segunda-feira, 17 de outubro de 2022

CORREÇÃO COMENTADA DE GEOGRAFIA UNIFACEF 2022

Questão 21

A região árida de Darfur, situada a oeste do Sudão e na fronteira com o Chade, é historicamente marcada por episódios de extrema violência. Em 2003, um conflito matou cerca de 300000 pessoas e forçou mais de 2,5 milhões a migrar. Em junho de 2022, mais de cem pessoas morreram durante confrontos e 14 aldeias foram queimadas.

A região de Darfur é historicamente marcada por episódios de violência. Esse ciclo de violência está relacionado

a) à expansão do narcotráfico.

b) ao controle de recursos hídricos.

c) a divergências étnico-religiosas.

d) a diferenças político-administrativas.

e) à presença de armas nucleares.

Resposta: C

Comentário

Os conflitos no continente africano decorrem diretamente dos processos de colonização e descolonização dessa parte do mundo, quando as potências europeias ocuparam e se retiraram de seus domínios coloniais nos séculos XIX e XX, respectivamente. A chegada dos colonizadores trouxe consigo a dominação e a exploração dos recursos e povos africanos, bem como o incentivo dos dominadores às rivalidades étnicas e culturais entre os povos nativos, a fim de se criar uma situação de tensão social que fosse favorável à plena conquista e imposição do poder sobre os dominados. Com o processo de descolonização, após a Segunda Guerra Mundial, as potências europeias se retiraram e as rivalidades anteriormente incentivadas pelos colonizadores deram origem a longas e violentas guerras civis, que perduram até os dias atuais.

Correção

a) Incorreto, pois conflitos ligados ao narcotráfico são mais recorrentes nas nações da América Latina, como aqueles que se relacionam aos cartéis atuantes no México e Colômbia.

b) Incorreto, pois conflitos ligados a recursos hídricos são mais recorrentes em nações da Ásia, como aqueles que colocam em choque Índia, Paquistão e China (pelo controle da Caxemira) ou que intensificam as disputas entre israelenses e palestinos (pelo controle do Rio Jordão).

c) Correto, pois historicamente a maior parte das tensões no continente africano decorre da criação de fronteiras artificiais pelos colonizadores europeus, que obrigaram a grupos étnicos e religiosos a dividirem o mesmo espaço nacional, acirrando as diferenças e criando conflitos que desencadearam guerras civis após a independência dessas nações, a partir da Conferência de Bandung (1955). No caso da região do Darfur, localizada no Oeste do Sudão, as disputas se travam pela tentativa dessa região, atualmente controlada pelas Milícias Janjaweed, tornar-se independente do país, principalmente após a bem-sucedida independência do Sudão do Sul em 2011.

d) Incorreto, pois as tensões relativas a questões político-administrativas se relacionam principalmente às disputas separatistas, como na China, envolvendo Taiwan, Hong Kong e Tibete, ou mesmo na Europa, relacionadas à Catalunha (Espanha) e Irlanda do Norte (Reino Unido).

e) Incorreto, pois as tensões que envolvem as armas nucleares no mundo contemporâneo se relacionam principalmente às nações de descumprem ou não são signatárias do Tratado de Não-Proliferação de Armas Atômicas (TNP), como o Irã e a Coréia do Norte.

Questão 22

Em junho de 2019, Mercosul e União Europeia concluíram negociação e fecharam um acordo comercial, que ainda não foi ratificado. Caso sancionado, esse acordo trará benefícios econômicos, comerciais, políticos e institucionais de médio e longo prazo para o Brasil e para os seus parceiros.

O acordo comercial citado no excerto tem como objetivo

a) encerrar a política de subsídios agrícolas.

b) estabelecer uma área de livre comércio.

c) expandir a zona do euro.

d) enfraquecer as políticas ambientais.

e) ampliar a livre circulação de pessoas.

Resposta: B

Comentário

O processo de globalização encontra-se hoje no estágio conhecido como Oligopolização, marcado pela formação e expansão dos acordos comerciais entre as nações, através do estabelecimento dos blocos econômicos, estágio esse intensificado após a Guerra Fria. No processo evolutivo desses blocos as nações incialmente reduzem as tarifas alfandegárias entre si, criando uma Zona de Livre Comércio; que posteriormente estabelece com países externos uma Tarifa Externa Comum – TEC, criando uma União Aduaneira; que mais tarde passa a permitir (entre os membros) a livre circulação de pessoas, capitais e serviços, nascendo um Mercado Comum; que por fim adota uma moeda unificada e uma legislação comum, atingindo o estágio de União Econômica e Monetária.

Correção

a) Incorreto, pois a política de subsídios agrícolas praticada pelos governos dos países da União Europeia tende a ser mantida, uma vez que os custos de produção no continente são inegavelmente maiores que aqueles observados no Brasil, e sem esses subsídios os produtores europeus não teriam condições de disputar os mercados com os produtores brasileiros.

b) Correto, pois o objetivo desse acordo firmado entre os dois blocos é a redução das tarifas alfandegárias das commodities brasileiras no mercado europeu, ao mesmo tempo em que os produtos industrializados da União Europeia teriam suas tarifas reduzidas para entrar no mercado brasileiro. Quando há a redução das tarifas aduaneiras entre as nações nasce um bloco em seu estágio de Zona de Livre Comércio.

c) Incorreto, pois a expansão de uma moeda única entre nações signatárias de um mesmo bloco econômico depende invariavelmente do nivelamento econômico entre essas nações, e no caso do Mercosul e da União Europeia o desnível socioeconômico entre esses países é um grande impeditivo ao estabelecimento de uma União Econômica e Monetária entre eles.  

d) Incorreto, pois uma das principais exigências da União Europeia para o Brasil é a adoção de práticas produtivas sustentáveis, principalmente no que se refere à ocupação da Amazônia. Grande parte da resistência do bloco europeu para a plena retificação do acordo comercial é justamente a falta de clareza acerca das políticas ambientais e defesa da Amazônia por parte do governo brasileiro.

e) Incorreto, pois assim como o estabelecimento de uma moeda única, a livre circulação de pessoas depende invariavelmente de um efetivo nivelamento econômico entre as nações envolvidas, o que não existe entre o Brasil e as nações europeias no presente.

Questão 23

Analise o gráfico.

Evolução das exportações brasileiras por fator agregado, 1964-2014 (em bilhões de US$)

Considerando o gráfico e conhecimentos sobre a economia brasileira, constata-se que, no período analisado, houve

a) fortalecimento do setor primário devido à maior participação das commodities.

b) consolidação do Brasil como exportador de tecnologia devido aos investimentos em P&D.

c) ampliação do setor secundário em virtude do crescimento das commodities minerais.

d) redução do setor terciário em consequência do avanço da quarta revolução industrial.

e) diminuição da agroindústria em virtude do declínio de áreas agrícolas cultiváveis.

Resposta: A

Comentário

A economia brasileira, apesar do processo de industrialização iniciado na década de 1930, apresenta no presente forte dependência do setor primário na economia, com destaque para a exportação das commodities agrícolas e minerais, principalmente a partir da criação dos BRICS, no início do século XXI, quando as nações emergentes ampliaram suas trocas comerciais e sua aproximação política, como estratégia para reduzir a dependência em relação às grandes potências hegemônicas.

Correção

a) Correto, pois a partir de 2009 houve o predomínio do setor primário, associado às exportações de minérios e alimentos, destinados principalmente para os mercados da China, União Europeia e Estados Unidos. Apesar da industrialização, os produtos manufaturados brasileiros são destinados primordialmente aos mercados internos, daí a menor participação das exportações ao longo de todo o período analisado pelo gráfico.

b) Incorreto, pois historicamente o Brasil não realiza investimentos massivos em educação, o que torna o país incapaz de se destacar em setores associados à ciência e à tecnologia. O país se mostra importador, e não exportador, de tecnologia.

c) Incorreto, pois apesar de o setor secundário ter se mantido acima da participação do setor primário na pauta de exportações da economia brasileira na maior parte do tempo analisado pelo gráfico, o setor das commodities impacta diretamente sobre o setor primário (bens básicos) e não sobre o setor secundário (manufaturados).

d) Incorreto, pois no gráfico não é possível analisar os dados referentes à participação do setor terciário na composição dos ganhos do país, uma vez que os valores nele contidos são referentes apenas aos setores primário (básicos) e secundário (manufaturados e semimanufaturados).

e) Incorreto, pois nos últimos anos houve a ampliação da participação dos bens básicos (commodities) na pauta de exportações do país, o que indica o fortalecimento do setor agrícola nacional, principalmente pela ampliação das áreas de cultivo na região amazônica.

Questão 24

Analise o mapa.

Migração na década de 2000

De acordo com a análise do mapa, o maior fluxo migratório brasileiro, observado na década de 2000, teve como uma de suas motivações, dentre outras,

a) a expansão da fruticultura no semiárido nordestino.

b) o inchaço urbano nas cidades do Sul.

c) a ampliação das áreas de mineração na Amazônia.

d) a reforma agrária no Centro-Oeste.

e) o desemprego nos grandes centros do Sudeste

Resposta: E

Comentário

Os fluxos migratórios consistem em todos e quaisquer deslocamentos de indivíduos e populações, podendo ser classificados segundo diversos critérios, tais como as motivações (que os dividem entre migrações espontâneas e forçadas); as distâncias percorridas (que os dividem entre migrações internas e externas); e o período de permanência no destino (que os dividem entre migrações permanentes e temporárias, podendo essas últimas se classificarem em pendulares e transumância). No caso brasileiro as migrações historicamente se direcionavam do Nordeste, por conta das condições ambientais e socioeconômicas desfavoráveis às populações locais, em direção às outras regiões do país, desde que ali houvesse um ciclo econômico ou algum fator atrativo, seja ele de ordem social ou econômica. Porém, nas últimas décadas intensifica-se o fluxo de retorno dos nordestinos para seus estados de origem, em decorrência da desconcentração industrial do Sudeste ou do início do processo de desenvolvimento econômico do Nordeste.  

Correção

a) Incorreto, pois embora a fruticultura irrigada seja de fato uma importante atividade agrícola do semiárido nordestino, esse processo produtivo se circunscreve ao Vale do Rio São Francisco, e adota técnicas modernas e mecanizadas, tornando-se pouco dependente de mão de obra.

b) Incorreto, pois o principal fluxo migratório apresentado no mapa da questão tem origem no Sudeste e não no Sul, bem como o processo de inchaço urbano é mais recorrente nas cidades do Sudeste brasileiro, enquanto nas cidades do Sul esse processo é visível apenas nas metrópoles estaduais.

c) Incorreto, pois a atividade mineradora praticada no Brasil é utilizadora de intensa mecanização, sendo pouco dependente de mão de obra. Torna-se ainda incorreto pois o principal fluxo apresentado pelo mapa é na verdade do Sudeste em direção ao Nordeste.

d) Incorreto, pois no Brasil as políticas de Reforma Agrária nunca foram capazes de redistribuir de fato as terras historicamente concentradas, e na região Centro-Oeste essa concentração se mostra ainda mais latente, uma vez que ali se assenta a maior parte da produção agrícola do país atualmente.

e) Correto, pois a desconcentração industrial em curso no Sudeste do país reduz a oferta de postos de trabalho nessa região, o que reduz as possibilidades de sucesso econômico para as populações ali residentes, levando-as a migrar em busca de emprego em outras regiões. No caso dos nordestinos esse fluxo conduz ao retorno de muitos para seus estados de origem, uma vez que ali ocorre hoje a chegada de indústrias em busca de menores custos produtivos, oferecendo assim novos postos de trabalho.

Questão 25

Examine a imagem.

A forma erosiva, apresentada na imagem, tem como consequência

a) o aumento da infiltração da água no solo.

b) a redução do escoamento superficial.

c) a deposição de matéria orgânica.

d) a retirada da vegetação original.

e) o assoreamento de rios e lagos.

Resposta: E

Comentário

Os processos erosivos, apesar de naturais, apresentam direta associação às atividades antrópicas, principalmente aquelas que ampliam a exposição do solo à ação das forças exógenas, com destaque para os elementos do clima. A exposição de solos à ação das chuvas permite a retirada desse solo, inicialmente de modo pouco abrangente, mas que se amplia substancialmente na medida em que se mantém a exposição e a ação do escoamento superficial, sendo o processo erosivo inicialmente chamado de Efeito Splash, o qual evolui para a Erosão Laminar, chegando ao estágio de Ravinamento, e culminando na Voçoroca, estágio mais grave da erosão, como o representado na imagem trazida pela questão.

Correção

a) Incorreto, pois o aumento da infiltração da água no solo promoveria a redução do escoamento superficial (enxurrada) e consequentemente uma menor retirada do solo. A infiltração da água atua como fator impeditivo e não como consequência direta dos processos erosivos.

b) Incorreto, pois assim como o aumento da infiltração, com a redução do escoamento superficial (enxurrada) a perda de solo (erosão) seria reduzida, uma vez que a maior parte do solo erodido é transportado justamente pelo fluxo das águas que escoam na superfície, posto que elas não infiltram no solo.

c) Incorreto, pois no processo erosivo um dos estágios iniciais da perda de solo é a Erosão Laminar, quando o escoamento superficial retira o horizonte mais superficial, que geralmente é composto por matéria orgânica. Assim, a erosão retira e não deposita esse tipo de material.

d) Incorreto, pois a retirada da vegetação original de uma dada localidade se configura como uma das principais causas dos processos erosivos e não uma das consequências desse processo. A vegetação auxilia no controle da erosão ao reduzir o impacto direto das gotas de chuva sobre o solo, o que limita o início de sua perda.

e) Correto, pois ao ocorrer a retirada do solo de uma dada localidade, como mostrado na imagem da questão, essa massa de sedimentos deslocados será depositada em porções mais rebaixadas do relevo, onde se encerra o escoamento superficial. Esses sedimentos depositam-se nos leitos dos rios, preenchendo-os e tornando-os mais rasos, em um processo conhecido como assoreamento.

Questão 26

Região em geral encoberta por um mar de nuvens baixas, fortemente carregadas de umidade. Presença eventual da famosa mata dos “igapós”, evocando um ambiente exótico e pleno de interrogações [...]. Área de ocupação ribeirinha e de circulação fluvial, através dos rios, “furos” e igarapés, por mais de três séculos.

O excerto faz referência ao domínio morfoclimático

a) da Caatinga.

b) das Araucárias.

c) dos Mares de Morros.

d) da Amazônia.

e) do Cerrado.

Resposta: D

Comentário

Em decorrência de sua extensão territorial e de sua localização latitudinal o Brasil apresenta uma vasta e rica biodiversidade natural, onde se destacam grandes Domínios Morfoclimáticos e seus respectivos ecótonos ou faixas de transição. Entre os grandes domínios nacionais encontram-se a Amazônia, o Cerrado, a Caatinga, a Mata Atlântica, a Mata de Araucárias e os Pampas. Entres as faixas de transição ou ecótonos se destacam o Pantanal, a Mata dos Cocais e os Manguezais.

Correção

a) Incorreto, pois no domínio da Caatinga, que se circunscreve ao Polígono das Secas do Brasil, predomina o clima Tropical Semiárido, marcado por poucas chuvas, irregularmente distribuídas ao longo do ano, apresentando também temperaturas marcadamente elevadas ao longo de todos os meses.

b) Incorreto, pois o domínio das Matas de Araucárias se circunscreve aos limites entre as regiões Sul e Sudeste, onde predominam os climas Subtropical Úmido, com chuvas regulares e abundantes, e elevada amplitude térmica anual, e Tropical de Altitude, onde as chuvas se concentram nos meses de verão e as temperaturas se apresentam mais amenas em decorrência da elevação do relevo nas porções serranas do Sudeste.

c) Incorreto, pois o domínio dos Mares de Morro ou Mata Atlântica se circunscreve aos planaltos cristalinos do litoral brasileiro, desde o Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte, inserido nos climas Subtropical Úmido, Tropical de Altitude e Tropical Úmido, sendo nesse último as chuvas concentradas nos meses de inverno, e a amplitude térmica baixa, em decorrência da maritimidade.

d) Correto, pois no domínio da Amazônia a exuberante floresta latifoliada predomina sobre as demais formações vegetais, embora nas proximidades dos rios essa vegetação se diferencia entre a Mata de Várzea, que se adapta às inundações sazonais durante as cheias dos rios, onde se destacam os Igarapés; e a Mata de Igapó, que se adapta ao ambiente aquático do leito dos rios, onde se destaca a Vitória Régia. Esses rios atuam decisivamente para o processo de ocupação, circulação e sustento das populações ribeirinhas, o que estabelece o predomínio das concentrações populacionais às suas margens. No que se refere ao clima, ali tem-se o Equatorial Úmido, com chuvas abundantes e regulares ao longo de todos os meses do ano, bem como amplitude térmica quase inexistente ao longo dos meses.

e) Incorreto, pois o domínio do Cerrado encontra-se associado ao clima Tropical Semiúmido, onde tem-se duas estações bem definidas, sendo um verão quente e úmido, e um inverno ameno e seco, tendo uma média amplitude térmica ao longo do ano. A vegetação apresenta como característica botânica o escleromorfismo oligotrófico.

Questão 27

Analise a imagem.

Sobre os diferentes tipos de carvão mineral, afirma-se que o tipo

a) hulha apresenta alto teor de umidade e boa capacidade calorífica.

b) antracito apresenta maior capacidade calorífica e alto teor de carbono.

c) linhito apresenta a mais antiga fase de formação e maior capacidade calorífica.

d) turfa apresenta camadas desenvolvidas e facilidade para queima.

e) linhito apresenta elevado teor de carbono e dificuldade para queima.

Resposta: B

Comentário

O carvão mineral corresponde a um combustível fóssil produzido a partir do processo de decomposição de restos orgânicos pertencentes a antigas florestas temperadas de áreas pantanosas, que depois de mortas foram soterradas e lentamente consumidas por decompositores. A depender do ambiente de decomposição (se aeróbico ou anaeróbico) e das condições dessa decomposição (se na presença ou ausência de água) os carvões podem apresentar maior ou menor capacidade calorífica e concentração de carbono em sua composição. Assim, em ordem decrescente de capacidade de geração de energia térmica os carvões podem ser classificados como Antracito (melhor), Hulha, Linhito e Turfa (pior).

Correção

a) Incorreto, pois segundo o infográfico apresentado pela questão os carvões de maior teor de umidade são a Turfa e o Linhito. Hulha e Antracito apesentam menores teores de água, e maior capacidade calorífica.

b) Correto, pois segundo o infográfico apresentado pela questão o Antracito representa o carvão que sofreu maior processo de compressão, sendo o que possui menor teor de água e maior quantidade de carbono em sua estrutura, o que lhe garante maior capacidade para geração de energia térmica.

c) Incorreto, pois segundo o infográfico apresentado pela questão o carvão que apresenta o maior tempo de formação e a maior capacidade calorífica é o Antracito, ao passo que a Turfa e o Linhito são aqueles mais jovens e de menor capacidade de geração de energia térmica.

d) Incorreto, pois sendo a Turfa produzida ainda no estágio inicial da decomposição e apresentando um elevado teor de água em sua composição, isso diminui o desenvolvimento das camadas, que dependem do elevado grau de decomposição, bem como reduz a facilidade de queima desse tipo de carvão, por conta da elevada umidade interna.

e) Incorreto, pois apesar de o Linhito de fato apresentar dificuldade para a queima, em decorrência do elevado teor de umidade em sua composição, esse tipo de carvão não apresenta o mesmo elevado teor de carbono que se observa na Hulha e no Antracito.

Questão 28

Analise a imagem.

A camada de ozônio é importante porque

a) absorve os raios ultravioleta.

b) evita a variação da pressão atmosférica.

c) resfria o ar atmosférico.

d) retém parte da radiação de ondas longas.

e) permite o fluxo de ondas curtas.

Resposta: A

Comentário

A Camada de Ozônio localiza-se na porção intermediária da atmosfera, conhecida como Estratosfera (entre 12 km e 50 km de altitude), sendo essa camada gasosa responsável pela absorção e filtragem dos raios ultravioletas, do tipo UVA e UVB, provenientes da radiação solar e altamente cancerígenos. Atividades antrópicas têm promovido a rarefação da Camada de Ozônio, o que tem facilitado a passagem dos raios UVA e UVB, colocando em risco a saúde das populações. Esse processo de rarefação se deve à liberação de CFC (Clorofluorcarbono) para a atmosfera, sendo esse gás associado aos compressores de geladeiras e aparelhos de ar-condicionado, bem como extintores de incêndio e aerosóis. Cabe mencionar que desde a assinatura do Protocolo de Montreal em 1988 a produção do CFC foi abandonada pela atividade industrial, porém o gás que já estava livre na atmosfera continua atuando sobre a Camada de Ozônio até os dias atuais.

Correção

a) Correto, pois ao interagir com o ozônio concentrado na Estratosfera terrestre as radiações ultravioletas são absorvidas ou refletidas de volta para o espaço, permitindo apenas a passagem das radiações de comprimentos de ondas maiores.

b) Incorreto, pois não há nenhuma relação entre a Camada de Ozônio e a pressão atmosférica, sendo essa condicionada apenas pela altitude e temperatura dos gases presentes na baixa atmosfera, também conhecida como Troposfera,

c) Incorreto, pois o resfriamento e aquecimento do ar atmosférico depende da concentração maior ou menor dos gases do efeito estufa (GEEs) na baixa atmosfera, e não dos gases presentes nas camadas mais elevadas, como no caso da Camada de Ozônio.

d) Incorreto, pois a função primordial da Camada de Ozônio é impedir a passagem das radiações de ondas curtas como os raios UVA e UVB, e ao mesmo tempo permitir a passagem das radiações de comprimento longo, como as do espectro visível.

e) Incorreto, pois o ozônio atmosférico tem a função de barrar a entrada das radiações de ondas curtas, como no caso dos raios UVA e UVB, as quais possuem elevado potencial de danos à saúde dos seres humanos, causando câncer de pele e olhos, respectivamente.

Questão 29

Esse tipo de sistema é constituído por uma coleção de informações e dados de objetos ou ambientes distantes, geralmente de imagens espaciais e aéreas, que possuem muitas qualidades semelhantes aos mapas. Com o uso desses sistemas, conseguimos detectar objetos e cenas que não são visíveis ao olho humano e podemos exibi-los como imagens.

A tecnologia cartográfica descrita no excerto é

a) o perfil topográfico.

b) o sistema de informação geográfica.

c) o sensoriamento remoto.

d) a escala gráfica.

e) o geoprocessamento.

Resposta: C

Comentário

A ciência cartográfica consiste no processo de confecção de mapas a partir da coleta de informações da superfície terrestre ou da transferência de informações e dados presentes nos globos terrestres. A cartografia em si pode ser dividida em dois estágios de desenvolvimento, sendo o primeiro conhecido como Cartografia Tradicional, marcada pela confecção quase artesanal dos mapas, através das chamadas Projeções Cartográficas, das quais se destacam a Cilíndrica, a Cônica e a Azimutal, amplamente utilizada até a Segunda Guerra Mundial, quando a evolução tecnológica trouxe o segundo estágio da Ciência Cartográfica, conhecido como Cartografia Moderna, baseada no Sensoriamento Remoto, no qual se destacam a Aerofotogrametria, o Imageamento por Satélite e o GPS.

Correção

a) Incorreto, pois os perfis topográficos representam uma técnica que possibilita a apresentação de uma visão lateral do relevo de uma dada localidade. O perfil é elaborado a partir dos chamados mapas topográficos, que utilizam as curvas de nível para ligar pontos que apresentam a mesma altitude.

b) Incorreto, pois o Sistema de Informação Geográfica – SIG corresponde ao conjunto de processos através dos quais as informações coletadas a partir da Cartografia Tradicional ou da Cartografia Moderna são tratadas, interpretadas para que sirvam de base para a criação de documentos cartográficos utilizados para finalidades específicas.

c) Correto, pois o aspecto mais marcante do Sensoriamento Remoto consiste na possibilidade de coleta de dados e informações da superfície terrestre sem a necessidade de que haja contato direto com o objeto. Para esse fim, aeronaves e satélites desempenham fundamental papel, haja visto que além de possibilitar o acesso a localidades antes inacessíveis, possibilitam ainda a confecção de mapas de maior detalhamento e menores deformações.

d) Incorreto, pois a escala gráfica não se relaciona ao processo de coleta de informações ou confecção de mapas, mas sim em uma ferramenta que permite a utilização dos mapas, demonstrando a proporcionalidade entre as informações contidas no documento e as informações reais do espaço mapeado. Na escala gráfica emprega-se um segmento de reta seccionado em partes iguais de 1 cm, às quais são atribuídos valores relativos às distâncias reais da localidade.

e) Incorreto, pois o Geoprocessamento se relaciona ao tratamento dos dados coletados anteriormente pelo Sensoriamento Remoto, a fim de criar condições para que tais dados possam ter aplicabilidade satisfatórias para os mais diversos fins. Pode-se dizer que o Geoprocessamento seria a finalização do processo de Sensoriamento Remoto.

Questão 30

Um grupo de professores embarcou em um avião na cidade de São Paulo, localizada no fuso 45º O, no dia 26.06.2022 às 14h00, com destino à Cidade do Cabo, situada a 30º L, para participar de um congresso internacional. A duração do voo foi de sete horas. O avião pousou na Cidade do Cabo às

a) 19h00 do dia 26.06.2022.

b) 12h00 do dia 25.06.2022.

c) 21h00 do dia 26.06.2022.

d) 02h00 do dia 27.06.2022.

e) 05h00 do dia 27.06.2022.

Resposta: D

Comentário

Os fusos horários representam a divisão da superfície terrestre em faixas longitudinais de 15º, contadas a partir do Meridiano de Greenwich (0º) até a Linha Internacional da Data – LID (180º). Os fusos são definidos segundo o movimento da Terra em torno de seu próprio eixo no sentido anti-horário, e assim sendo os fusos localizados a Leste do Meridiano de Greenwich serão sempre adiantados, enquanto aqueles localizados a Oeste do meridiano de referência serão sempre atrasados, sempre obedecendo a ordem de 1 hora a cada 15º de deslocamento longitudinal.

Resolução