domingo, 24 de abril de 2016

RESPOSTAS COMENTADAS DE GEOGRAFIA UFU - 2016/2 (SEGUNDA FASE)


PRIMEIRA QUESTÃO - MIGRAÇÕES

A Alemanha disse que poderá receber até 500 mil refugiados por ano nos próximos anos, mas voltou a pedir que outros países também recebam imigrantes e refugiados, diante da pior crise desde a Segunda Guerra Mundial. Sigmar Gabriel, vice-chanceler alemão (equivalente ao cargo de vice-primeiro-ministro), disse que a economia alemã é forte e, assim, o país poderia aceitar um número desproporcional de imigrantes.

A partir do texto e de seus conhecimentos sobre o assunto, responda:

A) Por que a Alemanha está disposta a receber grandes levas de refugiados oriundos do norte da África e do Oriente Médio?

Neste item o candidato deveria basear sua resposta nas questões relativas à demografia europeia contemporânea, mencionando que a Alemanha passa atualmente por um intenso processo de envelhecimento populacional, nomeado por alguns estudiosos como “euroesclerose”. O envelhecimento populacional alemão acaba por reduzir a oferta de mão de obra no país, o que por sua vez afeta negativamente na composição da População Economicamente Ativa – PEA da nação. Assim, a Alemanha se dispõe a absorver parte do fluxo migratório para suprir sua demanda de mão de obra e posteriormente ampliar seus mercados consumidores internos.

B) Por que, ao contrário da Alemanha, alguns países da Europa, como Hungria, Irlanda e Dinamarca, estão impondo restrições para a entrada de imigrantes?

Na resposta para este item o candidato deveria atentar-se para o fato de os países como Hungria, Irlanda e Dinamarca fecham ou buscam maneiras de fechar suas fronteiras aos imigrantes, por conta dos elevados gastos sociais de seus Estados, principalmente no que tange ao sistema previdenciário. Mais especificamente, a Irlanda faz parte do grupo de nações mais afetadas pela atual crise econômica na União Europeia, juntamente com Portugal, Itália, Grécia e Espanha – P.I.I.G.S. O recebimento deste fluxo de refugiados poderia agravar ainda mais a situação econômica do país. Já a Hungria baseia sua negação ao fato de que um acordo assinado pelos países membros do bloco europeu, chamado Regulação de Dublin, o qual determina que os imigrantes devem pedir asilo no primeiro país europeu em que entrarem, o que coloca a Hungria em uma situação complicada, devido à sua localização na fronteira entre a União Europeia e o Leste Europeu, de onde vêm grandes somas de imigrantes do Oriente Médio.
__________________________________________________________________________ 

SEGUNDA QUESTÃO - AGRICULTURA DO BRASIL

Somente a partir de meados da década de 1960, a agricultura brasileira inicia o processo de modernização, com a chamada Revolução Verde . Emergem, nessa década, com o processo de modernização da agricultura, novos objetivos e formas de exploração agrícola originando transformações tanto na pecuária, quanto na agricultura. Como consequências do processo são apontados, além da acirrada concorrência no que diz respeito à produção, os efeitos sociais e econômicos sofridos pela população envolvida com atividades rurais.

A partir do texto e de seus conhecimentos sobre o assunto, responda:

A) No contexto apresentado, quais foram as principais alterações sofridas nas relações de trabalho em virtude do desenvolvimento do capitalismo no campo brasileiro?

Para este item o candidato deveria se atentar para o fato de que com o advento da Revolução Verde houve uma ampla modernização das atividades agropecuárias do mundo após a Segunda Guerra Mundial, principalmente nas nações subdesenvolvidas, que passaram a produzir em larga escala visando ao abastecimento dos mercados dos países desenvolvidos. Das modificações observadas as mais importantes se referem à substituição da mão de obra humana pelos maquinários, causando intenso desemprego estrutural. O risco de perder os postos de trabalho levaram os trabalhadores a tornarem-se cada vez mais submissos aos patrões, trazendo modificações nas relações de trabalho, “precarizando” muitas vezes as situações de emprego e suprimindo muitos dos direitos trabalhistas.

B) Como esse processo contribuiu para a ampliação de periferias nas cidades?

Neste item o candidato deveria informar que a substituição do homem pelas máquinas provocou um intenso movimento migratório do campo para a cidade, chamado de êxodo rural, que trouxe como imediata consequência o crescimento acelerado da população urbana, o que agrava as condições de vida já precárias em muitas áreas das cidades do Brasil. Em consequências secundárias pode-se observar ao inchaço urbano ou macrocefalia urbana, aumentando a população a níveis superiores aqueles que os serviços públicos fossem capazes de oferecer condições de saneamento e vivência. Soma-se a isso o aumento do desemprego ou subemprego urbano, fruto da baixa qualificação de parcelas dos imigrantes rurais, o que aumenta as desigualdades, podendo culminar no processo de favelização das periferias urbanas. 
__________________________________________________________________________

TERCEIRA QUESTÃO - DINÂMICA CLIMÁTICA

Terceiro El Niño mais intenso da história vai até 2016

O fenômeno climático El Niño, que reapareceu em março, deve durar até o segundo trimestre de 2016 e pode ser um dos mais intensos da história, segundo as projeções anunciadas nesta quinta-feira pelo Centro de Previsão do Clima (CPC) dos Estados Unidos. 

A partir do texto e de seus conhecimentos sobre o assunto, responda:

A) Explique o fenômeno climático exposto e sua relação com os ventos alísios.

O candidato ao caracterizar o fenômeno climático conhecido como El Niño deveria mencionar que ele decorre do aquecimento anormal das águas superficiais do pacífico sul, próximo ao equador, águas estas que são frias e provenientes da Corrente de Humboldt. O aquecimento das mesmas altera as condições de pressão sobre o oceano e consequentemente influencia na dinâmica dos ventos, como é o caso dos alísios. Durante a ocorrência do fenômeno ocorre uma redução da intensidade e na força destes ventos, que sopram das regiões tropicais em direção à linha do Equador, carregando consigo umidade.

B) Durante sua atuação, quais são as principais consequências ambientais e econômicas que o fenômeno apresentado desencadeia nas regiões Nordeste e Sul do Brasil?

O candidato deveria lembrar que durante a ocorrência do El Niño os ventos alísios mais fracos são incapazes de realizar seu movimento natural em direção à linha do Equador, percorrendo apenas um trecho dessa distância. Assim, a umidade que seria levada até as baixas latitudes equatoriais fica concentrada próxima ao círculo tropical sul, fazendo com que na região sul do Brasil a chuva seja mais abundante, o que pode causar perdas econômicas para a agricultura, em decorrência do excesso de umidade, ao passo que no nordeste do Brasil, próximo à linha do Equador, a umidade não chegue e a situação de seca, já habitual no sertão, seja agravada, com reduções drásticas das precipitações, afetando as lavouras de subsistência da população sertaneja.
____________________________________________________________________________________________ 

QUARTA QUESTÃO - URBANIZAÇÃO

A urbanização corresponde ao processo de transformação dos espaços rurais em espaços urbanos, com o crescimento das cidades e das práticas inerentes a elas, como as atividades industriais e comerciais. O urbano não se restringe à cidade, mas é principalmente nela que ele se materializa, fato que associa o processo de urbanização ao crescimento das cidades em relação ao campo.

A partir do texto e de seus conhecimentos sobre o assunto, faça o que se pede.

A) Diferencie o processo de urbanização ocorrido nos países desenvolvidos e nos emergentes.

O candidato deveria mencionar que nesses dois grupos de países o processo de urbanização se diferencia principalmente por conta do planejamento realizado nas cidades, o que é capaz de minimizar as desigualdades e diferenças sociais ali observadas. Nos países desenvolvidos o processo de urbanização foi decorrente da industrialização nos séculos XVIII e XIX, tendo ocorrido de maneira lenta e gradual, o que permitiu que grande parte dos problemas urbanos fossem minimizados pela oferta dos serviços essenciais à população. Já nos países emergentes o processo de urbanização se deu de modo tardio e acelerado, fruto da industrialização e da modernização da agricultura pós Revolução Verde, o que causou intenso fluxo de pessoas do campo para as cidades, que se mostraram incapazes de absorver essa população e de oferecer condições de vida para grande parte das mesmas.

B) A formação de metrópoles é considerado um fator comum na urbanização dos países desenvolvidos e nos emergentes. Nesse sentido, explique como ocorreu tal processo nesses dois grupos de países.


Nesse item o candidato deveria em sua resposta explicar que o processo de formação das metrópoles é decorrente da própria concentração econômica dos países, motivada pela expansão da economia industrial. As indústrias tendem a concentrar-se nas maiores cidades onde os equipamentos urbanos são mais avançados e eficientes, o que tende a atrair grandes fluxos migratórios provenientes do campo e das áreas urbanas adjacentes, em busca de melhores condições de emprego e renda. Isso afeta diretamente as condições socioeconômicas das metrópoles formadas, principalmente a respeito dos equipamentos urbanos, oriundos do planejamento (no caso dos países desenvolvidos) ou a falta deles (no caso dos emergentes), piorando drasticamente a vida das populações urbanas nas nações menos desenvolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário