terça-feira, 7 de novembro de 2017

CORREÇÃO COMENTADA DE GEOGRAFIA - ENEM 2017



Questão 47

O comércio soube extrair um bom proveito da interatividade própria do meio tecnológico. A possibilidade de se obter um alto desenho do perfil de interesses do usuário, que deverá levar às últimas consequências o princípio da oferta como isca para o desejo consumista, foi o principal deles.

SANTAELLA, L. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003 (adaptado).


Do ponto de vista comercial, o avanço das novas tecnologias, indicado no texto, está associado à


a) atuação dos consumidores como fiscalizadores da produção.
b) exigência de consumidores conscientes de seus direitos.
c) relação direta entre fabricantes e consumidores.
d) individualização das mensagens publicitárias.
e) manutenção das preferências de consumo.

Resposta: D

Comentário

O atual processo de produção industrial observado no mundo, principalmente a partir da segunda metade do século XX, tem sido pautado pela flexibilização máxima dos processos, em diversas instâncias, tendo como base primordial uso dos avanços tecnológicos em proveito dos lucros, buscando a cada dia fornecer ao consumidor a mercadoria que atenda aos seus desejos de consumo. Partindo da lógica da individualidade humana, a indústria busca sempre um modo de propaganda que atinja o consumidor de forma direta, naquilo que ele anseia consumir, com base na lógica de mercado e no papel da mídia/marketing de despertar no indivíduo a necessidade por aquilo que muitas vezes é desnecessário.

Questão 49


Comparando os dados das hidrelétricas, uma característica territorial positiva de Belo Monte é o(a)

a) reduzido espaço relativo inundado.
b) acentuado desnível do relevo local.
c) elevado índice de urbanização regional.
d) presença dos grandes parques industriais.
e) proximidade de fronteiras internacionais estratégicas.

Resposta: A

Comentário

O processo de desconcentração econômica do Brasil, em curso desde a década de 1970, mas mais perceptível a partir da década de 1990, tem levado investimentos econômicos em infraestrutura para fora da chamada região Centro-sul, visando à superação dos desequilíbrios regionais históricos do país. Atualmente a região norte tem recebido importante fomento ao desenvolvimento estrutural, principalmente no tocante à produção energética, vista como um importante fator locacional atrativo para a indústria, a qual se pretende levar para tal região. Nesse contexto as hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau(no estado de Rondônia) e principalmente a de Belo Monte (no estado do Pará) se destacam. Porém uma das críticas realizadas a esses empreendimentos é o impacto ambiental causado pelo alagamento de vastas áreas de floresta na construção desses lagos, tal qual se observou no passado na construção da hidrelétrica de Balbina (no estado do Amazonas). Em favor das atuais hidrelétricas construídas na Amazônia, tem-se o modelo moderno de produção de hidroeletricidade, chamado de Fio d’Água, que tem como principal característica positiva a elevada produção de energia, mediante baixo impacto ambiental, uma vez que não haverá grande represamento do rio.

Questão 50

Trata-se da perda progressiva da produtividade de biomas inteiros, afetando parcelas muito expressivas dos domínios subúmidos e semiáridos em todas as regiões quentes do mundo. É nessas áreas, ecologicamente transicionais, que a pressão sobre a biomassa se faz sentir com muita força, devido à retirada da cobertura florestal, ao superpastoreio e às atividades mineradoras não controladas, desencadeando um quadro agudo de degradação ambiental, refletido pela incapacidade de suporte para o desenvolvimento de espécies vegetais, seja uma floresta natural ou plantações agrícolas.

CONTI, J. B. A geografia. física e as relações sociedade-natureza no mundo tropical. ln: CARLOS, A. F. A. (Org.). Novos caminhos da geografia. São Paulo: Contexto, 1999 (adaptado).

O texto enfatiza uma consequência da relação conflituosa entre a sociedade humana e o ambiente, que diz respeito ao processo de


a) inversão térmica.
b) poluição atmosférica.
c) eutrofização da água.
d) contaminação dos solos.
e) desertificação de ecossistemas.

Resposta: E

Comentário

Um dos principais problemas pedológicos da atualidade é o desgaste excessivo que os solos agrícolas são submetidos, principalmente nas regiões de maior fragilidade natural e uso mais intensivo dos solos, como acontecem nas regiões tropicais destinadas às monoculturas. O cultivo sempre do mesmo gênero agrícola, associado a práticas predatórias de manejo dos solos conduz vastas regiões a processos crescentes de arenização, erosão, salinização, acidificação e em estágios mais avançados, a desertificação desses solos.

Questão 56

O fenômeno da mobilidade populacional vem, desde as últimas décadas do século XX, apresentando transformações significativas no seu comportamento, não só no Brasil como também em outras partes do mundo. Esses novos processos se materializam, entre outros aspectos, na dimensão interna, pelo redirecionamento dos fluxos migratórios para as cidades médias, em detrimento dos grandes centros urbanos; pelos deslocamentos de curta duração e a distâncias menores; pelos movimentos pendulares, que passam a assumir maior relevância nas estratégias de sobrevivência, não mais restritos aos grandes aglomerados urbanos.

OLIVEIRA, L. A. P.; OLIVEIRA, A. T. R. Reflexões sobre os deslocamentos populacionais no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2011 (adaptado).


A redefinição dos fluxos migratórios internos no Brasil, no período apontado no texto, tem como causa a intensificação do processo de


a) descapitalização do setor primário.
b) ampliação da economia informal.
c) tributação da área residencial citadina.
d) desconcentração da atividade industrial.
e) saturação da empregabilidade no setor terciário.

Resposta: D

Comentário

Uma das principais razões históricas para os deslocamentos populacionais no mundo é a busca de melhores condições de vida, associada às oportunidades de empregos urbanos, na maioria das vezes associado à atividade industrial. AO longo da primeira metade do século XX as atividades industriais se concentraram nas grandes metrópoles, porém nas últimas décadas do século passado essas indústrias passaram a buscar novos fatores locacionais e novas vantagens produtivas, muitas vezes ofertadas por médias cidades do interior, motivando com isso o fenômeno da desconcentração industrial. Da mesma forma que antes as pessoas se direcionavam para os grandes centros metropolitanos onde a indústria, e consequentemente o emprego, se concentrava, hoje as pessoas acompanham o movimento de interiorização da produção industrial e do mercado de trabalho, redirecionando os fluxos migratórios em várias partes do globo.

Questão 58

Palestinos se agruparam em frente a aparelhos de televisão e telas montadas ao ar livre em Ramalah, na Cisjordânia, para acompanhar o voto da resolução que pedia o reconhecimento da chamada Palestina como um Estado observador não membro da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo era esperar pelo nascimento, ao menos formal, de um Estado palestino. Depois da aprovação da resolução, centenas de pessoas foram à praça da cidade com bandeiras palestinas, soltaram fogos de artifício, fizeram buzinaços e dançaram pelas ruas. Aprovada com 138 votos dos 193 da Assembleia-Geral, a resolução eleva o status do Estado palestino perante a organização.

Palestinos comemoram elevação de status na ONU com bandeiras e fogos. Disponível em: http://folha.com. Acesso em: 4 dez. 2012 (adaptado).


A mencionada resolução da ONU referendou o(a)


a) delimitação institucional das fronteiras territoriais.
b) aumento da qualidade de vida da população local.
c) implementação do tratado de paz com os israelenses.
d) apoio da comunidade internacional à demanda nacional.
e) equiparação da condição política com a dos demais países.

Resposta: D

Comentário

Uma das principais conflitos mundiais após a Segunda Guerra, a disputa territorial entre os Árabes palestinos e os Judeus israelenses, tem se mostrado cada vez mais ativo, embora tenham ocorrido sucessivas tentativas de acordos de paz intermediados pela ONU, que na maioria das vezes desagradava um lado, ou ambos ao mesmo tempo. A resolução de 2012, que coloca a Palestina na condição de Estado observador da ONU, não resolve os conflitos na região, nem dá ao povo palestino o sonhado reconhecimento como Estado Nacional, mas sinalizou pela primeira vez  na direção de que o sonho palestino de um dia se tornar um país de fato, pode ser alcançado.

Questão 60

Nas imagens constam informações sobre a formação de brisas em áreas litorâneas. Esse processo é resultado de


a) uniformidade do gradiente de pressão atmosférica.
b) aquecimento diferencial da superfície.
c) quedas acentuadas de médias térmicas.
d) mudanças na umidade relativa do ar.
e) variações altimétricas acentuadas.

Resposta: B

Comentário

A formação das brisas e ventos nas regiões costeiras é regida pela mesma força que regem os ventos em escala global, a variação de pressão atmosférica. Porém nas regiões litorâneas tem-se uma variação mais perceptível dessa grandeza, por conta dos efeitos da maritimidade e da continentalidade. Estes fatores do clima estão por sua vez relacionados ao calor específico diferenciado das massas líquidas dos oceanos e das massas sólidas dos continentes. Tem-se que a água possui elevado calor específico, logo demora mais para realizar as trocas de calor e portanto apresenta menor amplitude térmica, enquanto a terra, dotada de baixo calor específico, aquece e resfria lentamente, apresentando maior amplitude térmica.

Questão 63

Com a Lei de Terras de 1850, o acesso à terra só passou a ser possível por meio da compra com pagamento em dinheiro. Isso limitava, ou mesmo praticamente impedia, o acesso à terra para os trabalhadores escravos que conquistavam a liberdade.

OLIVEIRA, A. U. Agricultura brasileira: transformações recentes. ln: ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2009.


O fato legal evidenciado no texto acentuou o processo de


a) reforma agrária.
b) expansão mercantil.
c) concentração fundiária.
d) desruralização da elite.
e) mecanização da produção.

Resposta: C

Comentário

O estabelecimento da Lei de Terras em 1850 no Brasil, não por acaso no mesmo ano da promulgação da Lei Eusébio de Queirós, vinculou-se à busca pela manutenção da histórica estrutura fundiária do país, concentrada e excludente. A proibição do tráfico negreiro trouxe um entrave para a lavoura cafeeira em expansão no sudeste/sul do país, limitando o acesso à mão de obra escrava, o que foi prontamente resolvido pela chegada de europeus ao país, atraídos pela oferta de empregos nas fazendas de café e principalmente pelas promessas de prosperidade no Brasil, mediante a aquisição de terras, oque seria possível após o europeu saldar os gastos dos barões do café com a sua viagem para a América. Quando a Lei de Terras estabeleceu que o acesso à propriedade de terra no Brasil seria vinculada ao pagamento a vista e em espécie, isso automaticamente impossibilitou a compra desse recurso por escravos posteriormente libertos, e mesmo para europeus que conseguissem quitar seus débitos com os produtores cafeeiros, mantendo assim a mesma estrutura fundiária no país.

Questão 69

O terremoto de 8,8 na escala Richter que atingiu a costa oeste do Chile, em fevereiro, provocou mudanças significativas no mapa da região. Segundo uma análise preliminar, toda a cidade de Concepción se deslocou pelo menos três metros para o oeste. Buenos Aires moveu-se cerca de 2,5 centímetros para oeste, enquanto Santiago, mais próxima do local do evento, deslocou-se quase 3 0 centímetros para o oeste-sudoeste. As cidades de Valparaíso, no Chile, e Mendoza, na Argentina, também tiveram suas posições alteradas significativamente (13,4 centímetros e 8,8 centímetros, respectivamente).

Revista lnfoGNSS, Curitiba, ano 6, n. 31, 2010.


No texto, destaca-se um tipo de evento geológico frequente em determinadas partes da superfície terrestre. Esses eventos estão concentrados em


a) áreas vulcânicas, onde o material magmático se eleva, formando cordilheiras.
b) faixas costeiras, onde o assoalho oceânico recebe sedimentos, provocando tsunamis.
c) estreitas faixas de intensidade sísmica, no contato das placas tectônicas, próximas a dobramentos modernos.
d) escudos cristalinos, onde as rochas são submetidas aos processos de intemperismo, com alterações bruscas de temperatura.
e) áreas de bacias sedimentares antigas, localizadas no centro das placas tectônicas, em regiões conhecidas como pontos quentes.

Resposta: C

Comentário

Os eventos geológicos catastróficos, com destaque para os abalos sísmicos e vulcanismos estão relacionados de modo direto com a dinâmica interna da crosta terrestre, sendo originados pelas chamadas forças endógenas do relevo. Tais eventos são incontroláveis pelo homem, assim com as ações antrópicas não tem a capacidade de causa-los ou potencializá-los. Embora essas forças sejam incontroláveis e seus danos sejam imprevisíveis, a geologia e o conhecimento da estrutura da Terra nos permite localizar as zonas mais ativas de sua ocorrência, as quais são chamadas de zonas sísmicas. Estas zonas sísmicas se concentram nas bordas de contatos de duas ou mais placas tectônicas, sendo a área de maior concentração os arredores do oceano Pacífico, onde se tem o chamado Círculo de Fogo.

Questão 70

No dia em que foram colhidos os dados meteorológicos apresentados, qual fator climático foi determinante para explicar os índices de umidade relativa do ar nas regiões Nordeste e Sul?


a) Altitude, que forma barreiras naturais.
b) Vegetação, que afeta a incidência solar.
c) Massas de ar, que provocam precipitações.
d) Correntes marítimas, que atuam na troca de calor.
e) Continentalidade, que influencia na amplitude da temperatura.

Resposta: C

Comentário

Com base na data apresentada na figura 1 pode-se inferir que no dia em que os dados foram coletados (28/08/2014), a maior parte do território brasileiro encontrava-se no inverno (de 21/06 a 23/09), portanto na região sul do país havia a atuação da Massa Polar Atlântica (MPA), fria e úmida, o que explica as baixas temperaturas e a elevada umidade identificada no dia. No nordeste brasileiro tinha-se na mesma data a atuação da Massa Equatorial Atlântica (MEA), quente e úmida, o que explica as altas temperaturas e a elevada umidade na região.

Questão 72

Ao destruir uma paisagem de árvores de troncos retorcidos, folhas e arbustos ásperos sobre os solos ácidos, não raro laterizados ou tomados pelas formas bizarras dos cupinzeiros, essa modernização lineariza e aparentemente não permite que se questione a pretensão modernista de que a forma deve seguir a função.

HAESBAERT, R. "Gaúchos" e baianos no "novo" Nordeste: entre a globalização econômica e a reinvenção das identidades territoriais. ln: CASTRO, 1. E.; GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Org.). Brasil: questões atuais da reorganização do território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.


O processo descrito ocorre em uma área biogeográfica com predomínio de vegetação


a) tropófila e clima tropical.
b) xerófila e clima semiárido.
c) hidrófila e clima equatorial.
d) aciculifoliada e clima subtropical.
e) semidecídua e clima tropical úmido.

Resposta: A

Comentário

As características mencionadas no texto da questão fazem menção aos aspectos ambientais e botânicos do bioma dos cerrados brasileiros, que recobre a porção central do país, ligando todas as demais regiões brasileiras. Em relação aos aspectos vegetacionais, esse bioma apresenta vegetação escleromórfita, com folhas grossas e troncos retorcidos, fruto da combinação de acidez do latossolo intensamente laterizado e rebrotamento constante após os incêndios naturais. No tocante  às condições climáticas, a porção brasileira recoberta pelos cerrados apresenta o clima tropical semiúmido ou típico, com duas estações bem definidas ao logo do ano, com as chuvas concentradas no verão. Essa sazonalidade climática determina o aspecto tropófilo das plantas, as quais precisam se adaptar à irregularidade na distribuição das chuvas ao longo do ano, sobrevivendo tanto aos verões úmidos, quanto aos invernos secos.

Questão 73

A instalação de uma refinaria obedece a diversos fatores técnicos. Um dos mais importantes é a localização, que deve ser próxima tanto dos centros de consumo como das áreas de produção. A Petrobras possui refinarias estrategicamente distribuídas pelo país. Elas são responsáveis pelo processamento de milhões de barris de petróleo por dia, suprindo o mercado com derivados que podem ser obtidos a partir de petróleo nacional ou importado.

MURTA, A. L. S. Energia: o vício da civilização; crise energética e alternativas sustentáveis. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.


A territorialização de uma unidade produtiva depende de diversos fatores locacionais. A partir da leitura do texto, o fator determinante para a instalação das refinarias de petróleo é a proximidade a


a) sedes de empresas petroquímicas.
b) zonas de importação de derivados.
c) polos de desenvolvimento tecnológico.
d) áreas de aglomerações de mão de obra.
e) espaços com infraestrutura de circulação.

Resposta: E

Comentário

Como apresentado no texto da questão, a Petrobras atua no refino e distribuição de derivados de petróleo proveniente do Brasil ou aquele importado. O processo de refino dessa fonte fóssil requer grandes investimentos em infraestrutura operacional, e a distribuição dos produtos deve ser realizada de modo eficiente no território. Assim, geralmente as regiões produtoras de petróleo, ou mesmo as regiões portuárias onde se dá a importação, estando localizadas muitas vezes distantes dos grandes centros urbanos, onde se dá a maior parte do consumo, há a necessidade de que exista um sistema viário eficiente que estabeleça a ligação (circulação) entre os centros de refino e os centros consumidores.

Questão 75


A leitura dos dados revela que as áreas com maior cobertura vegetal têm o potencial de intensificar o processo de


a) erosão laminar.
b) intemperismo físico.
c) enchente nas cidades.
d) compactação do solo.
e) recarga dos aquíferos.

Resposta: E

Comentário

Na tabela fornecida na questão, estão relacionados diferentes formas de uso e ocupação dos solos, tanto em áreas rurais quanto em áreas urbanas, com a quantidade de água que é retida (por água retida entenda-se água que infiltra no solo e se armazena nas reservas subterrâneas, tais como lençóis freáticos e aquíferos) e a água escoada (por água escoada entenda-se água na forma de enxurrada que escorre superficialmente). Nota-se que a retenção de água é diretamente proporcional à preservação das condições naturais, tais como florestas e bosques. Ao passo que nas áreas de maior intervenção antrópica observa-se uma retenção mínima e um escoamento máximo das águas.

Questão 76

O desgaste acelerado sempre existirá se o agricultor não tiver o devido cuidado de combater as causas, relacionadas a vários processos, tais como: empobrecimento químico e lixiviação provocados pelo esgotamento causado pelas colheitas e pela lavagem vertical de nutrientes da água que se infiltra no solo, bem como pela retirada de elementos nutritivos com as colheitas. Os nutrientes retirados, quando não repostos, são comumente substituídos por elementos tóxicos, como, por exemplo, o alumínio.

LEPSCH, I. Formação e conservação dos solos. São Paulo: Oficina de Textos, 2002 (adaptado).


A dinâmica ambiental exemplificada no texto gera a seguinte consequência para o solo agricultável:


a) Elevação da acidez.
b) Ampliação da salinidade.
c) Formação de voçorocas.
d) Remoção da camada superior.
e) Intensificação do escoamento superficial.

Resposta: A

Comentário

As práticas de manejo dos solos, quando não realizadas de maneira apropriada pelo agricultor podem levar tanto à escassez de nutrientes retirados em excesso pelos cultivos, geralmente nas monoculturas, assim como ao excesso de outros nutrientes ou compostos, os quais não são retirados/utilizados pelos cultivos ao longo do tempo. Nesse caso devem ser aplicadas práticas de adubação/fertilização ou de correção desses solos, respectivamente. Elementos considerados tóxicos, como o alumínio alteram sensivelmente o pH dos solos, tornando-os acidificados, como ocorre comumente nos latossolos do cerrado brasileiro, onde práticas de manejo como a calagem (usando tradicionalmente o calcário e atualmente em maior escala o gesso agrícola), ajudam a neutralizar esse pH e tornar esses solos agricultáveis novamente.

Questão 77

Os maiores consumidores da infraestrutura logística para exportação no Brasil são os produtos a granel, dentre os quais se destacam o minério de ferro,- petróleo e seus derivados e a soja, que, por possuírem baixo valor agregado, e por serem movimentados em grandes volumes, necessitam de uma infraestrutura de grande porte e baixos custos. No caso da soja, a infraestrutura deixa muito a desejar, resultando em enormes filas de navios, caminhões e trens, que, por ficar grande parte do tempo ociosos nas filas, têm seu custo majorado, onerando fortemente o exportador, afetando sua margem de lucro e ameaçando nossa competitividade internacional.

F LEURY, P. F. A infraestrutura e os desafios logísticos das exportações brasileiras. Rio de Janeiro: CEL; Coppead; UFRJ, 2005 (adaptado).


No contexto do início do século XXI, uma ação para solucionar os problemas logísticos da soja apresentados no texto seria a


a) isenção de impostos de transportes.
b) construção de terminais atracadouros.
c) diversificação dos parceiros comerciais.
d) contratação de trabalhadores portuários.
e) intensificação do policiamento das rodovias.

Resposta: B

Comentário

A soja, como a quase totalidade das commodities exportadas pelo Brasil, tem nos chamados “corredores de exportação” um de seus maiores entraves no mercado internacional, uma vez que a produção crescente anualmente não é acompanhada pela ampliação e/ou modernização da infraestrutura que escoa essa produção. É nesse contexto que se formam os chamados “gargalos estruturais”, pois a produção chega ao final do corredor (no caso do Brasil, o sistema portuário), onde tudo fica estancado e a espera para exportar onera os custos e pode afetar a qualidade dessas commodities, além de encarecê-la no mercado internacional, diminuindo sua competitividade, como mencionado na questão. No caso da soja por exemplo, grande parte da produção nacional é proveniente do Centro-Oeste (principalmente MT e MS),enquanto a exportação é feita predominantemente pelo porto de Paranaguá (PR). Uma possível solução seria a criação de novas opções portuárias no país, para que não houvesse uma sobrecarga de apenas um terminal portuário, e consequentemente a formação desse gargalo de escoamento no país.

Questão 78

A diversidade de atividades relacionadas ao setor terciário reforça a tendência mais geral de desindustrialização de muitos dos países desenvolvidos sem que estes, contudo, percam o comando da economia. Essa mudança implica nova divisão internacional do trabalho, que não é mais apoiada na clara segmentação setorial das atividades econômicas.

RIO, G. A. P. A espacialidade da economia. ln: CASTRO, 1. E.; GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Org.). Olhares geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012 (adaptado).


Nesse contexto, o fenômeno descrito tem como um de seus resultados a


a) saturação do setor secundário.
b) ampliação dos direitos laborais.
c) bipolarização do poder geopolítico.
d) consolidação do domínio tecnológico.
e) primarização das exportações globais.

Resposta: D

Comentário

Ocorre no mundo atualmente um processo de reorientação/reestruturação da Divisão Internacional do trabalho, relacionada principalmente com a distribuição da atividade industrial no âmbito da globalização. Este processo comumente chamado de desconcentração industrial, mas recentemente rebatizado de “deseconomia de aglomeração” tem levado as indústrias, antes concentradas nas nações mais desenvolvidas para as nações menos desenvolvidas do globo, por conta dos chamados “novos fatores locacionais” que atuam na redução dos custos produtivos para estas empresas. Porém, embora essa indústria esteja hoje localizada nas nações em desenvolvimento, elas ainda pertencem, em sua maioria, às nações mais desenvolvidas, que mantém atualmente em seus territórios as atividades administradoras e controladoras das referidas indústrias. Portanto, por mais que as indústrias estejam produzindo nos países do “mundo subdesenvolvido”, os recursos tecnológicos e principalmente a sua gestão continuam concentrados e controlados pelas nações mais desenvolvidas. Em suma, descobriu-se que é mais barato pagar para que alguém produza por você, do que arcar com todos os custos de produzir você mesmo. São reflexos claros do processo crescente de “terceirização”.

Questão 80

As temperaturas médias mensais e as taxas de pluviosidade expressas no climograma apresentam o clima típico da seguinte cidade:


a) Cidade do Cabo (África do Sul), marcado pela reduzida amplitude térmica anual.
b) Sydney (Austrália), caracterizado por precipitações abundantes no decorrer do ano.
c) Mumbai (Índia), definido pelas chuvas monçônicas torrenciais.
d) Barcelona (Espanha), afetado por massas de ar seco.
e) Moscou (Rússia), influenciado pela localização geográfica em alta latitude.

Resposta: E

Comentário

O climograma apresentado na questão possui como características marcantes uma boa distribuição anual das precipitações (barras verticais),fazendo notar o fato de não apresentar uma estação seca proeminente e bem marcada ao longo do ano, além de uma elevada variação de temperatura no decorrer dos meses, indo de temperaturas negativas (- 10ºC em janeiro) a temperaturas positivas (+ 18ºC em julho). O fato de ter chuvas bem distribuídas ao longo do ano e uma amplitude térmica considerável ao longo dos meses, indica tratar-se de um clima das médias/altas latitudes, assim como o fato de a estação quente (verão) se apresentar no meio do ano, indicar que se trata de uma localidade posicionada no hemisfério norte, nas regiões mais frias, tal como a cidade de Moscou, na Rússia.

Questão 81

Procuramos demonstrar que o desenvolvimento pode ser visto como um processo de expansão das liberdades reais que as pessoas desfrutam. O enfoque nas liberdades humanas contrasta com visões mais restritas de desenvolvimento, como as que identificam desenvolvimento com crescimento do Produto Nacional Bruto, ou industrialização. O crescimento do PNB pode ser muito importante como um meio de expandir as liberdades. Mas as liberdades dependem também de outros determinantes, como os serviços de educação e saúde e os direitos civis.

SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Cia. das Letras, 2010.


A concepção de desenvolvimento proposta no texto fundamenta-se no vínculo entre


a) incremento da indústria e atuação no mercado financeiro.
b) criação de programas assistencialistas e controle de preços.
c) elevação da renda média e arrecadação de impostos.
d) garantia da cidadania e ascensão econômica.
e) ajuste de políticas econômicas e incentivos fiscais.

Resposta: D

Comentário

A proposta de desenvolvimento observada no texto pauta-se mais pelos aspectos sociais da qualidade de vida, do que nos aspectos econômicos retratados em uma análise superficial de indicadores de renda per capita. Assim, o entendimento dos valores do Produto Interno Bruto de uma nação, te permite saber o quanto de capital circula em sua economia, porém não considera a real posse desses capitais. Por exemplo, os empréstimos que chegam a um país, assim como os investimentos aportados por uma multinacional estrangeira fazem parte dos capitais circulantes na economia, mas não pertencem de fato ao país em questão, e por consequência não podem ser revertidos em investimentos sociais para a população. Já uma análise acerca do Produto Nacional Bruto, indica o percentual desse PIB que realmente pertence a essa nação, e que por conseguinte pode ser investido na qualidade de vida e nas melhorias sociais. Logo, a garantia da cidadania traz como consequência positiva o recebimento dos devidos investimentos sociais pela população, e a ascensão econômica possibilita o acesso a serviços melhores e mais eficientes, melhorando com isso os indicadores sociais e a qualidade de vida.

Questão 82

A primeira Guerra do Golfo, genuinamente apoiada pelas Nações Unidas e pela comunidade internacional, assim como a reação imediata ao Onze de Setembro, demonstravam a força da posição dos Estados Unidos na era pós-soviética.

HOBSBAWM, E. Globalização, democracia e terrorismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2007.


Um aspecto que explica a força dos Estados Unidos, apontada pelo texto, reside no(a)


a) poder de suas bases militares espalhadas ao redor do mundo.
b) alinhamento geopolítico da Rússia em relação aos EUA.
c) política de expansionismo territorial exercida sobre Cuba.
d) aliança estratégica com países produtores de petróleo, como Kuwait e Irã.
e) incorporação da China à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Resposta: A

Comentário

Embora atenção ideológica do período da bipolaridade mundial tenha se encerrado em 1991, as tensões militares no mundo não foram totalmente apaziguadas, como bem nos demonstra as situações no Oriente Médio e no Sudeste da Ásia atualmente. Os Estados Unidos conseguiram alcançar uma hegemonia no pós Guerra Fria, e tem se esmerado em mantê-la a todo custo, e para tal se apoia em dois preceitos básicos, sendo o primeiro a realização de alianças (coalizões) com nações que pactuam de seus interesses, e o segundo o posicionamento estratégico de suas tropas em regiões de intensos e constantes conflitos, como por exemplo faz em Israel (como forma de monitorar e intervir rapidamente no Oriente Médio – vide a Guerra do Golfo e a Guerra ao Terror) ou no Mar do Japão (como forma de acompanhar o crescimento das tensões geopolíticas da região – vide a recente crise diplomática e militar com a Coreia do Norte).

Questão 84

A configuração do espaço urbano da região do Entorno do Distrito Federal assemelha-se às demais aglomerações urbanas e regiões metropolitanas do país, onde é facilmente identificável a constituição de um centro dinâmico e desenvolvido, onde se concentram as oportunidades de trabalho e os principais serviços, e a constituição de uma região periférica concentradora de população de baixa renda, com acesso restrito às principais atividades com capacidade de acumulação e produtividade, e aos serviços sociais e infraestrutura básica.


CAIADO, M. C. A migração intrametropolitana e o processo de estruturação do espaço urbano da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno. ln: HOGAN, D. J. et ai. (Org.). Migração e ambiente nas aglomerações urbanas. Campinas: Nepo/Unicamp, 2002.


A organização interna do aglomerado urbano descrito é resultado da ocorrência do processo de


a) expansão vertical.
b) polarização nacional.
c) emancipação municipal.
d) segregação socioespacial.
e) desregulamentação comercial.

Resposta: D

Comentário

O processo de metropolização típico de nações ainda não desenvolvidas, como o Brasil, é gerador de uma dicotomia clara e manifesta principalmente no entorno das grandes capitais estaduais, em todas as regiões do país. A dicotomia observada nesse processo apresenta-se através de uma separação clara entre as porções centrais dessas cidades, onde se concentram as atividades econômicas mais dinâmicas e consequentemente a população que mais se beneficia desta e encontra-se portanto mais inserida na vida e no espaço urbanos; e as porções periféricas, onde se localizam as populações de mais baixa renda e  as atividades econômicas de menor ganho financeiro. As populações dessas zonas periféricas são excluídas dos benefícios da vida urbana, assim como do próprio espaço dinâmico da cidade em si, estando, pois cerceada dos direitos essenciais da cidadania, assim como segregadas dos espaços mais dinâmicos da vida econômica e dos benefícios sociais.

Questão 85

México, Colômbia, Peru e Chile decidiram seguir um caminho mais curto para a integração regional. Os quatro países, em meados de 2012, criaram a Aliança do Pacífico e eliminaram, em 2013, as tarifas aduaneiras de 90% do total de produtos comercializados entre suas fronteiras.

OLIVEIRA, E. Aliança do Pacífico se fortalece e Mercosul fica à sua sombra. O Globo, 24 fev. 2013 (adaptado).


O acordo descrito no texto teve como objetivo econômico para os países-membros


a) promover a livre circulação de trabalhadores.
b) fomentar a competitividade no mercado externo.
c) restringir investimentos de empresas multinacionais.
d) adotar medidas cambiais para subsidiar o setor agrícola.
e) reduzir a fiscalização alfandegária para incentivar o consumo.

Resposta: B

Comentário


A formação dos blocos econômicos ou mercados regionais é um fenômeno geopolítico que se ampliou pelo mundo, principalmente após a Guerra Fria, como maneira de se buscar a reinserção das nações (principalmente as menos desenvolvidas) na Nova Ordem Mundial que se estabelecia no final do século XX e que se afirmaria nesse início de século XXI. Neste contexto várias nações se aproximaram na América Latina (alguns ainda durante o período de bipolaridade mundial e outros após) como se pode observar na formação do Mercosul, da Comunidade Andina, do Mercado Comum Centro Americano,  da Associação Latino Americana De Integração (...) e mais recentemente a Aliança do Pacífico. As integrações latinas têm dois objetivos principais, sendo a primeira voltada para o aumento das trocas comerciais entre as nações que integram os blocos, através do corte ou supressão de tarifas alfandegárias, e a segunda é fortalecer as economias nacionais, tendo em vista o aumento das capacidades econômicas, produtivas e comerciais para que haja o implemento da capacidade de competição com outras nações no mercado externo, que se encontra a cada dia mais integrado ao processo de expansão da globalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário