terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

CORREÇÃO COMENTADA DE GEOGRAFIA - UNESP 2021(ÁREAS DE EXATAS E HUMANIDADES)

 

Questão 41

Leia o texto para responder às questões 41 e 42.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos se viram numa situação privilegiada, como a mais forte, coesa e próspera economia mundial. O governo americano coordenou um vasto plano de apoio para recuperar as economias capitalistas da Europa Ocidental, já no contexto da Guerra Fria. As agitações revolucionárias na Ásia, África e América Latina forçariam desdobramentos dos investimentos americanos também para essas áreas. O resultado desse conjunto de medidas foi um crescimento econômico sem precedentes das economias industriais. Entre 1953 e 1975 a taxa de produção industrial cresceu na escala extraordinária de seis por cento ao ano. O crescimento da riqueza foi de cerca de quatro por cento per capita em todo esse período. Mesmo com a crise do petróleo, que atingiu e abateu os mercados entre 1973 e 1980, o crescimento continuou, embora reduzido a cerca de dois e meio por cento ao ano, o que ainda era uma escala notável.

(Nicolau Sevcenko. A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa, 2001. Adaptado.)

No contexto descrito,

a) a industrialização no Ocidente expandiu-se 12% no período de 1973 a 1980, o que refletiu a plena independência da indústria ocidental em relação ao petróleo produzido e exportado pelo Oriente Médio.

b) o crescimento da riqueza foi menor no período de 1973 a 1980, em relação às décadas anteriores, demonstrando o impacto da crise do petróleo na economia norte-americana e na do Ocidente europeu.

c) a taxa de produção industrial cresceu 132% no período de 1953 a 1975, o que fortaleceu a economia norte-americana e permitiu investimentos nos países do Ocidente europeu.

d) a produção industrial norte-americana manteve-se estável no período de 1953 a 1975, o que impediu que os Estados Unidos abalassem a liderança econômica mundial da China e da União Soviética.

e) a riqueza per capita sofreu redução de 2,5% no período de 1973 a 1980, o que fragilizou a posição norte-americana na disputa pelos mercados dos países do Ocidente europeu.

Resposta: B

Comentário:

Após o encerramento da Segunda Guerra Mundial os Estados Unidos e a União Soviética, até então aliados no combate ao nazismo alemão, iniciaram uma disputa geopolítica global que ficou conhecida como Guerra Fria. Nesse novo contexto a principal meta de cada uma das duas potências hegemônicas era conquistar novos aliados políticos, e para tal lançaram mão de várias estratégias, como alianças militares e parcerias econômicas com outras nações.

Os Estados Unidos colocaram em prática a chamada Doutrina Truman, idealizada a partir da Conferência de Bretton Woods de 1944, realizando massivos investimentos na Europa Ocidental através do Plano Marshall e no Sudeste da Ásia através do Plano Colombo, bem como oferecendo apoio político e financeiro a vários regimes ditatoriais que se proliferaram na América Latina, que promoveram significativos crescimentos numéricos das economias nessas regiões.

A década de 1970 trouxe consigo os dois choques do petróleo, sendo o primeiro em 1973, decorrente da Guerra do Yom Kippur, que afetou diretamente o preço dessa commodity no mercado internacional, e o segundo, decorrente da Revolução Iraniana em 1979, que agravou ainda mais a disparada dos preços do petróleo iniciada em 1973. A elevação dos gastos na aquisição do petróleo pelos Estados Unidos reduziu a quantidade de capitais disponíveis para a manutenção plena dos investimentos na Europa Ocidental, Sudeste da Ásia e América Latina, o que promoveu a diminuição no ritmo de crescimento dessas economias no período.

Questão 42

O apoio à recuperação das economias capitalistas da Europa Ocidental e os investimentos na Ásia, na África e na América Latina, mencionados no texto, correspondem à atuação dos Estados Unidos

a) na defesa de posições políticas e ideológicas de caráter globalista e multicultural, após a onda nacionalista trazida pela Segunda Guerra.

b) na disputa pelos mercados internos dos países do centro e oriente da Europa e dos países do Hemisfério Sul.

c) no cenário geopolítico do pós-Segunda Guerra, em meio às disputas de caráter econômico, militar e ideológico com o bloco socialista.

d) na constituição de uma hegemonia mundial unilateral, favorecida pelo declínio econômico e militar dos países do centro e do ocidente europeus.

e) no esforço de reconstrução dos países afetados diretamente pelos bombardeios e pelas invasões territoriais durante a Segunda Guerra.

Resposta: C

Comentário:

Os investimentos financeiros para a recuperação e sustentação das economias das nações aliadas aos Estados Unidos durante a Guerra Fria materializaram a atuação das grandes instituições financeiras, criadas na Conferência de Bretton Woods, ao estabelecimento de condições favoráveis à hegemonia estadunidense no mundo ocidental. O Fundo Monetário Internacional – FMI realizava empréstimos financeiros para o socorro econômico de nações em crise, enquanto o Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento – BIRD (ou Banco Mundial) realizava empréstimos financeiros voltados a obras de infraestrutura nas nações parceiras.

Toda essa estratégia fez parte da Doutrina Truman, voltada para combater a ideologia socialista defendida pela União Soviética desde a Revolução Russa de 1917, e se estendia para os campos militares, através da criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN pelos Estados Unidos em contraponto ao Pacto de Varsóvia, estabelecido pelo Estado Soviético, bem como para o setor aeroespacial, dando início à corrida pela conquista do espaço pelas agências espaciais comandadas pelas duas potências hegemônicas do contexto. Em suma, instaurou-se uma disputa ideológica que se alastrou para todos os ramos da geopolítica global durante a Guerra Fria.

Questão 43

Quinta-feira, 14 de novembro de 1991

Para checheno, russos impõem “terror real”

O presidente da Checheno-Ingushia (Cáucaso, sul da Rússia) declarou ontem que a Rússia prepara uma campanha desestabilizadora contra seu país. O Parlamento russo exigiu uma “solução pacífica” e o envio de um grupo de deputados para a negociação.

 

Segunda-feira, 18 de novembro de 1991

Sérvios derrotam croatas em Vukovar

Croácia admite a perda da cidade para o Exército iugoslavo, que a sitiava há 86 dias

A Croácia admitiu ter perdido militarmente para o Exército iugoslavo a cidade sitiada de Vukovar. A queda de Vukovar é uma das piores derrotas sofridas pela Croácia.

 

Segunda-feira, 16 de maio de 1994

Combate se intensifica na Bósnia

Sérvios e muçulmanos ignoram apelo internacional por diálogo; denunciadas novas atrocidades

Tropas muçulmanas e sérvias intensificaram os combates na região de Tuzla, nordeste da Bósnia, ameaçando jogar por terra o esforço por novas conversações de paz. Os novos combates indicam que sérvios e muçulmanos não estão dispostos a aceitar os apelos internacionais por novas conversações.

(https://acervo.folha.com.br. Adaptado.)

Essas notícias têm em comum conflitos que envolvem questões

a) imperialistas, relacionadas ao controle do Estado, decorrentes da adoção de medidas baseadas em diferenças culturais entre adversários políticos.

b) geopolíticas, relacionadas à dissolução do Pacto de Varsóvia, que tinha como objetivo a formação de uma aliança militar entre os países do Leste Europeu.

c) territoriais, relacionadas ao estabelecimento de novas fronteiras, cujos limites refletem a conjuntura multilateral de formação de blocos econômicos.

d) supranacionais, relacionadas ao esfacelamento do bloco socialista, cujo esgotamento econômico deveu-se à estrutura centralizadora da Rússia.

e) étnico-nacionalistas, relacionadas à constituição de novos Estados, devido a hostilidades que remontam às expansões dos impérios Russo, Otomano e Austro-Húngaro.

Resposta: E

Comentário:

Os conflitos apresentados pela questão se enquadram nas disputas de cunho étnico nacionalista observadas no chamado Leste Europeu, que após a Primeira Guerra Mundial passou por intensa reestruturação política e fronteiriça, com a decadência e desintegração de antigos impérios regionais, e que após a Segunda Guerra Mundial esteve ativamente associado ao expansionismo soviético e à disputa ideológica entre Capitalismo e Socialismo durante a Guerra Fria. Nessa região europeia se destacam as zonas conflituosas do Cáucaso, mencionada na questão na referência a conflitos na Chechênia, e dos Bálcãs, referida na questão quando se mencionam disputas na Bósnia Herzegovina e na Croácia.

A região do Cáucaso é ainda hoje palco de intensos conflitos armados, motivados principalmente pelas disputas entre Rússia e Geórgia após a dissolução da União Soviética em 1991, com atuais disputas marcantes nas regiões da Chechênia, da Ossétia do Sul e da Abkhazia. Grande parte dos interesses russos na região se relaciona aos importantes oleodutos e gasodutos que cortam essa área e facilitam o escoamento da produção energética da potência do Leste Europeu.

A região dos Bálcãs é palco de tensões étnicas desde o término da Primeira Guerra Mundial, quando as nações estabeleceram a formação da Iugoslávia, em uma tentativa de ampliar o poder regional dos países e reduzir o controle externo soviético. Talvez o único momento de relativa harmonia na Iugoslávia tenha sido o período em que ela foi governada por Josip Broz Tito (1953 – 1980), quando as animosidades foram suplantadas por um sistema político de respeito à diversidade étnica dos povos componentes. Porém após a morte de Tito vários conflitos eclodiram na região até que houvesse o início da desintegração dessas nações a partir de 1991. O período de governo de Slobodan Milosevic (1997 – 2000) foi marcado por crimes humanitários e políticas de limpeza étnica comandados pelo governante sérvio, levando ainda mais instabilidade à região.

Questão 44

O predomínio mundial da urbanização, com o crescimento no número absoluto de cidades, teve como uma de suas consequências

a) a terciarização da economia, que levou à absorção da população economicamente ativa dos setores primário e secundário.

b) a terceirização da gestão pública, que contribuiu para otimizar recursos ao restringir os cargos e os locais de atuação de profissionais.

c) o fim do setor secundário, que valorizou setores mais modernos da economia urbana.

d) a valorização do terceiro setor, que ampliou o papel do comércio para suprir as necessidades de consumo das populações.

e) o desenvolvimento de cidades globais, que contribuiu para a padronização de leis de uso e ocupação do solo, a fim de ampliar a circulação de pessoas.

Resposta: A

Comentário:

O processo de urbanização consiste no crescimento da população urbana em ritmo mais acelerado que o crescimento da população total de uma determinada localidade. Portanto, ele se relaciona diretamente ao êxodo rural, que por sua vez decorre da combinação entre desenvolvimento da atividade industrial, que atrai as pessoas para as cidades em busca de melhores perspectivas de emprego e renda, e a modernização do campo, que expulsa grande parte da mão de obra rural que é substituída pelas máquinas.

Desse modo a urbanização está associada ao crescimento do desemprego no setor primário por conta da mecanização do processo produtivo na agricultura, ao mesmo tempo em que o setor secundário, supostamente criador de muitos postos de trabalho, se mostra incapaz de absorver a mão de obra do campo, pois a própria indústria adota intensa mecanização e meios produtivos poupadores de força de trabalho.

Nesse contexto cabe ao setor terciário, composto pela prestação de serviços e atividades comerciais, absorver parte da mão de obra excedente dos setores primário e secundário, estabelecendo o processo de terciarização das economias, também conhecido como fase pós-industrial da economia. A terciarização ocorre de maneira mais sustentada nas nações de maior desenvolvimento, enquanto nas nações menos desenvolvidas ela acontece de maneira não planejada e acelerada, dando origem a um importante problema socioeconômico contemporâneo conhecido como hipertrofia do setor terciário, que acentua o processo de informalidade das economias.

Questão 45

Para a maioria dos brasileiros, a divisão regional utilizada atualmente parece sempre ter existido porque serve de base, há décadas, para a regionalização de todas as agências governamentais, empresas, associações profissionais etc. Se existem semelhanças evidentes, como em outros países do mundo, há também casos-limite e vinculações ambíguas. Isso ocorre não apenas em razão do tamanho dos estados como também porque reúnem regiões que apresentam caracteres que as aproximam mais do conjunto vizinho que do resto de seu território.

(Hervé Théry e Neli Aparecida de Mello-Théry. Atlas do Brasil, 2018.)

Caracteriza um exemplo de “caso-limite”, tal como problematizado pelos autores,

a) a parcela oeste do Tocantins, área que integra a região Nordeste, mas recebe investimentos diretos da região Centro-Oeste.

b) o litoral de São Paulo, área que integra a região Sudeste, apesar da forte cisão física provocada pela Serra do Mar.

c) a porção sul do Espírito Santo, área que integra a região Sudeste, mas se beneficia das políticas nordestinas de fomento.

d) o noroeste do Maranhão, área que integra a região Nordeste, mas está inclusa na Amazônia Legal.

e) o Distrito Federal, área que integra a região Centro-Oeste, apesar da dependência financeira restrita à região Sudeste.

Resposta: D

Comentário:

O território brasileiro pode ser regionalizado a partir de diferentes variáveis e intenções geográficas, podendo haver regionalizações climáticas, botânicas, hídricas, sociais, econômicas e aquelas ditas oficiais, baseadas em aspectos marcadamente políticos.

Destacam-se entre as possíveis regionalizações do país uma que é  considerada oficial, que foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, que respeita as fronteiras estaduais e divide o Brasil em 5 regiões administrativas; uma outra informal realizada por Pedro Pinchas Geiger, baseada em aspectos relativos a dados geoeconômicos, na qual o país é regionalizado em 3 grandes complexos; e ainda outra que foi realizada por Milton Santos, baseada na inserção de cada parcela do território brasileiro no processo produtivo e nos benefícios trazidos pela modernidade técnica, dividindo o país no que ele chamou de “Quatro Brasis”.

No texto da questão o foco é na regionalização oficial, elaborada pelo IBGE, com interesses marcadamente políticos e administrativos. Dentro dessa regionalização podem ser identificados locais que não se encaixam plenamente nas regiões em que foram inseridos, que são chamados de “casos-limites”. Entre eles se destacam, por exemplo, o Norte te Minas Gerais (Vale do Jequitinhonha), que apesar de estar formalmente na região Sudeste, apresenta aspectos socioambientais mais similares ao Nordeste brasileiro, bem como a porção Oeste do estado do Maranhão, que apesar de localizado politicamente na região Nordeste, apresenta feições ambientais mais próximas àquelas observadas na região Norte do país.

Questão 46

Analise o mapa.

Casos confirmados de covid-19 por município no estado de São Paulo no dia 7 de abril de 2020

(https://covid19.fct.unesp.br)

De acordo com as informações do mapa, a dispersão da covid-19 no estado de São Paulo acompanhou

a) o padrão pedológico regional.

b) os grandes eixos rodoviários.

c) as isolinhas de fatores climáticos.

d) as zonas econômicas especiais.

e) os centros urbanos metropolitanos.

Resposta: B

Comentário:

A disseminação das contaminações do Covid-19 encontra-se diretamente associada à circulação de pessoas pelo espaço, posto que a transmissão se dê diretamente de um indivíduo para outro. Logo, os meios de transportes atuam decisivamente para que a doença se espalhe rapidamente pelos territórios, ao passo que em termos de concentração de casos, as grandes áreas urbanizadas irão apresentar o maior número de indivíduos infectados.

No caso do estado se São Paulo observa-se no mapa apresentado pela questão que houve uma interiorização do vírus, principalmente nas direções do Oeste Paulista, Litoral Atlântico e Vale do Paraíba, e essa dissipação da doença acompanhou os grandes eixos rodoviários que cortam o estado e interligam as diferentes regiões paulistas. Assim como se observou durante o processo de desconcentração industrial, os sistemas rodoviários conduzem agora a desconcentração do Covid-19 a partir dos grandes centros metropolitanos brasileiros, em direção aos seus respectivos interiores.

Questão 47

Até fins da década de 1980, a industrialização brasileira estava baseada em uma política de importações sustentada por tarifas aduaneiras elevadas, controles discricionários, entre outros. Essa política viabilizou um parque industrial relativamente amplo e diversificado, mas acomodado ao protecionismo exagerado. Em 1990, o governo anunciou medidas que alteravam profundamente a condução da política de comércio exterior do país. Simultaneamente a uma flexibilização do regime cambial, foi deslanchado um programa de liberalização das importações. A nova política de importação buscava promover uma reestruturação produtiva.

(Honorio Kume et al. “A política brasileira de importação no período 1987-1998”. In: Carlos Henrique Corseuil e Honorio Kume (coords.).  A abertura comercial brasileira nos anos 1990, 2003. Adaptado.)

O programa de liberalização das importações adotado no Brasil a partir da década de 1990 teve como consequências

a) a falência de indústrias nacionais e o aumento do desemprego estrutural.

b) a queda da qualidade dos produtos importados e o aumento da geração de lixo eletrônico.

c) o crescimento da variedade dos produtos disponíveis e o superávit da balança comercial.

d) o aumento dos preços dos produtos nacionais e a ampliação da oferta de mercadorias falsificadas.

e) o acirramento da concorrência entre empresas e a interrupção de acordos comerciais com blocos econômicos.

Resposta: A

Comentário:

Durante a década de 1980 a economia brasileira atravessou um período de profunda crise financeira decorrente da chamada Década Perdida. Essa crise foi derivada dos dois choques do petróleo observados em 1973 e 1979, que diminuiu o aporte de investimentos estadunidenses para o regime militar brasileiro. A falência econômica da nação culminou na falência política do militarismo implementado a partir de 1964 e trouxe ao Brasil o processo de redemocratização no final dos anos de 1980.

Na busca pela recuperação econômica no cenário pós-crise o início dos anos de 1990 traz a ampliação das políticas neoliberais pelo Estado democrático brasileiro, ditadas principalmente por organismos financeiros internacionais, como o FMI. A redução do papel econômico do Estado e a ampliação da abertura da economia aos investimentos e produtos externos marcam esse contexto, o que traz aos consumidores brasileiros mercadorias mais modernas que as fabricadas pelas indústrias nacionais, muitas das quais sendo incapazes de competir pelos mercados acabam por decretar falência. Ainda, com a chegada de mais tecnologia ao país se amplia a mecanização dos processos produtivos, substituindo o homem pelas máquinas, aumentando os quadros internos de desemprego estrutural.

Questão 48

A agricultura 4.0 é a conexão em tempo real dos dados coletados pelas tecnologias digitais com o objetivo de otimizar a produção em todas as suas etapas. Representará a chegada da Internet das Coisas ao campo. “No futuro, a agricultura será autonômica, independente. Os equipamentos conectados, com apoio de inteligência artificial e aprendizado de máquina, irão analisar os dados da cadeia produtiva e tomar as decisões. Caberá ao agricultor acompanhar, monitorar e endossar os processos em curso”, diz Fernando Martins, conselheiro de empresas de tecnologia voltadas ao agronegócio.

(Domingos Zaparolli. “Agricultura 4.0”. Pesquisa Fapesp, janeiro de 2020.)

Caso se concretize no cenário brasileiro, a agricultura 4.0 tem potencial para promover

a) a qualificação profissional da mão de obra, ainda que possa promover mudanças na estrutura fundiária.

b) a superação do campesinato, embora deva permanecer ligada às práticas de cultivo tradicionais.

c) a ampliação dos cultivos, a despeito dos baixos recursos comumente destinados aos insumos.

d) o aumento da produtividade, embora tenda a reforçar as desigualdades no campo.

e) o aumento das exportações, ainda que possa desabastecer o mercado interno.

Resposta: D

Comentário:

Após a Segunda Guerra Mundial o desenvolvimento técnico das atividades produtivas sofre forte incremento tecnológico, em decorrência da Terceira Revolução industrial, que moderniza os processos fabris urbanos, e da Revolução Verde, que moderniza as atividades produtivas do campo. Na conjunção dessas evoluções técnicas e tecnológicas emerge uma nova sociedade, totalmente associada ao Meio Técnico-Científico-Informacional, que passa a comandar a globalização a partir da década de 1970.

As atividades agrícolas passam a se beneficiar duplamente desse contexto, posto que a evolução industrial possibilitasse a produção mais intensa e eficiente de maquinários e insumos a serem utilizados pelas modernas atividades rurais, ao passo que a Revolução Verde traz ao campo tecnologias que há muito tempo eram restritas aos processos fabris das cidades. Em suma, o agronegócio nasce exatamente dessa interseção entre as atividades industriais e as agropecuárias.

A partir dos anos 2000 surge a ideia das chamadas “Atividades 4.0”, que são aquelas que integram plenamente todas as esferas da sociedade, em prol do estabelecimento de relações e processos mais eficientes, tecnológicos e lucrativos. A “Agricultura 4.0” seria, portanto, baseada em processos cada vez mais intensivos e avançados de cultivo, que por um lado gerará inegável incremento da produtividade, mas por outro lado não estará acessível a todos os agricultores, pois necessita de investimentos massivos e constantes, totalmente fora da realidade dos pequenos produtores. Como consequência desse acesso seletivo à evolução, o campo brasileiro passaria a apresentar ainda mais desigualdades entre grandes e pequenos proprietários de terras.

Questão 49

(Adriano Figueiró. Biogeografia, 2015.)

A distribuição do gênero Tapirus no tempo e no espaço indica que

a) classes naturalmente modificadas exemplificam a pluralidade ecológica do determinismo geográfico.

b) famílias deslocadas terão suas existências comprometidas com os limites meridionais dos continentes.

c) espécies de um mesmo gênero podem surgir conforme as mudanças ambientais na escala do tempo geológico.

d) espécies em distribuição contínua registram fácil adaptação devido à ausência de barreiras geográficas.

e) famílias derivadas de um mesmo gênero demonstram a adaptação dos seres vivos às características locais.

Resposta: C

Comentário:

A diferenciação das espécies é influenciada, entre outros fatores pelas mudanças ambientais que ocorrem de maneira lenta e gradual na superfície terrestre, como por exemplo, na dinâmica das placas tectônicas, que além de promover a separação e o distanciamento de ambientes anteriormente conectados, cria ainda barreiras geográficas, como oceanos e cadeias de montanhas, que possibilitam o isolamento das espécies, as quais passam a se diferenciar e a transmitir à sua descendência as adaptações evolutivas geradas.

No caso dos animais apresentados na imagem da questão observam-se diferentes espécies pertencentes ao gênero Tapirus, que habitam distintos ambientes e apresentam características distintas, decorrentes das necessidades adaptativas às condições edáficas locais. O isolamento geográfico produzido pela deriva continental ao logo do tempo geológico e as variações climáticas entre ambientes montanhosos e tropicais promoveram a diferenciação desses indivíduos, muito embora possuam uma ascendência comum.

Questão 50

Efeitos de erupções vulcânicas na atmosfera

(César Soares e Josélia Pegorim. www.climatempo.com.br, 11.04.2020. Adaptado.)

São consequências do fenômeno apresentado no esquema:

a) a concentração de enxofre na forma de piroclastos na estratosfera e o aumento prolongado da temperatura nas superfícies.

b) a interrupção na reação química do oxigênio com os gases nobres e o desequilíbrio biogeográfico em ecossistemas costeiros.

c) a ionização de átomos de nitrogênio na termosfera e a perda do equilíbrio isostático na crosta continental.

d) a maior absorção da radiação ultravioleta por superfícies e a contaminação em microescala de correntes de ar convectivas.

e) a formação de compostos de enxofre prejudiciais aos seres vivos e a diminuição da temperatura local pela reflexão da luz solar.

Resposta: E

Comentário:

O vulcanismo consiste em um mecanismo natural de liberação de calor e pressão internos da Terra a partir de fissuras ou fendas presentes na crosta. Além do calor interno são também liberados materiais sólidos (fragmentos de rochas), particulados (cinzas vulcânicas), gasosos (principalmente compostos de enxofre) e fluidos (materiais magmáticos do manto), criando assim uma comunicação entre os meios interno e externo do planeta.

A liberação de materiais particulados e gasosos para a atmosfera pode gerar impactos à dinâmica climática local ou mesmo planetária, pois os gases compostos de enxofre podem reagir com o vapor de água atmosférico e originar o ácido sulfúrico, agravando o fenômeno das chuvas ácidas; assim como os materiais particulados das cinzas vulcânicas podem formar densas nuvens de fumaça, capazes de impedir a entrada da radiação solar na baixa atmosfera, refletindo-a de volta para o espaço (por conta do aumento do albedo) e, por conseguinte diminuir a quantidade de calor absorvido pelo ar próximo à superfície.

Questão 51

Examine o infográfico.

(Claudio Jacinto. https://ipoema.org.br. Adaptado.)

O infográfico apresenta orientações para a concepção de

a) equipamentos urbanos, que ressignificam a dicotomia entre campo e cidade no século XXI.

b) cidades inteligentes, que impõem técnicas ecológicas para a permanência de seus habitantes.

c) construções sustentáveis, que visam reduzir a interferência humana no meio ambiente.

d) bioconstruções, que apresentam como princípio a negação da ação antrópica no espaço natural.

e) edificações ecoeficientes, que mantêm suas funções sem demandar recursos naturais.

Resposta: C

Comentário:

A busca por uma sociedade pautada na sustentabilidade ambiental tem se tornado cada vez mais valorizada, principalmente nas nações de maior desenvolvimento econômico do mundo, onde a população tem valorizado na atualidade cada vez mais os aspectos qualitativos da vida e não mais apenas os traços quantitativos na vivência diária. As moradias modernas tendem a oferecer condições múltiplas para a integração de seus habitantes ao meio que os cerca, visando diminuir ao máximo o impacto causado pelo homem sobre os recursos naturais.

A imagem apresentada pela questão demonstra múltiplas possibilidades de integração do homem ao meio, principalmente a partir do aproveitamento da oferta de recursos naturais do ambiente, como a circulação dos ventos, que pode diminuir a necessidade de aparelhos de ar condicionado, assim como da radiação solar, seja para a iluminação artificial dos cômodos internos ou para a geração de energia elétrica de baixo impacto ambiental. Bem como o aproveitamento de resíduos como esgotamento doméstico ou restos orgânicos para a fertilização dos solos e adubação dos cultivos residenciais, reduzindo a contaminação local, dentre outras possibilidades de integração saudável ao ambiente.

Questão 52

Oferta interna de energia, Brasil, 1940 - 2012

(Empresa de Pesquisa Energética (Brasil). Balanço energético nacional 2013, 2013. Adaptado.)

Considerando as características da matriz energética brasileira, no gráfico,

a) IV corresponde a lenha e carvão vegetal, que a partir de 1985 voltaram a ser empregados por famílias com baixo poder aquisitivo.

b) I corresponde aos produtos da cana-de-açúcar, que em 1975 teve o crescimento de sua oferta incentivado com a instituição do Proálcool.

c) V corresponde à hidráulica, que desde 1945 mantém crescimento acelerado pelos incentivos do Procel para a construção de usinas.

d) III corresponde ao carvão mineral, que alcançou estabilidade no início dos anos 2000 com a proibição de novas termoelétricas.

e) II corresponde a petróleo, gás e derivados, que a partir de 1980 tiveram uma queda gradual na participação, devido à escassez desses recursos.

Resposta: B

Comentário:

O Brasil apresenta, em comparação à maioria das nações mundiais, uma matriz energética bastante variada e com a oferta de diferentes fontes de energia, bem como grande potencial para a produção futura de fontes alternativas ou renováveis, que geram sabidamente menos impactos ambientais. No gráfico apresentado pela questão são listadas as participações de 6 modalidades de energia, às quais foram atribuídas cores diferentes na figura.

Analisando o gráfico pode-se inferir que a fonte nomeada I (marcada no gráfico com a cor azul) representa os derivados de cana de açúcar, como o etanol e o bagaço da cana, que teve forte incremento na oferta a partir de meados da década de 1970 como resposta aos choques internacionais do petróleo e apoiado por programas estatais, como o Proálcool. A fonte nomeada II (marcada no gráfico com a cor roxa) representa a lenha e o carvão vegetal, fonte primária de uso muito antigo, mas de baixa eficiência energética, que foi gradativamente substituída por outras fontes mais rentáveis e eficientes na geração.

A fonte nomeada III (marcada no gráfico com a cor verde claro) representa a hidroeletricidade, que passou por grande incremento a partir da década de 1940 com as políticas de industrialização estatal do nacional desenvolvimentismo de Getúlio Vargas e posteriormente de Juscelino Kubitschek. A partir dos anos de 1990 houve novo salto nessa modalidade por conta da ampliação do potencial instalado nos rios da Bacia do Amazonas. A fonte nomeada IV (marcada no gráfico com a cor amarela) representa o carvão mineral, que inicialmente teve seu uso vinculado à indústria siderúrgica nacional, para a produção de aço pelas/para as empresas estatais e a partir da década de 1990 passou por ampliação em decorrência da maior demanda por aço no mercado externo (principalmente na China), assim como pelo seu uso em momentos emergenciais nas usinas termelétricas, quando havia o risco de apagões e desabastecimentos da energia hidroelétrica no país. 

A fonte nomeada V (marcada no gráfico com a cor verde escuro) representa o petróleo, que teve a sua produção e oferta incentivada a partir do governo de Getúlio Vargas com a criação da Petrobrás, e ainda hoje se configura como a principal fonte primária de energia consumida pelo país, tendo passado por ampliação a partir dos anos 2000 em decorrência da descoberta das grandes jazidas na camada do Pré-Sal. Juntamente ao petróleo nessa tonalidade verde escuro provavelmente esteja representado também o gás natural.

Por fim, nomeadas VI (marcadas no gráfico com a cor laranja) encontram-se as outras fontes energéticas disponíveis no Brasil, com destaque para a energia nuclear produzida no Rio de Janeiro a partir do período militar com a instalação dos complexos de Angra I e Angra II, assim como as fontes solar e eólica, que no presente estão entre as que mais crescem percentualmente no país, muito embora ainda não participem tão massivamente da oferta geral de energia aos mercados nacionais.

Questão 53

Fatores naturais, bem como a ação humana, podem atuar em processos de degradação ambiental. Em zonas áridas, semiáridas e subúmidas, um processo negativo característico dos solos e um de seus impactos esperados são:

a) a salinização e a retração no nível dos lençóis freáticos.

b) a compactação e o incremento de terras não agricultáveis.

c) a laterização e o aumento dos fenômenos erosivos.

d) a desertificação e a redução da biodiversidade.

e) a arenização e a diminuição da fertilidade.

Resposta: D

Comentário:

As regiões que sofrem naturalmente com déficit hídrico apresentam grande suscetibilidade a alterações edáficas irreversíveis, o que se torna ainda mais intenso quando as ações antrópicas estão incidindo sobre esses ambientes de elevada fragilidade. Nesse caso o problema natural que era apenas a falta de água começa a se combinar com outras variáveis trazidas pelas atividades humanas, e a instabilidade ambiental se intensifica rapidamente.

Nessas áreas a ameaça mais iminente é o processo de desertificação, que consiste na perda das condições ambientais para manutenção e desenvolvimento da vida animal e vegetal nesses locais. Uma vez instaurado o processo de desertificação a biodiversidade é imediatamente exposta a condições desfavoráveis, podendo até mesmo causar extinções plenas de espécies endêmicas nessas áreas, prejudicando sistematicamente toda a sua biogeografia.

Questão 54

Examine a imagem.

(Paulo Roberto Fitz. Cartografia básica, 2008. Adaptado.)

As coordenadas geográficas do ponto X, no sistema sexagesimal, são, aproximadamente,

a) 45º48’W e 34º40’51”S.

b) 43º54’E e 35º18’N.

c) 45º48’W e 34º40’51”N.

d) 45º48’E e 34º40’51”S.

e) 43º54’W e 35º18’S.

Resposta: A

Comentário:

Na imagem apresentada pela questão tem-se dados relativos às longitudes e latitudes de um determinado recorte espacial, bem como a demarcação da localização de um ponto X, inserido nesse espaço. Foram dados os valores latitudinais limites de 30º a 40º, crescentes “de cima para baixo”, o que atesta que o recorte se encontra no Hemisfério Sul; bem como valores longitudinais limites de 40º a 50º, crescentes “da direita para a esquerda”, o que atesta que o recorte se encontra no Hemisfério Oeste.

Assim, usando os intervalos marcados pelas réguas do desenho é possível estabelecer os valores intermediários das latitudes (linhas tracejadas em verde) e das longitudes (linhas tracejadas em vermelho) na imagem a seguir, de modo que seja possível, por aproximação (uma vez que a própria questão menciona que o desenho está fora de escala), definir a latitude e a longitude do ponto X (linhas pontilhadas em preto).

Desse modo, por aproximação, tem-se que a latitude de X seja de pouco menos de 46º Oeste (nesse caso, entre as alternativas, 45º48’W), enquanto sua longitude será de aproximadamente 35º Sul (nesse caso, entre as alternativas, 34º40’51”S).

Questão 80

Dentre os vários fatores que afetam o clima de determinada região estão a maritimidade e a continentalidade. Esses fatores estão associados à distância dessa região aos mares e oceanos. Do ponto de vista da física, os efeitos da maritimidade e da continentalidade estão relacionados ao alto calor específico da água quando comparado com o do solo terrestre. Dessa forma, esses fatores afetam a amplitude térmica e a umidade da atmosfera de certo território.

(www.estudopratico.com.br. Adaptado.)

As propriedades físicas da água e os fatores climáticos citados fazem com que

a) áreas banhadas por oceanos enfrentem invernos mais moderados, enquanto que, em áreas distantes de oceanos, essa estação é mais bem percebida.

b) ocorra uma maior amplitude térmica diária em regiões litorâneas do que a verificada em regiões desérticas, devido ao efeito da maritimidade.

c) áreas sob maior influência da continentalidade tendam a apresentar mais umidade, caso não haja interferência de outros fatores climáticos.

d) poucas nuvens se formem em áreas costeiras porque a água absorve e perde calor rapidamente, o que explica o baixo índice pluviométrico dessas regiões.

e) regiões sob grande efeito da continentalidade tendam a apresentar altos índices pluviométricos, devido à grande quantidade de vapor de água na atmosfera.

Resposta: A

Comentário:

A dinâmica atmosférica que rege as condições climáticas da Terra é determinada por um grande conjunto de mecanismos, chamados de fatores climáticos, que devem ser entendidas como sendo os agentes que estabelecem as características atmosféricas locais, características essas que são chamadas de elementos do clima.

Dentre os principais fatores climáticos se destacam a latitude, que define a inclinação com que os raios solares incidem na superfície terrestre; a altitude, que determina a concentração de gases atmosféricos e consequentemente a quantidade de calor retida por eles; as massas de ar, que são grandes volumes gasosos que se deslocam pela atmosfera em decorrência das diferenças de pressão, transportando calor e umidade; as correntes marinhas que, assim como as massas de ar, se deslocam pelas superfícies oceânicas em decorrência das diferenças de pressão e da movimentação dos ventos, alterando as condições de umidade e temperatura por onde passam; e por fim a maritimidade e a continentalidade, relacionadas ao calor específico das superfícies locais.

Localidades sob influência da maritimidade (próximas de zonas costeiras) são impactadas pelo elevado calor específico da água, que retém o calor por mais tempo, posto que se aqueça e resfrie mais lentamente criando condições de baixas amplitudes térmicas, tanto no verão quanto no inverno. Ao contrário, locais afastados dos litorais e, portanto sob o efeito da continentalidade, apresentam calor específico mais baixo, se aquecendo e resfriando mais rapidamente, promovendo maior amplitude térmica local, acentuando o frio do inverno e o calor do verão.

 

 

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

CORREÇÃO COMENTADA DE GEOGRAFIA - UNESP 2021(ÁREAS BIOLÓGICAS)

 

Questão 32

Atualmente, muitos estudiosos acreditam que é possível identificar processos de globalização em sociedades pré-modernas, em vista de fenômenos como o encurtamento relativo das distâncias (através de meios de transporte e comunicação mais eficazes), maior conectividade entre regiões previamente isoladas [...].

(Rafael Scopacasa. Revista de História, no 177, 2018.)

O uso contemporâneo do conceito de globalização envolve, além dos aspectos mencionados no texto,

a) imposição do setor industrial sobre o de serviços, autossuficiência energética dos países, ampla mobilidade de pessoas e mercadorias.

b) convergência de preços e mercados entre regiões distantes, meios de comunicação ultravelozes, formação de uma consciência global.

c) maior importância das barreiras geográficas, constituição de redes de contatos culturais, uniformização mundial de preços.

d) unidade ideológica e política entre os governantes dos Estados, redução das distâncias físicas entre continentes, declínio da diversidade global.

e) imposição do poder dos blocos econômicos regionais, internacionalização do movimento operário, redução das barreiras linguísticas.

Resposta: B

Comentário:

O processo de globalização se sustenta com base em três pilares essenciais, que são a integração decorrente da aproximação relacional entre os povos e espaços outrora separados ou isolados; a interligação representada pelos meios que possibilitam a conexão entre esses povos e espaços, com destaque para os transportes e as telecomunicações; e a interdependência, que define benefícios mútuos (embora desiguais) nas relações geopolíticas entre povos e espaços globalizados.

Embora todos os setores sociais estejam envolvidos ao processo globalizante, os aspectos econômicos e financeiros são aqueles que mais diretamente participam do processo integracional, tendo como base principal a afirmação do modelo capitalista, atrelada ao fortalecimento da sociedade de consumo visando à lucratividade. Para tal objetivo se mostra vital a capacidade de se estabelecer para as mercadorias preços de amplitude global, bem como fazer com que todos os mercados estejam conectados (interligados) e que o desejo de consumo das sociedades sejam o mais parecido possível, para favorecer à produção e à oferta das mercadorias.

Questão 36

O importante trabalho de fazer um alfinete é dividido em mais ou menos dezoito operações distintas. Vi uma pequena fábrica que só empregava dez operários e onde, em consequência, alguns deles eram encarregados de duas ou três operações. Mas, embora a fábrica fosse muito pobre e, por isso, mal aparelhada, quando em atividade, eles conseguiam fazer cerca de doze libras de alfinetes por dia: ora, cada libra contém mais de quatro mil alfinetes de tamanho médio. Assim, esses dez operários podiam fazer mais de quarenta e oito mil alfinetes por dia de trabalho; logo, se cada operário fez um décimo desse produto, podemos dizer que fez, num dia de trabalho, mais de quatro mil e oitocentos alfinetes. Mas, se todos tivessem trabalhado à parte e independentemente uns dos outros, e se eles não tivessem sido moldados a essa tarefa particular, cada um deles não teria feito, com certeza, vinte alfinetes.

(Adam Smith. A riqueza das nações (1776). Apud: André Gorz. Crítica da divisão do trabalho, 1980. Adaptado.)

Considerando que uma libra equivale a aproximadamente 450 gramas, o texto indica que

a) o modelo de fábrica ampliou imensamente a capacidade de produção de alfinetes, pois as máquinas substituíram o trabalho humano com evidente melhoria na qualidade da mercadoria final.

b) a mecanização e o parcelamento de tarefas reduziram a capacidade de produção de alfinetes, pois criaram dificuldades para que o conjunto dos operários operasse as máquinas.

c) a massa de um alfinete de tamanho médio equivale a 10% de uma libra e, em decorrência, a produção diária da fábrica gerava cerca de 4,5 kg de mercadorias.

d) o trabalho individual de cada operário envolvia o manejo diário de quatro mil e oitocentos alfinetes, que representavam, em massa, cerca de 540 gramas.

e) a divisão de tarefas na fábrica homogeneizou a capacidade produtiva individual dos trabalhadores e eliminou a necessidade de controle patronal sobre a produção.

Resposta: D

Comentário:

Embora o fragmento apresentado pela questão faça menção ao processo de produção de alfinetes, sua ideia pode ser aplicada a todo e qualquer processo de produção industrial, experimentado pelo mundo a partir do final do século XVIII. A introdução das máquinas nos processos fabris permitiu a intensificação da produção sem, contudo, ser capaz de substituir plenamente a mão de obra humana, mesmo que se deva admitir que houvesse redução na demanda de força de trabalho braçal.

Na medida em que a máquina vai sendo inserida nos processos fabris a mão de obra vai se adequando e aperfeiçoando seu trabalho, para que seja capaz de operar maquinários cada vez mais modernos. Daí surge a necessidade crescente de qualificação da mão de obra. Associada à demanda crescente pela qualificação da mão de obra incrementa-se também a divisão das etapas do trabalho, que promove a especialização produtiva, dotando cada trabalhador do conhecimento de apenas uma das várias etapas do processo produtivo, o que traz consigo a necessidade cada vez mais latente de gerenciamento patronal para que essas etapas fragmentadas se combinem, em prol da máxima produção fabril.

Questão 38

O reconhecimento do território africano empreendido pelas campanhas de exploração e pelas missões religiosas foi facilitador de uma verdadeira invasão de mercadores europeus nas caravanas e rotas de comércio que ligavam diferentes pontos do continente. Muitos desses mercadores começaram a controlar algumas redes de comércio, criando novos sistemas de autoridade que não passavam mais por líderes africanos. De início, isso não representou nenhum tipo de perigo para as elites africanas, que já estavam acostumadas a negociar com árabes, indianos e com os próprios europeus. No entanto, no decorrer do século, os europeus se tornaram senhores das principais rotas comerciais do litoral africano, inclusive as que ligavam as cidades orientais com o continente asiático.

(Ynaê Lopes dos Santos. História da África e do Brasil afrodescendente, 2017.)

Ao avaliar a presença europeia no continente africano ao longo do século XIX, o texto caracteriza

a) um movimento de intensificação do comércio internacional, realizado a partir da difusão de valores universais como o cristianismo e a democracia.

b) o respeito europeu à multiplicidade de crenças e manifestações culturais e a insistência africana em manter formas arcaicas de organização política.

c) um esforço consciente e planejado de integração entre os continentes, por meio da constituição de ligações terrestres e marítimas.

d) um processo de interferência gradual e profunda nos padrões culturais africanos, de organização social e dinâmica política das sociedades locais.

e) a disposição europeia de colaborar para o progresso de países subdesenvolvidos, ampliando a capacidade produtiva das economias locais.

Resposta: D

Comentário:

O processo de ocupação e dominação da África pelas potências europeias a partir do século XIX foi inaugurado a partir da realização do Congresso de Berlim, no qual as nações que formavam à época o G-7 realizaram a partilha do continente e o estabelecimento de seus domínios no interior africano. Esse processo de ocupação deriva diretamente do desenvolvimento da atividade industrial, que promoveu a necessidade crescente por novos espaços fornecedores de matérias primas e de novos mercados consumidores para os bens produzidos pelas nações desenvolvidas da Europa.

Uma das principais estratégias adotadas pelos europeus durante esse processo de expansionismo foi aliar-se a um dos grupos étnicos em cada território dominado e incentivar os conflitos locais, criando um quadro de plena instabilidade na África que tornaria impossível o estabelecimento de uma unidade nacional capaz de resistir ao neocolonialismo do G-7. Grande parte das guerras civis que ainda hoje assolam os países africanos decorre dessa instabilidade provocada durante a dominação externa.

Rapidamente após se estabelecerem na África as potências imperialistas passavam a dominar todos os grupos étnicos nativos e a impor o etnocentrismo europeu, na medida em que eram suprimidos ou eliminados os aspectos próprios dos povos e sociedades africanos, em pro da exploração das vastas riquezas naturais dessas nações, para o sustento da dominação mundial pelas nações que compunham o grupo hegemônico do período.

Questão 43

As long as it operated as a cheap factory, China’s growth was welcomed by the US, and its emergence as a new market for consumer goods was eagerly anticipated. However, in the mid-2010s the relationship between the rising nation and the incumbent superpower became more competitive. With the election in 2016 of Donald Trump on an “America First” platform, the gloves came off. Unhappy with the trade imbalance, the US president kicked off a trade war in 2018. The fallout for companies has been considerable.

(Lucy Colback. www.ft.com, 28.02.2020. Adaptado.)

O excerto descreve mudanças nas relações geopolíticas entre Estados Unidos e China nas últimas décadas. Essas mudanças resultaram em

a) barreiras aos investimentos de empresas norte-americanas em território chinês, com o confisco de máquinas destinadas à produção.

b) medidas unilaterais e protecionistas do governo norte-americano, com a adoção de tarifas adicionais aos produtos chineses.

c) soluções sustentáveis para setores industriais tradicionalmente poluidores, com o compartilhamento de fontes de insumos renováveis entre os dois países.

d) incentivos para a criação de indústrias binacionais, com o intercâmbio facilitado de trabalhadores qualificados.

e) sanções econômicas e diplomáticas do governo norte-americano, que restringiram o comércio da China com outros países.

Resposta: B

Comentário:

O texto apresentado na questão fala a respeito das mudanças recentes na política externa dos Estados Unidos, estabelecidas a partir da chegada de Donald Trump à presidência. Grande parte dessa nova política externa se baseia no nacionalismo e no discurso do “America First”, em que o mandatário estadunidense defende o unilateralismo político e o isolacionismo econômico, bem como o estabelecimento de uma guerra comercial com a China, sabidamente o maior adversário geopolítico dos Estados Unidos nesse inicio de século XXI.

Grande parte da política externa voltada à China se relaciona com o protecionismo comercial implementado pelos estadunidenses, principalmente sobre os produtos industrializados importados do país asiático, que em decorrência dos baixos custos produtivos chineses chegam com preços muito baixos no mercado americano. Em resposta o governo chinês impõe também barreiras comerciais aos produtos e tecnologias provenientes dos Estados Unidos. Trata-se claramente de uma disputa entre duas nações que visam à hegemonia geopolítica no mundo globalizado contemporâneo.

Questão 44

A primeira corrida para a região ocorreu no Sudão, em 2011. Começou no norte, perto do Vale do Nilo, depois se espalhou para o oeste, para Darfur, favorecida por uma nova geração de detectores de metais baratos e fáceis de usar. Depois, a “frente pioneira” avançou de leste para oeste, sem controle, pegando outros Estados de surpresa. Fora de qualquer estrutura legal, indivíduos com equipamentos de baixo custo — sudaneses em sua maioria — descobriram áreas de interesse no Chade, particularmente no norte, em 2013; em seguida, no sul da Líbia e Níger, em 2014; na Mauritânia, em 2016; e, mais recentemente, em 2018, no norte do Mali. No deserto, a extração está apenas começando e faz crescer a incerteza em uma região já desestabilizada.

(Rémi Carayol. https://diplomatique.org.br, 08.01.2020. Adaptado.)

A região que tem atraído a atenção de populações africanas e o minério explorado correspondem, respectivamente,

a) ao Magrebe e ao diamante.

b) ao Saara e à prata.

c) ao Magrebe e ao ouro.

d) ao Sahel e ao ouro.

e) ao Sahel e ao diamante.

Resposta: D

Comentário:

A grande extensão territorial e a diversidade de características e recursos naturais presentes no continente africano permitem sua divisão em distintas regiões, sejam elas relativas às condições climáticas, ambientais, étnicas, econômicas, sociais, dentre outras.

De modo geral pode-se dividir inicialmente a África em duas partes distintas, tendo como referência o Deserto do Saara, que corta o continente no sentido Leste – Oeste. Nessa separação tem-se ao Norte do Saara a África Setentrional, habitada por povos de origem predominantemente árabe, com orientação marcadamente islâmica, cujas economias são atreladas à exploração de petróleo. Já ao Sul do grande deserto tem-se a África Subsaariana, ocupada por população de origem nativa, orientação religiosa predominantemente cristã e animista , onde as frágeis economias estão associadas à exploração de recursos minerais não energéticos e agroexportação.

Dentro dessas distintas regiões é possível a realização de subdivisões, sendo que na África Setentrional destaca-se a área do Magrebe, localizada no Noroeste africano, com importantes nações exportadoras de petróleo, como a Argélia, a Líbia e a Tunísia. Por outro lado, na África Subsaariana é possível a regionalização do Sahel, que corresponde a uma faixa de terras integradas à borda sul do Saara, onde a desertificação tem tomado áreas tradicionalmente agrícolas.

Nessa faixa de terras do Sahel a riqueza em reservas de minerais metálicos ainda pouco exploradas, com destaque para o ouro, tem despertado o interesse de populações locais, que tem realizado uma intensa e desenfreada “Corrida do Ouro” nessa região, bem como de grandes indústrias estrangeiras, com destaque para as mineradoras chinesas, cada dia mais presentes no continente africano. Essa porção de terras tende a ver ampliadas as tensões históricas entre os povos nativos, em decorrência da supervalorização do espaço a partir da descoberta de veios de ouro, ainda relativamente fáceis de serem explorados.

Questão 45

Embora tenha relação com estímulos à produção e aos investimentos em infraestrutura no país, a dívida externa brasileira é um obstáculo

a) ao pleito do Brasil de se tornar líder econômico do Mercosul, já que uma das condições para o recebimento de recursos é a submissão do país ao FMI.

b) à participação brasileira em órgãos reguladores, já que os contratos que garantem o pagamento compulsório da dívida comprometem a autonomia decisória do país.

c) ao superávit da balança comercial brasileira, já que o recebimento de recursos é atrelado à compra de produtos fabricados pelos países credores.

d) à entrada do país no Conselho de Segurança da ONU, já que a existência de dívidas sinaliza a falta de controle do país sobre sua própria economia.

e) à redução das desigualdades sociais, já que parte dos recursos públicos arrecadados é destinada ao pagamento de parcelas e dos juros da dívida.

Resposta: E

Comentário:

Apesar de sua importância mundial na produção e abastecimento dos mercados de commodities, e de a exportação de tais recursos gerar grandes somas financeiras para a economia brasileira, um dos maiores entraves para o desenvolvimento da nação se relaciona à histórica dívida externa do país, cujo pagamento dos juros e amortizações consomem uma parcela significativas dos dividendos gerados anualmente pela balança comercial nacional.

Atrelada ao endividamento externo tem-se a dependência financeira do Brasil em relação aos organismos internacionais e às potências hegemônicas contemporâneas, que não permite ao país tomar as rédeas de suas próprias políticas econômicas, estando por vezes sob a égide de instituições como o Fundo Monetário Internacional – FMI, cujos projetos econômicos encontram-se diretamente relacionados aos interesses do mercado, e não aos benefícios sociais dos brasileiros. Assim, a dívida externa cria a dependência em relação ao FMI, a qual impede que políticas sociais nacionais sejam estabelecidas, ao mesmo tempo em que dita políticas econômicas para o direcionamento de grande parte de nosso superávit comercial para os pagamentos relativos aos saldos dessa dívida externa.

Questão 47

No gráfico, cada ponto corresponde à taxa de desemprego e à taxa de inflação de serviços para um determinado mês de um determinado ano entre 2003 e 2017.

Brasil: inflação de serviços e taxa de desemprego, 2003 - 2017

(https://blogdoibre.fgv.br. Adaptado.)

Considerando as características das variáveis e a dispersão dos dados analisados, o gráfico indica

a) um panorama positivo, revelado pela linha de inflação de serviços decrescente, que propicia pedidos de ajuda financeira internacional e alimenta a criação de novas empresas.

b) que o desemprego tende a ser maior conforme avançam os anos de maior inflação de serviços, como revela o sentido decrescente da linha pontilhada.

c) uma redução da inflação de serviços, condição própria dos países em desenvolvimento e capaz de estimular novas contratações.

d) que uma taxa de desemprego maior, ao gerar menos renda e menor demanda por serviços, tende a reduzir a inflação de serviços.

e) um cenário de recessão, demonstrado pela tendência ao total desemprego, característica de economias frágeis e voláteis que interrompem a prestação de serviços.

Resposta: D

Comentário:

O gráfico apresentado pela questão relaciona duas variáveis importantes para o entendimento acerca da dinâmica econômica e social do Brasil no intervalo entre os anos de 2003 e 2017: o desemprego e a inflação do setor dos serviços. A interpretação desses dados permite estabelecer um paralelo de causa e consequência entre esses dois indicadores ao longo do tempo.

De modo geral observa-se que no início do gráfico os valores relativos à inflação encontravam-se elevados (entre 7,5% e 9,5%), ao passo que o desemprego se mostrava mais baixo (entre 6% e 8%). A evolução desse gráfico ao longo do período mostra que ao término do intervalo os valores relativos ao desemprego estavam mais elevados que no início (entre 12% e 14%), ao passo que os valores da inflação haviam decrescido (entre 4,5% e 7,5%).

Assim, com base na interpretação das informações oferecidas pelo gráfico pode-se inferir que a queda no emprego diminui o poder de compra e a força de demanda dos mercados consumidores, bem como restringe sua procura pelos serviços, permitindo que sua oferta seja suficiente ao mercado, o que possibilita uma condição de reduzida inflação nesse segmento, por conta na alteração na lei da oferta e procura observada nesse contexto.

Questão 48

A natureza predatória do desmatamento da Amazônia mostra-se no fato de que, com seus 750 mil km2 de área desmatada, a região contribui com 14,5% do valor do produto agropecuário brasileiro. São Paulo tem área agrícola de 193 mil km2 e entra com 11,3% da produção nacional.

(Ricardo Abramovay. Amazônia, 2019. Adaptado.)

Os dados apresentados no excerto contribuem para colocar em xeque

a) o discurso segundo o qual o desmatamento da Amazônia é necessário para o crescimento econômico.

b) a pretensa vocação agrária brasileira, que apresenta resultados econômicos artificiais.

c) a concepção de unidade territorial que busca comparar áreas ambientalmente diversas.

d) a proposta de geração de renda atrelada à preservação da floresta amazônica.

e) o senso comum sobre a elevada fertilidade do solo paulista.

Resposta: A

Comentário:

A atual expansão da fronteira agrícola brasileira tem inserido gradativamente as terras amazônicas no cenário produtivo do campo desde a década de 1990. Antes desse período a fronteira agrícola havia sido expandida em direção ao Cerrado do Centro-Oeste, a partir da década de 1960, no contexto da Revolução Verde que modernizava as práticas agrícolas do país.

Porém, diferentemente do Cerrado, a Amazônia apresenta solos muito pobres em decorrência das intensas chuvas equatoriais que promovem a lixiviação das terras, reduzindo substancialmente sua produtividade agrícola. Assim, os solos amazônicos demandam vastas áreas desmatadas para que sejam atingidos elevados índices de produtividades. Em contrapartida a esse processo a questão menciona que o estado de São Paulo possui uma área cultivada muito inferior àquela desmatada na Amazônia, porém consegue atingir praticamente o mesmo volume de produção.

O entendimento desses dados se relaciona aos modelos agrícolas dessas duas regiões, posto que enquanto o estado de São Paulo apresenta predomínio de uma agricultura intensiva, onde o capital investido determina o volume da produção, na Amazônia predomina uma agricultura extensiva, onde a produtividade é definida pela extensão das terras cultivadas. Logo, se na Amazônia predominassem práticas intensivas de cultivo não seria necessário tamanho desmatamento para se atingir os índices de produção apresentados no texto, bastariam investimentos em tecnologias e técnicas mais avançadas de cultivo.

Questão 49

Média das anomalias registradas durante agosto de 2020

(www.instagram.com/tempo.clima.brasil, 03.09.2020. Adaptado.)

As anomalias observadas no mapa promovem

a) estiagens severas na região Nordeste do Brasil.

b) secas prolongadas no sudeste do continente asiático.

c) menor precipitação na região Sul do Brasil.

d) longos períodos chuvosos no litoral do Chile.

e) chuvas intensas na porção sul dos Estados Unidos.

Resposta: C

Comentário:

Existem vários tipos de anomalias ambientais que ocorrem na superfície terrestre, porém aquelas ligadas à dinâmica climática são consideradas as principais e mais impactantes delas. Dentre as anomalias relacionadas ao clima as duas mais importantes são o El Niño e a La Niña, que embora tenham origem de escala local, apresentam consequências que atingem escala global.

Ambas as anomalias se originam na Costa Oeste do América do Sul, próximo do litoral peruano, e se relacionam a alterações nas temperaturas das águas que transitam nessa porção do oceano Pacífico Sul. Ainda que as causas dessas alterações sejam relativamente desconhecidas, sua ocorrência é investigada por cientistas há várias décadas. O El Niño deriva do aquecimento anormal dessas águas, a passo que a La Niña advém do resfriamento anormal das mesmas.

A variação de temperatura da superfície do oceano promove também a alteração nas temperaturas da baixa atmosfera local, que por sua vez altera as condições de pressão nessa área. A alteração das pressões atmosféricas interfere diretamente na atuação dos ventos alísios, tornando-os “mais fracos” durante a ocorrência do El Niño e “mais fortes” durante a ocorrência da La Niña.

Na imagem apresentada pela questão observam-se temperaturas mais baixas no oceano próximo ao litoral peruano, o que confirma tratar-se de uma La Niña e que, portanto, os ventos alísios estariam “mais fortes”, transportando mais umidade da região do Trópico de Capricórnio (onde ficará mais seco) em direção à Linha do Equador (onde ficará mais úmido). No território brasileiro a La Niña provoca menos chuvas nas regiões Sul e Sudeste, bem como aumento das precipitações nas regiões Norte e Nordeste.

Questão 50

A disponibilidade de água no Brasil é elevada, se comparada à de outras regiões do mundo. No entanto, quando se consideram o potencial hídrico no território e a distribuição da população brasileira por regiões, notam-se

a) a distribuição desigual do recurso e a possibilidade de escassez hídrica.

b) a homogeneidade da matriz energética nacional e o predomínio de assentamentos litorâneos.

c) a transposição do recurso e a criação artificial de demandas.

d) a valorização de áreas bem abastecidas e os fluxos migratórios de transumância.

e) a perda do recurso por mau uso e o desequilíbrio na ocupação de bacias hidrográficas.

Resposta: A

Comentário:

Apesar da inegável riqueza hídrica que se observa no território brasileiro, é preciso compreender que esse recurso não se distribui de maneira regular e homogênea por todas as regiões do país, de modo que existem áreas onde a abundância hídrica excede em muito a demanda interna, conforme se observa na região Norte; ao passo que outras áreas, como o Sertão Nordestino, apresenta um grave déficit hídrico, com recursos superficiais muito aquém das demandas necessárias à população.

Mesmo em outras localidades onde a disponibilidade se mostrava plenamente suficiente no passado recente, como em São Paulo, os crescimentos econômico e demográfico promoveram a ampliação da demanda por água, e as infraestruturas de abastecimento e distribuição se mostraram por vezes sobrecarregadas e ineficazes para oferecer o recurso à população residente, o que denota um risco material de escassez, tanto naquelas áreas naturalmente secas, como o interior do Nordeste, bem como naquelas onde outrora a ameaça de falta de água parecia uma ameaça inexistente, como na capital paulista.

Questão 51

Há cinco anos, na China, a febre do compartilhamento de bicicletas atraiu bilhões de dólares de investidores e de clientes, gastos pelas startups na compra de milhões de novas bicicletas, para conquistar participação de mercado. Quando o colapso inevitável chegou, a maioria das empresas faliu, deixando autoridades municipais com os custos de limpar a bagunça.

(https://6minutos.uol.com.br, 19.09.2020. Adaptado.)

Nesse cenário, o problema a ser administrado pel0as autoridades municipais é

a) a reestruturação do sistema de transporte, constituído por ciclovias que foram inutilizadas com a falência das empresas.

b) o correto descarte das bicicletas, que podem contaminar o meio ambiente se o acúmulo for negligenciado.

c) o monopólio das empresas sobreviventes, concentradoras das bicicletas disponibilizadas à população.

d) a presença local de fábricas de bicicletas, poluidoras em seus processos de extração de matérias-primas.

e) a devolução das bicicletas pelos usuários, que foram surpreendidos com o fechamento das empresas no país.

Resposta: B

Comentário:

A crescente busca global pela sustentabilidade ambiental nas sociedades modernas incide diretamente sobre os meios de transportes, que procuram alcançar o binômio entre eficiência na mobilidade urbana e diminuição do consumo de combustíveis fósseis, sabidamente associados aos quadros de mudanças climáticas atuais. Na China, com sua população de mais de 1 bilhão de pessoas e cidades abarrotadas de veículos, as bicicletas foram uma grande aposta, acompanhando a modernização econômica recente do país asiático.

O crescimento econômico chinês no início do século XXI fez nascer um mercado altamente promissor de aluguel de bicicletas nas grandes cidades do país, que deu origem a várias empresas pequenas e médias especializadas nesse tipo de serviço, porém as políticas recentes de restrição à circulação impostas pelo governo nacional, em decorrência da pandemia do Covid-19, reduziram drasticamente a demanda nesse mercado, impondo a falência a várias dessas pequenas empresas sem grandes capitais de giro para se manter ativas durante a crise.

Após a falência de várias empresas do setor, as até então valorizadas bicicletas urbanas se tornaram um grande problema para os gestores das cidades, posto que muitas delas fossem simplesmente abandonadas pelas empresas e usuários, e se converteram simplesmente em lixo nessas grandes cidades. Como qualquer outro tipo de lixo, a destinação correta dessas bicicletas é fundamental para que os impactos ambientais causados pelo seu descarte sejam os menores possíveis, cabendo agora às prefeituras das cidades chinesas lidarem com esse novo problema socioambiental.

Questão 52

A Conferência de Estocolmo, realizada em 1972, é um marco importante para a questão ambiental. Em diversos países, essa conferência estimulou

a) o nascimento de órgãos de defesa do meio ambiente e a criação de leis de controle da poluição.

b) a fundação de organizações não governamentais e a estatização de empresas poluidoras.

c) a catalogação de áreas ricas em espécies nativas e a transferência de sua propriedade à ONU.

d) a implantação de áreas de preservação permanente e a cobrança de taxas para a sua visitação.

e) o movimento de valorização do campo e a elaboração de políticas de permanência de campesinos na terra.

Resposta: A

Comentário:

A Conferência de Estocolmo, realizada em 1972 na Suécia, é tida como a primeira grande conferência mundial para debater temas relativos às questões ambientais. Muito embora antes dela tenham ocorrido outros encontros e tentativas de acordos entre países nessa temática, nenhuma foi tão ampla e produziu tamanhos impactos quanto ela.

Dentre os grandes avanços desse encontro pode-se destacar a formação de um consenso entre as nações de que havia a necessidade latente e urgente de mudança nas relações entre o homem e o meio ambiente, para que se pudessem garantir por um período mais extenso as condições necessárias para a manutenção da vida e dos processos produtivos, amplamente dependentes dos recursos naturais.

Nesse contexto foi idealizado o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA, que atua até hoje como um braço ambiental da ONU nas discussões globais e na busca por acordos internacionais ligados ao clima e aos recursos naturais em geral. A temática da poluição atmosférica também fez parte dos debates em Estocolmo, lançando bases para futuras propostas e acordos referentes à diminuição das emissões de gases nocivos ao meio ambiente, bem como do incentivo à utilização de fontes alternativas de energia, em detrimento dos tradicionais combustíveis fósseis. Grande parte do que foi idealizado em 1972 serviria para futuros debates, seja através do Relatório Brundtland, ou mesmo os protocolos de Montreal e Kyoto nas décadas posteriores.

Questão 53

Nas atividades cotidianas de indústrias, de empresas ou de pessoas em suas residências, o empenho pelo aumento da eficiência energética pode contribuir para

a) reestruturar sistemas de produção e reduzir as possibilidades de as sociedades usufruírem de seus bens.

b) ampliar a dependência global por petróleo e redesenhar as alianças políticas alinhadas ao seu consumo.

c) contornar o déficit global por energia e redistribuir os recursos entre os países de maneira igualitária.

d) valorizar a oferta de fontes renováveis e extinguir gastos com subsídios públicos ao setor energético.

e) otimizar os recursos energéticos e reduzir os impactos ambientais relacionados à sua produção.

Resposta: E

Comentário:

A temática energética se mostra hoje como uma das mais importantes discussões internacionais, seja quando se consideram os aspectos econômicos ou quando se analisam os dados relativos à questão ambiental. Superar a crônica dependência do petróleo na atualidade se faz imprescindível para o futuro do sistema capitalista, seja por conta do seu inevitável esgotamento nas próximas décadas, ou por conta da inegável participação de seu consumo nas mudanças climáticas.

A chamada Eficiência Energética consiste em aproveitar ao máximo o potencial de cada fonte empregada, para que não sejam necessárias muitas fontes adicionais, que potencialmente podem gerar impactos ambientais de múltiplas escalas. Além do aproveitamento otimizado de cada fonte, deve-se buscar a ampliação das fontes alternativas, em detrimento daquelas não renováveis, sabidamente mais poluentes, seja na sua exploração ou produção, e principalmente em seu consumo ou utilização. Adotando-se tal postura seria alcançado o estágio ideal onde se gastaria menos dinheiro para produzir energia, ao mesmo tempo em que se gerariam menos impactos ambientais consumindo-se essa energia.

Questão 54

O método matemático a seguir é utilizado no cálculo por trilateração.

P = (ux, uy):

(ux – x1) 2 + (uy – y1) 2 = r12, sendo M1 (x1, y1)

(ux – x2) 2 + (uy – y2)2 = r22, sendo M2 (x2, y2)

(ux – x3) 2 + (uy – y3)2 = r32, sendo M3 (x3, y3)

(Djonathan Krause. http://dsc.inf.furb.br. Adaptado.)

Esse cálculo permite

a) obter a área do setor circular a partir de um ângulo central, princípio do sensoriamento remoto.

b) localizar um ponto a partir de referências conhecidas, princípio do sistema de posicionamento global.

c) determinar a altitude de um ponto a partir de pontos de intersecção, princípio da hipsometria.

d) representar uma superfície plana a partir de uma superfície esférica, princípio das projeções cartográficas.

e) criar linhas imaginárias de meridianos e de paralelos a partir da distância entre os raios, princípio das coordenadas geográficas.

Resposta: B

Comentário:

O cálculo da trilateração, em cartografia, visa ao estabelecimento de distâncias e áreas relacionadas com pelo menos três satélites e um objeto qualquer que busque se localizar na superfície terrestre. Ele serve para realizar a chamada “triangulação” das informações associadas aos satélites que orbitam a Terra, a um receptor fixo (antena de GPS) e a um receptor móvel (aparelho de GPS instalado no carro, por exemplo).

Seria pouco confiável definir a localização com base nas informações de apenas um satélite integrado aos receptores fixo e móvel, pois poderia haver distorções nos valores apresentados. Assim o ideal seria comparar informações de múltiplos satélites, “tirando a prova real” da informação apresentada. Essa é a importância da Trilateração, que permite criar um ponto médio entre as múltiplas fontes de dados e consequentemente a localização precisa dos objetos na superfície terrestre pelo Sistema de Posicionamento Global – GPS.