhum tipo de atividade produtiva, nem mesmo aquelas tidas como sustentáveis, diferente do que se observa no modelo mencionado pelo texto.

Questão 54

Trata-se de uma linguagem de comunicação visual, porém, de caráter monossêmico. Sua especificidade reside essencialmente no fato de estar fundamentalmente vinculada ao âmago das relações que podem se dar entre os significados dos signos. Sua tarefa essencial é a de transcrever as três relações fundamentais - de diversidade, de ordem, de proporcionalidade - entre objetos, fatos ou fenômenos que compõem a realidade considerada.

A linguagem destacada no excerto corresponde à

a) projeção cartográfica.

b) compreensão espacial.

c) flexibilização geográfica.

d) representação gráfica.

e) aerofotogrametria.

Resposta: D

Comentário

O processo de representação da realidade em escala reduzida através de formas mais práticas e usuais recebe o nome de Ciência Cartográfica, e pode ser realizado de diferentes maneiras, de acordo com o propósito do usuário do documento cartográfico a ser elaborado. O modo como as informações serão transferidas do globo para o papel é conhecido como projeção cartográfica, e define além do tipo de mapa resultante as áreas de maior ou menor precisão em relação à realidade. A utilização e o entendimento dos mapas dependem de como as informações nele presentes serão transmitidas aos usuários, e isso é estabelecido através do emprego de signos e símbolos, devidamente referenciados na legenda desse mapa. Outros elementos importantes para o pleno uso dos mapas são a sua escala, que define a proporcionalidade entre o mapa e a realidade, a sua orientação, de define os rumos em relação aos pontos cardeais e colaterais e o título do mapa, que o apresenta ao usuário, mostrando o propósito das informações ali expressas.

Correção

a) Incorreto, pois a projeção cartográfica não tem por propósito a diferenciação dos aspectos dentro do mapa segundo diversidade, ordem e proporcionalidade, mas sim estabelecer as áreas onde o mapa terá maior ou menor precisão nas informações cartografadas.

b) Incorreto, pois a compreensão espacial de um determinado mapa é definida pela escala utilizada para a sua confecção, pois ela estabelecerá a quantidade de vezes em que a realidade foi reduzida para que ela coubesse no papel onde esse documento cartográfico foi elaborado.

c) Incorreto, pois a flexibilização geográfica se relaciona à adaptação de um determinado espaço às atividades ou processos que ali irão se desenvolver, da mesma maneira que tais tarefas também podem (e às vezes precisam) se adaptar (flexibilizar) para enquadrar-se em determinada realidade. Porém, não há relação entre essa temática e a Ciência Cartográfica.

d) Correto, pois a representação gráfica, que se refere ao tipo, tamanho e forma dos objetos que aparecem nos mapas corresponde a uma ferramenta de suma importância para que esses documentos cartográficos apresentem relações de diversidade (uso de símbolos com formatos diferentes), ordem (definir uma sequência crescente ou decrescente entre esses símbolos) e proporcionalidade (estabelecer uma relação entre o tamanho do símbolo e o valor do dado que ele representa).

e) Incorreto, pois a aerofotogrametria ou fotografia aérea consiste em uma técnica da moderna Cartografia, conhecida como Sensoriamento Remoto, que permite a obtenção de informações de objetos sem a necessidade de interação física com o mesmo. Nesse caso as informações são coletadas a partir de câmeras acopladas a aviões que sobrevoam os locais de interesse do cartógrafo.