segunda-feira, 3 de julho de 2023

CORREÇÃO COMENTADA DE GEOGRAFIA UFU - 2023

Questão 25

Considere o climograma abaixo, referente às médias térmicas e pluviométricas mensais de uma região do Brasil.

Assinale a alternativa que corresponde à tipologia climática expressa no climograma acima.

a) O climograma representa um clima tropical litorâneo dos Mares de Morros do Estado da Bahia, com duas estações bem definidas: verão seco e inverno chuvoso.

b) O climograma representa um clima subtropical de altitude nos pampas do Estado do Rio Grande do Sul, com estações pouco definidas, marcadas pela baixa variação de temperatura.

c) O climograma representa um clima equatorial semiúmido da Amazônia no Estado do Acre, sem estações definidas, marcado pela baixa variação de chuvas e de temperatura.

d) O climograma representa um clima tropical continental dos Cerrados do Estado de Goiás, com duas estações bem definidas: verão chuvoso e inverno seco.

Resposta: D

Comentário

Os climogramas correspondem a gráficos representativos dos climas de determinadas localidades, trazendo dados referentes às precipitações, mostradas pelas colunas verticais, e as temperaturas, mostradas pela linha horizontal. Assim, colunas mais altas no gráfico demonstram meses mais úmidos, bem como a linha em uma posição mais elevada demonstra temperaturas mais altas para seus respectivos meses. No Brasil existem seis áreas climáticas diferentes, representadas pelos climas classificados como Equatorial Úmido (chuvas abundantes e regulares ao longo do ano, e temperaturas constantemente elevadas); Tropical Semiúmido ou Continental (verões quentes e úmidos, e invernos amenos e secos); Tropical Semiárido (Verões muito quentes e secos, e invernos quentes e muito secos); Tropical de Altitude (verões amenos e úmidos, e invernos frios e secos); Tropical Úmido ou Litorâneo (verões quentes e secos, e invernos amenos e úmidos); e Subtropical Úmido (verões quentes e úmidos, e invernos frios e também úmidos).

Correção

a) Incorreto, pois o clima Tropical Litorâneo ou Tropical Úmido, que abrange grande parte do litoral brasileiro, tem duas estações bem definidas, sendo um verão quente e seco e um inverno ameno e úmido, com baixa amplitude térmica em decorrência da ação da maritimidade. No climograma apresentado na questão as chuvas estão concentradas nos meses de verão.

b) Incorreto, pois o clima Subtropical, que abrange a porção Sul do Brasil, apresenta quatro estações bem definidas, sendo o verão quente e o inverno frio, e ambos muito chuvosos, uma vez que as precipitações são regularmente distribuídas ao longo do ano. Esse clima apresenta a maior amplitude térmica entre todos os climas do país.

c) Incorreto, pois o clima Equatorial tem apenas uma estação bem definida, sendo quente e úmido ao longo de todo o ano, apresentando baixa amplitude térmica, e as chuvas regularmente distribuídas durante todos os meses, sendo graficamente representadas por colunas verticais sempre elevadas e uniformes de janeiro a dezembro.

d) Correto, pois no climograma apresentado pela questão nota-se duas estações bem definidas, sendo um verão de temperaturas mais elevadas e precipitações mais concentradas, e um inverno de temperaturas mais amenas e precipitações muito mais baixas. Essa conformação climática é típica do clima Tropical Continental, também conhecido como Tropical Típico ou Tropical Semiúmido, que abrange a porção central do Brasil, com destaque para as regiões Centro-Oeste e Sudeste.

Questão 26

A figura abaixo indica a localização do Vale do Javari no estado do Amazonas.

A respeito de características sociais e naturais da referida região, assinale a alternativa incorreta

a) O Vale do Javari foi alvo de grande repercussão internacional com os assassinatos do jornalista inglês Dom Philips e do indigenista Bruno Pereira, o que trouxe novamente ao debate público a questão da ausência ou ineficiência das ações do Estado brasileiro nessa porção do território, em especial, nas terras indígenas.

b) A Terra Indígena Vale do Javari, que tem a maior concentração de povos isolados do mundo, está inserida em uma posição geográfica atrativa para organizações criminosas, que atuam no tráfico de armas, roubo de madeira e caça, pesca e garimpos ilegais.

c) O Vale do Javari encontra-se em uma região de planalto, conforme classificação de Jurandyr Ross (1990), tem relevo tipicamente desenvolvido em bacia sedimentar, o que explica a grande quantidade de carreamento sedimentar ao longo dos rios entrelaçados, bastante presentes na região amazônica.

d) O rio Itaquaí, situado no Vale do Javari, apresenta um tipo de canal meandrante, que é marcado pelos meandros abandonados, pela sinuosidade e pela carga sedimentar em suspensão e de fundo em quantidades mais ou menos equivalentes.

Resposta: C

Comentário

Criada em 2001 por decreto presidencial a Terra Indígena do Vale do Javari se localiza no Oeste do estado do Amazonas, próximo à fronteira brasileira com o Peru. Essa porção territorial é ocupada por grandes grupos indígenas aldeados, tendo também grande importância antropológica por agrupar o maior número de grupos isolados do mundo no presente. Sua localização fronteiriça e a ineficiência do Estado brasileiro em relação à fiscalização despertam múltiplos interesses de grupos ligados ao crime organizado, que ali desempenham atividades ilícitas relativas ao tráfico e ao garimpo, principalmente. Essa região se tornou visível à mídia mundial em junho de 2022, quando houve o assassinato de Dom Phillips e Bruno Pereira, que desempenhavam ações ligadas à proteção dos povos indígenas e dos recursos naturais amazônicos, o que os colocou em choque com interesses de grupos criminosos que atuam na região.

Correção

a) Correto, pois em junho de 2022 o assassinato do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira gerou o debate acerca da temática das questões ambientais e indígenas da região amazônica, uma vez que a ineficiência do Estado nesse segmento gera um quadro de insegurança para as populações e de impunidade para grupos criminosos que atuam nessa região do território nacional.

b) Correto, pois a região da Terra Indígena do Vale do Javari, no Oeste do Amazonas, abriga grandes comunidades indígenas, com destaque para os povos Marubos, Matsés, Matis, Kanamari e Kulina, sendo também apontada como a região com a maior quantidade de povos indígenas isolados em todo o mundo. Porém, a combinação entre a localização fronteiriça com o Peru e a ausência do aparato estatal abre espaço para a atuação de grupos criminosos, ligados principalmente ao narcotráfico, à biopirataria, a ocupação irregular de terras, o desmatamento e o garimpo ilegais.

c) Incorreto, pois a localização do Vale do Javari se insere na região das chamadas terras baixas amazônicas, compostas por planícies e depressões criadas por intenso intemperismo decorrente do clima Equatorial Úmido, e não por áreas mais elevadas como os planaltos sedimentares. Cabe mencionar que os rios entrelaçados correspondem a canais que se espalham de maneira sinuosa por terrenos muito planos e rebaixados, onde não há grande inclinação para que as águas fluam de maneira veloz e retilínea.

d) Correto, pois em grande parte da região amazônica predominam os relevos de terras baixas, onde áreas de planície determinam a existência de rios com canais meandrantes (curvilíneos), com águas mais lentas e elevado processo deposicional de sedimentos ao longo de seu curso. Nota-se na imagem a estrutura sinuosa do rio Itaquaí, com vários meandros abandonados entre a Base Funai Rio Ituí e o município de Atalaia do Norte.

Questão 27

O Mercosul é um bloco econômico criado em 1991, formado pela adesão de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. O objetivo do Mercosul é promover o livre comércio entre os países do bloco, ampliar a cooperação econômica e promover maior segurança política e social para a população dos seus países. Os objetivos desse bloco não foram ainda totalmente alcançados devido à

a) dificuldade de implementação da livre circulação de bens, serviços, capital e trabalho.

b) ausência de uma política aduaneira e à falta de uma moeda única para o bloco.

c) abertura de mercado para prestação de serviços e aos baixos investimentos em tecnologia.

d) falta de acordo comercial com a União Europeia e à insegurança jurídica.

Resposta: A

Comentário

O Mercosul nasce no início da década de 1990, no contexto histórico da redemocratização das nações sul-americanas após longos períodos de governos militares. O maior objetivo inicial do bloco era a recuperação econômica dos países da região, assolados por uma profunda crise econômica na década de 1980, que ficou conhecida como “Década Perdida”, levando esses países à falência financeira e à consequente estagnação. Porém, ao longo das décadas seguintes o bloco não conseguiu alcançar plenamente seus objetivos, embora seja inegável a evolução econômica regional desde sua fundação, principalmente por conta dos desníveis econômicos entre os Estados membros, o que limita as possibilidades de estabelecimento de acordos e tratados multilaterais entre eles.

Correção

a) Correto, pois os desníveis econômicos entre as nações componentes do bloco econômico dificultam a plena integração e o estabelecimento de acordos multilaterais entre as nações, uma vez que as vantagens de um mesmo acordo seriam muito distintas entre os países. Assim, acordos de livre circulação de bens, capitais e serviços esbarram em medidas tarifárias necessárias para que os membros se mostrem capazes de sustentar os custos de manutenção de suas próprias economias.

b) Incorreto, pois desde seu estabelecimento como Zona de Livre Comércio em 1991 o Mercosul definiu uma política aduaneira própria, pautada pela redução ou eliminação de tarifas alfandegárias entre os países signatários do bloco. A moeda única não faz parte dos planos iniciais do mercado regional, posto que a meta é tornar-se um Mercado Comum, e não uma União Econômica e Monetária.

c) Incorreto, pois a abertura dos mercados em um bloco econômico não pode ser vista como um mecanismo impeditivo de sua evolução, mas sim como uma prática que tende a ampliar a aproximação econômica entre as nações parceiras, e consequentemente a maior integração entre os membros.

d) Incorreto, pois o avanço do Mercosul, enquanto bloco regional, depende primordialmente da assinatura e do estabelecimento de acordo entre as nações que compõem o bloco, e não de acordos externos firmados com outros blocos como a União Europeia. Cabe ainda mencionar que os acordos já firmados pelo bloco sul-americano afirmam a segurança jurídica e as garantias legais para os fluxos e transações ali realizadas.

Questão 28

A especialização regional para a produção de commodities é fundamental para a balança comercial brasileira. Essa condição resulta em regiões

a) comprometidas com exigências do mercado e que precisam atrair mão de obra especializada.

b) constituídas por redes produtivas que articulam escalas de atuação de empresas globalizadas.

c) com maior capacidade de empregabilidade nacional e que atuam sobre a organização política.

d) inseridas no mercado nacional de fluxos de insumos e constituídas como novos territórios.

Resposta: B

Comentário

O Brasil na atual Divisão Internacional do Trabalho - DIT ocupa a posição de fornecedor global de commodities de baixo valor agregado, com destaque para os minérios e os produtos de origem agropecuária, ao mesmo tempo em que importa mercadorias industriais e principalmente tecnologias das grandes potências mundiais. A pauta de exportações brasileira se volta principalmente para os mercados da China, União Europeia, Estados Unidos e nações vizinhas do Mercosul. O fato de exportar commodities e importar mercadorias de elevado valor agregado leva a balança comercial brasileira a não ser amplamente favorável ao país, embora na maioria dos anos ela se mostre superavitária.

Correção

a) Incorreto, pois a especialização na produção de commodities leva ao comprometimento com as demandas de um mercado global e não o mercado regional, bem como a produção desses recursos primários não se mostra muito dependente da atração de mão de obra especializada.

b) Correto, pois a produção de commodities se volta primordialmente aos mercados globais, integrados por uma rede de interdependências e complementariedades produtivas regidas por grandes empresas mundializadas, que atuam e se articulam em prol dos interesses das grandes potências econômicas do mundo contemporâneo.

c) Incorreto, pois a produção de commodities é realizada por processos amplamente mecanizados, que não se mostram muito dependentes da contratação de mão de obra braçal. Ainda, cabe mencionar que o setor de produção de recursos primários impactam mais pesadamente sobre o viés econômico que o político, sendo esse mais relacionado às atividades de cunho urbano, como o comércio e a indústria.

d) Incorreto, pois a produção de commodities em países como o Brasil se destina primordialmente ao suprimento dos mercados externos globalizados, e não para os mercados internos das nações produtoras, compondo um ramo de suma importância para a atual Divisão Internacional do Trabalho - DIT, também conhecida como Cadeia Global de Valor.

Questão 29

A figura abaixo ilustra uma rota entre Nova Zelândia e Havaí (EUA), cruzando a Linha Internacional de Mudança de Data.

Sobre a possibilidade de viagens aéreas entre Wellington, na Nova Zelândia (UTC+12), e Honolulu, no Havaí (UTC-10), serem realizadas em exatamente 10 horas, via Oceano Pacífico, assinale a alternativa correta.

a) Uma aeronave que parte de Wellington em um domingo às 06h:00min (dia e hora da Nova Zelândia) chegará em Honolulu na segunda-feira às 18h:00min (dia e hora do Havaí).

b) Uma aeronave que parte de Honolulu em uma segunda-feira às 06h:00min (dia e hora do Havai) chegará em Wellington no domingo às 18h:00min (dia e hora da Nova Zelândia).

c) Uma aeronave que parte de Honolulu em um domingo às 06h:00min (dia e hora do Havaí) chegará em Wellington na terça-feira às 18h:00min (dia e hora da Nova Zelândia).

d) Uma aeronave que parte de Wellington em uma segunda-feira às 06h:00min (dia e hora da Nova Zelândia) chegará em Honolulu no domingo às 18h:00min (dia e hora do Havaí).

Resposta: D

Comentário

Os fusos horários correspondem a faixas longitudinais de 15 graus medidas com referência ao Meridiano de Greenwich (0º) nos sentidos Leste e Oeste até o limite de 180º, na chamada Linha Internacional da Data - LID. Ao se cruzar um fuso horário na direção Leste deve-se adiantar o relógio em 1 hora, e atrasá-lo em 1 hora quando se cruza um fuso em direção ao Oeste. Caso o meridiano cruzado seja a LID (180º) não se altera 1 hora no relógio, mas sim a data no calendário, devendo-se avançar 1 dia caso ele seja cruzado de Leste para Oeste, ou retroceder 1 dia caso a linha seja ultrapassada de Oeste para Leste.  

Correção

a) Incorreto, pois entre Honolulu (UTC - 10, ou 150º O) e Wellington (UTC + 12, ou 180º L) há uma diferença de 330º (150º + 180º), o que corresponde a um intervalo de 22 horas (330º/15º). Assim sendo, quando o avião saísse de Wellington às 06:00 de domingo, naquele mesmo momento seria 08:00 de sábado em Honolulu. Logo, somando-se o horário de saída (08:00) ao tempo de viagem (10 horas) a chegada ocorreria às 18:00 de sábado, e não de segunda-feira.

b) Incorreto, pois entre Honolulu (UTC - 10, ou 150º O) e Wellington (UTC + 12, ou 180º L) há uma diferença de 330º (150º + 180º), o que corresponde a um intervalo de 22 horas (330º/15º). Assim sendo, quando o avião saísse de Honolulu às 06:00 de segunda-feira, naquele mesmo momento seria 08:00 de terça-feira em Wellington. Logo, somando-se o horário de saída (08:00) ao tempo de viagem (10 horas) a chegada ocorreria às 18:00 de terça-feira, e não de domingo.

c) Incorreto, pois entre Honolulu (UTC - 10, ou 150º O) e Wellington (UTC + 12, ou 180º L) há uma diferença de 330º (150º + 180º), o que corresponde a um intervalo de 22 horas (330º/15º). Assim sendo, quando o avião saísse de Honolulu às 06:00 de domingo, naquele mesmo momento seria 08:00 de segunda-feira em Wellington. Logo, somando-se o horário de saída (08:00) ao tempo de viagem (10 horas) a chegada ocorreria às 18:00 de segunda-feira, e não de terça-feira.

d) Correto, pois entre Honolulu (UTC - 10, ou 150º O) e Wellington (UTC + 12, ou 180º L) há uma diferença de 330º (150º + 180º), o que corresponde a um intervalo de 22 horas (330º/15º). Assim sendo, quando o avião saísse de Wellington às 06:00 de segunda-feira, naquele mesmo momento seria 08:00 de domingo em Honolulu. Logo, somando-se o horário de saída (08:00) ao tempo de viagem (10 horas) a chegada ocorreria de fato às 18:00 de domingo no território estadunidense.

Questão 30

Um elemento importante para interpretar e pensar o território é o controle do espaço. Nesse aspecto, considerando as grandes conurbações brasileiras, como, por exemplo, a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, há uma maior complexidade relativa à efetiva presença do Estado em todos os lugares, tendo como uma das consequências o avanço de organizações criminosas armadas, que se apropriam de determinados espaços urbanos. Estudo recente do Grupo GENI da UFF (Set/2022), que apresenta dados sobre a expansão das organizações criminosas no município do Rio de Janeiro, afirma que as "Milicias" já controlam 25,5% dos bairros, totalizando 57,5% da superfície territorial da cidade, atingindo 2.178.620 habitantes (33,1% da população).

Considerando o aumento da presença e a atuação das chamadas "milícias" nesse contexto, assinale a alternativa incorreta.

a) O desemprego e o subemprego acentuam a situação de pobreza e vulnerabilidade de parte da população dos Aglomerados Subnormais, como as favelas, que, combinados com a ausência de políticas públicas diversas, em especial de assistência social e ações afirmativas, corroboram para que os moradores respaldem de malgrado o domínio de grupos criminosos.

b) As "milícias", compostas por membros dissidentes de grupos de narcotraficantes, propiciam infraestrutura urbana, serviços públicos e assistência social em bairros periféricos, com a participação de moradores, por meio de Conselhos Comunitários, estabelecendo-se como poder regulador e conciliatório desses lugares.

c) Com o pretexto de combater o tráfico de drogas, as "milícias" atuam, oferecendo ilegalmente e sob coação, extorsão e ameaça, serviços de segurança, internet, transporte de passageiros, tv a cabo, comércio de gás e dominação do mercado imobiliário, exercendo, assim, controle territorial.

d) Em razão da "ausência" do Estado, há uma oferta inadequada e insuficiente (e em muitos lugares até mesmo a inexistência) de infraestrutura e serviços públicos básicos e necessários de saúde, educação, segurança pública, transporte público, entre outros, que deixam parte da população suscetível ao controle de organizações criminosas.

Resposta: B

Comentário

A dinâmica dos espaços urbanos brasileiros apresenta um série de aspectos que criam situações desvantajosas para as populações ali residentes, as quais refletem a falta de planejamento das cidades e o rápido processo de transferência das populações do campo para as áreas citadinas durante o século XX, principalmente em sua segunda metade. As desigualdades socioeconômicas atuam de maneira decisiva para os diversos tipos de exclusão observados nas cidades brasileiras, levando à marginalização de grande parte das populações mais pobres, que passam a residir em favelas nos subúrbios, onde a ausência efetiva do Estado abre espaço para que grupos criminosos se reproduzam e assumam um papel de poder ilegalmente instituído, que ocupa a lacuna deixada pelo poder público, o qual se omite de suas responsabilidades sociais.

Correção

a) Correto, pois a ausência da participação efetiva do Estado na vida das populações que vivem em áreas irregulares, como as favelas, abre brechas para que os grupos criminosos como as “milícias” ocupem o espaço de responsabilidade do poder público, subjugando essas populações a uma forma de poder paralelo.

b) Incorreto, pois as “milícias” atuam de modo coercitivo e impositivo sobre as populações residentes nos espaços marginalizados das cidades, sendo compostas principalmente por dissidentes das instituições de segurança pública, impondo de modo violento seus interesses, e não de modo democrático através de Conselhos Comunitários.

c) Correto, pois as “milícias” atuam ilegalmente na oferta de serviços essenciais às populações das áreas suburbanas sob seu domínio, como internet, TV a cabo, gás, transporte de passageiros e principalmente uma suposta segurança às pessoas, uma vez que a segurança pública não se mostra presente nesses espaços. Ao monopolizar a oferta ilegal desses serviços os milicianos se fortalecem economicamente e subjugam ainda mais as populações locais.

d) Correto, pois é justamente a ausência política do Estado, que não se mostra capaz ou interessado em oferecer os benefícios sociais a que a população tem direito legal, que possibilita a proliferação de grupos criminosos como as “milícias”, que passam a se beneficiar financeiramente da oferta de serviços essenciais, e usam desse monopólio para se impor sobre as populações já fragilizadas.

Questão 31

Ao se comparar a industrialização da China no século XXI com as estratégias econômicas, políticas e tecnológicas brasileiras na composição do processo de industrialização nacional no mesmo período, é possível compreender as diferenças dos resultados para o Brasil, considerando o(a)

I - Especialização regressiva e o papel nacional nas cadeias globais de valor.

II - Desindustrialização brasileira seguida pela descentralização industrial.

III - Abertura econômica sem planejamento de investimentos nos setores tecnológicos.

IV - Protagonismo das comodities como inversão do processo de substituição de importações.

V - Postura protecionista brasileira com os elevados impostos em cascata na produção nacional.

Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.

a) II, IV, V

b) I, II, V

c) I, III, IV

d) II, III, IV

Resposta: C

Comentário

A economia chinesa ocupa no presente um papel de destaque na cadeia de valor global, materializado pela posição da nação asiática como grande consumidora de commodities provenientes de nações menos desenvolvidas, receptora de investimentos produtivos das grandes potências através das filiais de indústrias multinacionais e principalmente como fornecedora mundial de mercadorias industriais, em decorrência da produção ali realizada pelas indústrias estrangeiras. A economia brasileira atua também de forma marcante na economia global, com destaque para o fornecimento das commodities minerais e agrícolas para os grandes centros consumidores mundiais, com destaque para China, União Europeia e Estados Unidos. Apesar da industrialização iniciada na década de 1930 a economia brasileira ainda se mostra muito dependente da exportação dos produtos primários no presente.

Correção

Item I - Correto, pois nas últimas décadas o Brasil passou pela retomada das exportações primárias ligadas às commodities, regredindo sua especialização produtiva, o que trouxe ao país um papel de fornecedor de bens de baixo valor agregado na cadeia global de valor.

Item II - Incorreto, pois apesar de o Brasil passar por um processo de desindustrialização em decorrência do foco na exportação das commodities, não há uma descentralização industrial no país, uma vez que a centralização é uma característica das nações de maior desenvolvimento econômico.

Item III - Correto, pois a abertura econômica do Brasil se deu de maneira acelerada e trouxe ao país muitas indústrias multinacionais, trazendo forte concorrência às indústrias nacionais, que muitas vezes foram à falência, inviabilizando os investimentos na produção tecnológica nacional.

Item IV - Correto, pois a partir do final do século XX a economia brasileira passou a focar na produção e exportação de commodities minerais e agrícolas, destinadas aos mercados externos, com destaque para o mercado chinês, levando o país a retomar a importação de mercadorias industriais, em detrimento das bases de sua própria industrialização, focada na substituição dessas importações.

Item V - Incorreto, pois o Brasil não apresenta uma política protecionista em relação às cadeias produtivas nacionais, sendo muitas vezes essas subsidiadas pelo Estado. A maior parte das cargas tributárias brasileiras no presente recai sobre o consumo e não sobre a produção.

Questão 32

Considere a área abaixo, que compreende a porção territorial de um importante projeto de exploração de minérios, iniciado entre as décadas de 1970 e 1980, no Brasil.

 

A respeito do referido projeto, assinale a alternativa incorreta.

a) A representação cartográfica acima remete ao Projeto Grande Carajás, que abrange partes de três unidades da federação: o Pará, o Maranhão e o Tocantins.

b) O projeto contemplou a implantação de estruturas de apoio, como a Estrada de Ferro Carajás-Itaqui, os Portos do Itaqui e de Ponta da Madeira e as Usinas Hidrelétricas de Tucuruí, Belo Monte e Ferreira Gomes.

c) Os principais recursos minerais explorados no projeto são: ferro, manganês, cobre, níquel, bauxita e cassiterita.

d) Dentre os impactos socioambientais, associados direta ou indiretamente ao projeto, destacam-se: ocupações ilegais em terras indígenas; crescimento urbano desordenado; desmatamentos e queimadas da floresta amazônica; e poluição das águas.

Resposta: B

Comentário

A região Norte do Brasil apresenta enormes potencialidades econômicas relacionadas principalmente às atividades primárias ligadas ao extrativismo mineral e vegetal, sendo esse potencial já intensamente utilizado em determinadas áreas da Floresta Amazônica no presente, merecendo destaque a exploração mineral no estado do Pará, como se observa nas regiões da Serra dos Carajás, onde se produz grandes somas de minerais metálicos, como o minério de ferro, manganês, cobre, níquel e ouro, e o Vale do Rio Trombetas (ou Oriximiná) onde se destaca a grande exploração de bauxita. No caso da Serra dos Carajás, localizada na porção Leste do estado, tem-se a maior reserva em termos quantitativos do país, a qual começou a ser explorada no período dos governos militares através da criação de um grande complexo produtivo, composto pela reserva mineralógica em si, a Estrada de Ferro Carajás-Itaqui, o Porto de Itaqui e a Usina Hidrelétrica de Tucuruí.

Correção

a) Correto, pois no mapa está representado o Projeto Grande Carajás, implementado durante o período de governos militares no Brasil, tendo como intuito a produção de minerais metálicos voltados à exportação. Esse projeto se concentra no estado do Pará, onde se localiza a maior parte das reservas, mas suas estruturas operacionais se estendem para os estados do Tocantins e Maranhão.

b) Incorreto, pois as operações do Projeto Grande Carajás dependem de uma infraestrutura, composta pela Estrada de Ferro Carajás-Itaqui, os complexos portuários de Itaqui e Ponta da Madeira e a Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Porém, a Usina Ferreira Gomes, localizada no Amapá e a Usina de Belo Monte, no Pará, não integram esse projeto minerador, tendo sido construídas após a implantação da atividade mineradora.

c) Correto, pois como se trata de uma área estabelecida sobre estruturas cristalinas a Serra dos Carajás possui grande riqueza em minerais metálicos, com destaque para o ferro e o manganês, produzidos em larga escala e direcionados primordialmente ao abastecimento dos mercados externos, como a China.

d) Correto, pois as atividades mineradoras são consideradas as mais impactantes para o meio ambiente, uma vez que ocupam vastas extensões de terras, muitas vezes indígenas, gerando grande fluxo econômico local, atraindo grandes contingentes populacionais e originando espaços urbanos não planejados, além da perda das vegetações nativas e a contaminação das águas, principalmente a partir de resíduos da mineração.