sexta-feira, 31 de outubro de 2025

CORREÇÃO COMENTADA DE GEOGRAFIA - UNICAMP 2026

 Logotipo

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

.                         QUESTÃO 15                        .

“O ato de comer é construído culturalmente, e mediado por práticas, crenças, comportamentos, tabus, que formam os hábitos alimentares, que, por sua vez, relacionam-se a aspectos culturais, socioeconômicos e psicológicos que envolvem o ambiente alimentar de cada indivíduo. Os hábitos alimentares são dinâmicos e sensíveis às mudanças que ocorrem nas sociedades, fundamentalmente, nos sistemas alimentares. Com o sistema alimentar que predomina hoje, a humanidade vem substituindo a comida que carrega significados culturais e tradições ancestrais por produtos alimentares ultraprocessados globalizados, que viajam quilômetros até chegar ao prato, causando a homogeneização dos hábitos alimentares de forma global. O problema é que os ultraprocessados têm acarretado sérios problemas à saúde da população [...]”.

A partir do texto, é correto afirmar que a produção e o consumo de alimentos no mundo contemporâneo possuem

a) menor vínculo com o lugar, visto que a indústria de processamento de alimentos e a produção agropecuária estão cada vez mais especializadas. Assim, produtos circulam com maior velocidade e eficiência entre a área de produção e o mercado consumidor, reduzindo o acesso da população a alimentos in natura e à diversidade produtiva regional.

â.CORRETO-   Com a modernização das atividades agrícolas a partir da revolução Verde nasce o agronegócio, que conecta as práticas agropecuárias, industriais, comerciais e a prestação de serviços, levando à formação de uma grande cadeia produtiva que reduz a necessidade de contato físico entre as partes dessa cadeia, uma vez que os meios de circulação de mercadorias encurtam as distâncias e comprimem o tempo, reduzindo a necessidade de vínculo entre o consumidor e o local onde a mercadoria é produzida.

b) maior interdependência com o lugar, visto que a indústria de processamento precisa manter a proximidade com as áreas da produção agropecuária, aproveitando a modernização do sistema de circulação para atingir o mercado consumidor mais distante. Isso fortalece o acesso da população a produtos da agricultura familiar e à diversidade produtiva regional.

â.INCORRETO-   Com os modernos sistemas de beneficiamento e logística a necessidade de proximidade física entre as regiões produtoras e consumidoras dos alimentos tem se tornado cada vez menos importante, o que reduz drasticamente a dependência dos consumidores em relação aos recursos produzidos especificamente no seu local de moradia, posto que a circulação no presente é muito mais ágil e fácil que no passado.

c) maior conexão com o lugar, visto que a indústria de processamento de alimentos pode estar distante da área de produção agropecuária. O sistema de circulação permite interligar, com menor custo, a área de produção ao mercado consumidor, restringindo o acesso da população à produção da pequena indústria local e à diversidade alimentar regional.

â.INCORRETO-   Como a indústria de processamento pode hoje se localizar distante das áreas produtoras de alimentos, não há uma maior conexão com o lugar, posto que as atividades correlatas agora superam as limitações espaciais. O que invalida a ideia de que o acesso das populações de uma localidade ficará restrito aos produtos da indústria e da agricultura locais.

d) menor correlação com o lugar, visto que a indústria de processamento e a produção agropecuária possuem pouca vinculação entre si, tornando-se independentes, mas com estreitamento promovido pelo sistema de circulação entre a área de produção e o mercado consumidor. Isso favorece o acesso da população aos alimentos da culinária local e à diversidade alimentar regional.

 

â.INCORRETO-   Apesar de haver de fato uma menor vinculação com a esfera local, de modo algum há pouca vinculação entre as indústrias de processamento e as atividades agropecuárias, posto que toda a cadeia de produção, beneficiamento e distribuição alimentar encontra-se hoje completamente conectada e interligada em escala planetária.

 RESPOSTA -.A                                                                     

 COMENTÁRIO   No presente é cada vez mais plausível a ideia de que todos os processos produtivos estão divididos quem etapas cada vez menores, mas que ao mesmo tempo estão cada vez mais integradas e interdependentes entre si. Atividades anteriormente restritas ao campo, como a agropecuária, estão hoje cada vez mais conectadas com atividades anteriormente restritas à cidade, como a indústria e o comércio. Desse modo se estabelece uma cadeia global de produção em que atividades estão diretamente ligadas, independente da distância física que as separa, e é essa dinâmica que sustenta o processo de globalização.

.                         QUESTÃO 16                        .

Atualmente, é comum denominar a divisão político-regional do mundo entre Norte e Sul Global. Essa delimitação não segue exatamente os pontos cardeais. Há países do Norte que estão no Sul e vice-versa, conforme indicado no mapa. Essa forma de divisão está baseada no tabuleiro geopolítico e econômico mundial e afastada da localização geográfica dos países.

Em relação à localização dos países do Norte e Sul Global nos diferentes hemisférios, assinale, com base no mapa, a alternativa correta.

a) Austrália e Nova Zelândia são os únicos países do Norte Global situados no hemisfério meridional e hemisfério ocidental.

â.INCORRETO-   Apesar de Austrália e Nova Zelândia serem os únicos países do Sul Geográfico (meridional)no localizados no Norte Global, ambos estão no hemisfério oriental, e não ocidental.

b) Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Venezuela estão no Sul Global e têm seus territórios no hemisfério meridional e no hemisfério oriental.

â.INCORRETO-   Apesar de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Venezuela estarem no Sul Global (meridional), ambos estão no hemisfério ocidental, e não oriental.

c) Estados Unidos e Canadá são países do continente americano no Norte Global que têm seus territórios localizados no hemisfério setentrional e hemisfério ocidental.

â.CORRETO-   Estados Unidos e Canadá formam a América Anglo Saxônica, sendo as nações desenvolvidas da América, estando no chamado Norte Global (setentrional) e no hemisfério ocidental (Oeste).

d) China, Rússia, Índia e Japão, integrantes do Norte Global, estão situados no hemisfério setentrional e no hemisfério oriental.

â.INCORRETO-   Dessas nações apenas Rússia e Japão integram o Norte Global (setentrional), enquanto China e Índia integram o Sul Global (meridional). Embora todos de fato estejam no hemisfério oriental (Leste).

 RESPOSTA -.C                                                                    

 COMENTÁRIO   Ao término da Guerra Fria a divisão do mundo entre ocidente e oriente, estabelecida a partir das diferenças ideológicas entre capitalismo e socialismo, foi substituída por uma nova divisão, desta vez entre Norte e Sul Globais, estabelecida agora a partir das diferenças no nível de desenvolvimento entre as nações capitalistas do mundo, estando ao “Norte” os países mais desenvolvidos e ao “Sul” os menos desenvolvidos.

.                         QUESTÃO 17                        .

O mapa da África apresentando seus respectivos climas e zonobiomas (classificação internacional feita em função do clima e da fitofisionomia) é um bom exemplo para mostrar a distribuição das zonas climáticas em faixas latitudinais. Em outros continentes, cordilheiras, correntes marinhas e diversos fatores distorcem, interrompem e/ou expandem essas faixas, tornando- -as menos evidentes.

A partir da leitura do mapa e de seus conhecimentos sobre os componentes naturais do continente africano, assinale a alternativa correta em relação às zonas de transição.

a) A zona de transição I–II apresenta fitofisionomias típicas de savanas perenifólias nas proximidades da zona I e um processo gradativo do desenvolvimento de florestas ombrófilas no limite com a zona II.

â.INCORRETO-   A zona de transição I-II apresenta características de florestas latifoliadas, típicas de I, combinadas com formações savânicas de médio porte, típicas de II.

b) A zona de transição II–III apresenta formações vegetais contínuas e densas, com árvores latifoliadas e higrófilas, típicas da zona II e em detrimento das savanas típicas da zona III.

â.INCORRETO-   A zona de transição II-III apresenta características de formações savânicas de médio porte, típicas de II, combinadas com características de formações xerófilas, típicas de III.

c) A zona de transição II–V apresenta uma vegetação densa e permanente, com gramíneas e arbustos, pois a influência da zona V predomina por influência dos processos costeiros.

â.INCORRETO-   A zona de transição II-IV apresenta características de formações savânicas de médio porte, típicas de II, combinadas com características de estepes arbustivas, típicas de IV.

d) A zona de transição III–II apresenta vegetação de pequeno porte e espécies xerófitas no contato com a zona III, e um processo gradativo de savanização em direção à zona II.

â.CORRETO-   A zona de transição III-II apresenta características de formações xerófilas adaptadas às condições de aridez dos desertos e semidesertos, típicas de III, combinadas a características de formações savânicas de médio porte, de feições escleromórfitas, típicas de II.

 RESPOSTA -.D                                                                    

 COMENTÁRIO   A Distribuição global das formações vegetais, conhecidas como biomas, pela superfície terrestre segue padrões estabelecidos pelas condições edáficas dos ambientes, com destaque para o clima. Assim sendo, pode-se afirmar que a vegetação é um reflexo do clima de uma localidade, como se observa no continente africano, onde grandes biomas e desertos são entremeados por faixas de transição, conhecidas como ecótonos, caracterizadas pela combinação dos aspectos vegetacionais de dois ou mais biomas adjacentes.

.                         QUESTÃO 18                        .

Os conflitos entre Índia e Paquistão se acirraram em 2025, entre outros fatores, pela disputa de recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio Indo. Em setembro de 1960, os dois países firmaram o Tratado das Águas do Indo, que regula o uso compartilhado das águas desse sistema fluvial. Ao longo dos anos, a Índia manifestou, em diferentes ocasiões, a intenção de se desvincular do acordo. Em resposta, o governo paquistanês declarou que qualquer tentativa de bloqueio hídrico seria considerada um 'ato de guerra'.

Para entender o conflito, é fundamental analisar o sentido do fluxo de drenagem na bacia hidrográfica do rio Indo, conforme mostrado pelo mapa a seguir.

A partir da leitura do mapa e do texto, é correto afirmar que os afluentes

a) são rios drenados para o interior do continente (endorreicos) e escoam em direção à jusante, onde se localizam áreas agrícolas do Paquistão. Por isso, eventuais represamentos pela Índia comprometeriam a economia paquistanesa.

â.INCORRETO-   A drenagem dos rios retratados no mapa segue do interior do continente para o Oceano Índico, sendo, portanto, classificados como exorreicos. De fato, os rios escoam sempre da montante para a jusante e nesse caso a construção de barragens pela Índia poderia prejudicar práticas agrícolas paquistanesas.

b) são rios drenados para o oceano (exorreicos) situados na montante do território indiano. Isso permitiria ao Paquistão represar sua vazão e reduzir o abastecimento indiano destinado às atividades agropecuárias e industriais.

â.INCORRETO-   De fato os rios retratados no mapa seguem em direção ao Oceano Índico, sendo classificados como exorreicos. Porém, aqueles situados à montante na Índia estariam “acima” do território paquistanês, o que significa que nenhuma obra do Paquistão à jusante (mais abaixo) afetaria as atividades realizadas no território indiano, de onde a água vem .

c) são rios drenados para o interior do continente (endorreicos) e correm em direção à jusante, comprometendo as atividades econômicas das áreas urbanizadas do Paquistão que dependem da vazão originada nos afluentes situados na Índia.

â.INCORRETO-   A drenagem dos rios retratados no mapa segue do interior do continente para o Oceano Índico, sendo, portanto, classificados como exorreicos. Esses rios tem, em sua maioria, suas águas drenando as porções a montante do território do Paquistão, se mostrando favoráveis, e não desfavoráveis, ao uso de suas águas por esse país, para as mais diversas possibilidades de uso econômico e social.

d) são rios drenados para o oceano (exorreicos) situados na montante do Paquistão. Isso permitiria à Índia controlar seu fluxo, afetando as atividades agrícolas paquistanesas e comprometendo a economia do Paquistão.

â.CORRETO-   Os rios retratados no mapa seguem em direção ao Oceano Índico, sendo classificados como exorreicos, situados em sua maioria na porção “superior” do território paquistanês, tendo muitos deles suas nascente em territórios da Índia, que poderia realizar um uso excessivo de suas águas nas partes mais altas da bacia, comprometendo o uso dessas mesmas águas na parte baixa da bacia, já em território do Paquistão.

 RESPOSTA -.D                                                                    

 COMENTÁRIO   A Região da Caxemira se mostra no presente como um dos principais epicentros de conflitos territoriais no continente asiático, associados principalmente aos interesses referentes ao domínio das várias nascentes de rios observadas nas montanhas desta região fronteiriça entre Índia, China e Paquistão. O interesse dessas nações seria dominar o alto curso desses rios e ali realizar o desvio de suas águas para os seus próprios territórios, impedindo que essa água flua na direção dos outros países, o que pode comprometer severamente as atividades econômicas e as condições sociais das populações que ali residem. Cabe mencionar que por serem três potências nucleares as tensões nessa região se mostram ainda mais intensas no presente.

.                         QUESTÃO 19                        .

Historicamente, a região do Oriente Médio vive uma série de conflitos envolvendo alianças e disputas por interesses econômicos, geopolíticos e religiosos. Por exemplo, o chamado eixo da resistência é formado por um conjunto de países e grupos rebeldes sob influência do Irã. Esse eixo se define por confrontar forças militares ocidentais, como no caso dos Estados Unidos e de Israel. O mapa a seguir mostra a localização dos países e grupos sob influência do Irã.

A partir dessas informações, assinale a alternativa que apresenta corretamente as disputas e as alianças do Irã com grupos étnicos, militares e religiosos dentro dos países indicados no mapa.

 

Disputas

Alianças

a)

com a minoria sunita do islamismo (Iraque); com o Estado Islâmico (Síria).

com os Houthis (Iêmen); com o Hezbollah (Líbano).

b)

com os Houthis (Iêmen); com o Estado Islâmico (Síria).

com a minoria sunita do islamismo (Iraque); com o Hezbollah (Líbano).

c)

com a minoria sunita do islamismo (Iraque); com o Hezbollah (Líbano).

com os Houthis (Iêmen); com o Estado Islâmico (Síria).

d)

com os Houthis (Iêmen); com o Hezbollah (Líbano).

com a minoria sunita do islamismo (Iraque); com o Estado Islâmico (Síria).

 

a) â.CORRETO-   Comandado por lideranças xiitas o Irã se posiciona contra a minoria sunita do Iraque, que esteve no comando do país durante o regime de Saddam Hussein, assim como os grupos extremistas sunitas que comandam o Estado Islâmico (Daesh) em território sírio. Por outro lado, o governo iraniano mantém relações próximas com os xiitas Houthis que atuam no território do Iêmen, assim como os xiitas do Hezbollah, que atuam no território do Líbano. Cabe mencionar que em comum há a oposição ao Estado de Israel por parte do Irã, do Hezbollah e dos Houthis.

b) â.INCORRETO-   Não há disputa, mas sim aliança entre o Irã e os xiitas Houthis do Iêmen, embora de fato haja disputa entre o regime iraniano e os sunitas do Estado Islâmico (Daesh) no território da Síria. Por outro lado, não há aliança entre os xiitas do Irã e os sunitas do Iraque, mas sim disputa, ao passo que há de fato aliança entre o regime iraniano e os xiitas do Hezbollah no Líbano.

c) â.INCORRETO-   Há de fato uma disputa entre os xiitas do Irã e a minoria sunita do Iraque, mas não há disputa, mas sim aliança entre o regime iraniano e os xiitas do Hezbollah no Líbano. Por outro lado, há uma aliança do Irã com os xiitas Houthis que atuam no Iêmen, porém, com os sunitas do Estado Islâmico (Daesh) que atuam na Síria. há disputas e não alianças.

d) â.INCORRETO-   Não há disputa entre os xiitas do Irã e os xiitas Houthis do Iêmen e os xiitas do Hezbollah do Líbano, mas sim alianças com ambos. Por outro lado, há disputas e não alianças dos xiitas do Irã com os sunitas do Iraque e os sunitas do Estado Islâmico (Daesh) na Síria.

 RESPOSTA -.A                                                                     

 COMENTÁRIO   O Oriente Médio é palco de inúmeros e intensos conflitos armados ao longo das últimas décadas, tendo como pano de fundo disputas territoriais, agravadas por conta de questões religiosas e étnicas entre os múltiplos povos que habitam essa porção do continente asiático. Nos últimos anos o Irã se tornou um dos epicentros dos conflitos, principalmente a partir do desenvolvimento de seu programa nuclear e as consequentes sanções econômicas impostas a ele pelos Estados Unidos e outras nações ocidentais.

.                         QUESTÃO 20                        .

O mapa a seguir apresenta frações do território brasileiro transformadas a partir da década de 1970 pela implementação de políticas de desenvolvimento. Três áreas limítrofes do Estado da Bahia, que até então não eram modernizadas, foram incorporadas a diferentes circuitos espaciais produtivos globalizados.

Considerando o texto e o mapa dos circuitos produtivos do agronegócio no Estado da Bahia, assinale a alternativa correta.

a) A especialização produtiva regional favoreceu o uso intensivo de inovações técnico-científicas, promovendo seletividade espacial da modernização, o que gerou impactos nos mosaicos produtivos tradicionais.

â.CORRETO-   A maior região demarcada no mapa é conhecida como MATOPIBA, localizada nos limites entre os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, corresponde a uma das frentes da recente expansão da fronteira agrícola brasileira, onde o moderno agronegócio se estabelece através das tecnologias agrícolas da Revolução Verde, entrando em “choque” com práticas tradicionais historicamente observadas ali pelas populações locais.

b) Os enclaves de modernização regional promoveram a difusão de uma produção diversificada setorialmente, o que garantiu o espraiamento das inovações técnico-científicas para as demais localidades da região.

â.INCORRETO-   Grande parte da produção agrícola das áreas demarcadas representam o moderno agronegócio brasileiro, que produz através de monoculturas destinadas à exportação. As áreas de maior modernidade na região Nordeste representam ainda enclaves, sem ter se espraiado para porções mais interiores dessa porção territorial do país.

c) A especialização produtiva regional permitiu a cooperação das inovações técnico-científicas com os mosaicos produtivos tradicionais, o que restringiu maior conectividade espacial entre os estados limítrofes.

â.INCORRETO-   A chegada das práticas modernas do agronegócio a essa zona de fronteira agrícola não trouxe a cooperação com os mosaicos tradicionais de produção agrícola, mas sim a substituição gradativa deles pela agricultura intensiva destinada aos mercados externos.

d) Os enclaves de modernização regional viabilizaram a dilatação das inovações técnico-científicas para setores produtivos não especializados, o que acarretou a eliminação da seletividade espacial produzida pela especialização.

â.INCORRETO-   A modernização desses enclaves produtivos agrícolas não atingiu os setores produtivos não especializados da região, marcados por práticas tradicionais, muitas vezes associadas à agricultura familiar, voltada ao abastecimento dos próprios mercados regionais.

 RESPOSTA -.A                                                                     

 COMENTÁRIO   A produção e exportação de commodities agrícolas é responsável por uma parcela significativa do PIB brasileiro no presente. Isso promove a busca constante da elevação da produtividade das atividades agropecuárias no solo nacional, seja através da ampliação das áreas de cultivo ou da agregação de técnicas e tecnologias avançadas. Desse modo a modernização produtiva e a expansão das fronteiras agrícolas sustentam a produtividade do campo brasileiro e a manutenção do importante papel do país no comércio global contemporâneo.

.                         QUESTÃO 21                        .

A segunda edição do estudo Gestão do Território, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2024, mostra, no universo dos 5.570 municípios do país, quais são os Centros de Gestão, isto é, os núcleos responsáveis pelo papel de comando na rede urbana brasileira. Em 2024, apenas 39,1% dos municípios do Brasil se qualificavam como Centros de Gestão do Território (2.176 municípios). Um indicador de centralidade na gestão do território é o número de assalariados externos ao Município da sede da empresa.

Com base no gráfico anterior, e em seus conhecimentos sobre a rede urbana brasileira, é correto afirmar que

a) Rio de Janeiro, capital, amplia sua centralidade como centro de gestão empresarial do território nacional, conservando sua histórica função industrial e de administração pública.

â.INCORRETO-   Rio de Janeiro apresentou uma redução de quase 108.000 assalariados externos nas empresas que tem sua sede na cidade, o que indica que o poder de centralidade sofreu uma redução no período entre 2012 e 2021. Cabe mencionar ainda que em termos industriais e administrativos, a capital carioca já foi superada por São Paulo e Brasília, respectivamente, nas últimas décadas.

b) Barueri apresenta tendência de crescimento do assalariado externo, contribuindo para manter a Região Metropolitana de São Paulo no topo da hierarquia urbana.

â.CORRETO-   Barueri teve aumento de quase 34.000 assalariados externos em empresas com sede na cidade entre 2012 e 2021, o que demonstra tendência de aumento de sua centralidade, ao mesmo tempo em que fortalece a esfera de influência maior da capital do estado, através da expansão e potencialização da Região Metropolitana de São Paulo, que cada vez mais exerce controle indireto sobre regiões no interior do estado.

c) Brasília apresenta tendência de queda de seus assalariados externos, demonstrando a dificuldade da capital do país para permanecer como centro de gestão pública do território na atualidade.

â.INCORRETO-   Apesar de apresentar de fato uma queda de quase 85.000  assalariados externos nas empresas com sede na cidade, entre 2012 e 2021, essa mudança tem impacto significativo nos aspectos econômicos e industriais de Brasília, não afetando a centralidade política e o papel na gestão pública que a cidade detém desde sua criação na metade do século passado.

d) Itajaí apresenta destaque por sua função industrial, perdendo força na centralidade da gestão empresarial do território por ser uma cidade de médio porte na Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí.

â.INCORRETO-   Como a maioria das cidades médias do Brasil, Itajaí apresenta crescimento em sua participação na dinâmica econômica e industrial do país, fruto do processo de desconcentração produtiva observado nos tradicionais centros metropolitanos nas últimas décadas. Porém, com um aumento de mais de 45.000 assalariados externos nas empresas com sede na cidade, não demonstra perda, mas sim ganho de força de centralidade.

 RESPOSTA -.B                                                                     

 COMENTÁRIO   O processo de desconcentração industrial dos grandes centros urbanos do Brasil encontra-se diretamente atrelado ao desenvolvimento das cidades médias do interior do país, reduzindo o poder de influência de tradicionais áreas, e criando novos polos de poder político e econômico em outras regiões. A centralidade econômica de uma cidade é medida pela sua capacidade de promover e influenciar as esferas políticas e econômicas de seu entorno, atuando como indutora do desenvolvimento e do crescimento regional.

.                         QUESTÃO 32                        .

A OMC não será uma organização mundial de comércio até que a China seja um país-membro", afirmou Mike Moore, diretor-geral da OMC. A assinatura de um acordo bilateral de comércio entre os Estados Unidos e a China teve uma repercussão positiva no mercado internacional, apesar da desconfiança de que a China poderá ter dificuldades para cumprir o prometido. "A China deu um passo grande em direção à OMC", disse o presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton. A União Europeia aprovou a assinatura do acordo. A adesão da China à OMC permitirá incluir no sistema comercial internacional a décima potência do planeta, que cresceu em média 9,6% ao ano desde 1980. O acordo será um teste importante para verificar se a economia chinesa aguentaria o impacto de sua incorporação à OMC e se continuaria com seu crescimento. Desde 1986, o país asiático busca ser aceito em um organismo de comércio internacional. Segundo nota chinesa, "ambas as partes estreitarão sua cooperação no seio da OMC para garantir no futuro o aumento de suas relações bilaterais e a prosperidade da economia mundial".

Comparando as expectativas sobre o ingresso da China na Organização Mundial de Comério (OMC) expressas no texto com o contexto atual, é correto afirmar que

a) havia um otimismo em relação à expansão da globalização da economia mundial entre as décadas de 1990 e 2000.

â.CORRETO-   Ao término da Guerra Fria no início dos anos 1990 o mundo vive a expectativa de uma retomada plena do processo de globalização e da ampliação da cooperação entre as nações, o que suscitou uma série de acordos de aproximação política e econômica entre países até então rivais. No caso da adesão da China à OMC abria se uma nova perspectiva para as trocas comerciais envolvendo o maior mercado consumidor potencial do mundo, fruto de grande interesse da economia estadunidense.

b) a entrada da China na OMC interrompeu o deslocamento das indústrias norte-americana e europeia para a Ásia.

â.INCORRETO-   Com a adesão da China aí esse organismo que regula as trocas globais de mercadorias houve maior possibilidade de empresas estrangeiras realizarem investimentos diretos na economia chinesa, o que potencializou a entrada de multinacionais do ocidente no país asiático.

c) a guerra tarifária contemporânea revela o fracasso do modelo de desenvolvimento chinês dos anos 2000.

â.INCORRETO-   Uma das provas do sucesso do modelo de desenvolvimento baseado no Socialismo de Mercado implementado na China foi justamente o crescimento econômico do país, que lhe permitiu alcançar um patamar próximo a influência global dos Estados Unidos, culminando na atual guerra tarifária e disputa comercial entre as duas nações.

d) os compromissos assumidos pela China na entrada na OMC permitiram a consolidação dos direitos humanos no país.

â.INCORRETO-   Apesar dos compromissos econômicos e comerciais assumidos pela China ao adentrar no organismo comercial as questões políticas internas do país asiático não foram alteradas, mantendo o seu caráter autoritário e unipartidarista e sendo acusado recorrentemente de desrespeito há vários temas relacionados aos direitos humanos e trabalhistas de sua população.

 RESPOSTA -.A                                                                     

 COMENTÁRIO   Desde meados da década de 1970 a China passa por um processo constante de crescimento econômico, a partir da adoção de um sistema híbrido conhecido como Socialismo de Mercado, que possibilitou a elevação constante do PIB da nação e o aumento de sua participação nos fluxos do comércio global. Porém o crescimento econômico do país asiático promove no início do século XXI o choque de interesses com a economia estadunidense, culminando na atual guerra tarifária entre as duas nações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário