segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

CORREÇÃO COMENTADA DE GEOGRAFIA - FAMEMA 2021

 



Questão 21

O início da construção de um aeroporto para receber voos internacionais em Chinchero, no sudeste do Peru, despertou preocupação dos arqueólogos, antropólogos e historiadores. A 3.762 metros de altitude e vizinha de Machu Picchu, Chinchero abrigou um estado real inca no século XV e é patrimônio mundial da humanidade.

 

(Allard Schmidt. “Um polêmico aeroporto em terras sagradas incas”. www.revistapesquisa.fapesp.br, março de 2019.)

 

A construção desse aeroporto poderá gerar para a região

 

a) a diminuição da mão de obra empregada, pois as atividades econômicas permanecerão concentradas na capital.

b) o aumento da preservação do patrimônio histórico, pois haverá menor deterioração das ruínas arqueológicas pelos turistas.

c) a redução do número de empreendimentos, pois não ocorrerá aumento da demanda pelo turismo.

d) o maior controle do processo de urbanização, pois haverá centralização dos serviços aéreos.

e) a ampliação de danos aos sítios arqueológicos, pois haverá aumento no trânsito de visitantes.

 Resposta: E

Comentário:

Uma obra de modernização estrutural, como a construção do aeroporto mencionado pela questão, promove a ampliação da integração entre os espaços e as pessoas, além de favorecer aos fluxos materiais que ditam o ritmo do processo moderno de globalização econômica.  Por se tratar de obras que alteram completamente as dinâmicas locais, precisam ser planejadas em consonância com as demandas e especificidades de cada localidade.

No caso específico dessa cidade peruana, importante sítio arqueológico das sociedades pré-colombianas, a futura intensificação na circulação de pessoas e aeronaves, além das máquinas utilizadas durante as obras de construção do terminal aeroviário, poderão trazer danos estruturais permanentes para o patrimônio histórico ali alocado, afetando profundamente, e de modo irreversível, a conservação de tal bem cultural.

 

Questão 22

Analise o gráfico.

 

(Adriana Mattos. www.valor.globo.com, 17.02.2017.)

 

O contexto expresso no gráfico indica a necessidade brasileira de

 

a) combater os resquícios do consumo consciente.

b) promover a organização de compras coletivas.

c) aumentar os investimentos no setor de logística.

d) reavaliar as infraestruturas dedicadas ao marketing.

e) incentivar políticas de obsolescência programada.

Resposta: C

Comentário:

O gráfico apresentado pela questão mostra que entre 2011 e 2017 o faturamento financeiro do comércio eletrônico mais que dobrou no Brasil, demonstrando o aumento da confiança do consumidor nessa modalidade comercial, além de ampliação do poder de compra do mercado consumidor nacional. A cada ano o comércio virtual ocupa fatias maiores do mercado em detrimento das tradicionais lojas físicas, o que pressupõe a necessidade de mudanças estruturais que fomentem e garantam o sucesso dessa moderna atividade econômica.

A modalidade virtual de comércio mostra-se mais atrativa aos consumidores, principalmente por reduzir os custos fixos de uma loja física. Porém demanda de maior eficiência nos serviços de transporte, para que a mercadoria seja entregue ao consumidor no menor prazo possível, e pelo menor custo financeiro, mantendo o nível de concorrência desse tipo de comércio. Assim, essa ampliação do comércio virtual demanda melhorias na eficiência da logística de integração, através do aperfeiçoamento das redes de comunicação e transportes, para que o tempo entre a compra e o recebimento da mercadoria seja mínimo, mantendo o setor atrativo aos consumidores e aos investidores.

Questão 23



(John O. Ayoade. Introdução à climatologia para os trópicos, 2011)

 

O fenômeno representado na imagem é

 

a) formado em uma área de baixa pressão atmosférica.

b) enfraquecido quando se movimenta em superfícies aquáticas quentes.

c) atenuado com o movimento de ascendência do ar.

d) caracterizado por um vórtice de pequena extensão horizontal.

e) intensificado ao se aproximar das zonas polares.

Resposta: A

Comentário:

A imagem apresentada pela questão se refere a um ciclone tropical, que corresponde a uma zona de baixa pressão atmosférica, formada sobre as águas oceânicas aquecidas nessas áreas de baixas latitudes terrestres. A combinação entre a baixa pressão, o ar úmido aquecido e a força de coriolis promove a formação de grandes fluxos de ar nessas áreas, causando além de vendavais, tempestades tropicais de grande intensidade.

As diferenças entre a temperatura e densidade do ar na superfície dos oceanos tropicais aquecidos e da alta troposfera promovem intenso movimento de ascensão de subsidência do ar, que ao ser afetado pela força de coriolis se “horizontaliza”, dando origem a estruturas cônicas (vórtices) cujas extensões podem atingir centenas de quilômetros. Os ventos desses ciclones se direcionam para as áreas continentais, onde o atrito com a superfície sólida e a mudança nos gradientes de pressão diminuem os fluxos de ar, até que se dissipem completamente.

Questão 24

A agricultura urbana tem crescido nos últimos anos. No entanto, essa prática gera preocupações quanto à qualidade dos alimentos. Uma medida capaz de promover maior confiabilidade a essa produção é

 

a) a identificação da densidade e porosidade do solo.

b) a análise da capacidade de rebaixamento do lençol freático.

c) a utilização de defensivos agrícolas no combate a pragas.

d) a avaliação dos indicadores de risco de contaminação do solo.

e) a avaliação dos impactos de maior albedo no solo exposto.

Resposta: D

Comentário:

A ampliação acelerada da ocupação dos espaços nas grandes cidades acaba por suprimir áreas nas regiões periféricas ou semiperiféricas, até então destinadas aos cultivos. Assim, atividades que anteriormente permaneciam externas à mancha urbana passam a integrar de fato a zona urbanizada dos municípios, estando portando sujeitas aos mesmos problemas ambientais das demais atividades marcadamente citadinas.

No caso da agricultura urbana, por mais que se tenha a justificativa da sustentabilidade alimentar e social das famílias, bem como a geração de renda aos pequenos produtores, as condições de cultivo e do ambiente cultivado podem ampliar os riscos à saúde dos consumidores, uma vez que os índices de contaminação dos solos e das águas urbanas tendem a ser mais elevados do que aqueles observados nas áreas rurais.

O esgotamento doméstico e industrial pode promover a contaminação das águas subterrâneas e dos solos, contaminantes esses que podem ser transferidos para o produto cultivado e trazer risco à saúde dos consumidores, o que traz a necessidade constante de acompanhamento e análise dos graus de contaminação dos ambientes de plantio, visando à garantia da qualidade e segurança do produto oferecido ao mercado consumidor.

Questão 25

Um avião iniciou sua viagem na coordenada 50ºN 10ºL, encerrando sua trajetória na coordenada 30ºS 135ºL. O avião viajou em linha reta e não realizou escalas. Ao longo de sua trajetória, o avião

 

a) percorreu quatro fusos horários.

b) transitou pela China.

c) permaneceu no continente africano.

d) cruzou o Oriente Médio.

e) atravessou o mar das Filipinas.

Resposta: D

Comentário:



As Coordenadas Geográficas apresentadas pela questão demonstram que a origem do avião (50ºN, 10ºL) encontra-se no continente europeu, ao passo que seu destino (30ºS, 105ºL) encontra-se na Austrália. Seu deslocamento em linha reta percorre, portanto a direção de Noroeste para Sudeste, cortando parte da Europa, Oriente Médio, Oceano Índico e chegando à Oceania, no território australiano.

O deslocamento longitudinal (de 10ºL até 135ºL) percorre 125º, o que equivale a pouco mais de oito fusos horários, todos adiantados em relação ao Meridiano do Greenwich (Londres). Em nenhum momento a rota atravessa a China, localizada na porção Nordeste do mapa-múndi, nem permanece (nem mesmo atravessa) o continente africano, assim como não corta o mar das Filipinas.

Questão 29

As conquistas coloniais impuseram fronteiras territoriais às redes comerciais de longa distância em África e criaram monopólios sobre o que então era um comércio externo em crescimento [...]. Os africanos foram integrados à força em sistemas econômicos imperiais centrados numa única metrópole europeia.

 

(Frederick Cooper. Histórias de África: capitalismo, modernidade e globalização, 2016.)

 

O autor apresenta um aspecto relevante da colonização europeia no continente africano a partir, sobretudo, da segunda metade do século XIX, a saber:

 

a) a interrupção das redes de comércio de mão de obra escrava para as economias emergentes transoceânicas.

b) a circunscrição de espaços político-geográficos em oposição aos padrões históricos tradicionais das sociedades locais.

c) a formação de dirigentes africanos com o objetivo de garantir a influência da metrópole nos futuros Estados independentes.

d) a reorganização dos povos africanos em comunidades nacionais caracterizadas pelo emprego de um mesmo idioma nativo.

e) a transferência para as economias coloniais de processos de industrialização em curso nas economias metropolitanas.

Resposta: B

Comentário:

O processo de colonização da África pelas potências europeias no século XIX insere-se no contexto do Neocolonialismo, e se associa às novas demandas trazidas pela Primeira Revolução Industrial. A partir da Conferência de Berlim as nações do chamado G-7 realizaram a partilha arbitrária das terras africanas entre si, impondo fronteiras e limites artificiais, em detrimento das divisões étnicas e tribais existentes até então.

O estabelecimento dessas novas fronteiras promoveu a obrigatoriedade de coexistência de etnias/tribos rivais em um mesmo ambiente, estabelecido externamente pela potência colonial, o que promoveu disputas e conflitos entre esses grupos que se manifestam ainda hoje, mesmo após a independência dessas nações no século XX. Fazia parte da estratégia de dominação europeia o incentivo às animosidades, visando o impedimento ao nascimento de uma unidade nacional nessas populações, o que as promoveria resistência ao domínio pela potência colonial.

Questão 30

A partir da década de 1970, a tônica principal dos anúncios é a hipertrofia da importância dos produtos na vida dos seus consumidores. Os bens foram perdendo a modéstia de se colocarem humildemente a serviço do progresso coletivo ou do conforto individual. Essa supervalorização de produtos industrializados é uma face da redução da modernidade a mero crescimento econômico.

 

(Maria Eduarda da Mota Rocha. A nova retórica do capital: a publicidade brasileira em tempos neoliberais, 2010.)

 

O excerto refere-se aos anos da história do Brasil em que se associavam

 

a) ideologia de ascensão social e desenvolvimento econômico.

b) economia agroindustrial e preservação do meio ambiente.

c) nacionalismo econômico e enfraquecimento do Estado Nacional.

d) democracia política e liberalismo econômico.

e) autonomia sindical e aumentos salariais no setor industrial.

Resposta: A

Comentário:

No contexto da década de 1970 o Brasil era governado pelos militares, aliados próximos dos Estados Unidos, com o intuito de impedir a proliferação dos ideais socialistas durante a Guerra Fria. A proximidade entre os governos das duas nações americanas possibilitou maior integração econômica e o fomento aos investimentos estadunidenses no Brasil, ampliando assim a política de modernização nacional implementada a partir do governo de Juscelino Kubitschek, nos anos de 1950.

Nesse período indústrias multinacionais se proliferaram no país, promovendo o incremento da produção interna e o acesso a bens industriais mais modernos. Ao mesmo tempo em que a estrutura produtiva nacional era alterada, o modo de vida da população também passava por transformações, pautadas pelo “modo de vida americano”, introduzindo no Brasil a cultura do consumismo, sob a égide de que o progresso social estaria condicionado ao nível das mercadorias que a população consome, naquilo que hoje se denomina “ter para ser”. Nesse quadro cria-se a ilusão de que a produção das multinacionais aqui no Brasil atestaria o desenvolvimento econômico do país, tal como o fato de consumir produtos estrangeiros modernos indicaria que as pessoas ascenderam socialmente e viveriam melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário