terça-feira, 19 de novembro de 2019

CORREÇÃO COMENTADA DE GEOGRAFIA - UNICAMP 2020





Questão 19

Matriz energética é o conjunto de fontes de energia disponíveis. Os gráficos a seguir representam a matriz energética no mundo e no Brasil, mostrando as fontes de energia renováveis e não renováveis.


(Fonte: http://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/matriz-energetica-e-eletrica. Acessado em 02/05/2019.)


Considerando seus conhecimentos sobre meio ambiente e as informações fornecidas, assinale a alternativa correta.

a) A matriz energética brasileira utiliza menor porcentagem de energia renovável que a mundial, com o uso predominante de combustíveis fósseis.

b) Gás natural, biomassa, energia hidráulica, energia solar, eólica e geotérmica são as fontes renováveis de energia utilizadas na matriz mundial.

c) A matriz energética brasileira é mais dependente de fontes renováveis de energia do que a matriz mundial, como alternativa ao uso de combustíveis fósseis.

d) Os biocombustíveis derivados da cana-de-açúcar e do gás natural são as principais fontes renováveis nas matrizes brasileira e mundial, respectivamente.

Resposta: C

Comentário:

As fontes energéticas disponíveis para o consumo representam um dos maiores aspectos determinantes para o sucesso econômico dos países no sistema produtivo capitalista contemporâneo. Além de associar-se à produção industrial das nações, a diversidade energética relaciona-se diretamente às questões ambientais na atualidade, em decorrência da quantidade de gases poluentes liberados a partir de seu uso.

De modo geral as fontes energéticas podem ser agrupadas em dois conjuntos diferentes, sendo algumas chamadas de não renováveis, com destaque para os combustíveis fósseis e outras classificadas como renováveis, nas quais se enquadram a maioria das demais formas de produção energética. As fontes não renováveis são consideradas as mais poluentes e mais impactantes ao ambiente em geral, ao passo que as fontes renováveis se apresentam como vantagem econômica (uma vez que reduzem a dependência em relação aos combustíveis fósseis) e benefício ambiental (reduzindo o agravamento do efeito estufa).

No caso dos gráficos apresentados pela questão, são apresentadas as matrizes energéticas do mundo e do Brasil, permitindo inferir que no caso brasileiro a disponibilidade de fontes renováveis corresponde a quase 50% do total, ao passo que no mundo essa disponibilidade representa menos de 25% do total geral.

Questão 21

No período da Guerra Fria, os conflitos geopolíticos implicavam riscos nucleares e ataques físicos a infraestruturas como estradas, redes elétricas ou gasodutos. Hoje, além dessas implicações, a Ciberguerra ou Guerra Fria Digital

a) representa uma possibilidade real de interferência em sistemas informacionais nacionais, mas seu uso efetivo mantém-se apenas como uma ameaça.

b) baseia-se na capacidade integrada de sistemas computacionais espionarem governos antagônicos, com o objetivo de manipular informações de todo tipo.

c) envolve o uso de softwares (malwares) e programas robôs para invadir redes sociais e computadores, mas nunca interferiu em processos eleitorais.

d) visa ao controle da informação como uma forma de poder político, mas inexistem, no mundo, cibercomandos, ou seja, a quarta força armada.

Resposta: B

Comentário:

O período histórico resultante da Terceira Revolução Industrial foi marcado pela evolução maciça dos meios de transportes e telecomunicações, da qual deriva o surgimento do Meio Técnico-científico-informacional, quando os fluxos imateriais (principalmente informações) se tornaram determinantes para a produção econômica e o desenvolvimento técnico das nações.

Do mesmo modo que esses novos fluxos passam a ter importância ímpar para os aspectos econômicos, seu uso traz reflexos imediatos e altamente impactantes ao cenário político, uma vez que o domínio dos meios onde essa circulação de informações ocorre passa a configurar como uma das maiores e mais eficientes expressões do poder na contemporaneidade.

Assim, na atualidade a distribuição de informações falsas e a divulgação de dados ou informações sigilosas a respeito de governos nacionais dá origem à chamada “ciberguerra” ou “ciberterrorismo”, o qual faz uso rotineiro e criminoso dos modernos meios de telecomunicações (principalmente a internet) visando a realização de espionagem contra governos ou sistemas considerados inimigos, manipulando ilegalmente as informações para se beneficiar criminosamente delas.

Questão 22

O chamado Triângulo Norte da América Central (TNAC) é uma das regiões mais violentas do planeta, equiparando-se às zonas de guerra. Grupos organizados praticam diariamente extorsão, perseguição, sequestros, assassinatos, abuso sexual, entre outros crimes. Em 2018, sob condições extremas de pobreza e violência, sem escolha, milhares de pessoas do TNAC abandonaram suas casas, deslocando-se por perigosas rotas em direção ao México e aos EUA.

Considerando essa situação geográfica, indique os países que compõem a região do TNAC e a atual estratégia adotada pela população emigrante.

a) Venezuela, Costa Rica, Nicarágua; pequenos grupos deslocam-se por trens para fugir da violência dos guias ilegais (coyotes).

b) El Salvador, Honduras, Guatemala; os emigrantes deslocam-se a pé em grandes caravanas por ser mais seguro e para se beneficiarem de apoio mútuo.

c) Cuba, Haiti, República Dominicana; pequenos grupos deslocam-se em barcos, por ser mais seguro e para diminuir os custos da travessia.

d) Belize, Nicarágua, Guatemala; os emigrantes deslocam-se a pé em grandes caravanas para diminuir os custos com os guias ilegais (coyotes).

Resposta: B

Comentário:

Várias nações da América Latina enfrentaram ou enfrentam profundas crises econômicas e políticas desde o início do século XXI, que afetam diretamente os aspectos sociais e a qualidade de vida da população desses países. Na medida em que ocorre a piora das condições sociais (muitas vezes já precárias) a tendência é que passe a existir um êxodo maciço de pessoas desses países em direção a nações onde os aspectos sociais não sejam tão desfavoráveis a seus habitantes, o que cria ondas crescentes de refugiados em direção principalmente à América do Norte, em especial aos Estados Unidos.

Dentre as nações de onde parte a maior parte desses refugiados sociais contemporâneos encontram-se El Salvador, Honduras e Guatemala, que foram agrupados em um conjunto batizado de Triângulo Norte da América Central, por representarem nações onde a violência, institucional ou de grupos criminosos, força grandes levas de emigrantes a se direcionarem, na maioria das vezes a pé, em direção à América do Norte, inicialmente ao México e posteriormente aos Estados Unidos. Esses grupos formam grandes caravanas humanas, preocupados com sua própria segurança e ao mesmo tempo visando alcançar benefícios coletivos oferecidos por outras nações ou mesmo por organizações internacionais de apoio a esses migrantes.

Questão 23

Moçambique foi atingido por três ciclones tropicais entre março e abril de 2019. Ciclone tropical é um termo geral para grandes e complexas tempestades que giram em torno de uma área de baixa pressão formada em águas oceânicas tropicais ou subtropicais quentes. A formação de um ciclone tropical requer enormes quantidades de calor na superfície da água, que devem atingir no mínimo 26,5°C, e ventos de pelo menos 119 km/h em algum ponto da tempestade.

A partir do exposto, assinale a alternativa que explica a gênese dos ciclones tropicais na costa de Moçambique.

a) A corrente marítima das Agulhas foi responsável pelo deslocamento das águas superficiais aquecidas para áreas de baixa pressão situadas no canal de Moçambique.

b) O clima semiárido e desértico no litoral de Moçambique faz com que as águas de sua costa estejam sempre aquecidas, favorecendo assim a formação dos ciclones.

c) Os ciclones que atingem o litoral de Moçambique têm origem no encontro das águas quentes do Oceano Atlântico com o Oceano Índico, no cabo da Boa Esperança.

d) A corrente marítima de Benguela foi responsável pelo deslocamento das águas aquecidas do Oceano Índico para o canal que separa Moçambique de Madagascar

Resposta: A

Comentário:

A ocorrência de grandes catástrofes meteorológicas na atualidade se encontra diretamente associada às mudanças climáticas contemporâneas, principalmente o aquecimento global. O evento mencionado na questão se refere à passagem de ciclones (ou furacões) pela costa leste do continente africano no início de 2019.
Furacões são eventos atmosféricos extremos, de ventos em grande velocidade se deslocando de zonas de alta pressão em direção a zonas de baixas pressões. Provenientes dos oceanos e atingindo regiões costeiras; esses ventos causam, além de vendavais grandes tempestades, uma vez que os fluxos de ar trazem grandes quantidades de umidade das áreas oceânicas aquecidas, onde se originam.

No caso específico de Moçambique, sua localização ao lado da ilha de Madagascar, cria entre ambos os territórios fica o Canal de Moçambique, por onde passa a Corrente das Agulhas, cujas águas aquecidas provenientes do oceano Índico equatorial, produzem a elevação das temperaturas e a variação nos gradientes de pressão nas áreas litorâneas, possibilitando o deslocamento abrupto de ventos em direção ao continente, originando os furacões/ciclones.

Questão 24

A origem da sociedade em rede decorre do desenvolvimento dos meios de transporte, das comunicações e da transmissão de energia, característica essencial da organização espacial da sociedade moderna – uma sociedade umbilicalmente ligada à evolução da técnica, à aceleração das interligações e da movimentação das pessoas, de objetos e de capitais sobre os territórios. Nesse contexto, tem lugar a mudança, associada à rapidez do aumento da densidade e da escala da circulação.

(Adaptado de Ruy Moreira, Da região à rede e ao lugar: a nova realidade e o novo olhar geográfico sobre o mundo. etc...,espaço, tempo e crítica. n. 1(3), p. 57,2007.)

No mundo contemporâneo, as redes configuram uma nova forma de organização geográfica das sociedades porque

a) colocam todos os lugares em conexão, garantem fluidez ao processo global de produção e homogeneízam os espaços.

b) anulam a importância dos territórios e fronteiras nacionais na articulação da geopolítica mundial, reconfigurando a geografia do poder.

c) constituem sistemas usados livremente pelas sociedades em busca de projetos emancipatórios, ampliando os conflitos e as disputas políticas.

d) sobrepõem-se, na escala mundo, às configurações regionais do passado, impondo um novo funcionamento reticular e hierárquico aos territórios.

Resposta: D

Comentário:

Os avanços técnicos associados aos meios de transportes e telecomunicações no período após a Segunda Guerra Mundial e do advento da Terceira Revolução Industrial permitiram a ampliação das relações de interação e integração entre lugares e povos ao redor do mundo, em prol do estabelecimento da base para uma sociedade marcadamente globalizada e interdependente. Nesse aspecto as redes, que funcionam como meios de ligação entre esses elementos, agora integrados, atuam decisivamente para o sucesso ou fracasso de uma nação no sistema-mundo contemporâneo.

Desse modo, pode-se afirmar que na atualidade as novas redes globais que se estabelecem entre as nações acabam por se sobrepor àquelas relações anteriormente observadas que estavam circunscritas apenas aos espaços locais ou regionais dos países, ampliando seu alcance, tanto em termos políticos quanto em termos econômicos, criando novos níveis de relações e hierarquizações internacionais, cada vez mais complexas e amplas em um sistema agora mundial, que visa garantir a hegemonia das grandes potências.

Questão 25

A esculturação das diferentes formas de relevo é resultado da interação entre diferentes agentes exógenos na paisagem, tal como ocorre com as falésias. A partir do exposto e da ilustração abaixo, indique a alternativa que descreve os processos de recuo da falésia.



Legenda: A: deslizamento; B: queda; C: fluxo de lama; D: água subterrânea; E: deriva litorânea (sentido das ondas). (Adaptado de Paul R. Pinet, Fundamentos de Oceanografia. São Paulo: LTC, 2017, p. 269.)

a) A evolução das falésias resulta de processos geomorfológicos marinhos responsáveis pela erosão da base das escarpas e pelo transporte do material.

b) A ação da erosão marinha não interfere na evolução das escarpas das falésias, pois a variação dos níveis de água subterrânea é o principal agente dessa forma de relevo.

c) As falésias são escarpas esculpidas em rochas metamórficas, alteradas intempericamente por agentes exógenos pluviais e marinhos em áreas tropicais.

d) As falésias são formas de relevo tipicamente costeiras e sua evolução se dá a partir da interação de processos geomorfológicos marinhos e continentais.

Resposta: D

Comentário:

O processo de esculturação do relevo terrestre decorre em grande parte da ação de fatores exógenos da terra, relacionados principalmente aos elementos climáticos que atuam na atmosfera. Da ação desses elementos resultam os processos de intemperismo e erosão, que destroem as macroformas (escudos cristalinos, Bacias sedimentares e dobramentos modernos) criadas por forças endógenas no passado, transformando-as em microformas do relevo (planaltos, planícies e depressões), modelando as feições da crosta.

No caso dos relevos observados nas zonas costeiras da Terra se destacam duas feições principais distintas, sendo a primeira resultante do processo de desgaste das estruturas pré-existentes, chamada falésia, enquanto a segunda decorre de processos de deposição de sedimentos transportados de outras áreas, denominada praia.

A imagem apresentada pela questão demonstra como se dá o processo de evolução das falésias, associando-as à ação erosiva provocada pelas ondas e marés oceânicas, que atritam e solapam o sopé dos “barrancos” que desmoronam por conta da ação da força da gravidade, com processos de movimentação observados na área emersa, como deslizamentos, quedas, fluxos de lama e ação de águas subterrâneas. Desse modo, pode-se inferir que o processo de recuo de uma falésia costeira é resultante da erosão provocada pela ação marinha, combinada com os movimentos de solo/sedimentos nas regiões adjacentes ao litoral.

Questão 26

As condições atuais do clima global são responsáveis pela diferenciação da salinidade dos oceanos em diferentes latitudes, conforme a ilustração abaixo.



(Adaptado de Paul R. Pinet, Fundamentos de Oceanografia. São Paulo: LTC, 2017, p. 97.)

A partir do texto e do gráfico, é correto afirmar que:

a) Os baixos teores de sais dos oceanos são observados em toda a faixa de baixas latitudes, em decorrência do balanço existente entre o excesso de precipitação e o declínio da evaporação ao longo de todo o ano.

b) O excesso de precipitação nas áreas de médias latitudes e na proximidade dos polos é responsável pela ocorrência de maior salinidade nos oceanos do Hemisfério Sul.

c) Nas áreas próximas a 90º de latitude, a salinidade dos oceanos é similar, pois as condições climáticas favorecem a ocorrência de grandes volumes de chuva e um grande deficit de evaporação.

d) O percentual mais baixo de salinidade dos oceanos nas altas latitudes tem relação com a maior entrada de água doce nos oceanos, que ocorre em razão do derretimento de geleiras.

Resposta: D

Comentário:

O grau de salinização das águas dos grandes oceanos da Terra encontra-se diretamente relacionada à dinâmica contemporânea do clima e principalmente aos eventos globais de alterações antropogênicas das condições naturais do planeta, com destaque para a elevação das temperaturas médias no período após a Primeira Revolução Industrial e o início da queima dos combustíveis fósseis, responsáveis pelo agravamento do efeito estufa.

Com o processo de aquecimento global ocorre o derretimento das calotas polares, fazendo com que grandes parcelas de águas doces sólidas se tornem líquidas e se misturem às águas salgadas dos oceanos. Quimicamente haverá o aumento do percentual de água doce em relação à concentração de sal na água oceânica, fazendo com que o grau de salinidade (concentração salina) seja reduzido, principalmente nas áreas de altas latitudes (próximas aos círculos polares) onde a água doce líquida do degelo se mistura imediatamente com a água salgada dos oceanos.

Questão 27

O petróleo continua sendo a fonte de energia mais importante do mundo. A posse de reservas, o transporte e a capacidade de refino figuram como elementos de soberania nacional e estratégicos em um mundo extremamente competitivo. Em relação ao petróleo no Brasil, é correto afirmar:

a) As descobertas das reservas nacionais ocorreram a partir dos anos 1980 e a Bacia de Campos (RJ) é hoje a principal produtora do país.

b) A extração nacional é cada dia maior, mas a inexistência de oleodutos exige que o transporte seja realizado por meio rodoviário.

c) A maior produção em terra provém do Estado do Rio Grande do Norte e, em mar, do pré-sal situado entre os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

d) Apesar de possuir grandes reservas, especialmente com as descobertas do pré-sal, não há refino no país, por isso os derivados são importados.

Resposta: C

Comentário:

Apesar dos recentes avanços e ampliações da produção e utilização das fontes renováveis de energia, as tradicionais fontes fósseis (carvão mineral, petróleo e gás natural) continuam respondendo por parcelas significativas das matrizes energéticas mundiais. No caso do petróleo a dependência se torna ainda mais difícil de ser contornada em decorrência do fato desse recurso ser utilizado tanto como fonte de energia como matéria prima para inúmeros processos industriais.

O Brasil apresenta grandes reservas petrolíferas, concentradas quase que exclusivamente em regiões oceânicas dos litorais sul e sudeste, com destaque para as reservas do pós-sal e do pré-sal, que se estendem desde a costa de Santa Catarina até a costa do Espírito Santo, sendo essa a região de onde mais se extrai tal combustível fóssil no país atualmente. Essas reservas localizadas sob as águas oceânicas são chamadas de reservas off-shore, ao passo que aquelas localizadas em terras emersas são denominadas reservas on-shore.

No que tange ao petróleo on-shore brasileiro, a região que mais produz é o estado do Rio Grande do Norte, ao passo que nas reservas off-shore a maior parte da produção provém das jazidas situadas na Bacia de Campos (litoral do estado do Rio de Janeiro) e na Bacia de Santos (situada no litoral do estado de São Paulo).

Questão 28

Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (RIDE) - Distrito Federal.



(Fonte: SUDECO - Ministério do Desenvolvimento Regional.)

Observando o mapa acima e considerando o conhecimento sobre o tema, é correto afirmar que a área representada é uma região de planejamento composta por

a) três entes federativos, instituída nos anos 1990 para promover o desenvolvimento econômico e melhorias em políticas públicas; tem sua origem no processo de metropolização de Brasília-DF.

b) dois entes federativos, instituída nos anos 1970 para ordenar a política de transportes face à elevada oferta de trabalho existente nos municípios do entorno do Distrito Federal.

c) três entes federativos, instituída nos anos 1980 para promover o desenvolvimento sustentável com preservação do patrimônio histórico e natural face ao elevado crescimento demográfico regional.

d) dois entes federativos, instituída nos anos 1960 para promover setores da agroindústria e dos serviços; tem sua origem nas estratégias de integração previstas no planejamento regional.

Resposta: A

Comentário:

A criação das chamadas Regiões Integradas de Desenvolvimento Econômico (RIDEs) obedece a diretrizes do Governo Federal, tendo como intuito estabelecer condições para que sejam traçadas políticas e ações econômicas visando o crescimento econômico de uma determinada região. No contexto brasileiro começaram a ser criadas a partir do final da década de 1990, com destaque para a Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal.

Para fins metodológicos e para melhor entendimento pode-se comparar as RIDEs às regiões metropolitanas, destacando duas diferenças essenciais: a primeira é o fato de as Regiões Integradas serem estabelecidas mediante leis criadas pelo Estado (as regiões metropolitanas derivam espontaneamente do desenvolvimento das áreas urbanas), e a segunda no fato de as RIDEs se situarem em mais de uma unidade federativa (enquanto as regiões metropolitanas se circunscrevem apenas ao espaço de uma única unidade da federação).

Em termos organizacionais, as regiões metropolitanas visam possibilitar a maior integração dos espaços urbanizados de dois municípios no que tange à mobilidade e aos aspectos sociais, ao passo que as Regiões Integradas de Desenvolvimento Econômico tenham suas ações focadas em planos e estratégias de cunho estritamente econômico.

Questão 29

Da perspectiva do senso comum, dizer que uma ideia ou uma declaração é “ideológica” implica sugerir sua falsidade, o que logicamente leva à conclusão de que seu oposto é a verdade. Esse binarismo é uma forma de construir visões de mundo simplistas e manipuláveis, que ocultam interesses sociais. Sobre o conceito de ideologia, é correto afirmar:

a) desde o seu nascimento, ele se mantém inalterado, e tem o mesmo significado para as diferentes classes sociais.

b) o aspecto útil do conceito é que ele permite associar ideias e produtos ao exercício do poder.

c) a neutralidade é a chave de sua definição, já que, entre o falso e o verdadeiro, está o posicionamento social neutro.

d) a tendência é o seu fim como instrumento de análise social, privilegiando a objetividade no tratamento da realidade.

Resposta: B

Comentário:

O conceito de ideologia encontra-se diretamente associado ao exercício de poder, seja pelas nações ou corporações dominantes na geopolítica mundial. Porém, o modo como a concepção de ideologia é abordada na atualidade cria condições para que haja deturpação de seus princípios básicos e uso tendencioso de suas atribuições.

Desse modo, a ideologia na atualidade tem uma associação vinculada fortemente à afirmação do poder e dominação por indivíduos, Estados nacionais e organizações globais, tornando possível relacionar ideias e preceitos governamentais às intenções dos Estados nacionais no contexto geopolítico da sociedade moderna.

Questão 30

Uma cidade viva não é obra de um gênio: é obra de trabalhadores simples e de suas constantes conversas consigo própria. Uma cidade é um tecido em contínua evolução, retocado e reparado para nosso uso, no qual a ordem emerge através de uma “mão invisível” proveniente do desejo das pessoas em se relacionar bem com seus vizinhos.

(Adaptado de Roger Scruton, Confissões de um herético. Belo Horizonte: Âyiné, 2017, p.133.)

No trecho acima, a figura de linguagem “mão invisível”

a) estabelece uma intertextualidade com a expressão “a mão invisível do mercado”, de Adam Smith, sendo a cidade a expressão plena do planejamento.

b) sugere que a organização de uma cidade não se limita ao planejamento de um gestor, mas diz respeito às relações éticas construídas no cotidiano.

c) indica a submissão dos moradores de uma cidade aos interesses ocultos de uma administração que promove, no espaço urbano, a vida cotidiana.

d) associa-se à gestão pública, que é mantenedora da ordem e do bem-estar nas relações econômicas de uma cidade.

Resposta: B

Comentário:

A expansão dos espaços urbanizados acompanha de modo próximo o processo de desenvolvimento econômico das nações, repercutindo efetivamente nas condições sociais das populações ali residentes, de modo que a cidade é ao mesmo tempo a origem das relações sociais ali estabelecidas e consequência dessas mesmas relações, de forma que a relação de causalidade apresenta-se interdependente entre os indivíduos e os espaços.

No fragmento de texto apresentado pela questão é exposta a ideia da cidade enquanto organismo em constante e crescente evolução dentro de si mesma, sendo o espaço urbano origem e fruto de suas próprias contradições. Assim, muito além daquilo que foi inicialmente planejado por seus idealizadores ou gestores, as cidades vão se construindo e diferenciando a partir das interações sociais que se desenrolam entre os indivíduos de modo cotidiano.

Questão 31

As coordenadas geográficas são um sistema de linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre ou um mapa. Através da interseção de um meridiano com um paralelo, podemos localizar cada ponto da superfície da Terra. Como a Terra apresenta uma superfície quase esférica, é possível determinar dois pontos diametralmente opostos, denominados antípodas. Apenas algumas cidades brasileiras têm uma cidade antípoda, como Coari (AM) e Pontes e Lacerda (MT).

Assinale a alternativa que indica duas cidades antípodas.

a) Pontes e Lacerda (Brasil) – 15º latitude S e 60º longitude W; Candelária (Filipinas) – 15º latitude N e 60º longitude E.

b) Coari (Brasil) – 4º latitude S e 63° longitude W; Temon (Malásia) – 4º latitude N e 63º longitude E.

c) Coari (Brasil) – 4º latitude S e 63° longitude W; Temon (Malásia) – 4º latitude N e 117º longitude E.

d) Pontes e Lacerda (Brasil) – 15º latitude S e 60º longitude W; Candelária (Filipinas) – 75º latitude N e 120º longitude E.

Resposta: C

Comentário:

Em cartografia as coordenadas geográficas são conceituadas como sendo um conjunto de linhas imaginárias sobre a superfície terrestre, divididas entre paralelos (aquelas que se relacionam à Linha do Equador, posicionadas nos sentidos norte e sul) e meridianos (aquelas relacionadas ao Meridiano de Greenwich, posicionadas nos sentidos leste e oeste). A medida em graus entre os paralelos e o equador é chamada de latitude, ao passo que a distância em graus entre os meridianos e greenwich é chamada de longitude.

Cada linha traçada sobre uma das faces da terra possui um correspondente direto, posicionado na outra face do planeta, chamada de antípoda. A antípoda seria o ponto exato em que se chegaria a partir de uma latitude ou uma longitude qualquer passando, em linha reta, pelo centro da Terra. Desse modo tem-se antípodas latitudinais e antípodas longitudinais, sempre posicionadas no hemisfério oposto ao ponto de referência dado.

As antípodas de latitude correspondem ao mesmo valor em graus da referência dada, porém no hemisfério terrestre oposto. Assim sendo, no exercício foram dadas as posições latitudinais das cidades de Coari (AM) – 4ºS e Pontes e Lacerda (MT) – 15ºS. De modo que, Coari e Pontes e Lacerda possuem antípodas latitudinais localizadas a 4ºN e 15ºN, respectivamente.

Já as antípodas de longitude correspondem à diferença entre a longitude da referência dada e a longitude máxima da Terra, que corresponde a 180º, também no hemisfério oposto. Assim sendo, foram dadas as longitudes de Coari (AM) – 63ºW e Pontes e Lacerda (MT) – 65ºW. Desse modo, Coari e Pontes e Lacerda possuem antípodas longitudinais localizadas a 117ºE e 115ºE, respectivamente.

Questão 55

A catástrofe de Tchernóbil (1986) foi o mais grave desastre tecnológico do século XX. As explosões lançaram na atmosfera diversos elementos radioativos. Hoje, uma em cada cinco pessoas nas fronteiras da Bielorússia vive em território contaminado. Em consequência da ação constante de pequenas doses de radiação, a cada ano, cresce no país o número de doentes de câncer, de deficientes mentais, de pessoas com disfunções neuropsicológicas e com mutações genéticas.

(Adaptado de Svetlana Aleksiévitch, Vozes de Tchernóbil. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, p.10.)

A partir do documento acima e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

a) A construção da Central Elétrica Atômica de Tchernóbil ocorreu em um momento de embate da URSS com o mundo ocidental capitalista. Tendo em vista que os elementos lançados ao ambiente têm tempos de meia-vida curtos, novas tecnologias químicas conseguiram sanar os danos ambientais e humanos gerados pelo acidente.

b) O acidente de Tchernóbil é um marco do desmantelamento da URSS. O acidente gerou danos ambientais e humanos que não foram solucionados até hoje, uma vez que os elementos lançados ao ambiente têm tempos de meia-vida longos.

c) O acidente de Tchernóbil é um marco do fortalecimento da URSS. Ele gerou danos ambientais e humanos que não foram solucionados até hoje, uma vez que os elementos lançados ao ambiente têm tempos de meia-vida longos.

d) A construção da Central Elétrica Atômica de Tchernóbil ocorreu em um contexto de expansão das relações da URSS com a Coreia do Norte e a China. Tendo em vista que os elementos lançados ao ambiente têm tempos de meia-vida curtos, novas tecnologias químicas conseguiram sanar os danos ambientais e humanos gerados pelo acidente.

Resposta: B

Comentário:

A produção de energia nuclear, seja a partir de urânio ou a partir de plutônio, representa ao mesmo tempo um marco histórico no avanço tecnológico do mundo após a Segunda Guerra Mundial e também a aproximação das estratégias militares da corrida armamentista entre Estados Unidos e União Soviética, do mesmo modo, a utilização dessa fonte traz mudanças e impactos sobre o cotidiano das populações do mundo. Em um período marcado pelo acirramento entre duas potências antagônicas, como observado ao longo da Guerra Fria, o domínio da tecnologia nuclear representava um poder vital para a construção de armamentos muito destrutivos e capazes de serem utilizados como instrumentos de dissuasão dos inimigos.

Apesar de ser considerada uma das fontes mais seguras para a produção de energia na atualidade, a produção em usinas termelétricas movidas a materiais radioativos apresenta a possibilidade de ocorrência de acidentes de grandes dimensões e de consequências catastróficas, como observado em 1986 na Ucrânia e, em 2011 no Japão.

No que tange ao acidente nuclear na central energética de tchernóbil, na antiga União Soviética, os resultados desse desastre sem precedentes demonstraram a incapacidade da então potência socialista em gerir e dirimir os impactos nocivos de uma eventualidade dessa magnitude, deixando claro o processo inevitável de desmonte do bloco socialista, que culminaria no fim da própria União Soviética e da Guerra Fria em 1991.

Um dos principais problemas resultantes da ocorrência de um desastre envolvendo materiais radioativos, como os que ocorreram em Tchernóbil (1986) e em Fukushima (2011), é o período que o ambiente fica exposto aos impactos nocivos desses compostos, que além de altamente contaminantes possuem um tempo de meia-vida extremamente longo, durante o qual continua reagindo e gerando impactos tanto sobre o meio ambiente quanto sobre os indivíduos que entram em contato com eles.

Questão 88

Na Era da Catástrofe (1914-1945), com a Grande Depressão desencadeada pela crise de 1929, tornava-se cada vez mais claro que a paz, a estabilidade social, a economia, as instituições políticas e os valores intelectuais da sociedade liberal burguesa entraram em decadência ou colapso.

(Adaptado de E. J. Hobsbawm, Era dos extremos: o breve século XX, 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 112.)

A partir do excerto acima e dos conhecimentos sobre o período histórico que vai de 1914 a 1945, é correto afirmar:

a) A crise de 1929 e as guerras mundiais levaram ao colapso do liberalismo político e econômico na Europa e, ao mesmo tempo, à expansão das democracias liberais em países africanos e do Oriente Médio.

b) As soluções para a crise de 1929 centraram-se em um aprofundamento das políticas liberais do New Deal, que promoviam responsabilidade fiscal e diminuição do papel do Estado como motor de desenvolvimento.

c) São marcos da crise do liberalismo na Europa: o colapso das principais democracias, a ascensão de governos totalitários e autoritários e a descrença no livre-mercado após a crise de 1929.

d) Verificou-se nesse período o colapso das democracias liberais, com a ascensão do totalitarismo na Europa, e o aumento das liberdades econômicas, com a diminuição do papel do Estado como solução para a crise de 1929.

Resposta: C

Comentário:

O contexto histórico nomeado na questão como sendo a Era das Catástrofes corresponde ao período das duas grandes guerras mundiais e ao intervalo de tempo entre ambas, marcando entre 1918 e 1939 um momento de profundas transformações nas nações, que ao invés de superar os danos da Primeira Guerra Mundial acabaram por criar as condições necessárias para a ocorrência da Segunda Guerra Mundial.

Após o término da primeira grande guerra, notou-se, principalmente em nações europeias, o início de movimentos nacionalistas pautados pelo revanchismo, com destaque para o Nazismo na Alemanha (severamente punida pelos termos do Tratado de Versalhes) e para o Fascismo que cresce na Itália. Juntamente ao crescimento desses movimentos autoritários de cunho nacionalista, em detrimento dos regimes democráticos dessas nações, ocorre ainda a Crise de 1929, levando à falência grandes economias mundiais do período.

A grande depressão econômica decorrente da Quebra da Bolsa de Nova Iorque em 1929 estava associada à crise de superprodução do modelo fordista, assim como a falência de alguns pressupostos básicos do Liberalismo Econômico, como o livre mercado pautado pela ausência completa das ações do Estado na economia. Desse modo, a chamada Era das Catástrofes pode se entendida resumidamente como sendo a substituição de regimes democráticos por modelos políticos pautados no autoritarismo centralizador, juntamente com a superação do liberalismo clássico pelo ideário keynesiano, rebatizado na Europa e Estados Unidos sob a alcunha de Estado do Bem-Estar Social.

Questão 90

Nas últimas três décadas, vimos o fim de velhas unidades políticas e a emergência de novas: as unificações da Alemanha e do Iêmen, a desintegração da Checoslováquia, da Iugoslávia e da União Soviética, a secessão de países como Eritreia, Timor-Leste e Kosovo. Vimos também a expansão de esforços de integração política e econômica, a absorção de antigos membros do Pacto de Varsóvia na Otan, o envolvimento de exércitos nacionais em esforços da ONU pela manutenção da paz e a mobilização de outros tantos exércitos na tentativa de conter e definir o terrorismo como fenômeno político.

(Adaptado de Sebastião Nascimento, Vinte anos sem muro em Berlim: novas faces da violência política. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v.26, n. 77, out. 2011.)

Sobre esta nova condição histórica e geopolítica internacional, é correto afirmar:

a) As décadas que nos separam da queda do Muro de Berlim e do fim da Guerra Fria representam um período de continuidade das formas e demandas políticas no plano internacional e de manutenção da cartografia mundial.

b) A reunificação alemã foi decisiva nesse processo global. Ela fez desaparecer o maior símbolo da Guerra Fria na Europa, a Alemanha dividida. A queda do Muro de Berlim em 1989 e o 11 de setembro de 2001 são marcos desse processo.

c) Após a descolonização nos anos de 1950 e 1960, a dessovietização do mundo nos anos de 1990 reforçou o imperialismo, compreendido como um sistema de Estados nacionais iguais sob o direito internacional.

d) Desde 1989, o Estado nacional democrático alcançou todo o globo com eleições livres, não apenas no Leste Europeu, mas também nos países orientais. Na retórica política comum, destaca-se o fenômeno do terrorismo atlântico.

Resposta: B

Comentário:

A geopolítica mundial passou por um intenso processo de adaptação após o término da Guerra Fria no início da década de 1990, principalmente em decorrência da vitória do capitalismo ocidental sobre o socialismo oriental e a emergência dos Estados Unidos como  potência hegemônica na Nova Ordem Mundial, agora multipolarizada mas cada vez mais unilateralizada. Nesse contexto, a dissolução do bloco soviético e a queda do Muro de Berlim marcam grandes acontecimentos observados no continente europeu, que repercutiram em todas as regiões mundiais, cada dia mais globalizadas.

Tem-se que apesar do fim prático da Guerra Fria ter ocorrido em 1991, Quando a União Soviética se desfez sob a égide das reformas da Glasnost e Perestroika, simbolicamente a derrocada do modelo socialista já se mostrava inevitável dois anos antes, quando em 1989 foi derrubado o muro que materializava a divisão da Alemanha e do restante do mundo em dois sistemas antagônicos.

Após o desfecho da bipolaridade ideológica em 1991 o mundo passou por uma década de relativa amenidade na geopolítica global, exceto por alguns conflitos no Oriente Médio ou algumas guerras civis no continente africano. Porém, no início do século XXI, as relações globais foram sacudidas por uma nova escalada nas tensões internacionais, a partir dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, quando os Estados Unidos foram atacados em seu território por membros do grupo extremista islâmico Al Qaeda, dando início à chamada Guerra ao Terror, que passa a redesenhar os tratados e acordos internacionais, principalmente aqueles circunscritos ao Oriente Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário