sábado, 17 de janeiro de 2015

Nasceu...

Certidão de Nascimento

Uberlândia, 17 de janeiro de 2015

Nasce hoje, ainda que de modo meio confuso pra mim (é tudo muito novo para quem nunca teve um blog...) o 'Geografia de Tudo'. 

O título do blog corresponde, a meu ver, ao maior de todos os desafios que possivelmente virão, pois há de fato Geografia em todas as coisas, assim como há todas as demais vertentes das Ciências em tudo que nos cerca, mas o meu real desafio se encontrará exatamente no fato de tentar observar as facetas da multifacetada Geografia nessas coisas.

O atual estágio de desenvolvimento das sociedades humanas traz ao mundo uma aproximação (física, econômica, cultural, política...) que só não é maior que o antagônico afastamento e o distanciamento que se observa nestas mesmas sociedades cada vez mais integradas. Este afastamento, acredito eu, encontra seu principal combustível nas diferenças e na diversidade que são intrínsecos aos povos, que quando colocados frente a frente dão origem a uma série de (re)ações, que podem ir da simples resistência daquilo que é trazido pelo outro, até culminar em aversões que desencadeiam conflitos entre ideologias, culturas, religiões, ideias, enfim, entre povos.

Considero que seja humanamente impossível compreender plenamente a mundo em que vivemos, porém considero que seja vital a busca do entendimento dos acontecimentos e elementos que nos são imediatamente próximos para que possamos nos inserir de modo pleno e protagonista em nossa realidade. Assim, usar a ciência em todas as suas facetas configura-se como ferramenta ímpar na procura desse entendimento.

É preciso, como muito se afirma em palestras de marketing empresarial na atualidade, "pensar globalmente e agir localmente", ou seja: é impossível querer entender e resolver os problemas do mundo enquanto não formos capazes de entender e resolver os problemas que nos são imediatamente próximos. Faz-se necessária atualmente uma auto-reflexão do indivíduo, para que este saiba exatamente qual o seu papel enquanto cidadão participativo, e principalmente para que se ultrapasse a inércia social que muitos de nós nos encontramos, apenas 'seguindo o rebanho' de cabeça baixa, quando o correto seria olhar para o horizonte e apontar a melhor direção a se seguir.


Será essa a mola mestra deste blog recém nascido, tentar (humildemente) criar reflexões sobre o 'Tudo', sob o viés da Geografia, e suscitar em seus leitores muito mais questionamentos do que explicações, pois acredito que seja essa a força que move a ciência. Vivemos em busca do "por que das coisas", quando na verdade as respostas deveriam explicar o "como essas coisas acontecem".

Assim, sejam todos bem vindos!


Édr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário