segunda-feira, 1 de outubro de 2018

CORREÇÃO COMENTADA DE GEOGRAFIA - MEDICINA UNIFENAS - 2018



Questão 25

Jogadores da Suíça são investigados pela Fifa por comemoração polêmica

Xhaka e Shaqiri festejaram gols contra Sérvia com gestos imitando bandeira da Albânia, o que pode ser interpretado como provocação política



A Fifa anunciou neste sábado (23/6) que o seu Comitê Disciplinar vai investigar os gestos de Granit Xhaka e Xherdan Shaqiri nas comemorações dos gols da Suíça na vitória sobre a Sérvia por 2 x 1, na sexta-feira, pelo Grupo E da Copa do Mundo 2018. Ambos os jogadores, que tem origem em Kosovo, festejaram seus dois gols com as duas mão formando uma águia sobre o peito. A ave aparece na bandeira albanesa.
De acordo com a Fifa eles desrespeitaram o artigo 57 do Código Disciplinar por “comportamento contrário aos princípios do fair play. As comemorações geraram rápida polêmica, ao fim da partida (...).”

Considerando o episódio exposto no fragmento e mais seus conhecimentos relacionados à geopolítica da região dos Bálcãs, em especial sobre a questão iugoslava, assinale a alternativa correta.

a) O reino da Iugoslávia foi o último reduto socialista europeu a ingressar no bloco capitalista no limiar do século XX.

b) A república da Sérvia, que compõe a atual Iugoslávia, opõe-se à Albânia pelo fato desse país apoiar a causa nacionalista pró-independência da República do Kosovo.

c) A Albânia reconhece e apoia a existência do Estado de Kosovo, cuja população é de maioria albanesa. Kosovo separou-se da sérvia ao declarar sua independência unilateral em 2008, não reconhecida por outros Estados, entre eles os adversários desta partida da copa.

d) A população de maioria albanesa em Kosovo deseja anexar seu território à Albânia, fato não aceito pela Sérvia por considerar Kosovo parte integrante do seu país.

e) Os jogadores da seleção suíça Xhaka e Shaquiri, ambos de origem kosovar, fizeram referência à bandeira da Albânia, após marcarem os gols suíços, por apoiarem a proposta de anexação de Kosovo ao território albanês através do projeto separatista “Sociedade Unificada”, opondo-se à rival Sérvia, que não apoia esta ideia.

Resposta: C

Comentário:

O fato polêmico ocorrido nas comemorações dos gols marcados pelos jogadores da seleção suíça contra a seleção da Sérvia durante a Copa do Mundo de 2018 na Rússia encontra-se associado às questões nacionalistas e separatistas que se observam atualmente na chamada Península Balcânica, localizada no continente europeu, onde durante a Guerra Fria um grupo de nações deu origem à Iugoslávia.

Os dois jogadores da Suíça tem como origem Kosovo, uma nação que se autoproclamou independente da Sérvia (adversária da Suíça na referida partida), a qual não reconheceu essa declaração de independência em 2008. O gesto realizado pelos atletas fez menção à bandeira da Albânia, país vizinho a Kosovo e que apoia a independência kosovar, uma vez que a maioria da população da nação emancipada em 2008 é de origem albanesa, que não aceitam mais o jugo sérvio.

O processo de fragmentação da Iugoslávia, iniciado a partir da década de 1980, quando morre Josip Broz Tito, presidente da nação e responsável pela coalisão que manteve os povos unidos durante a Guerra Fria, e uma série de movimentos e lideranças nacionalistas e separatistas se proliferaram pela região e as independências passaram a acontecer, juntamente com o processo de dissolução do bloco socialista no início da década de 1990.

Questão 26

Os Javalis Selvagens: as histórias dos garotos que saíram da caverna

Resgate de time de crianças tailandesas foi finalizado nesta terça-feira. Alguns dos garotos sonham com a seleção do país. Eles têm convite da Fifa para ver a final da Copa do Mundo.

A Copa do Mundo da esperança tem um campeão. O time de futebol amador tailandês Moo Pa, ou Javalis Selvagens, foi resgatado com vida do complexo de cavernas de Tham Luang, em Bangkok, capital da Tailândia, nesta terça-feira, 10/07, após ter entrado no local no dia 23 de junho, para uma trilha no intervalo de um treino. Eles já conheciam a região, mas foram surpreendidos por uma tempestade, que inundou os túneis do complexo de cavernas no norte do país. 

Posicionada no sudeste asiático, a região tailandesa é influenciada pelo

a) Clima mediterrâneo, marcado por verões chuvosos e invernos secos.

b) Clima temperado oceânico, que nesta época do ano provoca chuvas torrenciais com grandes inundações em toda a Tailândia e até em outros países.

c) Clima equatorial, com chuvas anuais e abundantes em todo o país, acarretando fortes tempestades tropicais.

d) Clima mesotérmico úmido, com duas estações bem definidas, verões brandos e chuvosos e invernos amenos e com fortes estiagens.

e) Clima tropical monçônico, que, em meados do ano, durante o verão, favorece a ocorrência de chuvas e até inundações em certas áreas do país, causadas pelo avanço de ventos úmidos em direção ao continente.

Resposta: E

Comentário:

A região do sudeste da Ásia apresenta uma dinâmica climática diretamente relacionada à movimentação dos ventos por conta das diferenças das pressões atmosféricas observadas ao longo do ano, diferenças essas ocasionadas pelo aquecimento/resfriamento diferencial das superfícies sólida (continente) e líquida (Oceano Índico).

Na região da Tailândia, nas baixas latitudes do hemisfério Norte, o clima tropical de monções apresenta duas estações bem definidas ao longo do ano, sendo um inverno frio e seco, quando a pressão sobre o continente se torna maior e os ventos partem em direção ao oceano, levando consigo a umidade, que precipitará sobre o Índico, causando no continente um período de estiagem, e um verão quente e úmido, no qual o aquecimento das terras emersas reduz ali a pressão atmosférica, tornando essas nações receptoras dos ventos úmidos provenientes do oceano, causando a formação de chuvas torrenciais, conhecidas como monções de verão.

Questão 27

Analise a imagem a seguir:



O conteúdo implícito na charge faz uma referência crítica à (ao)

a) Posição histórica de hostilidade dos Estados Unidos ao povo curdo, minoria excluída em terras palestinas.

b) Decisão de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, em reconhecer Jerusalém como capital de Israel, gerando tensões de cunho nacionalista na região.

c) Decreto do presidente norte-americano, Donald Trump, em dar apoio militar ao grupo Hamas na Faixa de Gaza, gerando descontentamento do povo palestino.

d) Resolução da ONU, apoiada pelos Estados Unidos e pela comunidade internacional, determinando recentemente que Jerusalém é a capital “eterna e indivisível” de Israel.

e) Deliberação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, definindo a divisão da cidade de Jerusalém entre Israel (área ocidental) e Palestina (área oriental), com consentimento da comunidade internacional.

Resposta: B

Comentário:

A charge apresentada faz alusão ao conflito atual observado na região do Golfo Pérsico, relacionado à histórica disputa territorial entre judeus e árabes, associada à “Terra Santa”. No caso específico da ilustração, as disputas fazem menção à cidade de Jerusalém, considerada sagrada para os judeus israelenses e para os árabes palestinos.

Durante a partilha dos territórios palestinos em 1947 pela ONU, para a criação do Estado de Israel, foi assinada e estabelecida a internacionalização da cidade de Jerusalém, que foi dividida entre Jerusalém Ocidental, sob domínio e administração dos israelenses, e Jerusalém Oriental, sob domínio e administração dos palestinos.

Porém em 2018 o presidente estadunidense, Donald Trump, anunciou a mudança da embaixada dos Estados Unidos da cidade de Tel Aviv, capital política de Israel, para a cidade de Jerusalém Ocidental, seguida da declaração unilateral, por parte de Trump, de que tal cidade seria reconhecida a partir de então como nova capital de Israel.

A comunidade árabe do Oriente Médio, assim como grande parte da comunidade internacional não reconheceu a elevação de Jerusalém Ocidental à condição de capital israelense, e no caso do povo palestino essa declaração do governante estadunidense funcionou como um novo estopim para o recrudescimento de conflitos territoriais entre estes povos, levando novamente o caos político para a região.

Questão 28

Considere a imagem a seguir:



Tendo em vista os dados apresentados na imagem a respeito do crescimento das manifestações de intolerância nas redes sociais globais, em especial, no Brasil, analise as assertivas a seguir.

I – O avanço da “Era da Informação” verificado nas últimas décadas proporcionou intercâmbios globais, a exemplo do uso da internet, porém facilitou, através das mídias sociais, o alcance de diferentes posicionamentos de ideias, entre eles, os episódios de intolerância, que ganham cada vez mais exposição pública em escala global.

II – Problemas de ordem econômica e política e a falta de perspectivas de ascensão social fomentam a proliferação de posicionamentos extremistas, xenófobos, racistas e de intolerância cultural nos meios digitais.

III – No período considerado, a apologia e incitação ao crime contra a vida e os posicionamentos racistas abrangem os maiores percentuais sobre o tipo de denúncias de crimes cibernéticos no Brasil.

IV – O mundo virtual é hoje uma forma dinâmica e rápida dos usuários intolerantes se manifestarem e ampliarem o seu alcance. Assim, a intolerância nas redes é resultado direto de desigualdades e preconceitos sociais em geral, sendo, portanto, uma invenção da internet.

Dos itens acima, estão corretos

a) Todos, exceto I.

b) Todos, exceto II.

c) Todos, exceto III.

d) Todos, exceto IV.

e) Todos.

Resposta: D

Comentário:

A proliferação da circulação das informações na sociedade moderna traz consigo o benefício da fluidez de todos os bens materiais e imateriais, porém, juntamente com essa vantagem, aparece também a divulgação e proliferação dos fluxos relacionados a aspectos negativos, tais como os preconceitos e ideias associadas a outros crimes. A invisibilidade aparente, que o anonimato do ciberespaço produz motiva à exacerbação de sentimentos maléficos e ações criminosas, que trazem à tona violações de direitos e individualidades dos usuários.

No mundo contemporâneo, no qual os fluxos populacionais se tornaram mais intensos e os intercâmbios culturais trazem a massificação dos modos de vida, porém os choques de culturas distintas possibilitam o surgimento de ações e atos criminosos, que passam pelas discriminações raciais, religiosas, étnicas (...), a xenofobia e a perseguição às minorias constituídas, além de fraudes e golpes financeiros. A internet, ferramenta vital para a sociedade atual e para o estabelecimento de uma rede global de interação e interdependência entre os povos, passa a ser uma arma disponível nas mãos de criminosos de todas as estirpes.

Porém, estes sentimentos e pensamentos existem antes mesmo da criação do meio técnico-científico-informacional, tendo sido o advento da evolução dos transportes e principalmente das telecomunicações na Terceira Revolução Industrial apenas um mecanismo facilitador de uma maior interação e integração entre os povos e os lugares, que trouxe consigo a globalização de práticas criminosas no mundo virtual, definindo o surgimento dos chamados “cibercrimes”.

Questão 29

Leia o trecho da canção apresentada a seguir:

Nuvem Passageira
Hermes de Aquino

Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito
Que se quebra quando cai
(...)

Por isso agora o que eu quero é dançar na chuva
Não quero nem saber de me fazer ou me matar
Eu vou deixar em dia a vida e a minha energia
Sou um castelo de areia na beira do mar
(...)

A respeito do trecho da canção destacada pelos versos acima, relacionado às condições do tempo atmosférico que caracterizam padrões climáticos de um lugar, especialmente sobre determinados tipos de precipitações no globo, observa-se corretamente que:

a) As nuvens passageiras provocam as chuvas orográficas, comum na região pantaneira e no litoral atlântico do Brasil, especialmente nos trechos serranos do Sudeste, serras do Mar e do sistema Mantiqueira.

b) A quantidade e periodicidade de chuva de uma região dependem fundamentalmente de dois fatores climáticos: a pressão atmosférica que orienta a direção dos ventos e a duração do tempo de permanência das nuvens em um determinado lugar.

c) A direção dos ventos sentido oceano-continente, entre dezembro e março, acarreta as monções de verão, com chuvas torrenciais no sudeste asiático.

d) As chuvas convectivas são formas de precipitações predominantes na zona climática temperada do globo, tendo o relevo como fator determinante de sua ocorrência.

e) As chuvas frontais são formadas a partir do encontro ou choque entre duas massas de ar com características opostas, ou seja, quentes e frias. São comuns no litoral sul do Brasil.

Resposta: E

Comentário:

No que tange às precipitações atmosféricas, este fenômeno climático se encontra diretamente relacionado ao ciclo hidrológico e às variações nos estados físicos da água na baixa atmosfera. O “motor” para este fenômeno é a radiação solar, que altera as temperaturas da superfície terrestre e da camada de gases que a circunda, possibilitando a evaporação da água e a posterior condensação do vapor.

As precipitações se dividem entre as sólidas (neve e granizo) e as líquidas (chuvas), sendo as últimas divididas de acordo com as forças/agentes relacionados ao processo de condensação, sendo classificadas como Orográficas, Convectivas e Frontais.

As chuvas Orográficas estão relacionadas com barreiras do relevo (montanhas ou serras) que impedem a livre passagem das massas de ar úmidas, forçando-as a subir (barlavento) e a condensar na alta troposfera fria, descendo o ar seco no lado oposto dessa barreira (sotavento).

As chuvas convectivas são características do verão, quando nos dias mais quentes há intensos processos de evaporação e evapotranspiração superficiais, fornecendo à atmosfera elevadas quantidades de vapor de água, até que essa se sature e comece o processo de condensação e consequentemente de precipitação, geralmente nos finais de tarde.

As chuvas frontais são características do inverno, quando ocorre a chegada de massas de ar frio ao continente, chocando-se com massas de ar quentes ali presentes, causando a interação e a troca de calor entre esses corpos gasosos. Nesse processo, o frio de uma massa reduz a temperatura do vapor de água da outra, condensando-a e iniciando o processo de precipitação, que dura até o completo equilíbrio térmico entre ambas. A chegada de uma massa de ar frio a uma região mais quente dá origem ainda a outro fenômeno atmosférico, chamado frente fria.

Questão 30

Observe a charge abaixo para responder à questão.



As charges correspondem a um estilo de ilustração que tem por finalidade tecer algum tipo de crítica sobre variadas situações do cotidiano. Sobre o contexto da ilustração do chargista Duke, assinale a alternativa incorreta.

a) Cada vez mais se consolida na sociedade atual uma forma ainda mais integrada no modo de se comunicar, marcada pela lógica da comunicação em redes.

b) As transformações tecnológicas proporcionadas pelo avanço no meio técnico-científico-informacional favorecem uma maior interatividade digital na sociedade atual.

c) A Era da Informação, que caracteriza o século atual, propicia novos hábitos comportamentais e de cultura de massa; maior inclusão social e rompe com padrões tradicionais como as mudanças verificadas nas celebrações matrimoniais atuais, a exemplo do diálogo implícito no conteúdo da charge.

d) Verifica-se no mundo atual uma convergência da cultura e da técnica favorecida e articulada pelas tecnologias digitais que atuam na formação do ciberespaço, consolidando cada vez mais uma maior interação entre pessoas em diferentes lugares.

e) A interconexão mundial de computadores abriga um amplo universo de informações de alcance planetário, com os meios digitais sendo utilizados como ferramentas para os mais variados intercâmbios via internet, onde as pessoas compartilham vivências e experiências comuns, entre outros vínculos e interesses.

Resposta: C

Comentário:

O período iniciado após a Segunda Guerra Mundial trouxe ao mundo o estabelecimento da Terceira Revolução Industrial, materializada pelo desenvolvimento de tecnologias relacionadas aos meios de transportes e telecomunicações, criando o chamado meio técnico-científico-informacional, ou simplesmente Era Informacional.

Essa revolução trouxe consigo a redução das distâncias relacionais entre pessoas e espaços, além da ampliação das possibilidade de interações, tendo emergido nesse contexto as bases para a ideia de “aldeia global”, na qual todas as pessoas e todos os espaços passariam a desenvolver relações interdependentes, sejam nos planos sociais, políticos ou econômicos. De modo geral, as distâncias geográficas foram mantidas em termos numéricos, porém reduzidas em termos relacionais.

Porém, mesmo tendo sido ampliadas as possibilidades oferecidas de interação entre pessoas e espaços, a acessibilidade a essas possibilidades não foi plenamente popularizada ou democratizada, não tendo, portanto, servido plenamente para a redução das desigualdades socioeconômicas entre os espaços e nem extinguido a exclusão social que marca as sociedades menos desenvolvidas