domingo, 24 de abril de 2016

RESPOSTAS COMENTADAS DE GEOGRAFIA UFU - 2016/2 (SEGUNDA FASE)


PRIMEIRA QUESTÃO - MIGRAÇÕES

A Alemanha disse que poderá receber até 500 mil refugiados por ano nos próximos anos, mas voltou a pedir que outros países também recebam imigrantes e refugiados, diante da pior crise desde a Segunda Guerra Mundial. Sigmar Gabriel, vice-chanceler alemão (equivalente ao cargo de vice-primeiro-ministro), disse que a economia alemã é forte e, assim, o país poderia aceitar um número desproporcional de imigrantes.

A partir do texto e de seus conhecimentos sobre o assunto, responda:

A) Por que a Alemanha está disposta a receber grandes levas de refugiados oriundos do norte da África e do Oriente Médio?

Neste item o candidato deveria basear sua resposta nas questões relativas à demografia europeia contemporânea, mencionando que a Alemanha passa atualmente por um intenso processo de envelhecimento populacional, nomeado por alguns estudiosos como “euroesclerose”. O envelhecimento populacional alemão acaba por reduzir a oferta de mão de obra no país, o que por sua vez afeta negativamente na composição da População Economicamente Ativa – PEA da nação. Assim, a Alemanha se dispõe a absorver parte do fluxo migratório para suprir sua demanda de mão de obra e posteriormente ampliar seus mercados consumidores internos.

B) Por que, ao contrário da Alemanha, alguns países da Europa, como Hungria, Irlanda e Dinamarca, estão impondo restrições para a entrada de imigrantes?

Na resposta para este item o candidato deveria atentar-se para o fato de os países como Hungria, Irlanda e Dinamarca fecham ou buscam maneiras de fechar suas fronteiras aos imigrantes, por conta dos elevados gastos sociais de seus Estados, principalmente no que tange ao sistema previdenciário. Mais especificamente, a Irlanda faz parte do grupo de nações mais afetadas pela atual crise econômica na União Europeia, juntamente com Portugal, Itália, Grécia e Espanha – P.I.I.G.S. O recebimento deste fluxo de refugiados poderia agravar ainda mais a situação econômica do país. Já a Hungria baseia sua negação ao fato de que um acordo assinado pelos países membros do bloco europeu, chamado Regulação de Dublin, o qual determina que os imigrantes devem pedir asilo no primeiro país europeu em que entrarem, o que coloca a Hungria em uma situação complicada, devido à sua localização na fronteira entre a União Europeia e o Leste Europeu, de onde vêm grandes somas de imigrantes do Oriente Médio.
__________________________________________________________________________ 

SEGUNDA QUESTÃO - AGRICULTURA DO BRASIL

Somente a partir de meados da década de 1960, a agricultura brasileira inicia o processo de modernização, com a chamada Revolução Verde . Emergem, nessa década, com o processo de modernização da agricultura, novos objetivos e formas de exploração agrícola originando transformações tanto na pecuária, quanto na agricultura. Como consequências do processo são apontados, além da acirrada concorrência no que diz respeito à produção, os efeitos sociais e econômicos sofridos pela população envolvida com atividades rurais.

A partir do texto e de seus conhecimentos sobre o assunto, responda:

A) No contexto apresentado, quais foram as principais alterações sofridas nas relações de trabalho em virtude do desenvolvimento do capitalismo no campo brasileiro?

Para este item o candidato deveria se atentar para o fato de que com o advento da Revolução Verde houve uma ampla modernização das atividades agropecuárias do mundo após a Segunda Guerra Mundial, principalmente nas nações subdesenvolvidas, que passaram a produzir em larga escala visando ao abastecimento dos mercados dos países desenvolvidos. Das modificações observadas as mais importantes se referem à substituição da mão de obra humana pelos maquinários, causando intenso desemprego estrutural. O risco de perder os postos de trabalho levaram os trabalhadores a tornarem-se cada vez mais submissos aos patrões, trazendo modificações nas relações de trabalho, “precarizando” muitas vezes as situações de emprego e suprimindo muitos dos direitos trabalhistas.

B) Como esse processo contribuiu para a ampliação de periferias nas cidades?

Neste item o candidato deveria informar que a substituição do homem pelas máquinas provocou um intenso movimento migratório do campo para a cidade, chamado de êxodo rural, que trouxe como imediata consequência o crescimento acelerado da população urbana, o que agrava as condições de vida já precárias em muitas áreas das cidades do Brasil. Em consequências secundárias pode-se observar ao inchaço urbano ou macrocefalia urbana, aumentando a população a níveis superiores aqueles que os serviços públicos fossem capazes de oferecer condições de saneamento e vivência. Soma-se a isso o aumento do desemprego ou subemprego urbano, fruto da baixa qualificação de parcelas dos imigrantes rurais, o que aumenta as desigualdades, podendo culminar no processo de favelização das periferias urbanas. 
__________________________________________________________________________

TERCEIRA QUESTÃO - DINÂMICA CLIMÁTICA

Terceiro El Niño mais intenso da história vai até 2016

O fenômeno climático El Niño, que reapareceu em março, deve durar até o segundo trimestre de 2016 e pode ser um dos mais intensos da história, segundo as projeções anunciadas nesta quinta-feira pelo Centro de Previsão do Clima (CPC) dos Estados Unidos. 

A partir do texto e de seus conhecimentos sobre o assunto, responda:

A) Explique o fenômeno climático exposto e sua relação com os ventos alísios.

O candidato ao caracterizar o fenômeno climático conhecido como El Niño deveria mencionar que ele decorre do aquecimento anormal das águas superficiais do pacífico sul, próximo ao equador, águas estas que são frias e provenientes da Corrente de Humboldt. O aquecimento das mesmas altera as condições de pressão sobre o oceano e consequentemente influencia na dinâmica dos ventos, como é o caso dos alísios. Durante a ocorrência do fenômeno ocorre uma redução da intensidade e na força destes ventos, que sopram das regiões tropicais em direção à linha do Equador, carregando consigo umidade.

B) Durante sua atuação, quais são as principais consequências ambientais e econômicas que o fenômeno apresentado desencadeia nas regiões Nordeste e Sul do Brasil?

O candidato deveria lembrar que durante a ocorrência do El Niño os ventos alísios mais fracos são incapazes de realizar seu movimento natural em direção à linha do Equador, percorrendo apenas um trecho dessa distância. Assim, a umidade que seria levada até as baixas latitudes equatoriais fica concentrada próxima ao círculo tropical sul, fazendo com que na região sul do Brasil a chuva seja mais abundante, o que pode causar perdas econômicas para a agricultura, em decorrência do excesso de umidade, ao passo que no nordeste do Brasil, próximo à linha do Equador, a umidade não chegue e a situação de seca, já habitual no sertão, seja agravada, com reduções drásticas das precipitações, afetando as lavouras de subsistência da população sertaneja.
____________________________________________________________________________________________ 

QUARTA QUESTÃO - URBANIZAÇÃO

A urbanização corresponde ao processo de transformação dos espaços rurais em espaços urbanos, com o crescimento das cidades e das práticas inerentes a elas, como as atividades industriais e comerciais. O urbano não se restringe à cidade, mas é principalmente nela que ele se materializa, fato que associa o processo de urbanização ao crescimento das cidades em relação ao campo.

A partir do texto e de seus conhecimentos sobre o assunto, faça o que se pede.

A) Diferencie o processo de urbanização ocorrido nos países desenvolvidos e nos emergentes.

O candidato deveria mencionar que nesses dois grupos de países o processo de urbanização se diferencia principalmente por conta do planejamento realizado nas cidades, o que é capaz de minimizar as desigualdades e diferenças sociais ali observadas. Nos países desenvolvidos o processo de urbanização foi decorrente da industrialização nos séculos XVIII e XIX, tendo ocorrido de maneira lenta e gradual, o que permitiu que grande parte dos problemas urbanos fossem minimizados pela oferta dos serviços essenciais à população. Já nos países emergentes o processo de urbanização se deu de modo tardio e acelerado, fruto da industrialização e da modernização da agricultura pós Revolução Verde, o que causou intenso fluxo de pessoas do campo para as cidades, que se mostraram incapazes de absorver essa população e de oferecer condições de vida para grande parte das mesmas.

B) A formação de metrópoles é considerado um fator comum na urbanização dos países desenvolvidos e nos emergentes. Nesse sentido, explique como ocorreu tal processo nesses dois grupos de países.


Nesse item o candidato deveria em sua resposta explicar que o processo de formação das metrópoles é decorrente da própria concentração econômica dos países, motivada pela expansão da economia industrial. As indústrias tendem a concentrar-se nas maiores cidades onde os equipamentos urbanos são mais avançados e eficientes, o que tende a atrair grandes fluxos migratórios provenientes do campo e das áreas urbanas adjacentes, em busca de melhores condições de emprego e renda. Isso afeta diretamente as condições socioeconômicas das metrópoles formadas, principalmente a respeito dos equipamentos urbanos, oriundos do planejamento (no caso dos países desenvolvidos) ou a falta deles (no caso dos emergentes), piorando drasticamente a vida das populações urbanas nas nações menos desenvolvidas.

sábado, 2 de abril de 2016

GABARITO COMENTADO DE GEOGRAFIA UFU - 2016/2 (PRIMEIRA FASE)



QUESTÃO 01 - IMPACTOS AMBIENTAIS ANTRÓPICOS

Com 317 anos, o distrito de Bento Rodrigues, na cidade mineira de Mariana, tinha história. O vilarejo de 600 habitantes fez parte da rota da Estrada Real no século XVII e abrigava igrejas e monumentos de relevância cultural. Em 5 de novembro, em apenas onze minutos, um tsunami de 62 milhões de metros cúbicos de lama aniquilou Bento Rodrigues. Dez mortes haviam sido confirmadas até a tarde da última sexta-feira e dezoito pessoas continuavam desaparecidas. A onda devastou outros sete distritos de Mariana e contaminou os rios Gualaxo do Norte, do Carmo e Doce. Moradores de cidades em Minas e no Espírito Santo tiveram a rotina afetada por interrupções no abastecimento de água. O destino final da lama deve ser o mar do Espírito Santo, onde o Rio Doce tem sua foz. O que causou a tragédia foi o rompimento de duas barragens no complexo de Alegria, da mineradora Samarco. 

A barragem rompida em Mariana continha rejeito, o resíduo resultante da mineração de ferro, responsável por desencadear os seguintes impactos ambientais, EXCETO:

a) Acúmulo de sedimentos na calha fluvial.
b) Alterações nos padrões de qualidade de água.
c) Mortandade de animais terrestres e aquáticos
d) Diminuição da vazão anual do rio.

RESPOSTA CORRETA: D

O vazamento dos resíduos de mineração das represas de rejeitos da empresa SAMARCO liberou efluentes de mineração altamente contaminantes, principalmente relacionados a metas pesados, que acabaram por contaminar o baixo curso do Rio Doce, alcançando o litoral do Espírito Santo. Dentre as alternativas da questão, a única que não se relaciona às consequências deste desastre ambiental é a que menciona a vazão anual do rio, uma vez que este aspecto é determinado por questões climáticas, como a pluviosidade nas áreas componentes da bacia hidrográfica.
______________________________________________________________________________________

QUESTÃO 02 - URBANIZAÇÃO E PROBLEMAS URBANOS

Uma definição de favela não deve ser construída em torno do que ela não possui em relação ao modelo dominante da cidade. Pelo contrário, as favelas devem se reconhecidas em suas especificidades sócio-territorial e servirem de referência para a elaboração de políticas apropriadas a estes territórios.

O território apresentado é caracterizado, em parte ou em sua totalidade, pelas seguintes referências, EXCETO:

a) Ocupação marcada pela alta densidade de habitações com grau de soberania do Estado superior à média do conjunto da cidade.
b) Forte estigmatização socioespacial, especialmente inferida por moradores de outras partes da cidade.
c) Edificações predominantes caracterizadas pela autoconstrução que não se ordena pelos parâmetros definidos pelo Estado.
d) Insuficiência histórica de investimentos do Estado e do mercado formal, principalmente imobiliário, financeiro e de serviços.

RESPOSTA CORRETA: A

Apesar das áreas classificadas como favelas possuírem uma elevada densidade de habitações, estas não representam um grau de soberania do Estado em níveis superiores às demais regiões das cidades; pelo contrário, estas áreas encontram-se em grande parte ausentes (de modo pleno ou parcial) de presença do Estado, quer seja no âmbito social, econômico ou político. O próprio processo de favelização decorre da ineficiência do Estado em realizar o planejamento urbano o fornecer condições de vivência para as populações que nestas zonas periféricas residem.
______________________________________________________________________________________

QUESTÃO 03 - SISTEMAS DE TRANSPORTES

Corredor de Exportação bate recorde de movimentação mensal em Paranaguá


 Acompanhando o recorde brasileiro nas exportações de soja, o Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá também fechou o mês de junho com movimentação histórica de graneis. Balanço divulgado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) aponta que o fluxo total de grãos no mês passado totalizou 1,92 milhões de toneladas. A marca é 5,9% superior ao desempenho anterior, de 1,81 milhão de toneladas escoadas em maio de 2011.

Os portos são uma parte integrante desse complexo, definido como um

a) Aparato de incentivos fiscais voltados à ampliação da produção destinada ao abastecimento do mercado internacional.
b) Conjunto de infraestruturas criadas pelo agronegócio com a finalidade de facilitar o escoamento de gêneros agrícolas para outros países.
c) Sistema integrado de transporte e armazenagem destinado, principalmente, ao escoamento de produtos para o mercado externo.
d) Programa de estímulo à produção de produtos primários locais de alto valor agregado, voltado para exportação.

RESPOSTA CORRETA: C

O sistema portuário brasileiro é historicamente para a exportações de commodities, minerais e agrícolas, destacando-se sistemas portuários com destinações específicas, tais como os portos de Tubarão e Itaqui, que escoam minerais metálicos, e o porto de Paranaguá, no litoral sul do Brasil. Este último tem suas atividades vinculadas fortemente ao escoamento da produção agrícola do Centro-sul do país, principalmente nos estados de Matogrosso e Matogrosso do Sul. Para que haja eficiência (dentro das possibilidades...) em sua operação, faz-se útil a integração de sistemas de transportes intermodais, além de estruturas de armazenamento da produção, possibilitando o abastecimento dos mercados externos.
______________________________________________________________________________________

QUESTÃO 04 - CARTOGRAFIA E ESCALA CARTOGRÁFICA

Mapa é a representação no plano, normalmente em escala pequena, dos aspectos geográficos, naturais, culturais e artificiais de uma área tomada na superfície de uma Figura planetária, delimitada por elementos físicos, político-administrativos, destinada aos mais variados usos, temáticos, culturais e ilustrativos.

Em qual das escalas apresentadas é possível obter um melhor nível de detalhamento dos aspectos geográficos expostos em um mapa?

a) 1 : 120 km
b) 1 : 100.000 m
c) 1 : 150.000.000 cm
d) 1 : 1.900 hm

RESPOSTA CORRETA: B

O nível de detalhamento de um mapa é determinado pelo grau da redução que foi realizada para que ela coubesse no papel ou carta. Para isso adota-se um valor fracionário, onde o numerador representa a medida observada no mapa, enquanto o denominador representa a medida real do local na área cartografada. Assim, quanto maior esse denominador, menor será a escala, ou seja, mais a realidade foi reduzida para que coubesse no papel. Mapas que possuem escala com denominadores grandes possuirão poucos detalhes e pouca possibilidade de uso efetivo que dependa de precisão. Por exemplo, uma escala 1:100 possui mais detalhamento que uma escala 1:1000. Ao se converter as unidades das alternativas da questão, tem-se as escalas (a) 1:12.000.000; (b) 1:10.000.000; (c) 1:150.000.000; d) 1:19.000.000.
______________________________________________________________________________________

QUESTÃO 05 - MIGRAÇÕES E MOVIMENTOS POPULACIONAIS


O mundo nunca teve tanta gente morando fora do país de origem. A ONU (Organização das Nações Unidas) avalia que existem atualmente 160 milhões de migrantes, pessoas vivendo fora do seu país[...].

Excetuando-se os casos de guerras e(ou) perseguições políticas, a dinâmica populacional descrita tem como origem predominante as nações

a) cuja economia é incapaz de absorver a força de trabalho.
b) que passaram por grandes catástrofes naturais.
c) cujo crescimento populacional é descontrolado.
d) que possuem baixa produção agrícola.

RESPOSTA CORRETA: A

Além das situações conflituosas, excetuadas pelo enunciado da questão, o principal "motor" dos fluxos migratórios contemporâneos se refere às desigualdades socioeconômicas entre as nações, e na atualidade, a questão do emprego torna-se um forte expoente nessa temática. Nas nações em desenvolvimento a modernização das indústrias e das práticas agrícolas tem liberado grandes contingentes de mão de obra (desemprego estrutural), que não são absorvidas pelo mercado formal de trabalho, assim como as crises econômicas das nações desenvolvidas diminuem a oferta de postos de trabalho (desemprego conjuntural). Com a perda do emprego, cria-se um fator de repulsão nas populações que começam a se movimentar pelo mundo, em busca de melhores condições de vida e renda, tal qual se observa no mapa apresentado na questão.
______________________________________________________________________________________

QUESTÃO 06 - DINÂMICA CLIMÁTICA GLOBAL

Ao contrário das vagas (ondas) e marés cujos efeitos muitas vezes espetaculares não fazem senão transporte de águas a pequenas distâncias, os oceanos são o centro de movimentos permanentes podendo arrastar as partículas líquidas muito longe do seu local de origem: são as correntes marinhas. Com velocidades fracas (não ultrapassam geralmente os 2 nós) a sua influência é considerável tanto para a navegação como para a economia geral dos mares e para o clima. 

Considerando o fenômeno geográfico apresentado, sua influência no clima ocorre pela contribuição direta à

a) geração dos ventos alísios.
b) distribuição do calor no planeta.
c) ampliação dos desertos tropicais.
d) formação de tornados na atmosfera.

RESPOSTA CORRETA: B

As correntes marítimas representam um dos principais fatores climáticos da Terra, sendo responsáveis pela determinação das características climáticas das regiões continentais e oceânicas. Essas grandes massas de água se deslocam na superfície dos oceanos, hora arrastadas pelos ventos que varrem a superfície das águas, hora pela diferença de pressão atmosférica das localidades. Dividem-se, grosso modo, entre aquelas correntes frias que partem das altas latitudes (círculos polares) e aquelas correntes quentes que partem da baixas latitudes (faixa intertropical). Ao se deslocarem, trocam calor com os gases atmosféricos, em busca do equilíbrio térmico, possibilitando o aumento da temperatura m locais frios, ou a amenização térmica dos locais mais quentes.
______________________________________________________________________________________

QUESTÃO 07 - RECURSOS ENERGÉTICOS DO BRASIL

Petróleo Brasileiro S.A. ou simplesmente Petrobras é uma empresa de capital aberto (sociedade anônima), cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil (União). É, portanto, uma empresa estatal de economia mista. 

A empresa apresentada é responsável, entre outras atribuições no Brasil, pela

a) distribuição e comercialização de petróleo e seus derivados.
b) determinação do preço final da venda dos combustíveis.
c) prospecção e transporte de hidrocarbonetos fluidos e sólidos.
d) importação de gás combustível e petróleo.

RESPOSTA CORRETA: A

A Petrobras, criada na década de 1950 no segundo governo de Getúlio Vargas, atua no Brasil e em outros países tradicionalmente na extração e beneficiamento de recursos energéticos fósseis, e mais recentemente na produção de fontes renováveis de energia, principalmente os biocombustíveis. A empresa controla (direta ou indiretamente) uma gama de atividades desde a prospecção, exploração das lavras, transporte do combustível bruto, refino e extração dos derivados até a distribuição e a comercialização dos derivados, atuando em praticamente todos os ramos da cadeia produtiva dos setores de combustíveis, fósseis ou não.
______________________________________________________________________________________

QUESTÃO 08 - GEOPOLÍTICA DA AMÉRICA LATINA

Governo cubano lançará internet de banda larga em dois bairros de Havana
O governo cubano anunciou na noite deste domingo (31) que está lançando um serviço de internet de banda larga em dois bairros de Havana como parte de um projeto piloto que visa levar às casas o acesso à rede. [...] O acesso público à internet por banda larga só começou em Cuba no ano passado, com a abertura de pontos de wi-fi públicos que custam US$ 2 por hora. O valor equivale a cerca de um décimo do salário médio mensal em Cuba.

O atraso na expansão da tecnologia de banda larga em Havana tem como causa principal o(a)

a) rígido controle estatal sobre os meios de comunicação, que impõe restrições em relação ao acesso aos serviços não controlados pelo governo.
b) embargo econômico imposto pelos Estados Unidos, que gera dificuldades na criação de tecnologias de comunicação pelos cubanos.
c) desinteresse de empresas de comunicação localizados fora de Cuba, em expandir suas atividades na ilha.
d) falta de mercado consumidor para esse produto, causada por aspectos financeiros e culturais.

RESPOSTA CORRETA: A / B

Segundo o gabarito preliminar da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, a resposta correta é a alternativa A, porém o desenvolvimento tecnológico do sistema informacional cubano encontra-se muito aquém daquele observados em várias das demais nações americanas, fruto do fechamento político e do bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos desde a Guerra Fria. Embora o governo autoritário do país busque meios de cercear o acesso da população a serviços não controlados pelo Estado, isso não pode ser considerado como fator anulador dos atrasos decorrentes do referido embargo.  

No final de 2014 o mundo assistiu ao anúncio histórico do presidente Barak Obama, de que iria dar início a uma série de ações políticas e diplomáticas com o intuito de reaproximar os governos de Estados Unidos e Cuba, rompidos desde a década de 1960, quando o quadro geopolítico da Guerra Fria e a Crise dos Mísseis  levou a potência capitalista americana a impor um bloqueio econômico e um embargo comercial à ilha governada à época por Fidel Castro. A saída de Fidel do poder e a chegada de Raúl Castro ao governo trouxe a Cuba uma maior flexibilização política e diplomática, que ajuda a fomentar as ações de Obama em direção ao reatamento das relações entre as duas nações americanas, o que poderia beneficiar amplamente a modernização e o desenvolvimento técnico do país centro-americano.
______________________________________________________________________________________

QUESTÃO 09 - MEIO AMBIENTE E SAÚDE


Observe os cartogramas e, e seguida, assinale a alternativa que apresenta o fator ou condição geográfica apresentada que é considerada como principal responsável pela baixa infestação por Aedes Aegypti e risco de ocorrência da dengue e outras doenças transmitidas por esse mosquito na porção sul do Brasil.

a) As características climáticas da região.
b) As ações de controle vetorial empregadas.
c) As melhores condições de moradia local.
d) Os maiores investimentos de combate ao mosquito.

RESPOSTA CORRETA: A

A recente expansão de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti no Brasil, como a dengue (em todos os tipos), a chikungunya e mais recentemente zika, tem despertado atenção do poder público em todos os estados, principalmente naqueles em que os surtos são mais intensos. Um dos aspectos dessas doenças é a capacidade rápida de reprodução do mosquito, quando este dispõe de condições favoráveis, principalmente relacionada a reservatórios de água limpa e parada. A falta de ações inibidoras dos criadouros por parte da população é um agravante para a proliferação do mosquito, porém as condições climáticas também exercem um papel decisivo para o quadro, pois o mosquito se reproduz melhor em locais quentes e úmidos, daí o fato de que a região sul, com clima subtropical com temperaturas amenas e baixas no inverno, representa um local de difícil reprodução para o Aedes Aegypti, explicando a razão para a pequena incidência da(s) doença(s) a ele relacionada(s).
______________________________________________________________________________________

QUESTÃO 10 - COMÉRCIO E POLÍTICA ECONÔMICA

Países mais ricos da Europa ajudam os agricultores com R$ 326 bilhões por ano.


Organização Mundial do Comércio (OMC) iniciou uma rodada de negociações para facilitar o comércio internacional e estimular o aumento da produção agrícola, mas nenhum acordo importante foi firmado. Uma das principais fontes de discórdia é a ajuda que os países ricos dão a seus agricultores - os chamados subsídios agrícolas.

A prática econômica exposta é considerada um entrave nas negociações organizadas pela OMC, porque

a) inviabiliza a agricultura de subsistência.
b) inflaciona o preço dos produtos no mercado internacional.
c) eleva a produção de commodities nos países emergentes.
d) torna desigual a competição pelos mercados.

RESPOSTA CORRETA: D

O comércio internacional na atualidade tende a buscar a liberalização máxima das trocas de mercadorias entre as nações, além da criação e ampliação dos blocos econômicos. Porém, questões ligadas ao protecionismo dos mercados e a oferta de subsídios vão na contramão deste processo, pois tais medidas acabam por emperrar as trocas comerciais entre as nações. O protecionismo se materializa principalmente na cobrança de impostos e tarifas alfandegárias para os produtos estrangeiros, enquanto os subsídios auxiliam os produtores, custeando ou cortando seus gastos produtivos. Com os produtores dos países desenvolvidos tendo que gastar menos, pela ajuda estatal dos subsídios, conseguem ter acesso facilitado aos mercados consumidores, tornando a competição desigual para aqueles produtores de nações que não praticam ou praticam em menor escala o protecionismo.

______________________________________________________________________________________