segunda-feira, 4 de julho de 2022

CORREÇÃO COMENTADA DE GEOGRAFIA UNIEVANGÉLICA 2022 (MEDICINA)

 


Questão 31

Leia as informações contidas na figura.

A figura demonstra que:

a) as gestões das esferas municipal, estadual e federal realizaram medidas mitigatórias para redução de desastres meteorológicos e geológicos no município de Petrópolis. O gráfico evidencia que em 2011 ocorreu o menor número de casos de óbitos e em 2001 o maior.

b) apesar de completar 30 anos de fundação, a cidade de Petrópolis vivencia desastres naturais que causam traumas aos seus moradores perdas de vida humana e destroem bens materiais provocando danos irreparáveis à população residente no município. É o que se observa no registro de 70 óbitos no ano de 2022.

c) O menor número de mortes ocorreu em 1988 e 2022, pois as chuvas não ultrapassaram 50 mm diários nos meses de janeiro e fevereiro. Nos anos de 2001 e 2011 as chuvas atingiram cerca de 120 mm por dia nos meses de janeiro, fevereiro, marco e abril, ocasionando aproximadamente 100 óbitos.

d) o número de óbitos ocorridos nos anos de 1988 e 2022 foram os maiores registrados e provocou mais de 150 mortes, demonstrando que no decorrer dos 34 anos de intervalos entre os eventos houve pouco ou nenhum planejamento para mitigar os impactos dos desastres na população residente em Petrópolis.

Resposta: D

Comentário

O estado do Rio de Janeiro ocupa anualmente os noticiários durante os períodos chuvosos da região Sudeste do país por conta da combinação entre um verão de chuvas intensas e concentradas, um relevo marcado por grandes declives das encostas das serras da área de Mata Atlântica (Mares de Morros), e a ocupação irregular das vertentes pela população, principalmente aquela de mais baixa renda, afetada diretamente pelo processo de especulação imobiliária e principalmente pela exclusão socioespacial observada nessa parcela do território brasileiro. Deslizamentos de terras e desmoronamentos são comuns nessa região, e a falta de ações afirmativas e decisivas por parte do poder público torna esse tipo de tragédia algo corriqueiro para a população geral do país.

Correção

a) Incorreto, pois o maior número de óbitos registrados ocorreu em 2022, o que demonstra que o pequeno número de mortos em 2011 não foi condicionado por políticas e ações efetivas do poder público, mas sim por uma questão climática que diminuiu o índice de chuvas naquele ano. Caso os números de 2011 refletissem medidas mitigadoras os números não teriam voltado a subir substancialmente em 2013 e em 2022.

b) Incorreto, pois a cidade de Petrópolis foi criada ainda durante o século XIX, no ano de 1843. O item se mostra incorreto ainda porque no ano de 2022 houve o maior número de mortes decorrentes de causas ambientais na cidade, com cerca de 175 vítimas fatais, superando os números de 1988, segundo ano mais mortífero, entre aqueles apresentados no gráfico.

c) Incorreto, pois os anos de 1988 e 2022 marcam os dois períodos de maiores registros de mortes em decorrência das chuvas segundo o gráfico. O item fica também incorreto pela impossibilidade de se analisar os números referentes ao volume de precipitação diária na cidade, uma vez que os dados contidos na imagem mencionam apenas os óbitos registrados a cada ano de referência. Cabe ainda mencionar que nos anos de 2001 e 2011 as mortes registradas foram de cerca de 50 e 15 pessoas, correspondendo a cerca de 65 vítimas e não a 100.

d) Correto, pois os dois anos de referência com o maior número de vítimas fatais das chuvas na cidade de Petrópolis foram 1988, com cerca de 160 mortes, e 2022, com cerca de 175 mortes, o que indica que entre esses dois anos de grandes tragédias humanas as ações implementadas pelo poder público se mostraram ineficientes e insuficientes para conter os impactos negativos que esses eventos naturais da dinâmica climática implicam sobre a vida das pessoas que ali residem.

Questão 32

A figura apresenta os países que ingressaram à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) antes e depois de 1997. A invasão russa à Ucrânia tem, entre outros panos de fundo, os temores da Rússia ao avanço da OTAN no Leste Europeu.

Sobre a expansão da OTAN e a invasão da Rússia à Ucrânia, pode-se considerar que:

a) a Ucrânia, membro da OTAN desde 2020, integra os países do leste europeu que faziam parte da ex-URSS. O território ucraniano faz divisa com Belarus, Romênia, Eslováquia, Hungria, Polônia, Lituânia e Rússia. Apenas Belarus e a Rússia não fazem parte da OTAN.

b) a OTAN tem diminuído nas últimas décadas suas atividades militares no leste da Europa, especialmente nos países vizinhos e que fazem fronteiras com a Rússia. Mas o presidente Vladimir V. Putin justifica que a invasão da Ucrânia, ocorrida em janeiro de 2022, tem o objetivo de desmilitarizar e desnazificar o país.

c) a OTAN tem 90 Estados membros, entre eles EUA, Reino Unido, França e Alemanha. Após a invasão da Ucrânia pela Rússia, eles disseram que estão enviando tropas para combater o avanço do exército russo na Ucrânia e, principalmente, para Belarus por causa das relações comerciais com os países europeus.

d) a aliança militar encabeçada pelos Estados Unidos da América e países europeus, desde os anos de 1990, tem incorporado à OTAN países da ex-república soviética, como exemplo: Letônia, Lituânia, Estônia. A aproximação da Ucrânia à OTAN foi entendida pela Rússia como ameaça e justificativa para a invasão do território ucraniano.

Resposta: D

Comentário

O conflito em curso atualmente na Ucrânia cria na Europa uma situação humanitária inimaginável há algumas décadas, posto que após a Segunda Guerra Mundial o continente entrou em um período de estabilidade política e de cooperação econômica que tornou distante toda e qualquer possibilidade de ocorrência de uma guerra entre nações vizinhas. O pano de fundo da ação militar implementada pela Rússia na região do Leste Europeu se relaciona à intenção ucraniana de ingressar à União Europeia em breve e principalmente de aliar-se à Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN, ações que se chocam com os interesses russos de manter na região sua influência econômica, relativa ao comércio de gás natural e petróleo, bem como conservar sua soberania e controle militar sobre os territórios que compunham a extinta União Soviética, respectivamente.

Correção

a) Incorreto, pois apesar de manifestar interesse de ingresso na aliança militar comandada pelos Estados Unidos nos últimos anos, a Ucrânia ainda não fazia parte da organização até a invasão russa de seus territórios. É incorreto ainda o fato de que a Ucrânia faça fronteira como a Lituânia, mas sim à Moldávia, a qual, assim como a Rússia e Belarus não integra à OTAN.

b) Incorreto, pois desde a dissolução do bloco socialista em 1991 a OTAN tem ampliado sua presença militar no continente europeu, principalmente em territórios que durante a Guerra Fria faziam parte da esfera de influência da extinta União Soviética, os quais em sua maioria integravam outro importante acordo militar, chamada Pacto de Varsóvia.

c) Incorreto, pois atualmente a OTAN conta com 30 Estados associados, entre nações da Europa e da América do Norte, tendo como liderança os Estados Unidos. Porém a Ucrânia ainda não integra a aliança militar, o que impede (até o momento) a organização de intervir militarmente nas questões relativas à invasão territorial pela Rússia. É incorreto ainda afirmar que as nações da União Europeia possuem grandes acordos comerciais com Belarus, posto que essa nação do Leste Europeu é na realidade um importante aliado político e econômico da Rússia.

d) Correto, pois desde o término da Guerra Fria em 1991 a Rússia tem perdido gradualmente a influência de áreas anteriormente controladas pela União Soviética, principalmente no Leste Europeu, o que favorece ao processo de expansão militar e geopolítica dos Estados Unidos na Europa, que através da OTAN realiza alianças com nações daquela região, enfraquecendo ainda mais o poderio russo sobre a antiga esfera de influência da URSS.

Questão 33

A atividade econômica na Ucrânia provavelmente se contrairá em mais de um terço neste ano, agravando a crise humanitária em rápida escalada. A guerra já causou mais de 750 baixas civis e levou 1,5 milhão de ucranianos a fugir para países vizinhos, com outros milhões em movimento internamente.

Já são mais de 6,5 milhões de pessoas forçadas a deixar suas casas na Ucrânia após a invasão das forças russas, que completa um mês nesta quinta-feira (24). A Organização das Nações Unidas (ONU) informou que mais de 3 milhões deixaram o país e estima que esse número pode chegar a 4 milhões. Em sua maioria, crianças, adolescentes e mulheres chegam aos países vizinhos sem seus pais, parceiros, filhos, irmãos ou amigos. Pela lei marcial, os homens ucranianos entre 18 e 60 anos estão proibidos de deixar o território ucraniano. Sem contar as mulheres que também optaram por ficar.

As notícias expostas nos trechos jornalísticos tratam da guerra e ressaltam aspectos econômicos, humanitários e processos migratórios, destacando que:

a) a Polônia recebe o menor fluxo de ucranianos. Eles estão sendo encaminhados pelo governo estadunidense para os países nórdicos. Na fronteira da Hungria, os refugiados estão sofrendo com racismo e discriminação de grupos indianos e africanos.

b) os países que estão recebendo os refugiados da guerra estão expressando mensagens de ódio. Os refugiados estão migrando para o continente americano e asiático e correndo o risco de aculturamento.

c) o processo de fuga se dá apenas para os países vizinhos. Os ucranianos não conseguem migrar dentro de seu país porque as fronteiras internas estão fechadas.

d) na guerra as crianças são os mais vulneráveis por causa dos riscos de separação dos pais numa situação de fuga. A perda dos pais, de familiares ou outros protetores pode fazer com que as crianças experimentem violências inimagináveis.

Resposta: D

Comentário

A guerra em curso a partir da invasão do território ucraniano pelas tropas russas em fevereiro de 2022 trouxe consigo, além da devastação das cidades e infraestruturas, um crescente movimento migratório de pessoas da nação atacada, seja em direção aos países vizinhos ou mesmo rumo às regiões internas onde os conflitos ainda não tenham se materializado de maneira mais violenta no presente. Nasce desse deslocamento forçado um fluxo de milhões de refugiados que abandonam suas áreas de origem em busca de estabilidade política e econômica e garantias de manutenção de suas vidas, o que leva as nações vizinhas à Ucrânia a receber essas pessoas e garantir-lhes condições mínimas de segurança e dignidade humana.

Correção

a) Incorreto, pois a Polônia é hoje a nação que recebe a maior parte dos refugiados ucranianos, que cruzam suas fronteiras em uma fuga desesperada em busca de segurança e estabilidade social. Na Hungria, apesar do governo autoritário que comanda o país nos últimos anos, os ucranianos também tem sido recebidos e acolhidos pela nação, diferente do que se observou no passado em relação aos imigrantes que ali chegavam provenientes de Oriente Médio.

b) Incorreto, pois as nações vizinhas que têm recebido grandes levas de refugiados ucranianos, principalmente mulheres, crianças e idosos tem acolhido essas pessoas de modo humanitário e garantido os ternos estabelecidos na Convenção de Genebra, que versa a respeito do tratamento destinado às pessoas em situação de fuga de zonas de guerra.

c) Incorreto, pois apesar de a maioria do processo de fuga dos refugiados ocorrer em direção às nações vizinhas, principalmente Polônia, Romênia e Hungria, muitos ucranianos se deslocam dentro do próprio território nacional, partindo de áreas onde os conflitos se mostram mais intensos, como a cidade de Mariupol, em direção a cidades localizadas próximas às fronteiras de outras nações europeias, onde as tropas russas não se mostram ainda muito ativas.

d) Correto, pois em uma zona de conflito as populações dependentes, como crianças e idosos são as que apresentam maior vulnerabilidade e que sofrem os maiores danos e consequências da guerra, principalmente quando essas populações se transformam em refugiados, obrigados a abandonar às pressas seus espaços de origem e partir muitas vezes sem destino ou qualquer planejamento prévio.

Questão 34

Na cidade de Canto dos Pássaros, o motorista de Uber, senhor José Passos foi chamado para realizar uma corrida do bairro São Patrício até o Hospital Municipal de Rio Vermelho. Para chegar ao seu destino ele percorreu a rodovia 760, as Avenidas Sebastião Santana e Senador José Medalha. Considerando que escala do mapa utilizado pelo aplicativo é de 1: 50.000 e a distância no mapa entre o local de saída e o destino é de 9,5 cm, quantos km o motorista percorreu?

a) 9,5 km

b) 5,8 km

c) 4,75 km

d) 5,9 km

Resposta: C

Comentário

A escala cartográfica (E) representa uma relação de proporcionalidade entre as distâncias (d) que um usuário mede em um mapa que esteja utilizando e as distâncias reais (D) que esse usuário encontrará quando estiver se deslocando na localidade que está representada nesse mapa. Assim sendo, a escala demonstra quantas vezes a realidade foi reduzida para que ela coubesse no papel onde o mapa foi desenhado pelo cartógrafo, sendo uma ferramenta fundamental para que a cartografia alcance seu objetivo principal, que é a orientação e a localização dos indivíduos e objetos no espaço. Cálculos relativos à escala e às distâncias são realizados a partir da equação E=d/D.

Resolução



Questão 35

Observe as figuras da vegetação brasileira.

A proposição que relaciona corretamente a vegetação com a condição climática é:

a) A Figura 1 apresenta paisagem que tem predominância de clima quente, chuvas escassas e irregulares determinadas pela alternância entre as massas de ar continentais mais secas e as oceânicas úmidas. Na Figura 2, a vegetação é típica de clima com queda sensível das temperaturas durante o inverno e no verão é muito quente, caracterizando-se pela maior amplitude térmica do país.

b) Caracterizada por alternância de período chuvoso no verão e seco no inverno, a vegetação de Figura 1 adaptou-se ao clima subtropical e, principalmente, a um período de seca com queimadas naturais. A Figura 2 apresenta vegetação correspondente a clima quente com intensas chuvas e inverno muito seco.

c) A vegetação da Figura 1 está localizada num sistema biogeográfico que tem clima quente, com verão muito chuvoso e o inverno muito seco e influenciado pela mPa. Na Figura 2 o clima predominante é equatorial com altas temperaturas e chuvas abundantes durante o verão

d) A Figura 1 apresenta vegetação característica de clima de altas temperaturas e chuvas abundantes durante todo o ano. Já na Figura 2 o clima é quente, apresenta chuvas mais frequentes no verão e no inverno a mEc, tendo nos meses de outono a mEa, direcionando os ventos para as zonas de alta pressão.

Resposta: A

Comentário

A grande extensão territorial brasileira, combinada à posição latitudinal do país nas zonas de baixas latitudes da faixa intertropical possibilitam ao pais uma grande biodiversidade biológica, destacando-se as características florísticas da nação, que podem ser agrupadas em 6 grandes biomas distintos, sendo eles a Amazônia, o Cerrado, a Mata Atlântica, a Caatinga, os Pampas e a Mata de Araucárias; entre esses grandes biomas são estabelecidas faixas de transição conhecidas como ecótonos, que marcam a passagem de uma formação vegetal para a outra, dos quais se destacam o Pantanal, os Mangues e a Mata dos Cocais.

Tal qual a vegetação, os climas no Brasil apresentam também multiplicidade de faixas de abrangência, podendo o país ser dividido em 6 tipos climáticos, sendo eles o Equatorial Úmido (Norte), Tropical Semiúmido (Sudeste e Centro-Oeste), Tropical Semiárido (interior do Nordeste), Tropical de Altitude (áreas serranas do Sudeste), Tropical Úmido (litorais do Sudeste e Nordeste) e Subtropical Úmido (Sul), tendo esses climas ligação direta com os biomas brasileiros.

Correção

a) Correto, pois a imagem 1 representa o bioma da Caatinga, característico do Sertão Nordestino, onde o clima Tropical Semiárido promove a adaptação das espécies xerófilas. Ao passo que a imagem 2 representa o bioma das Matas de Araucárias, característico dos climas Tropical de Altitude e Subtropical Úmido, onde as temperaturas mais baixas no inverno promovem a adaptação das espécies aciculifoliadas e cuneiformes.

b) Incorreto, pois na Caatinga (imagem 1) não ocorre a alternância entre períodos úmidos e secos, sendo a estiagem uma característica perene do clima Tropical Semiárido, bem como as queimadas naturais sejam um aspecto do bioma do Cerrado. Ao passo que a Mata de Araucárias (imagem 2) ocorrem em locais onde as temperaturas apresentam valores muito baixos durante o inverno, sendo no caso da região Sul o ano inteiro de elevada umidade e nas serras do Sudeste o verão chuvoso e o inverno relativamente seco.

c) Incorreto, pois a Caatinga (imagem 1) encontra-se circunscrita ao chamado Polígono das Secas, onde tanto o verão quanto o inverno apresentam temperaturas elevadas e índices pluviométricos muito baixos; a atuação da MPA no Nordeste encontra-se restrita à faixa litorânea e não atinge o interior no Sertão semiárido. Já a imagem 2 (Matas de Araucárias) associam-se aos climas Tropical de Altitude e Subtropical Úmido, no Sudeste e Sul, respectivamente, e não ao clima Equatorial, que é típico do bioma da Amazônia.

d) Incorreto, pois a região de altas temperaturas e chuvas abundantes o ano inteiro é a Amazônia e não a Caatinga, apresentada pela imagem 1. Já as Matas de Araucárias (imagem 2) encontram-se concentradas na porção Centro-Sul do país, onde atuam principalmente as massas tropicais (MTA e MTC) além da massa polar (MPA no inverno), e não as massas equatoriais (MEC e MEA), que atuam principalmente na região Norte, onde se insere o bioma da Amazônia.

Questão 36

"Com o avanço científico e tecnológico da Terceira Revolução Industrial, a articulação entre as cidades se estreitou de tal forma que hoje não existem mais lugares distantes. Elas estão conectadas não só pelos meios de transportes rápidos, mas, sobretudo pelo que a revolução da eletrônica permite, ou seja fax, internet, telefonia, televisão a cabo etc., criando, em consequência, um meio técnico-científico-informacional que permite a unificação de regiões e espaços geográficos de forma sem precedentes na história".

Considerando a citação, pode-se concluir que as cidades se distribuem espacialmente formando rede urbana, pois:

a) integram e igualam os fluxos financeiros da população que compõe a rede.

b) formam um conjunto de centros funcionalmente articulados e integrados.

c) estão conectadas em diferentes níveis de complexidade rural-urbana.

d) articulam uma hierarquia urbana e rural entre os países latino-americanos.

Resposta: B

Comentário

O desenvolvimento técnico e científico observado nas sociedades contemporâneas reflete o grau de evolução produtiva do sistema capitalista, que busca a maximização das relações socioeconômicas entre as pessoas e entre os espaços, contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento da globalização. Sabe-se que para a máxima geração de lucros e acumulação de riquezas a velocidade com que a novidade surge e se populariza é de fundamental importância, e as cidades se mostram como os ambientes onde essa conectividade e interatividade se dá de maneira mais plena e constante, sendo ali o epicentro da inovação e do consumo de massa, fazendo com que haja em consequência disso um grande processo de reordenamento não só do espaço, mas da sociedade como um todo.

Correção

a) Incorreto, pois apesar de as redes urbanas intensificarem as relações e interações entre as cidades e os indivíduos que nelas habitam, esse relacionamento mais próximo na realidade materializa ainda mais os desníveis existentes entre aqueles espaços urbanos que polarizam o poder e aqueles que exercem um papel secundário na hierarquização, bem como ocorre a cristalização das desigualdades socioeconômicas entre as populações.

b) Correto, pois entre os espaços urbanizados a rede que se estabelece tem por intuito primordial o aperfeiçoamento dos fluxos e das interações socioespaciais, o que é possibilitado a partir da melhoria nas vias de conexão entre os espaços, integrando-os e articulando-os em um sistema de complementariedade e interdependência global.

c) Incorreto, pois a rede urbana é estabelecida e definida a partir das relações e interações que ocorrem entre os espaços urbanos, não havendo nessa organização o papel marcante dos espaços rurais, que atuam em um sistema relacionado à sua cidade de referência, e não ao conjunto geral de cidades integradas entre si.  

d) Incorreto, pois a rede urbana encontra-se em um patamar que supera tanto as fronteiras nacionais quanto as fronteiras continentais, o que fica claro pela existência das chamadas cidades globais, que regem uma hierarquização que se expande e atua em todo o mundo. É incorreto ainda tomar a América Latina como referência para uma rede urbana, posto que em sua maioria essas nações se relacionam a economias de base agroexportadoras, e não urbano-industriais.

Questão 37

Trata-se de uma extensão de área natural, com certo nível de ocupação humana, que garante a proteção e conservação de atributos bióticos, abióticos e culturais importantes para a qualidade de vida de uma população.

O texto refere-se à Unidade de Conservação do tipo

a) Reservas Biológicas.

b) Área de Proteção Ambiental.

c) Reservas Ecológicas.

d) Parques Ambientais.

Resposta: B

Comentário

Atualmente a temática ambiental configura-se como base para grande parte dos debates globais, por conta do quadro instalado de mudanças climáticas através do Aquecimento Global, que coloca em xeque não só o desenvolvimento econômico das nações, mas também a própria sociedade humana; também por conta da devastação ambiental e da degradação dos recursos naturais por conta das ações antrópicas contemporâneas. No que tange ao desmatamento e à devastação das áreas florestais a criação de áreas de preservação e conservação da biodiversidade se mostra como principal medida implementada e aquela que mais rápido surte efeito para a dinâmica ambiental das localidades.

Correção

a) Incorreto, pois as Reservas Biológicas correspondem a áreas destinadas exclusivamente à manutenção dos recursos biológicos (animais e vegetais) de maneira intacta e natural, não havendo, portanto, a possibilidade de presença de grupos humanos nesses ambientes, nem mesmo a obtenção de ganhos econômicos ali.

b) Correto, pois as Áreas de Proteção Ambiental – APAS correspondem a Unidades de Conservação ambiental, onde se busca a manutenção dos recursos naturais, sem a necessidade de desapropriação humana ou intocabilidade desses recursos, podendo assim coexistir no mesmo ambiente as políticas de conservação ambiental e as atividades econômicas das sociedades que ali residem, sempre buscando um relacionamento o mais sustentável possível entre homem e natureza.

c) Incorreto, pois as Reservas Ecológicas, assim como as Reservas Biológicas, correspondem a áreas onde se busca garantir a manutenção plena dos aspectos biológicos (fauna e flora) de um determinado ambiente, sem que haja a interferência de atividades produtivas humanas que coloquem em risco as condições naturais desses locais, não podendo, portanto, haver a presença de comunidades humanas ocupantes na sua área.

d) Incorreto, pois apesar de relacionarem à conservação ambiental e não à preservação integral do meio ambiente, nos Parques Ambientais a presença e as atividades humanas devem ser relacionadas aos aspectos turísticos e de pesquisa científica, e não de ganhos econômicos para comunidades residentes. Nesse tipo de unidade os indivíduos configuram-se como visitantes e não habitantes.

Questão 38

Sobre o garimpo nas terras indígenas, pode-se considerar que:

a) a diminuição da fiscalização ambiental e o aumento do preço do ouro têm ocasionado invasões dos garimpos ilegais às terras indígenas e, muitas vezes, provocado atos de violências e mortes.

b) a maior concentração de terras indígenas invadida pelo garimpo ilegal está concentrada no centro-sul da região nordestina, no norte da região Centro-Oeste e na região Sul.

c) a extração de recursos naturais das terras indígenas localizadas na Amazonia Legal tem proporcionado diminuição dos conflitos nas áreas de garimpo de ouro e de esmeralda.

d) as pistas clandestinas de pouso de avião nas terras indígenas têm beneficiado o garimpo ilegal e o legal. Elas foram construídas pela FUNAI e estão à disposição das empresas áreas nacionais.

Resposta: A

Comentário

A atividade de garimpo corresponde a uma das práticas relacionadas ao extrativismo mineral mais antigas do território brasileiro, ocorrendo desde o início do processo de colonização do país no século XVI, tendo também importante papel nas questões relativas a conflitos fundiários envolvendo povos tradicionais, principalmente os indígenas da região amazônica, que tem suas terras invadidas e saqueadas por garimpeiros ilegais, e nas questões relativas à degradação ambiental, posto que é recorrente o uso de materiais altamente contaminantes, como o mercúrio, no processo de extração e beneficiamento do ouro, comprometendo não só o ambiente onde a atividade é praticada, mas também a saúde das pessoas envolvidas no processo.

Correção

a) Correto, pois a fragilidade e a ineficiência do Estado brasileiro em fiscalizar e garantir o respeito da legislação fundiária e ambiental em curso no país cria um ambiente de impunidade em todos os setores sociais, que abre espaço para práticas criminosas como a invasão e apropriação ilegal de terras indígenas, principalmente na Amazônia por garimpeiros ilegais.

b) Incorreto, pois a maior parte das comunidades indígenas aldeadas e consequentemente de terras invadidas por grupos criminosos, como grileiros e garimpeiros ilegais, localiza-se na região Norte do Brasil, inseridas na área do bioma da Floresta Amazônica.

c) Incorreto, pois o crescimento dos conflitos fundiários em áreas da chamada Amazônia Legal (parte da Floresta Amazônica que se localiza no território brasileiro) é diretamente proporcional à expansão da fronteira agrícola e à expansão do garimpo ilegal em áreas florestais, principalmente em territórios indígenas, muitas vezes já demarcados pelo Estado brasileiro.

d) Incorreto, pois as pistas de pouso e decolagem construídas clandestinamente nas áreas indígenas correspondem a uma ação criminosa dos responsáveis pelo garimpo ilegal da região amazônica, e não da FUNAI, que teoricamente tem a missão de resguardar os povos indígenas e garantir o cumprimento das legislações nacionais no que tange ao direito desses povos tradicionais sobre as terras que habitam.

Questão 39

A figura demonstra que

a) a região Sudeste concentra o maior número populacional do país e tem índices econômicos altos, como a taxa de industrialização.

b) no Norte do país, o estado de Roraima tem a menor população, mas é o mais povoado da região por concentra indústria têxtil e de medicamento.

c) a população da região nordeste está concentrada no estado da Bahia, Maranhão, Sergipe, Rio Grande do Norte e Paraíba.

d) o Centro-Oeste concentra sua população no estado de Goiás onde está a maior concentração de produção de soja, milho e trigo da região.

Resposta: A

Comentário

Apesar da vastidão territorial do Brasil, as características socioeconômicas do país não se encontram regularmente distribuídas pelo espaço da nação, mas pelo contrário concentradas em determinadas parcelas do território, com destaque para a porção Centro-Sul, que possui grande parte do desenvolvimento industrial e urbano, bem como parcela significativa da população e da riqueza nacionais. Áreas como o Norte e o Nordeste são marcadas por relativo isolamento político e econômico, o que reflete diretamente sobre aspectos como os fluxos migratórios e a intensidade do desenvolvimento urbano e industrial dessas porções do país, o que por conseguinte se materializa em grandes desníveis sociais em relação ao que se observa na porção mais desenvolvida da nação.

Correção

a) Correto, pois em decorrência da histórica concentração econômica observada na região sudeste do Brasil essa região se mostrou muito atrativa para os fluxos migratórios do passado, trazendo consigo a maior concentração populacional do presente. A concentração industrial é outro reflexo da concentração econômica de ciclos produtivos anteriores, como o ouro e o café, tendo sido esse último o grande financiador da industrialização no início do século XX.

b) Incorreto, pois apesar de o estado de Roraima apresentar de fato a menor concentração numérica de habitantes na região Norte, essa unidade da federação não pode ser considerada a mais povoada, posto que Amapá e Acre possuem praticamente a mesma extensão que esse estado e apresentam maiores populações, o que indica maior densidade demográfica e povoamento dentro dessa região.

c) Incorreto, pois a maior parte da população que reside na região Nordeste do país se concentra nos estados da Bahia, Pernambuco, Ceará e Maranhão, que possuem cerca de 70% de toda a população nordestina. Estados como Sergipe, Rio Grande do Norte e Paraíba possuem baixa concentração populacional na região.

d) Incorreto, pois apesar de o estado de Goiás concentrar mais de 40% de toda a população da Região Centro-Oeste, a maior parte da produção agrícola dessa região brasileira se concentra no estado do Mato Grosso, com destaque principalmente para os cultivos de soja e milho, que se adaptaram de modo proveitoso aos solos do Cerrado após a Revolução Verde nas décadas de 1960 e 1970.

Questão 40

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável buscam realizar:

a) projetos somente direcionados a proteger e recuperar o meio ambiente global.

b) o financiamento dos dezessete objetivos direcionados para os países asiáticos, árabes africanos.

c) ações globais para acabar com a pobreza, para proteger o meio ambiente e o clima, garantir a paz e a prosperidade.

d) a diminuição da fome e o aumento da prosperidade e da paz somente nos países desenvolvidos.

Resposta: C

Comentário

O conceito de Desenvolvimento Sustentável se relaciona diretamente à associação equilibrada entre a presença humana e a conservação dos recursos de uma dada localidade, garantindo a manutenção desses recursos para que as gerações futuras tenham a mesma possibilidade que a geração atual tem de usufruí-los, seja para a subsistência ou para a acumulação financeira. Assim sendo, a sustentabilidade se estabelece a partir do uso racional dos recursos e não de sua preservação intocada.

Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável foram propostos em 2015 durante a Cúpula das Nações Unidas para o Meio Ambiente, tendo o objetivo de ajustar as políticas ambientais das 193 nações signatárias para que em 2030 a sociedade moderna tenha de fato alcançado um modelo econômico pautado principalmente pela utilização racional dos recursos naturais, e não mais apenas nos interesses econômicos capitalistas, como se observa atualmente.

Correção

a) Incorreto, pois além das questões ambientais a temática da sustentabilidade abrange ainda aspectos relativos às questões econômicas, sociais, culturais e desenvolvimentistas das nações. Não se pode haver uma visão maniqueísta centrada apenas na questão da preservação e conservação dos recursos.

b) Incorreto, pois os 17 objetivos apresentam um caráter global, posto que decorrem da assinatura de um acordo elaborado por 193 nações, e não apenas por aquelas nações asiáticas e árabes localizadas no Norte de continente africano.

c) Correto, pois as ações relativas às questões de cunho ambiental, tais como a proteção ao meio ambiente e ao clima, bem como aquelas relativas às sociedades, como o combate à pobreza e as garantias à paz e à prosperidade econômica das nações devem possuir abrangência global, alcançando todas as 193 nações signatárias dos 17 compromissos em prol da sustentabilidade

d) Incorreto, pois apesar de o combate à fome global ser o objetivo 2, a proteção do meio ambiente e do clima estarem presentes em vários dos objetivos propostos, bem como ocorre com a garantia da paz e da prosperidade, essas metas não se destinam apenas às nações desenvolvidas, mas sim a todas as 193 nações signatárias do compromisso.